Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#42894 | alentejo | 03 jun 2003 20:01

Procuro pistas que me permitam desenvolver a descendência do casal adiante nomeado sob n.º VII. Agradeço desde já quaisquer informações.

NB


VII – D. FRANCISCA MARIA PALHARES, casou com D. PEDRO DE CASTRO SOTTOMAYOR , nascido em Joanes, Fundão, filho de D. Duarte de Macedo Sottomayor, natural de Joanes, e de sua mulher e prima D. Luísa de Castro Foreiro. Tiveram:

1 (VIII) D. DUARTE DE MACEDO SOTTOMAYOR E CASTRO FOREIRO, que segue.
2 (VIII) D. PEDRO DE MACEDO SOTTOMAYOR, baptizado em Proença-a-Nova, sendo lançado o assento em 27-V-1781 (foram padrinhos José de Melo e D. Ana Tello da Fonseca, de Elvas). Casou com sua prima D. ANTÓNIA ANGÉLICA DE CASTRO SOTTOMAYOR , filha de D. António de Macedo Sottomayor e de sua mulher D. Rita Joaquina Pereira. Tiveram:

1 (IX) D. MARIA DO CARMO SOTTOMAYOR
2 (IX) D. MARIA JOSÉ SOTTOMAYOR
3 (IX) D. ANTÓNIA DE MACEDO SOTTOMAYOR

3 (VIII) D. MICAELA ANGÉLICA DE CASTRO, baptizada em Proença-a-Nova. O assento de baptismo foi lançado a 10-V-1780 (foram padrinhos Rodrigo Vaz de Carvalho e D. Joana Micaela, de Vila Viçosa). Casou com JOÃO LEITÃO DE QUEIROZ, Capitão-Mor de Alva. S.m.n.
4 (VIII) D. INÊS, baptizada em Proença-a-Nova, a 12-V-1764 (foi madrinha Nossa Senhora do Carmo e tocou Vicente José Tello da Fonseca e José de Pina Freire da Fonseca).

VIII – D. DUARTE DE MACEDO SOTTOMAYOR E CASTRO FOREIRO, nasceu em Proença-a-Nova, a 24-V-1754, sendo o seu assento lançado a 20-VII-1788 (foram padrinhos Manuel Freire de Andrade e D. Margarida, de Lisboa). Oficial de Cavalaria. Casou em Olivença, a 27-II-1779, com D. MARGARIDA GERTRUDES MARÇAL CARY, falecida na freguesia de São Bartolomeu, Vila Viçosa, a 25-XII-1828, filha de Vicente Luís Marçal, Tenente-Coronel do Regimento de Granadeiros de Olivença, e de sua mulher D. Josefa Joaquina Xavier Cary. Tiveram:

1 (IX) D. ANA MARÇAL CARY, casou em Espanha, em 1804, com FRANCISCO PAULA MIRAVELA (?), Capitão de Cavalos.
2 (IX) D. ANTÓNIO SOTTOMAYOR
3 (IX) D. DUARTE SOTTOMAYOR

Resposta

Link directo:

RE: Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#43265 | elvas7979 | 12 jun 2003 00:56 | Em resposta a: #42894

são meus sextos avos.d.pedro souto maior e castro teve em tereza jacinta e batisados na aldeia de joanes jose 23/4/1742,francisco 11/10/1745 e joão 30/6/1749.faleceu 9/7/1767.conheco a descendencia de seu filho d.pedro ate a actualidade e poderei fornecer elementos caso interesse apos meu regresso a lisboa a 22.somos 30 em elvas e santarem e muito para contar,mas pouco s/rebello palhares.

Resposta

Link directo:

RE: Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#43270 | vbriteiros | 12 jun 2003 01:52 | Em resposta a: #42894

Caro Nuno
Sabe se essa descendência poderá estar nos" Sottomayores" de D. Carlos Manuel de Sottomayor? Então eu posso dar uma espreitadela.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#43275 | alentejo | 12 jun 2003 10:08 | Em resposta a: #43270

Caro Vasco,

Não vi essa Obra. Se puder confirmar se esta descendência lá consta, ou não, bastante lhe agradeço.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#43277 | vbriteiros | 12 jun 2003 10:18 | Em resposta a: #43275

Caro Nuno
Vou tentar consultar, espero que me deixem pelo menos ler , já que folhear de certeza que não.
Vem citado por L M V de São Payo logo no prólogo da obra "Sottomayor Mui Nobre"( este possuo-o).
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#43278 | alentejo | 12 jun 2003 10:22 | Em resposta a: #43265

Caro Senhor,

Tenho o maior interesse nesses elementos, e alguma curiosidade por saber quem descende dos Sottomayores em Elvas.
Deixo-lhe o meu email caso entenda enviar os elementos por essa via.

nunoborregoarrobanetcabo.pt

Com os melhores cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#377035 | Samuel C O Castro | 16 jan 2017 17:21 | Em resposta a: #43265

Prezado elvas7979,

Seria possível fazer a gentileza de citar a ascendência e descendência de seu avo D. Pedro Souto maior e Castro, que teve filhos em Tereza Jacinta, que referiste em sua mensagem 43265?

Gostaria de verificar se essa linhagem se entronca junto aos demais Castros de minha base de pesquisas.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Macedo Sottomayor, de Proença-a-Nova/Vila Viçosa

#408103 | PSacadura | 26 set 2018 19:26 | Em resposta a: #42894

Caro Nuno,

Peço desculpa por estar a voltar a este tópico 15 anos depois, mas gostaria de lhe fazer duas perguntas quanto a isto, se ainda me conseguir ajudar:
- Chegou a publicar o estudo que fez sobre esta família nalguma das suas obras? Se sim, qual?
- Onde encontrou os assentos lavrados fora de tempo? Estive à procura nos livros de baptismo de Proença-a-Nova e nem em 1780 nem 1781 encontrei os dois que nesses anos foram lançados.

Muito obrigado desde já,
Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 04:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen