D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#42829 | aeiou2 | 02 jun 2003 19:04

Deve ser natural do Porto,terá nascido por volta de 1856.Alguém conhece esta Senhora?
Desde já agradeço qualquer informação
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#42833 | manuelr | 02 jun 2003 20:10 | Em resposta a: #42829

Cara Maria

Pelo nome, não deve andar longe dos Leite Pereira de Melo e Alvim, da mesma região, talvez Paço de Sousa.
Não tem mais elementos?

Talvez o noso confrade MMM (a quem mando um grande abraço) possa dizer mais alguma coisa.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#42834 | manuelr | 02 jun 2003 20:19 | Em resposta a: #42829

Cara Maria

Pelo nome, não deve andar longe dos Leite Pereira de Melo e Alvim, da mesma região, talvez Paço de Sousa.
Não tem mais elementos?

Talvez o noso confrade MMM (a quem mando um grande abraço) possa dizer mais alguma coisa.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49875 | P. Duarte | 16 out 2003 16:24 | Em resposta a: #42829

Cara Maria,
Vejo agora que tem mesmo algo a ver com os Quillinan do Porto. Penso que a informação acerca de D. Ana Emília da Rocha Pereira de Melo resulta de uma confusão de uma tradução de um testamento de um membro da família a que também tive acesso. O nome resulta da fusão de dois outros que constam do referido testamento. Contudo, não consegui perceber a quem dizia respeito o testamento - John Lawson - é um nome que não consta na família!!! Também pensa que esta Senhora é mãe de D. Maria Emília de Quillinan da Silva Machado, não é? Penso que não! Nesse testamento fala-se de uma Ana Emília da Rocha que seria ama (talvez mãe) da referida D. Ana Emília, mas os apelidos dizem respeito a uma D. Antónia Ludovina Pereira de Melo amiga e herdeira do testador (talvez mãe da referida D. Maria Emília). Nunca encontrei o assento de baptismo desta Senhora. Conhece-o?

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49889 | aeiou2 | 16 out 2003 17:21 | Em resposta a: #49875

Bem já estamos encaminhados,no tópico Quillinan.A senhora referida ,aparece numas notas poucas sobre os Quillinan como mulher do John Thomas Quillian,pais de Maria Emília e Maria Isabel.O Luís não sabia bem onde colocá-lo,estava em lista de espera.
Aguardo o seu contacto para o meu endereço.
Desde a agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49917 | Crisfal | 16 out 2003 23:17 | Em resposta a: #42829

Aproveito este tópico para ver se me alguém pode ajudar-me. Procuro informações acerca de uma Ana Augusta Leite de Vasconcelos Pereira de Melo, nascida pelos inicios do séc. XIX e casada com António Botelho Camelo, moradores em Mesão Frio.
com os melhores cumprimentos
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49928 | vbriteiros | 17 out 2003 00:32 | Em resposta a: #49917

Caro Nuno de Sousa Falcão.
A senhora que cita é antepassada dos Negrões de Mesão-Frio. O Leite-Vasconcelos é do Mestre José Leite de Vasconcelos, patrono do Museu Nacional de Arqueologia
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49984 | Crisfal | 17 out 2003 21:50 | Em resposta a: #49928

Caro Vasco Briteiros:
Sabe onde posso arranjar mais informações acerca da senhora em questão? É que ela é também minha antepassada, e depois de me dedicar a tentar estabelecer correctamente a linha dos Sousa Falcão começo agora a desenvolver os outros ramos da família.
Agradecido pela sua informação, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos.
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49990 | vbriteiros | 17 out 2003 22:22 | Em resposta a: #49984

Caro Nuno de Souza Falcão.
Julgava eu que conhecia toda a descendência desta senhora, mas pelos vistos não. Pode dar-me uma indicação sobre a sua relação com D. Ana Augusta, para eu lhe dar depois os ramos que não conhece.Tenho aqui todos os elementos de que necessita , mas são bastante longos
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#49997 | Crisfal | 18 out 2003 00:50 | Em resposta a: #49990

Caro Vasco:
A D. Ana Augusta do seu casamento com António Botelho Camelo teve a Mariana de Jesus Leite Botelho, que por sua vez casou com Manuel Pinto de Queiroz, filho do capitão José Pinto de Queiroz e de s.m. D. Maria Teresa Moreira. foi filha deste casal Etelvina Botelho Pinto de Queiroz, que casou com Augusto Miguel de Sousa sendo pais de Laurentina Rosa de Sousa. Esta última viria a casar com António de Almeida Falcão, senhor da casa de Sousa Falcão por ser filho de Vitorino Pinto de Sousa Falcão, que por sua vez sucedia a seu pai o Capitão de cavalaria José Joaquim de Sousa Falcão (este último filho legitimado do Tenente-coronel António de Sousa Falcão de Saldanha Coutinho, cuja memória ficou gravada pelo seu parentesco e forte amizade com o general Gomes Freire, descrita por Sttau Monteiro no "Felizmente há Luar".)
Deste casamento de António com Laurentina resulta numerosa descendencia (11 filhos) de que ainda resta pelo menos um vivo. Curiosamente o anel de armas da D. Laurentina, que como o do marido está hoje na posse de meu pai(seu neto), além das armas de Sousa e Falcão ostenta ainda as de Vasconcelos e Melo, armas que terá assim herdado de sua bisavó por mãe e avó.
Espero que estas informações tenham alguma valia para si, e deixo-lhe o meu e-mail para o caso de me querer contactar: nufalarrobanetcabo.pt.
Com os meus melhores cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#50005 | vbriteiros | 18 out 2003 15:01 | Em resposta a: #49997

Caro Nuno Souza Falcão
Julgo que estamos a falar de pesoas diferentes, mas talvez parentes entre si.
A D. Ana Augusta Leite de Vasconcelos, ou Leite de Vasconcelos Cardoso Pereira de Melo, que refiro , era da Casa de Ossais em Resende.
Foi 2ª mulher de António Botelho Camêlo de Castro e Almeida e tiveram filha única:
D. Ana Augusta Leite Botelho.
Esta senhora casou com Manuel Nicolau Osório Pereira Negrão, senhor da Casa de Mosteirô em Ancede-Baião, o amigo de Camilo Castelo Branco e citado nas suas obras.
Tiveram filha única :
D. Maria da Nazaré Osório Pereira Leite Botelho Negrão, que veio a ser herdeira única dos bens dos dois casamentos de António Botelho( a descendencia do 1º casamento extinguiu-se deixando todos os bens a esta sobrinha)
António Botelho Camêlo de Castro e Almeida,senhor da Casa da Granja em Santa Maria do Zêzere ,tinha casado a 1ª vez em 1798 , na Vila de Mesão Frio com D. Maria do Carmo de Azeredo da casa do Outeiro de S. Tomé de Covelas. Viveram no Outeiro até 1769 e depois foram viver para Mesão Frio para a Casa do Fundo de Vila ( que conheço e onde até já pernoitei).
Presumo que a D. Ana Augusta que refere, poderá ser outro ramo da Casa de Ossais, que eu desconheço.
Poderá consultar a obra "Azeredos de Mesãofrio- Seus ramos e ligações" por Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, 2ª Edição, Barcelos 1992.
Fiquei curioso sobre este tema, dado que se me afiguar uma relação com o Prof Leite de Vasconcelos e se obtiver mais informações envio-lhas para o seu e-mail.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50008 | jpcmt | 18 out 2003 15:56 | Em resposta a: #49997

Caro Nuno de Souza Falcão:

Conforme diz o nosso Confrade Vasco Briteiros, nos "Azeredos de Mesão Frio" pode ver-se a seguinte ascendência:

1. D. Ana Augusta Leite de Vasconcelos Pereira de Melo.
2. Tomás Leite de Vasconcelos Cardoso Pereira de Melo, Lic. em Cânones, Corregedor de Tomar.
3. D. Ana Cândida Furtado de Lemos
4. José Leite de Melo Pereira de Vasconcelos, Sr. da Casas de Ossaes e de Travassos, Capitão-Mór de Resende
5. D. Ana Leonor Pinto de Sampaio.
6. Marechal Luís Cândido Pinheiro Cordeiro Furtado
7. D. Ana Maria Joaquina de Lemos.

Não sei se ajuda.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50012 | jpcmt | 18 out 2003 16:39 | Em resposta a: #49997

Caro Nuno de Souza Falcão:

À minha nota anterior, posso acrescentar o seguinte, que consta do Gayo-Costados, Tomo IV, Arv. 46:

"Leites Mellos, ou Aranhas, de Rezende

1- M.el Leite de Mello de V.os Pereira
2- Jozé Leite de Mello Prª de Vasconcellos, sr. da q.ta de Soes em Rezende onde he Cap.am mor
3- D. Anna Leonor Pinto do Couto S.Payo, herdeira
4- M.el de Vasconcellos Prª de Mello, sr. da q.ta de Soes
5- D. Brites Jozefa de Carvº S. Payo
6- Bartolomeu Moreira Couto, Advogado de grande credito no Porto
7- D. An.ta Jozefa Caetana de Olivª Pinto
8- João Cardozo Coutinho Aranha, formado em Cânones
9- D. Clara Mª de Vasconcellos, 2ª mulher
10- An.to Henriques de Carvº
11- D. Mª Thereza de S. Payo
12- Thomaz Moreira Ribeiro, q viveo na q.ta do Cazal
13- D. Maria do Couto S. Payo
14- O Cap.am An.to Rz Pinto
15- D. Thomazia Jozefa de Olivª Pinto
16 -M.el Aranha Coutinho, Cap.am Mor de Rezende
17- D. Jeronima de Carvº e Mello
18- An.to Botelho de Carvalho
19. D. Mª de Miranda e Vasconcellos, da Casa da Sera, lugar de Paredes
26- Joze da Silva
27 -D.as Pereira de S. Payo
32- Belchior Aranha, sr. da q.ta da Pinha, em Bem Viver
34- Gaspar Cardozo de Mello
35- D. Izabel Loureiro, bastarda
36- D.os Botelho de Carvalho
37- Margarida Dias Botelho
38- Gaspar Leite de Miranda e Vasconcellos
39- D. Juliana de Seq.ª
52- Joze da silva
53- Izabel da Silva
54- Manoel de Carvalho
55- Anna do Couto
68- Baltazar Rezende
70- N.....Loureiro, rendº de Rezende
78- Bartolomeu Figueiroa
110- Amador de Freitas São Payo"

Renovados cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Prof. Leite de Vasconcelos

#50018 | jpcmt | 18 out 2003 18:53 | Em resposta a: #50005

Meu Caro Vasco:
Julgo que o Prof. Leite de Vasconcelos (*7/7/1858) era tio paterno de D. Ana Augusta, portanto irmão do Dr. Tomás Leite de Vasconcelos Cardoso Pereira de Melo.
Veja, p.f., as notas que enviei ao Confrade Souza Falcão.
Lamento que não possa vir ao Vimeiro.
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50019 | Crisfal | 18 out 2003 19:07 | Em resposta a: #50012

Caríssimos Vasco e João:
Agradeço-lhes as informações que fizeram o favor de transmitir, e a partir delas vou então tentar desenvolver as minhas pesquisas. Devo confessar que até agora não tinha ideia por onde começar pois a única informação que tinha era a certidão de baptismo da minha trisavó, neta da D. Ana Augusta.
Renovados cumprimentos
N. Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50020 | vbriteiros | 18 out 2003 19:09 | Em resposta a: #50012

Caro João
Há que tempos não tenho notícias suas. Correu tudo bem no Vimeiro?
Ainda bem que entrou neste tópico. As informações do Gayo que deu são óptimas, mas não entendi a ligação deste 1-Manuel com Tomás, pai de D. Ana Augusta. Creio serem irmãos! Estou certo?
Tomás Leite de Vasconcelos Cardoso Pereira de Melo é tambem avô materno do Mestre José Leite de Vasconcelos.
Daqui o parentesco com o sábio Etnólogo, que dedicou o seu trabalho " Religioes da Lusitania" ao seu primo Manuel Negrão( pela mulher Ana Augusta Botelho).
Abraço .
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50021 | jpcmt | 18 out 2003 19:29 | Em resposta a: #50020

Meu Caro Vasco:

O nº 4 da árvore tirada dos Azeredos, i.e José Leite c.c. Ana Leonor, é o nº 2 da árvore do Gayo. Não "acertei" a numeração, para reproduzir na íntegra a árvore do Gayo.

O Vimeiro é no próximo Sábado! Ainda está a tempo de vir, o que nos daria muito prazer.

Outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50022 | jpcmt | 18 out 2003 19:54 | Em resposta a: #50019

Caro Nuno Souza Falcão,
Mais uma pista. No Gayo, veja:
- ttº Pintos §§ 138 e 139
- ttº Aranhas § 38
- ttº Freitas § 15
Se não tiver fácil acesso ao FG, posso ajudar.
Abraço,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50025 | Crisfal | 18 out 2003 22:27 | Em resposta a: #50022

Caro João:
Agradeço mais uma vez as suas informações. Quanto ao Gayo agradeço-lhe muito a oferta mas, felizmente, tenho como o consultar facilmente.
renovados cumprimentos.
N. Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Prof. Leite de Vasconcelos

#50028 | vbriteiros | 18 out 2003 23:26 | Em resposta a: #50018

Caro João.
Lamento , mas não estou de acordo consigo, pois o Prof José Leite de Vasconcelos era filho único de José Leite Pereira de Melo e de sua prima co-irmã Maria Henriqueta Leite de Vasconcelos Pereira de Melo(Casa de Ossais), neto paterno de Rodrigo Cardoso Pinto (Bacharel em Filosofia e Medecina) e de D. Lucinda Leite Pereira de Melo e Vasconcelos (Casa de Ossais ou Sais de Baixo), neto materno de Tomás Leite Pereira de Melo Cardoso e Vasconcelos e de D. Ana etc..
O Prof José Leite era Licenciado em Medecina somente para satisfazer a vontade dos pais, que queria que ele seguisse as pisadas do Avô Rodrigo. Nunca exerceu verdadeiramente a medicina.
Certamente que terá nos seus famosos "alfarrábios" o Dicionário Bibliográfico Português do Inocêncio, veja pf. Tomo XIII, pág. 152 e seguintes e a Enciclopédia Portuguesa Ilustrada , Vol XI.
Em tempos entrevistei um primo meu que viveu em Lx na casa do Prof durante uns anos e colhi uma série de informações.
Não tenho disponibilidade para o próximo sábado, aliás como já tinha dito anteriormente.
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Prof. Leite de Vasconcelos

#50030 | jpcmt | 19 out 2003 07:46 | Em resposta a: #50028

Caro Vasco:
Falei de cor...confusões da minha velha cabeça!
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Prof. Leite de Vasconcelos

#50033 | magalp | 19 out 2003 11:30 | Em resposta a: #50028

Vasco

Tens muito perto de ti, mas mesmo perto e seguramente sempre atento ao q. escreves sobre o Mestre J. Leite de Vasconcelos, pois tb. lhe é igualmente muito querido.
Tem uma assinatura artilheira e foi baptizado de Marco...
Porque não trocam impressões?
Abraço,
Manel

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50062 | P. Duarte | 20 out 2003 09:06 | Em resposta a: #50025

Ex.mo Senhor Nuno de Souza Falcao,
Apesar de nao o poder informar sobre o ramo que procura, gostaria de lhe perguntar se descende dos Sousa Facloes de Tentugal (seculo XVII) e de Montemor.

Tenho alguma informaçao sobre esta familia.

Cumprimentos
Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#50063 | P. Duarte | 20 out 2003 09:08 | Em resposta a: #49889

Cara Maria,
Confundiu-me esta sua nota sobre D. Ana Emilia. Sera que me pode dizer onde encontrou essa informaçao? Eu pensava que esse parentesco resultava da "imaginaçao" de um descendente dos Quillinan por outra via, a cujos apontamentos tive acesso. Mas se calhar o Senhor ate estava correcto!

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#50070 | aeiou2 | 20 out 2003 10:07 | Em resposta a: #50063

Caro Paulo Duarte,
Uma Maria Emília é que casa com um Silva Machado,e têm 11 filhos,mas só três têm descendência.Mas quem são os Quillinan que conhece? Os Póvoas ? Os Lemos Manoel ? Ou Vieiras ?
Veja o tópico "Apelido Quillinan" sff.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Emília da Rocha Pereira de Melo

#50095 | aeiou2 | 20 out 2003 18:42 | Em resposta a: #50063

Caro Paulo Duarte,
As duas filhas que eu tenho como sendo de D.Ana Emíla da Rocha Pereira de Melo,devem-no ser,mas sem casamento e estiveram relamente ao cuidado de uma ama mas o nome que me deram foi
Maria Joaquina de Jesus.
O Henry Lawson (Quillinan)é outro filho natural do John Quillinan,nasceu em Londres 1812.Parece que regressou à Irlanda e se habilitou às terra em Limerick.Eu julgo que os Quillinan passaram a Limerick vindos de Tipperary.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Ana Augusta Leite de Vasc. Pereira de Melo

#50119 | Crisfal | 21 out 2003 01:29 | Em resposta a: #50062

Caro Paulo Duarte:
Agradeço-lhe a boa vontade (que tem sido em grande medida uma das razões de suceso deste fórum), mas o meu ramo familiar corresponde aquilo que Felgueiras Gaio apelida na árvore de costados que lhe dedica de "Sousa Falcão de Lisboa", cidade onde a familia esteve presente desde pelo menos o séc. XVI e até ao séc. XIX (quando em meados desse séc. e por um casamento se desloca para o norte do país).É o ramo que procede do filho natural e herdeiro do poeta Crisfal (Cristóvão de Sousa Falcão) e de sua prima D. Maria de Castro, unindo dois ramos da família. Este filho também ele Cristóvão foi governador da Madeira, nomeado em 1600. Seu filho herdeiro João viria a casar com Maria de Figueiredo, filha de Gaspar de Figueiredo da Gama, embaixador em França e Inglaterra, e o filho destes, Luís, viria a casar com uma Falcão, sua parente mas não sei porque linha.
Em face ao exposto não sei se existirá alguma relação entre o meu ramo e aquele que menciona, informação que peço que me transmita, já que este assunto é do meu maior interesse.
Os meus melhores cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen