Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40681 | amtf | 29 abr 2003 23:09

Algum dos estimados Confrades terá elementos que possa dispôr acerca da ascendência de Manuel Félix Pereira de Miranda Medeiros Campelo e Gomide, + 18.06.1771 (Braga?), Sargento-Mór das ordenanças de Braga, Vereador na Câmara dessa cidade e senhor do morgado de S. Miguel, em S. Clemente de Sande, termo de Guimarães. Casou com D. Ana Maria Antónia Pais de Araújo de Abreu e Lima de quem teve a, pelo menos, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122344.

Grato por eventual ajuda, cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40694 | jpcmt | 30 abr 2003 10:00 | Em resposta a: #40681

Meu Caro António Maria:
Manuel Félix Pereira de Miranda está no Gayo, Costados, vol.I, Arv.49 ("Bagoeira e Ortas, em Braga"). Aí se vê a ascendência de s.m. D. Ana Maria Antónia.
Vou-lhe enviar um "scanning" para a sua "mail-box".
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40695 | ajtrigueiros | 30 abr 2003 10:17 | Em resposta a: #40681

Caro António Maria Fevereiro:

Para além da referência que o João Trovisqueira acabou de fornecer, poderá igualmente encontrar muitas e detalhadas informações sobre os antepassados de Manuel Félix Pereira de Miranda, no estudo de Maria Adelaide Pereira de Morais, "Eugénia da Cunha Peixota ou o Morgado do Parto Suposto" (1977). Não tenho esse estudo aqui comigo em Roma, mas se não o conseguir pois deve ser já dificil de encontrar posso enviar-lhe uma cópia em Junho, quando chegar a Portugal.
No Gayo, para além dos Costados vem também a linha de antepassados e colaterais no titulo Costas, &º 35 e &º 137, bem como no titulo Gayos, &º 10.
Manuel Félix Pereira de Miranda foi senhor do Morgado do Parto Suposto. Era filho de João Pereira de Miranda e de D. Inês Maria Pimentel; neto paterno de Manuel Machado, senhor do Morgado do Parto Suposto, e de D. Isabel Pereira e materno de Bento Correia Barreto (ou Cristóvão) e de sua mulher D. Mariana Pimentel. (cf. Gayo, tb. nos titulos Machados, &º 2 e Pimenteis, 6º 3).

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40746 | vbriteiros | 30 abr 2003 20:11 | Em resposta a: #40695

Meus Caros Amigos:
Nos meus apontamentos sobre os descendentes de Filipe Fernandes, aparece D. Maria Tomásia como filha única e herdeira de Manuel Félix de Miranda Medeiros Campelo e Gomide, FCR, etc. e de sua mulher D. Ana Maria Antónia Pais de Araujo de Abreu e Lima.
Acresce ainda a nota:
´D. Maria Tomásia, nasceu a 22.08.1756 , baptisada a 2.09.1756, casou em S. Clemente de Sande a 2.10.1768 (com 1º marido)) e faleceu em Braga a a 6.3.1822.
Julgo que esta nota foi colhida do Gayo ou então é investigação do Dr Domingos Afonso.
Presumo, Caro António Júlio,que tambem deve ter esta anotação
Abraços para os meus tres amigos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40747 | amtf | 30 abr 2003 20:14 | Em resposta a: #40694

Meu Caro João,

Agradeço imenso a sua ajuda!
O “scanning” foi bem recebido e o seu precioso auxílio acrescentou muita informação acerca das famílias que, neste período, se ligaram aos Farias Machados.
Um grato e renovado abraço,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40748 | amtf | 30 abr 2003 20:16 | Em resposta a: #40695

Caro António Júlio Limpo Trigueiros, se me permite que utilize o tratamento usual neste Fórum,

Vou tentar encontrar o estudo que me indicou. Admitindo, porém, que não esteja acessível, tomarei a liberdade de lhe solicitar a cópia que, amavelmente se dispôs a enviar-me.
Muito obrigado por mais esta ajuda.

Cordiais cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40750 | amtf | 30 abr 2003 20:33 | Em resposta a: #40746

Caro Vasco,

Não sei como, a mensagem em que respondi a António Júlio Limpo Trigueiros foi colar-se à sua. As minhas desculpas mas, aproveito para referir que os elementos que aporta acerca de minha 6ª Avó coincidem com os que tenho, excepto no que se refere a um 2º casamento. Do primeiro teve ela 9 filhos. Houve descendência do segundo casamento? Ela sobreviveu 26 anos a seu marido, António de Faria Machado, etc...

Grande abraço
António Maria

Post scriptum (para que não hajam dúvidas): Continuo sem notícias do paradeiro dos milhões :)

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40751 | vbriteiros | 30 abr 2003 20:37 | Em resposta a: #40746

Acrescento por curiosodade que existe aqui no Porto um estabelecimento que tem junto à porta um escudo em metal amarelo (+ - 50 cm)sobreposto de um elmo e timbre e que se pode ler "Gomide". O estebelecimento encerrou há pouco tempo.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40753 | magalp | 30 abr 2003 21:00 | Em resposta a: #40750

Tó Maria

O nosso Dom Vasco "bobeu-os"...
Só toca em vinhos medalhados de alta qualidade e do mais subido preço e ainda q. só um copito de cada vez, ao fim do ano são largos milhares...
Aos costumes, não tem um pingo de sangue de qualquer das Doze Tribos de Israel...

abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40762 | vbriteiros | 01 mai 2003 01:00 | Em resposta a: #40750

Caro SAntónio Maria.
Os meus apontamentos dizem que não houve descendência do 2º casamento.
Desculpe a pequena brincadeira dos milhões, mas não imagina os problemas que a herança desse Morgadio deu. É uma curiosa história, que pelo menos parte deve estar nos escritos de AJ
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40763 | vbriteiros | 01 mai 2003 01:07 | Em resposta a: #40753

ainda bem,senão começava já a cobrar uns dízimos pela avenida abaixo.
Shalon
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40783 | amtf | 01 mai 2003 14:09 | Em resposta a: #40762

Meu Caro Vasco,

Sou António mas não sou Santo :)
Admitindo algum fundamento nas insinuações produzidas por meu bem informado primo Obispo contento-me que o meu quinhão seja pago em géneros. Bastam uns púcaros de um dos medalhados, à sua escolha…

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40851 | NBA | 02 mai 2003 12:49 | Em resposta a: #40681

Caro António Maria

Manuel Félix Pereira de Miranda foi o 15.º morgado de S. Miguel, em S. Clemente de Sande. O seu pai João Pereira de Miranda, 13.º morgado e o seu tio Francisco Pereira de Miranda, 14.º morgado, estão sepultados na capela de S. Miguel. Manuel Félix era, salvo erro, 8.º neto de Gonçalo Lourenço Caldeira, 2.º morgado e sobrinho do instituidor Gil Lourenço de Gomide. De referir a invulgar sobrevivência na Torre do Tombo do documento de instituição do morgadio em 1430, por Gil Lourenço de Gomide, ou de Miranda, apelido tomado pelo facto de ser alcaide de Miranda, onde são descritos exaustivamente os bens vinculados. Este documento foi estudado pelo Dr. José Marques, Prof. da Universidade do Porto, agora aposentado, que tenciona publicá-lo, embora não tenha data prevista para o fazer.

Esta quinta de S. Miguel e outras que lhe estavam ligadas, foram compradas pelo meu avô paterno e ainda estão em nossa posse, pelo que recolhi uma quantidade significativa de informação relacionada com este vínculo. O trabalho mais interessante é, de facto, o que o nosso caro amigo António Júlio referiu, da autoria da Sra. D. Maria Adelaide Pereira de Moraes, da casa de Caneiros, em Guimarães, que deve ter feito uma busca bastante mais exaustiva sobre esta família nos arquivos paroquiais, do que a matéria publicada no seu trabalho. Também tenho fotocópias deste artigo, que lhe posso enviar antes do regresso do António Júlio, mas penso que terá facilidade em obtê-lo, uma vez que se trata de uma separata da revista "Armas e Troféus", N.º 1, de Janeiro-Abril de 1977.

O actual representante deste extinto morgadio é o Nuno Roby, da casa de Infias (ou Val de Flores), em Braga, que me disse não ter nenhuma documentação sobre ele. No entanto, este morgadio teve um arquivo, do qual infelizmente apenas chegaram às mãos do meu avô seis documentos. Três deles são relativos à quinta do Real, em Santo Estevão de Briteiros, e os outros três sobre questões relativas às propriedades em S. Clemente de Sande. Um destes foi feito em 1767, durante a administração de Manuel Félix Pereira de Miranda.

A bibliografia relacionada com esta casa e família é muito extensa, mas posso enviar-lhe uma lista para o seu correio-e, se mo facultar.

Com os meus melhores cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#40920 | amtf | 02 mai 2003 20:12 | Em resposta a: #40851

Caro Nuno,

Muito obrigado pelas suas informações acerca deste meu 7º Avô. Não fazia ideia da antiguidade do morgadio. Acabo de fazer uma rápida busca e encontro Gil Lourenço de Miranda aqui na Base de Dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47882! Vou procurar a separata do A&T para fazer a sua ligação entre ambos.
Entretanto, agradeço a sua disponibilidade para me facultar a bibliografia relacionada com esta família.
O meu mail é fevereirosarrobanetcabopontopt.

Os melhores cumprimentos do,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41027 | vbriteiros | 04 mai 2003 20:10 | Em resposta a: #40851

Caro Nuno Borges de Araújo.

Possuo uma foto de uma casa que tento identificar. Está datada: Sande, Setembro de 1902 - Casa do Couto(?)ou Canto(?). Mostra uma escadaria dupla, reunindo-se num alpendre suportado por duas colunas de pedra e uma figura feminina não identificável. É uma Casa com aspecto solarengo, apesar de só conseguir ver 6 janelas.
Será dessa freguesia? Encontrei diversos "Sande" no site das freg. de Portugal.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41045 | NBA | 05 mai 2003 11:32 | Em resposta a: #41027

Caro Vasco Briteiros

Pela sua descrição, e pelo nome, não me parece que essa fotografia tenha sido tirada em S. Clemente de Sande. De facto existem quatro freguesias deste nome no concelho de Guimarães: S. Lourenço, S. Martinho, S. Clemente e Vila Nova. Se me enviar uma digitalização em baixa resolução para o meu correio-e (nunoborgesdaraujoarrobanetcpontopt), posso ver se reconheço a referida casa.

Com os meus melhores cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41048 | ajtrigueiros | 05 mai 2003 11:44 | Em resposta a: #41045

Caro Nuno:

Que gosto encontrar-te aqui pelo Forum! Eu continuo cá por Roma até finais de Junho, altura em que, se Deus quiser, regressarei a Portugal. Espero poder então rever-te numa primeira oportunidade...

Um abraço muito amigo do

António Júlio

PS- Recebi a carta que me enviaste por ocasião da minha missa nova!

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41054 | NBA | 05 mai 2003 12:34 | Em resposta a: #40920

Caro António Maria

Vou fazer uma revisão da recensão bibliográfica que tenho sobre a casa de S. Miguel e envio-lha para o seu correio-e logo que me for possível.

O seu ramo é o de Inês de Miranda Peixoto, c.c. Fernão Machado da Maia, filha de Gonçalo Lourenço de Miranda (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=126025), e irmã de Jorge Caldeira aqui referido, embora haja alguma disparidade entre os nomes a as esposas que aqui são referidos e os atribuídos no trabalho da Sra. D. Maria Adelaide Pereira de Moraes.
A linha de transmissão do morgadio é um bocado complicada, com vários ramos de sucessão sem descendência, mas a sua ascendência, segundo consta neste trabalho, será a seguinte:

18.os avôs - Gonçalo Lourenço, ou outro irmão ou irmã de Gil Lourenço, alcaide de Miranda?
16.os avós - Gonçalo Lourenço Caldeira, c.c. ...
15.os avós - Gil Lourenço de Miranda, c.c. Isabel Vasques Peixoto
14.os avós - Gonçalo Lourenço de Miranda, c.c. Brites Afonso
13.os avós - Inês de Miranda Peixoto, c.c. Fernão Machado da Maia
12.os avós - Pedro Machado de Miranda, c.c. Catarina Barbosa
11.os avós - Inês de Miranda Peixoto, c.c. Gonçalo Pereira do Lago
10.os avós - Filipe Pereira de Miranda Lago, c.c. Madalena da Cunha Rego
9.os avós - Manuel Machado de Miranda, c.c. Isabel Pereira de Távora
8.os avós - João Pereira de Miranda, c.c. Inês Maria Pimentel
7.os avós - Manuel Félix Pereira de Miranda, c.c. Ana Maria Antónia Pais de Araújo de Abreu e Lima

Com os meus melhores cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41055 | NBA | 05 mai 2003 12:38 | Em resposta a: #41048

Caro António Júlio

Um grande abraço cheio de saudades minhotas
do Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41090 | amtf | 05 mai 2003 19:54 | Em resposta a: #41054

Caro Nuno Borges de Araújo,

Não sei como agradecer o interesse que este meu tópico lhe mereceu, os elementos que aqui me deixou e, sobretudo, a extensa e minuciosa biografia que, chegado a casa, acabo de ler. Para que conste: 37 obras, se não me enganei a contar, exaustivamente catalogadas e com a indicação das páginas atinentes!
Meu caro, se imaginasse que se iria dar a todo este trabalho tê-lo-ia prevenido que não passo de um curioso recente deste apaixonante tema que é a genealogia, sem experiência nem tempo, nem erudição...
Das obras que indicou vou começar por consultar as quatro que tenho na minha pequena biblioteca. As outras, nomeadamente a separata de "Armas e Troféus", ficarão para logo que me seja possível.

Reconhecidos cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41099 | vbriteiros | 05 mai 2003 23:21 | Em resposta a: #41045

Caro Nuno Borges de Araújo.
Obrigado pela sua colaboração. Vou tentar fotografá-la com a maq digital.
Entretanto descobri no topo do passepartout uma assinatura em caligrafia diferente da legenda e onde julgo perceber " Acácio(?) Jorge(?) Guimarães. O curioso da foto é dar a impressão que não pretenderam fotografar a pessoa que mal se distingue, nem a casa , mas simplesmente a escadadria.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Filiação de Esperança Machado de Miranda ???

#41112 | canivari | 06 mai 2003 10:17 | Em resposta a: #40851

Cosme Machado de Miranda, filho de Gonçalo Machado de Miranda, Sr. de Aborim e da Dª Leonor Barbosa; neto paterno de Fernão Machado da Maya e da Dª Inês de Miranda Peixoto; casou em segundas núpcias com Dª Joana de Moura Coutinho, de quem teve o seguinte filho:

Jerónimo Machado que faleceu novo e solteiro. (“seus pais doaram-lhe a 21/07/1614, boas propriedades”).

Pretendo saber se porventura algum Confrade que tenha estudado esta gente me poderá informar do seguinte :

1. Se este Jerónimo Machado deixou alguma filha “ilegítima” (ou legitimada) ?

2. Com a sua morte prematura e tendo ele bens que haviam sido doados por seus pais, quem se habilitou aos mesmos ? (ou como o poderei saber – o que devo consultar!)

Procuro a filiação da Dª Esperança Machado de Miranda que faleceu em S.João da Ponte por volta de 1656. Foi mulher de Simão Francisco e teve um filho de nome Jerónimo Machado, cuja descendência continuou na Casa da Freiria em S.João da Ponte, Guimarães. Presumo que pelas datas Esperança possa ser filha do Jerónimo Machado acima referido, e como tal neta de Cosme Machado de Miranda.

Antecipadamente Grato,
CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#41414 | vbriteiros | 11 mai 2003 16:51 | Em resposta a: #41045

Caro Nuno Borges de Araujo.
Obrigado pela sua disponibildade, mas na Reunião Anual dos Atigos Alunos do LN Sá de Miranda(ontem) encontrei uma Tia do actual proprietário da "Casa do Couto" em S. Clemente de Sande , que me explicou algumas coisa sobre a Casa e me disse ainda estar na posse dos descendentes de Acácio Jorge Guimarães.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#274621 | miguelvpm | 15 abr 2011 11:27 | Em resposta a: #40851

Caro Confrade Nuno Borges de Araújo,

Venho dar a este tópico pela busca do tema "Morgado de S. Miguel".
Está actualmente na posse da minha família uma propriedade na freguesia de S. Cipriano de Taboadelo, Guimarães, que terá pertencido a este Morgado.

Muito gostaria de conhecer os bens que lhe estiveram vinculados, e se estariam abrangidos pelo antigo privilégio das Táboas Vermelhas, do qual possuo registos. Terá algumas pistas que me pudesse indicar?

Cumprimentos.
Miguel Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pereira Miranda Medeiros Campelo e Gomide

#276553 | NBA | 17 mai 2011 15:13 | Em resposta a: #274621

Caro Miguel Pacheco

Não creio que a quinta de S. Miguel, tivesse esse privilégio que suponho teriam as propriedades foreiras à Colegiada de Guimarães. Desconheço a quinta que está em posse da sua família mas tenho curiosidade em obter as informações que me puder disponibilizar sobre ela. Esta semana não vou ter disponibilidade,mas na próxima espero poder ter a suficiente para dar uma vista de olhos na documentação que disponho sobre o assunto e lhe poder dar mais informações. O documento de instituição do morgadio existe no ANTT e menciona as propriedades que o constituíam. Outra delas também está na nossa posse. Se preferir contactar-me pessoalmente pode fazê-lo através do meu correio-e (nuno.ba@iol.pt).
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen