"Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Bibliografia | Regiões

"Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#42176 | JCC | 22 mai 2003 12:13

Caros Confrades

Gostaria de chamar a vossa atenção para este livro, que sairá a público dentro de dias, da autoria do Dr. Miguel Corte-Real.

O destaque enconta-se em

http://genealogia.sapo.pt/home/article.php?id=55

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42213 | LCM | 22 mai 2003 19:09 | Em resposta a: #42176

Caro João,

Assisti à defesa da tese de Mestrado e posso dizer-te que foi notável. O livro que agora sai é o conteudo da tese, ampliado e com brasões a cores. São 600 páginas!!
Indispensável em todas as bibliotecas genealógicas. Na minha modestissima livraria de pobre (e mau...) estudante haverá lugar imediato para ele.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42214 | magalp | 22 mai 2003 20:03 | Em resposta a: #42213

Meus caros

Pronto!
Se vcs. estivessem caladinhos a "coisa" passava-me desapercebida...
Assim lá vou em gastar mais uma nota preta, neste mês q. já escrituro a vermelho!
Ainda por cima o Manuel Bragança/Inapa tb. anunciou uns preços fabulosos em obras óptimas!
Estou mesmo feito...
Pobre nunca tem sorte!

Abraços
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42216 | LCM | 22 mai 2003 20:08 | Em resposta a: #42214

Espero que V. Ex.ª Reverendissima não caia na tentação de abrir os cofres das Almas da vossa Sé Episcopal de Mesão Frio para reduzir o passivo.

Criado attento, venerador e obrigado
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42225 | vbriteiros | 22 mai 2003 22:13 | Em resposta a: #42216

Caro Lourenço Correia de Matos
Permita-me lembrar-lhe que S. Ex. Reverendíssima não deve meter as mãos nas Almas de Mesâo-Frio, sabe-se lá o que lhe poderia acontecer. Tantas moedinhas ponho lá e iam ter esse fim?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42226 | abivar | 22 mai 2003 22:16 | Em resposta a: #42216

Meu Caro Lourenço:

Nesse ponto tenho de discordar! Que destino mais sublime se poderia encontrar para os óbolos que a divulgação, pelas partes de lá de cima, da fidalguia de cota de armas desse Reino tão duramente reconquistado à moirama? Quantas indulgências em benefício das Almas não valerá a leitura atenta de tão Pia obra?

Aqui vai também a minha entusiástica saudação à saída desta tão esperada obra! espero não ser indicreto ao vaticinar para um futuro que se espera próximo a saída de outros magníficos trabalhos, em fase adiantada de preparação, deste nosso caríssimo Amigo e grande investigador.

Um abraço do

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42228 | abivar | 22 mai 2003 22:17 | Em resposta a: #42216

Errata:

leia-se "indiscreto" e não "indicreto"

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42229 | magalp | 22 mai 2003 22:19 | Em resposta a: #42216

tshiu...
fala mais baixo... pois doutra forma amanhã aparece-me aí uma brigada da PJ, o PGR e o Mordomo da minha diocese, todos com perguntas difíceis...
Mas, vadalhoquices não há, GaD!

sou quem sabes mas não divulgues,

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42231 | magalp | 22 mai 2003 22:24 | Em resposta a: #42216

Lourenço

Leste bem?
Falou a Novre Ordem do Savonette, pelos bem amados Chanceler Fronteiro Mor da Rotunda e Vizo-Gram Meestre!
Acautela-te...

+ Manoel, etc. etc.,

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42233 | vbriteiros | 22 mai 2003 22:42 | Em resposta a: #42231

Pois fique sabendo Reverendissimo, que vou fazer seguir amanhã a encomenda do dito livro.
Estou curioso para saber se vem lá citadas CB com a indicaçao de veracidade duvidosa? Que surpresas nos reserva o Autor?
Com a devida vénia,
Vasco Briteiros
CM-Mor NOS

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42237 | magalp | 22 mai 2003 22:54 | Em resposta a: #42233

Do Basco de Vriteiros, Novre Chanceler e Fronteiro!

Que sorte a bossa...
Bem que tb. queria...
Mas promeiro terei de reunir o Cabido e inqurir sovre a prospectiba aurorizaçom-e para fazer tom cumpromotadora despeza!
O tempo é de bacas maagras...
Y ainda por cima ninguém quer os cornos para nada, é mercadiria q. não falta!

MMM (M.s tumbém não me faltam)

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42238 | artur41 | 22 mai 2003 23:15 | Em resposta a: #42237

Caros confrades


É com natural espectativa que aguardo a publicação da obra. Tenho a melhor das impressões do Miguel Côrte-Real, e auguro-lhe um bonito futuro!


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42239 | zmcm | 22 mai 2003 23:43 | Em resposta a: #42226

Caro amigo e primo Tó :
Finalmente algo de valor inigualável sobre gentes do Algarve! Já vai sendo mais que tempo de "desmistificar" a ideia tão enraizada na maioria dos portugueses da pobreza daquela província no que toca a famílias Nobres e Fidalgas!
O nosso amigo Miguel está de parabéns pela 1ª edição(que eu tenha conhecimento!) de um trabalho desta envergadura!
Espero encontrar-te lá no grande dia!

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42240 | zmcm | 22 mai 2003 23:44 | Em resposta a: #42226

Caro amigo e primo Tó :
Finalmente algo de valor inigualável sobre gentes do Algarve! Já vai sendo mais que tempo de "desmistificar" a ideia tão enraizada na maioria dos portugueses da pobreza daquela província no que toca a famílias Nobres e Fidalgas!
O nosso amigo Miguel está de parabéns pela 1ª edição(que eu tenha conhecimento!) de um trabalho desta envergadura!
Espero encontrar-te lá no grande dia!

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42257 | abivar | 23 mai 2003 12:10 | Em resposta a: #42240

Meu Caro Miguel:

Lá estarei, se Deus quizer! aproveito para aqui pôr o índice da obra em questão, “scannado” da circular que anuncia o lançamento, uma vez que não está ainda on-line, se não me engano; outros pormenores podem ser vistos aqui no GP, como acima indicou o João Cordovil Cardoso.

Índice; Agradecimentos; Abreviaturas e Siglas; Introdução; Nobreza e Fidalguia: definição dos conceitos

PARTE I – OS HOMENS E OS DIPLOMAS

1. RECONSTITUIÇÃO: Cap. I – Arrolamento dos Fidalgos de Cota de Armas: de 1438 a 1862; Cap. II – Ascendência dos armoriados e reportório dos diplomas de nobreza e fidalguia (73 Árvores de Costados dos armoriados até aos trisavós + transcrição integral dos respectivos diplomas de fidalguia quando conhecidos ou extractos dos mesmos); Cap. III – Tipologia diplomática e categorias de fidalguia; Cap. IV – Armorial dos brasões atribuídos (73 escudos de armas a cores pintados por Duarte ViIardebó Loureiro); 2. ANÁLISE: Cap. I – Classes etárias e locais de origem; Cap. II – Estatutos familiares anteriores à CA; Cap. III –Sangue “limpo” e sangue “infecto”; Cap. IV- Património e Rendimentos no séc. XVIII; Cap. V – Motivações dos agraciados; Cap. VI – Da heráldica familiar; armas herdadas ou usurpadas?; Cap. VII – As justificações de nobreza: genealogias declaradas e provas; realidade histórica e ficção; 3. CONCLUSÃO

PARTE II – FONTES E OBRAS DE CONSULTA

A – Fontes Manuscritas; B – Fontes Impressas; C – História Geral e Local; D – Genealogia e Heráldica; ANEXO I – Sequência cronológica da atribuição das cartas de armas; ANEXO II- Tabela dos magistrados, reis de armas, escrivães da nobreza e executantes das cartas de armas; APÊNDICE DOCUMENTAL (com 25 documentos); e APÊNDICE FOTOGRÁFICO (com 66 fotografias, legendadas, de cartas de armas, pedras de armas, casas nobres e sinetes armoriados)

Não é de fazer crescer a água na boca?

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42266 | zmcm | 23 mai 2003 14:01 | Em resposta a: #42257

Meu caro Tó :
Com isto é mesmo impossível que a água não cresça na boca....não vejo a hora!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42267 | zmcm | 23 mai 2003 14:02 | Em resposta a: #42257

Meu caro Tó :
Com isto é mesmo impossível que a água não cresça na boca....não vejo a hora!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42373 | JCC | 26 mai 2003 09:38 | Em resposta a: #42214

Meus caros

Fico satisfeito por esta minha pequena contribuição ter servido para vos fazer crescer água na boca e alargar os cordões à bolsa.

Afinal não é todos os dias que nos parecem obras destas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#42469 | abivar | 27 mai 2003 18:53 | Em resposta a: #42373

Caro João:

Ficamos à espera do anúncio da data de lançamento (esperando que não caia em pontes)!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43043 | JCC | 06 jun 2003 10:51 | Em resposta a: #42469

Caro António

Será que já há um data prevista?

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43066 | LCM | 06 jun 2003 19:17 | Em resposta a: #42176

Caros João e António,

Penso que seja dia 26 ou 27 deste mês na Férin.

Abraços
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43130 | zmcm | 08 jun 2003 22:53 | Em resposta a: #43066

Caro Lourenço :
O Miguel Côrte-Real a mim disse-me que em princípio seria a 17 deste mês! sabe se houve alguma alteração da data?

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43210 | JCC | 11 jun 2003 08:59 | Em resposta a: #43066

Caro Lourenço

E quanto a horas já temos informação?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43522 | abivar | 16 jun 2003 14:25 | Em resposta a: #43210

Meus Caros:

Parece que se confirma para dia 26, Quinta-Feira, às 18h30, na Férin.

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43612 | S.João de Rei | 18 jun 2003 06:21 | Em resposta a: #43522

Infelizmente não me vai ser possível estar presente no lançamento, sendo que gostaria de conhecer pessoalmente Miguel Côrte-Real e ter o meu futuro livro autografado.
Curiosamente, estarei em Marrocos, onde de mota visitarei as nossas antigas fortalezas ou os lugares onde elas existiram, Mazagão (El Jadida) será crucial, sairei amanhã de madrugada e regressarei a 29 deste mês.
Votos de sucesso na aceitação da obra.

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos de Cota de Armas do Algarve

#43891 | Genea Portugal | 24 jun 2003 15:49 | Em resposta a: #43522

Caros confrades,

Recordamos que o lançamento da obra "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve" de Miguel Côrte-Real, terá lugar esta quinta-feira, na Livraria Ferin, em Lisboa, dia 26 de Junho de 2003, às 18h30. Na ocasião, esta obra será apresentada por José Krohn da Silva.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44031 | Ortigão | 27 jun 2003 22:56 | Em resposta a: #42176

Caros Amigos

Estive presente no lançamento dos "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", na muito simpática Livraria Ferin onde nós genealogistas somos sempre tão bem acolhidos e nos sentimos tão em casa.
O Zé Krohn da Silva apresentou o livro, e as suas palavras foram a justa medida do que estava a ser avaliado. Devorei o livro em algumas horas no dia do lançamento. A qualidade da obra é inquestionável, emocionante mesmo!

O Miguel Maria Telles Moniz Corte-Real pode bem orgulhar-se de ter escrito a melhor obra genealogica portuguesa pós 25 de Abril (e provavelmente antes).

Moderno, académico, perspicaz, sólido, claro, científico, apaixonante e muito genealogico são as primeiras palavras a vir-me á cabeça.

O que mais me agradou foi a magnifica sintese entre o genealogista e o historiador, ou melhor, a forma como esta obra põe o metodo e a cultura genealogica a trabalhar em prol da historia, em sólida construção.
As genealogias são comoventes. As arvores genealogicas oferecem-nos largas dezenas de percursos impecavelmente investigados, solidos, claros, bonitos, conclusivos, deitando mão a um vasto conjunto de fontes, muitas clássicas e muitas pouco usadas mas com demonstrado potencial. Apenas em meia dúzia de armigerados se foi pouco além do que já se saberia, mas mesmo aí se vê como a investigação foi feita ao esgotamento
Este é um livro para quem acredita na genealogia, para quem acredita na sua validade enquanto método, para quem acha que ela deve ser feita e não olhada, estudada e não montada, entendida e não invejada.

Outros aspectos notáveis e inteiramente originais: a análise dos individuos segundo a nobreza por gerações possessória ou hereditária (termos decerto incontornáveis a partir de hoje); a análise dos patrimonios e respectiva avaliação; o magnifico capitulo sobre "o sangue infecto", que esperemos que o autor desenvolva num trabalho de maior fôlego.

Não é´apenas a genealogia que está de parabens. O algarve tem finalmente um trabalho genealogico á sua medida, e que o dignifica inteiramente.

De parabens está também o Duarte Vilardebó Loureiro que desenhou os mais de 70 brasões de armas. Trabalho de gigante, ficou primoroso.

Bref: VÃO COMPRAR O LIVRO

abraços,
Rodrigo Ortigao de Oliveira

p.s. Para as mentes mais perversas: não ganho um tostão com isto.

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44033 | LCM | 27 jun 2003 23:35 | Em resposta a: #44031

Meu caro Rodrigo,

O livro é de facto notável. Infelizmente tive um exame hoje às sete da tarde pelo que não pude "devorar" o livro como tu. Mesmo assim, não resisti a dar-lhe uma vista de olhos ontem à noite.
Subscrevo inteiramente tudo o que escreveste. Eu não teria conseguido exprimir melhor - não tenho o dom da escrita do meu Caro Amigo - o valor desta obra para a Genealogia.
Gostei particularmente de "Este é um livro para quem acredita na genealogia, para quem acredita na sua validade enquanto método, para quem acha que ela deve ser feita e não olhada, estudada e não montada, entendida e não invejada."
As classificações das gerações no processo nobilitante é inovadora e muito interessante. Fará com certeza escola, pelo menos comigo :-)

Um grande abraço do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44034 | artur41 | 27 jun 2003 23:41 | Em resposta a: #44031

Caros confrades


Quero dar os parabéns ao Miguel Côrte-Real pela sua obra. Permitiu-me trocar ideias e, inclusivé, fornecer-lhe um elemento importante: a cópia da C.A. (documento autêntico) de Roque Landeiro Pereira e Sousa.
Gostaria de salientar o ambiente de "elevação" que rodeou o evento, facto a que não foi alheio o local do evento!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44116 | abivar | 30 jun 2003 15:01 | Em resposta a: #44031

Caros Confrades:

Não queria deixar de reforçar a opinião já aqui tão bem expressa quanto à excelência da obra em questão. Só queria ainda acentuar o facto de se tratar de trabalho que em muito transcende o âmbito meramente regional; passará sem dúvida a ser obra de referência fundamental e incontornável para a Genealogia e Heráldica portuguesas.

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44291 | fsomr | 03 jul 2003 16:16 | Em resposta a: #44116

Tó,
tens o email do Miguel Corte-Real?
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44299 | JCC | 03 jul 2003 17:48 | Em resposta a: #44291

Caro Francisco Montanha Rebelo

Estive hoje a almoçar com o Miguel e também eu queria mandar-lhe uma coisa por email e por isso lho pedi. Acontece que o dele não funciona pelo que haverá que recorrer a métodos mais "históricos"

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44305 | abivar | 03 jul 2003 19:27 | Em resposta a: #44291

Meu Caro Francisco:

Primeiro que tudo gosto muito de te reencontrar, apesar de ser só "virtualmente"! o que é feito de ti? aqui te deixo para já o meu email:

abivar arroba sapo ponto pt

Quanto ao do Miguel, já tens a resposta do João Cordovil Cardoso... Como devo falar ainda hoje com o Miguel posso dizer-lhe para te contactar; espero que ele arranje rapidamente um email que funcione!

Um abraço do

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44330 | fsomr | 04 jul 2003 11:24 | Em resposta a: #44299

Caro João,
obrigado pela resposta
vou ter de recorrer então aos métodos mais clássicos
um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", lançamento

#44548 | jflfl | 07 jul 2003 11:19 | Em resposta a: #44305

Excelente Livro ! "Devorei-o" em poucas horas qual o entusiasmo que me provocou e os ensinamentos que me proporcionou. Alguém sabe como posso contactar o autor? Não só gostaria de felicitá-lo pela inigualável obra como ter a possibilidade de esclarecer algumas dúvidas.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen