arquivo de embarque no porto de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

arquivo de embarque no porto de Lisboa

#41999 | jmo | 20 mai 2003 15:15

- Gostaria de saber por gentileza se existe um arquivo no porto de Lisboa, que contém informações sobre o embarque de portugueses ao Brasil? Se tiver qual o período de abrangência deste arquivo? Está microfilmado?

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42090 | António Forjó | 21 mai 2003 12:00 | Em resposta a: #41999

Caro Colega

O Arquivo Central de Marinha, da Armada Portuguesa, tem algumas listas de passageiros embarcados para o Brasil e Indía em vários portos portugueses mas que não são a totalidade.
Sei que não está microfilmado; como tenho que lá ir brevemente diga-me o que pretende e tentarei encontrar.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42102 | Samuel de Castro | 21 mai 2003 13:12 | Em resposta a: #42090

Estimado Antônio Forjó,

Desculpem a intromissão, mas aproveitando sua ida no ACM, peço a gentileza de verificar se nas listagens consta a vinda de Portugal para o Brasil (Bahia), por volta de 1765, de meu pentavô Sargento Mor Joaquim Pereira de Castro. Caso positivo, peço o favor de colher todos os dados que ali constar. Essa informação é de suma importância para mim, pois necessito saber sua localidade de origem para poder localizar seu batismo. Agradeço sua disponibilidade. Muitíssimo obrigado. Um abraço.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42168 | António Forjó | 22 mai 2003 11:33 | Em resposta a: #42102

Caro Samuel

Conto ir ao Arquivo Central de Marinha durante a próxima semana e tentarei ver aquilo que me pede. No entanto, de outras pesquisas do mesmo tipo já feitas, sei que não há outra nformação referente aos passageiros embarcados para além do nome.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42184 | Luiz Alberto | 22 mai 2003 13:12 | Em resposta a: #42168

Prezado Confrade:

Ficarei muito grato se puder fazer o grande favor de verificar também o nome:

Antonio Jose de Araujo Bacellar, originário (segundo informações de família)do Minho.
Veio para o Brasil (inicialmente Bahia e depois seguiu para o Maranhão e Piaui) c. de 1780 (Morreu em 1860).
Era meu quarto avô paterno.

Antecipadamente grato,
Luiz Alberto da Costa Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42345 | franfigueiredo | 25 mai 2003 14:07 | Em resposta a: #42168

Caro Antônio!!!
Poderia me fazer o grande favorde verificar o embarque de meu avô ANTONIO FIGUEIREDO, filho de José Ferreira de Figueiredo e Maria de Jacob.Ele embarcou para o Brasil no período anterior à agosto de 1898, desembarcando no porto do Rio de Janeiro, acredito que era de Aveiro da Província de Vila d'águeda. Tenho tentado descobrir sua data de nascimento e qualquer documentação referente ao mesmo.
Desde já agradeço.
Francisca Paulina Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42354 | moura80 | 25 mai 2003 16:45 | Em resposta a: #42090

Senhor...
Seria possível incluir em tua busca - Adelino Vieira, que embarcou em 1923?. És de facto mais recente, mas todas as buscas ficam mais difíceis em decorrências de falta do nome do navio. Adelino Vieira era filho de Joaquim Vieira e Rosa de Jesus Leiras.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42356 | Paulo | 25 mai 2003 17:19 | Em resposta a: #42354

Boa tarde António,

Como tem passado?
Serve o presente para o informar que a nossa priminha comum completou recentemente 90 primaveras.

Um abraço,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#42652 | António Forjó | 30 mai 2003 18:40 | Em resposta a: #42356

Caro Paulo

Agradeço-lhe a sua simpática notícia.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#118943 | maudiniz | 20 mai 2006 02:44 | Em resposta a: #42652

Estimados Confrade Antonio

Há conflito em relação ao nome da mãe no assento de nascimento português com o que está na certidao de casamento brasileira da minha bisavó... talvez a mãe biológica tenha falecido em PT (um a dois anos antes da emigração) e uma irmã tenha se tornado "mãe adotiva" sem que as crianças, muito novas, soubessem. OS documentos no Brasil no inicio da imigraçao eram muito "verbais". Imigrantes nesta época não apresentavam docs para se casar.
Eu não consigo informações sobre a data de chegada dos meus parentes aqui no Brasil. Já esgotei todos os possíveis documentos onde poderia procurar aqui no Brasil. Não sei se foi no porto de Santos ou no Rio, embora, sempre moraram em São Paulo. O que sei é que eles não passaram pela hospedaria, pois já tinham moradia certa com parentes aqui em São Paulo.. Por isso, tudo indica que desembarcaram no Rio, presumo em 1914 (1913-6). Não vieram como imigrantes tradicionais.
Vieram do concelho de Macedo de Cavaleiros no distrito de Bragança. Qual o provável porto de embarque e desembarque? Leixões?
Poderiam me ajudar a encontrar listas referente a estes anos, especialmente o de 1914?

Obrigado pela achega..

Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#122432 | liasantos | 10 jul 2006 02:43 | Em resposta a: #118943

Caro Antonio.
Se for ao ACM, poderia incluir mais um nome na sua lista.
são meus avós que embarcaram para o Brasil entre 1912/1913.
Meu pai diz que foi no ano de 1913.
Os nomes deles eram José Colasso e Joaquina Colasso e sua filha Carolina Colasso e Rosa colasso, a primeira tinha 06/7 anos de idade e a segunda, 03/04 anso.
Tb foi um irmão de meu avô só que não o seu nome.
Acredito que sairam de Lisboa e foram para Santos/BRasil.
um abraço.
lia
E

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#123407 | Joao Luiz Leiria | 23 jul 2006 14:26 | Em resposta a: #122432

Caro Antônio: Já estou algum tempo em pesquisa com respeito a saida de Portugal de meu avoengo Joao Nicolau Tavares de Brito, que teria emigrado pa o Brasil entre os idos de 1775 a 1785. Não se sABE QUE PROFISSÃO TINHA EM PORTUGAL, quais os motivos da vinda, se foi a corrigueira de busca de melhores oportunidade ou alguma perseguição política ou .... Assim , meu caro Antônico, se for possível, embora não os conhecemos, mas como vivimos num mundo globalizado, tudo se torna familiar e amistoso. Deixo o meu endereço eletrônico, via Forum, para qualquer invewstigação dentro dos meus limites territoriais a sua disposião. Sem mais, um abraço de mais um pesquisador genealógico
Joao Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#123692 | masantos | 27 jul 2006 03:08 | Em resposta a: #42090

Prezado António Forjó,
O senhor poderia, por gentileza, verificar o embarque de meus tataravós Regina Amélia dos Santos e Feliciano José dos Santos, juntamente com minha bisavó (filha deles) Jovina Amélia dos Santos, no porto de Lisboa em direção ao Rio de Janeiro? Eles embarcaram em meados de 1894, mas esta data não é certa.
Eu moro em São Paulo - Brasil e estas informações são muito importantes para mim. Ficaria muito grata se o senhor puder me responder.
Atenciosamente.

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#123845 | angelfelix | 29 jul 2006 15:20 | Em resposta a: #42090

Olá! Venho respeitosamente procurar saber como posso contar com seu serviço/gentileza para encontrar as informações de embarque de meu avô que deixou o Porto de Leixões em 1902. Estou construindo o caminho percorrido por ele e já tenho a certidão de desembarque dele no Brasil, onde constam as informações que vc necessitará para localizar facilmente os dados.

Grato pela atenção e possível colaboração,

Angel Cesar Felix

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#124054 | Joao Luiz Leiria | 01 ago 2006 19:11 | Em resposta a: #42090

Caro Antonio Forjó: Quem em contato como Senhor é um brasileiro que tenta localizar maiores informações genealógicas de seus avoengos que ficaram por essas terras, em especial na região de Leiria. Tenho alguns dados genericos do meu ascendente paterno que viera de Leiria para o Brasil, pelos idos de 1770 mais ou menos,onde viera formar família aqui no Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Rio Pardo, quando casara em 1805.Seu nome era João Nicolau Tavares de Brito, filho de José Tavares de Brito e de Maria Clara. Gostaria que o colega, se possível fosse, pesquisasse todos os dados possiveis dele, pois certamente nos registros portuários deverá haver dados dos emigrantes.
Sem mais, fico na espectativa de sua manifestação.
atenciosamente.
João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#124056 | Joao Luiz Leiria | 01 ago 2006 19:16 | Em resposta a: #42090

Caro Antonio Forjó: Quem entra em contato com oSenhor é um brasileiro que tenta localizar maiores informações genealógicas de seus avoengos que ficaram por essas terras, em especial na região de Leiria. Tenho alguns dados genericos do meu ascendente paterno que viera de Leiria para o Brasil, pelos idos de 1770 mais ou menos,onde viera formar família aqui no Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Rio Pardo, quando casara em 1805.Seu nome era João Nicolau Tavares de Brito, filho de José Tavares de Brito e de Maria Clara. Gostaria que o colega, se possível fosse, pesquisasse todos os dados possiveis dele, pois certamente nos registros portuários deverá haver dados dos emigrantes.
Sem mais, fico na espectativa de sua manifestação.
atenciosamente.
João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#124076 | alentejo | 02 ago 2006 00:57 | Em resposta a: #124056

Caro João Luiz Leiria,

Julgo estar em condições de responder ao seu pedido e, como vivemos num mundo globalizado e amistoso, pergunto-lhe se estará em condições de satisfazer um pedido de investigação de São Luís do Maranhão. Coisa pouca, é só encontrar um assento de baptisto num período variável de 10 anos.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#124086 | Joao Luiz Leiria | 02 ago 2006 02:49 | Em resposta a: #124076

Caro NB:
Foi uma imensa satisfação ao deparar-me com sua manifestação, pois como dizem os GAUCHOS(nascidos no Estado do Rio Grande do Sul): uma mão lava a outra.
Neste sentido, estou inteiramente ao dispor do amigo para o que der e vier. Podes me enviar os dados, que terei todo o prazer de investir nessa pesquisa, em que pese ser em outro extremo do Brasil; mas, disses: vivemos num mundo globalizado.
Sencibilizadamente, agradeço pelo intenção,
desde já, fico na espectativa de seu contato.Saudações

Do amigo J N. Leiria

Resposta

Link directo:

RE: arquivo de embarque no porto de Lisboa

#128825 | m.santos | 18 set 2006 14:33 | Em resposta a: #123407

Gostaria caso fosse possivel me fosse informada a data de partida para o Brasil de José da Cruz, nascido a 21/6/1905, filho de Francisco da Cruz e Amélia de Jesus, natural de Vilar d'ordem- Viseu. Sei que casou e tinha 10 filhos, tambem morreu no Brasil. Desde já muito agradecida pela possivel resposta. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Arquivos de Emigração

#128903 | victorferreira | 19 set 2006 10:45 | Em resposta a: #124076

(caro NB: essa foi mazinha ... :-)
Adiante.
Deixe-me pôr-lhe esta questão.
Quando andei à procura de documentos que pudessem atestar embarques, navios, listas de passageiros, fui ao Gov. Civil de Lx. Eles não enviaram esses documentos (pelo menos não todos) para o ADLisboa/TT. O seu arquivo fica num sótão inacreditável, polar no Inverno, sahariano no Verão, gerido como Deus permite por um abnegado funcionário, enfim, a caricatura do costume. Os registos que têm são desgarrados, esporádicos, incompletos, ums registos da antiga AGPL, que remontam à 1ª Guerra para cá, cheios de intervalos.
Perguntei precisamente se a AGPL teria alguma coisa. Nem pensar. No Arquivo da dita disseram-me, primeiro que andam sempre a descobrir mais papeis, atrás de portas fechadas há décadas, sempre que a AGPL resolvia vender mais um edifício.
No ADistrital (Viseu) encontrei milhares de registos de passaportes, provenientes do Governo Civil, que dizem que Fulano pediu e pagou e eventualmente que era para o Destino X.
Uma base de informação que ligue minimamente as coisas (passaporte e a associada informação sobre a origem do viajante; porto de embarque, o respectivo navio de viagem e data; o destino), ou pelo menos dois a dois, é que parece que falta, segundo o que me informaram, em todos os pontos onde isso poderia estar disponível: ADs, Governos Civis e Portos.
Conhece alguma instituição onde esse trabalho possa estar em embrião ou até 'meio feito'? (Leiria?!)
Cumprimentos. VF

P.S.:No entanto e muito francamente confesso que me causa reacções contraditórias os aproveitamentos que uma tal fonte de informação permitiria.
Se calhar nem o Estado português estará muito interessado em que levas descontroladas de lusodescendentes começem a ir aí buscar respaldo para os seus projectos de vida. Basta ver a mereta que aparece todos os dias nestas páginas para imaginar o que seria. Nada de condenações: apenas legítimas apreensões. Enfim ...

Resposta

Link directo:

(correcção e adenda)

#128908 | victorferreira | 19 set 2006 12:18 | Em resposta a: #128903

1. mareta, e não 'mereta'
2. sobre a AGPL, disse 'primeiro ...' e não segui: "... segundo, que esses papeis ou estavam todos estragados e deitavam fora, ou enviavam-nos à TT"

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen