Como pesquisar Malteses

Este tópico está classificado nas salas:

Como pesquisar Malteses

#4109 | Carlos Silva | 12 mai 2001 15:35

Os cavaleiros da Ordem de Malta de origem portuguesa deviam, suponho eu, estar arquivados, no que diz respeito ao meio de origem, e talvez ao desenrolar da carreira religiosa-militar.
... em Portugal? em Castela? em Malta?

Conhece alguem obras de referencias, catalogos de participantes nos varios confrontos com os Turcos, ou na administraçào maltesa que digam respeito aos (provavelmente) numerosos cavaleiros portugueses.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar Malteses

#4110 | LCM | 12 mai 2001 15:41 | Em resposta a: #4109

Na Torre do Tombo existem habilitações de Cavaleiros da Ordem de Malta.
Na Revista "Filermo" da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, de que se publicaram seis números, encontram-se também algumas listas antigas de Cavaleiros.
Se me disser o que procura talvez possa ajudar.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar Malteses

#4510 | Carlos Silva | 13 mai 2001 20:40 | Em resposta a: #4110

O "Maltez" que me interessa é Jeronimo de Azevedo, que segundo os nobiliarios foi morto pelos Turcos nas galés, sem dar mais pormenores.

Era filho de Diogo de Azevedo (comendador na Ordem de cristo, segundo as mesmas fontes)e talvez de sua esposa catarina Cotrim, ou nào, e neto de Antonio de Azevedo mais provavelmente rebento da Casa dos Azevedos de S. Joào de Rei(Encontram-se no Nobiliario de Felgueiras Gaio no Titulo de azevedos no §145, e na Corografia Portuguesa de Antonio Carvalho da Costa, tomo III, p. 312s)

interessa sob dois aspectos:
1) o aspecto prosopografico, com o desenrolar da "carreira", elementos biograficos sobre um dos actores desse tào interessante episodio historico que foi o duelo entre Turcos e Malteses.

2) o aspecto genealogico, caso exista um processo de integraçào na ordem que clarifique sua origem, sobre a qual parece haver opinioes diferentes, e sobre a qual eu desejo saber se a opiniào dominante é exacta.

Seja qual for a ajuda que puder prestar, agradeço a ajuda desde ja prestada.

Melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 14:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen