Fidalgos e Morgados de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#42438 | Pean | 27 mai 2003 09:30

Caros forenses,

Alguém sabe onde poderei consultar, em Lisboa, a obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu termo" ?
Gostaria de procurar as famílias Teixeira, Taveira, Nóbrega, Cão, Sarmento, Pimentel, Aires Mouta, Romão Pereira, Rocha e Sousa, etc., que se cruzam na minha ascendência. Alguém tem informação sobre estas famílias do termo de Vila Real ?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#42616 | mjborges | 30 mai 2003 10:13 | Em resposta a: #42438

Caro/a Pean

Presumo que deverá encontrar a obra que refere na Biblioteca Nacional de Lisboa, ou eventualmente, mesmo na Biblioteca Galveias, ao Campo Pequeno, que é a Biblioteca Municipal de Lisboa e que constuma ter bastantes obras de genealogia. A Biblioteca Nacional tem um "site" na Internet onde é possível fazer a pesquisa "on line" das obras inventariadas na rede PORBASE.Já o tentei localizar, agora, mas estava inactivo.
Tenho reparado que costuma fazer perguntas, entre outras, sobre a família Taveira. Acontece que também eu tenho ascendentes trasmontanos com esse apelido, no concelho de Sabrosa (Gouvinhas), mas pouco mais sei para lá do século XIX, pois as investigações do meu pai, que é genealogista, avançaram menos nesse ramo, a favor dos ramos da Beira, que mais facilmente se consultam na Biblioteca Mormon, pois os respectivos registos paroquiais já estão quase todos microfilmados.
Quanto aos meus Taveiras do século XIX, a informação mais remota que por ora disponho é a de um casal de Gouvinhas do princípio desse século, ela de nome Florência Taveira Cabeda cc António Alves da Cunha, que tiveram um José Alves da Cunha Taveira cc Maria da Conceição Covas (este Covas é de origem espanhola, de Lugo), que tiveram a António (da Purificação) Alves Taveira, meu bisavô paterno, que viveu em Gouvinhas, na Quinta da Costa, casa da Viscondessa de Guiães,que ele administrava.
A partir da minha avó perdemos as ligações a este ramo nortenho, que eu muito desconheço.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#42802 | Pean | 02 jun 2003 14:36 | Em resposta a: #42616

Cara Maria José Borges,

Agradeço a sua informação. Efectivamente a obra existe na BN.
Infelizmente não consigo relacionar os "seus" Taveiras com os "meus" já que estes vieram para Lisboa no início do séc. XIX. Antes disso eram moradores em Vilar de Maçada, São Mamede de Ribatua, Provesende e São Lourenço de Ribapinhão, localidades não muito distantes de Gouvinhas. Serão provavelmente de um tronco comum.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#43237 | alvim | 11 jun 2003 17:14 | Em resposta a: #42438

Estou a fazer um estudo sobre Taveiras e poderei facultar-lhe alguns elementos.
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#43241 | manuelr | 11 jun 2003 18:51 | Em resposta a: #43237

Caro Pedro Taveira Leite Pereira (Alvim?)

Desculpe-me a intromissão, mas o seu nome despertou-me a atenção.Por acaso será Leite Pereira de Melo e Alvim?
É que estou parado no Leite Pereira de Melo e Alvim, bisavô de meu sogro, confirmação do 3º avô e ascendência do 4º, pelo que me permiti fazer a pergunta.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#43288 | AJOS | 12 jun 2003 12:08 | Em resposta a: #43241

Caro M S Rolão
Emilia Leite Pereira de Melo e Alvim era trisavó da minha Mulher. Pode fazer uma busca neste site que a encontra. Ajuda
Cmptos
AJOS

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#43302 | Pean | 12 jun 2003 14:30 | Em resposta a: #43237

Caro Pedro Taveira Leite Pereira,

Agradeço a sua disponibilidade.
Os Taveira que tenho na minha ascendência começam em:
1-Mónica Teresa TAVEIRA da Nóbrega, n.1758-S.Mamede de Ribatua, filha de
2-Manuel Gomes Teixeira, FCA (TAVEIRA, Teixeira, Nóbrega e Cão, Timbre TAVEIRA), n. 1715-S.Mamede de Ribatua e de
3-Ana Maria de Carvalho, n. S.Mamede de Ribatua
4-Félix Gomes Vinagre n. S.Mamede de Ribatua
5-Jacinta Teixeira de Sá, n. Provesende
6-Domingos de Carvalho, n. S.Mamede de Ribatua
7-Maria Lopes, n. Vila Chã
10-Domingos Teixeira de Morais
11-Luísa Teixeira de Sá
22-Francisco TAVEIRA da Rocha, Capitão de Infantaria em 1640, n. S.Lourenço de Ribapinhão
23-Jacinta Teixeira de Sá
44-Baltazar Fernandes Pimentel
45-Esperança TAVEIRA
46-João TAVEIRA e Sá
47-Paula da Nóbrega
88-Vasco Fernandes Pimentel
89-Maria de Andrade
92-Pedro (ou António) Francisco TAVEIRA
93-Senhorinha da Nóbrega

Ficarei agradecido com qualquer informação que me possa dar sobre estes meus ascendentes.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#85848 | jomoca | 09 mar 2005 13:57 | Em resposta a: #43237

Por acaso nesse estudo não se cruzou com uma Joana Taveira de Carvalho, de Abambres casada com Joaquim Teixeira Fernandes de carvalho, ambos eram de Abambres e tiveram 2 filhos: Bernardo e José Manuel. Penso que as datas serão por volta de 1800.
Obrigada.
cumprimentos,
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#85886 | vascom | 09 mar 2005 22:53 | Em resposta a: #42438

Também gostaria de encontrar e adquirir esta obra porque tenho antepassados que foram Morgados do distrito de Vila Real.
Vasco Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#85897 | José Luiz Folhadela | 09 mar 2005 23:49 | Em resposta a: #42438

Caro Pean

Encontra "Teixeiras" nas freguesias de S. Miguel de Lobrigos e de Folhadela.
Consultando o livro "Os Folhadella" encontra alguns deles.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#85952 | texmel | 10 mar 2005 23:51 | Em resposta a: #85897

Caro(a) Peam
num livro editade recentemente pela Civilização,vem a historia dos Teixeira Coelho morgados de S. Braz,em Vilai Real,que aliaz também vem na obra que deseja consultar,O livro da Civilização denomina-se Abaças Histórica.Sobre Teixeiras posso dar alguma informação,mas só sobre a linha principal,nos colaterais pouco ou tenho
Cumprimentos -Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#89891 | alvim | 02 mai 2005 19:29 | Em resposta a: #43241

Nada tem a ver com Melo e Alvim. O Alvim do username vem do nome de uma quinta da qual sou proprietário em Guimarães. Com os melhores cumprimentos
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#89897 | alvim | 02 mai 2005 21:20 | Em resposta a: #42438

Tenho estado a tentar encontrar o que me solicitou o que tem sido impossivel com os elementos que me forneceu. A Obra Fidalgos e Morgados de vila real está organizada em títulos, por exemplo TEIXEIRAS DE ARAÚJO, TEIXEIRAS DE FIGUEIREDO, TEIXEIRAS DE MENDONÇA, TEIXEIRAS VAHIA, ETC. pelo que se não me conseguir mais pormenores sobre o que pretende torna-se impraticável a busca em 4 volumes.
Um abraço e sempre ao seu dispôr
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#98543 | Diogo Taveira | 25 ago 2005 23:58 | Em resposta a: #89897

Caro confrade Pedro Leite Pereira:
se lhe fosse possível, gostaria de consultar esse estudo sobre a família Taveira. se possível contacte-me por e-mail:
taveira_nuno@hotmail.com

Os meus cumprimento,
Diogo Taveira Teixeira e SilvaTapada

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#109008 | ajrei | 07 jan 2006 18:32 | Em resposta a: #89897

Caro Pedro Leite Pereira,

Percebi pelas suas mensagens neste tópico de que dispõe na obra em causa.
Ser-lhe-ia possível procurar o que lá possa vir relativo a LOPES de AZEVEDO,
de S. Romão de Vilarinho, Celeirós ?
É que eu vivo no Alentejo, mas tenho um 4º avô daquela família, e pouco sei àcerca da mesma família. Só em Lisboa poderia consultar a obra pois não existe na Biblioteca Pública de Évora, apesar desta Biblioteca ter depósito lega...
Se me pudesse fotocopiar o que houvesse relativo a esta família agradercer-lhe-ia muito. Mandava-mos por correio à cobrança.
Para qualquer contacto além do Fórum, use o mail: ajrei@sapo.pt

Agradecido,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#109052 | Cordeiro | 08 jan 2006 15:17 | Em resposta a: #42438

Ola conheço alguem que pertence a esses Teixeiras mais propriamente Teixeira leite e que esta disposto a trocar informaçôes sobre essa familia
Atenciosamente Cordeioro

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#110549 | fracata | 25 jan 2006 14:52 | Em resposta a: #89897

Caro Pedro

Passei por acaso neste tópico e reparei que estás a fazer um trabalho sobre os Taveiras...

Trato-te por tu, porque brincamos em pequenos na praia de Leça e em casa de minha Tia Bi e Tio Kim ... e nunca mais nos vimos...

Gostaria de saber notícias tuas...

E saber também desse teu trabalho... para ver se as nossas Famílias se cruzam...

meu mail é: fracataarrobaclixpontopt

Por favor diz qq coisa

abraço

Francisco Cardia Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#128006 | Diogo Taveira | 11 set 2006 02:00 | Em resposta a: #89891

Caro Pedro Leite Pereiro,
Escrevo outra vez pois tenho dados mais concretos. Gostaria de saber se se cruzou, na sua pesquisa, com Carolino Violante Taveira.
Poder-me-ia informar para taveira.d@gmail.com ? O meu obrigado.
Pax et Bonum,
Diogo Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen