Diogo Guerreiro Camacho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

Diogo Guerreiro Camacho

#41749 | V.Q.F. | 16 mai 2003 00:29

Caros Genealogistas,

No livro "Os Lucenas", Tomo II, pág. 514, vem que Diogo Guerreiro Camacho, casado com sua prima D. Mónica Guerreiro Camacho, era filho de Manuel Guerreiro de Aboim e de sua mulher D. Maria Guerreiro de Aboim.

Aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114447 vem que sua mãe chama-se Bárbara de Brito.

Alguém saberá qual das duas versões está correcta?
Agradeço,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guerreiro Camacho

#41753 | LSV | 16 mai 2003 05:06 | Em resposta a: #41749

Posso assegurar-lhe que de facto ele era filho de Manuel Guerreiro de Aboim, que nasceu cerca de 1595 e foi morador na sua quinta de Guerreiros ou herdade e Monte dos Bicudos ou ainda Monte Gordo na freguesia de S. Sebastião de Gomes Aires, Almodôvar (referindo as genealogias que foi morador na sua quinta de Guerreiros na freguesia de S. Sebastião de Gomes Aires e justificou a sua nobreza a 7.9.1621) e de sua 1ª mulher e parente Maria Guerreiro de Aboim (nascida no Monte do Castelo Ventoso de Baixo em Almodôvar , filha de Álvaro Guerreiro Camacho e de sua mulher Isabel Esteves Guerreiro). Bárbara de Brito Aboim (nascida na quinta da Ravelada na mesma vila e baptizada a 31.8.1605, irmã de entre outros de Constança Afonso de Brito casada com Rodrigo de Medeiros Mestre "o velho", e ambas filhas do licenciado Afonso Gomes de Brito [ou de Aboim], bacharel licenciado (matriculado a 14.10.1602 na faculdade de cânones da universidade de Coimbra) que depois de viúvo foi prior de Alvalade e sacerdote da ordem de Santiago com um benefício em Almodôvar e de sua mulher Bárbara Pires) foi a segunda mulher de Diogo Guerreiro Camacho.
Como lhe disse, isso posso assegurar-lhe desde já.
De qualquer modo para o fim do Verão espero conseguir trazer a lume o primeiro trabalho SÉRIO sobre a genealogia dos Guerreiro em Portugal, para o que conto com a colaboração de todos os interessados. Quero dizer com isto que se for descendente desta gente (e tiver outros dados sobre o assunto) serão benvindos.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guerreiro Camacho

#41772 | luis262 | 16 mai 2003 14:51 | Em resposta a: #41753

Caro Luís Soveral Varella:

Tenho ascendentes Guerreiros, mas pouco sei sobre esse ramo.Um tetravô meu, José da Costa de Aguilar,n. em Moura por volta de 1770, casou com Margarida da Conçeição Guerreiro Valente, n. de Moura,Santo Amador ,filha de Bento Valente e Benta Leonarda Guerreiro, ambos naturais de Serpa, cujas datas de nascimento desconheço. Fui há temos á torre ,com a ideia de consultar assentos de Serpa, pois o meu 5º avô Aguilar, ele também José da Costa de Aguilar n. em Serpa mas informaram-me que teria de me dirigir ao Arquivo de Beja ,pois na torre não existem assentos dessa época. Não pude pois também saber mais nada sobre esses Guerreiros, que não faço ideia se terão qualquer relação com os que refere, para além da proximidade geográfica.
Espero, dentro de algum tempo poder ir a Beja, e, se conseguir mais informações, estarão à sua disposição.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guerreiro Camacho

#41790 | V.Q.F. | 16 mai 2003 22:12 | Em resposta a: #41753

Caro Luís Soveral Varella,

Caso encontre mais dados colocarei aqui, entretanto ficarei a aguardar a publicação do seu trabalho que será do meu interesse.

Cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guerreiro Camacho

#60239 | V.Q.F. | 11 mar 2004 23:39 | Em resposta a: #41753

Caro Luís Soveral Varella,

Na sua mensagem diz que Manuel Guerreiro de Aboim foi casado a 1ª vez com sua prima, Maria Guerreiro de Aboim.
Eu também retirei essa informação do processo de habilitação para o Santo Ofício de André Guerreiro Camacho, onde é dito que é neto paterno de Manuel Guerreiro, e de Maria Guerreiro, sua 1ª mulher.
Porém já li numa publicação recente, que Manuel Guerreiro foi casado 4 vezes, e que do assento do seu 1º casamento com Verónica Rodrigues, foi retirado o nome dos seus pais, Diogo Fernandes Guerreiro, e Bárbara Luís.
No códice nº 8573, da Biblioteca Nacional, os pais de Manuel Guerreiro de Aboim, são: Diogo Fernandes Guerreiro, e Verónica Vaz (este último nome está escrito por cima de Maria Guerreiro Camacho, que está rasurado).
Sabe quem são os pais de Manuel Guerreiro de Aboim? E já agora, como se faz o parentesco com sua mulher, Maria Guerreiro de Aboim?
Por outro lado Mónica Guerreiro Camacho era filha de Álvaro Guerreiro Camacho e de Maria Felipa da Silva. Sabe se este Álvaro Guerreiro Camacho é o mesmo pai de Maria Guerreiro de Aboim?
Desculpe todas estas perguntas, mas não sei mais onde procurar...
Com os melhores cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guerreiro Camacho

#60314 | V.Q.F. | 12 mar 2004 18:27 | Em resposta a: #60239

(correcção)

Onde se lê: "Mónica Guerreiro Camacho era filha de Álvaro Guerreiro Camacho e de Maria Felipa da Silva."
Deve ler-se: Mónica Guerreiro Camacho era filha de André Guerreiro Camacho e de Maria Felipa da Silva, e neta paterna de Álvaro Guerreiro Camacho, e de Mécia Roiz de Brito.

Agredeço informações.
Cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 13:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen