origem de sobrenome e achar pessoas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

origem de sobrenome e achar pessoas

#42939 | Marli4 | 04 jun 2003 16:04

Origem do sobrenome Ribeiro - cristãos novos?
Encontrar familiares de José Monteiro Ribeiro, de Baião, Portugal, talvez no Paraná, São Paulo ou Rio de Janeiro.
Encontrar descendentes/ascendentes/parentes de Júlio Nunes Moreira (nascido em Portugal, em local ignorado) e Durvalina Peres Moreira(Brasil).
Obrigada
Marli

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42940 | Marli4 | 04 jun 2003 16:08 | Em resposta a: #42939

Saber a origem - local e data - do nascimento de José Ladeira, nascido na Madeira, não se sabe onde.
Obrigada
Marli

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42941 | macp | 04 jun 2003 16:26 | Em resposta a: #42939

Marli
Esse José Monteiro Ribeiro, de Baião, nasceu em que freguesia? Em que data? Esses apelidos ( Monteiro e Ribeiro)aparecem na minha pesquisa, embora separadamente, em Santa Cruz do Douro.Pode ser falso alarme, mas quem sabe?
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42945 | Marli4 | 04 jun 2003 18:22 | Em resposta a: #42941

Esqueci de dizer que Paraná, São Paulo e Rio de Janeiros ão cidades do Brasil. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42979 | Conde | 05 jun 2003 08:44 | Em resposta a: #42941

Marli:
Auguro-lhe sorte pelos Monteiros de Baião.Se forem Monteiros Queiroz a sua sorte aumenta em exponencial.Existem em S.Bartolomeu de Campelo.
Calhava mais umas achegas.Não tem o nome do avô?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42986 | mcc | 05 jun 2003 11:11 | Em resposta a: #42939

Cara Marli

O grande genealogista Paulo Valadares tem um vastíssimo trabalho de investigação sobre os Ribeiros (inclusivamente, são seus parentes - Ribeiro Sanches, etc), quer de Portugal quer do Brasil. Possivelmente, a melhor via para esclarecimentos seria entrar em contacto com ele.
Dado que o próprio já colocou no espaço deste Forum o seu endereço de mail, (não cometendo eu, assim, qualquer inconfidência pelo facto)penso que poderei ajudá-la cedendo o mesmo, a fim de que possa tirar a sua questão a limpo:
faiguen@terra.com.br

MCC

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42989 | sapeca | 05 jun 2003 11:38 | Em resposta a: #42941

Cara Maria:
O apelido Monteiro (que é o do meu pai), é vulgaríssimo nos concelhos de Baião e Marco de Canaveses, pois descendem todos eles (assim penso)de um abade da freguesia de Várzea de Ovelha, João Monteiro, que tomou ordens sacras em Braga (Evangelho em 1548 e de Missa em 1549), vindo a falecer em 26.02.1601.
Teve, pelo menos, uma irmã: Inês Monteiro, falecida na mesma freguesia, em Janeiro de 1584, sem testamento, "....pareça Jmº Monteiro...".
Deste João Monteiro descendem, nomeadamente, os Pereiras Marramaques, das Casas de Aldegão, e Quelhe, os Condes de Leiria, inúmeros ramos de Monteiros das freguesias de Tabuado, Soalhães (nos quais me incluo), Várzea de Ovelha, etc., etc., espalhando-se por todo o concelho do Marco, em Baião e outros.
Este abade João Monteiro era filho de João Anes Monteiro e de sua mulher Isabel Anes, de Várzea de Ovelha. Fica assim rectificada a filiação que lhe é dada no livro "Os Meus Costados" de Francisco Carlos de Azeredo Pinto Mello e Leme.
O Dr. Nuno Pereira Marramaque Machado de Andrade, meu estimado Tio, já publicou esta ascendência nos "Carvalhos de Basto", ao estudar as Casas de Aldegão e Quelhe, trazendo para o conhecimento público esta filiação do abade, porque eu lha tinha dado.
Devo afirmar que se tal descobri, foi por mero acaso. Pois que no afã de buscas nas intermináveis Matrículas das Ordens Sacras em Braga, quando da preparação do meu estudo sobre os Castros de Melgaço, me apareceram aquelas matrículas do João Monteiro.
Se fosse hoje, bem mais fácil seria, com a publicação das mesmas pelo Dr. Maurício Fernandes, meu caro amigo.
Apresento os meus cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#42999 | Marli4 | 05 jun 2003 14:01 | Em resposta a: #42986

Resposta para MCC

Obrigada. Vou tentar.
Espero que ele não cobre...
Marli4

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43000 | mcc | 05 jun 2003 14:03 | Em resposta a: #42999

Cara Marli

Sobre isso, posso responder-lhe: é das pessoas mais disponíveis e interessadas em ajudar. Estou certa que receberá dele todas as indicações úteis. Boa sorte!

MCC

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43003 | Marli4 | 05 jun 2003 14:27 | Em resposta a: #42989

Resposta ao Fernando DE SÁ MONTEIRO

Agradeço sua resposta.

É tudo mesmo muito interessante, complicado ... e cheio de coincidências...

Sei que o Monteiro de meu pai lhe foi acrescentado por ser o sobrenome de seu padrinho, alguém da família - segundo li na narrativa da certidão - José MONTEIRO, de Gozende - Gôve, já que o seu pai chamava-se apenas Álvaro Ribeiro.
Já a minha mãe, brasileira, recentemente falecida, é Luiza Ferreira ... DE SÁ, que a minha imaginação teima em supor ser descendente distante dos portugueses Mem DE SÁ e Estácio DE SÁ, da História do Brasil, em relação ao Estado do Rio de Janeiro, lugar do Brasil aonde ela nasceu e onde eles foram governantes, em séculos passados...

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43005 | Marli4 | 05 jun 2003 14:41 | Em resposta a: #42979

Conde:

Obrigada por responder.

Provavelmente tem a ver, sim, mas muito distante. O avô era Manuel José Ribeiro, de Mansão do Minho e a avó Delfina de Jesus, de CAMPELO, ambos no Brasil no nascimento do neto José Monteiro Ribeiro - que ganhou o sobrenome Monteiro, do padrinho, alguém da família - cujos avós aqui no Brasil nunca tive notícias. Meu pai faleceu na década de 70. Entrei neste fórum com a esperança de encontrar "descendentes de ascendentes". Mas estou vendo que é muito complicado.Questão de sorte, acho eu.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43008 | sapeca | 05 jun 2003 15:29 | Em resposta a: #43003

Caríssima Marli:
Interessante tudo o que me diz. Quanto aos Sás, devo informá-la do seguinte.
Precisamente no Rio de Janeiro, oriundos de Campos de Goytacazes, vivem ainda hoje uns parentes meus, de apelido Herédia de Sá.
Descendem de António Lino de Herédia, professor de Música, e de sua mulher D. Maria do Carmo Moreira de Sá, minha 4ª e 5ª tia-avó (primeira metade do século XIX).
Deste casal foram filhos dois nomes ilustres, doutorados em Medicina, pela Universidade do rio de Janeiro, condecorados com a Imperial Ordem da Rosa, combatentes incansáveis da causa anti-esclavagista em Campos.
Quanto a Estácio de Sá e Mem de Sá, tenho as suas ascendências bem documentadas, o mesmo não podendo dizer de TODOS os PROVÁVEIS ramos que deles descendam.
Os meus melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43021 | sapeca | 05 jun 2003 22:33 | Em resposta a: #42989

Uma rectificação que se impõe ao que deixei escrito. A descendência dos Monteiros, quer de meu pai, quer dos Pereiras Marramaques, condes de Leiria e outros, deu-se pela irmã do abade João Monteiro, Inês Monteiro.
Fica assim recitificado o erro, ainda que nada tenha contra qualquer descendência por um clérigo, pois que de muitos descendo, como toda a gente, de resto. Lol
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43149 | macp | 09 jun 2003 12:19 | Em resposta a: #42989

Bom dia
Pois o apelido Monteiro que me aparece na minha ascendência é de José Monteiro, n. em 1813, em Passos , Santa Marinha do Zêzere ,concelho de Baião, filho de Francisco Monteiro e Joana Monteiro , do Barreiro, Santa Marinha do Zêzere, neto paterno de Bernardo José Monteiro. Com certeza não têm ligação. Outro caso é Ana Monteiro, que terá nascido em princípios do séc XIX ou finais do XVIII e foi a segunda mulher de Gonçalo Ribeiro( n. em 1771), filha de José Ribeiro Cardoso e Maria Monteiro , de Subdofeita, actual Cedofeita, Santa cruz do Douro,concelho de Baião. Talvez estes tenham alguma " costela". No entanto, ando ainda à procura.
Grata pelas informações. Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43155 | Conde | 09 jun 2003 13:37 | Em resposta a: #43149

Caros Amigos:
Sou descendente de Monteiros de Gove,Santa Maria de Baiao,por via de Ana Monteiro,bap.Gove a 31.3.1680 filha de Inacio Monteiro casado em Gove a 14.3.1679 com Maria Dias.A Ana casou a primeira vez em Gove a 25.11.1705 com Manuel Monteiro filho natural de Antonio Monteiro e Maria de Oliveira,cg e depois casou ou teve descendencia de Mathias Valente de Pinho,de Ancede,casado com Paula Barbosa, de Sequeiros.Tenho o pressentimento de que ligam aos Monteiros de Ingilde,com tratamento em diversos nobiliarios.Sabem alguma coisa destes?
Agradeço e cumprimento.
(Ps-a falha de acentuaçao sera um novo virus.Anda meio mundo a chatear o outro...)

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43506 | Marli4 | 16 jun 2003 13:12 | Em resposta a: #43149

Maria Pinto. Preciso fazer uma correção. Acabo de saber que a Amélia que falei, de Baião - Campelo - tem agora o sobrenome de marido, que é Souza, não Oliveira.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43513 | fernando pontes | 16 jun 2003 13:46 | Em resposta a: #42989

Caros,

Também ando a procura de uns descendentes meus oriundos de Stª Cruz do Douro - Baião. E que foram para a Povoa de Varzim ( +- 1570).

Gaspar Carvalho casado com Inês Monteiro tiveram (pelo - 1 filho) a Gaspar Carvalho que casou com Felipa Monteiro em 1585(?) na P. Varzim, e por fim estes tiveram a Gaspar Monteiro que casou com Marta Ribeiro em 1645 na Povoa de Varzim.

Será que me podem ajudar a encontrar mais dados relativo a datas sobretudo dos GASPARes e da Ines?(ja que a Felipa era da Povoa e a Marta de Barcelinhos).

p.s.: Há uma Inquirição de Genere no ADBraga sobre um dos filhos de Gaspar Monteiro e de Marta Ribeiro (Teodosio Ribeiro) onde se refere que os AVOS eram de Stª Cruz do Douro - Baião e Soalhães.


p.s.: Os Monteiros eram muito importantes em BAIAO?!?!? Eram cristãos-novos??

p.s.: Onde posso ver os registos das Ordens Sacras de Braga??? tenho 2 parentes do sec. XVI que foram Padres....

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43514 | Marli4 | 16 jun 2003 13:48 | Em resposta a: #43155

Com a narrativa de nascimento de José Monteiro Ribeiro em mãos, descobri que "Monteiro" é nome de família materna, e teve como padrinho o senhor José Monteiro, de Gozende, Freguesia de Gôve.O nascimento foi em Baião, em 1911 e uma descendente Monteiro, irmã do José, - Amélia - hoje tem o sobrenome Souza, após casamento, e ainda reside em Baião.
A propósito, onde fica Ingilde?

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43517 | Marli4 | 16 jun 2003 14:00 | Em resposta a: #43513

Os Monteiros de Baião - Campelo - que conheço( embora já adotem hoje outros sobrenomes por força de casamentos, meus parentes, são muito religiosos, e processam a religião católica. Na minha opinião - mas não é de opinião que precisa! - Monteiro NÃO se refere a cristãos-novos, já que não há relação com "a natureza", a regra número 1 para supor-se que algum sobrenome tem origem remota no judaísmo.Já os Ribeiro, suponho que sim. Monteiro e Ribeiro, até onde sei, uniram-se por casamento no início do século XX (1906).

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43519 | fernando pontes | 16 jun 2003 14:07 | Em resposta a: #43513

Caros,

É so para ratificar: Gaspar Carvalho, filho de Gaspar Carvalho casado com Ines Monteiro, nao é filho da Ines Monteiro, mas sim de Maria Dias (solteira). Sei que o Gaspar CArvalho teve um testamento (mas nao sei da sua existencia fisica)

Sem mais,

fenando pontes

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43541 | macp | 16 jun 2003 18:30 | Em resposta a: #43514

Marli
Existe um lugar - Ingilde - em Campelo, Baião.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43543 | Marli4 | 16 jun 2003 18:39 | Em resposta a: #42986

Caro MCC
O e-mail de Paulo Valadares que indicou, retornou como inexistente.
Provavelmente já o trocou, por encherem a sua caixa postal!

Obrigada

Marli Ribeiro

E.T. "Minha pesquisa" tem dados alguns "passos", graça a ajuda de todos.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43544 | magalp | 16 jun 2003 18:49 | Em resposta a: #43021

Caro Fernando

Soube neste sábado passado q. a Qta. da Taipa, um velho berço dos Pereira Marramaque, é hoje propriedade dum remoto parente destes - Dr. José Manuel Leite de Castro Fraga. Tem um pedra d'armas soberba, pela sua antiguidade e simplicidade, Pereira, em pleno.
Parece que a casa era muito pequena e modesta, como o eram todas as casas verdadeir/ antigas naquela região... as sumptuosidades aquitetónicas de família, só apareceram no reinado de D. João V!
Abraços
MMM

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43545 | Marli4 | 16 jun 2003 18:55 | Em resposta a: #43541

Maria Pinto
Bem se vê que não sou de Portugal! Nunca ouvi falar em tal lugar!

E.T.Desculpe-me novamente. Acabou de chegar: não é sobrenome Souza, mas Silva (Amélia Silva - nome de casada - da família Monteiro - Campelo - Baião...Se o assunto lhe interessar, diga-me que darei os nomes de alguns descendentes dela, já do século XX!

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43564 | fernando pontes | 17 jun 2003 09:07 | Em resposta a: #43513

Caros,

Agora que ja possuo os dados definitivos das pessoas referidas anteriormente, vou entao ratificar (mais uma vez):
Gaspar Monteiro casou com Marta Ribeiro na Povoa de Varzim em 2/9/1645, ele filho de Gaspar Carvalho (de Stª Cruz do Douro - Baiao) e de Felipa Monteiro (da P. Varzim), estes casaram em 2/3/1613 na Povoa de Varzim, o Gaspar era filho de um outro Gaspar Carvalho e de Maria Dias (solteira) de Cedofeita (Stª Cruz do Douro). Este ultimo Gaspar Carvalho vai casar com Ines Monteiro.

São estes os dados que tenho sobre esta familia oriunda de Santa Cruz do Douro.

Se alguem me ajudar em mais informações, agradeço!!!


p.s.: Na Inquiricao de Genere de Teodosio Ribeiro filho de Gaspar Monteiro e Marta Ribeiro, refere que o avo Gaspar Carvalho (casado com Felipa Monteiro) vai da Povoa de Varzim ate Stª Cruz para "receber" o testamento da morte de sua mãe.


Sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43566 | JCC | 17 jun 2003 09:21 | Em resposta a: #43517

Por amor de Deus, não vamos voltar a essa velha patranha genealógica de que os cristãos novos adoptaram nomes relacionados com natureza.

Está hoje mais do que demonstrado que isso não passa de pura invenção. Há cristãos novos com nomes da mais antigas famílias do Reino e há famílias antiquíssimas com nomes relacionados com a natureza...

A única forma de saber se numa família existem antepassados judeus é investigar, investigar, investigar e tudo isto bem suportado por provas documentais (aliás comopara o restoda genealogia, que se pretende uma ciência de rigor)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43571 | macp | 17 jun 2003 12:11 | Em resposta a: #43545

Marli
Eu também não, mas pus a hipótese de ser de Baião, visto andar à procura de pessoas desse concelho, fui ao site da associação nacional de freguesias que, em tempos , me foi indicado aqui neste fórum, e que me tem sido muito útil para localizar certos lugares de Baião, (nomeadamente das freguesias de Santa Cruz do Douro, S. Tomé de Covelas e Santa Marinha do Zêzere) e Resende, onde procuro as minhas origens. De Campelo , encontrei ascendentes de apelido Freitas e Cerqueira, lá pelos fins do séc. XVIII, mas vêm todos a confluir e misturar-se em Pinto E Fonseca.
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43572 | macp | 17 jun 2003 12:24 | Em resposta a: #43564

Fernando Pontes
Tenho ascendentes em Cedofeita, Santa Cruz do Douro, mas , até onde pude apurar ( agora do Arquivo Distrital do Porto informam-me que documentos dessa freguesia de certas datas não foram incorporados e talvez se tenham perdido)têm apelido FONSECA, desde o meu avô materno até finais do séc. XVIII e casam com mulheres dessa freguesia ( de apelidos vários, Pinto, Ribeiro, Monteiro , Alvarenga, Magalhães, Sousa...) ou S. Tomé de Covelas, lá ao lado , de apelido Fonseca, caso da minha avó materna. DIAS não encontrei ninguém, mas vou procurar melhor nos meus papéis e dir-lhe-ei alguma coisa .
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43576 | fernando pontes | 17 jun 2003 13:30 | Em resposta a: #43572

Maria Pinto,

Por acaso nao "tem" nenhum GASPAR CARVALHO de STª Cruz do Douro, pro sec. XVI?
(Presumo que a Maria Dias foi casar a Povoa de Varzim, e por la faleceu).
Em Baiao onde é o Arquivo Municipal? Existe documentação do sec. XVI e XVII de Stª Cruz do Douro?


Muito grato,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43578 | Marli4 | 17 jun 2003 13:56 | Em resposta a: #43566

Senhor
Acho que uma resposta mais moderada seria melhor. Eu não tenho idéia do que seja "patranha". Repeti o que aprendi. Se os seus conhecimentos vão além, queira desculpar.Não aprecio participar de Fóruns onde a delicadeza começa a faltar.
Cumprimentos para o senhor também.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43579 | Marli4 | 17 jun 2003 14:10 | Em resposta a: #43517

"Monteiro - sobrenome português primitivo, classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, se origina em "caçador dos montes", guarda da mata; oficial de casa real que dirige as caçadas. História - D.Fernando Rodrigues Monteiro, mestre da Cavalaria de Aviz, em tempo dos reis D.Sancho I, D.Afonso e D.Sancho II".(Fonte: Alfredo José Monteiro)

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43580 | camisao65 | 17 jun 2003 14:16 | Em resposta a: #43578

Cara Marli,

Desculpe a minha intromissão, mas não acho que o João Cordovil Cardoso, pessoa de grande carácter e franqueza, além de genealogista com provas mais que dadas, tenha tido a intenção de ser indelicado.
Na minha modesta opinião, apenas teve a intenção de corrigir um aspecto relacionado com o estudo da genealogia, evitando que houvesse uma má interpretação no estudo da mesma.

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43581 | Marli4 | 17 jun 2003 14:29 | Em resposta a: #43580

OK.Vamos dar o assunto por encerrado.
(Não sei se este é o jeito normal de responder dos patrícios de meus antepassados europeus, mas senti-me sim, ofendida. Não tenho a obrigação de saber que quem participa deste Fórum é estudioso profissional da genealogia.Achei que seriam "curiosos", como eu. Detalhe: por que a pessoa não deu a resposta para quem a formulou, já que é tão familiarizado com o tema "cristãos-novos"? Pegou-me de surpresa. Encerro o assunto por aqui. Temos coisas mais importantes a fazer!)

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43593 | macp | 17 jun 2003 17:32 | Em resposta a: #43576

Fernando Pontes
Os assentos de baptismo e casamento e, calculo que , de óbitos dessa freguesia encontram-se no Arquivo Distrital do Porto. Pode contactá-lo por e-mail: info@adporto.org Dessa freguesia, têm os assentos desde 1584 a 1843, com as ressalvas para certos períodos de que o informarão.Também são pessoas eficientes e simpáticas. Exponha as suas questões que lhe vão responder de certeza. Eu sou uma " curiosa" e não passei ainda dos finais do séc. XVIII inícios do XIX. Espero chegar à reforma e deslocar-me ao Porto para, com calma e tranquilidade ler alguns desses valiosos documentos. De qualquer, vou verificar o que tenho e lá o virei pôr ao corrente.
Sorte.
Maria Pinto
Sorte.

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43594 | macp | 17 jun 2003 17:46 | Em resposta a: #43578

Marli
Não conheço pessoalmente João Cordovil Cardoso, mas também creio que não foi intenção dele ser indelicado. Quando comecei aqui há dois anos à procura de caminhos para encontrar elos da minha família, sem grandes pretensões , mas procurando fazer as coisas bem, foi uma das pessoas que me respondeu e aconselhou. Há muitas pessoas neste fórum que não conheço mas que considero e valorizo, visto que, apesar de sábias, neste e noutros assuntos ou talvez por isso mesmo, não se importam nada de dar pistas a quem começa do zero e de partilhar estudos e pesquisas feitas por eles com a maior simplicidade e boa vontade, o que só acontece com GRANDES Homens - e mulheres , claro! Por isso não deixe de vir ao Fórum, aprende-se cada lição...que pode ver consultando vários tópicos.
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43605 | rmfrp | 17 jun 2003 22:25 | Em resposta a: #43581

Cara Marli:

A "regra" que aprendeu de que certos nomes de família (como por exemplo os nomes de árvores) podem ser identificados como provindo de cristãos-novos é simplesmente falsa. Não tem qualquer fundamento.

Actualmente, e já com alguma experiência de investigação de famílias de cristãos-novos portugueses, sei que ninguém pode ser classificado como cristão-velho ou cristão-novo com base apenas no nome. Os cristãos-novos tinham um espectro de apelidos tão variado como os cristãos-velhos.

A falsa regra difundiu-se ao ponto de hoje a grande maioria das pessoas julgar tratar-se de um facto real, daí que seja indispensável o esclarecimento da questão por parte de quem está melhor informado, como era o caso do confrade João Cordovil Cardoso. Uma das qualidades deste Fórum é exactamente a de permitir a troca de informação entre genealogistas.

O facto de os cristãos-novos usarem todo o tipo de apelidos existentes em Portugal levou aliás a um outro tipo de confusão: muitos descendentes de portugueses, em especial nos Estados Unidos, julgam ter ascendência judaica apenas porque têm, por exemplo, o nome Ferreira, e existe referência a muitos cristãos-novos chamados Ferreira nos processos da Inquisição portuguesa.

Em vez de Ferreira eu poderia ter escolhido como exemplo qualquer outro nome comum em Portugal, inclusivamente o nome Monteiro. Posso assegurar-lhe que existiram cristãos-novos com este nome, pois tenho estudado exactamente uma família Monteiro de cristãos-novos. Isto não significa, naturalmente, que os Monteiros que está a investigar fossem cristãos-novos. Talvez fossem, talvez não. O mesmo se aplica aos Ribeiros e a todas as outras famílias.

Decorridos cerca de 250 anos desde a abolição da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos, poucas serão as famílias em que ainda subsiste a memória da categoria a que pertenciam. Só uma investigação aprofundada permite determinar quais os ramos cristãos-novos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43618 | Marli4 | 18 jun 2003 11:40 | Em resposta a: #43605

Caro Rui Pereira
O seu primeiro parágrafojá me foi dito no e-mail do senhor genealogista que lhe provocou esta resposta, só que não de forma tão simples, calma e clara como a sua...
Este é um Fórum, e todos têm o direito de se manifestar, mesmo que eu tenha dito que, no que me diga respeito, já dei o assunto por encerrado. Fiquei surpresa com o tom de "familiaridade" com o que o então senhor me respondeu, podendo havê-lo feito de outra forma, respondendo é para a pessoa que fez a pergunta em relação a Monteiro, e que não fui eu, embora faça parte desta família e já tenha feito a pergunta em relação a outro nome - Ribeiro - e... não tenha obtido nenhuma resposta.Aliás, ironicamente, este é o título do tema que enviei("origem de sobrenome").O tema descambou para Monteiro, apenas, e todas as outras perguntas foram ignoradas.
A propósito, meu marido tem o sobrenome Ferreira e o meu cunhado o Pereira - como o seu - e se lhe interessar, encontrei algo em um site paralelo ao da Igreja dos Mórmos, local onde outro genealogista do Brasil - Aluízio Monteiro Júnior - orientou-me a procurar pela chegada de meu pai, meu avó e meus bisavós, cada um vindo atrás do ascendente "fujão", como se todos estivessem vindo ao Brasil à cata da "terra prometida".É apenas como curiosidade que os envio e esclareço que vêm de "outra fonte", não sendo "opinião" minha...havendo até o risco de já os conhecer.
Aliás, os textos seguem depois porque no momento não os estou localizando. Vou copiá-los com digitação, porque o sistema de selecionar, copiar e colar tem me pregado peças, enviando Anexo com o conteúdo do computador...
Até breve

Marli Ribeiro (filha de José MONTEIRO Ribeiro)

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43626 | Marli4 | 18 jun 2003 13:17 | Em resposta a: #43605

Rui Pereira
Aí segue, apenas o "Pereira", porque vou fornecer site.
"Pereira - (brazão)- sobrenome português classificado como sendo do tipo toponímio, ou seja, de origem geográfica. Neste caso, onde há peras ou pereiras. Os primitivos Pereira estão ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta Pereira, aonde tomaram o apelido junto ao rio Ave, em Terra Vermeim. A origem mais remota da família provém do conde Ferraz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos lombardos da Itália. No Brasil o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado pelos índios Tupinambás em Itaparica (Bahia), em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil (vinda de Portugal)a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia." Pesquisadores: Liliam Pereira de Souza, Wesley Alves Pereira, Sá Pereira.(http://sobrenome.kit.net).Site de Luiz Carlos Benze, Paraná, Brasil, sobre imigração italiana para o Brasil).

Cumprimentos
Marli

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43629 | Marli4 | 18 jun 2003 13:33 | Em resposta a: #43626

Rui Pereira
Tentei acessar o site pelo endereço indicado e fui mal sucedida. Não creio que tenha sido porque esqueci o "www".Então, corrigindo: http://www.sobrenome.kit.net

Marli

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43631 | Marli4 | 18 jun 2003 13:47 | Em resposta a: #43605

Refificando novamente:

http://www.benzi.hpg.ig.com.br

(Página de Luiz Carlos Benzi - Paraná- Brasil - imigração italiana com significado de vários sobrenomes, inclusive portugueses.)

Marli

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43639 | JCC | 18 jun 2003 15:26 | Em resposta a: #43578

Cara Marli

Antes de mais gostaria de lhe dizer que não tive qualquer intenção de ofendê-la. Se se sentiu incomodada apresento-lhe as minhas desculpas, embora não veja no meu texto nada de ofensivo; entenda-o como um desabafo de alguém que já viu esta afirmação (relativa aos apleidos dos judeus) repetida vezes sem conta e sempre com carácter de verdade insofismável.

Já agora, e como não entendi se falava a sério quando disse que não sabia o que era patranha, deixe-me dizer-lhe que significa mentira, falsidade, história inventada, etc. Nada de ofensivo, portanto, já que se aplica aquela tradição e não a si.

Relativamente às afirmações dos confrades que fizeram o favor de intervir em minha defesa, e cujo acto não posso deixar de agradecer, devo dizer que é bondade demasiada deles classificar-me com tais epítetos. Sou apenas um curioso e estudioso da genealogia e heráldica a elas dedicando algum do pouco tempo que a minha profissão e família me vão deixando.

Como diz, este site é um sitio em que nos ajudamos uns aos outros. Aqui tenho aprendido muito e espero continuar a fazê-lo. Mas esta apredizagem exige espírito crítico e trabalho.

Para lhe dar um exemplo do que digo recordo-lhe que, logo na página inicial, tem um link para "Iniciação à Genealogia" onde poderia saber que para encontrar informação, em Portugal,precisa de conhecer a freguesia de nascimento (ou baptismo). Por outro lado existe também uma base de dados em que poderia ter pesquisado os sobrenomes que lhe interessam e encontrar uma pequena resenha.

Claro que estes dados não são suficientes e que a ajuda de outros é fundamental. Mas a sua leitura poderia tê-la levado a colocar as questões mais adequadas o que lhe traria, à partida, respostas mais próximas das suas necessidades.

Ainda há poucos dias, numa lista brasileira a que pertenço, o moderador se insurgia quando alguém colocou uma questão sobre um nome, sem datas nem locais. Ele barrou a questão e comentou que entendia que questões assim não podem ter respostas adequadas.

Finalmente duas palavras acerca da minha resposta anterior: também eu não percebo porque é que, ao responder-lhe, a resposta saíu como resposta a outra mensagem - certamente um erro do software que gere o Forum; quanto a não responder-lhe de imediato certamente já percebeu que nem sempre estou ligado ao Forum e,por isso, só de vez em quando posso ler e responder.

Peço-lhe que entenda esta minha mensagem como um esclarecimento e que não leve a mal as sugestões que lhe dei. Pela minha parte estarei à disposição para colaborar sempre que o tempo mo permitir.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43647 | Marli4 | 18 jun 2003 17:13 | Em resposta a: #43639

Caro João Cordovil Cardoso
É, pelo que vi, manifestação de "JCC" na minha tela só aparecem duas: no dia do tal e-mail e agora! Então, dado o seu exíguo tempo, posso supor que não teve tempo de ler outros e-mails. O meu, pelo que tenho na tela do computador, deu início a uma série de trocas de mensagens, onde prevalecia o nome Monteiro(parte de mãe) e menos o Ribeiro (parte de pai). Mas, voltando ao e-mail inicial, verá lá quais eram minhas intenções ao citar NOME E REGIÃO DO NASCIMENTO DO MEU PAI, e que outros dados, como DATAS, foram aparecendo depois, em resposta a colegas do fórum que também faziam suas pesquisas.
Outros nomes colocados por mim, não são parentes, mas amigos a quem tento ajudar, JÁ QUE NÃO POSSUEM NENHUM DADO QUE POSSA SER INFORMADO A NÃO SER NOME E PAÍS DE ORIGEM DE ANTEPASSADO...
Aliás, penso que a questão da Genealogia é algo que deveria fazer parte de grades escolares, já que são raras as crianças e adolescentes que dão algum valor ao "passado"... até que lhe surjam "necessidades práticas", como uma mudança de vida ou de país. Sendo também um direito de cidadão ter conhecimento sobre o seu passado!
Tenho uma amiga que já trabalha no seu país e teve que voltar em busca de dados do avô português para não correr o risco de ser deportada para o Brasil, mas saiu do Memorial do Imigrante "a ver navios", como se diz por aqui quando nada se consegue. Como não sou "profissional" - nem de genealogia e nem de sites referentes, e não frequento sites na Língua Inglesa (dos Mormons, por exemplo)fui fazendo a coisa da maneira que deu (entrei no site de pesquisa Google, e cheguei ao "Sapo") já que sobre bisavós que nasceram em Portugal e vieram para o Brasil (para onde, não sei), o Consulado de Portugal "mandou perguntar a parentes" - como se estes fôssem imortais! - e o Memorial do Imigrante, em São Paulo, Brasil, "pediu-me datas de chegada e nomes de navios".
Continuo na esperança de que alguém que teve ligação com a família de meu pai se manifeste. Estou me preparando para consultar pessoalmente os arquivos dos Mórmons em São Paulo - já que o site é em inglês - e fiz pedido de busca de entrada de imigrantes novamente no Memorial, via Internet, embora ache quase impossível que cheguem a alguma resposta, porque, OUVI DIZER, eles teriam vindo para o Estado do Paraná, cujos locais de busca se complicam, porque também não sei(!) a cidade deste estado aonde aportaram. Como vê, às vêzes as "informações" chegam incompletas a algum "mediador", porque as pessoas desconhecem mesmo datas e lugares...e contam com "algum golpe da sorte". Meu caso, por exemplo. Não faço pesquisas por hobby ou outra necessidade prática (já tenho a dupla nacionalidade!) mas por ... necessidade emocional de saber minhas "origens" e conhecer parentes correlatos.
Obrigada por se manifestar. Fui olhar no nosso "Aurélio" (dicionário) e a "palavra" estava lá! Julguei ser termo exclusivo de Portugal, sem saber-lhe o significado, porque por aqui ela nunca foi ouvida por mim, nem enquanto meu pai esteve vivo!

Cumprimentos
Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#43707 | rmfrp | 19 jun 2003 18:56 | Em resposta a: #43618

Cara Marli:

Agradeço os dados que me forneceu. Aqui mesmo, no Genea Portugal, encontrará também indicações relativas à origem dos apelidos (sobrenomes) portugueses.

Devo porém referir que indicações de carácter geral como estas pouco mais representam que uma curiosidade histórica - muitas vezes já com carácter de lenda - e não devem, de forma alguma, ser tomadas como base para uma pesquisa genealógica.

A pesquisa genealógica assenta primordialmente na documentação paroquial - baptismos, casamentos e óbitos. Porém, estes actos só começaram a ser registados regularmente após uma decisão nesse sentido do Concílio de Trento, no século XVI. Para épocas mais recuadas, na ausência de registos paroquiais, torna-se impossível prosseguir, a menos que a pesquisa incida sobre as principais personalidades da sociedade da época - a Família Real, a alta nobreza e pouco mais. São assim raríssimos os casos em que é possível, partindo de um nome de família usado na actualidade, segui-lo até à Idade Média e verificar se tem ligação à família "histórica" do mesmo nome.

Conclui-se assim que o modo correcto de estudar a ascendência de uma determinada pessoa é partir dos seus antepassados próximos e seguir, uma a uma, as linhas ascendentes. Desta forma encontrará dados interessantes e tomará conhecimento de muitos dos apelidos que tem na sua ascendência à espera de serem descobertos. Poderá com certeza contar com a colaboração dos participantes deste Fórum.

Desejo-lhe boa sorte na sua pesquisa.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas

#85183 | Maria_ | 25 fev 2005 11:47 | Em resposta a: #42989

Caro sapeca

Li que o Dr.Nuno Pereira Marramaque Machado de Andrade é seu tio.....
Posso saber qual o grau de parentesco a Maria Cândida Marramaque?

Grata

Maria

Resposta

Link directo:

RE: origem de sobrenome e achar pessoas FAMILIA SÁ no RJ

#240939 | tetetrevino | 02 out 2009 14:20 | Em resposta a: #43008

Sou descendente brasileira de Filipa de Sá, irmã do poeta Francisco Sá de Miranda e de Men de Sá ( Terceiro Governador Geral do Brasil). Filipa era mãe de Estacio de Sá (fundador da cidade do Rio de Janeiro), Francisco de Sá e de meu ancestral direto Salvador Correa de Sá, conhecido como o Velho, natural de Coimbra e Governador de Salvador...O velho Sá foi ancestral de inúmeros governadores do Rio de Janeiro, que eram meus ancestrais também.
Anos mais tarde, em 1765, Maria Angelica Correia de Sá (sosa 239) se casa com João Coelho Gato Botafogo....uma das 18 familias povoadoras do RJ que vieram com Men de Sá..estes são meus quintos-avós.
Bem, sou thereza no hotmail com e gostaria de receber suas informações sobre a familia Sá e lhe oferecer o que possuo...
Atenciosamente,
thereza@hotmail.com

Resposta

Link directo:

origem de sobrenome e achar pessoas

#368405 | heinrich_ | 19 abr 2016 21:30 | Em resposta a: #43021

Boa noite!

Descendo de MANUEL PINHEIRO DE OLIVEIRA cc MARIA MONTEIRO DA MOTA, Tabuado, MC, linha que também é do Dr. Nuno Marramaque.

Os Monteiros provêm da Casa do Cabo, Várzea de Ovelha. Em "Descendências e Origens" refere-se um abade da Várzea, Jerónimo Monteiro, que teria sido depois Bispo de Lamego, como dando origem a esta descendência. Mas não encontrei esse nome no rol dos Bispos de Lamego, a menos que se tratasse de bispo auxiliar, ou pertencente a outro bispado.

O MANUEL era filho de TIMÓTEO GONÇALVES, da Qta. do Outeiro, Tabuado, e bisneto de FRANCISCO GONÇALVES, do lugar de Santiago, que falece a 15Mar1638, e parece não ter casado.
Sabe-se a filiação do Francisco?

Obrigado.
Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

origem de sobrenome e achar pessoas

#368461 | heinrich_ | 21 abr 2016 19:26 | Em resposta a: #42939

Ao Confrade FERNANDO DE SÁ MONTEIRO

Prezado Confrade:

Descendo de MANUEL PINHEIRO DE OLIVEIRA cc MARIA MONTEIRO DA MOTA, Tabuado, MC, linha que também é do Dr. Nuno Marramaque.

Os Monteiros provêm da Casa do Cabo, Várzea de Ovelha. Em "Descendências e Origens" refere-se um abade da Várzea, Jerónimo Monteiro, que teria sido depois Bispo de Lamego, como dando origem a esta descendência. Mas não encontrei esse nome no rol dos Bispos de Lamego, a menos que se tratasse de bispo auxiliar, ou pertencente a outro bispado.

O MANUEL era filho de TIMÓTEO GONÇALVES, da Qta. do Outeiro, Tabuado, e bisneto de FRANCISCO GONÇALVES, do lugar de Santiago, que falece a 15Mar1638, e parece não ter casado.
Sabe-se a filiação do Francisco?

Obrigado.
Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 23:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen