Santos de Casa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Santos de Casa

#40703 | Conde | 30 abr 2003 13:22

Confrades:
Era interessante que este site tivesse uma relação dos principais Santos que se ligam com as famílias aqui representadas.O principal está feito.Agora que o nosso Dom Nuno Álvares Pwereira vai ser canonizado(finalmente) era mais do que oportuno relacionar as famílias com a respectiva agiografia.Todos os descendentes do Santo Condestável estão a caminho com o sistema da bolinha.Os da Rainha Santa Mafalda idem.Os de Santa Isabel (de Aragão e já agora a da Hungria ) é fácil pela ascendência real.Como o é recordar a ligação ao Infante Santo.Os Aquino que dão os Cardaillac-Bourbon-Condes dos Arcos, são comprovadamente da família de S.Tomás Doutor da Igreja.E ainda temos Santa Beatriz da Silva,que creio terá sido representada pelo Marquês de S.Payo,Santa Teresa de Ávila de quem há parentes xx.nn. por via Avila-Mercado,S.Luis de França (Luis IX) (por Lacerdas e Bourbons).O nóvel S.Bartolomeu dos Mártires e Santo António parecem ser mais dificeis de tratar.E os medievais?Alguém se lembra de mais?E estes santos "de casa" até fazem milagres.Ou não seriam santos.
Cordiais cumprimendos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40704 | Portuguez | 30 abr 2003 13:32 | Em resposta a: #40703

Caro Conde

Terá saido hoje alguma noticia de jornal com a canonização de Nun'Álvares e de Frei Bartolomeu dos Mártires? Não dei por nada.

Uma pergunta, S. Teresa de Ávila era Avila de cidade ou de apelido? E esse Ávila dela era xn, ou dos impolutos Ávilas do nosso Aburma? :)
Cumptos.
Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40706 | Conde | 30 abr 2003 14:07 | Em resposta a: #40704

Caro Portuguez:
Disse-me um parente meu que está em Roma que a canonização do Santo Condestável está para breve.A do Frei Bartolomeu ocorreu há pouco tempo,como se lembrará.Quanto à "tia" Santa Teresa de Ávila disse-me o Beto Barreto que era nossa antepassada pelos xx.nn que referi.Vendo "este peixe" pelo mesmo.Mas esta coluna é para puxar pelos "nossos".Escusam de ser só os italianos a ficar com o Santo António de Pádua,como os espanhois ficaram com o Velasquez e com o Rodrigo Mendes da Silva,(que não foram canonisados).Viva Portugal.
Um abraço.
Conde

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40707 | rgc | 30 abr 2003 14:08 | Em resposta a: #40704

Caro Conde

Não esquecer o fundador da Ordem Dominicana-São Domingos de Gusmão.

Envio os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40708 | jpcmt | 30 abr 2003 14:21 | Em resposta a: #40703

Caro Conde:
Percorrento a longa lista de "Santos portugueses", constante do PA&M de Pinho Leal, encontro, p.ex., Santa Joana, filha de D. Afonso V, as Beatas D. Sancha e D. Teresa, filhas de D. Sancho I e de D. Dulce.
Nos "Estudos Biographicos" de J.B. Canaes de Figueiredo, vem referido São Teotónio, * 1082
na quinta do Tardinhado, Ganfei, perto de Valença do Minho, descendente paterno dos senhores de Baião.
E outros haverá...
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40711 | Conde | 30 abr 2003 14:44 | Em resposta a: #40707

Caro Amigo:
Tem toda a razão.Conhece parentescos?
Abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40712 | Conde | 30 abr 2003 14:46 | Em resposta a: #40708

Caro Confrade:
Agradeço a achega.Temos muito com que nos orgulhar justamente.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40728 | valadares | 30 abr 2003 16:52 | Em resposta a: #40703

Boa tarde,

Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, futura Santa Teresa de Ávila, é neta paterna de Juan Sánchez de Toledo, condenado como judaizante em 1485. Há ramos da família na Argentina, descendentes de um irmão da "Doutora da Igreja". E também no Nordeste brasileiro. Tenho a genealogia de algumas destas famílias. Que coloco a disposição se este for o interesse.



Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40729 | valadares | 30 abr 2003 16:54 | Em resposta a: #40728

Em tempo: Viva as Beiras e também Trás-os-Montes.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Frei Bartolomeu dos Mártires

#40735 | jpcmt | 30 abr 2003 17:47 | Em resposta a: #40711

Caro Conde:
Como tenho "Os Estudos Biographicos" em cima da mesa, fui ver o que lá se diz:
"Venerável Fr. Bartholomeu dos Mártires-Nasceu este Prelado em Maio de 1514 na cidade de Lisboa, filho de Domingos Fernandes e Maria Corrêa, e foi baptisado na Parochia de Nossa Senhora dos Martyres, onde elles moravam, e de que posteriormente tomou o appelido trocando-o pello de "Valle", que pelo sangue lhe provinha."
E mais não sei.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40736 | jpcmt | 30 abr 2003 17:53 | Em resposta a: #40711

Caro Conde:
Confusões da minha velha cabeça. Com as minhas desculpas, peço-lhe que ignore a minha mensagem anterior, que nada tem a ver com o tópico.
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40741 | Conde | 30 abr 2003 18:10 | Em resposta a: #40729

Caro Valadares:Viva.Quer a fotocópia da árvore dos Campos ou não?Me dê endereço de Correio,por favor.
Consideração e um abraço.
Conde

Resposta

Link directo:

RE: Frei Bartolomeu dos Mártires

#40743 | Conde | 30 abr 2003 18:13 | Em resposta a: #40735

Caro confrade:
Agradeço o esclarecimento que não conhecia.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40754 | magalp | 30 abr 2003 21:05 | Em resposta a: #40707

Meu caro Rafael Carvalho

E aqui está um vero exemplo dum "Santo de Casa"...

Abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Frei Bartolomeu dos Mártires

#40755 | magalp | 30 abr 2003 21:22 | Em resposta a: #40743

Meu caro Conde

Deixe-me lembrar uma obra que já a minha Avó Isabel, lia antes de se deitar: "Flos Sanctorum" de Fr. Diogo do Rosario, impresso em 1745, com todas as licenças necessárias...

Eu vou lendo uma publicação mais moderna, mas não menos interessante: "Santos de Casa Dia" do Pe. José Leite, SJ - Braga, 1985.

Quer um quer outro dão-nos verdadeiras lições de História.
Acresce que o citado Pe. Leite - José Saldanha de Castro de Meirelles Leite - era muito aficcionado em genealogias, investigador muito atento, para além de ter uma alma Enorme!
Vou tentar digitalizar a dita fotografia de Vilacetinho e enviá-la então a LCM, "que sabe tudo"...

cmptos.
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40756 | rgc | 30 abr 2003 21:23 | Em resposta a: #40754

Caro Manuel Maria

Sempre acreditei nos Santos de Casa e, realmente, creio que é no recolhimento da capela da família ( quem a tem ) ou, simplesmente, junto de imagens que nos são mais queridas,num oratório que se tenha em casa, que permite uma maior concentração espiritual e recolhimento com a nossa própria consciência e faz-nos bem.
Obrigado pela atenção, com um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40759 | aburma | 01 mai 2003 00:18 | Em resposta a: #40704

Caro Portuguez,

Nada a opor ao parentesco com S. Teresa d'Ávila por via xxnn (vide, aliás, a este propósito, a mensagem do nosso prezado confrade Valadares). Sabes até do meu especial orgulho no sangue judaico que bem próximo me arriba por outro lado.:)

Mas se te deres ao trabalho de percorrer o tópico "Bettencourts, Ávilas & Outros", lá encontrarás uma mensagem do meu parente João de Bettencourt onde este refere ser S. Teresa d'Ávila da família dos meus Ávilas.

Uma coisa, aliás, não impede a outra.

Os nobres membros da OS enviam um saudoso

abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40760 | aburma | 01 mai 2003 00:42 | Em resposta a: #40703

Caro Confrade Conde,

Podendo embora ser talvez difícil traçar a genealogia deles, aqui deixo mais dois santos "da casa":

S. João de Brito (festa a 4 de Fevereiro, segundo "Santos de Cada Dia", obra já aqui oportunamente citada). Nasceu em Lisboa a 1 de Março de 1647, filho de Salvador Pereira de Brito e D. Brites Pereira;

S. João de Deus (8 de Março), nascido João Cidade, fundador da Ordem dos Irmãos hospitaleiros, nasceu em Montemor-o-Novo em 1495 e morreu em Granada a 8 de Março de 1550.

Santa Comba do Alentejo, Santa Comba de Coimbra e Santa Comba de Trás-os-Montes.

E, já agora, noutra ordem de ideias, aproveito para mencionar os santos cuja festa coincide com a presente data, 1 de Maio:

Santa Comba do Alentejo (atrás mencionada), S. Jeremias, profeta, Beata Edith Stein e S. Ricardi Pampuri, O.H.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40776 | gonçalo calheiros | 01 mai 2003 10:35 | Em resposta a: #40760

Caro Aburma
Então e o Santo meu homónimo?
Creio até que há dois-O conhecido S.Gonçalo de Amarante e S.Gonçalo de Lagos.E já agora,na senda de S.António(de Pádua,de Lisboa),porque não S.Fancisco Xavier?
Um Abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Frei Bartolomeu dos Mártires

#40792 | Conde | 01 mai 2003 16:15 | Em resposta a: #40755

Muito grato por ambos,informação e fotografia.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40793 | Conde | 01 mai 2003 16:19 | Em resposta a: #40760

Caro Confrade:
O S.João de Brito é bem lembrado.Tem até a genealogia publicada com ligações à Família Freme.Os outros reaprendi.Tenho o Dicionário dos Santos (3 vols.)mas posto aqui é diferente.
Bem haja.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40802 | Genea Portugal | 01 mai 2003 18:33 | Em resposta a: #40703

Relembramos a lista de Santos que temos na base de dados: Celebridades > Religião > Santos

Esperamos que os vossos contributos possam completá-la.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40803 | aburma | 01 mai 2003 19:06 | Em resposta a: #40802

Valham-nos São Luís e São Marcos!

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40804 | aburma | 01 mai 2003 19:13 | Em resposta a: #40776

Gonçalo!

Imperdoável omissão a minha! Logo mais aqui tentarei debitar o que a tal respeito "Santos de Cada Dia" nos oferece.

O S. Gonçalo de Amarante tinha inclusive fama de casamenteiro. Uma das minhas avós, aproximando-se dos trinta anos, foi lá puxar a corda e o Santo caíu! Mas nem tudo foi prejuízo: pouco depois conheceu o meu avô, e graças a isso posso aqui estar a dedilhar estas linhas.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40805 | aeiou2 | 01 mai 2003 19:14 | Em resposta a: #40803

E toda a CORTE CELESTIAL!

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40808 | artur41 | 01 mai 2003 19:21 | Em resposta a: #40805

Caros confrades


Li num site português que tínhamos 78 santos. A informação data de 1999.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40809 | artur41 | 01 mai 2003 19:23 | Em resposta a: #40808

Errata:


Onde se lê 78, deve-se ler 76.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40812 | aburma | 01 mai 2003 19:34 | Em resposta a: #40809

Acho que são 77.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40813 | artur41 | 01 mai 2003 19:41 | Em resposta a: #40812

Quem é mais esse?

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40819 | aburma | 01 mai 2003 22:57 | Em resposta a: #40813

Não estou autorizado a revelar o seu nome pela Congregação para a Causa dos Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40820 | aburma | 01 mai 2003 23:21 | Em resposta a: #40776

Caro Aguieira,

Ora cá vai então uma súmula do referido em "Santos de Cada Dia" acerca de S. Gonçalo de Amarante (não transcrevo tudo, pois são quase duas páginas!):

Beato Gonçalo de Amarante (festa 10 de Janeiro), confessor + 1262.
Pertencente à nobre família dos Pereiras, nasceu em Arriconha, da freguesia de Tagilde, cerca de Guimarães, nos inícios do séc. XIII, e viveu nos reinados de D. Afonso II, D. Sancho II e D. Afonso III.
Recebeu educação no Convento beneditino do Pombeiro e foi ordenado presbítero pelo Arcebispo de Braga, que o escolheu para abade de São Paio de Riba Vizela, junto à sua terra natal.

Visitou Roma e os lugares santos de Jerusalém como peregrino, e depois de regressado pronuncia numerosas prédicas confirmadas com milagres e professa no Convento dominicano de Guimarães. Com outros companheiros de hábito instala-se em Amarante. Edifica a Capela de Nossa Senhora da Assunção, num rochedo suspenso sobre o Tâmega.
A sua festa litúrgica é concedidda para Portugal pelos Papas Júlio III e Pio IV - que o beatifica, segundo se supõe, a pedido de D. João III, mas já depois da morte deste. D. João III mandara aliás edificar no local da ermida o sumptuoso templo e convento que ainda hoje existem. O corpo do Beato repousa na capela-mor, à esquerda de quem olha para o altar.
A multidão que a fama dos milagres observados junto a seu túmulo atrai, acaba por causar o repovoamento de Amarante.
Também o Pe. António Vieira se lhe refere no seu no seu longo e engenhoso sermão de S. Gonçalo.

E é tudo por agora.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40824 | artur41 | 01 mai 2003 23:35 | Em resposta a: #40819

Ok. Segredo absoluto!!

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40826 | JCC | 01 mai 2003 23:56 | Em resposta a: #40760

Ora ainda bem que alguém se lembra dos dois João.

Aliás, tradicionalmente, ligados aos meus antepassados. Embora eu não tenha ainda estudado o assunto diz-se na família que o S. João de Brito será dos mesmos Brito que originaram os Brito dos Cordovil. Quanto aos Cidade, o meu 5º avô; João dos Reis Guimarães, casou com Maria Inácia Cidade. de Montemor o Novo, segundo a tradição familiar (e algumas provas tb) dos mesmo Cidade do S. João de Deus.

Os dias destes dois santos estão também ligados a minha família já que eu nasci no dia de S. João de Deus e o meu filho Francisco no de S. João de Brito.

Cumprimentos a todos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa - acesso restrito

#40827 | JCC | 02 mai 2003 00:01 | Em resposta a: #40802

Meus caros

Apenas para vos dizer que o acesso passou a estar aberto via PT Prime também. Estou a aceder pela primeira vez depois de vários meses.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40830 | JMSA | 02 mai 2003 01:14 | Em resposta a: #40776

Caro Confrade:
Sobre a familia de São Francisco Xavier, tenho a seguinte informação:
I.Afonso Mendes d'Antas (4ºSr.Vimioso)c.c.D.Aldonça Gonçalves Morais de Távora;
II.Mendo Afonso de Morais d'Antas (5ºe último Sr.Vimioso c.c.D.Margarida de Vasconcelos;
III. Isabel Mendes d'Antas c.c.Nuno Navarro (Tio-Avô materno de São Francisco Xavier);
IV.Inês Navarro d'Antas c.c. seu primo Pedro de Morais d'Antas;
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa - acesso restrito

#40831 | aeiou2 | 02 mai 2003 08:38 | Em resposta a: #40827

Estão a ver,não há como os SANTOS de CASA!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40874 | cm | 02 mai 2003 16:26 | Em resposta a: #40808

Então esta informação não inclui ainda D. Frei Bartolomeu dos Mártires que é posterior (2001 ou 2002)...

Melhores cumprimentos
Conceição Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa - acesso restrito

#40876 | royal hussard | 02 mai 2003 16:40 | Em resposta a: #40831

Não esquecer o Padre Melícias, capelão e santo do actual Sistema Português

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#40878 | artur41 | 02 mai 2003 16:57 | Em resposta a: #40874

D. Frei Bartolomeu dos Mártires foi beatificado em 4 de Novembro de 2002.



Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa - acesso restrito

#41000 | valadares | 04 mai 2003 14:56 | Em resposta a: #40876

Caros confrades, bom dia:

1.Permitam-me acrescentar a lista dos santos portugueses lembrados, Santo Frei Gil Rodrigues de Valadares, nascido entre 1147 e falecido no Mosteiro de S. Domingos de Santarém, em 14 de maio de 1625. Segundo algumas fontes ele seria descendente dos antigos Rabaldes de Lafões. Um anotação que tirei da revista Beira Alta afirma que ele está sepultado em "Lisboa, no Palácio dos Marques de Penalva, seus consanguíneos". Infelizmente não tenho nenhum parentesco com ele, mas como carrego o mesmo sobrenome é meu dever lembrá-lo quando possível.

2.Tenho notado nas minhas pesquisas que a Ordem do Carmo, notadamente a Terceira, é uma espécie de interlocutora da Igreja com os Judeus. Esta afirmação surge da quantidade de judeus e descendentes de cristãos-novos que se ligam a ela. Lembro-me de Santa Teresa de Ávila, São Juan de la Cruz, Edith Stein, o Irmão Oswald (que pertendia ser cidadão de Israel), dentre outros. Eu mesmo tenho um primo distante, que fundou uma sociedade católica extremamente conservadora, onde um dos requisitos era pertencer ao Carmo, mas onde encontrei vestígios culturais da antiga origem cristã-nova (na sociedade havia e há a "cadeira de Elias"). Os confrades já tinham atentado para isto ? Será que minha observação é correta ?

3.Caro Sr. "Conde". Agradeço a atenção. Deus lhe abençoe.

Atenciosamente,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#41041 | Rui Portugal | 05 mai 2003 11:08 | Em resposta a: #40703

Caro Conde,
Deu-me uma notícia que muito me alegrou, a da possível canonização do Santo Condestável. Caso se confirme, parece-me útil começar já a preparar a ida a Roma.
Não tenho a certeza de se ter falado neste tópico da medieval Santa Senhorinha de Basto, da linhagem principal da Casa de Sousa, que julgo ser hoje representada pelos Duques de Lafões.
Um abraço do primo
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#41050 | Conde | 05 mai 2003 12:08 | Em resposta a: #41041

Caro Primo:
Ainda não é oficial,mas parece que o processo está no fim.Que alegria,não é?
Grande abraço.Não esqueça o nosso estudo...

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#41074 | cm | 05 mai 2003 17:00 | Em resposta a: #40878

Tem toda a razão. Ainda não foi canonizado.

Melhores cumprimentos
Conceição Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#41091 | artur41 | 05 mai 2003 20:09 | Em resposta a: #41074

Mas está prestes a sê-lo, segundo penso saber!



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Santos de Casa

#41465 | victória | 12 mai 2003 14:48 | Em resposta a: #40703

E porque aqui se fala dos 'Santos da Casa' não poderia deixar de lembrar que hoje se celebra o dia de Santa Joana, Padroeira de Aveiro, com procissão marcada para as 16.30 h.

Cumprimentos desde Aveiro

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen