Cordeiros de Alpedrinha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Cordeiros de Alpedrinha

#41403 | jmrprospero | 11 mai 2003 12:55

Caros Confrades

Gostaria de saber se alguém tem estes Cordeiros estudados. Estou interessado neles e não tenho praticamente nada.

Um obrigado

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#41431 | manuelr | 11 mai 2003 20:13 | Em resposta a: #41403

Caro Jão Manuel

Não tenho os Cordeiro estudados, mas tenho algumas indicações soltas.

Pedro Cordeiro, Juiz dos Órfãos de Castelo Novo, foi padrinho de batismo na Soalheira, Castelo Novo e Alpedrinha, por volta de 1623.

Pedro Cordeiro, filho do L.do Pedro Cordeiro e de Catarina da Costa, neto paterno de Vasco Cordeiro e de Catarina Mendes ( ou Martins?), ordenou-se em 1647 (CECB Ord Maço 2014). Os avós paternos, nobres e dos principais de Alpedrinha.
Manuel de Áraújo Tavares, filho de Baltazar Lopes Tavares, Mestre de Campo de Trancoso e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo e de Jerónima da Costa Furtado, neto paterno de Francisco Lopes Tavares e de Maria Vaz de Menezes, materno de Pedro Cordeiro da Costa e de Catarina da Costa Furtado, natural de Alpedrinha, ordenou-se em 1694 (CECB Ord Maço 2018). O pai e avós paternos de Tânger. O avô materno do Sabugal.
O resto são registos soltos, de Castelo Novo, penamacor e Monsanto.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão.

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#41437 | jmrprospero | 12 mai 2003 08:00 | Em resposta a: #41431

Caro Manuel Rolão

Muito obrigado por este esclarecimento. Assim já fiquei mais orientado. Tenho um antepassado, António Cordeiro, que casou em Penamacor, entre 1600 e 1700. Não tenho à mão o registo, mas já perspectivo a família.

Um Abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#41440 | jmrprospero | 12 mai 2003 08:43 | Em resposta a: #41431

Caro Manuel Rolão

Guiomar Nunes casou a 22-7-1700, em Penamacôr, com Domingos Luís Belaguna. Ela era filha de António Cordeiro, de Castelo Novo, e de Maria Esteves de Penamacôr. Neta Paterna de Miguel Fernandes, e materna de André Luís. Domingos Luís era filho de Pedro Luís e de Isabel Pires, e neto Materno de Sebastião Pires e de Guiomar Proença.
Era este António Cordeiro que eu gostaria de deslindar a sua ascendência e família.
Quando pus Cordeiros de Alpedrinha foi porque sei que há um Título de Cordeiros de alpedrinha na Biblioteca Nacional que eu nunca procurei, por falta de tempo.

Tenho Um Araújo de Castelo Novo Casado em Penamacôr. Logo que possa lho envio.

Um Abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#41808 | martinez | 17 mai 2003 19:24 | Em resposta a: #41403

Caro Confrade


Pelo que percebi você esta estudando alguns Cordeiros........por um acaso você não tem nada dos Cordeiros de Aljubarrota-Prazeres????
Agradeço imensamente sua resposta.....

Anderson Martinez

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#41835 | magalp | 18 mai 2003 15:47 | Em resposta a: #41437

Meu caro João Manuel

Saberá aguma coisa de descendência deste Cordeiro, que presumo alentejano, talvez um dos maiores perdedores na Causa de D. Miguel e que a História esqueceu?
Só tive notícia dele através dum curto relato na arquenet do "mano" Amaral.
Seria interessante conhecer a sua prole, se é que a teve.


"Assim eram chamadas as modernas peças de artilharia de diferentes calibres, importadas de Inglaterra por João Paulo Cordeiro, poderoso contratador do tabaco, lisboeta, partidário exaltado da causa de D. Miguel, por quem consumiu a sua importante fortuna. Fez importar uma peça de grosso calibre de tão avantajadas dimensões, que o seu transporte de Lisboa ao Porto, foi uma saga tremenda. Era a tão propalada e intimidante “arma secreta” que iria fazer render os sitiados, pois doutra forma, o seu accionamento arrasaria a cidade, com poucos disparos apenas. Creio que não chegou a fazer sequer um único tiro experimental."

Grande abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#42018 | jmrprospero | 20 mai 2003 17:21 | Em resposta a: #41835

Meu Caro Manuel

Nada sei do João Paulo Cordeiro, mas irei tentar rever nas va´rias Histórias de Portugal que tenho, algumas fora da minha resid~encia habitual, e sobretudo na do Oliveira Martins "que morria de amores por D. Miguel". Se descobrir alguma coisa enviar-lhe-ei.

Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cordeiros de Alpedrinha

#42019 | jmrprospero | 20 mai 2003 17:25 | Em resposta a: #41808

Caríssimo

De Cordeiros sei muito pouco, ou melhor, praticamente nada. Ando à procura. Os meus localizam-se na Beira baixa, Penamcor, Monsanto, Castelo Novo, e mesmo desses pouco ou quase nada sei.

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen