A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#428 | Mauricio | 07 out 2000 01:39

No dia 30 de novembro de 1714, na Igreja de São Tiago de Carapeços, freguesia do mesmo nome, Concelho de Barcelos, casaram-se Mariana Monteiro de Barros e João Vieira Repincho, deste casamento houve dois filhos: Manuel José Monteiro de Barros, nascido à 9 de dezembro de 1716, que emigrou para o Brasil, atraido pela mineração, hoje, aqui no Brasil somos centenas, todos devidamente registrados na obra de Frederico Brotero de Barros, "A Família Monteiro de Barros"; sobre o outro filho João Caetano, nada se sabe, o que me levada a encarar o desafio de tentar localizar os descendentes de João Caetano Monteiro de Barros, aí em Portugal, no que gostaria de contar com a ajuda dos irmãos portugueses, tarefa difícil, mas não impossível.

Atenciosamente.

Mauricio J Monteiro de Barros
procurando os atuais Monteiro de Barros
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#430 | ajtrigueiros | 07 out 2000 11:46 | Em resposta a: #428

Caro Maurício Monteiro de Barros:

Tenho muitos dados sobre dois ramos da família Monteiro de Barros, de S. Tiago de Carapeços, Barcelos. Gostaria apenas de saber se tem conhecimento da filiação de Mariana Monteiro de Barros, casada em 1714, em Carapeços. É que pelas datas suponho que seja irmã ou tia dos dois irmãos Monteiro de Barros, abaixo 1) e 2):

1) Jacinto Monteiro de Barros, casado em 1719, em Vila Cova, com D. Mariana Ferreira de Novais Furtado de Mendonça, com geração, em Vila Cova (Barcelos)e em 2.as núpcias em 1753, com d. domingas Loureiro de Miranda.Tenho quase a certeza que ainda existem descendentes em Vila Cova.

2) D. Angélica Maria Monteiro de Barros, casada em 1722, em Barcelos, com o Dr. Manuel António da Fonseca vilas Boas, advogado nos auditórios na vila de Barcelos. Com geração ilustre que tenho estudada até aos inicios deste século.


Aproveito para me apresentar. Sou barcelense e um interessado em genealogia de famílias da região de Barcelos. Tenho um grande levantamento feito sobre famílias da região.

Se quiser pode tb. contactar-me para o meu mail ajtrig@hotmail.com . Posso tentar fazer-lhe chegar o que tenho sobres estes ramos de Monteiros de Barros barcelenses.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#16316 | valadares | 27 jan 2002 16:26 | Em resposta a: #428

Caro Sr. Maurício:
Saudações ! Sou Paulo Valadares, historiador, co-editor do boletim Gerações/Brasil, publicado pela Sociedade Genealógica Judaica do Brasil. No momento estou trabalhando com a Profª Drª Anita Novinsky (USP) numa pesquisa de pós-graduação sobre a descendência importante de cristãos-novos importantes. Um deles, MANUEL DE PAREDES, o primeiro cristãos-novo denunciado ao Santo Oficio no Brasil (1592), dele descendem todos os Monteiros de Barros, através da sua avoenga, Negreiros. Conheço o trabalho do Brotero. Mas estou tendo dificuldade para entroncar gente nova, como Diogo Vilela (Monteiro de Barros por nascimento). Há alguma genealogia deste clã mais recente ?

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#16318 | artur41 | 27 jan 2002 16:59 | Em resposta a: #16316

Caro Maurício


Ora viva!
Não me esqueço das informações que me deu a respeito dos Camisão, do ramo brasileiro, relacionados com os Monteiro de Barros.
Como tenho que fazer pesquisas mo Minho, talvez o possa ajudar.



Um grande abraço

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#16483 | andremo | 31 jan 2002 23:54 | Em resposta a: #16318

Meus caros,

A familia Monteiro de Barros não são os da Quinta da Regaleira (em sintra)?O monteiro dos milhões??? E o filho o Monteiro dos tostôes?
Um abraço André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#41252 | aefavant | 08 mai 2003 14:30 | Em resposta a: #428

Olá Maurício,

Tenho ascendência Monteiro de Barros e gostaria de entrar em contato com você para cruzar dados, pois estou montando esta árvore.

Abraço,

Antonio E. de Carvalho Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#41259 | smmcsb | 08 mai 2003 16:15 | Em resposta a: #16483

Caro André:

esse era Carvalho Monteiro, e não Monteiro de Barros, mas também há um Monteiro de Barros dos Milhões!lol!

abraço

SSB

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#41264 | andremo | 08 mai 2003 16:50 | Em resposta a: #41259

o patrick dos milhões!!lololo
obrigado pela informação!

AO

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#272935 | Joaquim Alves | 20 mar 2011 17:13 | Em resposta a: #428

Caros Monteiro de Barros,

Chamo-me Joaquim César Monteiro Rocha Alves e a minha mãe, é Deolinda Monteiro de Barros, oriunda provavelmente de um ramo dos Monteiro de Barros, sita na Freguesia de Freamunde, Concelho de Paços de Ferreira.

Segundo a minha mãe, meus avós e bisavós, os primeiros da casa do Bodo, provavelmente a casa mais prestigiada nessa altura nestas redondezas, no Concelho de Paredes, e os segundos vieram mesmo de Barcelos e são “Monteiro de Barros”.

Há tempos, ou seja há alguns anos, enviei para aí um e-mail a dizer isso mesmo, mas depois, por muitos afazeres que se vão metendo pelo meio, não me reportei mais a este assunto.

Nasci em Paços de Ferreira, Distrito do Porto e agora resido no Concelho de Vila do Conde, muito perto do Porto onde trabalho como Professor Universitário e Gestor, mantendo naturalmente as minhas ligações à minha terra de origem, a Paços de Ferreira, até porque a minha mãe, com 87 anos, reside em Paços e ainda vai andando muito bem.

Gostaria de retornar o contacto com os ”meus possíveis parentes do Brasil”, e eventualmente em Portugal, uma vez que até me desloco a Terras de Vera Cruz com alguma regularidade, quer em lazer, quer mesmo em termos de trabalho, tendo em conta que represento em Portugal e Espanha, a Câmara de Comércio e Indústria de Rio Grande do Sul (RS).

Tenho 53 anos, dois filhos, uma casal, a filha com 24 anos, médica recente e já a trabalhar em Oncologia e o meu filho com 23 quase finalista de Arquitectura.
Minha mulher é economista e professora de matemática.

Acresce aqui que, o meu filho, a finalizar o 4º ano de Arquitectura, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Faculdade esta que se encontra classificada entre as três primeiras melhores do mundo, vai, através do programa ERASMUS, protocolo com universidades no mundo inteiro, fazer o 5º ano deste curso, penúltimo ano, uma vez que na Universidade do porto o curso de Arquitectura tem a duração de 6 anos lectivos, como dizia, vai fazer o 5º ano ao abrigo deste protocolo, na faculdade de Arquitectura de São Paulo.

Claro está que, a partir de Julho do próximo ano, irei mais vezes ao Brasil, por maioria de razão, ou seja, visitar o meu filho e gostaria de contactar com esta família, com aqueles que estiverem disponíveis para trocarmos impressões.

Neste sentido, ficarei à espera que alguns de vós me contactem, até porque tenho muita curiosidade de saber mais sobre aquilo que poderemos ser, isto é, da mesma família.

Ficarei então à espera das vossas notícias.

Um abraço amigo
J. César Monteiro da Rocha

( a mim, por razões de casamento dos meus pais, falta-me o nome Barros)

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#274671 | Abreu e Silva | 15 abr 2011 23:59 | Em resposta a: #272935

Sugiro procurar no Rio de Janeiro a Carlos Eduardo Monteiro de Barros:
monteirodebarros@gmail.com
monteirodebarros.rj@globo.com

Att

Fernando de Abreu e Silva

Resposta

Link directo:

RE: A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#278818 | aefavant | 17 jun 2011 13:51 | Em resposta a: #272935

Meus parentes, :)


Novamente, volto a esta discussão de bom grado.

Ao senhor valadares, tens certeza da origem cristã-nova do ramo informado? Isto contraria a provável origem do ramo. Além de as informações da igreja serem, sabidamente hoje, imprecisas quando não pre-conceituadas. de toda forma, a região de origem do "clã" e os antepassados passam-me idéia de não poderem ser cristãos-novos.

Joaquim Alves,

a família Monteiro de Barros adquiriu grandíssima importância no Brasil Imperial e sua formação. Os ramos porém, parecem ter perdido contato com a mudança do Regime. Minha avó contava muitas histórias "dos tempos aureos", dos primos, tios etc, mas nunca se faziam referências aos primos de Portugal. Me parece que o Brasil foi formado por indivíduos que tinham por intento cortar laços com Portugal lol. Tudo bem que não tinham internet ou courier para manter contato! De toda forma, a primogenia fez com que muitos irmãos saíssem de Portugal para o Novo Mundo. Aqui, foram 8 filhos e os laços familiares se distanciaram, fora, no que posso dizer, as rixas e brigas familiares.


PERGUNTA: Quem foi o Sr. Repincho, nosso ancestral?? O tal "O Moço" parece se perder nas referências do tempo, mas uma coisa é certa....ele é único! Alguém teria mais informações a seu respeito? Sua origem? JOAO VIEIRA REPINCHO. Quem foi? Moço Fidalgo? Burguês? Fico meio inquieto ao não conseguir encontrar referência a algum antepassado pois estou mal acostumado a sempre tê-las. O caso deste "moço" me intriga demais. Parece ser natural da região, e não estrangeiro.

Svd,

Antonio E C L

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#406421 | marcoxavier2005 | 15 ago 2018 03:57 | Em resposta a: #428

Salve Salve!
Chego um pouco tarde para o bate papo, mas fico feliz em encontrar nossos parentes distantes por aqui.

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#409084 | lorenadidier | 29 out 2018 13:26 | Em resposta a: #428

Bom dia!

Gostaria de saber se o trabalho realizado por Frederico de Barros Brotero será espelhado aqui integralmente?

O livro chega até o meu pai (Luciano Almeida de Abreu - capítulo 11) e o segundo irmão deste, mas não inclui o resto da família, já que esta cresceu muito desde os anos 50.

Saudações,

Lorena Sá Barretto de Abreu

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#411985 | Marcos M. de Barros | 06 fev 2019 17:29 | Em resposta a: #428

Boa tarde!

Me chamo Marcos Vinicius Monteiro De Barros e gostaria de saber se venho diretamente da familia,
Meu pai é Wilton Monteiro de barros e meu avô era Darcy Monteiro De barros, meu bisavô Manuel Monteiro de Barros

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#421674 | Dado Ribeiro | 13 fev 2020 13:25 | Em resposta a: #428

Olá, Mauricio, tudo bem?

Meu nome é Paulo Eduardo Monteiro Lobato Ribeiro. Apelido: Dado
Sou um descendente da familia Monteiro de Barros, da parte de um trisavô que se chamava Joao Evangelista Monteiro Lobato Galvao de Sao Martinho, nascido em Leopoldina (MG), que depois se mudou para a Fazenda Santa Rita, no estado do Espirito Santo, na regiao de Muqui.
Consegui encontrar o Carlos Monteiro de Barros, atraves de um e-mail deixado nessa troca de mensagens aqui no Geneall. Ele me falou que vc esta reescrevendo/atualizando o livro. Gostaria de ajudar.
Poderia me passar o seu telefone?
O meu é 11 99638-1737

Um abraço!

Dado

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#422812 | patricia madeira | 30 mar 2020 01:51 | Em resposta a: #421674

Olá Paulo Eduardo.
Meu nome é Patricia e sou neta de Edméa Lacerda da Silveira, cujo nome de solteira era Edméa Monteiro de Barros Lacerda, nascida em Leopoldina - MG. Casou com Nelson Botelho da Silveira e viveram em Muqui muitos anos. Os pais de Edméa Monteiro de Barros Lacerda eram Aurélia Monteiro de Barros e Eduardo Lacerda. Sei que há um livro na família com a árvore toda desde Manuel Monteiro de Barros, que veio de Portugal. Gostaria de saber se há como conseguir uma cópia do mesmo.
Obrigada, primo. kkk

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#422843 | jlamim | 01 abr 2020 18:27 | Em resposta a: #428

Olá a todos.

Meu nome é João Carlos Lamim de Souza Filho, nascido em Volta Grande-MG, sou luso-brasileiro, atualmente resido em Portugal.

Sou da família Monteiro de Barros/Monteiro de Castro. Recentemente achei a ligação do ramo a partir do site Family Search, lá está bem completo, tenho, inclusive, bastante interesse em saber sobre a fiabilidade das informações.

Nosso ramo parece ter surgido a partir dos filhos dos casais João Vieira Repincho cc Mariana Monteiro de Barros e Alexandre da Cunha Matos cc Antonia de Negreiros, Manuel José Monteiro de Barros e Margarida Eufrásia da Cunha, respectivamente.

Estes são avós dos Barões de Leopoldina, que por sua vez são pais de Inês Galvão de São Martinho minha tataravó. Esse ramo da família se desenvolveu no interior da zona da mata mineira, nas cidades de Estrela D'Alva e Volta Grande.

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros / Tópicos da nossa história

#422845 | Dado Ribeiro | 01 abr 2020 19:33 | Em resposta a: #422812

Oi Prima!
Consegui um exemplar do livro com uma prima nossa de Muqui. Só que o livro está em péssimo estado e faltando algumas paginas. Mandei o livro pra que uma restauradora aqui em Sao Paulo consiga fazer uma copia pra mim. Vai ser caro e demorado (ainda mais agora com essa confusao de Coronavirus), mas acho que vai valer a pena.
Enquanto ele nao fica pronto, estou tentando conseguir tambem as paginas que faltam, mas nao está fácil.
Enfim, se vc quiser, posso te colocar em contato com a restauradora para que vc negocie com ela a confeccao de mais uma copia pra vc.
Meu celular é: 11 99638-1737, fique a vontade pra me ligar.
Estou no Facebook como Dado Ribeiro.

Bjo

Resposta

Link directo:

A Família Monteiro de Barros

#423434 | MJMB | 20 abr 2020 05:04 | Em resposta a: #421674

Olá Paulo Eduardo, João Evangelista Monteiro Lobato Galvão de São Martinho, fundador da Fazenda Abaíba, em Leopoldina, MG, era neto do capitão Manuel José Monteiro de Barros e de Inês de Castro Galvão de São Martinho. Meu trabalho de atualização encontra-se parado, por ora. De qualquer forma, agradeço por seu interesse em colaborar.

Mauricio
21.3867-0792
https://www.facebook.com/mauriciojose.monteirodebarros.9
Conheça um pouco da história da família em: https://monteirodebarros.wixsite.com/monteirodebarros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen