Silveiras, Angra, Ilha Terceira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42528 | amtf | 28 mai 2003 20:06

Caros Confrades,

Permitam-me que transcreva o resumo de um registo de casamento para, de seguida, expor as minhas questões.

“Em 1.02.1786 nesta Igreja de S. Sebastião da Pedreira, se receberão por Marido e Mulher, Caetano Joze Cortes da Silveira filho legítimo de António da Silveira, já defunto, e de Maria do Nascimento natural e Baptizado na freguezia de Nossa Senhora da Ajuda do Bispado de Angra, com Dona Luiza Laureana Efigenia de Sampayo filha legítima do Doutor Luís de Azevedo Sam-Payo, já defunto, e de Dona Maria de Jesus e Oliveira, natural e Baptizada na Insigne Collegiada da Villa de Ourém, bispado de Leiria
Forão testemunhas Joze (…) de Arriaga Brum da Silveira e o Doutor Francisco Joze de Miranda Duarte”

Agora as perguntas:

Algum (a) Confrade tem alguma coisa sobre estes Silveiras, de Angra?
Haverá alguma possibilidade deste Caetano da Silveira ser parente da testemunha Brum da Silveira, que penso ser também originário dos Açores?
Onde posso consultar os Paroquiais de Angra e de Leiria?
E, já agora, alguém tem elementos acerca de alguma desta gente?

Pedindo desculpa por tantas perguntas, ficarei reconhecido por qualquer ajuda que me possam dar.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42535 | aburma | 28 mai 2003 23:23 | Em resposta a: #42528

Caro António Maria,

Ora aqui ficam alguns dados sobre os Silveiras da Terceira.

Apesar do seu nome, trata-se de família de origem flamenga, descendentes de Willem van der Haghe ou Haagen, que em Portugal passou a ser conhecido por Guilherme da Silveira, "que no século XV passou de Flandres (Casa de Maestrick) à ilha do Fayal, e, d'alli, a outras ilhas do archipelago açoriano e nomeadamente à Terceira", Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, "Nobiliário da Ilha Terceira".

Não encontrei referências às pessoas que menciona, mas posso confirmar ser o nome Brum (derivado de Bruyn outro nome flamengo)também de origem açoriana.

Quanto aos Paroquiais de Angra, presumo que os possa encontrar na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra, Palácio Bettencourt, Rua da Rosa 39 - 9700 ANGRA DO HEROÍSMO.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42537 | amtf | 28 mai 2003 23:47 | Em resposta a: #42535

Caro Alexandre,

Estou agora a pensar como é que o meu amigo Jean Verspreuwen, de Antuérpia, se passaria a chamar se viesse para Portugal...

Brincadeira à parte, agradeço o seu interesse pelo meu tópico e o contacto do Arquivo de Angra.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42568 | António Forjó | 29 mai 2003 12:37 | Em resposta a: #42528

Caro Colega

Os Paroquiais de Leiria estão no Arquivo Distrital daquela cidade.
Recordo-lhe que os Mormons têm muito microfilme já feito, nomeadamente dos Açores que já tive a oportunidade de consultar.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42572 | Conde | 29 mai 2003 13:46 | Em resposta a: #42537

Caro Confrade:
"As Famílias Faialenses" de Marcelino Lima creio que também trazem algumas linhas.Escuso de referir as Saudades da Terra.O sábio sobre a Terceira é o Dr.António Maria de Ornellas Ourique Mendes.O Dr.Jorge Forjaz também sabe destas gentes.Existe uma obra que refere a ascendência do Dr.Manuel de Arriaga e que trata de Bruns da Silveira.Não recordo o nome.
Por falar em aportuguesamentos de apelidos (e nos Açores há mais como os Terras e os Ormondes,)a família Vasques Homem não é senão Wachsman.É uma tradução semi-fonética.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Flamengos & Outros nos Açores

#42593 | aburma | 29 mai 2003 19:07 | Em resposta a: #42572

Caro Confrade Conde,

São oportunas as suas referências aos nomes açorianos aportuguesados. Podíamos ainda citar os Utras, que também vieram da Flandres para o Faial, em vários ramos, entre eles o que tem por tronco Jobs van Hueter, ou Josse de Hurtere, que no Faial ficou conhecido por Joz d'Utra.

Deste "desenfreado" aportuguesamento escaparam, entre outros, os Paim e os Bettencourt.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42594 | amtf | 29 mai 2003 19:09 | Em resposta a: #42572

Caro Conde,

Que pena só ontem ter "descoberto" o assento acima transcrito e só hoje receber as suas preciosas indicações.
"Perdi", esta 3º feira o lançamento de um livro do Dr. Jorge Forjaz, na Casa de Goa, onde sei que também esteve presente o Dr. Ornellas Mendes (creio não o estar a confundir, é o nosso conselheiro cultural em Roma, não é verdade?). Penso que já terá voltado a Itália, mas tenho maneira fácil de o contactar e abusar de sua grande simpatia.
Agradeço-lhe também as notas bibliográficas.

Melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras, Angra, Ilha Terceira

#42596 | amtf | 29 mai 2003 19:16 | Em resposta a: #42568

Caro Confrade,

Muito agradeço o seu interesse e as suas informações
As minhas "pesquisas" nos Mormons até agora não passaram do Family Search. Acho que está na altura de lhes fazer uma visita.

Melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen