Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimioso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimioso

#43413 | telles_diogo | 14 jun 2003 21:17

"Preciso de ajuda para completar a linhagem dos Morais de Antas, entre o que o Abade de Baçal diz ser o ultimo representante (pag 571 dos «Fidalgos» de Abade de Baçal) e Manuel Moraes de Faria Antas da Silva e Gaspar Moraes de Antas."

Diogo Telles Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimioso

#43418 | Vasco Jácome | 15 jun 2003 00:56 | Em resposta a: #43413

Caro Diogo Telles Correia

Não sei exactamente quem são esses que procura, mas no vol. II, a partir da pg. 437 das “Famílias Transmontanas”, encontra gente desses apelidos e do Vimioso.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43427 | doria_gen | 15 jun 2003 12:00 | Em resposta a: #43418

Um ramo destes passou ao Brasil, a SP, e é a origem de meu apelido Moraes (é, no meu caso, o ramo de Prudente de Moraes, presidente da república, 1894-98).

Silva Leme possui uma genealogia que sobe ao século XI, e que daria - se Gayo não nos falha aqui - numa varonia para os brasileiros, que descendem de Baltazar de Moraes de Antas, atestado na 2a. metade do século XVI.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43436 | telles_diogo | 15 jun 2003 14:04 | Em resposta a: #43418

onde posso encontrar esse livro: «familias transmontanas»?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43437 | telles_diogo | 15 jun 2003 14:10 | Em resposta a: #43427

peço desculpa mas a varonia segundo felgueiras gayo e abade de baçal foram os que ficaram no vimioso, tendo o expoente da familia sido alcançado pelo meu 7º avô Manuel Morais de ANTAS faria da silva que desposou a D. Isabel ordonhez Cabeza de Vaca, das mais ilustres familias de espanha 8ainda hoje conhecida - os cabeza de vaca sartorios por exemplo). Além do mais é no meu ramo, os meus primos, que está o solar dos morais de antas (casa do rapadouro no vimioso). Mas o meu problema não é esse, é completar uma linhagem faltam me 2 geraçoes.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43447 | doria_gen | 15 jun 2003 15:42 | Em resposta a: #43437

Desculpe-me, talvez não tenha sido claro o suficiente. Os brasileiros descendem de Baltazar de Moraes de Antas, atestado na Madeira, na Bahia, e depois em S. Paulo, na 2a. metade do século XVI. Filho de Pedro de Moraes, e de Inês Navarro de Antas. Gayo dá uma varonia a Pedro de Moraes que Silva Leme não confirma: segue a ascendência através de Inês Navarro de Antas. De qualquer modo, a linha de Silva Leme, baseada em documentacão (um processo a respeito do senhorio de Vimioso) sobe até os Alões.

O solar data de quando? Gostaria de ter uma foto deste. Meu e-mail para msgs com imagens é:

franciscoantoniodoria@yahoo.com.br

Forte abraço, fa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43449 | telles_diogo | 15 jun 2003 16:06 | Em resposta a: #43447

telles_diogo@hotmail.com associe me ao seu messenger para falarmos com mais ligeireza. vocxe é portugues?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43453 | Vasco Jácome | 15 jun 2003 17:26 | Em resposta a: #43436

Caro Diogo Telles Correia

Pode encontrar a obra da autoria de Francisco Xavier de Moraes Sarmento aqui na Livraria do GP. Se procurar numa boa livraria “normal” é natural que também o encontre.

De facto, no vol. II, na pg. 437 encontro um Manuel de Moraes Antas c. 30.11.1628 c. D. Isabel de Ordonhes. São estes os que menciona na outra mensagem?
Se lhe falta pouco para completar a sua linha, o melhor é colocar aqui o que tem e pode ser que respondam ao que procura.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43454 | telles_diogo | 15 jun 2003 17:50 | Em resposta a: #43453

Preciso ligar:
José Moraes Faria de Carvalho (N. Vimioso 1816), Filho de José de Moraes e Maria José de Morais, Neto Paterno de Domingos José de Moraes (este filho de Bernardo de Moraes e Antónia Gomes) e Maria José Machado (estaFilha de Xavier ou Sabier Machado e Joana Da Veleda), neto materno de Pedro José de Moraes e Maria Rodrigues

Com: Manuel Morais de Antas Faria da Silva que casou com D. Isabel Ordonhes e que era pai de Gaspar Morais de Antas casado com D. Benta Faria.

Segundo a historia familiar estarão entre estes dois cerca de 4 gerações. Ou seja O Manuel Moraes de antas sería tetravô do José moraes faria de Carvalho.

Se Houver algum genealogista capaz de me ajudar agradecia, pois eu desisto de tentar encontrar sozinho. Tenho as certidoes de nascimento de Jose morais faria de carvalho e de seu pai (jose morais). É muito importante pra mim esta procura.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43455 | doria_gen | 15 jun 2003 17:58 | Em resposta a: #43449

Sou português só no afeto, nas amizades...

Sou brasileiro, nascido no Rio. Meu nome é Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria, e sou Professor Emérito da Univ. Federal do Rio de Janeiro.

Esses Moraes de Antas chegam na família paterna de minha mãe, Mendes de Moraes. O sobrenome, que vinha Moraes Barros há umas duas ou três gerações, foi mudado por meu bisavô Luiz Mendes de Moraes (Itu, SP, 1850 - Rio, 1914; chefe da casa militar do tio Prudente de Moraes, depois ministro da guerra e ministro do Supremo Tribunal Militar - morreu marechal) em Mendes de Moraes porque sabia da existência duns Mendes de Moraes lá no medievo.

Comunico-me consigo em pvt. Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43456 | lcanavarro | 15 jun 2003 18:03 | Em resposta a: #43413

Sugiro contacte Dr. José Carlos Tello de Morais, Rua Fonseca Pinto, 16, 3000 Coimbra Portugal, que está muito adiantado nesta matéria.
Tanto quanto sei, não tem e-mail.

Luis Canavarro de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43458 | telles_diogo | 15 jun 2003 18:06 | Em resposta a: #43456

Esse senhor é genealogista? suponho que seria talvez melhor um genealogista de tras os montes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43459 | lcanavarro | 15 jun 2003 18:15 | Em resposta a: #43458

Não, é apenas Morais e m+édico de profissão. Mas, porque é meu primo, sei que tem muita documentação inédita e rigorosa.
Cordiais saudações
Luis Canavarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda p compltar linhagem Morais d AntasVimi

#43471 | Vasco Jácome | 15 jun 2003 21:35 | Em resposta a: #43454

Caro Diogo Telles Correia

Não encontro exactamente os que referiu. Mas encontro gente com nomes próprios parecidos e mais ainda com muitos s.m.n. resultantes certamente da falta de notícias ao alcance do autor.

Parece-me que se conseguir pelo menos mais uma geração para trás é capaz de já ser suficiente para entroncar nos que estão publicados.
Para isso terá de contactar o Arquivo Distrital de Bragança. Talvez colocar esse pedido aqui no tópico “Famílias de Trás-os-Montes”. Suponho que Filipe Campos pode dar-lhe uma ajuda.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen