Família Subtil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Subtil

#42929 | msubtil | 04 jun 2003 14:44

Gostava de dar o pontapé de saída para reunião de informações sobre as origens dos Subtil. Na árvore dos Gama exitem a Maria Subtil casada com João da Gama (portanto tios do Almirante Vasco da Gama) e N. Subtil que casou com Diogo da Gama filho daqueles. Temos que descobrir o que aconteceu depois de 1500, pelo menos.
Obrigado
MSubtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#65522 | rodrigo18 | 21 mai 2004 10:16 | Em resposta a: #42929

caro msubtil no livro gamas e condes da vidigueira ha un rodrigo anes subtil(sutil)que podia ser un antepassado de maria subtil pois ele era o primeiro dono da herdade do azinhal ( foi-lhe coutada en 1374 pelo rei d joao) que depois pertenceu a familia da gama e ate podia ser da mesma familia dos gama pois no livro maria subtil casou com joao da gama por supostamente ser uma descendente de rodrigo anes subtil(sutil) vassalo morador em elvas este rodrigo anes subtil prestou serviços o pai e avo de dom fernando . eu pensava que o patronimio subtil era un nome mais recente pois e muito mais antigo do que pensava.todos os subtil que aparecem no genea portugal estao todos ligados a grandes familias de portugal e nomes muitos antigos e acho estranho ninguem ainda se ter interesado pelo apelido subtil.nuno miguel mourato subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#65529 | msubtil | 21 mai 2004 14:23 | Em resposta a: #65522

Tanto quanto recolhi há, em Portugal) vários núcleos de SUBTIL.Também os há em outros países mas isso fica para depois. Cá há-os em, grosso modo e actualmente, em Viana do Castelo ( que derivam de Nisa), Valença (que terão descendido de Vale do Peso -Tuy - Valença), Bragança, zona de Ansião, Alcobaça (poucos casos) e Costa do Estoril (origens Nisa e Portalegre) mas, os mais velhos devem ser os da zona de Portalegre. Na minha opinião, a história começa em Elvas com os Gamas a chegar de Olivença.
Ao que me parece, em Vale do Peso (onde deve haver mais Subtil por Km2), o apelido passou para afilhados e deu origem a ramos diversos.
Tenho alguns elementos mas nada sistematizado. Um grande abraço aos interessados. MSubtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70730 | FGJ | 01 ago 2004 02:59 | Em resposta a: #65529

MSUBTIL,
Se você estiver interessado nos Subtil que em 1920 eram proprietários rurais no Estado de Espírito Santo (Brasil), por favor diga seu endereço eletrônico.
Cordialmente,
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70770 | doria_gen | 02 ago 2004 13:37 | Em resposta a: #42929

Temos uma família Subtil de Siqueira, na Bahia, século XVII. Têm descendentes até hoje, e, creio, houve ramos até S. Paulo.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70867 | rodrigo18 | 04 ago 2004 11:53 | Em resposta a: #70730

chamo-me nuno miguel mourato subtil e o meu E-MAIL E nmmsubtil@iol.pt.se tem alguns dados pode me contactar.



cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70869 | rodrigo18 | 04 ago 2004 12:10 | Em resposta a: #70770

se tem alguns documentos pode enviar -me para o seguinte E-MAIL :

nmmsubtil@iol.


cumprimentos

nuno miguel mourato subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70882 | FGJ | 04 ago 2004 17:52 | Em resposta a: #70869

NUNO,
Eu não tenho documentos.
Eu tenho um levantamento feito por mim com base em documentos.
Se isso interessa, mande-me seu endereço eletronico completo.
O endereço q vc mandou está incompleto.
Saudações,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70933 | rodrigo18 | 06 ago 2004 08:33 | Em resposta a: #70730

estou interessado nos subtil do estado de espirito santo . o meu endereço electronico e nmmsubtil@iol.pt.





comprimentos:




nuno miguel mourato subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70934 | rodrigo18 | 06 ago 2004 08:41 | Em resposta a: #70770

o meu endereço electronico: nmmsubtil@iol.pt.
se tiver os dados pode- me enviar para este endereço.
eu sei que a familia subtil de siqueira vinha de tomar ,se tiver mais dados en relaçao a este assunto pode me enviar para o endereço.

comprimentos:


nuno miguel mourato subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#70950 | doria_gen | 06 ago 2004 14:07 | Em resposta a: #70934

Prezado Nuno Miguel,

Estava em viagem; desculpe-me a demora. O que tenho dos Subtil de Siqueira é o que está em Jaboatão, ed. Calmon. Francisco Subtil de Siqueira veio ao Brasil com Diogo Botelho em 1602, e era natural de Tancos. Seu filho Agostinho Subtil de Siqueira, irmão da Santa Casa em 1660, era casado com D. *Francisca* de Meneses, filha de Cristóvão da Costa Doria e de Maria de Meneses.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

SUBTIL-ES

#70954 | FGJ | 06 ago 2004 15:51 | Em resposta a: #70933

NUNO MIGUEL,
Acabo de enviar os Subtil do Espírito Santo/BR direto para seu endereço eletronico.
Por favor, confirme o recebimento.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#71309 | msubtil | 16 ago 2004 08:35 | Em resposta a: #70730

Caro FGJ
Só agora no regresso de férias tive conhecimento da sua oferta de dados sobre os Subtil , do Espírito Santo. Fico-lhe muito grato se mos enviar para manueluzarrobamsn.com. MSubtil

Resposta

Link directo:

SUBTIL-ES

#71329 | FGJ | 16 ago 2004 17:34 | Em resposta a: #71309

MANUEL,
Acabo de remeter os dados da família Subtil do ES para o endereço indicado por si.
Saudações.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#71341 | jorge_arez | 17 ago 2004 00:26 | Em resposta a: #70950

meus caros confrades
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211636
ainda nao esta completo tenho mais elementos mas corresponde a maria sentil ou soutil
parente dum bispo creio que de safim

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#71727 | msubtil | 25 ago 2004 08:45 | Em resposta a: #71341

Graças à recolha efectuada pelas Prof. Maria Cristina Almeida Cunha e Maria Cristina Gomes Pimenta, da Faculdade de Letras do Porto, sobre a Casa Senhorial do Infante D. Henrique, obteve-se mais um contributo para o estudo dos Subtil.
DIOGO SUBTIL foi escudeiro do Infante nomeado em 1456 administrador da capela de Fronteira (Alto Alentejo).
ESTEVÃO VASQUES SUBTIL também era escudeiro do Infante naquela data.
Aproveitando a oportunidade: alguém me dá uma pista para ver algo sobre o Bispo D. João Subtil?
Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

Familia Raquel

#71765 | andreraquel | 25 ago 2004 22:22 | Em resposta a: #42929

Gostava de dar o pontapé de saída para reunião de informações sobre as origens dos Raquel.
Não tenho conhecimento de nenhuma arvore genealogica elaborada sobre a nossa familia. Porém, se alguem souber da existencia de alguma, agradecia que me informasse.
Obrigado.
André Raquel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#90805 | rodrigo18 | 13 mai 2005 16:05 | Em resposta a: #71727

CARO MSUBTIL SE PODIA AJUDAR E COMUNICAR AONDE OBTEVE AS INFORMAÇOES SOBRE DIOGO SUBTIL E ESTEVAO SUBTIL . SE HA ALGUM LIVRO QUE POSSA CONSULTAR. OBRIGADO NUNO SUBTIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#90814 | Matilde Souto Pires | 13 mai 2005 16:50 | Em resposta a: #65529

Caros Confrades

Sobre o apelido Sutil que posteriormento passou a escrever-se Subtil ,posso informar que por volta de 1600 aparece este apelido no lugar da Matta ,freguesia , do concelho de Torres Novas.
Assim Manuel Rodrigues Sutil casado com Ana Freire,tiveram Catarina Rodrigues Sutil,baptizada em 17-2-1655. Esta casou com simão Jorge em 1694 e tiveram Catarina Rodrigues da Ascenção Sutil em 5-3-1690? Esta natural do Outeiro Grande, freguesia de Assentis , concelho de Torres Novas, casou com Manuel Rodrigues no Outeiro Grande em 1722 e tiveram Ana Maria Rosa Sutil e João Caetano Sutil em 6-6-1744 .este foi padre,e teve Habilitação de Genere= Torre do Tombo C.E.-maço523-processo 26 Foi padre no Outeiro Grande

Não sei se alguem estará interessado nestas informações, nunca se sabe, não é?
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#90815 | Matilde Souto Pires | 13 mai 2005 16:57 | Em resposta a: #90814

Corrijo:
O padre João Caetano Sutil foi baptizado em 23-6-1726
Oinício do seu processo é que foi em 6-6-1744

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#90873 | msubtil | 14 mai 2005 07:52 | Em resposta a: #90815

Cara Matilde Souto Pires
Muito obrigado pelo seu contributo sobre Torres Novas. Interessa-me tudo o que se relacionar com Sutil e Subtil. Em Carregueiros-S.Miguel (Tomar) existia em 1900 um Casal do Subtil;ainda existirá?Poderia ser um ramo dos de T.Novas.
Estou em crer que há confrades que já investigaram esses nomes na região de Portalegre (Nisa, Alpalhão, cidade de Portalegre, Castelo de Vide, etc.) e que nos fariam um grande favor dando pistas. Em Portalegre (p.exº) existe a Rua Dr. Ernesto Subtil, em Vale do Peso(Crato) existe a Rua Prof. Manuel Subtil. Alguém tem informação sobre as ascendências deles?
Agradeço que, quem tiver esses dados, indique para o nosso forum nomes de paróquias onde se deve investigar os Sutil e os Subtil.
Manuel Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#90874 | msubtil | 14 mai 2005 08:06 | Em resposta a: #90805

Caro Nuno Miguel
Na sala de leitura virtual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pode se consultar online o artigo "A Casa Senhorial do Infante D. Henrique: organização social e distribuição regional" (Revista da Faculdade de Letras do Porto - Historia 1984) de Maria Cristina Almeida Cunha e Maria Cristina Gomes Pimenta. Faça busca no site da Faculdade e encontra logo o caminho para o artigo em causa. Esse documento tem mais de 700 nomes. Entre eles estão os que procura.
Manuel Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#91070 | rodrigo18 | 16 mai 2005 16:23 | Em resposta a: #90873

O DOUTOR ERNESTO SUBTIL E TIO AVO DO MEU SOGRO ANTONIO MANUEL BORGES DE BRITO SUBTIL E FILHO DE RAUL DE BRITO SUBTIL . PODE CONSULTAR NA PAGINA FAMILIAR DO GENEA A PAGINA SUBTIL. A POUCO FALEI CON UMA PESSOA QUE SE CHAMA FRANCO SUBTIL E A FAMILIA DELE E DE PORTALEGRE E O TAL ERNESTO SUBTIL E AVO O BISAVO DELE O MEU SOGRO DISSE -ME QUE ELE ERA ADVOGADO E TIO DO PAI DELE O PRIMO. PARA ENCONTRAR SOBRE FRANCO SUBTIL E SO PRECISO ENTRAR NO GOOGLE E MARCAR SUBTIL DA LOGO UMA PAGINA ESPANHOLA AONDE TIVE A FALAR CON ELE E ENTREI NESTA PAGINA POR ACASO . UMA PESSOA ESTAVA A PROCURA DO APPELIDO SUBTIL EN VALENCIA DE ALCANTARA QUE FICA PERTO DE PORTALEGRE. SEM OUTRO ASSUNTO : NUNO MIGUEL MOURATO SUBTIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#115395 | FGJ | 29 mar 2006 22:01 | Em resposta a: #70933

BERNARDINO DE SIQUEIRA SUBTIL. 1862-Adquiriu 49290 braças quadradas de terras públicas no município de Viana-ES ao preço de 2 reais por braça quadrada resultando a importância de 98$580, dos quais deduzindo-se o custo da medição de 60 milréis, resultou um liquido de 37$680 para a Fazenda Nacional(http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u137/000059.html ).
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 29/3/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#115457 | Matilde Souto Pires | 30 mar 2006 15:38 | Em resposta a: #90873

Caro Senhor Manuel Subtil

Relendo o seu tópico sobre a família Subtil ,lembrei-me que o meu Pai ainda herdou uma propriedade sita no Outeiro Grande e Vargos no Concelho de Torres Novas ,que se chamava Vale do Peso ,o que achei curioso.Devido a ascendencia do meu pai daquela zona ter tambem o apelido Subtil ,chamou-me a atenção.Claro que isto nada adianta às suas pesquizas,mas realmente achei curioso deve ter sido só coincidência
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#115947 | msubtil | 06 abr 2006 08:50 | Em resposta a: #115457

Agradeço à Srª Dª Matilde Pires a sua informação. Essa coisa curiosa que é haver, no lugar que refere, um Vale do Peso e um Subtil, pode ser um caminho para outras descobertas.
Falando dos Subtil, descobri que num lugar pertencente a Segovia e que se chama Fuentemilanos há dezenas de pessoas com esse apelido, caso raríssimo em Espanha. Eles sabem que descendem de portugueses mas não conseguem estabelecer a ligação. Alguém, no nosso forum, poderá avançar com uma pista?
Com os melhores cumprimentos
Manuel Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#116292 | FGJ | 10 abr 2006 23:08 | Em resposta a: #70933

JOSÉ FRANCISCO SUBTIL.1870-Pedreiro em Vitória-ES
(http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u143/000033.html
Cumprimentos,
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 10/4/2006 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#194166 | Olifran | 24 abr 2008 20:50 | Em resposta a: #90814

Senhora D. Matilde Souto Pires,
As suas informações sobre a Família Sutil (Subtil) interessam-me muito, pois também sou descendente desta Família do lugar da Mata, Santa Eufêmia, Torres Novas.
Catarina Rodrigues Sutil e Simão Jorge, filho de Pedro Jorge e Maria Jorge naturais e moradores no Carvalhal do Pombo, Assentis, Torres Novas, tiveram duas filhas:
1. Maria Jorge, b. 1/4/1696. Casou em 12/10/1716 com Manuel Jorge, filho de Pedro Fernandes e Isabel Jorge, do Carvalhal do Pombo. Eu descendo deste casal, por via materna.
2. Catarina Rodrigues da Ascenção Sutil b. 1/5/1699,l casou em 8/2/1722 com Manuel Rodrigues, filho de João Rodrigues e Ana Rodrigues do Outeiro Grande, Assentis.
Depois do falecimento de Catarina Rodrigues Sutil, Simão Jorge casou em 3/2/1704 em segundas núpcias com Maria Rodrigues, natural do Carvalhal do Pombo e filha de Manuel Dias, natural de Assentis, e Maria Rodrigues, natural do Carvalhal do Pombo.

Catarina Rodrigues Sutil foi provavelmente irmã de Iria Rodrigues Sutil que casou com Fernando Jorge, natural do Carvalhal do Pombo, de quem eu sou descendente.
Outra irmã foi possivelmente Isabel Freire, que casou com Pedro Jorge, irmão de Simão Jorge, acima referido.

Espero que estas informações tenham utilidade. Caso disponha já de mais elementos sobre gerações anteriores a Manuel Rodrigues Sutil e Ana Freire, do lugar da Mata, ficar-lhe-ia muito grato se mos passasse.

Vou mandar-lhe também uma mensagem sobre António Rodrigues, filho de António Rodrigues e Luisa Nunes, que casou em Assentis (Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar).

Cumprimentos.
António Pereira de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#194545 | Matilde Souto Pires | 28 abr 2008 20:00 | Em resposta a: #194166

Senhor Oliveira Franciso

Eis as informações que tenho sobre o meu ramo Sutil ou Subtil:

Catarina Rodrigues Sutil baptizada a 17-2-1658,filha de Manuel Rodrigues Sutil e Ana freire da Mata.Padrinhos Simão Rodrigues e Lourença Lopes.Irmã de Ana Rodrigues Sutil casada com João Jorge
marido:
Simão Jorge, baptizado a 9-7-1662, filho de Pedro Jorge e Maria Jorge do Carvalhal do Pombo.Padrinhos:João Rodrigues,filho de João Rodrigues ,alferes ,do Outeiro G. e Maria filha de Fernando Jorge, do Carvalhal do Pombo
Casamento do Simão e Catarina em 15-11-1694
-------
Nada sei sobre os seus Manuel Jorge e Maria Jorge,pois sou descendente de da irmã da sua Maria Jorge:
Catarina Rodrigues da Ascenção Subtil que casou com Manuel Rodrigues em 8-2 1722.Ela do Carvalhal do Pombo , filha Simão Jorge e Catarina Rodrigues Sutil.Ele filho de João Rodrigues e Ana Rodrigues do Outeiro Grande.Padrinhos: Manuel Jorge de Assentis e João Rodrigues do Outeiro G.
--------
Estas informações foram copiadas da Inquirição de Genere de um Padre , irmão da minha antepassada Ana Maria Rosa Subtilem1747
Interessa-lhe informações de Ana Rodrigues Sutil ?
_----------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o seu e-mail , as informações que tenho já não são tão coincidentes:
António Rrodrigues e Luisa Nunes está certo mas mais nada sei por emquanto
O casamento do filho António Rodrigues,natural de Santa Maria Madalena de Tomar em 15-1-1702,tambem está certo.
MAS Maria Jorge tenho-a como filha de manuel Jorge e Maria Jorge ou Lopes já defuntos em 1702, moradores nas Moreiras P.
Neste casamento de 1702 as testemunhas foram o capitão Manuel Jorge ,irmão da noiva e Simão Jorge de Assentis único tio paterno
Creio que não estou enganada ,mas com tantos Manuel ,Maria ,Domingas, Domingos ,os apelidos Jorge, Lopes, Rodrigues e freguesias vizinhas umas das outras com poucos habitantes ainda por cima...
Temos casos de irmãos casados com irmãs,filhos ,sobrinhos,netos com o mesmo nome, uma confusão...
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#194663 | Olifran | 29 abr 2008 16:32 | Em resposta a: #194545

Senhora D. Matilde Souto Pires,
Agradeço as informações complementares sobre a Família Subtil, da Mata. Quando tiver oportunidade vou à Torre do Tombo, pois sei que há outro Padre Subtil (salvo erro, Luís) na Mata, no século XVIII.
Quanto a Maria Jorge que casou em 1702 com António Rodrigues, natural da Ribeira, consultei as minhas fichas e verifiquei o seguinte:
Maria Jorge b. 6/12/1676 era natural das Moreiras Pequenas, filha de Manuel Jorge e Maria Jorge, ambos já defuntos em 1702. No assento de casamento (TT- Assentis, C1, fl 71 v ) não diz que o Capitão Manuel Jorge era irmão da noiva, nem que Simão Jorge era seu tio. Como também tive dificuldades com os nomes, registei toda a gente de Assentis, Carvalhal do Pombo e Alvorão e muitas Famílias de Outeiro Grande, Outeiro Pequeno, Moreiras Grandes e Moreiras Pequenas, desde o séc. XVI até cerca de meados do séc. XVIII.
Assim, no caso presente verifiquei que Manuel Jorge, pai de Maria Jorge, era natural das Moreiras Pequenas, filho de Francisco Jorge e de Leonor Jorge. Quanto a Maria Jorge, mãe da noiva, era filha de António Rodrigues e Maria Jorge, do Casal da Charruada. Se tiver interesse neste ramo posso dar-lhe elementos. A propósito, o capitão Manuel Jorge era filho de Manuel Jorge e de Maria Lopes, moradores em Assentis, e primo de Maria Jorge, avó da noiva. Simão Jorge, a outra testemunha. era tio paterno do capitão Manuel Jorge e era filho de Pedro Jorge e Maria Fernandes, moradores em Assentis.
Nas suas pesquisas encontrou certamente o capitão Manuel Lopes Moreira, da Casa dos Vargos. Este era filho do capitão João Lopes Moreira, natural de Assentis (e irmão do capitão Manuel Jorge) e de Ana Maria Lopes, natural das Moreiras Grandes, filha de Antónioi Gonçalves e Maria Lopes (natural dos Vargos). O capitão Manuel Lopes Moreira foi senhor da Casa dos Vargos por ter casado com sua prima Ana Maria, filha do capitão Manuel Escudeiro.
Se fôr descendente da Família Escudeiro, posso fornecer-lhe muitos elementos, desde o "patriarca" dessa Família - Simão Escudeiro, ferreiro que viveu em Bezelga, no séc. XVI - até aos seus descendentes da primeira metade do séc. XVIII.

Com os melhores cumprimentos.

António Pereira de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#194760 | Matilde Souto Pires | 30 abr 2008 12:01 | Em resposta a: #194663

Senhor Oliveira Francisco

Provávelmente tem razão nas informações que me enviou,sobre a nossa Maria Jorge.Nestes tempos mais próximos não tenho tempo de me debruçar e estudar melhor nos meus elementos,por razões familiares estou muito ocupada.Mas logo que estudarei o assunto,até porque estou bastante interessada.Sobre a casa dos Vargos encontrei realmente o capitão e licenciado em Coimbra Manuel Lopes Moreira, que era sobrinho de um antepassado meu, António Lopes, irmão do capitão João lopes Moreira e do capitão Manuel Jorge.Tanto o capitão Manuel Lopes Moreira como sua prima e mulher maria madalena da silva eram descendentes -bisnetos do capitão de assentis mas mencionado como o capitão dos vargos que na época pertencia à freguesia de Assentis, o capitão Rodrigo Simões casado com Ana Lopes.Êle Rodrigo ,natural dos Vargos ,os seus filhos adoptaram o apelido Lopes da Mãe que era natural da Práia do Ribatejo (Paio de Pelle).Considero que as propriedades da Quinta dos Vargos vieram deste Capitão das Ordenanças R0drigo Simões,homem rico e não dos Escudeiros que não eram naturais dos Vargos
Tanto a Mãe do Capitão Manuel Lopes Moreira ,Ana Maria Lopes como seu Pai João Lopes Moreira eram primos e tambem des cendentes do mesmo Capitão rodrigo Simões
Desculpe esta baralhada toda ,não sei se me fiz compreender mas realmente não posso estar agora atenta a este assunto.

Claro que tambem estou interessada na familia Escudeiro
Este capitão Rodrigo Simões deve ter nascido por volta de 1540-1550 Talvez se possa procurar nos òbitos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Subtil de Assentiz

#194780 | Vieira-SimõesIII | 30 abr 2008 15:04 | Em resposta a: #194663

Caro António Francisco


Também eu pesquiso á bastante tempo as freguesias de Assentiz, Paço e Chancelaria.

sobre o Padre Luís Freire Rodrigues Subtil , pároco da paroquia do Paço, tem habilitação de génere em 1712 - Maço 357-Pr26.
nasceu em 1698, na Mata, filho de João Jorge e Ana Rodrigues. teve pelo menos mais dois irmãos, um deles meu antepassado (João Jorge, por sua vez pai de outro Padre Manuel Antunes Subtil - que tem H.Génere juntamente com outros 3 irmãos).

antepassados do Padre Luis F.R.Subtil:

2-João Jorge n.1659 no Carvalhal do Pombo
3-Ana Rodrigues n.1656 na Mata. casaram 17.11.1686.

4-Pedro Jorge, n.1622 Carvalhal do Pombo
5-Maria Jorge, n.1625 Assentiz
6-Manuel Rodrigues Subtil n.1627 Carvalhal do Pombo
7-Ana Freire N.1626 Mata

8-Fernão ou Fernando Jorge
9-Bárbara Fernandes
10-Jorge Dias
11-Maria Jorge
12-Fernão Rodrigues
13-Isabel Jorge
14-Amador Rodrigues
15-Maria Gonçalves

neste momento estou em processo de recolha de Todos os assentos de casamento realizados em Assentiz, entre 1578 e 1700, pelo que quando acabar espero obter novos dados relativos à ascendencia destas pessoas.


O Subtil mais antigo que tenho conhecimento é este Manuel Rodrigues Subtil , filho de Fernão Rodrigues e Isabel Jorge- não sei de onde tomou o apelido (talvez da e um antepassado mais remoto?). b.7.2.1627 padrinhos: António Jorge e Maria Jorge da Beselga.

É pelo menos 7 vezes (!) meu antepassado, pois descendo uma série de vezes das suas filhas Catarina Rodrigues Subtil(n1658) , Iria Rodrigues e Ana Rodrigues(n1656). Para alem destas, ainda teve um filho, Manuel Rodrigues Subtil.
É interessado o facto de estas filhas de Manuel R.Subtil (pai) terem casado com três irmãos, os filhos de Pedro jorge e Maria Jorge, João ,Simão e Fernando, do Carvalhal do Pombo! Um meio de manter as heranças na familia, suponho.


Sobre os Escudeiros, descendo de António Escudeiro (casou 1659) (irmão de Simão Escudeiro, Grácia Jorge, João (n1638) e Francisco (n.1641)) - da Beselga, filho de Filipe Escudeiro e Maria Jorge (descendo pelo menos 3 vezes deste casal).

Outro meu antepassado, António Escudeiro (2x) das Moreiras Grandes, casou com Isabel de Sousa em 12.5.1669.desconheço o nome dos pais.

Possui mais alguma coisa em relação às origens de estes Escudeiros?
Tenho mais algumas informações sobre outras familias e ramos destas freguesias, se lhe puder ser útil, disponha.

Espero ter sido útil,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Subtil de Assentiz

#194926 | Olifran | 01 mai 2008 17:31 | Em resposta a: #194780

Caro Edmundo Simões,
Fico-lhe muito grato pelos dados sobre os Subtil da Mata e do Carvalhal do Pombo.
Eu também descendo dos casais que indica.
As datas da genealogia do Pe. Luís F. R. Subtil que apresenta acima extraem-se da respectiva Habilitação de Genere?
Jorge Dias e Maria Jorge que menciona são meus antepassados de Assentis. Eu descendo também da filha Grácia Jorge, que casou com Pedro Fernandes do Carvalhal do Pombo. Pedro Fernandes casou primeiro com Maria Simoa, depois com Grácia Jorge e finalmente com Leonarda Antunes. Não consegui averiguar a filiação de Pedro Fernandes. Se souber a referida filiação, agradeço que me diga.
Também não consegui averiguar a filiação de Fernão Jorge e Bárbara Fernandes, de quem descendo várias vezes.
Também sou descendente de António Dias e Maria Rodrigues, dos Carrascos (actual Vila do Paço), freguesia do Paço. Foram pais de António Dias que casou com Catarina Simoa (dos Vales), com quem viveu no Outeiro Grande, na segunda metade do século XVII. Agradeço também alguns elementos que tenha sobre António Dias e Maria Rodrigues.
Se tiver alguns elementos que relacionem os Sousas da freguesia de Assentis (séc. XVII) com os do lugar dos Vilões, Ouirém (séc. XVIII), agradeço que me diga.

Os Escudeiros, de Assentis, descendem de Simão Escudeiro, ferreiro, e Maria Jorge, que viveram em Bezelga nos séculos XVI-XVII, tendo numerosos filhos. Um desses filhos foi o Padre Afonso Escudeiro de Torres (b. 14/11/1593). Outro desses filhos foi o seu antepassado Filipe Escudeiro (28/10/1589), que casou com Maria Jorge, tendo vivido em Bezelga.
Um dos filhos de Filipe Escudeiro foi o seu antepassado António Escudeiro, que casou em 14/9/1659 com Maria Lopes, com quem viveu nas Moreiras Grandes. Depois de enviuvar, casou em 12/5/1669 com Isabel de Sousa, filha de Domingos Lopes e Filipa de Sousa de Fungalvaz.
Outro dos filhos de Simão Escudeiro e Maria Jorge foi Manuel Escudeiro que casou nos Vargos com Maria Antunes, filha de António Dias e Branca Simoa. de Manuel Escudeiro e Maria Antunes foi filho o capitão Manuel Escudeiro, dos Vargos.
O capitão Manuel Escudeiro casou em 19/5/1658 com Maria Lopes, filha de António Gonçalves e Maria Lopes, das Moreiras Grandes.
A profissão de ferreiro manteve-se na Família Escudeiro ao longo dos tempos. No século XIX um Vieira Escudeiro casou em Vila Nova de Ourém, existindo ainda hoje descendentes seus, mas sem o apelido Escudeiro. São conhecidos pela alcunha "Baleco" e até época recente tinham profissão de serralheiros.

Espero que estes dados tenham utilidade.
Cumprimentos.
António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#194930 | Olifran | 01 mai 2008 17:47 | Em resposta a: #194760

Senhora D. Matilde Souto Pires,
Efectivamente enganei-me no nome da mulher do capitão Manuel Lopes Moreira. É realmente Maria Madalena da Silva.
Em relação ao capitão Rodrigo Simões averiguei que era filho de Simão Dias (f. 13/4/1587) e Jordoa Rodrigues, dos Vargos.
Simão Dias e Jordoa Rodrigues foram também pais de Brites Simoa que casou em 10/2/1585 com Domingos Jorge de Pé-de-Cão, Torres Novas.
Penso que as propriedades da Casa dos Vargos foram já de Simão Dias, Pai do capitão Rodrigo Simões.
Quando tiver alguma disponibilidade, agradecia que me informasse sobre o parentesco entre o capitão Luís Simões, dos Vargos, e o capitão Rodrigo Simões. Será um irmão mais novo?
Em relação aos Escudeiros agradeço que veja a minha mensagem para o Senhor Edmundo Simões, onde estabeleço a relação entre esta Família e os Vargos.

Cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Subtil de Assentiz

#195036 | Vieira-SimõesIII | 02 mai 2008 18:10 | Em resposta a: #194926

Caro António Francisco

Agradeço os dados que enviou sobre os Escudeiros. O Padre Afonso Escudeiro de Torres tem Habilitação de Génere?Como sabe que ele é um dos filhos de Simão Escudeiro?O Capitão Manuel Escudeiro tem habilitação de génere?

Também sou descendente do casal António Dias -Maria Rodrigues, dos Carrascos, pelo seu neto Manuel Domingues, pai de Maria da Rosa e avô de Maria Joaquina da Rosa que nasceu em 1752. no entanto, não tenho mais informações sobre a sua ascendencia, por enquanto.
Já agora, por curiosidade, qual é o nosso antepassado comum mais recente?


Eu penso que esta Maria da Rosa é a mesma a que faz referencia no tópico "Familias de Ferreira do Zezere...", casada com Manuel Jorge... permita-me clarificar que este casamento ocorreu a 21.11.1751 e não a 26.11.1741, como refere; a filha mais velha, de 7 irmãos, (Maria Joaquina da Rosa) nasce em 1752. O Manuel Jorge era natural do Alvorão e não de Assentiz, e o pai deste chama-se João Rodrigues e não António Rodrigues, natural do Alvorão, e casou com Maria Jorge (do Carvalhal) em 1724.
Esta Maria Jorge é filha do nosso já conhecido casal Fernando Jorge - Iria Rodrigues (Subtil).

Creio que não estou enganado,mas há muitos homónimos nesta freguesia e por vezes há confusões.


Sobre os Sousas da freguesia de Assentiz, não tenho dados que os relacionem com Ourem.

Os mais antigos que consigo entroncar na minha ascendencia são Francisco de Sousa (casou 1693), de "Alem da Ribeira", filho de António Rodrigues e Antónia de Sousa, que casaram entre 1646 e 1655 ; e a já mencionada Isabel de Sousa, de Fungalvaz, filha de Domingos Lopes e Filipa de Sousa, que casaram antes de 1642.


Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Subtil de Assentiz

#195039 | Olifran | 02 mai 2008 19:52 | Em resposta a: #195036

Caro Edmundo Simões,
Sei que Afonso, filho de Simão Escudeiro e Maria Jorge, é o Padre Afonso Escudeiro de Torres através de uma Habilitação para Familiar do Santo Ofício, de um descendente dos Escudeiros, oriundo de Minde. Quando tiver disponibilidade dou-lhe a referência. O Torres é claramente uma alusão a Torres Novas.

O capitão Manuel Escudeiro, natural e morador nos Vargos, genro de António Gonçalves e Maria Lopes, das Moreiras Grandes não deve ter Hailitação, pois não me consta que fosse Familiar do S.O. No entanto, há Hailitações de parentes do sogro: Capitão Manuel Lopes Moreira, Manuel Pereira de Sousa, Pai e Filho.

Em relação à nossa comum ascendência:
Sou trineto materno de José Jorge Freire, natural do Alvorão, filho de Manuel Jorge Freire e Maria de Jesus (c. 26/1/1818). O apelido Freire só é adoptado tardiamente, mas pela genealogia pertencia-lhes por mais do que uma via.
Meu tetravô Manuel Jorge Freire era natural da Rechaldia, mas descendia dos nossos antepassados comuns do Carvalhal do Pombo, por exemplo, Pedro Fernandes e Grácia Jorge.
Minha tetravó n. 13/1792, no Casal da Charruada. Filha de José Rodrigues, natural do Casal da Charruada, e Ana Maria da Rosa, natural do Alvorão.
Os Avós paternos e maternos de minha tetravó Maria de Jesus tinham os mesmos nomes: Manuel Jorge e Maria da Rosa. Daí a sua confusão com as datas.

José Rodrigues era filho de Manuel Jorge e Maria Rosa, naturais de Assentis. Neto paterno de António Rodrigues, n. da Ribeira, Madalena, Tomar, e Maria Jorge, natural das Moreiras Pequenas (cujos ascendentes indiquei no outro tópico). Neto materno de António Rodrigues, natural de Assentis, e Maria Gonçalves, natural das Moreiras Pequenas.

Ana Maria da Rosa, natural do Alvorão, filha de Manuel Jorge, natural do Alvorão, e Maria da Rosa, natural de Assentis. Neta paterna de João Rodrigues, natural de Alvorão, e Maria Jorge, natural do Carvalhal do Pombo. Neta materna de Manuel Domingues, natural do Outeiro Grande, (neto paterno de António Dias e Maria Rodrigues, dos Carrascos ) e Domingas Maria, natural de Assentis.

Com estes dados já pode avaliar qual o nosso antepassado mais recente.
Infelizmente a perda dos Livros Paroquiais de Ourém, anteriores à Terceira Invasão Francesa, apenas me permitiu seguir os ascendentes do meu trisavô José Jorge Freire. Nesta linha consegui chegar até António Fernandes, dos Soudos, segunda metade do século XVI.

Disse noutra mensagem que tem consultado os Livros Paroquiais do Paço e da Chancelaria. Quando procureir os do Paço só encontrei na TT a partir do início do séc. XVIII e para a Chancelaria a partir do final do séc. XVII. É claro que para o Paço há o período comum a Assentis. Se tiver conhecimento de datas anteriores para a Chancelaria, agradeço que me diga.

Cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#197569 | Matilde Souto Pires | 22 mai 2008 20:05 | Em resposta a: #194930

Senhor oliveira Francisco

Parece-me que o capitão Luis Simões dos vargos era irmão do Capitão Rodrigo Simões, pois numa habilitação para o Santo Oficio de um bisneto do capitão Rodrigo Simões ,uma das muitas testemunhas diz que Ana Lopes (minha antepassada) era filha do capitão Luis Simões,para logo a seguir reconsiderar e dizer que era sim filha do Capitão Rodrigo Simões, capitão de assentis , mais conhecido como o capitão dos Vargos, o Capitão Rodrigo Simões casado com Ana lopes ,a velha.Informação que veio a ser confirmada por todas as outras testemunhas.Assim parece-me que seriam irmãos,oque provocou o engano da testemunha já idosa
Gostaria que me informasse aonde tirou a informação dos pais do Rodrigo Simões:Simão Dias. Realmente nesta época era vulgar os filhos ficarem com o nome próprio do Pai adaptado ao seu apelido, por isso? Rodrigo filho de Simão, Luis filho de Simão e Brites Simoa filhos de Simão Dias
Sobre os Escudeiros , não são meus antepassados , assinalei só que um Escudeiro casou com uma sobrinha de 2 antepassados meus : João Lopes e tambem da mulher deste Grácia Fernandes.
Já não sei se foi o Senhor que me pediu informações sobre António Lopes Saraiva
Não tenho esta Inquirição de Genere mas bastantes informações que copiei da mesma,se estiver interessado diga

Cumprimentos
Matilde Souto pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#198145 | Olifran | 27 mai 2008 10:55 | Em resposta a: #197569

Senhora D. Matilde Souto Pires,
Agradeço a sua resposta, que só ontem vi, pois desta vez não veio aviso pelo mail.
Os dados que indiquei sobre os Pais do capitão Rodrigo Simões foram retirados de Mistos 1 e 2, de Assentis. Se tiver interesse nas referências, faça o favor de pedir o meu mail ao Forum.
Eu também notei o lapso da testemunha, na Habilitação do Santo Ofício. Só estyranho o largo intervalo de tempo que decorre entre as primeiras ocorrências de Rodrigo Simões nos Paroquiais e as poucas en que aparece Luís Simões.
Refere que descende de Ana Lopes (a segunda). Só por curiosidade - descende de algum dos Pereira de Sousa, designadamente do ramo que se ligou aos Faria Pereira, da Quinta do Caneiro, Ourém ?
Se nas suas pequisas tiver encontrado qualquer relação entre os Sousa, de Assentis, e os Sousa do lugar dos Vilões, Ourém, agradeço que me diga.
Quanto à Habilitação de Genere que refere, agradeço que me indique a cota. Quando tiver disponibilidade voltarei à Torre do Tombo.
Cumprimentos.

António Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: SUBTIL-ES

#262850 | romulosubtil | 25 set 2010 03:10 | Em resposta a: #70954

Olá!

Gostaria de obter informações sobre a família do Espirito Santo, por favor, envie para meu e-mail.
romulosubtil@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#266825 | QUICO1970 | 14 dez 2010 18:56 | Em resposta a: #115947

Caro Manuel Subtil !

Não sei se ainda anda por este forum pois a data desta sua mensagem tem a data de 2006, jálá vão uns anitos

Mas olhe não sei se somos parentes mas o meu avô Paterno chama-se Ernesto Amaro Lopes Subtil (já faleceu há uns anos , era natural de Alpalhão e viveu em Portalegre.

Cumprimentos
Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: SUBTIL-ES

#266826 | QUICO1970 | 14 dez 2010 19:02 | Em resposta a: #262850

Boa tarde meu caro de apelido Subtil!

Eu tb ando interessado no estudo deste meu apelido Subtil, que no meu caso até onde fui a nível genealógico tem a sua proveniencia no Distrito de Portalegre (Alentejo, Portugal) ou seja mais propriamente de 2 vilas Alpalhão, e Castelo de Vide

Com os meus cumprimentos

Gostaria de compartilhar informação sobre este Apelido Subtil ok ?

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Família Subtil

#266828 | QUICO1970 | 14 dez 2010 19:11 | Em resposta a: #197569

Cara Dona Matilde Souto Pires !

Ainda sou um novato nestas andanças deste tema tão rico e entusiasmante.

Contudo devagar se vai ao longe e estou cada vez a avançar mais na Genealogia da minha Familia, em relação à FAMILIA SUBTIL ainda não avancei muito ,ou seja tenho até à 7 ou 8 geração.

Sei que a Dª Matilde é uma «Pró» nesta matéria por isso deve saber imenso sobre este APELIDO.

Desculpe estar assim a dirijir-me a si sem a conhecer minimamente .

Mas estou fascinado com este assunto.

O meu apelido provém de Alpalhão e Castelo de Vide (Portalegre), não sei se sabe ou tem alguma informação sobre os subtis dessas paragens, se tiver e claro está, quiser ter a gentiza de compartilhar estaria-lhe muito grato

com os melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: SUBTIL-ES

#266864 | romulosubtil | 15 dez 2010 13:51 | Em resposta a: #266826

Caro Francisco, bom dia!

Em relação a família Subtil tenho minhas curiosidades a respeito de sua origem. No momento meu maior objetivo é localizar quem e qual a origem do ancestral que deu início a minha família em meu estado. De que cidade da Europa ele veio e coisas deste tipo. Não tenho muitas informações a respeito, mas através dete fórum consegui tirar algumas dúvidas lendo as mensagens dos demais usuários.

Rômulo Cezar Subtil

Resposta

Link directo:

RE: SUBTIL-ES

#266872 | QUICO1970 | 15 dez 2010 17:48 | Em resposta a: #266864

Caro Rómulo !

Ainda estou e sou um bocado «verde» no que toca a este fabuloso tema, hobby, etc. o que lhe queiramos chamar chamado GENEALOGIA.

No que toca aos Subtil meus ascendentes ainda não evolui nas árvore Genealógica a nível Geográfica, ficando ainda o meu Apelido no Alentejo , apenas nas Vilas de Alpalhão (Nisa) e Castelo de Vide CLARO ESTÁ em Portugal Continental

No caso do Rómulo ainda não conseguiu ir muito atrás na sua genealogia ?

Ainda só conseguiu ter subtil no Brasil ?

Consultando vários sitios na Internet, sei que em França há bastantes pessoas com o apelido Subtil, digo isto porque por exemplo no Facebook se fizer buscas em Subtil aparecem-lhe centenas ....

De momento é tudo o que lhe posso facultar mas tb tinha interesse de saber como foram para os Subtil ao Brasil...

Quando evoluir mais na ,minha genealogia tenho o maior gosto em partilhar informações genealógicas consigo

Com os melhores cumprimentos ,

e boa sorte na evolução e pesquisa do deu apelido

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raquel

#266885 | NISGM | 15 dez 2010 20:59 | Em resposta a: #71765

Caro André Raquel,

E há algum motivo para escolher um tópico chamado Família Subtil para lançar o tema dos Raquéis? Qual o motivo para não ter recuperado antes o seu tópico de 2004?

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=71869

Terão algo a ver com a região ou com os subtis, confesso que não entendi a ligação.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#352282 | XICO1970 | 19 nov 2014 18:08 | Em resposta a: #42929

Caros Subtis deste fórum :

Vou compartilhar o que tenho sobre o meu ramo Subtil

3ª Geração - Ernesto Amaro Lopes Subtil (n:14/02/1899 - Alpalhão, c : 15/05/1938 - Portalegre , F: 15/11/1984 - Portalegre X Maria Joana de Sousa Franco ( n : 18/jan/1915 - Fronteira )

4ª Geração - Joaquim Lopes Subtil (n:29/12/1865 - Alpalhão , c : 24/08/1892 Alpalhão , f: 15/11/1943 Alpalhão , X Adília da Conceição Amaro ( n: 8/12/18969 Alpalhão , F: 21/02/1944 Alpalhão

5ª Geração - Manuel Lopes Subtil ( n : ?) , C : 3/05/1848 - Alpalhão , x Ana Joaquina de Andrade ( n : 11/01/1825 - Alpalhão

6ª Geração : Francisco Lopes Subtil (Ruivo), (n: 30/07/1779 - Alpalhão , C: 9/05/1815 - Alpalhão , x Maria Martins ( Alpalhão )

7ª Geração : Francisco Lopes Subtil ( o velho ) ( n : 27/jun/1759 - Castelo de Vide Stª Maria da Devesa
x Águeda Josefa das Neves ( Póvoa e Meadas - Castelo de Vide ) C : 25/11/1777 - Póvoa e Meadas

8ª Geração : António Lopes Subtil ( Castelo de Vide - S.João Batista ) X Joana Maria da Cruz ( n ; 29/08/1725 - Castelo de Vide - S. João Batista, C : 13/01/1757 - ( Castelo de Vide - S-João Batista )

Nota : Este António casou pelo menos 4 vezes :

1ª vez : com Clara Nunes ( Castelo de Vide - Stª Maria da Devesa ) c : 20/04/1716

2ª Vez : com Francisca Dias ( Castelo de Vide - Stª Maria da Devesa ) c : 23/07/1719

3ª Vez _ com Catarina Barrenta ( Castelo de Vide - Stª Maria da Devesa ) c : 13/08/1724

9ª Geração : Manuel Lopes Subtil ( Vila Velha de Ródão - Bispado da Guarda ) X Maria Rodrigues Sarzedas ( Castelo de Vide - S. João Batista ) c : 25/04/1672 - Castelo de Vide - S.João Batista

10 ª Geração : Manuel Lopes Subtil X Bernarda Lourença

Com os meus melhores Cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#359724 | ipereira | 20 jul 2015 17:54 | Em resposta a: #266864

Ola Descobri este sie hoje. Acabei de descobrir por google que o sobrenome Subtil eh de origen francesa

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#360555 | gsubtil | 18 ago 2015 18:27 | Em resposta a: #70730

FGJ,

Poderia me enviar as informações que você tem da familia Subtil do Estado do Espirito Santo.

Meu email é: gsubtil@gmail.com

obrigado desde já

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#382491 | msubtil | 04 jul 2017 14:37 | Em resposta a: #42929

Como chega ao meu Subtil
1 MANUEL SIMÃO, que terá Subtil como apelido mas que não entrou no assento de casamento do filho (documento mais antigo a que cheguei; por ser a prática dos curas em 1600 - abreviavam as palavras e os nomes das pessoas) casou com MARIA LOPES, em Codeceira (actual Codiceira) onde viviam, a meia dúzia de quilómetros do centro da Sertã.
2 Tiveram, por volta de 1620, um filho a que puseram MANUEL LOPES SUBTIL e que faleceu cerca de 1670. Em 26/4/1648, este casou com BERNARDA LOURENÇO, natural de Castelo de Vide e viúva de Diogo Dias.
3 Este casal, em Vila Velha do Ródão, teve um filho a que chamaram MANUEL LOPES SUBTIL e que casou em casou em 25/04/1672 , com MARIA RODRIGUES SARZEDAS, natural de Castelo de Vide.
4 Por volta de 1680 nasceu-lhes um filho a que puseram (adivinhem!) MANUEL LOPES SUBTIL, Este residiu em Montalvão e em Cast Vide. Casou em Montalvão em 15/101703, com MARIA DIAS. Faleceu por volta de 1740.
5 Em Cast de Vide tiveram um filho, nomeado MANUEL LOPES SUBTIL aparecendo também como Subtil Sarzedas. Sabemos que ele faleceu em 21/5/1749. Casou em 20/5/1731 com BEATRIZ GOMES (Brites e Briatiz, também aparecem). Esta Beatriz Gomes nasceu em 1707 e faleceu em 2/11/1786 em C. de Vide.
6 Em 15/7/1737 tiveram um filho: MANUEL LOPES SUBTIL de seu nome, que se distinguia com (“o Velho”) e que casou com JOANA BAPTISTA.
7 Este casal, em Alagoa (Portalegre) e em 6/4/1769, teve um filho a que puseram MANUEL LOPES SUBTIL . Faleceu antes de de Set de 1827. Casou em 3/10/1792 com Ana da Encarnação, de Vale do Peso. Viúvo, casou, em 2ªs núpcias, em 20Abr1803, com ANA DO ROSÁRIO, também do Vale do Peso.
8 Um filho, com Ana do Rosário, nasceu, no V do Peso, em 1/5/1817. Puseram-lhe o nome de ZACARIAS SUBTIL, que veio a casar com FRANCISCA MENDES, do V do Peso.
9 Zacarias e Francisca, entre outros, tiveram, MARTA DAS DORES (1850). Esta Marta casou, em 24/11/1886, com LUIS MARQUES TAPADINHAS, que era da mesma idade mas nascera em Valência de Alcântara e vivia no Crato.
10 Deste casamento nasceu o meu avô JOSÉ SUBTIL em 20/81895 e que faleceu em 5/12/1973. Ele casou com FLORINDA DA LUZ (JUNCEIRA) que nasceu a 6/11/1894 e faleceu a 27/11/1969
11 Deste casamento nasceram, o Manuel, o José, a Catarina, a Maria da Luz , a Maria José, o Jaime e JOAQUIM SUBTIL DA LUZ que, casando com JOAQUINA DOS ANJOS NOCA, são a minha 1ª geração, das 12 aqui resumidas.
12 Podem ver~se coincidências com a família do Francisco Franco Subtil metida neste tópico. Nestes 300 anos, 12 gerações ,há muitos ramos que saem deste tronco: Portalegre, Alcobaça, Viana do Castelo, Nisa, são alguns dos casos.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#382557 | XICO1970 | 05 jul 2017 19:43 | Em resposta a: #382491

Caro msubtil ,nao sei se somos ou nao parentes no entanto gostaria de me contatar consigo ou por email ou telefone deixo aqui o meu email por extenso : ffsubtilarrobagmailpontocom

Com os meus melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#382801 | romulosubtil | 12 jul 2017 20:08 | Em resposta a: #70730

Tenho interesse sobre os Subtil do Espirito Santo. Meu e-mail é romulosubtil@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#384187 | msubtil | 05 set 2017 13:06 | Em resposta a: #90814

Srª Dª Matilde Souto Pires. Ontem enviei-lhe uma mensagem sobre esta sua intervenção, mas não a vejo. Será que a recebeu? onde estará publicada?Queria pedir-lhe desculpa porque acho que não me identifiquei. Cumprimentos. Manuel Subtil
Vamos ver o que acontece com esta.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#384218 | msubtil | 06 set 2017 18:57 | Em resposta a: #384187

Exmª Sra Dª Matilde Pires. Parece que a minha mensagem se perdeu. Eu repito a questão: como estudou os Subtil de Praia do Ribatejo não se terá deparado com os de Tancos? Existe um Francisco Sutil que foi para o Brasil. Criaram-se duas familias:os Sutil de Oliveira e os Sutil de Sequeira, isto no principio de 1600. No entanto ficou cá um Simão Sutil que casou com Leonor de Azevedo (dos Sequeiras). Ele era filho de João Dias Martins e de Maria Vicente. Pode acrescentar alguma coisa? Fico-lhe muito grato. Cumprimentos Manuel Subtil.
ps. claro que o pedido é estendido a todos os confrades. Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#384281 | mariapires | 08 set 2017 18:17 | Em resposta a: #42929

senhor manuel subtil
O meu ramo Subtil vem da freguesia de assentiz -torres novas
no entanto tenho um resumo de um processo de um simao subtil que poderá ser o que pretende
data=7-12-1678
Tribunal do santo oficio ,inquisiiçao de lisboa,processo 9791
acusaçao=desrespeito ao Santo oficio e abuso de autoridade
profissao=rendeiro e familiar do Santo Oficio
Naturalidade e morada Vila de tancos
Filho de Joao Dias Martins e maria Vicente da vila de Tancos
Casado com Leonor de Azevedo
Sentença=Privado do cargo de Familiar e o regredo por tempo de 3 anos para o reino do algarve,e da maior condenaçao o revelam, havendo respeito ao reu confessar logo suas culpas com mostras e sinal de arrependimento contra consi deraçoes que no caso se tiveram e pago as culpas
data da sentença=10-6-1678,lida na Mesa
Preso em 16-5-1678
avos paternos=Manuel Dias Martins e Isabel Sotil (Subtil)
Avos maternos =Simao Llourenço, de alcunha, o Porto de MUGEM EmARIA VICENTE
ENTREGOU UMA PETIÇAO PARA O DEGREDO SER PERDOADO O QUE TEVE UM DESPACHO FAVORAVEL EM 16 9- 1678, PODENDO IR EM PAZ PARA ONDE BEM LHE CONVIER
O SEU FILHO jOAO SOTIL DE SEQUEIRA REQUEREU A CARTA DE FAMILIAR DO SANTO OFICIO QUE SIDO RETIRADA AO SEU PAI ,O QUE TEVE UM DESPA CHO FAVORAVEL,EM 27- 5 -1687

OU EU OU OMEU COMPUTADOR NAO ESTÁ BEM COM AS MAIUSCULAS E AS MINUSCULAS DASCULPE-ME

cUMPRIMENTOS

MARIA MATILDE SOUTO PIRES

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#384296 | msubtil | 09 set 2017 14:15 | Em resposta a: #384281

Muito obrigado Sr`ª Dª Matilde Pires. Deu um óptimo contributo para o meu problema. Como sabe, nestes estudos, queremos sempre muito, mas o que formos recebendo agrada sempre e este agradou bastante.. Os meus cumprimentos. Manuel Subtil

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410341 | Phayfer Sutil | 08 dez 2018 23:26 | Em resposta a: #70730

Boa noite!
Me chamo Phayfer Sutil, meu avo era Claudio Subtil figlio de Joaquim siqueira Subtil.
Seria possivel obter as informaòoes sobre os Subtil do Espirito Santo (Brasil)? Acho que me ajudaria muito.
Meu e-mail è: phayfers.sutil@gmail.com.
Desde ja agradeço.
Cordialmente,

Phayfer Sutil

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410442 | msubtil | 13 dez 2018 19:37 | Em resposta a: #410341

Seu endereço electronico não está a aceitar correio. Deve estar com erro. Abraço.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410446 | Phayfer Sutil | 13 dez 2018 20:50 | Em resposta a: #410442

phayfers.sutil@gmail.com

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410508 | SubVic | 16 dez 2018 01:48 | Em resposta a: #42929

Olá, Sou do Espirito Santo e gostaria que me enviassem qualquer informação que tiverem sobre a família Subtil. Obrigado.

E-mail: Victor1subtil@hotmail.com




Victor L. Subtil

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410824 | Betânia Penha | 29 dez 2018 14:27 | Em resposta a: #42929

Sou Betânia, filha de Maria Eugênia Subtil, de Assaí PR. Pretendo encontrar familiares. Ela completará 87 anos em 06/01/2019 mora em Sarandi PR (distrito Vale Azul). Se há alguém que se identifique com a nossa história, e saiba algo para nos informar, ficaremos felizes.
Contato: betaniapenha@gmail.com
Abraços.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#410825 | Betânia Penha | 29 dez 2018 14:38 | Em resposta a: #70882

Bom dia! por favor, manda para mim o seu levantamento, pois procuro minha família Subtil, e aqui temos Maria Eigênia Subtil com 87 anos.
Ela tem uma irmã chamada Cecília Neri Subtil ou Subtil Neri. Sua mãe é Conceição Subtil.
Minha mãe Maria Eugênia Subtil é natural de Assaí PR.
Grata.

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#423028 | Daniel N. Subtil | 09 abr 2020 06:14 | Em resposta a: #70730

Oi, meu irmão. Tudo bem?
Pode me enviar alguma coisa sobre a família Subtil do Espírito Santo, por favor?
contatosubtil@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#424377 | Vinicius Subtil | 24 mai 2020 00:18 | Em resposta a: #70730

Boa noite!
Me chamo Vinicius Subtil e tenho interesse nos Subtil do Espírito Santo. Poderia enviar-me os arquivos por e-mail?
Meu e-mail é vini.sub27@gmail.com
Desde já agradeço

Resposta

Link directo:

Família Subtil

#450497 | XICO1970 | 15 out 2023 21:11 | Em resposta a: #42929

Ja descobriu mais alguma coisa a respeito desses subtil de 1500

Cumprimentos

Francisco franco subtil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 17:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen