RE: "Descendência de Gaspar Dias da Costa" por BDF

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Roque Fernandes de Abreu

#41454 | mjborges | 12 mai 2003 12:15

Caro Eduardo Osório

A propósito das informações que há tempos trocou com José Caldeira (amigo há longos anos de minha família,e, ainda, parente) acerca dos antepassados de Lourosa de Manuela Hupert referia o seguinte:
"6336 – Roque Fernandes de Abreu «o Pequeno», que todas as genealogias fazem filho de Luís de Abreu e de s. m. Águeda Fernandes de Figueiredo. Neto paterno de Pedro Gomes de Abreu e de s. m. D. Mécia da Cunha. Bisneto paterno do bispo de Viseu D. João Gomes de Abreu e de D. Brites d'Eça. Esta D. Brites d’Eça era filha de D. Fernando d’Eça, que pela sua grande devassidão, e porque teve muitas mulheres ao mesmo tempo, não há certeza da qual foi a mãe desta filha aqui nomeada. D. Fernando d’Eça era filho do Infante D. João, e este filho de D. Pedro 1º e da Rainha D. Inês de Castro."
Tais dados interessaram-me, sobremaneira, pois através das investigações genealógicas de meu pai, António Alves Borges (também referido, por Caldeira)eu e meu marido descendemos desse casal e as nossas famílias ainda hoje possuem residências em Lourosa, de onde Roque Fernandes de Abreu terá sido provavelmente natural, mas onde de facto faleceu, tal como sua mulher, conforme registos de óbitos trancritos por meu pai.
Acontece que só recentemente "navego" na Genea e verifiquei existirem algumas discrepâncias entre as suas informações e as fornecidas pela Genea, que estarão, provavelmente incompletas. Gostaria, por isso, de saber, se possível, quais as fontes de onde retirou estas informações e a sua opinião acerca das informações acerca desta família na Genea, i. e, se terão de ser corrigidas, ou acrescentadas.

Grata pela atenção

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Gaspar Dias da Costa, genearca beirão

#41489 | Portuguez | 12 mai 2003 18:07 | Em resposta a: #41454

Cara Maria José Borges

Também já tinha reparado em discrepâncias quanto a famílias beirãs mais recentemente introduzidas aqui na BD. Tal facto deve-se a meu ver a ter sido seguido Gayo (que é fraco para a Beira, geralmente) nessa entrada de dados, e não o Pe. António Vasconcelos, que no seu Braz trata dessas familias com muito maior rigor, exactidão e interesse.

Não tenho hoje tempo para desenvolver o assunto, mas já era minha intenção falar dele, começando por chamar a atenção de que os pais do célebre genearca beirão, Gaspar Dias da Costa, 1º capitão-mor de Avô e industrial de lanifícios no sc. XVI, não coincidem: no BGM são Fernão Gil da Costa e Susana Manuel, e não Francisco Dias e Margarida Jorge como aqui vem em seguimento de FGayo. Irei verificar melhor este assunto no Pe. António Vasconcelos e nos nobiliários de Avô, nomeadamente na cópia do original manuscrito chamado "Descendência de Gaspar Dias da Costa", mandado escrever em meados do sc. XVIII pelo chanceler Bernardo Duarte de Figueiredo, descendente do mesmo genearca, cópia que amavelmente me disponibilizou o ano passado o Arq. Eduardo Osório Gonçalves. Foi este ms dos Costas, segundo a GEPB, (vd. Figueiredo, Bernardo Duarte de) a fonte seguida pelo Bispo de Pinhel para o seu trabalho sobre os mesmos, chamado de "Genealogia dos Costas", publicado pelo Arquivo de Documentos Históricos, Lx. 1934, com posfácio de António Machado de Faria e Pina Cabral.

Gaspar Dias da Costa, que morreu com noventa e muitos anos, teve seis filhos, todos com numerosa descendência, e não os três que aqui constam. Não sei se foi o primeiro capitão-mor de Avô (pois os nobliários referem-no como "1º capitão-mor de Avô depois da perda d'el-rei D. Sebastião", rei que criou o cargo, e pode ter havido um antecessor no dito.

Talvez que relativamente a Roque Fernandes de Abreu, também seu descendente, se esteja a dar o mesmo caso do Minho a tratar a Beira.

Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Dias da Costa, genearca beirão

#41490 | Portuguez | 12 mai 2003 18:18 | Em resposta a: #41489

Rectificaçao: Susana Manuel é dada no BGM como mulher, e não como mãe de GDC, que será sim Maria Madeira Arrais, como o afirma tb. o nobiliário continuado do Chanceler Figueiredo, que cita para o casamento destes pais de GDC o Livro de Casamentos da Egreja de Vila Cova Sub Avô, fl. 77. ATF

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41524 | Conde | 13 mai 2003 09:02 | Em resposta a: #41454

Cara prima:
Eu também sou descendente desta gente toda.Aqui ficam algumas fontes :
1º)-ANTT-21F44-m,182vº e 183.
2º)-Roque Fernandes de Abreu,foi FSO.
3º)-seu filho o Dr.Miguel Nunes de Abreu foi Vigário Geral do Bispado de Coimbra e Inquisidor no tempo de Filipe II.Foi prior de Lagos onde esteve sepultado em campa armoriada.
Era interessante republicar a genealogia dos Costas com correcções e aditamentos.Eu colaboro.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41525 | Conde | 13 mai 2003 09:09 | Em resposta a: #41524

Ps.-A Agueda Nunes de Figueiredo,que por vezes aparece com o apelido Fonseca,era irmã (ou meia irmã ?)de Isabel Nunes de Figueiredo e do Dr Manuel Homem Freire,casado em Ázere com D.Isabel de Figueiredo sua parente,ascendentes dos Senhores da Quinta as Lágrimas em Coimbra.A Águeda casou com Pedro Castanheira de Moura e foram trisavós de José Correia de Mello e Brito,Senhores da Casa de Sinde.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41526 | Conde | 13 mai 2003 09:13 | Em resposta a: #41524

Mais Ps.-Vêr também o Nobiliário de D.Lourenço Huet de Bacelar,21 F 26,fol.510 (20).É muito bom.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41529 | mjborges | 13 mai 2003 10:19 | Em resposta a: #41526

Caro "primo" Conde

Folgo em saber que somos parentes. Agradeço imenso as suas informações sobre os nossos antepassados.Já agora pergunto-lhe se dispôe de dados acerca da naturalidade do casal Roque Fernandes de Abreu e Briolanja Fernandes Sequeira de Castelo Branco: não sei, ainda, se serão naturais de Vila Pouca ou Lourosa, mas ambos faleceram em Lourosa, ele a 15/09/1572 e ela a 24/02/1573 conforme os respectivos assentos de óbitos.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41546 | Conde | 13 mai 2003 14:22 | Em resposta a: #41529

Cara Prima:

O Luis de Abreu,(Gayo,Abreus,115) casou em Sandomil com D.Maria do Amaral filha única e herdeira de Francisco Nunes Lobo,da Bobadela e de sua 2ª Mulher D.Maria do Amaral.Era viúvo de D.Isabel de Sequeira, de S.Romão e casou 2ª em Sandomil em 1644.Toda a descendência deste ramo é natural desta terra,designadamente Roque Fernandes de Abreu,FSO,casado com D.Josefa de Magalhães Castelo-Branco,irmã de Inácio de Magalhães Castelo-Branco,COC e FSO.
Não ajuda muito mas é o que tenho.O Luis de Abreu,supra, é filho do Roque Fernandes de Abreu e de sm Ana Alvares e Figueiredo,salvo êrro.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41561 | mjborges | 13 mai 2003 17:11 | Em resposta a: #41546

Caro primo
Obrigada pelas suas informações. Continuo, todavia, com muitas dúvidas, que, provavelmente só o arq. Eduardo Osório poderá tirar, visto que foi ele que forneceu a maior parte das informações que fizeram recuar os meus ascendentes até D. Pedro e D. Inês.De todos os Roque Fernandes de Abreu incluídos na Genea, nenhum deles parece ser o meu ascendente, ou então existirão eventuais confusões, ou erros.
Com efeito, o Roque Fernandes de Abreu que procuro teve com Briolanja Fernandes Sequeira Castelo Branco vários filhos, entre eles António Fernandes de Abreu cc Isabel Nunes, que por sua vez tiveram outro António Fernandes de Abreu cc Domingas Marques (filha de Gaspar Francisco e de Maria Marques, tia avó do poeta Brás Garcia de Mascarenhas, cf. o livro de A.G.R. Vasconcelos).
Por sua vez, Eduardo Osório refere que o tal Roque Fernandes de Abreu cc Briolanja... era filho de Luis de Abreu cc Agueda Fernandes de Figueiredo, neto paterno de Pedro Gomes de Abreu e sm D. Mécia da Cunha e bisneto paterno do bispo de Viseu (D.João Gomes de Abreu) e de D. Brites de Eça, por quem se faz a ligação a D. Pedro e D. Inês.
Na Genea aparece um Luis de Abreu casado com Águeda Fernandes de Figueiredo, com um filho Roque Fernandes de Abreu cc Isabel Nunes, que tiveram um filho António Fernandes de Abreu cc Águeda Gomes Golias.

Serão outros, ou haverá trocas de nomes?. Será que o meu Roque Fernandes de Abreu pertence mesmo a este ramo familiar?

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

"Descendência de Gaspar Dias da Costa" por BDF

#41604 | Portuguez | 13 mai 2003 22:17 | Em resposta a: #41524

Caro Conde

É minha intenção, havendo tempo, comparar as versões das cópias, e cópias actualizadas do doc., depois de confrontado com o seu original, que por sua vez será eventualmente apenas uma das cópias primitivas mais antigas antigamente existentes na Casa de Avô deste trabalho do meu 5º Avô Bernardo Duarte de Figueiredo. O ms. actualmente em Viana deve ser o de 1741, mas isso terá que ser também verificado.

Agora, actualizá-lo de então para cá, já é tarefa ciclópica de que ando a tentar convencer o meu amigo Nuno, único que vejo com capacidade para isso, trazendo-o ao interesse das famílias beirãs de aonde provém a sua (dele) varonia, sem se sentir desalentejanizado... Mas penso de qualquer maneira vir a publicar o original do ms. original de 1741, pelo seu interesse.

Cumptos.

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: (A Eduardo Osório): Roque Fernandes de Abreu

#41621 | Conde | 14 mai 2003 07:48 | Em resposta a: #41561

Cara Prima:
Não lhe sei dizer.Mas o que está nos processos de genere do Santo Ofício ou da O.de Cristo raramente está errado.Não serão segundos casamentos ou ilegitimidades que criam a confusão?Já me aconteceu.Ainda ontem...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Parece que o céu me vai cair em cima...

#41695 | Eduardo Osório | 15 mai 2003 09:36 | Em resposta a: #41561

Cara Maria José Borges:

As respostas que já teve a sua mensagem, antes de eu ter oportunidade de lhe responder, indicam claramente que este tema é interessante para muita gente! Eu estudo desde há anos algumas famílias desta região (Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Celorico) e fui produzindo títulos independentes, embora ligados entre si. Tenho a vantagem de possuir muitos elementos manuscritos do Bispo da Guarda D. José de Mendonça Arrais, que este deixou em casa de meu 4º avô Jerónimo Osório, de Nespereira, onde viveu 2 anos quando abandonou a diocese na 3ª Invasão Francesa, assim como diversas genealogias originais. Percorri além disso muitos processos de ordenações sacerdotais no AUC (mais de 1.200), assim como a maioria dos paroquiais mais antigos da região, muitas genealogias manuscritas do ANTT, etc. Recentemente tive acesso a documentos da antiga Casa das Obras de Seia, conseguindo que o meu primo Joaquim de Albuquerque Moura Relvas os depositasse no Arquivo Municipal de Seia, onde se encontram em fase de inventariação.
Todo este trabalho não é publicável em «letra de forma», porque não tenho a paciência suficiente para o tornar apresentável. São os Abranches (que o Manuel Soveral irá publicar) os Abreus de Lourosa, os Borges de Castro, os diversos Brandões, os Cunhas Castelo Branco, os Ferrões de Santiago, os Figueiredos de Loriga, os Freires de S. Gião (em que colaborei com o Nuno Canas Mendes) os Garcias de Avô, os Gouveias, os Homens, os Madeiras Arrais, os Morais de Santa Ovaia, os Mouras Castanheiras, os Quaresmas de Arganil, os Tavares de Galizes, etc.
Tal não impede de abrir tópicos aqui no Fórum, o que será a melhor maneira de colaborar. Vou assim abrir um, com o título de «Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa», que deve ser antepassado de metade dos portugueses... e logo se vê como é que isto se vai desenvolver.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#41699 | mjborges | 15 mai 2003 11:15 | Em resposta a: #41695

Caro Eduardo Osório

Obrigada por ter respondido à minha mensagem.
Aguardo ansiosamente o seu novo tópico acerca de "Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa", de quem eu e meu marido descendemos pela parte materna, pois as nossas famílias, ambas procedentes de Lourosa, são ainda aparentadas.
As dúvidas que persistem acerca deste ascendente prendem-se com já viu, com o nome da sua mulher. Será que ele casou duas vezes, ou será outro diferente do que menciona a Génea?. Seria possível responder a estas dúvidas antes, ainda de pôr "em letra de forma" o seu novo tópico?Se preferir poderá fazê-lo para o meu email (mjborges3@hotmail.com) ou para este Forum.
Quanto a futuras publicações suas, não deixe de o fazer, nem que sejam breves monografias, pois será sempre interessante pôr a público o manancial de fontes e informações de que dispõe.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Águeda Nunes de Figueiredo

#41786 | Eduardo Osório | 16 mai 2003 18:43 | Em resposta a: #41525

Caro Conde:

Porque poderá ter importância, permita-me que rectifique a ascendência de Águeda Nunes de Figueiredo, c. c. Pedro Castanheira de Moura:

1. Águeda Nunes de Figueiredo, bap. em Vila Cova do Alva a 20-11-1600, c. c. Pedro Castanheira de Moura, n. de Sinde. Ver pais de ambos no processo de habilitação de seu filho António Castanheira de Moura para Familiar do Santo Ofício, de Abril de 1658 (ANTT).

2. João Nunes Homem, bap. a 09-07-1568 em Vila Cova do Alva. Era Capitão (de ordenanças?) e sr. da casa de Lavadouros em Vila Cova, onde viveram. Referidos como «Pessoas nobres (...) principais da sua terra, viviam de suas fazendas de que eram muito ricos e não tinham ofício algum». Casou a 02-06-1585 c.

3. Ana Afonso (de Abranches?), n. em 1558 em Vila Cova do Alva, onde f. a 07-06-1643.

4. Simão Nunes de Figueiredo, n. cerca de 1540 em Vila Cova do Alva onde f. a 14-05-1597 sem testamento. NOTA: Este nome aparece como tal no processo de SO de seu neto João Álvares Brandão. Sr. da casa de Lavadouros em Vila Cova, onde viveram e eram «pessoas graves e autorizadas».

5. Branca Fernandes Homem, n. cerca de 1550 em Ázere, Tábua.

6. Aleixo Afonso (de Abranches?), n. cerca de 1510 e f. a 29-07-1589 em Vila Cova do Alva, com testamento. NOTA: Há dúvidas sobre a sua ascendência, havendo quem o ligue aos Abranches da Beira, mas não há elementos documentais. Casou em Vila Cova em 1541 c.

7. Isabel Álvares, n. cerca de 1520 em Vila Cova do Alva, onde f. a 05-10-1593.

10. João Afonso de Figueiredo, n. cerca de 1520 na Barrosa, Tábua. Refere um manuscrito: «Morador em Ázere onde jaz em túmulo armoriado». Refere outro: «Cavaleiro do hábito de Cristo, viveu em Ázere onde está enterrado como se vê da sua sepultura».

11. Catarina Anes Homem, n. cerca de 1520 em Besteiros. Referida como Srª da Torre de Vila Pouca (?) e ainda «De cujo matrimónio teve muitos filhos, e todos casaram de quem procedem a maior parte dos cavalheiros que há nesta província principalmente na comarca de Viseu, do apelido de Homens e Figueiredos».

20. Afonso Gonçalves de Figueiredo, n. cerca de 1490, Sr. da Casa de Ázere.

21. Agostinha Lourenço

Outra rectificação consiste no facto de a Maria do Amaral, c. na Bobadela a 18.03.1674 c. Luís de Abreu, ter sido herdeira, mas julgo que de um tio padre (não tenho esses elementos à mão). Era a mais velha de sete irmãos, nascidos entre 1644 e 1659. Um deles, Inácio do Amaral Lobo, c. em Oliverinha a 03.10.1683 c. Maria do Amaral de Figueiredo, com geração extinta. Outro, António do Amaral Lobo, c. em Lourosa a 03.11.1699 c. Ana de Quadros Fragoso, com larga geração nos Lobos da Bobadela e de Gramaços, Oliveira do Hospital.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Nunes de Figueiredo

#41868 | Conde | 19 mai 2003 08:27 | Em resposta a: #41786

Caríssimo Parente:
Não sei como lhe agradecer tanta e tão generosa ajuda.Tomo boa nota.Fui levado em êrro por algum escrito genealógico antigo.Quanto à avózinha Mª do Amaral tirei nota de outro engano.Ou então é a explicação que dá e daí a confusão.Onde não tenho dúvidas é no interesse que teria para todos os genealogistas e beirões a edição deste seu estudo.Seria grande pena não se divulgar devidamente.Queira fazer o favor de considerar o assunto.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: "Descendência de Gaspar Dias da Costa" por BDF

#41872 | Conde | 19 mai 2003 09:10 | Em resposta a: #41604

Caro Portuguez:
O who is who da Beira Alta resume-se aos títulos do primo Eduardo Osório.Deveria ser tudo publicado a bem da Nação.A eletrónica é volátil,útilíssima mas etéria.Os livros ficam,têm cheiro e estão sempre ao nosso lado.
O Nuno era pessoa para se meter nisto?Ele é que sabe.Eu dou tudo o que tiver sobre o assunto:texto,fotografias,notícias,tudo mesmo.
Viva a Beira (um pouco de bairrismo fica sempre bem.)
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Nunes de Figueiredo

#41874 | Eduardo Osório | 19 mai 2003 09:42 | Em resposta a: #41868

Caro Conde:

Agradeço as suas amáveis palavras. Quanto aos Abreus, talvez não tenha reparado, mas abri um tópico «Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa», onde puz o que disponho sobre as primeiras gerações desses Abreus. Não teve até agora grande eco, o que de certa forma me surpreende, pois ele é daquelas pessoas que é antepassado de quase toda a gente...

Tenho intenção de abrir mais tópicos de gente desta zona, mas não quero fazer tudo ao mesmo tempo, senão depois é a grande confusão...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#46594 | gfilipe | 31 ago 2003 04:08 | Em resposta a: #41695

Caro senhor,
Permita-me incomoda-lo. O nome de Joao de Abreu, nat (?) Bobadela cc Maria da Fonseca, mesma localidade, diz-lhe alguma coisa? Nao possuo ascendentes de qlqr um deles. Apenas descendente filha casada com Manuel Nunes Fragoso de Abranches (n. Cerdeira) cujo casamente em Bobadela, 16/01/1703. Por este assento sei que tanto Joao de Abreu como s. mlr Maria dsa Fonsace eram falecidos a esta data.
Com amizade
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#47158 | Eduardo Osório | 07 set 2003 15:07 | Em resposta a: #46594

Caro Guilherme Filipe:

Encontrei as pessoas que refere, com muita informação acerca de João de Abreu.

João de Abreu casou na Bobadela a 20-04-1682 com Maria da Fonseca. O assento de casamento refere ser filho de António Fernandes de Abreu e de Maria Pinto, sendo ela filha de Domingos da Fonseca e de Maria Correia, da Bobadela. Nada se diz sobre a naturalidade daquele.

Deste casal apenas tenho referência de duas filhas: Maria, b. a 08-10-1685, e Catarina, b. a 27-11-1688, ano em que sua mãe faleceu, possivelmente de parto desta sua filha.

Sucede que já depois de apresentado o meu texto sobre «Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa», identifiquei aqueles pais de João de Abreu como sendo ANTÓNIO FERNANDES DE ABREU, b. na Bobadela a 21-09-1608, «contratador», e sua mulher MARIA PINTO CASTELO BRANCO, b. em Loriga a 10-04-1629, «da principal gente da vila de Loriga».

O mesmo João de Abreu deverá ser n. de Loriga, pois teve, entre outros, um irmão, Padre Manuel Pinto Castelo Branco, daí natural, que fez ordens menores em 1669 e foi ordenado em 1672, de acordo com o seu processo no Arquivo da Universidade de Coimbra. Aí se refere ser seu pai António Fernandes de Abreu natural da Bobadela, e que a mãe Maria Pinto, n. de Loriga, era «irmã de António Mendes Castelo Branco, morador na Capinha e Familiar do Santo Ofício, assim como também é irmã de Águeda Mendes, mulher de André Martins, de Valezim», todos filhos de Domingos Mendes Castelo Branco e de sua mulher Catarina do Pomar.

Os pais acima referidos fazem com que João de Abreu passe a ter uma grande e conhecida ascendência, pelos lados paterno e materno. Coloco-a aqui directamente da minha base de dados, com ligeiras adaptações:

1. João de Abreu born cir 1650, Loriga, Seia, married 20-04-1682, in Bobadela, Oliveira do Hospital, Maria da Fonseca, born cir 1660, Bobadela, Oliveira do Hospital, died 1688, Bobadela, Oliveira do Hospital. Viveram na Bobadela.

2. António Fernandes de Abreu born 1608, Bobadela, Oliveira do Hospital, 21-09-1608, Bobadela, Oliveira do Hospital, married Maria Pinto Castelo-Branco, born 1629, Loriga, Seia, 10-04-1629, Loriga, Seia. NOTA: Verificar identidade; a que vai é razoável, atendendo às datas, terra e apelidos. «Contratador» (OS9616). Viveram em Loriga.

3. Maria Pinto Castelo-Branco born 1629, Loriga, Seia, 10-04-1629, Loriga, Seia. «Da principal gente da vila de Loriga» (OS9616).

4. António Fernandes de Abreu born cir 1560, Vila Pouca, Oliveira do Hospital, married 14-06-1587, in Bobadela, Oliveira do Hospital, Domingas Marques Garcia, born 1566, Bobadela, Oliveira do Hospital, 08-10-1566, Bobadela, Oliveira do Hospital, died 10-01-1630, Bobadela, Oliveira do Hospital. «Gente honrada das principais desta vila, que viviam de suas fazendas» «Sempre serviram os ofícios honrados assim na Igreja como no concelho» (OS10326). Viveram na Bobadela, onde eram «dos melhores da terra» (OS10754). «Dos mais nobres da terra» (OS9527).

5. Domingas Marques Garcia born 1566, Bobadela, Oliveira do Hospital, 08-10-1566, Bobadela, Oliveira do Hospital, died 10-01-1630, Bobadela, Oliveira do Hospital. Padrinhos: Baltasar Francisco e Ana Marques.

6. Domingos Mendes Castelo-Branco born cir 1590, Loriga, Seia?, married Catarina do Pomar e Abreu, born cir 1590, Loriga, Seia. Parece ter casado duas vezes, sendo a segunda a que vai. Poderá ter nascido em Loriga. Ouvidor e Capitão-mor de Loriga, Alvoco, Sandomil e Vila Pouca desde 1630 a 1660, Tabelião de Loriga (Chancelaria de Filipe II, 18-116v). Escrivão do Judicial de Loriga (Chancelaria de Filipe III, 18-128v). «E se achou na acção do Castelo de Elges, Praça de S. Felices, Vila Vieja, e na tomada de Coria foi dos primeiros que subiram à muralha».

7. Catarina do Pomar e Abreu born cir 1590, Loriga, Seia.

8. António Fernandes de Abreu born cir 1530, Lourosa, Oliveira do Hospital, married Isabel Nunes d Figueiredo, born 1532?, Vila Cova do Alva, Arganil, died 20-01-1582, Lourosa, Oliveira do Hospital. António died 12-12-1582, Lourosa, Oliveira do Hospital. Senhor da casa de Vila Pouca. Viveram em Vila Pouca, «dos mais nobres da terra» (OS9527). «Pessoas honradas e ricas» (OS10938). NOTA: O registo de falecimento é de Lourosa. «Fez manda, tem-na Roque Fernandes, seu filho» (RP).

9. Isabel Nunes de Figueiredo born 1532?, Vila Cova do Alva, Arganil, died 20-01-1582, Lourosa, Oliveira do Hospital. NOTA: O registo de falecimento é de Lourosa.

10. Gaspar Francisco Nunes born 1530, Bobadela, Oliveira do Hospital, married Maria Marques Mascarenhas, born cir 1530, Folhadosa, Seia, died 31-05-1613, Bobadela, Oliveira do Hospital. Gaspar died 21-06-1602, Bobadela, Oliveira do Hospital. «No ano de 1602 se lhe fez inventário de 6$000 cruzados, e acham-se nele 15 colheres, jarro, bacia, saleiro, copos e taça, tudo em prata». Referido com sua mulher como "dos principais da terra" nos processos "de genere" de seus netos Padres Gaspar Nunes e Inácio Nunes (AUC, OS). Viveram na Bobadela.

11. Maria Marques Mascarenhas born cir 1530, Folhadosa, Seia, died 31-05-1613, Bobadela, Oliveira do Hospital.

12. António Mendes Castelo-Branco born cir 1540, Covilhã?, married (1) Domingas d Gouveia, born cir 1540, Loriga, Seia, married (2) Maria Pereira Pinto, born cir 1540, Fernão Joanes, Guarda. Cavaleiro-fidalgo com 500 reis de moradia. «Serviu com grande honra e aceitação nos lugares de África com armas e cavalo à sua custa, o que principiou a fazer no 1º de Agosto de 1558 e foi armado Cavaleiro em Ceuta em Agosto de 1559 por D. Fernando de Meneses, Governador da cidade». Parece ter casado duas vezes, como segue. «Homem escudeiro [que tem] alvará de cavaleiro e [serve] de capitão naquela vila [Loriga]» (OS10763). NOTA: Em SO6828 diz-se ser natural de Amarante.

13. Maria Pereira Pinto born cir 1540, Fernão Joanes, Guarda. 2ª mulher?

14. António (o Velho) Francisco de Brito born cir 1560, Pomares, Arganil, married Catarina (Maria) Lopes de Abreu, born cir 1560, Loriga, Seia.

15. Catarina (ou Maria) Lopes de Abreu born cir 1560, Loriga, Seia. «Procedente da casa de Regalados».

16. Roque (o Pequeno) Fernandes de Abreu born cir 1490, Lourosa, Oliveira do Hospital, married Briolanja F de Sequeira Castelo-Branco, born cir 1490, S.Romão, Seia, died 24-02-1573, Lourosa, Oliveira do Hospital. Roque died 15-09-1572, Lourosa, Oliveira do Hospital. Chamado «o Pequeno, pela sua pequena estatura». FG diz ter casado com Isabel Nunes e dá-lhe outra descendência, mas segue-se BG2. «E seu tio, João Gomes da Cunha, filho de Pedro Gomes de Abreu, teve em Lourosa uma capela da Coroa, cuja provisão vi na Torre do Tombo» (MR53). Viveram em Lourosa.

17. Briolanja Fernandes de Sequeira Castelo-Branco born cir 1490, S.Romão, Seia, died 24-02-1573, Lourosa, Oliveira do Hospital. Nome completo: Briolanja Fernandes de Sequeira Castelo Branco. Aparece como Briolanja Fernandes, e não Ferrão, em registos de casamento de filhas.

20. Francisco Gonçalves born cir 1500, married Catarina Nunes, born cir 1500, Bobadela, Oliveira do Hospital. Francisco died 23-04-1566, Bobadela, Oliveira do Hospital. Faleceu sem testamento. Viveram na Bobadela.

21. Catarina Nunes born cir 1500, Bobadela, Oliveira do Hospital.

22. Marcos (2º) Garcia Mascarenhas born cir 1500, Valezim, Seia, married Beatriz Marques, born cir 1510, Folhadosa, Seia. Viveram em Folhadosa.

23. Beatriz Marques born cir 1510, Folhadosa, Seia. «Senhora nobre e rica» (AV99). «Filha herdeira de Marcos Pires Pimentel». Srª da Casa de Folhadosa. «Teve dois filhos e cinco filhas» (AV99).

24. Sebastião Mendes Castelo-Branco born cir 1500, Covilhã, married Isabel Pires Teixeira, born cir 1510. «Viveu também na Covilhã em tempo dos Reis D. Manuel e D. João 3º que o honraram com alguns empregos».

25. Isabel Pires Teixeira born cir 1510. Filha de Pedro Teixeira.

26. Domingos Pereira Pinto born cir 1510, Fernão Joanes, Guarda?, married Catarina Dias, born cir 1510, Fernão Joanes, Guarda?. «Que vivia em Fernão Joanes, termo da Guarda, homem fidalgo descendente dos Senhores de Bertiande».

27. Catarina Dias born cir 1510, Fernão Joanes, Guarda?.

32. Luís de Abreu born cir 1460, married Águeda Fernandes de Figueiredo, born cir 1460.

33. Águeda Fernandes de Figueiredo born cir 1460.

34. João de Sequeira Castelo-Branco born cir 1460, S.Romão, Seia, married Teresa da Costa, born cir 1460, S.Romão, Seia?. Viveram em São Romão. É referido ser filho de João Vaz de Castelo Branco e de Branca Afonso do Amaral, filha esta de Fernão Vaz do Amaral.

35. Teresa da Costa born cir 1460, S.Romão, Seia?. Filha de Francisco da Costa.

44. Marcos (1º) Garcia Mascarenhas born cir 1470, married N, born cir 1470, Valezim, Seia. «Fidalgo vindo de Espanha, que os genealogistas dizem pertencer à primeira nobreza da nação vizinha» (AV99). Viveu em Valezim.

45. N born cir 1470, Valezim, Seia. Filha de Martim Anes, «pessoa principal da terra» (AV99).

48. Miguel Mendes Castelo-Branco born cir 1470, Covilhã, married Bárbara Mendes Castelo-Branco, born cir 1470, Covilhã?. «Que depois de viúvo se fez clérigo e foi Prior e Arcipreste de Monsanto».

49. Bárbara Mendes Castelo-Branco born cir 1470, Covilhã?. Viveram na Covilhã. Parente de seu marido, filha de António Mendes.

96. Mem Rodrigues de Castelo-Branco born cir 1440, Arcozelo (?), married Joana d Castelo-Branco, born cir 1440, Covilhã. «Foi FCR e se tratou como parente dentro do 4º grau com o conde de Vila Nova D. Martinho de Castelo Branco». «Que uma carta de armas diz ser 4º neto de Vasco Pais de Castelo Branco, 1º deste apelido».

97. Joana de Castelo-Branco born cir 1440, Covilhã. Parente de seu marido.

192. Lopo Rodrigues de Abreu born cir 1400, married Beatriz Alão d Castelo-Branco, born cir 1410, Trancoso?. Sr. de Arcozelo e fidalgo da Casa do Infante D. Fernando, pai do Rei D. Manuel.

193. Beatriz Alão de Castelo-Branco born cir 1410, Trancoso?.

194. Vasco Rodrigues de Castelo-Branco born cir 1400, Covilhã, married Leonor Francisca, born cir 1410, Covilhã.

195. Leonor Francisca born cir 1410, Covilhã.

386. Vasco Pais born cir 1380, Trancoso?, married Isabel Vaz d Castelo-Branco, born cir 1380, Trancoso?. Alcaide-mor de Trancoso.

387. Isabel Vaz de Castelo-Branco born cir 1380, Trancoso?

Resta-me acrecentar que teria o maior interesse em saber a descendência do seu Manuel Nunes Fragoso de Abranches, caso queira fazer o favor de a indicar.

Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#74675 | gfilipe | 09 out 2004 00:21 | Em resposta a: #47158

Caro senhor,
Grato pelo seu enorme e precioso contributo. Terei todo o gosto em lhe fornecer os elementos que possuo do casamento de Maria da Fonseca com Manuel Nunes Fragoso de Abranches, caso ainda vá a tempo. Computador não é gente e quando se fina é complicado. Também o meu tempo disponível neste ano que passou não foi muito. Caso queira contactar-me pelo 969658250, terei muito gosto em lhe fazer chegar o material às mãos.
Um abraço de amizade
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#74947 | Eduardo Osório | 13 out 2004 21:47 | Em resposta a: #74675

Caro Guilherme Filipe:

Agradeço o seu contacto, que tentei estabelecer mas ninguém atende... o meu é o 238 677 325, e já agora a direcção:

Quinta do Porto da Lebre
3400-597 Santa Ovaia

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#74965 | gfilipe | 14 out 2004 01:55 | Em resposta a: #74947

Caro Eduardo Osório
Tinha realmente no telemóvel o seu número. Tive um dia atribulado, por isso não estive contactável. Tentarei ligar-lhe o mais depressa possível. Surgiu uma confusão que estou a tentar resolver pela consulta dos microfilmes da Cerdeira. Trata-se do António Nunes Fragoso (aka António Nunes) casado com Antónia de Abrantes, cujo irmão era o padre Mateus de Abrantes (segundo baptizado de um sobrinho feito por ele e que o afirma). Por outro lado Existem 3 registos de casamento com António Nunes Fragoso: 1º em 10-10-1630 cc Antónia de Abrantes (sem filiação nomeada); 2º em 13-09-1656 cc Maria Nunes (dispensados em 3º grau de afinidade) nomeam-se respectivos pais (ele: Miguel Nunes e Leonor Fragosa, já defuntos; ela: Manuel Nunes Homem e Joana Francisca, todos da Cerdeira); 3º em 11-06-1666 cc Águeda Fernandes. Do 1º registo 13 filhos, do 2º não sei, e do 3º para já 7. Existe óbito do senhor em 25-10-1702.

Resposta

Link directo:

Nunes Fragoso, da Cerdeira

#75071 | Eduardo Osório | 15 out 2004 18:13 | Em resposta a: #74965

Caro Guilherme Filipe:

Há pelo menos 3 António Nunes Fragoso (dois são pai e filho, e o outro provavelmente parente), que vão abaixo. Tenho algumas diferenças de datas relativamente à sua mensagem, mas se vai ver os paroquiais da Cerdeira poderá talvez conferi-las.

1 – ANTÓNIO NUNES FRAGOSO (de que não sei mais nada), n. cerca de 1600, casou na Cerdeira a 15-06-1630 com ANTÓNIA DE ABRANCHES, aí b. a 20-06-1615 (irmã de um Padre Mateus de Abranches e outros), filha de Aleixo de Abranches e de sua mulher Maria Gaspar (dos Abranches de Vila Cova). Viveram na Cerdeira, e tiveram 15 filhos:

_____ 2 – Maria, b. a 26-03-1632
_____ 2 – Leonor, b. a 13-07-1633
_____ 2 – Manuel, b. a 18-12-1634
_____ 2 – António Nunes Fragoso, que segue.
_____ 2 – Maria, b. a 25-12-1638
_____ 2 – Filipe, b. a 07-05-1640
_____ 2 – Matias, b. a 03-03-1642
_____ 2 – Leonor, b. a 14-01-1644
_____ 2 – Domingos, b. a 13-08-1646
_____ 2 – Afonso, b. a 31-12-1648
_____ 2 – Ana, b. a 26-07-1651
_____ 2 – Faltam 4 filhos (não tive tempo na altura)

2 – ANTÓNIO NUNES FRAGOSO, b. a 21-09-1636, casou na Cerdeira a 06-11-1666 com ÁGUEDA FERNANDES, daí natural. Viveram na Cerdeira, e tiveram:

3 – MANUEL FRAGOSO DE ABRANCHES, também chamado Manuel Nunes Fragoso, casou na Bobadela a 16-01-1703 com MARIA DA FONSECA DE ABREU, aí b. a 08-10-1685, filha de João de Abreu e de sua 1ª mulher Maria da Fonseca (dos Abreus de Lourosa), com geração na Cerdeira.

.....................

1 – LEONOR FRAGOSO, n. cerca de 1600 (que pode ser irmã de António Fragoso, no início), casou com Domingos Nunes. Viveram na Cerdeira, e tiveram:

2 – ANTÓNIO NUNES FRAGOSO, casou na Cerdeira a 13-09-1656 com sua prima – dispensados em 3º grau – MARIA NUNES DE FIGUEIREDO, n. em Janeiro de 1624, filha de Manuel Nunes Homem e de sua mulher Joana Francisca Lopes (dos Homens, de Ázere). Tiveram pelo menos:

3 – Domingas Nunes de Figueiredo, b. a 10-08-1660, casou com António Manuel, n. do Fajão, filho de Matias João, n. do Porto da Balsa, e de sua mulher Catarina Antunes, n. do Ceiroco da mesma freguesia. Com geração.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Família Pina de Loriga

#75276 | ffarrajota | 18 out 2004 21:04 | Em resposta a: #75071

Caro Senhor Osório,
Neste fórum, já diversas vezes, vi referenciarem o senhor, como tendo bastante informação sobre a família Pina, de Loriga.
Como descendente desta família, pelo ramo de S.Romão, já fiz a pesquisa até à Margarida Pina cc. António Pedroso, gostaria de poder trocar dados com o senhor caso esteja interessado.
Gostaria de saber se também descende desta família? Tenho bastantes descendentes assim como antepassados.
Tenho os meus antepassados em quase todas as freguesias de Seia, algumas de Gouveia,Guarda,Vizeu,Coimbra,Oliveira do Hospital etc.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Gomes de Abreu

#75286 | AQF | 18 out 2004 23:44 | Em resposta a: #41454

Caros Confrades,

Havendo aqui diversos especialistas dos Gomes de Abreu solicito o vosso apoio na tentativa de encontrar uma eventual ligação da minha avoenga Isabel Gomes de Abreu aos referidos Gomes de Abreu, conforme o tópico que abri no Genea http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=75165 .

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Loriga

#75340 | Eduardo Osório | 19 out 2004 14:40 | Em resposta a: #75276

Cara Fernanda Farrajota:

Agradeço a sua mensagem. De facto, dos Pinas de Loriga, tenho pouca coisa, apenas ligações a outras famílias como os MENDES ou os FIGUEIREDOS, também de Loriga.

Nesta fase, estou a preparar um estudo que vai abranger aquelas duas famílias e outras, da região de Seia e Oliveira do Hospital, que tenham tido alguma relevância social, mas só até ao FINAL DO SEC. XVIII. Não me posso dispersar, senão ...

É natural que tenha elementos que me possam interessar, visto ter ascendentes nestes concelhos. Se for assim, estou disponível e tenho o maior gosto em trocar o maior número possível de informações.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#82268 | E. Osório | 20 jan 2005 15:58 | Em resposta a: #74965

Caro Guilherme Filipe:

Tenho nos meus apontamentos sobre Fragosos e Abreus uma nota que puz em tempos com o seu nome, como sabendo eventualmente mais coisas. Já não consigo dar com o fio do discurso, mas as pessoas são as seguintes:

MANUEL DE ABRANCHES RIBEIRO, casou na Cerdeira a 03-09-1741 com MARIA DA FONSECA, daí natural – já viúva de filha de Manuel da Silva – filha de Manuel Fragoso de Abranches e de sua mulher Maria da Fonseca de Abreu.

Suponho que tenha reparado no meu pedido de elementos para a publicação que estou a preparar, no tópico "Raízes da Beira". Quaisquer ramos de que disponha no contexto que aí refiro, seriam bem vindos...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: "Descendência de Gaspar Dias da Costa" por BDF

#107987 | jliberato | 26 dez 2005 00:11 | Em resposta a: #41604

Caro Portuguez,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#324724 | ggomes | 05 mar 2013 14:59 | Em resposta a: #47158

Caro Eduardo Osorio,

Esto a procura d'um ramo familiare que nao consigo a "apagnar", que sao de Gavinhos de cima.

minha procura para se em Sao Paio com casamento de Jose Antonio de Brito (com Roza Clara Cortes da Fonseca (de Penalva d'Alva))
de pai : Manuel Henriques, neto paterno Antonio Henriques e Maria Da Costa (ambos de Sao Paio),
de mae : Rosa Maria De S. Jose "de Brito", neto materno de Francisco Luiz de Figueiredo (de Aguiar da Beira) e Tereza da Fonseca de Brito.

Rosa Maria De S. Jose de Brito teve o Jose Antonio em 1794 e era solteira ..... casou com MAnuel Henriques (su marido) em 1805.
No registo de baptimo de Jose Antonio de Brito esta escrito que e de avos inconitos.

Agora esto a procura do registo de baptismo de Roza Maria de S. Jose "de Brito", mas nao consigo encontrar.
fiz os registos de baptismo de 1754 ate 1779 e nao encontrei o registo .... nao encontrei tambem traças de Francisco Luiz de Figueiredo nae de Tereza Da Fonseca de Brito ....

Se voce tiver alguma informaçao o se poderia ter explicaçao .....
e possivel que esta Roza Maria de S. Jose seria sem pai e mae ... e que escolheo un pai e uma mae para casamento ?

no topica "FigueiredoTenreiro, de Carapito (Aguiar da Beira)" o senhor Óscar Caeiro Pinto fala de um Francisco Luiz de Figueiredo em Aguiar da Beira ... mas sera o mesmo ....

Melhores Cumprimentos.

Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Parece que o céu me vai cair em cima...

#324725 | ggomes | 05 mar 2013 15:08 | Em resposta a: #324724

para precisar minha pesquisa, e em Bobadela que procurei o registo de baptismo de Rosa Maria de S. Jose (ella e natural de Gavinhos de Cima)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen