Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42724 | jpbabc | 01 jun 2003 15:13

Caros Amigos,

Lourenço Correia de Matos sugeriu-me, muito amavelmente !,(via e-mail) que recorresse a este Fórum para, quem sabe ?!, conseguir algumas informações sobre as Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto, Santo Ildefonso) que passo a explicar rapidamente:

António Ferreira Borges foi casado com Tereza Vaz de Carvalho (+/-1750) e foram Pais de José Ferreira Borges, armador na cidade do Porto (de barcos ou de igrejas ?!) que casou com Ana Margarida de Jesus Santos (Porto, S. Mª. da Victória) e tiveram 10 filhos, sendo o mais velho, o jurisconsulto José Ferreira Borges(1785-1838), posto isto;

a) será que a referida Tereza tem a ver com os Vaz de Carvalho da Beira e de outras regiões do País ?!

b) será que os Vaz de Carvalho são uma única família, ou existem várias que nada têm entre si ?!

c) haverá algum trabalho já realizado sobre os ascendentes de António F.B. e de Tereza V.C. ?!

Agradeço desde já qualquer pista que me possam dar.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Po

#42754 | jpbabc | 01 jun 2003 22:04 | Em resposta a: #42724

Caros Amigos,

Só agora constatei que o tópico sobre a Família Vaz de Carvalho de Cazegas, termo da Covilhã, foi tratado em 2000/2001 por mop79436 (Francisco), alentejo (Nuno Borrego), FJCSAC (Francisco Álvares de Carvalho), entre outros.

De qualquer modo, as questões que referi anteriormente, apesar das informações interessantíssimas que tive ocasião de ler, estão longe de responder às minhas dúvidas.

Agradeço que, tão logo possam, me enviem alguma pista sobre Tereza Vaz de Carvalho casada com António Ferreira Borges (+/- 1750).

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42756 | JMSA | 01 jun 2003 23:04 | Em resposta a: #42724

Caro José Pedro Castro
Posso dar noticia do Desembargador Manuel Xavier Ribeiro Vaz de Carvalho, da freguesia de Santo Ildefonso, padrinho de baptismo de um 3ºAvô meu. Nada mais sei sobre ele.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42758 | rmfrp | 01 jun 2003 23:11 | Em resposta a: #42724

Caro José Pedro Castro:

Descendo por várias vias da família Vaz de Carvalho de Casegas, tratada no tópico que referiu.

Parece-me mais provável, atendendo à frequência dos apelidos Vaz e Carvalho em Portugal, a possibilidade de se tratar de uma família distinta da que procura. Não tenho informação de que algum membro da família Vaz de Carvalho de Casegas tenha passado à cidade do Porto no século XVIII. A natureza local dos assentos paroquiais faz porém com que os ramos emigrados escapem muitas vezes à pesquisa, pelo que não será de excluir a hipótese de se tratar realmente da mesma família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42760 | jpbabc | 01 jun 2003 23:55 | Em resposta a: #42758

Caros Amigos,

Razão tinha Lourenço Correia de Matos em 28/05 e em resposta ao meu e-mail, escrever-me "...abra um tópico no Fórum do GeneaPortugal expondo a questão. Ás vezes temos surpresas muito agradáveis naquelas paragens !".

Fico muito grato pela magnífica sugestão de LCM e agradeço muitíssimo a vossa colaboração - JMSA e rmfrp (Rui Pereira)- o que, de facto, torna este Fórum verdadeiramente fascinante !

De qualquer modo, não parem de me enviar mais pistas.

Um forte abraço,

José Pedro Castro
(josepedrocastro@sapo.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42772 | Conde | 02 jun 2003 09:07 | Em resposta a: #42724

Caro Senhor:
Tenho a ascendência do José Ferreira Borges,pela varonia que é Madureira.Vou trazê-la brevemente para este forum.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42790 | jpbabc | 02 jun 2003 12:34 | Em resposta a: #42772

Agradeço-lhe imenso o seu cuidado e caso ache mais conveniente, deixo-lhe o meu e-mail: josepedrocastro@sapo.pt

Estou fascinado com a eficácia e a solidariedade deste Fórum !

Para si e para os demais, um Bem Haja !!!

José Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42792 | jpbabc | 02 jun 2003 13:01 | Em resposta a: #42756

Caro Amigo (JMSA)

Ser-lhe-ía possível enviar-me o nome do vosso Trisavô e a data do seu nascimento ?!

Quem sabe se se poderá estabelecer um nexo e vir a ser um excelente ponto de partida para esta minha dúvida !

Ás tantas, o referido Desembargador, enquanto padrinho de baptismo, tinha uma relação de parentesco com o seu Familiar, o que naquela época não era de todo invulgar !

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Ps.: Caso entenda por conveniente, não hesite em contactar-me através do meu e-mail josepedrocastro@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42796 | JMSA | 02 jun 2003 13:48 | Em resposta a: #42792

Caro Amigo
Embora á partida não me pareça existir nenhuma relação de parentesco como disse, e bem, tudo era possivel nesta época.
O nome do meu 3ºAvô era MANUEL FERREIRA DE NOVAES, natural da freguesia da Sé-Porto, n.15.11.1803 e foi baptisado no dia 20 do mesmo mês e ano. Era filho de JOÃO FERREIRA DE NOVAES RIBEIRO e de D.MARIA DO CARMO MENDES PEIXOTO, neto paterno de ANTÓNIO FERREIRA DE NOVAES e de D.MARIA RIBEIRO e materno de FELIX MENDES PEIXOTO e de D.QUITÉRIA TERESA DE JESUS MARQUES DA SILVA. Este meu antepassado foi General do Exercito, agraciado com a Torre e Espada, com o Hábito de Cristo, com as medalhas de oiro de D.Pedro IV e de D.Maria II e foi um dos "Bravos do Mindelo".
Para além do Desembargador já citado, MANUEL XAVIER RIBEIRO VAZ DE CARVALHO, da freguesia de Santo Ildefonso, foram seus Padrinhos o Desembargador ANTÓNIO JOSÉ DIAS MOURÃO MOSQUEIRA, da Rua da Ferraria de Cima, freguesia de NªSrªVitória e o Desembargador JOÃO JOSÉ DE ABREU E SILVA, da Rua do Pinheiro, freguesia de Santo Ildefonso.
É tudo o que de momento lhe posso adiantar e espero que estas informações lhe sejam úteis.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42816 | jpbabc | 02 jun 2003 15:29 | Em resposta a: #42796

Caro Amigo (JMSA)

Agradeço muitíssimo a sua colaboração !

Gostaria de dizer que é extremamente curioso o seu Trisavô ter tido três padrinhos Desembargadores, o que me leva a inferir que os seus 4ºs e 5ºs Avós deveriam ter uma relação privilegiada com o poder judicial da época (estariam eles ligados à magistratura ?!), interessante tópico para ser reflectido !

Entretanto, estou a aguardar informações sobre a Fª. Ferreira Borges e, quem sabe, dentro de pouco tempo, conseguirei ter informações que vos poderão ser, igualmente, úteis.

O próprio José Ferreira Borges era jurisconsulto e, como ele, outros tantos familiares e, curiosamente, todos eles nascidos ou casados nas freguesias de Sto. Ildefonso, Nª.Sª. da Victória, Sé e outras. Ora, nos sécs. XVIII/XIX os juristas conheciam-se todos, a mobilidade não era como a dos nossos dias, daí eu pensar que a probabilidade em encontrar nexos entre F.B./V.C./Ferreiras de Novaes é uma questão de tempo !

Uma vez mais, muito obrigado e Bem Haja.

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Po

#42819 | jpbabc | 02 jun 2003 16:42 | Em resposta a: #42758

Caro Rui Pereira,

Então não é que o Trisavô do Amigo e Colaborador deste tópico, que dá pela sigla JMSA, o distinto General Manuel Ferreira de Novaes, nascido em 15.11.1803, freguesia da Sé, Porto, (etc.) e que teve três padrinhos de baptismo, sendo um deles, o Desembargador Manuel Xavier Ribeiro Vaz de Carvalho, nascido no 2ª metade do séc. XVIII na freguesia de Sto. Ildefonso (Porto) !?

Esta informação é extremamente interessante !

E que tal se o meu amigo voltasse a "vasculhar" os seus arquivos pessoais e ver se algum deles foi jurista, médico, comerciante, militar e que pudesse ser o Pai ou o Avô do Manuel Xavier V.C. ?!

Um grande abraço,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42822 | ajtrigueiros | 02 jun 2003 18:00 | Em resposta a: #42796

Caro JMSA:

Tem por acaso indicação de onde provém esses seus antepassados Ferreira Novais?
É que tenho vindo a reunir elementos sobre a família Ferreira Novais, de Barcelos, e ela teve muitas ramificações...
Seria possível indicar-me o mais antigo Ferreira Novais a que chega?

Antecipadamente agradeço,

cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42825 | JMSA | 02 jun 2003 18:36 | Em resposta a: #42822

Caro António Trigueiros
Na verdade muito pouco sei deste ramo da minha Familia e agradeço a vossa ajuda.
Aqui vai o que sei:
António Ferreira de Novaes e sua mulher Maria Ribeiro eram ambos naturais de Vilela, freguesia de Moreira de Rei, Arcibispado de Braga. Pela proximidade geográfica, com fortes possibilidades, estamos a falar da mesma familia. Qualquer novidade que saiba, agradeço o seu contacto.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42827 | JMSA | 02 jun 2003 18:44 | Em resposta a: #42816

Caro José Pedro Castro
Na verdade nada sei sobre as profissões e ligações destes Ferreira de Novaes, mas realmente ter 3 Desembargadores como Padrinhos de baptismo, leva-nos a reflectir. O mais extraórdinário é que um irmão deste meu 3ºAvô tambem era afilhado de um Desembargador!
Fico á espera das suas noticias e com o desenvolvimento dos seus estudos.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Po

#42849 | rmfrp | 02 jun 2003 23:54 | Em resposta a: #42819

Caro José Pedro Castro:

Infelizmente também não encontro ligação do Desembargador que referiu com os meus Vaz de Carvalho.

Verifico que ficou com impressão favorável do Fórum. Não tem que agradecer a minha colaboração, só lamento não poder ajudar mais. Felizmente, os participantes mais conhecedores das genealogias nortenhas (o que não é o meu caso) parecem já estar a tomar conta do assunto. Acompanharei atentamente o desenvolvimento deste tópico e não deixarei de intervir se tal se justificar. Faço votos para que esta sua participação seja a primeira de muitas.

Eu próprio tomei conhecimento da minha ascendência Vaz de Carvalho através deste Fórum, graças à colaboração do meu Primo Francisco Álvares de Carvalho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42884 | jpbabc | 03 jun 2003 15:42 | Em resposta a: #42772

Caro Amigo (Conde)

Este tópico desenvolveu-se de uma maneira que eu jamais poderia sequer imaginar !

Neste momento aguardo, com grande expectativa, as vossas informações sobre a família de J.F.Borges !

Caso as informações de que dispõe, ocupem muito espaço físico ou virtual, agradeço que me comunique para este Fórum ou para josepedrocastro@sapo.pt e, caso se utilize os CTT, pagarei todas as despesas que entender necessárias.

Muito obrigado e Bem Haja

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Po

#42905 | jpbabc | 04 jun 2003 00:23 | Em resposta a: #42849

Caro Amigo Rui Pereira,

Vê algum inconveniente em contactar o vosso Primo Francisco Álvares de Carvalho e dar-lhe conta deste tópico ?!

Quem sabe se ele não vislumbrará alguma remota lembrança de um qualquer documento perdido ou de um V.C. que foi eclesiástico, ou que partiu para o Norte litoral devido a alguma questiúncula ou atitude considerada menos conveniente, lá para os séc. XVII / XVIII ?!

Desculpe esta minha atitude quase jornalística, mas como já se deve ter apercebido, o que dá mais graça nesta incessante procura, é sabermos que, seja qual for a Família que se pretenda investigar, há sempre nela de tudo um pouco e, como diria Heraclito: "Na busca da verdade, há que estar preparado para o imprevisto, pois ela é difícil de encontrar e desconcertante quando a encontramos".

Cada vez me convenço mais, que esta Família é muito numerosa e que deve estar, seguramente, truncada por motivos ainda pouco explorados !

Estarei sempre disponível para ser contactado, quer por si, quer pelo vosso Primo.

Muito obrigado e Bem Haja

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42912 | Conde | 04 jun 2003 08:44 | Em resposta a: #42724

Caro Confrade:
Então cá vai a varonia FERREIRA BORGES:
1-Cristóvão de Madureira casou com Isabel Fernandes,e tiveram:
2-Paulo de Madureira,casou em Ancede a 13.1.1636 com Joana de Castro,filha de Francisco Barbosa e de sm. Maria de Castro.Tiveram:
3-Domingos de Madureira,n.Ancede,casou em Ancede a 15.5.1665 com Bernarda Borges,filha de Baltasar António e de sm Antónia Borges,e tiveram:
4-António de Madureira,morador em Santo Ildefonso,Porto.Casou a 25.7.1703 com Maria do Ó,filha de Francisco da Motta e de sm.Catarina Ferreira.Tiveram:
5-António Ferreira Borges,morador na rua de "Traz de Victória",no Porto.Casou com uma ou duas ou três Teresas,a saber Teresa Josefa,Teresa Maria, e a 30.4.1741 em Santo Ildefonso,Porto com Teresa Dinis de Carvalho,filha de João Rodrigues e de sm Teresa Dinis de Carvalho,esta já viúva de Manuel de Faria,n.Rua dos Ferradores,de Santo Ildefonso todos,np. de Francisco Rodrigues e de sm Maria Vieira, de Santa Cristina,Bispado de Lamego,e nm. de Manuel Alves e sm.Antónia Dinis.Tiveram:
6-José Ferreira Borges c.c. Ana Margarida de Jesus Santos e 2ªcom DªPrudência Perpétua de Menezes,fª do Cap.José António Cardoso de Menezes e de sm. D.Francisca Rosa da Silva.etc
Daqui para diante conhecem.
Aconselho a vêr a Pedatura Lusitana em títulos de Borges e de Madureiras.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#42987 | jpbabc | 05 jun 2003 11:13 | Em resposta a: #42912

Caro Amigo (Conde)

Antes de mais quero-lhe agradecer as suas informações.

Consultei os cinco volumes da Pedatura Lusitana e o único Cristóvão de Madureira que lá encontrei foi no III volume, pág. 494, Parágrafo 5º, nº 5 e consta como tendo casado com Guiomar Toscana (etc.); será que Isabel Fernandes, tal como consta nas suas anotações foi 2ª mulher de Cristóvão ou foi, simplesmente, um relacionamento, de onde derivou um ramo bastardo constituído por Paulo Madureira / Domingos M. / António M. / António F. Borges ?!

Não consegui encontrar qualquer relacionamento de António F. Borges, neto de Bernarda Borges c.c. Domingos de Madureira (em Ancede, 15.5.1665) e bisneto de Antónia Borges c.c. Baltazar António no III volume, págs. 91 a 96 !

Mais informo que segundo o Arquivo da Univ. de Coimbra, Livro das Certidões de Edade, 1772-1833, XXVIII, fl. 17, consta José Ferreira Borges filho de José F.B. c.c. Anna Margarida de Jesus Santos e neto paterno de António F.B e de Tereza Vaz de Carvalho, o que difere dos vossos documentos em que consta como sendo (uma das 2 ou 3 Teresas com quem casou) mas com o apelido de Dinis de Carvalho; será, pois, Vaz C. ou Dinis C. ?!

Agradecia, uma vez mais, se me pudesse esclarecer os seus dados que me pareceram muito claros, mas, difíceis de relacionar com os Borges e, sobretudo, os Madureiras da Pedatura Lusitana.

Muito grato e ao dispor,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#43013 | Conde | 05 jun 2003 17:36 | Em resposta a: #42987

Caro Amigo:
As referências à Pedatura são indicativas de que as famílias andam por ali.
Quanto à certidão tenho-a aqui à minha frente e diz:"he neto paterno de AntºFrrª Borges desta cidade,e da fregª de Stº Ildefonco e Theresa deNiz de Carvº dos ferradores da mª fregª".Quem leu Vaz leu mal e disto não tenho eu qualquer espécie de dúvida.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#43018 | jpbabc | 05 jun 2003 21:58 | Em resposta a: #43013

Caro Amigo (Conde)

Muitíssimo obrigado pela sua colaboração !

Seria possível obter fotocópias dos documentos originais dos ascendentes de J.F.Borges e dele próprio ?! Via CTT e, naturalmente, na modalidade de envio à cobrança ?!

Ou quiçá, se os pudesse digitalizar e enviar para o meu endereço: josepedrocastro@sapo.pt

Aguardo com entusiasmo as vossas notícias.

Muito grato e Bem Haja

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#44392 | Jó Carvalho | 05 jul 2003 01:38 | Em resposta a: #42724

Caro Amigo.
Sou José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz. Sou descendente dos Vaz de Carvalho da Beira Baixa e farei uma pesquisa no sentido de verificar se a senhora a que faz referência será proveniente de algum ramo desta família.
Saudações e votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Po

#100290 | milai | 12 set 2005 23:24 | Em resposta a: #42849

Chamo-me Maria Adelaide Miranda Vaz de Carvalho e também ando à procura dos meus ascendentes Vaz de Carvalho, que eram naturais de coimbra, vila nova de poiares. Tanto quanto sei, o nome transmitiu-se de geração em geração como "Vaz de Carvalho". Não sei se tenho familaires no Porto, mas gostaria de descobrir.

grata pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#284871 | NBA | 17 ago 2011 00:24 | Em resposta a: #44392

Caro José Pedro Castro

A única forma segura de conhecer a ascendência de Tereza Vaz de Carvalho, casada com António Ferreira Borges, será através do respectivo registo de casamento.
Tanto quanto sei, há duas famílias Vaz de Carvalho: uma da zona da Covilhã e outra das freguesias limítrofes de Alvações do Corgo (Santa Marta de Penaguião), Vilarinho dos Freires (Peso da Régua) e Nogueira (Vila Real). Quanto a Manuel Xavier Ribeiro Vaz de Carvalho, é possível que se trate do homónimo desta segunda família, natural do lugar da Perzigueda (ou Persegueda), freg.ª de Vilarinho dos Freires, acima referida, que teve Carta de Brasão de Armas para Ribeiro e Carvalho (15.09.1755, in Baena 1872, p. 515, n.º 2050, com descendência nos "Carvalhos de Basto", fasc. 46 e 47 do vol. IV).
Pode ainda ver o meu texto relativo a esta última família Vaz de Carvalho, que divulguei neste fórum, com o tt.º "Vaz de Carvalho, de Alvações do Corgo" (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=277887). Aviso que há erros significativos na base de dados pessoais relativa a esta família, por alteração pedida por alguém que não fez pesquisa em documentação fiável.
Cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho (Porto)

#347525 | macsl | 21 jun 2014 16:27 | Em resposta a: #42724

Ex.mo Sr.
Pode confirmar o local, ano e dia de baptismo de seu avô MANUEL FERREIRA DE NOVAES?
É que o assento de casamento diz que casou com 55 anos, o que não joga com 1803, ano que refere.
Por outro lado, nos livros de baptismo de Porto, Sé, não encontro o seu Avô nem em 1803, nem em 1807, data que refere o geneall para data de nascimento 15.11.1807.
Pode confirmar, por favor?
Obrigado e cumprimentos,
Manuel Silva Lopes
( manuelopes@gmail.com )

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen