Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43489 | luis262 | 16 jun 2003 10:06

Caros participantes do Forum:

Procuro informações sobre os ascendentes de dois familiares, Manuel Rodrigues Teixeira, que num documento de 1767, é mencionado como Reverendo Doutor, Tesoureiro Mor da Catedral de Coimbra e provedor da mesma cidade e bispado. Dele sei que era filho de Domingos Rodrigues e de sua mulher, Maria Martins Teixeira, mas interessava-me saber, pelo menos, o nome do avô materno, a outra pessoa de quem desconheço o nome dos pais, é Manuel de Abreu Pimentel Teixeira, que é mencionado e como Tesoreiro Mor da Catedrl de Coimbra, e nessa qualidade assina, no assento de casamento de uns meus 5ºs avós, realizado em 22.10.1780. Será que nos arquivos do Bispado de Coimbra, ou noutro lugar, existem elementos sobre quem desempenhou esses cargos, ou alguém possue esses elementos?
Agradecia qualquer informação sobre o assunto.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43504 | Pedro França | 16 jun 2003 12:31 | Em resposta a: #43489

Carissimo:
Peço-lhe desculpas por algum erro ortografico: o computador de serviço da escola onde me encontro a leccionar esta com virus neste momento e nao me deixa colocar os acentos nas palavras.
Quero dizer-lhe que me chamo Pedro França e resido em Coimbra. Faço trabalhos de investigaçao em monografia historica. Assim, ser-me-a facil deslocar-me amanha ao Arquivo da Universidade e procurar dar satisfaçao aos seus ques.
Amanha, a noite, ja terei, seguramente, uma resposta. Por favor, queira "aguentar" ate la.
Por ora e tudo. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43537 | luis262 | 16 jun 2003 18:15 | Em resposta a: #43504

Caro Pedro França:
Obrigado pala sua pronta resposta e amável disponibilidade. Fico pois a aguardar notícias.
Peço igualmente desculpa palas "gralhas", mas estava a escrever à pressa e nem pude reler o texto na altura.
Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43582 | Pedro França | 17 jun 2003 14:48 | Em resposta a: #43489

Caro Luís:
Venho pois, conforme combinado, dar resposta ao seu pedido de pesquisa:
- Há processos de ordenação sacerdotal das duas personagens refridas na sua mensagem. O Pe. Manuel Rodrigues Teixeira possui dois processos em separado - um de De Genere, Vita et Moribus e Património, datado de 1711-17, e outro de sentença apostólica de dispensa nos interstícios, sendo diácono, datado de 1720. Ambos os processos estão na caixa 1500, docs. 16 e 15, respectivamente, estando na ordem inversa das datas por erro de interpretação das datas de feitura dos documentos.
Este foi baptizado a 25.02.1697, sendo natural de Castanheira, Arega/Figueiró-dos-Vinhos. Era filho de Domingos Rodrigues e de Maria Martins. Neto paterno de João Martins e de Maria Lopes, todos estes, da Castanheira. Era neto materno de António Teixeira e de Luísa Martins, apontados para o lugar da Carreira, mas moradores no de Castanheira.
Domingos Rodrigues vivia de sua fazenda e do contrato de panos de linho; João Martins vivia de sua lavoura. António Teixeira exercitou o ofício de sapateiro.
O outro caso é o de Manuel de Abreu ou Manuel de Abreu Pimentel Teixeira, datado de 1761, sendo natural de Maçãs de D. Maria/Alvaiázere (caixa 1149, doc. 4), onde foi baptizado a 25.12.1727 (com o nome de Manuel José). Foi um seu padrinho, João de Abreu Franco, da quinta da "Sarrada", da dita vila.
Era filho de Domingos Alves (Álvares) Simões e de Luísa da Nazaré, para a mesma freguesia. Quanto à parte de constituição do Património, o Pe. António José Alves Pimentel Teixeira, irmão do ordinando, era procurador do supracitado Pe. Manuel Rodrigues Teixeira e de quem ambos os irmãos eram sobrinhos. Este padre aparece como comissário do Santo Ofício, provisor do bispado de Coimbra, e vigário reservatário da paroquial igreja de S. Paulo de Maçãs de D. Maria.
- Bom, isto é o que se me oferece dizer numa primeira análise sobre estes dois casos.
Poderia ter visto a frequência destas personagens na Universidade, nas matrículas...
Outras fontes - para saber da sua posição (cargos) e datas de acesso e morte, no A.U.C., e para a época em questão - serão:
- Acordos do Cabido;
- Livro das contadorias do coro da Sé;
- Livro das mesadas dos cónegos, meios cónegos, e tercenários da Sé de Coimbra.
- Bom, isto é o que eu posso fornecer sem vínculo orçamental. Depois dirá de sua justiça.
Espero que esteja do seu agrado.
Por ora é tudo, um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43583 | Pedro França | 17 jun 2003 14:53 | Em resposta a: #43582

Caro Luís:
Só mais uma achega: o Pe. Manuel Rodrigues Teixeira, no processo de ordenação do sobrinho Manuel de Abreu é tido ainda por Tesoureiro-Mor da Sé de Coimbra.

Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43608 | luis262 | 17 jun 2003 23:00 | Em resposta a: #43583

Caro Pedro França:
Obrigado pelas informações que enviou, que já esclarecem completamente o que eu pretendia saber.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#43653 | Pedro França | 18 jun 2003 18:37 | Em resposta a: #43608

Caro Luís:
Grato pela sua pronta resposta. Folgo em saber que ficou satisfeito com o envio de dados que lhe proporcionei.
Cumprimentos.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra

#46887 | luis262 | 04 set 2003 14:48 | Em resposta a: #43582

Caro Pedro :
Se não é abusar da sua generosidade, agradecia-lhe que me conseguisse informações do Pe. António José Alves, ou Álvares,Pimentel Teixeira , irmão de um meu 6º avô, José António Álvares Pimentel Teixeira, ambos n. de Maçãs de D.Maria, actualmente Alvaiázere, mas que já pertenceu à Figueiró dos Vinhos. Foi-me em tempos referido por si, no âmbito do processo de ordenação sacerdotal de outro irmão, o Pe. Manuel José de Abreu Pimentel Teixeira.

Melhores Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Pedro França: regresso à base

#47643 | luis262 | 12 set 2003 14:14 | Em resposta a: #46887

Caro Pedro:
Se não é abusar da sua generosidade, agradecia-lhe se me conseguisse informações sobre o Pe.António José Álvares Pimentel Teixeira, irmão de um meu 6ºavô, José António Álvares Pimentel Teixeira.
O referido padre ,tal como os irmãos, nasceu em Maçãs de D.Maria , actualmente c. de Alvaiázere na 1ª ou 2ª década do séc. XVIII, e foi-me em tempos mencionado por si, no âmbito do processo de ordenação sacerdotal de um outro padre seu irmão, Manuel(José)de Abreu Pimentel Treixeira, b.em M.D.Maria a 25.12.1727, (processo de 1761, caixa 1149 doc.4).

Com os melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47696 | Pedro França | 13 set 2003 23:20 | Em resposta a: #47643

Caro Luís:

Segunda-Feira vou então procurar por esse eclesiástico (faço votos que sim). Depois, escrever-lhe-ei expressamente neste tópico e não naquele que eu mesmo inaugurei, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 11:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen