Dificuldades em Filiação

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Dificuldades em Filiação

#41990 | neena | 20 mai 2003 14:21

Caros Amigos,

Tendo finalmente decidido andar para a frente com a genealogia da minha familia e sendo principiante nestas coisas, deparei-me com a seguinte dificuldade:

Pedindo a certidão de nascimento de meu pai, obtive os nomes da minha avó e bisavó. Acontece que após pedir a certidão de nascimento desta (avó) apenas fiquei com os dados (que já tinha) da minha bisavó e ainda por cima incompletos. Da minha bisavó, apenas fiquei com o nome (SEBASTIANA MARIA CORREIA, que já tinha) e idade que à data de 01-Maio-1924 era de 34 anos. Não ficando sequer o local de nascimento nem a sua filiação. Como poderei obter esses dados?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42029 | lili31 | 20 mai 2003 19:09 | Em resposta a: #41990

Cara Cláudia Correia,
Tente arranjar uma certidão de casamento de seus pais, pode ser que encontre mais dados.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42033 | neena | 20 mai 2003 19:43 | Em resposta a: #42029

Liliana,
Agradeço-lhe a ideia mas também não constam mais dados na mesma!
Obrigado.
M. Cumprimentos,
Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42036 | lili31 | 20 mai 2003 20:01 | Em resposta a: #42033

Cáudia,
Então a coisa é bem mais complicada.
Eu também comecei à muito pouco tempo a fazer a árvore genealógica da minha família.
Ainda não me aconteceu nada parecido mas nunca se sabe.
Espero que os nossos colegas aqui do fórum te possam ajudar,boa sorte.
Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42037 | lili31 | 20 mai 2003 20:04 | Em resposta a: #42036

Desculpa, é Cláudia e não Cáudia.
É a pressa, dá nisso.
Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42038 | manuelr | 20 mai 2003 20:05 | Em resposta a: #41990

Cara Cláudia Correia

Tente ver em todos os casamentos dos filhos e nascimentos dos netos.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42039 | neena | 20 mai 2003 20:07 | Em resposta a: #42037

Pois é Liliana... e eu ainda agora comecei... enfim... esperemos que algum dos nossos colegas aqui do fórum possa dar alguma deixa a uma principiante... :-)
Obrigada na mesma.
Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42040 | neena | 20 mai 2003 20:09 | Em resposta a: #42038

Caro Manuel,
Como poderei obter essa informação? Peço-lhe desculpa pela minha ignorância mas ainda agora comecei...
Cumprimentos,
Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42041 | manuelr | 20 mai 2003 20:15 | Em resposta a: #42040

Cara Cáudia

O melhor é pedir os registos e consultá-los todos, folha a folha, livro a livro. Por vezes, quando são padrinhos de batismo, tb vem a naturalidade. Só que a dificuldade que terá, será precisamente a da consulta, dado que os livros dos anos que lhe interessam, devem estar no Registo Civil. A não ser que na Paróquia encontre qq coisa, caso sejam batizados.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42042 | neena | 20 mai 2003 20:23 | Em resposta a: #42041

Penso que sim, o meio era uma pequena Aldeia (S. Teotónio, Conc. de Odemira). Vamos lá ver se a paróquia terá alguma coisa guardada. Acha que, pelo telefone, eles me dirão se possuem esses livros? Seria mais fácil saber com o que contar antes de me ter que deslocar ao B.xo Alentejo...
Obrigado Manuel.
Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42043 | manuelr | 20 mai 2003 20:31 | Em resposta a: #42042

Cara Cláudia

Penso que o melhor é perguntar primeiro. Não me parece que se estiverem lá os registos, lhe ponham qq dificuldade em os consultar. Tem é que dar com um dia em que o Padre lá esteja!

Cumprimentos
MSR

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42044 | neena | 20 mai 2003 20:35 | Em resposta a: #42043

Obrigadissima Manuel,
Vou tentar arranjar o telefone de lá pela J. Freguesia pois, não sei porquê, o telefone da paróquia não consta do 118.net!
Obrigada mais uma vez.
Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42067 | texmel | 21 mai 2003 03:18 | Em resposta a: #41990

Cara Claudia
Não perca tempo nas Conservatórias aí so lhe complicam a vida e derretem dinheiro.Vá à paróquia e peça ao paroco os livros de que necessitar.Acabo de fazer assim e resolvi o meu problema ;passei todas as tardes de Agosto e as até 15 de Setembro na sacristia da Igeja paroquial,onde colhi duzias de informações, de que necessitava,e resolvi o meu problema.No fim fiz uma oferta para as obras da paróquia,que o pároco muito me agradeceu.
A porta ficou aberta para sempre!!
Cumprimento e desejos de boa sorte
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42078 | JCC | 21 mai 2003 09:58 | Em resposta a: #41990

Cara Cláudia

Bem vinda ao mundo da Genealogia. E, infelizmente, bem vinda ao mundo real.

Esta situação, que descreve, é relativamente frequente, só que apenas costuma surgir em datas bem mais antigas. É, aliás, este um dos interesses desta nossa actvidade: o trabalho de investigação, algumas vezes mesmo de "detective". Por isso não desista.

Posto isto vamos ver se consigo dar-lhe mais algumas ajudas, para além das que já lhe transmitiram.

Pelas datas que indicou a sua bisavó deverá ter nascido por volta de 1890. Deste modo os assentos de baptismo dela já estarão nos Arquivos Distritais. Já agora, se eventualmete não o souiber já, a regra é a seguinte: durante 100 anos os registos estão nas conservatórias, findo este período mudam para os AD. Claro que estou a falar dos livros do registo civil. Quanto aos registos paroquiais a situação apresenta algumas diferenças: até 1910 estes registos "substituem" os do registo civil pelo que têm o mesmo tratamento. Após aquela data, trata-se de registos privados, e têm o tratamento que a Igreja define.

Assim, no seu caso, na paróquia de nascimento da sua avó poderá encontrar, caso ela tenha nascido após 1910, o assento de baptismo e, neste, poderá encontrar mais elementos que os do registo civil. Se ela casou nesta paróquia também aí estará o assento de casamento. O processo de casamento também estará algures (na cúria episcopal?)

No caso desta via não resultar pode sempre recorrer a outro tipo de informação: a sua avó teve irmãos? Ainda são vivos? Os seus descendentes têm alguma informação? Todas estas pistas poderão (deverão?) ser exploradas.

Outro documento que por vezes é útil é a certidão de óbito. Tente localizar a da sua bisavó onde poderão estar mais elementos. No meu caso ( e com muitas gerações já investigadas) apenas me sucedeu uma vez: uma certidão de nascimento dava como lugar de nascimento Albergaria a Velha mas lá não se encontrou o assento respectivo. Após um ano (claro que não de forma contínua) de tentativas frustadas, em paróquias limítrofes, etc., etc., foi através de um familiar que tinha a tal certidão de óbito que acabei por descobrir que, afinal, a naturalidade era do Porto...

Finalmente, se tudo isto falhar, podem existir contratos de compra e venda, escrituras de partilhas, testamentos (neste não costuma haver a naturalidade), etc., etc. E, claro, não descure as perguntas aos familiares, sobretudo aos mais velhos.

Boa sorte e não hesite em perguntar o que precisar.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42109 | neena | 21 mai 2003 14:19 | Em resposta a: #42078

Caro João,

Agradeço-lhe imenso a sua ajuda. De facto, na conservatória de Odemira não há mais dados para além daqueles que foram colocados na certidão de nascimento da minha avó. Após a recepção desta liguei para lá e falei com a Sra. conservadora, que admirávelmente, foi bastante prestativa. Bastou dar-lhe o nº de assento de nascimento e a data que ela foi ver na hora! A justificação que ela me deu para o facto de nos dados referentes à mãe de minha avó (minha bisavó) só constar o nome e idade, nem freguesia de nascimento, nem filiação materna e paterna, foi que nessa altura (1924 e até alguns anos mais tarde) para além de haver o pagamento de multas no caso dos registos de nascimento não serem feitos num prazo X e que poder-se-ia ter dado o caso de não terem sido os meus avós a fazer o registo. Daí a falta de nomes e lugares!

De facto, tenho conhecimento de que ela tinha mais um(a) irmã(o), mas são informações muito vagas dado a minha avó ter morrido muito nova (com 29 anos!) e não haverem (infelizmente)contactos com a minha familia paterna.

Vou tentar obter o numero de telefone da paróquia de S. Teotónio com vista à possivel consulta de assentos de baptismo...

Vamos lá ver se tenho sorte!

Obrigada mais uma vez pela sua disponibilidade.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42110 | neena | 21 mai 2003 14:22 | Em resposta a: #42067

Caro José Melo,

De facto é o que vou ter que fazer! Apesar da disponibilidade de ir ao B.xo Alentejo não ser das melhores.

Obrigado.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42111 | amrr | 21 mai 2003 14:45 | Em resposta a: #42109

Cara Cláudia

Se percebi bem tem, até ao momento, o registo de nascimento de seu pai, o registo de casamento de seus pais e o registo de nascimento de sua avó paterna.

No registo de nascimento de sua avó paterna não há referência à freguesia onde os seus avós casaram? Em caso afirmativo, deve pedir o registo de casamento desses avós. Em caso negativo deve começar por ver se esse casamento se deu na mesma freguesia em que nasceu a sua avó.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42112 | amrr | 21 mai 2003 14:50 | Em resposta a: #42111

Cláudia

Na mensagem anterior onde me refiro à "freguesia onde os seus avós casaram" é óbvio que qeria dizer: onde os seus bisavós casaram.

Peço desculpa pelo engano.

Arlindo

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldades em Filiação

#42118 | neena | 21 mai 2003 16:11 | Em resposta a: #42112

Caro Arlindo,

A minha avó à altura que nasceu o meu pai ainda não estava casada. Casou uns anos mais tarde (poucos) antes de morrer precocemente aos 29 anos. No caso da minha bisavó também não faz qualquer referencia a se é solteira ou casada, freguesia de nascimento, filiação, etc!!! Isto, aliado ao facto de após o divórcio dos meus pais, há 15 anos atrás, ter perdido contacto com os meus primos ainda espalhados por Odemira e Algarve, acaba por dificultar ainda mais as minhas buscas... É preciso é não desesperar.

Dado a minha pouca disponibilidade de me deslocar àquela região poderia ser que me pusessem ajudar... De qualquer maneira já consegui o numero e liguei diversas para a paróquia da Aldeia onde sei que nasceram meu pai e minha avó mas, não há meio de alguém me atender o telefone! Vou tentando. Tornar-se-á muito mais fácil saber se dispoem dos assentos de baptismo antes de me deslocar lá.

Obrigado.

Cumprimentos,

Cláudia Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen