Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#42119 | jorge a soirefmann | 21 mai 2003 16:13

Gostaria de informações adicionais sobre os ascendentes de Simeão da Cunha Brochado, nascido na Freguesia da Travanca no início do séc. XIX; ele era filho de Antônio da Cunha Brochado e Maria Rosa Chouzal de Jesus, também da mesma freguesia. Simeão e outros seus irmãos emigraram para o Brasil (Rio Grande do Sul. Obrigado pela atenção. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#42195 | JPSEIXAS | 22 mai 2003 14:55 | Em resposta a: #42119

Caro Jorge Soirefmann
Existem seis freguesias com o nome de Travanca em Portugal. No site www.118.pt encontrará 10 pessoas com esse apelido (Cunha Brochado). Para procurar melhor a freguesia, pesquisar no sapo "código postal".
Cumprimentos
João Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#42197 | JPSEIXAS | 22 mai 2003 15:29 | Em resposta a: #42119

Caro Jorge Soirefmann
Em complemento à resposta anterior, encontrará toda a informação genealógica sobre a família "Cunha Brochado" na pesquisa do sapo. Está lá também a possibilidade de contactar os familiares.
Cumprimentos
João Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#42202 | jorge a soirefmann | 22 mai 2003 16:59 | Em resposta a: #42197

Caro João Seixas
Obrigado por sua atenção, vou pesquisar nas fontes sugeridas. Saudações.Em tempo: essa freguesia de Travanca a que me refiro pertence (ou pertencia?) ao arcebispado de Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#150099 | Andre_86 | 26 mar 2007 20:54 | Em resposta a: #42202

Caro amigo,
tenho bastante informação sobre a família Cunha Brochado, da freguesia de São Salvador de Travanca, do concelho de Amarante, a qual pertenceu ao extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tamêga. Se ainda precisar de informações lhe puderei ser útil.

Comprimentos,
André Leitão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#150194 | jorge a soirefmann | 27 mar 2007 13:19 | Em resposta a: #150099

Caro Sr. André
Se tiver informações sobre Simeão da Cunha Brochado (filho de Antonio da Cunha Brochado e Maria Rosa Chouzal? ou Sousal? ou Sousa?), n. (data?) na freguesia de Travanca, arcebispado de Braga [informações de seu assento de casamento em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1838] e seus ascedentes eu gostaria de receber informações. Não consegui estabelecer ligação do mesmo aos Cunha Brochado que constam de um site dessa família.
Simeão da Cunha Brochado casou com Francisca Pereira Monteiro (irmã de uma tetravó minha) e deixou grande descendência; ele faleceu em 6/7/1877 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#154506 | FlavioKerr | 01 mai 2007 06:37 | Em resposta a: #150099

Caro Andre:
Vc deve estar se referindo a familia de Antonio da Cunha Brochado(nasc-1809, Salvador de Travanca, Amarante, Pt), correto? Tenho um bloqueio em minhas pesquisas e preciso de mais ajuda:
Tenho informação que "...O Ramo da Casa da Fonte de Travanca se liga com o da Casa da Barroca de Gondar através de Henrique Martins Brochado e Joana Brochado Cerqueira, esta filha de Simão Brochardo por volta de 1650..." ?!? Vc sabe mais sobre isto? Eu não consegui ver a filiação atravez do 'Sapo'. Sou descendente dos Brochados da Casa da Barroca, e minha árvore é extença, mas só tenho provas primárias de meus ancestrais até o casamento de Joana Rosa da Cunha(nasc. circa 1825) com Jose Vicente Brochado(II), que eram os avós de meu avô, Francisco Brochado de Almeida, este nascido em Villa de Torres Vedras, conselho da mesma villa, Diocese de Lisboa, Portugal(1873--pela certidão de nascimento dele), e mudou-se para o Brasil(RJ) ainda muito jovem e solteiro. O pai de Francisco era de descendência Portuguesa mas nascido no Brasil [--Manoel d'Almeida Soares Penso, Junior-- nascido no Engenho Velho, Rio de Janeiro, Br; falescido em Amarante, Portugal] e sua mãe era a "Brochada", chamando-se: Maria Margarida da Cunha Brochado, nascida circa 1852, em Freguesia de Santa Maria de Goardas, conselho de Amarante, Arcebispo de Braga. Os pais desta Maria Margarida, já mencionados acima(Jose e Joana), eram também da casa da Barroca e casaram-se em Freguesia de Gondar, Amarante, Portugal, eu aproximo tal data para cir. 1844, ou antes [A Casa da Barroca é uma construção, muito antiga em Gondar, onde secularmente a família Brochado é senhora]. Tenho mais ancestrais antecedendo estes [ie. Jose Vicente Brochado(I), casado com Margarida Josefa Brochado, (sobrinha?) esta, filha de Dr. Manoel Brochado Pereira e Margarida Josefa Pereira]; e outras informações de tios meus, já falescidos, dizem que este Doutor Manoel era filho de Francisco Brochado com Brigida Pereira de Basto. E, muito mais ainda... Mas me falta mais informação para substanciar corretamente estes e outros casamentos]. Novamente, eu não consegui ver a ligação atravéz do 'Sapo.' Estou distante de Portugal para pesquisar mais detalhadamente.
Qualquer informação que o senhor, ou outro leitor, possa me passar eu ficaria muitíssimo agradecido. Aproveito para oferecer qualquer ajuda do Brasil que possa lhe ser útil para seus estudos dos Brochados ou outras famílias na Província do Rio de Janeiro durante o século 19.

F. K. Brochado (no Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#154830 | Andre_86 | 03 mai 2007 18:04 | Em resposta a: #154506

Caro Brochado,

Confesso que sobre a família Brochado de Travanca da qual sou descendente, não conheco a ligação aos Brochados de Gundar, muito menos a sua ligação, isto, porque ainda não tive tempo para desenvolver este ramo, e fiquei-me por enquanto nos finais do sec. XVII. Provavelmente não sabe mas muito brevemente poderá fazer as suas pesquisas paroquiais através da internet no site do arquivo distrital do Porto, no qual já estão disponíveis algumas freguesias do concelho de Amarante. O site é o seguinte: http://www.adporto.org/, vá a pesquisar no arquivo, depois pesquisa avançada, na referência ponha acrescente: prq, e depois na localidade ponha o nome da freguesia. Uma freg.ª que referiu acima é Santa Maria de Gundar, e não Goardas. É muito bom para quem esteja distante do Porto, e principalmente para quem vive no Brasil. Então o senhor é da zona do Rio de Janeiro. O meu bisavô Agostinho Ribeiro da Silva Leitão faleceu em 1944 em Campo Grande no Rio de Janeiro, talvez entre Setembro e Outubro. Precisava era da data correcta da sua morte. Se me poder ajudar.

Cumprimentos,
André Leitão de Carvalho

Cumprimentos
André Leitão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#154831 | FlavioKerr | 03 mai 2007 18:30 | Em resposta a: #154830

Ora, Carvalho, por quem sois! Orbigado pela tua resposta generosa e expediente!
Vou ver o que posso descobrir sobre a data de seu bisavô, o Sr da Silva Leitão, e conseguindo algo
passarei a informação de imediato.
Cumprimentos,
Flavio Kerr Brochado

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#154840 | Andre_86 | 03 mai 2007 19:45 | Em resposta a: #154830

Caro Brochado,

Rectifico é Santa Maria de Gondar, e ainda não está disponível no site os registos paroquiais, nem de Travanca.

Cumprimentos,
André Leitão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#211595 | Andre_86 | 25 out 2008 19:52 | Em resposta a: #154831

Já pode consultar o site do Arquivo do porto. WWW.adporto.pt
A freguesia de Gondar já se encontr disponível

Cmps.,

André Leitão Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#211624 | paribas | 25 out 2008 23:32 | Em resposta a: #211595

Caro André Carvalho:

Convido-o a visitar o seguinte hiperlink e a participar no projecto:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210442#lista


António Novais
Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#247687 | RLBA | 13 jan 2010 23:46 | Em resposta a: #42119

Os Brochado de Salvador de Travanca freguesia de Amarante descenden de Andre Brochado Ribeiro que se casou com uma sobrinha ele era nascido em Felgueiras - Moure e seus foram Brites Brochada e Antonio ( Soares Brochado) este por sua vez era filho de Antonio Brochado Ribeiro e Antonia Soares ( descendente de cristaos novos, Gonçalvez,Soares=Soeiro=Sombrereiro) segundo re inquirição de genere para os familiares da Inquisição Antonio Brochado Soares e seu irmao Gonçalo Brochado.
Os Brochado eram descendentes segundo a lenda, do cavaleiro Brochard que teria vindo de Borgonha juntamente com Henrique de Borgonha e outros cavaleiros francos a mando do Abade Hugo de Cluny para combater a expansão da invasão dos mouros infiéis que ameaçava o cristianismo na Europa Ocidental.
Henrique era sobrinho do Abade Hugo e veio a ser o Conde dom Henrique e pai do primeiro Rei de Portugal , Afonso Henriques...
Brochard virou Brochado , O Bispo de Coimbra e de Lisboa Estevan Annes Brochado é um claro exemplo das conquistas sociais destes descendentes do cavaleiro Brochard companheiro do citado Duque, que era sobrinho do abade de Cluny.
Os Brochard ( nome que no dialeto burguinhom significa um bico, uma coisa pontuda, um Pico) também sao Brochard de Rochebrochard ( no Brasil curiosamente existem os Brochado da Rocha)
Os Pinto Brochado vieram do casamento de uma senhora Brochado com Pinto de Ribas de Bestança ou Bastança Castelo da Torre da Chã de Ferreiros de Tendais.
Lá longe nos tempos medievos os Brochard eram Brokard ou Brocardus em Latim um brocado era um dito do bispo Brochardus...
Talvez sejam parentes todos eles do Chile, do Uruguai ,do Brasil, de Cuba,da Espanha ,de Portugal,da França ,Alemanha e Italia em Goa também .

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#252054 | gparacatu | 22 mar 2010 18:21 | Em resposta a: #247687

Prezado RLBA,

Aqui no Brasil, mais precisamente em Paracatu,estado de Minas Gerais, iniciou-se uma família Pinto Brochado, através dos irmãos Manoel Pinto Brochado e Agostinho Pinto da Afonseca, que lá chegaram no período colonial, na efervescência do ciclo do ouro, por volta de 1750, onde deixaram enorme descendência.
A propósito,havia outra variante familiar - Moura Brochado, que também deixou enorme descendencia.
Você tem alguma notícia dessa família para me repassar?

gparacatu

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#261638 | RLBA | 06 set 2010 19:48 | Em resposta a: #42119

Tudo leva crer que o cavaleiro Juan Pires Brochardo foi o mais antigo dos ascendentes da Casa da Barroca em Gondar - Amarante - Portugal.
Entre seus filhos segundo este site Geneall.net encontrava-se o próprio Bispo de Coimbra Estevão Annes Brochardo e Maria Annes Brochado .
Esta casou-se com Soeiro Mendes Petite gerando entre outros filhos a Maria Mendes Petite ,cerca de 1300 . Esta última foi a mãe de Pero Esteves Coelho que veio a ser o pai de Gonçalo Pires Coelho por sua vez pai de Fernao Coelho 1° Senhor de Felgueiras e Vieira em 1370 este pai de Leonor de Sampaio Coelho esta mae de Francisca de Sampaio Coelho e esta mãe de Gaspar de Freitas Sampaio casado com Margarida Brochado estes foram os pais de Beatiz Brochado que se casou com Antonio Brochado Soares familiar do Santo Oficio e este era filho de Antonio Brochado Ribeiro .
O Andre Brochado Ribeiro filho de Antonio Brochado Soares foi se casar em Travanca com uma sobrinha sua...
eu descendo deste Andre Brochado Ribeiro de Travanca....
assim não estaria comprovado o vínculo de Travanca com Gondar ????

Resposta

Link directo:

Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#430294 | rbmc | 10 jan 2021 05:21 | Em resposta a: #42119

Caros todos,
procuro a ascendencia de Antonio Brochado de Travanca nascido provalemente em torno a 1700. Foi casado com Rozaria/Rozalia/Rosaura de Mattos (filha de Domingos de Souza e Andreza de Souza). Foram pais de André Brochado *Travanca, Amarante 30.11.1721 cc Josefa Pereira, tambem de S. Salvador de Travanca, freguesia de Santa Cruz.
Avô de:
- Domingos Joze Brochado *Travanca, Amarante 7.4.1774 (padrinhos Domingos Martins Brochado e Theodora do Sacramento, moradores da Quinta da Fonte. Testemunhas Jose Manuel Brochado Ribeiro e Carlos Jose Brochado)
- Maria Josefa Brochado cc Manuel Nunes (filho de Domingos Nunes e Maria da Silva)
- Rodrigo Jose Brochado *Travanca, Amarante 21.5.1759 cc1 Custodia Maria Dias *aprox 1780 (filha de Narciso de Carvalho e Joaquina de Bessa, Travanca, Amarante) e cc2 Ana Ribeiro de Souza (1790?) (filha de Custodio Ribeiro e Maria de Souza, de Salvador de Travanca)

Tudo me faz pensar que este Antonio Brochado está ligado aos Brochado Soares e descendencia tamvem de Travanca mas ainda não consegui esclarecer se esta suposicão é certa.

Agradeço qualquer infromaçao que possam ter.
Muito obrigado, Rui Castro

Resposta

Link directo:

Fam. Cunha Brochado, freguesia da Travanca

#435976 | Tiagobf | 30 ago 2021 20:20 | Em resposta a: #42119

Boa noite caros srs,
Pertenço a descendencia do ramo de Gondar
Gostariamos de trocar informacoes a bem da compilação de todas os factos familires
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 04:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen