Herança Gótica

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Herança Gótica

#41204 | aefavant | 07 mai 2003 16:39

Caros colegas,

Gostaria de saber se há algum estude que faça a correlação de descendência Gótica entre os portugueses e descendentes destes.
Tenho por idéia que grande parte, senão a maioria, dos portugueses têm uma origem gótica ao menos. Estou errado?

Tendo sido a herança gótica tão importante para a formação de Portugal e Espanhã, não entendo por que não há pesquisas sobre o DNA gótico...

Agradeço desde já,

Antonio E. de Carvalho Loureiro
Rio de Janeiro, Brasil

Resposta

Link directo:

a lei das probabilidades diz que sim

#41227 | DiogoA | 07 mai 2003 22:28 | Em resposta a: #41204

E eu tenho por ideia que 99,9% dos portugueses (só para não dizer a totalidade, excluindo novos imigrantes naturalizados) têm realmente sangue gótico tal como todo o brasileiro com alguma ascendência portuguesa.

Apesar de não terem vindo para a Península Ibérica um número assim tão assombroso de visigodos vieram em número suficiente para se miscenizarem. E passados 15 séculos de cruzamentos entre portugueses com ou sem alguma ascendência goda, quase de certeza que já há muitos séculos que TODA a população portuguesa terá sangue godo.

O mesmo se aplicará ao sangue celta, ibero, latino, árabe...

Senão veja a quantidade assombrosa de descendentes conhecidos de D. Afonso Henriques (marcados na base de dados com bolinhas azuis e douradas). Falamos só do número de descendentes de UM HOMEM do século XII. Imagine agora a descendência de uma população do século V.
Sabendo que recuamos 1500 anos e portanto 50 gerações, sabemos que tivémos 2^50=1.125.899.907.000.000 quinquagésimos avós. (provavelmente com alguns repetidos)

Não é descabido conjecturar que na "pior" das hipóteses algumas cententas serão godos!

Diogo Alenquer

Resposta

Link directo:

RE: a lei das probabilidades diz que sim

#41236 | DiogoGomesdeAraújo | 08 mai 2003 08:46 | Em resposta a: #41227

Caríssimos,

Eu substituiria a frase "provavelmente com alguns repetidos" por "de certeza que com muitíssimos repetidos". Isto pelo simples facto que a população mundial nunca teve tanta gente a viver na Terra ao mesmo tempo... Assim, não teremos mais de mil biliões de ascendentes de quinquagésima geração mas, necessariamente, um número bem mais reduzido do que esse (dadas as repetições).

De qualquer das maneiras, estou perfeitamente de acordo que todos nós temos, à mais ou menos tempo, em mais ou menos quantidade, um pouco de todos os sangues referidos.

Este debate faz-me lembrar um estudo que li recentemente e que dizia que a larga maioria dos europeus eram descendentes de apenas 7 mulheres que viveram há dezenas de milhares de anos. Esta informação pode dar-nos (ou não) uma perspectiva diferente da verdadeira relevância da nossa ascendência...

Cumprimentos cordiais,
Diogo Gomes de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: a lei das probabilidades diz que sim

#41250 | aefavant | 08 mai 2003 13:35 | Em resposta a: #41236

Olá novamente,

Muito obrigado por responderem. Eu achava o mesmo, que todos nós ou pelo menos a vasta maioria, seríamos descendentes dos visigodos; mas diferentemente de outros países não temos uma pesquisa nesse campo. Uma grande pena!

Tenho ascendência goda documentada em minha árvore, mas tenho certeza de que há outras que não estão.
Sobre a reincidência de mesmo sangue, tenho como exemplo em minha árvore inúmeras entradas de primos que se casaram, sendo a mais recente ( em minha linha direta ) de meus bisavós.

Diz-se que ao sairmos da Africa éramos em 7 mulheres e alguns poucos homens a mais.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen