RE: Famílias de Gáfete

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Gáfete

#43339 | joao | 13 jun 2003 07:01

porque ando a investigar em "gáfete", concelho de portalegre,decidi abrir um tópico sobre familias ou nomes nesta localidade.
nomes que tenho em pesquisa:

- bartolomeu dias pereira o qual teve os seguintes casamentos:1ºc.a 11/2/1732 com joana baptista,2ºc.a 9/2/1744 com maria semeda,3ºc.a 2/6/1756 com podenciana? maria
- domingos dias pereira(2ºc)casado com isabel afonso a 28/11/1708 (1ºc.com maria dias a 8/7/1699 em castelo de vide,também usa o nome de catarina)
- filipe dias roxo casado a 13/2/1725 com catarina semeda
- joão dias santeiro falecido a 13/3/1778 em gáfete(e com nascimento no lugar da cabreira-almeida) casado com maria afonso.

j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#43350 | A.Godinho | 13 jun 2003 10:35 | Em resposta a: #43339

Caro João Monteiro

Tenho ascendentes em Gáfete, a saber:
- António Dias Rovisco n. 20/03/1639 fº de Manuel Dias Rovisco e de Maria Biscaia.
Foi casado com Isabel Gonçalves fª de António Dias Lobato e Maria Afonso.

-Maria Caldeira c.c. Miguel Fernandes "Lobato" ( salvo erro, pois escrevo de memória)
sec.XVII. Este era filho do Manuel Simão e mulher que refiro no tópico de Ninho do Açor.

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#43351 | alentejo | 13 jun 2003 11:07 | Em resposta a: #43339

Caro João,

Interessam-me algumas famílias de Gáfete, que seguem abaixo caso encontre alguma informação sobre os mesmos. Os paroquiais começam tarde (cerca de 1630, salvo erro) e não me foi possível, na altura que colhi estes dados, saber mais.

I - MANUEL CALDEIRA, natural de Gáfete (?). Casou em Gáfete (?)cerca de 1640 com GUIOMAR SANCHES. Tiveram entre outros:

1 João, baptizado em Gáfete em 1646.
2 MARIA FEIO, baptizada em Gáfete. Casou em Barbacena, em 12-V-1665, com João Rodrigues Carrilho Mosqueira, filho de Domingos Lourenço de Mosqueira e de sua mulher Maria Rodrigues Carrilho. C. g.

As 3 famílias (Caldeiras, Sanches e Feios) existiram em Gáfete, mas até ao momento não consegui estabelecer uma ligação segura às mesmas.

Abraço e sempre ao dispôr,

NB

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#43395 | joao | 14 jun 2003 00:59 | Em resposta a: #43350

caro godinho.
encontro um pedro dias "rovisco"/maria cham c. ?/1/1628
se interessar!

j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#43396 | joao | 14 jun 2003 01:11 | Em resposta a: #43351

caro nuno.
as informações que tenho,neste momento,são:

"feio"
- maria feia/manuel dias c.2/7/1635
- manuel feio/maria semeda ->filha:catarina b.5/10/1727

"caldeira"
- manuel caldeira/maria cordeira c.14/6/1638
- pedro caldeira/isabel vicente
- maria caldeira/antónio martins
- maria caldeira/antónio pires c.9/6/1638
- isabel caldeira/marcos durão c.7/9/1636
cumprimentos

j.momteiro

-

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#43476 | A.Godinho | 15 jun 2003 22:28 | Em resposta a: #43395

Caro João

Os Dias Rovisco são, decerto dos mesmos, o "complicado" é saber quais as relações de parentesco.
Grato pela resposta.
Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#44340 | dcorrea | 04 jul 2003 12:53 | Em resposta a: #43350

Caro A. Godinho

Investigo famílias do concelho de Nisa, sobretudo de Amieira onde encontro o apelido Lobato no séc. XVII, numa família com vínculo instituído. Tem mais dados sobre esses Lobatos de Gáfete, que é relativamente perto de Amieira?
Encontro também em Amieira algumas famílias que se ligam a estes Lobatos: Dias Escudeiro, Moura e Marchão. Encontra estes apelidos em Gáfete?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44342 | Ortigão | 04 jul 2003 13:34 | Em resposta a: #43339

Caro João Monteiro

Tenho algumas origens de Gáfete, também com o apelido Dias, que poderá consultar aqui no site (Domingos Francisco Ortigão, n. em Gáfete, filho de Maria Dias Ortigão e Domingos Francisco).

Lamentavelmente os arquivos paroquiais para gáfete não vão além de 1690 se bem me recordo, o que em grande medida impossibilita mais investigações.

Outra grande perda para o distrito de Portalegre foi a reforma do Dr. Ladislau Pereira de Figueiredo e Silva, director do respectivo arquivo distrital nos anos 90, a quem todos os investigadores de familias do alto alentejo tanto devem. O zelo e a extrema simpatia com que acorria aos pedidos dos investigadores eram um exemplo para a nossa função pública.

cptos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#44354 | A.Godinho | 04 jul 2003 15:54 | Em resposta a: #44340

Caro Diogo Corrêa

É possível o parentesco dos Lobatos da Amieira com os de Gáfete, mas não o sei estabelecer.
Da ascendência de António Dias Lobato nada mais sei.Apenas tenho elementos sobe a sua descendêndia que lhe fornecerei se tiver interesse, sendo que, no entanto da que euconhecço nenhum ramo foi para a Amieira. O Miguel Fernandes Lobato era natural do Ninho do Açor e aparentemente nada teria a ver com estes Lobatos ( nem encontro na ascendencia do mesmo tal apelido. A sua mulher havia sido casada 1ª vez com um indivíduo que também usou o apelido Lobato.
Quanto Marchões tenho ideia de o ver referenciado em Gáfete.
Para a Amieira existe publicada uma excelente monografia " Amieira do Antigo Priorado do Crato" de Tude Martins de Sousa e outro, que decerto conhecerá. Ha´ainda com interesse para a região, "Um velho nobiliário do Alto Alentejo" de Manuel Rosado Marques de Camões Vasconcelos,e "Metelos de Portugal , Brasil e Roma" do Dr.Manuel Metello e
João Carlos Metello de Nápoles.
Ascendência de Niza tenho entre outros cujo nome ora não me ocorre uns Nogueira Farto.
Se quiser posso-lhe enviar alguma coisa da descendência do António Dias Lobato, e se precisar mais a sua quetão ver se encontro algo que lhe interesse nas citadas obras, que possuo.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44450 | joao | 06 jul 2003 01:31 | Em resposta a: #44342

Sr.Ortigão
obrigado pela informação, já consultei o site.
- os anos dos registos paroquiais, são os seguintes:
- 2livros mistos de 1630 a 1678 (o 1ºlivro misto:bapt.1630 a 1650,obitos de 1629 a 1647)
- livros de baptismos de 1679 a 1895
- livros de casamentos de 1628 a 1878
- livros de óbitos de 1629 a 1889
- o livro de eleições de distribuidores de 1719 a 1744
em breve irei pesquisar gáfete.
cumprimentos
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44559 | dcorrea | 07 jul 2003 13:04 | Em resposta a: #44450

Caro A. Godinho

Depreendo que sobre os Lobatos de Gáfete pouco mais se conseguirá apurar e assim estabelecer uma ligação aos de Amieira, que são da primeira metade do século XVII. Contudo, sobre as famílias que referi de Amieira talvez consiga mais qualquer coisa, pois os registos remontam a 1590. O facto de estarem no AD de Portalegre impediu, até ao momento, que desenvolvesse mais esta genealogia.

De qualquer forma tenho muito interesse na família Marchão de Amieira, certamente ligada a outros Marchões, apelido com uma forte incidência regional no Vale do Tejo e, até agora, pouco tratado. Destes Marchões de Amieira procedem os mais conhecidos Marchões Temudo, sobre os quais tenho ainda pouca informação para além das genealogias manuscritas (ANTT). Tem mais alguns dados sobre os Marchões de Gáfete?

Já agora, onde se pode adquirir o seu livro "Genealogias Alentejanas"?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#44574 | NISGM | 07 jul 2003 16:55 | Em resposta a: #44340

Caro Diogo Correia,

não desencantou, por acaso, na Amieira o apelido Louro?

atentamente,

nuno magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44604 | A.Godinho | 07 jul 2003 23:57 | Em resposta a: #44559

Caro Diogo Corrêa

A não ser o que vem ( ou possa vir)referenciado nas obras que acima menciono nada tenho sobre Marchões de Gáfete. Como tenho aqueles livros posso procurar neles alguma coisa, mas diga-me primeiro se já os consultou, para evitar buscas repetidas.
Quanto ao meu livro e porque parece que é proibido fazer publicidade aqui no forum, dê-me o seu e-mail,para que lhe possa transmitir as livrarias onde o pode adquirir para além da Livraria aqui do Genea Portugal.

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44607 | dcorrea | 08 jul 2003 00:26 | Em resposta a: #44604

Caro António Godinho de cravalho

Tenho de facto a monografia de Amieira mas nunca consultei as outras obras que refere: "Um velho nobiliário do Alto Alentejo" e "Metelos de Portugal , Brasil e Roma", que lhe agradeço verifique se tem alguma coisa sobre os Marchões.

Se o seu livro se vende na livraria do Génea tudo se resolve!

Já agora, ando às voltas com uns Godinhos de Abrantes dos séculos XVI e XVII. Tem alguma coisa sobre eles?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44611 | A.Godinho | 08 jul 2003 00:49 | Em resposta a: #44607

Caro Diogo

Vou então ver se encontro os Marchões nas citadas obras.
Quanto a Godinhos de Abrantes tenho algumas notícias mas só dos sec.XVII e XVIII. Trata-se de João Barata Godinho,de Mação, que casou em Abrantes (S.Vicente) a 23.2.1657 com Catarina Rodrigues (fª de António Rodrigues e de Isabel Dias), de Abrantes. Tiveram geração, tendo uma parte ficado por Abrantes ( pelo menos até onde apurei) e outra espalhou-se pelo Alto Alentejo. O citado João era filho de António Barata e Isabel Godinho, com quem inicío o título de Baratas Godinhos, no m/ livro.
Todavia estes Godinhos não são dos "meus", que vêm de Santarém ( 1ª metade do sec.XVI , Francisco Lopes Godinho , moço de câmara e sua mulher Isabel Pereira).

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44648 | dcorrea | 08 jul 2003 13:35 | Em resposta a: #44611

Caro António

Agradeço-lhe desde já a disponibilidade para me ajudar no estudo dos Marchões. Quanto aos Godinhos de Abrantes, os que encontro são ainda do século XVI (quem sabe aparentados com Isabel Godinho de Mação): há uma linha que vem nas genealogias manuscritas da ANTT, que constroem uma capela com as armas dos Godinhos em Alvega c. 1625, que deve conhecer, e alguns outros desentroncados, como o meu antepassado Manuel Godinho (n. c.1590-1600), filho de Gaspar Godinho e Leonor Rodrigues, cujo casamento foi contrariado por ser de "famílias muito poderosas de Abrantes". Só que ainda não consegui apurar nada.
É curioso que o nome "Godinho" tem também uma forte incidência regional no Vale do Tejo.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44656 | A.Godinho | 08 jul 2003 17:01 | Em resposta a: #44648

Caro Diogo

É, no mínimo, curioso o uso do nome Gaspar do seu antepassado Godinho, de Abrantes. Na verdade a minha linha de Godinhos, de Santarém, usou por via de regra Godinho de Macedo, aparecendo ,nessas linhas, alguns Gaspares. A título de exemplo :
Gaspar Godinho de Macedo c.c. D. Mónica Maria Cabral.
Padre Gaspar Godinho, prior de Tremez.
Vamos a ver se não haverá relação entre os seus e os neus Godinhos.

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#44659 | dcorrea | 08 jul 2003 17:17 | Em resposta a: #44656

Caro António

Vou iniciar um novo tópico pois penso que já nos afastámos de Gáfete e podemos trazer assim outras contribuições a este tema.

"Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes"

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: familias de gáfete

#44693 | atni | 09 jul 2003 09:52 | Em resposta a: #44574

Caro Nuno Magalhães:
Tenho nos meus apontamentos alguns "Louros" de Amieira.
Se puder ajudar,diga.

Cumprimentos
A.Sena

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#140141 | João Monteiro | 13 jan 2007 16:19 | Em resposta a: #43339

alguns filhos de gáfete

p-pais
f-filhos

p-amaro fernndes dias roxo/ana maria: f-maria,lenia?, filipe
p-andré semedo/maria fernandes: f-mauel
p-antónio dias cacheiro/maria cordeira: f-francisca maria
p-antónio dias camelo/isabel semeda: f-antónio
p-antónio dias costa/margarida semeda: f-ana maria
p-antónio dias santeiro/teresa gonçalves: f-inês, manuel, catarina
p-antónio dias santeiro/catarina abreu: f-gertrudes
p-antónio dias santeiro/antónia semeda: f-maria
p-antónio dias santeiro/maria vaz: f-joaquina
p-antónio gonçalves santeiro/inocencia maria: f-domingos gonçalves santeiro
p-antónio gonçalves semedo/natália nascimento: f-januário
p-antónio semedo/ana martins: f-manuel
p-antónio sousa/catarina abreu: f-catarina abreu
p-bartolomeu aires/maria semeda: f-pedro
p-bartolomeu dias/maria gonçalves: f-miguel, joão, maria, teresa
p-bartolomeu dias pereira(1ºc)/joana baptista: f-joão, maria da encarnação
p-bartolomeu dias pereira(2ºc)/maria semeda: f-catarina, josé
p-bartolomeu dias pereira(3ºc)/podenciana maria: f-joão, elias, lionizia, mariana, hipólito, josé, manuel
p-diogo marques/joana pintada: f-maria
p-domingos dias pereira(2ºc)/isabel afonso: f-joão, bartolomeu, catarina, maria, maria, manuel
p-domingos gonçalves santeiro/maria biscaia: f-catarina
p-domingos gonçaves santeiro/catarina biscaia: f-domingos
p-domingos lourenço/catarina dias: f-maria luis
p-filipe dias clemente/brites vaz rocha: f-filipe dias roxo
p-filipe dias roxo/catarina semeda: f-mariana, josé, maria, catarina, amaro
p-francisco dias santeiro/isabel baptista: f-maria
p-francisco dias santeiro(2ºc)/maria baptista: f-joão, antónio, teodóro, catarina, ana
p-francisco pires santeiro(2ºc)/maria baptista: f-grácia
p-gregório semedo/maria biscaia: f-catarina
p- inc./inc. : f-joão
p- inc./maria marques (escrava): f-josé pedro
p-joão dias/maria afonso: f-sebastião, isabel, maria fernandes
p-joão dias santeiro/maria vaz: f-joão, joão, isabel,ana, antónio dias santeiro, barbara
p-joão gonçalves/rita maria: f-joão
p-joão gonçalves santeiro/francisca maria: f-joão, joão, joão, josefa, rosa, rosa
p-joão martins/catarina semeda: f-manuel, pedro
p-joaquim mouro/maria biscaia: f-maria biscaia
p-josé dias/isabel semeda: f- leonor
p-manuel afonso santeiro/leonor martins: f-joão, francisco dias santeiro, antónio dias santeiro
p-manuel dias/teresa maria: f-maria
p-manuel dias pereira/maria fernandes: f-domingos dias pereira
p-manuel dias roxo/ana maria: f-maria
p-manuel dias santeiro/teresa maria: f-joão gonlaves santeiro, josefa
p-manuel dinis/maria afonsa?: f-manuel
p-manuel feio/maria semeda: f-catarina
pmiguel luis/isabel santos: f-joão
p-miguel semedo/margarida vaz: f-antónio, catarina, diogo marques, catarina, clara, joão, catarina semeda
p-pedro afonso(2ºc)/maria semeda: f-ana, joão, tomás, manuel, teresa
p-pedro nunes/maria gonçalves: f-teresa gonçalves
p-joão dias santeiro/maria afonso: f-isabel
p-francisco dias santeiro/maria luis: f-joão


um pequeno contributo para o pessoal que investiga a localidade de gáfete

jm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Gáfete

#140915 | falco | 20 jan 2007 11:27 | Em resposta a: #44656

VIVA ANTÓNIO

SÓ AGORA VI O TÓPICO SOBRE GÁFETE MAS VAMOS A TEMPO.
1-EU TENHO UNS ASCENDENTES NOGUEIRAS E FARTO DE GÁFETE,NÃO SÃO ASCENDENTES DOS SÁ NOGUEIRA ? TEMOS DE TROCAR ESSES POIS EU TIVE UM 10 AVÔ DE GÁFETE QUE ERA PEDRO DIAS NOGUEIRA(16...).

JÁ SABES QUE O ARQUIVO DA SÉ DE PORTALEGRE É FUNDAMENTAL PARA AVANÇAR NESTAS DATAS.

QUANTO AOS ROVISCOS TAMBEM SÃO MEUS E TENHO ALGUNS DO SEC.XVI .

DOS GODINHOS DE ABRANTES SE QUISERES DOU-TE UMAS DICAS.

GRANDE ABRAÇO

PAULO FALCÃO TAVARES

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen