Gatos da Vidigueira e Portel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Gatos da Vidigueira e Portel

#43412 | GML | 14 jun 2003 18:44

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de trabalhos publicados sobre esta família.

Agradeço antecipadamente,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43527 | Pedro B | 16 jun 2003 15:35 | Em resposta a: #43412

Caro Gui Maia Loureiro
Embora não conheça trabalhos publicados sobre Os Gatos de Portel, tenho uma arvore genealógica desde o Sec 16 até agora, com 21 gerações.
Esta àrvore foi feita pelo meu bisavô no final do sec 19.
Será que o Gui é neto do Comandante Maia Loureiro? Então filho de qual? Af Henr. Jo Ped. Hugo ...?
Um abraço e até breve
Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43546 | GML | 16 jun 2003 19:22 | Em resposta a: #43527

Caro Pedro B,

Agradeço a sua mensagem. Sou filho do João Pedro e sou portanto neto do Comandante Afonso Maia de Loureiro. Terei todo o gosto de o pôr em contacto com o meu pai ou com os meus tios.

O ramo de Gatos diz respeito à família da minha mãe, cuja avó paterna era natural da Vidigueira. Será que consegue localizar na árvore que o seu bisavô fez, detalhes sobre os Gatos que foram para a aquela terra alentejana?

O ramo que estou a tentar estudar é o seguinte:

1 - Dona Francisca Leonarda (ou Micaela) Zarco, b. 24/1/1754 em Vila de Frades; teve CBA de Martins e Câmaras juntamente com seus irmãos, alegando descender de João Gonçalves Zarco. Uma genealogia manuscrita da Biblioteca Nacional contém um título de Zarcos que os liga a João Gonçalves através de um suposto primeiro casamento deste, antes de ter descoberto a Ilha da Madeira. No entanto, um outro genealogista classificou a dita genealogia como uma "patarada", dizendo ainda que estes Zarcos deveriam ser parentes mas nunca descendentes do navegador.

2 - José Martins Zarco, Capitão de Ordenanças, b. 6/9/1718 em Vila de Frades; c. a 12/4/1750 na Vidigueira;

3 - Dona Teresa Bernarda Eufrázia Beirão (Correia Gato), b. 29/9/1726 na Vidigueira;


6 - José Fialho Perdigão, casou a 12/11/1724 na Vidigueira;

7 - Maria da Conceição Beirão (Correia Gato);


12 - Manuel Gonçalves;

13 - Margarida Rodrigues;

14 - Pedro Gonçalves Beirão;

15 - Maria Cansada;

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43617 | GML | 18 jun 2003 11:13 | Em resposta a: #43527

Caro Pedro B,

Peço-lhe que me desculpe a insistência, mas tenciono ir em breve ao AD de Beja, pelo que me seriam muito úteis quaisquer dicas sobre uma eventual ligação entre os meus Gatos e aqueles que constam da árvore que o seu avô desenhou.

Agradeço desde já a sua atenção.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43695 | luis262 | 19 jun 2003 14:06 | Em resposta a: #43617

Caro Gui Maia de Loureiro:

No assento de baptismo de um meu bisavô, pai de minha avó paterna, Manuel Caeiro Gonzalez, em Amareleja, Moura, a 24.11.1858, apareçe como padrinho Manuel Caeiro Gato. Não sei mais nada sobre essa pessoa,( que é possível ser um parente),nem se teria alguma ligação aos Gatos da Vidigueira ou Portel. Espero que lhe possa ser útil, dado dever tratar-se de alguém da região.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43832 | Pedro B | 23 jun 2003 11:34 | Em resposta a: #43617

Meu caro Gui
Só hoje fui à Internet, pois tenho estado em Espanha e aqui me apresso a responder-lhe.
Sou amigo do seu pai, e ainda recentemente estive com ele no casamento da sua prima Maria R P. Gostei de o ver sempre janota e bem disposto.

No que respeita aos Gatos, não percebi muito bem aonde é que eles entroncam nos seus antepassados da Vidigueira/Vila de Frades.

Será que o José M Zarco casou com D Teresa B.E.Beirão que era Correia Gato? O que quer dizer com o parentesis? Se tem a data do baptismo deve ter a filiação desta D. Teresa.
O mesmo para Maria Conceição Beirão.
A árvore que tenho representa a linha varonil dos Gatos de Portel, tendo sómente os casamentos das filhas. Portanto ajudaria saber a filiação das duas Senhoreas Correia Gato.
- Pergunta de curiodidade: Porque é que a Dona Teresa é Dona e a Maria da Conceição Não o é?

De qualquer modo não conheço nenhum ramo colateral Correia Gato, mas depois de receber os esclarecimentos acima, poderei procurar melhor (com lupa) na dita árvore.
Um abraço
Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43837 | GML | 23 jun 2003 13:31 | Em resposta a: #43832

Caro Pedro B,

Agradeço a sua mensagem. Falarei logo à noite com o meu Pai!

Também eu não percebo (ainda!) qual, se é que existe, a relação entre os Correia Gato e os Gatos da Vidigueira e Portel.

No entanto, o facto de as famílias serem contemporâneas na Vidigueira e ambas de algum destaque social e económico na região leva-me a crer que haja algum parentesco! Estou ansioso por ir a Beja e tentar resolver esta questão.

A razão pela qual puz apelidos entre parentesis foi o facto de estes aparecerem apenas na justificação de nobreza dos irmãos armigerados e não nos assentos paroquiais.

Reproduzo aqui a descrição genealógica de uma forma mais clara. São todos os dados que possuo até agora.

1 - Dona Francisca Leonarda (ou Micaela) Zarco, b. 24/1/1754 em Vila de Frades; teve CBA de Martins e Câmaras juntamente com seus irmãos, alegando descender de João Gonçalves Zarco. Uma genealogia manuscrita da Biblioteca Nacional contém um título de Zarcos que os liga a João Gonçalves através de um suposto primeiro casamento deste, antes de ter descoberto a Ilha da Madeira. No entanto, um outro genealogista classificou a dita genealogia como uma "patarada", dizendo ainda que estes Zarcos deveriam ser parentes mas nunca descendentes do navegador.

Filha de: José Martins Zarco, Capitão de Ordenanças, b. 6/9/1718 em Vila de Frades; c. a 12/4/1750 na Vidigueira com Dona Teresa Bernarda Eufrázia Beirão Correia Gato, b. 29/9/1726 na Vidigueira, filha de José Fialho Perdigão e de Maria da Conceição Beirão Correia Gato, estes casados a 12/11/1724 na Vidigueira; neta paterna de Manuel Gonçalves e de Margarida Rodrigues e neta materna de Pedro Gonçalves Beirão e de Maria Cansada;

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43842 | GML | 23 jun 2003 15:21 | Em resposta a: #43832

Caro Pedro B,

Acabo de falar com o meu Pai que o identificou imediatamente e me pediu para lhe mandar um grande abraço e lhe dizer que gostou muito de o rever no casamento da Maria.

Eu não o conheço pessoalmente mas conheci o seu filho D. quando ambos jogámos rugby, tendo-me encontrado várias vezes com ele depois disso em ocasiões e situações diferentes.

Um abraço (extensível ao D.)

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#43875 | Pedro B | 24 jun 2003 09:39 | Em resposta a: #43842

Meu Caro Gui
O meufilho D manda-te um abraço.
Vamos aos Gatos.
Não encontrei nenhum ramos Correia Gato, no entanto pode-se ter formado mais tarde. As ramificações laterais da árvore que tenho não foram muito desenvolvidas, só teêm uma, duas e no maximo 3 gerações, fora da linha principal que termina em Gil de Borja.
No entanto aqui te mando algumas pistas que espero possam ajudar.

Ramificações do final do sec 16:
- Ana Lopes Tojo (Gato)n. de Portel c.c. 1º Gaspar Soares 2º Francisco Abreu "o Moço".

A arvore começa no sec 15 com um Gato que depois foi criado de D Afonso V.
Ramificações do inicio do sec 17:
-Violante Gato Godinho n. de Portel c.c.Dr Custódio Figueiredo (Juiz dos agravos em Evora)
- Maria de Reboredo (Gato) c.c. Antonio Mendes n. de Alter
- Margarida Távora (Gato) c.c.Francisco Dias Lopes Cardim (Cav Ord de Aviz)
- Maria Reboredo Távora (Gato) c.c.1º Dr Costa Barros, 2º João Barradas

2ª metade sec 17
- Mariana de Reboredo (Gato) c.c. Francisco Pereira Barroso nat da Vidigueira.
- Francisca Gato c.c. Gonçalo Lopes Girão
- Damião de Sousa (Gato) c.c. Mariana Lobo Melo da Gama

Algumas Famílias que descendem dos Gatos:
- Valente Mendes (de Serpa)
- Abreu de Gois (de Beja)
- Mendes de Vasconcelos (provenientes de Ágata Abreu (Tojo Gato) c.c. Joane Mendes de Vasconcelos -Fº cav c real). Todas as filhas foram freiras na Conceição de Beja, Abadessas entre 1580 e 1609), houve descendencia masculina, que não sei se vai ter ao General Joane Mendes de Vasconcelos, a quem há dias abriram um capítulo neste forum.
- Cardim
- Sousa Girão
- Sebastião da Gama ou Gandara Fragoso (nat de Beja)
- Lobos da Gama
Já no sec 18:
- Limpo de Vasconcelos (de Portel), mais tarde Toscano Rico
- Cavaleiro Lobo

Estes foram os apontamentos que ontém à noite preparei. Talvez possam surgir algumas pistas daqui, para os teus Correia Gato.
Há uns Fialho Gato (da Vidigeira) família ainda existente em Portel e Vidig, que penso se iniciaram no final do sec 17. Sei que tenho alguma coisa sobre este ramo, mas vai ser moroso procurar.
Tenho alguns documentos do sec 18 e 17 da Vidigueira. Nas proximas semanas estarei atento, a ver se encontro alguns das tuas personagens. Zarcos na Vidigueira é a 1ª vez que oiço falar.

Sempre ao teu dispor. Dois grandes abraços, para ti e para o teu Pai.

Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#44016 | GML | 27 jun 2003 18:28 | Em resposta a: #43875

Caro Pedro,

Muito obrigado pela sua mensagem. Sempre são dicas às quais estarei atento quando for a Beja (espero que para a semana!). Pelos nomes diria que há alguma probabilidade de haver relação com os Fialho Gato, mas nada como procurar os assentos paroquiais para esclarecer esta dúvida!

Quanto aos Zarcos, estiveram bastantes anos em Vila de Frades, sendo que um deles o Dr. Manuel Martins Zarco se mudou para a Vidigueira para exercer a sua profissão de médico. Aí ficou descendência, sendo que um dos seus filhos, Neutel Martins Zarco, casou em Grândola e foi o 1º Juiz de Vila Nova de Portimão, onde foi sepultado e onde penso que também terá deixado descendência.

Se precisar de alguma coisa do Arquivo estou à sua disposição.

Um forte abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#44246 | neena | 02 jul 2003 18:01 | Em resposta a: #44016

Caro GML,

Desculpe intrometer-me na conversa mas gostaria de saber se nos dados que possui se consta alguma Sra. chamada Sebastiana Maria Correia n. entre 1889/1890.

Os meus agradecimentos,

Cláudia Correia Santos

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#44254 | GML | 02 jul 2003 20:07 | Em resposta a: #44246

Cara Cláudia Correia Santos,

Infelizmente essa senhora não consta dos meus apontamentos.

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#44260 | neena | 02 jul 2003 22:15 | Em resposta a: #44254

Caro GML,

Agradeço a sua resposta.

Renovados Cumprimentos,

Cláudia Correia Santos

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#58121 | vinhas | 16 fev 2004 19:06 | Em resposta a: #43837

Caro GML:
Tenho referência a um José Toscano Perdigão,bapt. Portel em 07.10.1804, Capitão-Mór de Alvito, cav. prof. da Ordem de Cristo,filho de Leocadio Anderzon, cav. prof. de S. Bento de Aviz e coronel de milicia das comarcas de Beja, n. de Moura e de D. Mariana Vitória Limpo de Vasconcelos Cogominho Fragosa.
Quanto a Zarcos na Vidigueira, encontra um José Maria Zarco, Juiz de fora em Vila de Frades e Vidigueira, no apêndice do Vol.III da Hist. da Maçon. em Portugal de A.H. de Oliveira Marques.
Espero ter servido para alguma coisa

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#58170 | 2171932am | 17 fev 2004 17:36 | Em resposta a: #43412

Boas tardes
Revendo as comunicações anteriores,venho pedir esclarecimentos sobre se existe relação dos Gatto de Barrancos com os da Vidigueira.Por volta de 1790 nasceu lá António Gatto,depois casado com Domingas Pires.Em 1814 nasceu outro António,filho de Jacinto Carrasco Gatto e de Tomásia Fialho,neto paterno de Manuel Carrasco Gatto e de Joana da Silva.Este ultimo António casou em 1838 com Isabel Ignácia,e foi seu padrinho José da Rocha Gatto.Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gatos de trás-os-montes

#71943 | ravena | 30 ago 2004 11:50 | Em resposta a: #43527

Exmo Senhor

Por acaso tem elementos da familia gato de trás-os-montes. Será que têm ligação aos de portel?

Cumprimentos,

Joaquim Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#109504 | LProjecto | 13 jan 2006 15:01 | Em resposta a: #43875

Caro Pedro,

Tenho na minha família um ascendente de apelido Gato com ligações a gente de Portel, pelo que lhe pergunto se reconhece, nos seus apontamentos, algum destes nomes:

- Pedro Luís Gato, natural de Arraiolos, onde terá nascido em meados do séc. XVI, casou com:

- Isabel machada, natural de Arraiolos.
Tiveram:

- Manuel Machado da Silveira, natural de Arraiolos, que casou em 1605 - Redondo, com:

- Isabel de Pina, natural de Portel, filha de Francisco Paes de Pina e Maria Álvares, ambos de Portel.

Tiveram, pelo menos:

- João Paes de Pina, natural de Redondo, que casou em 1630 - redondo, com Maria de Abreu, natural de Redondo, filha de Manuel de Faria e Francisca de Abreu.

- D. Margarida da Silveira, natural de Redondo, que casou em 1630 - Redondo, com João de Noronha Falcão, filho de Francisco de Noronha de Menezes e de D. Isabel da Fonseca.

- Maria de Pina, natural de redondo, que casou com João de Gouveia.


Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#113655 | LProjecto | 08 mar 2006 23:43 | Em resposta a: #43875

Caro Pedro,

Reforço o meu pedido.
Tenho na minha família um ascendente de apelido Gato com ligações a gente de Portel, pelo que lhe pergunto se reconhece, nos seus apontamentos, algum destes nomes:

- Pedro ou Pero Luís Gato, natural de Arraiolos, onde terá nascido em meados do séc. XVI, casou com:

- Isabel machada, natural de Arraiolos.
Tiveram:

- Manuel Machado da Silveira, natural de Arraiolos, que casou em 1605 - Redondo, com:

- Isabel de Pina, natural de Portel, filha de Francisco Paes de Pina e Maria Álvares, ambos de Portel.

Tiveram, pelo menos:

- João Paes de Pina, natural de Redondo, que casou em 1630 - redondo, com Maria de Abreu, natural de Redondo, filha de Manuel de Faria e Francisca de Abreu.

- D. Margarida da Silveira, natural de Redondo, que casou em 1630 - Redondo, com João de Noronha Falcão, filho de Francisco de Noronha de Menezes e de D. Isabel da Fonseca.

- Maria de Pina, natural de redondo, que casou com João de Gouveia.


Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#113673 | Pedro B | 09 mar 2006 08:28 | Em resposta a: #109504

Caro Luis
Nenhum dos nomes por si mencionados constam dos meus apontamentos genealógicos. A família Gato de Portel, tem raiz em João Alvares Gato, valido de D. Afonso V e D. João II, filho de Alvaro gato natural de Portel. Esta família usa o apelido de Tojo Gato, desconhecendo eu donde vem o Tojo.
No entanto quero refrir-lhe que a família Pina é muito antiga em Portel, embora ey não tenha muita coisa sobre ela.

Tenho pena de não lhe poder ser mais útil.

Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#113728 | luis262 | 10 mar 2006 13:32 | Em resposta a: #113673

Caro Pedro B.

Será que o nome de Manuel Caeiro Gato que, em 1858, foi padrinho de baptismo de um bisavô meu, Manuel Caeiro Gonzales, em Moura, Amareleja, lhe diz alguma coisa?

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#113755 | LProjecto | 10 mar 2006 20:56 | Em resposta a: #113673

Caro Pedro,

Fico-lhe grato pela prontidão na resposta.

Se entretanto se deparar com mais informação sobre os "Gatos" ou "Pinas", agradeço-lhe a partilha.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#113977 | Pedro B | 13 mar 2006 12:31 | Em resposta a: #113728

Caro Luis

O nome referido não me diz nada.
Desculpe não lhe poder ser útil
Cumprimentos

Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#230434 | MManuel | 25 mai 2009 14:19 | Em resposta a: #58170

Caro Confrade

Tem mais informações sobre a familia Gato de Barrancos?
Pois este Jacinto Gato casado com Tomásia Fialho eram pais de Bento Gato que será meu bisavo. Se pessuir mais informações lhe agradecerei muito.
Um abraço MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#230862 | MManuel | 30 mai 2009 17:55 | Em resposta a: #58170

Caro Correia

Ca o vim encontrar com os mesmos Gatos, na verdade sao nossos antepassados.
Um abraco MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Gatos de trás-os-montes

#255725 | Maracujá | 31 mai 2010 23:45 | Em resposta a: #71943

Caro Ravena

Eu também procuro dados sobre os Gato de Tras-os-montes (Bragança).
Tem conhecimento de Pedro Alvares Gato (sec.XIX SALVO ERRO) e da sua ascendência e descendência?
Grata

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#268817 | jpalerm | 18 jan 2011 02:26 | Em resposta a: #58121

Dice Ud: Tenho referência a um José Toscano Perdigão,bapt. Portel em 07.10.1804, Capitão-Mór de Alvito, cav. prof. da Ordem de Cristo,filho de Leocadio Anderzon, cav. prof. de S. Bento de Aviz e coronel de milicia das comarcas de Beja, n. de Moura e de D. Mariana Vitória Limpo de Vasconcelos Cogominho Fragosa.

¡Tiene información de la sdescendencia de esta familia y si están emparentados con Benedicata Toscano Limpo casada con Damiao Salvador Vaz y Ma Jose Toscano Limpo casada con Isidoro Rico?

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#269280 | MartaV | 25 jan 2011 19:28 | Em resposta a: #43837

Caros confrades,

Pese embora o facto destas mensagens no fórum terem já alguns anos, espero poder contar, ainda, com a vossa ajuda e, eventualmente, contribuir com os escassos dados que possuo.

Tenho na minha árvore genealógica Joaquim Correia (Gato), casado com Maria dos Anjos, que teve uma filha, em 1788, chamada Rosa Justina. Os pais de Joaquim Correia (Gato) são António Correia e Antónia Maria.
Joaquim Correia (Gato) é natural de Vila Viçosa (S. Bartolomeu ou S. Domingos) e a filha é natural da mesma Vila.

Terão os caros confrades dados adicionais?

Os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Gatos da Vidigueira e Portel

#269298 | fertelde | 25 jan 2011 23:29 | Em resposta a: #43527

Sabrá que os Gato tem origem nos Velho...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen