Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43061 | JMSA | 06 jun 2003 18:12

Caros Confrades
Abro este tópico pedindo a vossa ajuda para eventuais conhecimentos que tenham desta familia. O único conhecimento que tenho é o seguinte:
- D.MARIA MAXIMIANA TEIXEIRA PINTO DE SEQUEIRA, n.Almacave/Lamego (+/- 1840), minha Trisavó, filha de ANTÓNIO PINTO DE SEQUEIRA, n.Resende, Bispado de Lamego e de ROSA TEIXEIRA, n.Almacave, Lamego.
Tentei obter certidão de baptismo desta minha antepassada na Cúria Diocesana de Lamego e nada consta.
Agradeço qualquer pista que me possam dar.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43152 | macp | 09 jun 2003 12:31 | Em resposta a: #43061

JMSA
Já se dirigiu ao Arquivo Distrital de Viseu? Pode fazê-lo via net - www.ad-viseu.com - e terá uma resposta rápida e eficiente.
Esses apelidos que refere aparecem-me na minha família em Cárquere, Resende lá pelo séc. xviii, mas não terão nada a ver...contudo, verificarei alguma ligação . Boa sorte.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43159 | JMSA | 09 jun 2003 14:23 | Em resposta a: #43152

Maria Pinto
Agradeço-lhe a sua mensagem e se descobrir alguma ligação com os estudos que tem diga-me s.f.f. pois como referi sei muito pouco sobre este ramo. Entretanto vou seguir o seu conselho e pedir as certidões para o Arquivo Distrital de Viseu,embora me tenham dito que a documentação do Bispado de Lamego esteja na Cúria Diocesana. Vou ver se tenho sorte!
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43170 | tfp | 09 jun 2003 21:43 | Em resposta a: #43159

Caro JMSA,

Tenho também um ramo em Lamêgo, freguesias de Almacave e Sé, facto que me levou já a efectuar um pedido com sucesso, e resposta rápida, ao arquivo distrital de viseu em formulário próprio e disponível no site.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43176 | JMSA | 10 jun 2003 01:15 | Em resposta a: #43170

Caro Tiago Pedroso
Obrigado pela sua informação. Já fiz o pedido para o A.D.Viseu embora tenha as maiores dúvidas que eles tenham os registos que quero.Estranhamente, embora saiba a data de casamento desta minha antepassada, o registo do casamento desapareceu assim como a sua certidão de baptismo. Isto foi-me dito por uma Irmã da Cúria Diocesana de Lamego depois de amavelmente ter estado dias e dias à procura das ditas certidões. Há coisas que parece não terem explicação. No entanto pode ser que tenha sorte com o Arquivo.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43216 | JMSA | 11 jun 2003 11:20 | Em resposta a: #43176

Renovo o pedido feito

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43289 | macp | 12 jun 2003 12:21 | Em resposta a: #43216

JMSA
Então não teve sorte em Viseu? Dou-lhe parte das minhas pesquisas incipientes. Não tenho podido deslocar-me a Lamego pois a partir de certas datas os assentos de certas freguesias não estão no Arquivo em Viseu. Encontrei, porèm , com esses apelidos - Pinto e Sequeira e não juntos - os seguintes indivíduos, no concelho de Resende: ManueL Pinto, (filho de José Pinto e Clara Maria ou Clara de Siqueira, neto paterno de António de Sequeira e Anastácia de Resende, ) que casou com Quitéria Maria em 1783( a descendência vai encontrar-se depois em S. Tomé de Covelas, Concelho de Baião),filha de Alberto Pinto e Ana de Siqueira , neta paterna de Francisco Pinto e Joana Cardosa e materna de António da Fonseca e Maria de Sequeira. São uns e outros de vários lugares da frequesia de Cárquere, concelho de Resende. Será que têm algum elo em comum? Vá dando notícias.
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43297 | Conde | 12 jun 2003 13:41 | Em resposta a: #43289

Prezados Confrades:
Desculpem a intromissão, mas sabem alguma coisa de Barbara Cardoso do Amaral,bap. 13.10.1641 em Freigil,filha de António de Oliveira e Eça e de sm,, Barbara Cardoso do Amaral?Da ascendência da Mãe tenho tudo.Vai parar aos Amarais de Domingos Joanes de Oliveira do Hospital,ditos de Touriz.E o Pai?Vem no Gayo e em muito sítio, mas sempre sem pais.Conhecem?
Grato pela atenção,cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43480 | JMSA | 16 jun 2003 01:56 | Em resposta a: #43289

Maria Pinto
Infelizmente ainda não tive noticias de Viseu e os nomes que teve a amabilidade de me enviar, não consigo fazer nenhuma ligação visto não saber o nome dos Pais do meu 4ºAvô, António Pinto de Sequeira, natural de Resende. Resta-me aguardar e ver se recebo alguma boa noticia, no entanto, agradeço a sua disponibilidade e interesse.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43909 | JMSA | 25 jun 2003 00:42 | Em resposta a: #43061

Renovação do pedido feito sobre informações desta familia. Do Arquivo Distrital de Viseu chegou a resposta que nada consta sobre as pessoas mencionadas.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#43944 | macp | 25 jun 2003 17:55 | Em resposta a: #43909

JMSA: Lamento não ter encontrado nada em Viseu. Não será possível alargar o período das datas de nascimento para nova pesquisa? Pela minha parte e, por agora, não tenho nenhuma pista, a não ser as que já lhe indiquei anteriormente e que se referem a pessoas de Rendol e Cárquere, muito possivelmente pessoas humildes.
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#46913 | JMSA | 04 set 2003 17:45 | Em resposta a: #43061

Caros Confrades
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para eventuais informações que tenham sobre esta familia.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#169522 | JMSA | 07 out 2007 17:48 | Em resposta a: #46913

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#169532 | Vieira-SimõesIII | 07 out 2007 18:29 | Em resposta a: #169522

Caro José Sousa Araújo

Tenho um ramo em Resende, ainda completamente por "explorar":

António José de Sequeira nasceu c.1740, no lugar de Minhães, freguesia de Resende.filho de Manuel de Sequeira e Domingas Maria.

Embora compreenda que estes poucos dados não lhe sirvem de muito, peço-lhe que se porventura conseguir entroncar os seus Sequeira nestes, me informe.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#169562 | JMSA | 07 out 2007 23:55 | Em resposta a: #169532

Caro Confrade,
Agradeço a sua mensagem. É bem possível que exista algum parentesco entre os que refere e os meus mas ainda não tenho uma única pista para conseguir desenvolver os costados destes meus antepassados de Resende. Espero que, com a renovação deste tópico, apareça alguma "luz".
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#169610 | LuciNa | 08 out 2007 12:52 | Em resposta a: #169562

Caro JMSA,

Costumo ler no fórum sobretudo temas relacionado com Lamego e arredores.
Sou natural de Mondim da Beira, concelho de Tarouca. Havia em meados do século XVIII uma pessoa com o nome de Família Siqueira nessa Localidade (nao estou segura se era Jorge Botelho de Siqueira) e que doou uma capela à igreja construída nessa época.
Há tambem no fórum (buscar usando a palavra Mondim, na sala Regioes) um tópico com o nome "Família Botelho de Mondim da Beira" informacoes e perguntas relacionadas com pessoas que talvez estejam relacionadas com o que antepassado que busca.

Com os melhores cumprimentos,
L. N.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#169674 | JMSA | 09 out 2007 01:04 | Em resposta a: #169610

Muito obrigado pela sua participação. Como já referi neste tópico, não consigo estabelecer qualquer ligação do meu antepassado António Pinto de Sequeira com outros do mesmo apelido e da mesma região. A minha espererança é que surgisse alguma notícia de um familiar próximo dele, irmão, tio ou sobrinho, pois por aí seria possível começar o estudo da sua ascendência, mas por agora ...nada!
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto - Resende - 1825

#170304 | Miguel Costa Padrão | 17 out 2007 21:21 | Em resposta a: #169674

Alguém tem conhecimento de um António Pinto nascido na freguesia de Resende por volta de 1825? Onde posso obter dados dele e da sua família?
É meu antepassado e foi viver e casar para Moreira da Maia ou Vila Nova da Telha (Maia) talvez por alturas de 1845.
Casou com Mariana Alves da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#186445 | JMSA | 27 fev 2008 18:59 | Em resposta a: #169674

Renovo este tópico

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#197546 | luizsillos | 22 mai 2008 17:18 | Em resposta a: #43944

Cara Maria Pinto,

Tomei a liberdade de escrever-lhe porque li uma mensagem antiga sua neste Fórum, onde a confrade cita o casal Vicente Ribeiro e sua mulher Águeda de Magalhães, de São Tomé Covelas.

Curiosamente, meus ancestrais mais antigos de São Tomé Covelas, eram do lugar do Gem, e boa parte das mulheres da família usavam o apelido "Magalhães".Gostaria de saber se você dispõe de dados sobre os pais de Águeda?

Por enquanto, meus fins-de-linha nesta freguesia são:

Manuel Rabelo da Fonseca, do lugar do Gem, nascido por 1636, casado com Maria Cardoso, pais de filhos que assinam Rabelo da Fonseca (ou Cardoso) e filhas, todas "Magalhães".

Grato por qualquer informação que dispor,
Luiz G. de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#197557 | jagmc | 22 mai 2008 18:49 | Em resposta a: #186445

Caro JMSA

Quando me posso deslocar tenho feiro algumas buscas na CE de Lamego e na freguesia de Almacave temho encontrado bastante informação.
Em Lamego estão os registos de baptismo de Almacave até 1841 e depois dessa data em Viseu.
Se tentar falar com o Sr Henrique Eira da CE lamego, talvez ele o possa auxiliar cujo telefone é o 254612147.

Boa sorte
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#197581 | JMSA | 22 mai 2008 21:17 | Em resposta a: #197557

Caro J. Correia,
Muito obrigado pela sua "dica". Amanhã mesmo irei contactar o Sr. Eira da CE de Lamego. Tenho esperança de ter mais sorte do que nas vezes anteriores!
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#197798 | macp | 24 mai 2008 15:44 | Em resposta a: #197546

Caro Luiz G. de Sillos
Águeda de Magalhães nasceu em Canelas, Santa Cruz do Douro, em 15 de Agosto de 1708. Casou com Vicente Ribeiro , este de Casal, S. Tomé de Covelas, ( mas os pais de Santa Cruz do Douro: eram/são freguesias confinantes) em 1743 ( eram parentes) . Filha de Jorge de Magalhães e Isabel da Costa de Canelas, Santa CRuz do Douro. Todos do lado do meu avô materno que nasceu em Santa Cruz do Douro.
Águeda e Vicente viveram realmente em S. Tomé de Covelas. Tanto do lado do meu avô materno como da minha avó tenho vários antepassados com apelido Fonseca, uns de Santa Cruz do Douro e outros de S. Tomé de Covelas, mas não me deparei com nenhum Rabelo da Fonseca. O apelido Cardoso apenas me apareceu esporadicamnete e são indivíduos do lado de Resende.
Mas quem sabe se não temos algum sangue em comum? Temos que ir procurando. Diga alguma coisa. Espero ter sido de alguma ajuda.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#197824 | luizsillos | 24 mai 2008 19:47 | Em resposta a: #197798

Cara Maria A. Pinto,

Em Covelas há muitos Fonsecas e Magalhães, os meus começam nesse casal Manuel Rabelo de Afonseca e s. m. Maria Cardoso. Esta, por sua vez, era de uma freguesia do bispado de Lamego, cujo nome lembra Pereira.

Uma filha desse casal, por nome Brigida de Magalhães, casou com Jeronimo de Sequeira, de Resende, filho de um Antonio Corsino e s. m. Catarina Coelho Pinto.

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233382 | luizsillos | 05 jul 2009 07:09 | Em resposta a: #197798

Cara Maria A. Pinto

Aqui é Lui Gutavo de Sillos, que, tempos atrás trocamos mensagens sobre Magalhães de Covelas.

Encontrei o assento de casamento de Jorge de Magalhães com Isabel da Costa em Sant Cruz do Douro em 15-11-1705. Acaso você possui esse registo?

Pergunto porque meu ancestral Manuel Rabelo da Fonseca foi padrinho de batismo de Brígida, irmã de Jorge de Magalhães, em 1682 em Santa Cruz do Douro, e, acredito que ele possa ser irmão do pai de Jorge.

Aguardo seu contato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233478 | macp | 07 jul 2009 13:40 | Em resposta a: #233382

Caro Luiz Gustavo
Encontrou? Onde? Isso interessa-me muito: ainda não tinha pedido o assento por não conseguir o nome dos pais nem de Jorge de Magalhães nem Isabel Costa; sendo assim, pela data , não haverá problemas e partilharei consigo com todo o gosto o registo escrito.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233479 | macp | 07 jul 2009 13:44 | Em resposta a: #233382

Caro Luiz Gustavo
Relendo as minhas informações - não sei se já o disse: a filha de Jorge e Isabel, Águeda de Magalhães e o marido Vicente Ribeiro eram parentes ; do assento de casamento - "...sem impedimento algum mais do que parentes de afinidade em que se dispensaram..."
Até breve, espero.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233481 | luizsillos | 07 jul 2009 13:51 | Em resposta a: #233478

Cara Maria,

Eu tenho o registo de casamento do Jorge e de seu pai. Entre em contato comigo pelo e-mail familiasillos @ gmail . com (sem os espaços).

Jorge de Magalhães, natural de Canellas, Santa Cruz do Douro, era filho de Belchior de Magalhães e de sua mulher Domingas da Fonseca. Sua mulher, por sua vez, era filha de ... de Oliveira (ainda não consegui ler o nome) e de sua mulher Paula da Costa, de Creixomil.

O pai, Belchior de Magalhães casou-se em 1668 com Domingas da Fonseca, em Santa Cruz do Douro, sendo ele de S. Tomé Covelas e ela de Santa Cruz.

Esse último assento não trás os pais, porém, como meu ancestral Manuel Rabelo da Fonseca teve um irmão por nome Belchior, nascido em 1641, e aparece como padrinho de batismo do filho de seu Belchior de Magalhães, e tinha um irmão e filhas que usaram também o mesmo apelido, creio que são todos parentes.

Abraços,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233482 | luizsillos | 07 jul 2009 13:54 | Em resposta a: #233479

Cara Maria,

Não eram parentes consanguíneos, ou seja, não tinham ancestrais em comum. Afinidade, como a amiga deve saber, significa que o parente consanguíneo de um, era casado com o parente consanguíneo de outro, isso quando não era casado com um dos cônjuges.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#233484 | macp | 07 jul 2009 14:08 | Em resposta a: #233481

Caro Luiz Gustavo
Contactei-o por mail.
Muito obrigada.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#249339 | JMSA | 06 fev 2010 18:18 | Em resposta a: #197581

.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#264342 | JMSA | 25 out 2010 13:24 | Em resposta a: #249339

Renovo este tópico pedindo ajuda para mais informações sobre o casal ANTÓNIO PINTO DE SEQUEIRA, natural de Resende, e de sua mulher, ROSA TEIXEIRA, natural de Lamego, freguesia de Cambres.
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#267035 | JMSA | 18 dez 2010 17:43 | Em resposta a: #264342

Renovo este tópico

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto / Cárquere/Resende / Lamego

#277296 | jchaves | 30 mai 2011 12:57 | Em resposta a: #43152

Cara Confrade

Em primeiro lugar, peço-lhe desculpa em a incomodar.
Encontrei um seu "post" antigo o que me leva a crer ter investigado a freg. de Cárquere.
Creio ter ascendentes da dita freguesia, assim:

1 - António Joaquim de Sousa (Pinto?), n. Resende a 3 de Maio de 1829;
2 - Filho de José Joaquim de Sousa Pinto n. Cárquere (Casa das Devesas?), c.c. Maria do Carmo Costa;
3 - Este José Joaquim será eventualmente filho de Josefa Bernardina de Sousa n. Resende;
4 - Esta Joseja Bernardina será eventualmente filha de José Loureiro da Fonseca e de Maria Raimunda Teixeira n. Resende.

Nas suas buscas, deparou alguma vez com estes meus antepassados?

Ficaria muito grato qq contribuição.

Com os melhores cumprimentos

José Sebastião Sousa Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto / Cárquere/Resende / Lamego

#277308 | macp | 30 mai 2011 15:21 | Em resposta a: #277296

Caro José Chaves
Lamento não poder ajudá-lo, mas não encontrei ninguém com esses nomes.
Os melhores cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto / Cárquere/Resende / Lamego

#277349 | jchaves | 31 mai 2011 11:59 | Em resposta a: #277308

Cara Maria Pinto

Grato pela pronta resposta.

Estou numa encruzilhada, quanto a este ramo da minha família.

A Confrade, poder-me-ia confirmar a localização da Casa das Devesas?

Vou aproveitar as férias, para me deslocar ao ADV e à Junta Eclesiástica de Lamego.

Com os melhores cumprimentos

José Sebastião de Sousa Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto / Cárquere/Resende / Lamego

#277352 | macp | 31 mai 2011 12:26 | Em resposta a: #277349

Caro José Chaves: não sei dizer-lhe onde fica, ( às vezes acontece chegarmos a becos sem saída!)mas talvez outros confrades saibam. DE qualquer modo, como tem a possibilidade de lá ir, talvez não seja complicado. Desejo-lhe sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto / Cárquere/Resende / Lamego

#277353 | jchaves | 31 mai 2011 12:37 | Em resposta a: #277352

Cara Maria Pinto

Muito obrigado pela rápida resposta.

Pois é os "becos sem saída" são complicados.

Cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#310863 | JMSA | 27 jul 2012 19:48 | Em resposta a: #43061

renovação de tópico

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#336663 | JMSA | 12 out 2013 19:26 | Em resposta a: #310863

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Sequeira / Resende / Lamego

#340057 | andreast | 27 dez 2013 19:07 | Em resposta a: #43061

ola! este é meu primeiro post, meu avô antero de sequeiro nasceu em são joão de fontoura em 1922, seus pais eram antonio pinto de sequeira (se não me engano, preciso verificar) e ana teixeira chibante, viveram em porto de rei, imigraram para o brasil, depois retornaram, com relação aos irmãos deles desconheço os nomes... caso alguem possa ajudar! agradeço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen