Virgilio Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Virgilio Amaral

#41759 | basilius | 16 mai 2003 10:21

Gostaria de saber quem foi o poeta Virgilio Amaral, dos Arcos de Valdevez.

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#185366 | cassandra | 19 fev 2008 12:43 | Em resposta a: #41759

Exmo. Sr.
Não sei se valerá muito a pena responder-lhe, dado que já passou bastante tempo desde que "postou" este tópico. Tenho no entanto informações relativamente a esta pessoa, Vergílio (escreve-se com "e", não é gralha) Amaral.
Melhores cumprimentos,
Cassandra Lima

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#185442 | basilius | 19 fev 2008 22:36 | Em resposta a: #185366

Exmª Cassandra Lima

Realmente já passou algum tempo desde que "postei" o tópico sobre Vergílio Amaral, mas continuo interessada em obter informações acerca do referido poeta arcuense.


Com os melhores cumprimentos pessoais,

Basilius

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#185605 | cassandra | 21 fev 2008 17:34 | Em resposta a: #185442

Caro Basilius,
Desculpe só lhe estar a responder agora. Confesso-lhe que de momento não estou em Portugal, pelo que não lhe posso dar nenhuma informação certa acerca do Vergílio Amaral (tenho medo de lhe dar alguma informação errada se me puser a escrever "de cor"). O que lhe posso adiantar agora é que o referido senhor não deixou descendência, mas que a família Amaral, que ainda hoje mora nos Arcos de Valdevez é descendente dos seus irmãos (não sei ao certo quantos teve) Um dos irmãos (de seu nome Abeilard) era cunhado da minha avó (casado como uma das suas irmãs) pelo que a maior parte da minha família dos Arcos é portanto sobrinha do poeta.
Assim que voltar tentarei dar-lhe informações mais completas.
Muitos cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#185716 | basilius | 22 fev 2008 11:59 | Em resposta a: #185605

Cara Cassandra

Fico grata pela atenção que me tem dispensado e fico à espera de mais notícias. É que estou, realmente, curiosa por saber mais acerca de Vergílio Amaral e sua família, pois apenas sei que são dos Arcos de Valdevez.

Muitos cumprimentos,

Basilius

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#344108 | JMAAOS | 21 mar 2014 01:12 | Em resposta a: #185605

Cara Cassandra,

Vergílio Amaral é meu tio avê. Sou um dos netos de um de seus irmãos, Emílio Amaral.
Ainda guardo Amaral no nome. Comecei a interessar-me por investigar raízes familiares e tropecei aqui. Nesse sentido fico ao seu dispor.

João Oliveira Santos
joaoliveirasantos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#344109 | JMAAOS | 21 mar 2014 01:25 | Em resposta a: #185716

Cara Basilius,

Tenho alguns livros de poemas e gravuras do meu tio avô Vergílio Amaral. Sei que além de poeta foi também jornalista e pintor. Desenha a carvão e ilustra os próprios livros de poesia utilizando uma técnica próxima do carimbo, que esculpia em madeira.
Tenho muita pena de o não ter conhecido.
João Oliveira Santos
joaoliveirasantos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Virgilio Amaral

#344181 | zeved | 22 mar 2014 12:13 | Em resposta a: #185442

Cara Confreira,

Virgilio de Sousa Amaral, nasceu em Arcos de Valdevez no dia 26 de Abril de 1894 e faleceu a 19 de Fevereiro de 1952.
Ao longo da sua vida foi pintor, desenhista e poeta. Cursou na Escola Superior das Belas Artes e o Curso de Ciencias Pedagogicas.
Publicou obras como "Do Meu Cantar" em 1927; "Ao Som do Cavaquinho" em 1928; "Esturdia de Ritmos", "Fiando a Minha Roca" em 1933; e "Bagos de Luz" em 1947.
Em 15 de Novembro de 1935 tomou posse do cargo de professor na Escola Comercial em Braga e colaborou em diversos jornais, assim como na Revista Serrana e no Almanaque Arcoense.
Com extraordinaria sensibilidade para o desenho, deixou obras-primas no campo da pintura.
Espero ter ajudado.
Melhores cumprimentos,

Hernani Sottomayor Araujo

Resposta

Link directo:

Virgilio Amaral

#381940 | fabiano.10 | 15 jun 2017 04:53 | Em resposta a: #185605

Olá, sou bisneto do Sr. Manoel de Souza Amaral irmão do Sr. Vergilio Amaral, gostaria de saber se ainda tem familia Amaral em Arcos de Valdevez

grato!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen