Casa dos Martins Vicente - Cerveira

Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica | Regiões

Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#42958 | vbriteiros | 04 jun 2003 23:22

Alguem tem elementos sobre esta Casa e a Pedra de Armas que tinha? Agora foi destruida pela limpeza do jacto de areia.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#42985 | sapeca | 05 jun 2003 10:49 | Em resposta a: #42958

Pedra de armas, caro Vasco Jácome? Desconheço por completo a existência de tal nesta família.
A casa era um chalet, e conheço muito bem um dos membros dessa família, que foi meu colega. O José Maria Martins Vicente.
É irmão do Martins Vicente, meteorologista, que aparecia antigamente no Boletim Meteorológico da RTP. E do Dr. Martins Vicente.
Sei que a mãe era uma Senhora da família Malheiro.
Mas pedra de armas em tal casa desconheço e acho que haverá engano.
Um grande abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#42988 | sapeca | 05 jun 2003 11:16 | Em resposta a: #42985

Desculpe, até lhe troquei o nome: Vasco Briteiros, queria escrever...lol
As minhas desculpas!
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#43006 | vbriteiros | 05 jun 2003 14:59 | Em resposta a: #42985

Caro Fernando de Sá Monteiro.
Grato pela sua intervenção.Parece-me que a casa não será a que pensa, não a acho com aspecto de chalet, sendo uma casa faceando um passeio com uma pedra de armas entre duas janelas, tendo o reboco sido removido recentemente. Se me permite envio-lhe para o seu mailbox uma foto. O nome da casa foi-me fornecido assim e não se refere ao brasão que estaria esculpido na parede, essa é a incógnita.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#141504 | margaridapb | 24 jan 2007 15:35 | Em resposta a: #43006

A casa é realmente conhecida pela "casa da Ritinha Vicente" por aí ter morado, sendo a mesma arrendada.
De acordo com a heráldica de José Leal Diogo, baseando-se no testemunho de A. Figueiredo, o referido brasão é da família Fiuza. No referido livro é apresentada uma fotografia do brasão picado, tal como está, e um desenho que pretende representar o mesmo.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#165499 | pmcoimbra | 22 ago 2007 12:27 | Em resposta a: #141504

Cara Margarida

Sou descendente de uma família de Cerveira e conheço bem o brasão picado de que falam nas mensagens anteriores. Também possuo o livro do citado José Leal Diogo onde o brasão é "explicado". No entanto, para além deste e de um outro brasão em Reboreda, da família Barbosa Fiúza, não consegui ainda encontrar mais nenhum. Não sei que fontes usaram Leal Diogo e Figueiredo da Guerra, pois estas são as únicas referências a um escudo de armas de Fiúza que conheço. Estou a intrometer-me neste tópico apenas para fazer uma pergunta, à qual talvez saiba responder ou encaminhar-me em direcção à resposta:
Ao olhar atentamente para estes armas de Fiúza, elas fazem vagamente lembrar uma das variações das armas de Mendes, e sei que havia "brasonados" deste apelido nesta zona do Alto Minho. Seriam as armas dos Fiúza dos Mendes?

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Martins Vicente - Cerveira

#166396 | margaridapb | 03 set 2007 10:09 | Em resposta a: #165499

Infelizmente não tenho conhecimentos nesta área e não o posso, como tal, ajudar.

Margarida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 17:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen