Bourbon de Ronfe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Bourbon de Ronfe

#42370 | Carlos Silva | 26 mai 2003 08:00

Caros colegas,

Procuro estabelecer contacto genealogico com descendentes da familia Bourbon, de Ronfe (Guimaràes).
Sei ter algum parentesco remoto com esta familia, que suponho portanto ser descendente do industrial José Joaquim Machado Guimaràes (nascido por volta de 1860, e referido no inquerito industrial de 1891), salvo erro.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42380 | magalp | 26 mai 2003 11:04 | Em resposta a: #42370

Caro Carlos Silva

Penso q. esse Bourbon que refere, de Guimarães, será o mesmo de:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=52389

Tenho boa relação(até por parentesco)com descendentes da senhora acima referida, os quais pouco sabem das suas origens, sobretudo do dito Bourbon, "ouviram dizer" q. são aparentados com a Casa de Espanha...

Claro q. não há dúvida q. estão certíssimos!
Bastará correr aqui mesmo os respectivos costados por Avinte e Arcos, e num ápice nos encontraremos nas Nobres Casas dos Duques de Bourbon, Reis de França, Lexembourg, Armagnac, Auvergne, Ussel e Valois... sentindo-se já o tropel dos Cavaleiros mais ilustres das Cruzadas, os seus plumitivos elmos, as brilhantes espadas, as agudas lanças!

Não me custaria aceitar q. o ADN destes seja em tudo idêntico aos actuais... mas isso pertençe a outro não menos interessante tópico!

Agora a questão que me ponho e lhe transmito são os outros costados menos ilustres e conhecidos dos Lindosos, mas q. me prendem muito mais.
Sabemos já das suas relações de parentesco próximo em Guimarães, Terras de Basto e mesmo Beiras e Trás-os-Montes. Melhor ou pior, disso dão notícia todos os clássicos Nobiliários.

Mas o q. eu não vi ainda (de prova provada) foi a notícia q. a nobre Casa de Lindoso representa os velhos Meirelles ditos de Chacim, (via Arco do Baúlhe) os Soares de Lamego (Bretiandos, creio eu...) e, finalmente, a estes ligado, o defenestrado Miguel de Vasconcellos!

Num outro interessante tópico muita tinta correu acerca deste último personagem, mas não ouvi ninguém referir os Lindoso, intimamente ligados...

Aqui lhe deixo estas cogitações, bem como ao Vasco Jácome e outros, eventualmente, na demanda duma luz ao fim do túnel!

Abraços
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42382 | Carlos Silva | 26 mai 2003 11:45 | Em resposta a: #42380

Caro Manuel Maria,

Confesso minha maior ignorância para tudo o que diz respeito às casas titulares e senhoriais , tirando casualmente uma ou outra familia.
De modo que apenas posso lamentar nào ter meio de ajudar de modo eficaz.

Neste caso, nào sào os Bourbon que eu pretendo estudar, mas sim a descendência do industrial José Joaquim Machado Guimaràes (entre os quais devem se achar alguns Bourbons), e a ascendência do mesmo : Joaquim José Machado Guimaràes, pai, e Bento Custodio Machado, avô.
Sabe do meu interesse pelas familias da industria textil do Vale do Ave, principalmente dos pioneiros dessa industria, e portanto da transiçào por vezes bem succedida (mas nem sempre) da propriedade e produçào agricola para a propriedade e produçào industrial.

Procuro conhecer os ramos da referida familia, sua origem, pensando que por esta via tambem se explicaria a proveniência (genealogica?) do capital indispensavel para entào tentar a aventura industrial.

Tenho esperanças de estabelecer contacto com um desses Bourbons, que tenha razoavel conhecimento das origens genealogicas, e desvendar alguns "misterios" meramente genealogicos do principio do séc. 19.

Abraços

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42398 | jpcmt | 26 mai 2003 13:33 | Em resposta a: #42370

Meu Caro Carlos Paulo,

Como curiosidade: Há vários ramos de Bourbons descendentes de:
1.- Francisco de Barros de Freitas (nosso comum antepassado). Este, como sabe, casou, em Guimarães com D. Isabel Nunes de Faria e teve:
2.1- Torquato de Barros de Faria e Vasconcelos, avô do Dr. Jacinto Vieira de Barros;
2.2- D. Joana de Barros de Faria, mulher de André Rebelo Peixoto, de quem procedem os Condes de Lindoso;
2.3- Dona Brites de Barros de Faria, mulher de Diogo de Freiras Rebelo, de quem procedem os senhores de Vale Melhorado e da casa do Vinhal, em Famalicão;
2.4- D. Helena de Barros, freira em Santa Clara, Guimarães.

D. Brites de Barros de Faria (2.2) casou com Diogo de Freitas Rebelo, e teve:
3.- Miguel de Freitas de Barros de Faria, c.c. D. Margarida Borges Monteiro. Tiveram:
4.- Torquato de Barros Faria Monteiro (ver “Casas Velhas de Guimarães”, vol. II, pag. 579), cc. D. Prudência de Almeida Arrochela. Destes foi filha:
5. D. Margarida Mª de Barros Faria e Monteiro c.c. Manuel Pereira de Azevedo Vieira, Senhor da Casa do Cano, em Guimarães. Tiveram, entre outros:
6. Gaspar Leite Pereira de Azevedo Vieira de Carvalho e Vale, c.c. D. Maria Leonor de Távora e Aragão Magalhães de Meneses. Tiveram, entre outros:
7.- Joaquim Leite de Azevedo de Araújo Vieira Carvalhais e Vale, que casou com D. Leocádia Semeana de Bourbon Peixoto.

Este casal, teve larga geração, nomeadamente em Guimarães, que se pode ver em “Amaraes Osórios”, pag. 428 e seg.

Não conheço nenhuma ligação destes com os Machado Guimarães, embora haja na
Desendência dos Lindosos uma senhora casada com um João Rodrigues Pereira Guimarães, n. em 1913, c.g. Será por aqui?

Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42400 | jpcmt | 26 mai 2003 13:36 | Em resposta a: #42398

ERRATA:
Na penúltima linha, leia-se "descendência"....
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42417 | Carlos Silva | 26 mai 2003 17:17 | Em resposta a: #42398

Caro Joào,

Agradeço a intençào.
De facto nào sei se alguma ligaçào existe com os Lindosos. No entanto parece-me que os Bourbons, de Guimaràes sào na maior parte dos casos Bourbon Moreira ou Moreira Bourbon.

Nada sei sobre os Bourbons de Ronfe, e pouco sobre os Machados Guimaràes.
A bem dizer, nào sei se ligam com os Machados do Presidente Bernardino Machado. Deixei por enquanto de considerar que poderiam ser descendentes dos Machados Farias de Ronfe (um interessante ramo vimaranense dos Salazares do Abel Salazar).

Forte abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42426 | vbriteiros | 26 mai 2003 19:46 | Em resposta a: #42417

Caro Carlos Paulo.
De cor sei que a Mãe do industrial José Manuel Teles da Empresa Industrial de Santo Tirso (já desaparecida) era Bourbon.....
Creio que a ligação vinha pelo apelido Martins da Costa ( Casa de Minotes), pois encontrava lá muitas vezes um Arq. que julgo era familiar.
Já vi essa ligação algures. Será nos Amarais Osórios (Almeidinhas) com diz o João Trovisqueira? Tenho essa obra emprestada e de momento não posso consultar.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42430 | Vasco Jácome | 26 mai 2003 23:09 | Em resposta a: #42417

Caro Carlos Silva

Como já tem sido dito pelos outros colegas, que eu saiba, Bourbon em Guimarães só mesmo na família dos Marqueses de Lindoso.
Ora consultando o que sobre eles é dito nas “Últimas Gerações de Entre-Douro-e-Minho”, vol. I, pg. 389, encontro filho de D. Madalena Peixoto da Silva e Bourbon, aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=61592, e de seu marido Manuel Batista de Sampaio, João Baptista de Bourbon Sampaio que faleceu em Novembro de 1918, tendo casado com D. Maria de Sousa Moreira. Tiveram:

-D. Elvira Moreira de Sampaio.
-D. Maria Madalena, casada e c. g.
-D. Maria Fernanda.
-Manuel da Cruz Moreira de Bourbon Sampaio
-José Maria Moreira de Bourbon Sampaio
-António Batista Moreira de Sampaio

Será esta a origem desses Bourbon Moreira ou Moreira Bourbon? Não vejo é a ligação a Machado Guimarães, mas será que é posterior à impressão deste livro? Onde deve haver dados mais actualizados desta gente é nas “Velhas Casas” ou até nas “Pedras de Armas” – Casa do Cano – de Vaz Osório da Nóbrega, onde é transcrita muita coisa da 1ª edição da obra de Maria Adelaide.

Quanto a Machado Guimarães, sei que existe uma família destes nomes, industriais, donos da têxtil “Rio Vizela”, na Vila das Aves, mas julgo que só ligados a esta empresa desde 1975 ou por aí. Serão os mesmos? Pode ser coincidência, mas sei que também existe o nome Joaquim nesta família.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42433 | Carlos Silva | 27 mai 2003 07:38 | Em resposta a: #42430

Caro Vasco Jàcome,

Nào me sào de todo estranhos os nomes que cita além de Peixoto Bourbon: Moreira Bourbon, como foi ja dito, mas tambem Bourbon Sampaio e Batista Bourbon.
Creio ter conhecido um destes, idoso (interessante perfil de "viveur" arruinadissimo), e hoje falecido, no concelho de Vila Nova de Famalicào, mas vimaranense.
Desconhecia a origem deles nos marqueses do Lindoso, de modo assim tào homogêneo.

A aliança matrimonial com os Machados teve lugar no sec. 20, sem duvida.

Suponho que ainda existem descendentes, com o apelido Bourbon (que nào é apelido que se deixe tào facilmente desaparecer numa familia), o que é um meio relativamente simples de os identificar.
Por via de consequência sào os unicos descendentes de José Joaquim, Joaquim José, e Bento Custodio Machado que me seja possivel identificar por enquanto.
Na esperança de achar um deles mais ou menos dado à genealogia.

Muito agradecido

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42434 | Carlos Silva | 27 mai 2003 07:47 | Em resposta a: #42426

Caro Vasco,

nào conheço os Amarais Osorios.
Mas como diz o Vasco Jàcome, deve ser nas "Velhas casas" de A. Pereira Moraes que se podem encontrar dados pormenorizados e mais recentes.
Vou tentar.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42440 | jpcmt | 27 mai 2003 10:27 | Em resposta a: #42433

Meu Caro Carlos Paulo:

Não encontro nada mais que lhe possa ser útil, nem nos "Amarais Osórios", nem nas "Velhas Casas". No livro "Empresariado Português" da AIP, referem-se algumas datas. Diz:
"José Machado Guimarães"- Industrial nortenho. Foi director da Fábrica de Fiação e Tecidos do Bairro (Concelho de Famalicão) entre 1908 e 1922. Fundou a firma Machado, Barbosa & Cª, Lda. em Ronfe (Guimarães), assim como a fábrica de fiação da sociedade A.J. da Silva Pereira, na freguesia do Bairro (1914). Por fim, em 1922, criou a Empresa Industrial de Negrelos, Lda, em Santo Tirso."

Não sei se esta informação lhe dará alguma pista.

Um abraço, João

Resposta

Link directo:

Machado Guimaraes

#42448 | Carlos Silva | 27 mai 2003 11:43 | Em resposta a: #42440

Caro Joào,

Pelas datas, pode ser o mesmo.
No inquerito industrial de 1891 vem recenseado no sector tinturaria. O inquerito nào contem os volumes de produçào no que diz respeito ao J. Machado Guimaràes, mas Ana Silvia Volpi scott deixa escrito que era talvez o maior negocio de todo o concelho. Verdade? Os valores em capital referidos parecem importantes, mas tudo é relativo.
Caso assim seja (verdade ou meia-verdade) deve ter deixado rasto biografico. Portanto a nota da AIP trata possivelmente do mesmo.
Mas claro que Machado Guimaràes nào é nome raro.

Noto que o outro recenseado para o sector tinturaria em Ronfe é o Anastacio Ribeiro Barbosa. Nào sei se a firma Machado, Barbosa & Cª, Lda. em Ronfe deriva de associaçào entre os dois, ou entre familiares.
Sei no entanto que a familia Ribeiro Barbosa, que tambem estudo com atençào, orientou-se depois com firmeza para o sector da industria textil (Empresa Fabril do Minho - Joane).
Joaquim Ribeiro Barbosa ou Manuel Ferreira Barbosa devem vir referidos no livro da AIP.
Serà abuso pedir ao Joào um pouco de seu tempo para ver se se encontram referidos?

Pode ser puro acaso, mas sei de relaçoes "amigaveis" (padrinhos, testemunhas) antigas, mais antigas que o surto industrial. Pode ser mera coincidencia, mas em sociologia o mero acaso é bastante mais raro.
Ora, as familias locais de proprietarios com disposiçào economica favoravel para enfrentar o desenvolvimento industrial deviam ter relaçoes anteriores.

Muito obrigado e um grande abraço.

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Machado Guimaraes

#42450 | jpcmt | 27 mai 2003 12:39 | Em resposta a: #42448

Caro Carlos Paulo:
No livro da AIP nada há sobre esses Barbosas...
Novo abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42512 | vbriteiros | 28 mai 2003 16:14 | Em resposta a: #42434

Caro Carlos Paulo.
Uma outra possibilidade é contactar um descendente directo do último Conde de Azevedo (neto,bisneto?), antiquário aqui no Porto, pelo e-mail: pabarrobaapapontopt.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42515 | Carlos Silva | 28 mai 2003 16:54 | Em resposta a: #42512

Caro Vasco,

obrigado pelo contacto. Mas seguindo a base de dados do GP a familia do conde de Azevedo nào é vimaranense (apesar de ser Bourbon). Qual a sua ideia, caro Vasco?

abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42532 | vbriteiros | 28 mai 2003 22:07 | Em resposta a: #42515

Os Bourbons conhecem-se quase todos entre si, quer sejam Azevedos quer Lindoso ou outros. Neste seu caso parece que serão Lindoso, pena que nao tenho aqui o livro dos AO. Posso estar enganado.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42550 | Conde | 29 mai 2003 09:14 | Em resposta a: #42370

Caro Senhor:
Para esses Bourbons consulte "A CASA DA GRACIOSA" de Luis de Bivar Guerra,e "Ninharias" de Bourbon e Menezes (Ed.1911).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42554 | Carlos Silva | 29 mai 2003 09:43 | Em resposta a: #42550

Caro Senhor,

Nào tenho meio de consultar as obras que teve a gentileza de referir, mas ficam em referência à espera de uma oportunidade.

Agradeço a informaçào

cumprimentos

C.Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42705 | Miguel Mora | 01 jun 2003 00:24 | Em resposta a: #42370

Caro Carlos Silva

Por vezes, a solução é mais fácil daquilo que aparenta, cabendo inteiramente o mérito aos instrumentos que as novas tecnologias de informação vêm permitindo e disponibilizando.
Assim, se no site do 118NET (net118ponto telecompontopt) introduzir os apelidos Bourbon e Moreira e seleccionar a zona Norte, encontrará os contactos telefónicos (e respectivas moradas) das seguintes pessoas:

- Joaquim Fernando Bourbon Moreira (São Paio, Guimarães - Avenida Cónego Gaspar Estaço)

- Joaquim Fernando Bourbon Moreira (São Sebastião, Guimarães - Alameda São Dâmaso)

- José Joaquim Bourbon Moreira (Mesão Frio - Urbanizção Cruz Argola)

- Adília Maria Moreira Bourbon (Gondar - Lugar Outeiro)

E, se repetir o procedimento para os sobrenomes Bourbon e Guimarães, deparará com dois números distintos, ambos pertencentes a uma das pessoas que certamente lhe interessará, a saber:

- Ana Guimarães Fernandes Bourbon (Ronfe - Urbanização Cooperativa Vimaranes)

- Ana Guimarães Fernandes Bourbon (Ronfe - Igreja Ronfe)

É possível que parte destes Bourbons pertença ao ramo “Moreira de Bourbon Sampayo” (“Amaraes Osórios”, § 73), já aqui parcialmente referido por alguns dos intervenientes. Ali, o dito ramo inicia-se com D. Madalena Carolina Peixoto da Silva e Bourbon, filha mais velha (e 3.ª na ordem de nascimento) dos Marqueses de Lindoso, que de seu marido Manuel Baptista de Sampaio (c. a 27-X-1881) teve os seguintes filhos:

---- 1 - Gonçalo Manuel de Bourbon Sampaio, nascido a 18-VII-1882 e falecido solteiro a 8-IV-1919.

---- 1 - João Baptista de Bourbon Sampaio, falecido em ?-XI-1918, que de sua mulher D. Maria de Sousa Moreira teve a descendência já mencionada por Vasco Jácome.

---- 1 - D. Rosa Leocádia de Bourbon Sampaio, nascida a 8-III-1887 e casada a 24-III-1907 com José Martins Ribeiro Guimarães, industrial, nascido a 24-II-1886 e filho de João Martins Ribeiro e de sua mulher D. Maria Pereira. Tiveram:

---- ---- 2 - D. Maria Madalena de Bourbon Martins Ribeiro, nascida a 12-X-1908 e casada a 24-IV-1930 com António José Borges da Silva Teles, industrial, nascido a 27-VIII-1905 e filho de António José da Silva Teles e de sua mulher D. Augusta Borges, de Santo Tirso. Apesar de naquela obra nada se dizer a respeito de eventuais descendentes do casal, depreende-se das palavras de Vasco Briteiros que D. Maria Madalena e António José Teles foram os pais de “José Manuel Teles da Empresa Industrial de Santo Tirso”.

---- ---- 2 - D. Maria Manuela de Bourbon Martins Ribeiro, nascida a 20-VI-1910 e, ao que parece, casada e com geração.

---- 1 - D. Maria do Carmo, que nasceu a 30-XI-1898 e viria a professar na “Ordem Franciscana Hospitaleira Portuguesa”.


Antes de terminar, gostaria apenas de acrescentar o seguinte:

• A grande maioria dos Bourbons portugueses — não me estando a referir, obviamente, apenas àqueles que mantiveram o uso do apelido — descende da 1.ª Condessa dos Arcos, D. Vitória de Cardaillac, que foi dama de D. Isabel de Bourbon, 1.ª mulher de D. Filipe IV de Espanha e a única que chegou a ser Rainha de Portugal. São, efectivamente, todos parentes, embora em alguns casos esse parentesco já seja algo distante, tal como sucede em relação aos «Lindosos» e «Azevedos» aqui referidos.

• No n.º VIII (“Casa do Cano ou do Salvador”) das “Velhas Casas” (Sep. do “Boletim de trabalhos históricos”, XXXII, Guimarães, 1982), a notável genealogista Maria Adelaide Pereira de Morais fornece os elementos que permitem corrigir a ascendência paterna que nos “Amaraes Osórios” é atribuída ao Marquês de Lindoso, filho de primos co-irmãos e não de tio e sobrinha — apesar de aí se dizer que D. Madalena Leocádia Joaquina de Bourbon Peixoto casou com seu primo Gonçalo Manuel Peixoto da Silva e Almeida de Macedo Carvalho, a filiação dada ao mesmo corresponde à de um tio materno.
Chamo-lhe ainda a atenção para a nota n.º 323, onde a Autora apresenta outros elementos relativos ao casamento e descendência de D. Madalena Carolina Peixoto da Silva e Bourbon e Manuel Baptista de Sampaio, atrás referidos.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42707 | Carlos Silva | 01 jun 2003 07:34 | Em resposta a: #42705

Caro Miguel Mora,

Muito obrigado pelo conjunto de informaçoes, assim como pelos comentarios, que certamente vào interessar todos os colegas que tomaram parte no topico.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42718 | vbriteiros | 01 jun 2003 14:27 | Em resposta a: #42705

Caro Miguel Mora.
Obrigado pela sua informação; logo que me devolvam os "Amaraes Osórios", irei proceder à correcção que propõe. Eu tinha esta ligação Bourbon-Teles na memória, porque de 65 a 70 , por motivo de negócios almoçava naquele Fábrica quase todas as semanas.
Creio ainda que há uma ligação aos Sousa Lopes e destes aos Barbosa de Joane! No entanto não sei fazer essa ligação, simplesmente conheci pessoalmente alguns.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42719 | vbriteiros | 01 jun 2003 14:32 | Em resposta a: #42382

Caro Carlos Paulo.
Avivando a minha memória : se pretende a descendencia desse industrial vai encontrar uma descendente Machado Guimarães, casada com um Barbosa( conheci pessoalmente mas não recordo o nome) cuja filha casou com um Sousa Lopes. Para mais pormenores poderei dar-lhos pelo meu e-mail.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#42723 | Carlos Silva | 01 jun 2003 15:13 | Em resposta a: #42719

Caro Vasco,

Ainda conservo o seu endereço na màquina e entro jà em contacto pelo seu e-mail.

O Vasco conhece o Minho todo, e o Douro Litoral!

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#43964 | Miguel Mora | 26 jun 2003 00:09 | Em resposta a: #42718

Caro Vasco Briteiros

Como estive fora a maior parte deste mês, só hoje me foi possível fotocopiar uma parte que me faltava das “Velhas Casas - VIII”.
Ali, na nota 301, a pp. 94-95, Maria Adelaide Pereira de Morais afirma a propósito de D. Maria da Piedade de São Paio, avó paterna do Marquês de Lindoso, que:

“D. Maria da Piedade de São Payo, * a 25.11.1772, era fª ilegítima de João António de São Payo de Mello e Castro, Of. de Cavº de Mecklemburgo, Brig. e Marechal de Campo, Porteiro Mor do Reino e neta pat. de Manuel António de São Payo, 13.º Sr. de Vila Flor, etc., e de sua m.er e prima co-irmã D. Vitória Josefa de Bourbon (Avintes). Desconheço o nome de sua mãe.
No seu precioso livro «Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho», José de Sousa Machado na apóstila ao costado 78, dos senhores do vínculo do Salvador (Casa do Cano), em Guimarães, equivocou-se nos pais que atribue a Gonçalo Manuel Peixoto de Almeida Macedo e Carvalho, Senhor do Morgado da Rua Escura, etc., que foi casado com sua prima Dona Magdalena Leocádia Joaquina de Bourbon Peixoto, da mencionada Casa do Cano. Os pais de Gonçalo Manuel, acima, foram João Peixoto da Silva de Almeida Macedo e Carvalho e sua mulher Dona Maria da Piedade de São Payo e não os que indica, por haver repetido os nomes de Gonçalo Manuel e de sua mulher. (ver certidão de casamento citada na nota 206 e o folheto mencionado na nota 280, onde a pág. 38 vem indicada a filiação verdadeira).
Este equívoco, até hoje nunca corrigido, foi repetido na monumental obra «Livro de Ouro da Nobreza», da autoria de Domingos de Araújo Affonso e Ruy Dique de Travassos Valdez, a páginas 27 do Tomo III.
Também Fernando de Castro da Silva Canedo, por desconhecer a filiação de Gonçalo Manuel, no seu vasto estudo «A Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II», ao referir-se, na página 253 do III volume, a Dona Maria da Piedade de São Payo, embora indicando a pessoa com quem casou acrescenta «com geração que não podemos apurar».Ora tal geração é, além do irmão de Gonçalo Manuel, † s. g., toda a sua numerosíssima descendência descrita nas «Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho» e que deveria também constar da «Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II». Assim é de salientar que todos os actuais Lindoso descendem d’El-Rei D. João II, através de Dona Maria da Piedade de São Payo, e não só os que provêm do Coronel de Engenharia João Pedro Peixoto da Silva e Bourbon (vide texto), pelo seu casamento com sua prima Dona Maria Vitória da Conceição do Carmo do Sacramento de Carvalho Daun e Lorena. (Ver páginas 239 e seguintes do III volume de «A Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II»)”.


Consequentemente, as primeiras gerações da árvore de costados do Marquês de Lindoso serão como se segue:

1. João Pedro Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho, Marquês de Lindoso

2. Gonçalo Manuel Peixoto da Silva de Almeida Macedo e Carvalho
3. D. Madalena Leocádia Joaquina de Bourbon Peixoto

4. João Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho
5. D. Maria da Piedade de São Paio
6. Joaquim Leite de Azevedo Vieira Carvalhais e Vale
7. D. Leocádia Semeana de Bourbon

8. Gonçalo Tomás Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho
9. D. Madalena Luísa de Bourbon
10. João António de São Paio Melo e Castro
11. N...
12. Gaspar Leite de Azevedo Vieira Carvalhais e Vale Faria Monteiro
13. D. Leonor Maria de Távora e Meneses Aragão
14. Gonçalo Tomás Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho
15. D. Madalena Luísa de Bourbon

16. João Peixoto da Silva Almeida Macedo de Carvalho
17. D. Isabel Bárbara Henriques de Meneses
18. D. João de Almeida
19. D. Joana Cecília de Noronha
20. Manuel António de São Paio
21. D. Vitória Josefa de Bourbon
22. N...
23. N...
24. Manuel Pereira de Azevedo Vieira
25. D. Margarida Monteiro de Barros Faria
26. Martim de Távora de Sousa Cirne
27. D. Maria Natália de Araújo de Sousa e Meneses
28. João Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho
29. D. Isabel Bárbara Henriques de Meneses
30. D. João de Almeida
31. D. Joana Cecília de Noronha

32. Gonçalo Peixoto da Silva de Almeida
33. D. Paula Maria Cardoso de Alarcão
34. Henrique Jaques de Magalhães
35. D. Lourença Antónia de Meneses
36. D. António de Almeida, 2.º Conde de Avintes
37. D. Maria Antónia de Bourbon (neta materna de D. Vitória de Cardaillac, 1.ª Condessa dos Arcos)
38. Fernando Jaques da Silva
39. D. Sebastiana de Noronha Lobo
40. Francisco José de São Paio
41. D. Jerónima de Bourbon (filha dos 2.os Condes de Avintes e bisneta de D. Vitória de Cardaillac, 1.ª Condessa dos Arcos)
42. D. Luís de Almeida Portugal, 3.º Conde de Avintes (bisneto de D. Vitória de Cardaillac, 1.ª Condessa dos Arcos)
43. D. Joana Antónia de Lima (filha dos 10.os Viscondes de Vila Nova de Cerveira e bisneta de D. Vitória de Cardaillac, 1.ª Condessa dos Arcos)
44. N...
45. N...
46. N...
47. N...
48. Gaspar Leite de Azevedo Vieira
49. D. Brites de Aiala
50. Torcato de Barros Faria Monteiro
51. D. Prudência de Almeida Arrochela
52. Diogo de Sousa de Távora Cirne
53. D. Filipa de Aragão
54. Manuel de Sousa e Meneses
55. D. Luísa de Magalhães
56. Gonçalo Peixoto da Silva de Almeida
57. D. Paula Maria Cardoso de Alarcão
58. Henrique Jaques de Magalhães
59. D. Lourença Antónia de Meneses
60. D. António de Almeida, 2.º Conde de Avintes
61. D. Maria Antónia de Bourbon (neta materna de D. Vitória de Cardaillac, 1.ª Condessa dos Arcos)
62. Fernando Jaques da Silva
63. D. Sebastiana de Noronha Lobo


Como se vê, o Marquês de Lindoso descendia de D. Vitória de Cardaillac por diversas linhas.
Sobre as ligações que refere, nada posso acrescentar, até porque me limitei a estudar parte da descendência do Coronel de Engenharia João Pedro Peixoto da Silva e Bourbon no âmbito de um trabalho sobre a Quinta da Portela, sita nos arredores de Coimbra, e foi então que me apercebi do erro anteriormente referido.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#43975 | vbriteiros | 26 jun 2003 16:02 | Em resposta a: #43964

Caro Miguel Mora
Muitíssimo obrigado pela sua informaçao sobre esta descendência Bourbon. Infelizmente ainda não consegui reaver os "Amarais Osórios", para lhe anexar esta adenda.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#44157 | regueiras | 01 jul 2003 09:34 | Em resposta a: #42718

Caro Vasco Briteiros:

Tinha dois tios: Clemente de Sousa Lopes e Manuel Alves Barbosa. Salvo erro este último era de Joane. Saberá me dar algumas informações?

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#44163 | Carlos Silva | 01 jul 2003 12:48 | Em resposta a: #44157

Cara Graça,

O Clemente Sousa Lopes nào era vereador de Famalicào na decada de 80?
O Manuel Barbosa nào era industrial do sector textil?

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#44174 | regueiras | 01 jul 2003 15:19 | Em resposta a: #44163

Carlos:

O Tio Clemente não pode ter sido vereador na década de 80, porque não sei quando é que ele faleceu mas eu não me lembro de o ter conhecido.

O Tio Manuel Barbosa conheci-o e realmente ele tinha uma indústria, em Calendário onde é hoje o Museu da Indústria Têxtil.

Logo vou perguntar mais alguma coisa à minha mãe e logo lhe digo.

Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#44209 | vbriteiros | 02 jul 2003 01:00 | Em resposta a: #44174

Cara Graça Regueiras
Fico tambem a aguardar mais detalhes`.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#44216 | regueiras | 02 jul 2003 07:14 | Em resposta a: #44209

O vereador da Câmara de Famalicão e antigo governador civil de Braga (?) é Artur Sousa Lopes, sobrinho do meu tio.

O meu tio Manuel Barbosa era filho de um industrial têxtil de Joane. A empresa teve dificuldades após o 25 de Abril. Depois disso o meu tio abriu um armazém de tecidos em Calendário.

Estes tios eram cunhados da minha avó materna, casados com duas irmãs dela. Ainda é viva a irmã mais nova, casada com o tio Manuel.

Graça

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#44225 | Carlos Silva | 02 jul 2003 10:15 | Em resposta a: #44216

Graça,

O vereador de 1977 a 1990 (com algumas interrupçoes) e presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicào (1990)é de facto "Artur Clemente sousa Lopes".
Nào sei se foi governador civil.

Mas a minha curiosidade genealogica vai antes de mais para os Barbosas de Joane. Gostaria de saber se sào os descendentes do Anastacio Ribeiro Barbosa (ou do irmào)referido em anterior post deste topico. Pois estabeleceram-se em Joane, e eram estreitamente ligados ao sector textil.

abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#44240 | vbriteiros | 02 jul 2003 14:47 | Em resposta a: #44225

Caro Carlos Paulo
Por Clemente não chegava lá, mas agora seimuito bem quem é e até conheci pessoalmente. Creio que se não foi Governador Civil foi pelo menos Vice-Gov.
Quanto aos outros de Joane logo que encontre um familiar meu vou indagar
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#44248 | José Luiz Folhadela | 02 jul 2003 18:17 | Em resposta a: #44240

Tudo o que se tem versado neste tópico muito me interessa bem como a todos que "andem" pela zona e pela industria que só por si merecia um bom estudo das genealogias das famílias que nela se envolvem.Por isso e por todos os temas que Carlos Silva vai introduzindo e participando, neste forum, eu envio-lhe os meus sinceros parabens.Isto é tanto mais valioso quanto mais andam por este forum temas e polémicas mesquinhas que a ninguem interessa. Mas vamos ao que interessa.
Anda-se a falar de muitas coisas num tema que nasceu com "Bourbon" e anda-se em terrenos muito complicados (por exemplo, em Joane houve outros Barbosas pioneiros da têxtil). Porque não um arrumo abrindo vários temas?
Barbosas de Joane e Cunhas Guimarães tenho-os um pouco desarrumados mas proponho-me a dar uma ajuda. Entretanto vão umas notas para o tópico...que se calhar vão aumentar a confusão...
a) Artur Sousa Lopes que foi governador civil, etc. não é filho de Clemente mas de um irmão deste e que se chamava João Sousa Lopes, casado com Maria das Dores Novais Gomes.
b)Cunhas Guimarães de S. João de Selho descendem de Comendador Francisco Inácio de Cunha Guimarães, casado com Emília Rosa Lopes Correia.Filhos deste casal e ligados à T~extil de Joane e de Pevidem: Altino da Cunha Guimarães e Carmen Correia Cunha Guimarães (casada com Guilherme Augusto Folhadea Marques que foi industrial em Pevidém).
c)Em joane houve Manuel Ferreira Barbosa (nascido em Joane a 26/10/1889) filho de José Ribeiro Barbosa e de Francisca Ferreira Salgado de Faria.Manuel Ferreira Barbosa foi um conhecido empresário em Ronfe onde fundou aquela que foi a 1ª tecelagem mecãnica do país (Barbosa & Melo). Foi depois a sua obra continuada por seu filho José Carlos Folhadela Barbosa.
d) Finalmente vai encontrar Bourbon em Gondar, descendentes de José Baptista Bourbon Sampaio, que teve uma filha (Maria Rosa Moreira Bourbon Coelho Lima casada com Adelino Abreu Coelho Lima, da Lameirinho).
Espero que tenha contribuido...
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Ribeiro Barbosa

#44290 | Carlos Silva | 03 jul 2003 15:20 | Em resposta a: #44248

Caro José Luiz Folhadela,

Agradeço tanto as generosas palavras como as novas informaçoes.

A proposito de Artur Clemente Gomes Sousa Lopes os dados confirmam o que diz a colega Graça Regueiras.

A proposito dos Barbosas de Joane que acaba de referir, sào de facto os que eu tento estudar.
Os filhos do comendador Manuel Ferreira Barbosa, eram de facto José Carlos Folhadela Barbosa, e, do primeiro casamento, Manuel Alves Barbosa (o tio da colega Graça), e o Eng° Francisco Alves Barbosa (c.c. um neta do Presidente Bernardino Machado). Creio que todos com geraçào.
Agradeço os dados que desconhecia sobre a "Barbosa e Melo".

Se o José Luiz, ou a Graça conhecer algum descendente da familia interessado em genealogia,e que tenha estudado a ascendencia do Comendador Ferreira Barbosa, estou muito interessado.
Obviamente, tambem estou disposto a fornecer todos os poucos dados que juntei.

O conhecido empresàrio Manuel Ferreira Barbosa devia ser sobrinho do Anastacio Ribeiro Barbosa, anteriormente referido no sector Tinturaria do Inquerito Industrial de 1890.
Confirma assim a jà antiga tradiçào industrial textil naquela familia Ribeiro Barbosa.

Por curiosidade, digamos que a familia Ribeiro Barbosa foi "fundada" pelo casamento, na secunda metade do sec. XVIII, pelo casamento de um Barbosa, de Paredes de Coura (Cossourado), com uma mulher da interessante, mas tào complexa familia Ribeiro Bernardes, do conc. de Guimaràes (freg. Serzedelo). O apelido Barbosa tomou o lugar do apelido Bernardes, e a descendencia passou a ser Ribeiro Barbosa.

O industrial nào usou Ribeiro Barbosa, do pai e avôs, mas um ramo da familia creio que ainda existe nos arredores de Viatodos (conc. de Barcelos), alguns dos quais ainda com o apelido composto Ribeiro Barbosa.
Nào conheço a ligaçào que deve ser muito longinqua, mas além do nome, a onomastica familiar é parecida (Anastacio por exemplo), e a alcunha familiar com referencia as origens nas terras de Coura é a mesma que existe ou existiu em Serzedelo ou em Joane.
Estranha forma de persistencia em ramos remotos de 3 elementos comuns:
1) Apelido composto
2) Onomastica
3) Alcunha

Nào conheço as circunstancias da implantaçàoem Viatodos, que creio foi anterior a 1840.
Os de Viatodos devem ter um encontro-jantar anual.

Nào sei se ainda existem como tal no conc. de Guimaràes.

Os de Joane têm descendência, mas apenas conservaram a parte Barbosa do apelido.

Fica pelo menos a informaçào de que sào descendentes por varonia (até ao sec. 17/18 pelo menos) dos Barbosas (muito numerosos) do concelho de Paredes de Coura.

Mais uma vez obrigado

Carlos Silva


P.S.: O novo titulo do sub-topico pode facilitar a pesquisa, apesar de "romper" com a unidade do topico por si justamente defendida.

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Ribeiro Barbosa

#44368 | José Luiz Folhadela | 04 jul 2003 19:30 | Em resposta a: #44290

Caro Carlos Silva:

Como sabe de um anterior contacto que tivemos eu sou possuidor de toda a descendência de António José Teixeira Folhadela. Este foi o primeiro Folhadela (Folhadela era a Freguesia de origem deste meu trisavo). Dois dos muitos filhos tidos de seus dois matrimónios(15 no total)radicaram-seem Famalicão dando tambem origem a numerosa prol. Daí muita gente pensar ser de lá originais os Folhadelas. O que acontece é serem tantos que facilmente os vamos encontrar ligados a variadas famílias. Daí as informações prestadas e que lhe poderei desenvolver caso lhe interesse, nos ramos onde enram Folhadelas. Toda a minha base de dados encontra-se num programa PAF 4.0 . Se dispuser deste eu poderei até dar-lhe uma "diskete" com tudo o que tenho. Para mim o mais interessante deste hobby é a partilha do saber.
E como estas coisas são como as cerejas fiquei muito surpreso com a referencia que faz em relação a Viatodos. Outro ramo familiar me ligam duma maneira muito sentimental a Viatodos e curiosamente li ontem a sua mensagem quando cheguei a casa, vindo do ADB, onde ti nha acabado de fazer um grande levantamento dos registos paroquiais para listar todos os muitos Amarais que por lá se fixaram a partir dos principios do sec XVIII. Foi pena pois teria ao mesmo tempo feito RIbeiro Barbosas.Não me lembro de os ter visto. Encontrei foi um João José Barbosa, nascido em Beiriz, casado com Ria Conceição nascida em Amorim e que em Viatodos deram origem a 23 de Junho de 1890 um Arnaldo Oliveira Barbosa que irá dar origem a um grande numero de Barbosas existentes em Viatodos. Mas ontem mesmo mandei saber se existem outros Barbosas.
Queria ainda informa-lo que Barbosa & Melo era uma sociedade de Manuel Barbosa com seu cunhado Antonio Teixeira de Melo, familiar do genealogista e amigo José Luiz Teixeira de Melo. É este António Teixeira de Melo que saíu da sociedade e foi dar origem à "Somelos". Esta família Melo está profundamente estudada e publicada por José Luiz Teixeira de Melo que trabalha profundamente numa nova publicação.
Como o sei fora do país disponha de tudo em que lhe possa ser util. Julgo que ainda tem o meu contacto pessoal.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

Teixeira de Melo, da Somelos

#44378 | Vasco Jácome | 04 jul 2003 22:52 | Em resposta a: #44368

Caro José Luiz Folhadela

Peço que me corrija se estiver errado, mas esse António Teixeira de Melo, fundador da Somelos, julgo que é o que está aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=189764

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Melo, da Somelos

#44401 | José Luiz Folhadela | 05 jul 2003 10:40 | Em resposta a: #44378

Caro Vasco Jácome
A sua informação está correcta.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Ribeiro Barbosa

#44632 | Carlos Silva | 08 jul 2003 10:13 | Em resposta a: #44368

Caro José Luiz Folhadela,

Queira perdoar o meu atraso em responder.
Antes de mais agradeço a sua amavel proposta.

A proposito dos Ribeiros Barbosas em Viatodos, nào sei em que época, e por que motivo là chegaram. Sei no entanto que o bisavô do industrial Manuel Ferreira Barbosa, Joào Ribeiro Barbosa faleceu na sua casa de Febros em 1840.
Nào vi mais referencias a este ou outros Ribeiros Barbosas nos registos. Confesso nào ter feito uma pesquisa muito aprofundada nos livros de Viatodos.
De modo geral nào é uma familia facil de seguir (genealogicamente falando), nos seus varios lugares de implantaçào.
Sei tambem que as « ruinas » da casa de Febros ainda pertencem a uns descendentes (Henrique Ribeiro Barbosa ?).
Os Barbosas sào numerosos em Viatodos, mas nào sei se repartidos entre as duas citadas familias.

No entanto sei que um dos « Ribeiros Barbosas » é Presidente da junta de freguesia de Sezures. Trata-se portanto de José Barbosa Torres, que deve logicamente ser descendente pelo lado materno.
Sabendo isso e socorrendo-me da lista telefonica vejo que na vizinha freguesia de Gaviào existem um José Ribeiro Barbosa Torres, e tambem um Manuel Joaquim Ribeiro Barbosa (e a Ribeiro Barbosa e Figueiredo aluminios limidata, tambem em Gaviào e nada mais no conc.de Famalicào).

Talvez o José Luiz passe por eles nos seus levantamentos em Viatodos.

Melhores cumprimentos.

Carlos Silva


P.S. : Sei de facto que o José Luiz é incontestavelmente o especialista da bem interessante familia dos Folhadelas, que eu proprio considero famalicense pela sua historia tào inseparavel da historia de Famalicào nos séc. XIX e XX.
As paginas da antologia literaria publicada pela Camara de VNF na decada 90 assim o consideram implicitamente, creio que pela pena do Lino Costa (salvo erro).
Além do palacete do barào da Trovisqueira tem muito em comum, muitas semlhanças com a familia dos Trovisqueiras, e sào ambas tipicamente famalicenses.

No inconsciente identitario famalicense os Folhadelas nào escapam a Famalicào, na sua época a mais épica.

Nào conheço o programa PAF 4.0. Minha base é contida em ficheiro de tipo GED.Nào sei se é compativel.
Suponho que o mais conveniente, e mais respeitoso do trabalho serà comprar o livro sobre os Folhadelas, que creio poderei achar na livraria Ferin ou no Porto (ou em Famalicào).
Mas caso contenha mais informaçoes nào publicadas, e plenamente de acordo sobre o valor da troca do saber segue o meu endereço :

11 avenue de la Republique
91170 Viry-Chatillon
França

A proposito dos melos, conheço relativamente bem a familia pela obra de José Luiz Teixeira de Melo sobre os Coelhos de Sergude.
Nào considero conhecer o José Luiz Teixeira de Melo. Apenas almocei uma vez com ele e um comum amigo no Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Machado Guimaraes

#44714 | NBA | 09 jul 2003 13:46 | Em resposta a: #42448

Caro Carlos Silva

Estou um pouco supreendido e ao mesmo tempo curioso com seu interesse na família Machado Guimarães, de Ronfe.
Acontece que sou bisneto paterno do tal José Joaquim Machado Guimarães, que tinha uma tinturaria, e tenho uma parte significativa da sua ascendência e descendência estudada.
Não conheço qualquer relação desta família com os Bourbons (Lindoso), embora alguns destes sejam meus primos pelo lado materno. Há sim ascendência com o apelido Machado de Faria, de Ronfe.
Quanto à ligação com os Machados Guimarães, de Joane, a freguesia vizinha de Ronfe, de que vem o Barão de Joane e o seu filho, o presidente Bernardino Machado, há na minha família a memória de que seriam primos. Por que via não pude averiguar. Uma coisa é certa, é que em ambas as famílias o apelido Guimarães começou a ser usado já no séc. XIX, numa época em que membros destas famílias emigraram para o Brasil, e não encontro outra explicação para a origem deste apelido senão a identificação do concelho da proveniência familiar, nos membros que emigraram.
Tenho bastante documentação sobre Ronfe, uma correspondência interessante com membros da famíla emigrados para o Brasil no séc. XIX e mesmo um livro de registos da tal tinturaria.
Para mais informações pode contactar-me para o meu correio electrónico: nunoborgesdaraujoarrobanetcpontopt

Com os meus melhores cumprimentos

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#44974 | regueiras | 14 jul 2003 07:42 | Em resposta a: #44225

Carlos,

Da base de dados do NEPS (Ronfe):

Anastácio Ribeiro Barbosa nascido em Serzedelo, casou com Clementina Pedrosa Machado. Filhos: Maria, nascida em 1875 e António, nascido em 1883.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#44976 | Carlos Silva | 14 jul 2003 08:33 | Em resposta a: #44974

Obrigado, Graça

C.P.

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#45010 | José Luiz Folhadela | 14 jul 2003 17:08 | Em resposta a: #44974

Cara Graça:
Peço desculpa do abuso mas tenho aproveitar estasua intervenção para uestionar como consegue o acesso à base de dados de Ronfe do NEPS? Há muito tempo que deixei de conseguir ter acesso. Sabe-me dizer o que se passa? Desde já um muito obrigado.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#45012 | regueiras | 14 jul 2003 18:37 | Em resposta a: #45010

José Luís:

Se tem o endereço do NEPS, tire-lhe o til que está antes de NEPS. O resto de endereço mantém-se.

Graça

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#45047 | José Luiz Folhadela | 15 jul 2003 11:51 | Em resposta a: #45012

Graça:
Muito lhe agradeço esta informação que me veio resolver este problema que tinha. O acesso a esta base de dados é sempre util.
Aproveito o contacto para lhe pedir se me pode dar dados de Maria Angelina Mesquita Guimarães Teixeira, pois penso que era sua familiar. Foi minha madrinha de Baptismo e só disponho da sua data de nascimento. Se não quiser torná-los publicos, considerando serem dados recentes poderia mandá-los directamente para o meu endereço~electrónico.
Cumprimentos
José Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#45051 | regueiras | 15 jul 2003 12:51 | Em resposta a: #45047

Caro José Luís:

Não identifico o nome da sua madrinha na minha base genealógica. Sabe quais eram os nomes dos pais? pode ser que dê alguma pista.

Graça

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Lopes

#94755 | Carlos Silva | 30 jun 2005 13:28 | Em resposta a: #44216

Graça,

Suponho que pertence à referida familia « Sousa Lopes » o famalicense Alvaro Bezerra Sousa Lopes que foi agraciado na passada semana com o titulo de Irmào Benemérito da Santa Casa da Misericordia.
Fonte : Jornal de Famalicao n°3900 de 24 de junho de 2005, pp.1 e 7
O artigo (com retrato fotografico) està à sua disposiçào.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Lopes

#95016 | regueiras | 03 jul 2005 10:33 | Em resposta a: #94755

Carlos,
É verdade Álvaro Bezerra Sousa Lopes é primo direito da minha mãe, filho de Clemente Sousa Lopes.

Se me poder enviar por email o artigo, agradecia.

Graça

Resposta

Link directo:

Filipe Bourbon for President

#99300 | Carlos Silva | 03 set 2005 20:40 | Em resposta a: #42370

Pequena nota curiosa para documentar o topico.
Vejo no jornal que Filipe Bourbon (estudante) encabeça uma lista que concorre à presidência da vila de Ronfe.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa / Sousa Lopes

#114405 | lf | 18 mar 2006 01:48 | Em resposta a: #44248

Caro Primo Zé Luis,
A propósito das informações prestadas neste tópico gostaria de acrescentar o seguinte: A D.Maria de Sousa Moreira de que fala o Vasco Jácome em 26.05.03 casada com um Bourbon Sampaio era irmã do meu avô António de Sousa Moreira casado com Elisa Folhadela Marques e por sua vez cunhado de António Teixeira de Melo e Manuel Ferreira Gonçalves.
Este mundo é pequeno.
Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#307925 | Antonio Moreira | 11 jun 2012 19:14 | Em resposta a: #42417

Caros membros deste Forum,

estamos já em 2012/Junho dia 11 e passei por "acaso" neste Forum.
Sou Moreira, para os interessados, sobrinho neto de MARIA DE SOUSA MOREIRA que casou com João Baptista de Bourbon Sampaio (neto do 1º Marquês do Lindoso). Meu Avô paterno, ANTONIO DE SOUSA MOREIRA, era irmão desta minha Tia Maria de Sousa Moreira. Estes meus antepassados são da Casa de Fafião (Requião - V.N.Famalicão) e da Familia,
sabemos pouco.
Se algum dos 6 filhos desta Tia, com descendência hoje, caso dos filhos de Maria Fernanda Moreira de Boubon Sampaio que tendo casado com Joaquim Moreira (com 8 filhos) e que por casamento "trocaram" o nome de MOREIRA de BOURBON
para Bourbon Moreira, tiver acesso a este "Forum", agradeço possa dar "sinal de vida", muito gostaria de trocar
conhecimentos sobre a Familia SOUSA MOREIRA.
Assino: António F.Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Bourbon de Ronfe

#347021 | Emilia Paula Lima | 08 jun 2014 01:26 | Em resposta a: #307925

Caros membros deste Forúm ,hoje dia 8 de junho 2014. Vou dar um pequeno contributo .O meu avô José Baptista Moreira de Bourbon Sampaio ,filho de João Baptista de Bourbon Sampaio e Maria de Sousa Moreira (penso tinha também o nome de Isabel).A minha avó era Maria Emilia de Sousa Moreira Sampaio,filha de Fortunato Sampaio e Palmira de Sousa Moreira.Os meus avós eram primos direitos as mães são irmãs, eram da Casa de Fafião Requião,Famalicão.Por isso devem ser irmãs de Antonio Sousa Moreira.A tia Fernanda irma do meu avô era casada com Joaquim Moreira,mas não é dessa familia da Casa de Fafião.

Resposta

Link directo:

Bourbon de Ronfe

#359036 | liguma | 01 jul 2015 14:11 | Em resposta a: #44714

Caro Nuno

Estou a pesquisar dados sobre meus antepassados e eis que encontro este seu relato.

Meu bisavô, Norberto José Machado Guimarães, nascido em Ronfe, migrou para o Brasil em data que desconheço. Casou-se e teve filhos no Brasil, entre eles minha avó, Constança Guimarães Mattos. Era filho de José Joaquim Machado Guimarães e Maria dos Prazeres Correia Machado, ele de Ronfe e ela de Brito.

Procuro por seu assentamento de nascimento e data da ida para o Brasil mas estou com dificuldade de encontrar.

Em seu relato mencionas ter bastante documentação da família, por acaso terías alguma informação, como datas, que poderíam me ajudar nesta procura?

Desde ja agradeço.

Lilia



Resposta

Link directo:

Bourbon de Ronfe

#359078 | jalpgf | 02 jul 2015 23:51 | Em resposta a: #347021

Cara Emilia, Só hoje li o seu comentário de 8 de Junho de 2014. Gostaria muito de trocar algumas impressões sobre a nossa família pois sou neta de António de Sousa Moreira e o tema Casa de Fafião suscita-me muito interesse.

Será que posso dar-lhe o meu mail para me contactar?

Cumprimentos

Luisa

Resposta

Link directo:

Bourbon de Ronfe

#359084 | NBA | 03 jul 2015 09:40 | Em resposta a: #359036

Cara Lília,

O Norberto era meu tio-avô. Não precisa de estudar muito a sua ascendência. Tenho-a quase toda estudada e mesmo em grande parte publicada aqui na base de dados do Geneall. O que precisaria era de fazer uma assinatura para a ver. Talvez compense uma vez que há muitos ramos históricos remotos que eu não pesquisei, mas fiz as ligações que permitem recuar até a essa ascendência mais recuada que aqui consta.
Relativamente ao que me pergunta, o Norberto nasceu a 10 de Novembro de 1884, em Ronfe (Guimarães), e faleceu no Brasil aos 25 de Setembro de 1938. Não sei a data da sua partida para o Brasil, creio que acompanhado do irmão Artur, mas posso tentar averiguar.
Pode contactar-me para nunoborgesdearaujoarrobagmailpontocom.
Cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

Bourbon de Ronfe

#424859 | bina45 | 11 jun 2020 20:59 | Em resposta a: #42370

Caro Nuno, vi seu comentario na pagina do Geneall para minha prima Lilia. Eu sou bisneta do Norberto, mas claro nunca o conheci. Estou pesquisando muito sobre a familia e gostaria de saber se voce tem mais informacoes sobre a genealogia. Como faco o acesso? Desde ja agradeco, Abraco

Resposta

Link directo:

Bourbon de Ronfe

#437033 | zliabr | 14 out 2021 17:09 | Em resposta a: #44714

Caro Nuno,

Em nossas pesquisas pelos ascendentes de nosso trisavô "Bonifácio Aniceto Machado de Guimaraes", encontramos a naturalização de um Jose Joaquim Machado Guimaraes em 1865 e ate supomos que fosse um familiar direto, que fosse tio ou pai.
Bonifácio, nosso trisavô também se naturalizou brasileiro em 1877 (casado com Francelina Generosa, filhos: Bonifácio 1863 e Octaviano 1867- nosso bisavô) para poder exercer cargo publico em Ponte Nova, Minas Gerais - em 1865 era Coletor agente, auxiliar de escrivão e após a naturalização foi delegado de policia(1881-85), juiz de paz (1906-1916)...
Não encontramos ligação entre Jose e o Bonifácio. Aguardamos resultado da pesquisa solicitada no Arquivo Nacional do Rio e de Minas.
Temos curiosidade sobre seus "Machado Guimaraes".

Nossos melhores cumprimentos!
Myriam Goulart Guimaraes
zliabr@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen