Apelido Teixeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Apelido Teixeira

#40953 | texmel | 02 mai 2003 23:10

Caro José Tomaz de Mello Breyner

Grato lhe fico, se depois de ler o que abaixo vai escrito ,me der a sua opinião sobre o assunto, tanto mais, que ainda lhe toca pela pele.

REPARO GENEALÓGICO

1—ASCÂNIO TEIXEIRA DE AZEVEDO, ,reconhecido por carta régia de 7 de Fevereiro de 1571 , como filho natural de João Teixeira de Azevedo e sua prima D. Brites da Cunha, e neto paterno de Martim Teixeira de Macedo .e de sua mulher Elena de Azevedo, casou duas vezes, sendo a segunda com .D. Maria de Mendonça ,filha de João de Lemos Teixeira e de sua mulher D. Maria da Costa.
Tiveram entre outros filhos :
2—PEDRO TEIXEIRA DE AZEVEDO, que casou também duas vezes. sendo a segunda com D. Ana Mesquita da Fonseca , de quem teve, entre outros,
3—JOSÉ TEIXEIRA DE AZEVEDO, que casou com D. Antónia de Sequeira Salema de quem houve :
4—PEDRO TEIXEIRA DE AZEVEDO, F:C:R: que casou com D. Izabel Rosa Malheiro,que teve entre outros filhos
5—ANTONIO TEIXEIRA DE AZEVEDO, F.C.R., que casou com D. Ana Josepha Teixeira Cabral de Mello, de quem teve ,entre outros
6-–PEDRO TEIXEIRA DE AZEVEDO CABRAL, F.C.R., que casou com D. Maria da Felicidade Pinto Pacheco de quem teve :
7—ANTONIO DE AZEVEDO TEIXEIRA CABRAL F.C.R., que casou duas vezes, sendo a segunda com dona Maria Carlota de Sousa Teixeira Canavarro, teve:
8—D. MARIA ANA TEIXEIRA DE AZEVEDO CABRAL CANAVARRO que casou com Francisco Diogo de Sousa Cirne de Madureira, F C.R. ; tiveram entre outros
9—ANTONIO DE AZEVEDO TEIXEIRA CABRAL DE SOUSA CIRNE DE MADUREIRA ,que casou com D:. Maria José de Almada Guedes Infante, fiha de António Guedes Infante ,F C R, etc....e de sua mulher D. Maria Thereza de Almada Lencastre; tiveram entre outros
10—D:MARIA CARLOTA GUEDES INFANTE DE ALMADA LENCASTRE CIRNE E SOUSA, que casou com Pedro de Vasconcelos Soares Vieira da Mota, tiveram entre outros José de Vasconcelos Cirne de Sousa que casou a 7 de Junho de 1952 com Helena Luiza no Santíssimo Sacramento do Carmo Jozefa Francisca de Assis, Ana Burnay de Mello Breyner neta paterna de João da Silveira Pinto da Fonseca Correia de Lacerda de Eça Altio de Sousa Alvim, 3º Visconde da Várzea e 7º Marques de Castelo Melhor , F C R, e de sua mulher D. Helena Maria do Santíssimo Sacramento Jozéfa Francisca de Assis Ana de Vasconcelos e Sousa Ximenes. e neta materna do Professor Doutor Thomaz de Mello Breyner, quarto Conde de Máfra e de sua mulher D. Sofia Burnay.


Em face do acima descrito, permito-me fazer os seguintes reparos:

1- Começa esta relação genealógica, com um apelido Teixeira, que se mantém ao longo de nove gerações (cerca de 225 anos).
2- Na décima geração, este apelido, desaparece inexplicavelmente, sendo preterido por outros, de menos antiguidade.
3- Saberiam os pais de D. Maria Carlota, que a ascendência dos Teixeiras remonta a D. Fafes Luz, Alferes do Conde D. Henrique (1094)?? Por certo não. Penso que o apelido Teixeira, ficaria bem ao lado dos apelidos que aquela Senhora usou e os que a seu filho, Senhor José de Vasconcelos Cyrne e Sousa, foram dados.
4- Penso ainda, que seria uma homenagem a prestar aos seus antepassados Teixeira, pelos descendentes do Senhor José de Vasconcelos Cyrne e Sousa,( se os houver) a reintrodução deste apelido no nome de algum dos seus descendentes.
Não podia deixar de manifestar a minha grande satisfação, ao ver que a esposa do Senhor José de Vasconcelos Cyrne e Sousa, era neta materna do Professor Doutor Thomaz de Mello Breyner, 4º conde de Mafra e para mim, pessoa a cuja memória voto a maior admiração, depois da leitura que fiz dos seus diários, publicados recentemente , onde se espelha toda a sua dignidade, patriotismo e grande dedicação aos seus Reis

Cumprimentos do José Luiz Teixeira Coelho de Melo

(O acima, segundo Júlio A Teixeira)

P.S. Ascanio Teixeira de Azevedo-Gayo-Teixeiras - & 2º N.º 16

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#40959 | Vasco Jácome | 03 mai 2003 12:39 | Em resposta a: #40953

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo

Escrevo para chamar a atenção que Ascâneo Teixeira de Azevedo está na base do GP em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132261

A partir daqui, já é possível chegar a Hermígio Mendes da Teixeira, o primeiro Teixeira em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=23911

A Fafes Luz, ou mais correctamente Fáfila Lucides em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53346

e mesmo a Vimara Peres!
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53346

No entanto, chamo a atenção para o facto de a mãe de Ascâneo ser Brites Macedo, como diz Luís São Payo na “Raízes & Memórias”, nº 10 pg- 149. Aí também é apontada a causa desta bastardia: foi o facto de esta Brites Macedo ser prima em 3º grau do pai de Ascâneo e não ter obtido dispensa para casar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#40980 | texmel | 03 mai 2003 22:14 | Em resposta a: #40959

Caro Vasco Jacome
Li e agradeço a sua atenção para o que aqui escrevi sobre a descendência de Ascânio Teixeira,porém,não era sobre a sua ascendência que eu me queria debruçar. Como poderá verificar ,se reler o que escrevi,eu só me queria referir ao facto de se ter suprimido o apelido Teixeira,preterindo-o por outros de menor antiguidade.Só isto e nada mais.

Cumprimentos do
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42250 | zamot | 23 mai 2003 10:07 | Em resposta a: #40953

Caro Amigo

Recebi o seu cartão que agradeço.Isto dos apelidos tem que se lhe diga,são coisas inexplicáveis que os nossos antepassados faziam. Aliás se tudo fosse como nos dias de hoje eu nunca seria Mello Breyner, mas sim Telles da Silva. Mas admitindo que se queria manter o nome Mello, o que nunca seriamos era Breyner. Penso que terá sido um deslumbramento dos meus antepassados da época perante um nome estrangeiro.

Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42277 | Fonseca74 | 23 mai 2003 15:50 | Em resposta a: #42250

Caro confrade, por curiosidade,
O senhor é familar do actor NICOLAU BREYNER?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42301 | aburma | 23 mai 2003 23:52 | Em resposta a: #40980

Caro José Luís T. C. Melo,

Posso talvez ajudá-lo na questão que levanta, relativamente ao facto de nem D. Carlota, nem seu filho José terem usado o nome Teixeira. É que se dá o caso de term sido os representantes da família Cirne, e daí ser natural que tenham usado esse apelido em detrimento de outros, ainda para mais que, no caso de D. Carlota, o apelido Cirne lhe vir pelo lado paterno.

Conheci a Sra. D. Carlota e o Sr. José Cirne de Vasconcelos, meus parentes, aliás, e o Sr. José Cirne de Vasconcelos deixou descendência, que não tenho o prazer de conhecer, nela continuando, portanto, a representação da dita família.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42305 | zamot | 24 mai 2003 11:09 | Em resposta a: #42277

Caro Daniel

Embora não consiga fazer a ligação sei que pertencemos à mesma familia, o nome dele completo é João Nocolau de Mello Breyner Lopes. Ao que sei o nosso amigo que o António Assis, tem a ligação à minha familia feita. Conheço o Nicolau pessoalmente e tratamo-nos por Primos.

Cumprimentos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42309 | alentejo | 24 mai 2003 15:54 | Em resposta a: #42305

Caro Zé Tomaz,

O teu avô 6.º avô Francisco José de Mello Telles da Silva ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12870 ), teve D. Diogo José de Mello Breyner, este por sua vez foi pai do Brigadeiro Domingos de Mello Breyner que, em Delfina de São José, natural da Graciosa, Açores, teve legitimado António de Mello Breyner, casado com D. Isabel Augusta de Araújo de Lacerda. Este foram pais de:

D. Augusta de Araújo de Lacerda de Mello Breyner, b. Serpa a 24-III-1867. casou, idem, com João José Pereira Jr., e foram pais de:

João de Mello Breyner pereira, b. Serpa 14-IX-1895. C.c. sua prima D. Irene Pereira da Silva. Tiveram:

D. Augusta Pereira da Silva de Mello Breyner Pereira, c.c. Nicolau Moreira Lopes, pais do actor Nicolau Breyner.

(elementos extraídos de Gens Transtagana, I, in Raízes e Memórias, n.º 8, por António Maria de Assis)

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42311 | zamot | 24 mai 2003 16:00 | Em resposta a: #42309

Meu Caro Nuno

Muito obrigado. Bem me parecia que o António tinha este assunto estudado.

Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42508 | texmel | 28 mai 2003 15:39 | Em resposta a: #42301

Caro Alexandre Burmester

Só hoje me foi possível responder à sua mensagem, e li com toda a atenção o que me diz sobre a questão que levantei, por se ter preterido o apelido Teixeira não o incluindo no nome dos descendentes de António de Azevedo Guedes Infante Lencastre Cirne de Sousa. Na verdade seria este antes de sua filha D. Carlota o representante da família Cirne e como se constata, esta representação não excluiu o apelido Teixeira. Até aqui penso que estamos de acordo.
Como poderá verificar, se tiver a gentileza de reler o que escrevi, o meu reparo surge com os apelidos dados a D. Carlota, que em meu entender, não deveriam ter preterido o apelido Teixeira, que era de muito mais antiguidade na família e de muito boa linhagem, como pode ser verificado. Na verdade este apelido é dos mais antigos da nobreza portuguesa e foi para o desconhecimento deste facto que eu chamei a atenção.
Desculpe a insistência, mas sem excluir a família Cirne, o apelido Teixeira poderia continuar, preterindo-se outros que lá entraram.
Com a maior estima do:
José Luiz Teixeira Coelho de Melo

PS: Teve alguma ligação familiar com João Gustavo Bettencourt Burmester, já falecido e que foi casado com D. Maria Teresa Calem de Sousa Carneiro?

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Teixeira

#42520 | aburma | 28 mai 2003 18:25 | Em resposta a: #42508

Caro José Luís Teixeira Coelho de Mello,

Não vou obviamente questionar os critérios que determinaram os apelidos usados por D. Carlota Cirne (como era conhecida). Com isto não quero tão-pouco dizer que não entenda a sua argumentação, mas este caso não é decerto inédito.

Quanto à pergunta que me coloca, João Gustavo de Bettencourt Burmester era o irmão mais velho do meu Pai.

Com os meus melhores cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen