Familia de Resende

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia de Resende

#433 | resende | 07 out 2000 14:56

Gostaria de saber se alguem conhece a origem do
nome de Resende na regiao de Sao Martinho distrito de Aveiro.

Obrigado pelas informaçoes

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#441 | Genea Portugal | 08 out 2000 05:48 | Em resposta a: #433

Carlos,
É ReSende ou ReDende?
Diga-me para eu poder rectificar a sua mensagem, no tópico ou no texto, e evitar confusões que impeçam as pessoas de o poder ajudar. Valeu?

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#446 | resende | 08 out 2000 12:07 | Em resposta a: #441

Rectifiçao o nome justo est ReSende.

Obrigado

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#46858 | Nuno Resende | 04 set 2003 08:33 | Em resposta a: #433

Sempre me interessou esse núcleo de "Resendes" na região de Aveiro. Não tem mais dados? talvez fosse possível entroncá-los nos Resendes de Cinfães e Resende,
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#46931 | MSS1 | 04 set 2003 19:17 | Em resposta a: #46858

Nuno Resende,

Também procuro as origens de uma Família Resende, da região de Aveiro: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=133233

Por um acaso não tem mais dados sobre estes Resendes? Não sei para além do que já está na Base de Dados do Genea Portugal.

Cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#47126 | ivrqku | 07 set 2003 00:58 | Em resposta a: #46858

Caro Nuno
Tenho uns familiares originários de Ovar que têm apelido Resende, mas pouco sei e passo a descrevr,
meu trisavô era Manuel Dias Resende casado com Maria Rita Lopes ambos de Ovar, com pelo menos tres filhos - António, Maria Plamira e Angélica Lopes (nada mais sei) e com os pais (meus tetravós) Dionisio Dias Resende casado com Ana Rita Orfã.
Se estas informações entroncarem com algum dos seus familiares gostaria de trocar informações.
José Pereira (Lousã Coimbra)

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#117849 | henrdias | 02 mai 2006 13:44 | Em resposta a: #433

Caros confrades,

Só recentemente iniciei o estudo do apelido Resenda da minha mulher, com origens em Oliveira de Bairro, Aveiro. Conto em breve colocar aqui os poucos dados que tenho da sua ascendência, mas entretanto estive lendo o livro de José Reinaldo Rangel de Quadros: "AVEIRO - Origens, brasão e antigas freguesias", e quero aqui deixar as referências que encontrei a pessoas desse apelido, esperando que possam servir a algum confrade.

Pag. 61.

Em 07.05.1698 era prior da igreja de S. Miguel, Frei Manuel Rodrigues de Resende. Faleceu em 09.03.1714 e enterrou-se no dia seguinte na capela-mor desta igreja.

Pag. 94,95.

Em 11.10.1835, José Joaquim Lopes de Lima (primeiro governador civil de Aveiro) publicou um alvará reduzindo a duas, as quatro freguesias de Aveiro.
O alvará foi remetido ao bispo de Aveiro, D. Manuel Pacheco de Resende, que, tendo-se conformado com a redução e atendendo às razões expostas no mesmo alvará, mandou passar a competente portaria, com data de 13.10.1835.

Pag. 195.

Ano de 1727: um imposto numas casas, defronte do pelourinho, perto de umas, pertencentes a José Resende, canastreiro, e de outras de Manuel dos Santos, sirgueiro.

Pag. 77.

Em 13.06.1808 tratou esta irmandade de levar a efeito a obra da nova capela do Santíssimo Sacramento.
Os operários, que assistiram ao acto da arrematação da obra, haviam-se combinado e só a queriam fazer por um conto de réis. Então José António de Resende arrematou-a por trezentos e trinta e dois mil e oitocentos réis, não ficando porém, responsável, senão pelo que houvesse de gastar até esta quantia.
....em 1812 concluiram-se estas obras...

Pag. 141.

Francisco da Maia da Gama, da Vila de Sinde, no concelho de Tábua, foi proprietário da quinta denominada - a Sapateira no sítio de Arnelas, subúrbios de Aveiro. Esta quinta era sujeita ao foro de 600 réis anuais à irmandade da Senhora da Luz, e pertenceu depois a Francisco António de Resende Júnior, engenheiro civil, natural de Aveiro e falecido em 1875.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#172077 | matecas | 08 nov 2007 11:11 | Em resposta a: #117849

Caros confrades,

Enviei hoje mesmo um pedido para o Arquivo de Aveiro no sentido da localização do assento de baptismo de irmã de meu ascendente Mathias. A Luiza, filha de António Gomes de Resende e Clara Gomes de Almeida, natural da Freguesia de São Cristovão, Vila de Ovar e nascida por volta de 1782. Que casa na Trafaria em 1807 com Francisco Vieira.

Alguma informação sobre este António Gomes de Resende?

Melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Resende

#172186 | henrdias | 09 nov 2007 13:41 | Em resposta a: #172077

Caro Pedro Matias,

não sei se a mensagem me era dirigida, mas como fui notificado da mesma, devo dizer que nada sei destes seus ascendentes, embora também esteja interessado nos Resendes de Aveiro, dos quais a minha mulher descende.

Poderá ver esses dados em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170297

Entretanto reparei que aqui na Base de dados do Geneall, aparece um:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=274365

que por certo andará muito próximo dos seus parentes.

Cumprimentos, com votos de boas pesquisas,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 02:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen