Cunhas, de Fafe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Cunhas, de Fafe

#43497 | JVT | 16 jun 2003 11:50

Procuro informações sobre a família Cunha, da freguesia de S. Gens, Fafe, nos finais do séc. XVII.
Os dados que tenho são:
Gonçalo da Cunha e Domingas Gonçalves
Francisco da Cunha e Isabel Pereira
Francisco da Cunha e Anstácia Pereira (filhos dos anteriores, casaram em 1684)
Francisco da Cunha e Maria de Crasto (terão casado por volta de 1700)

Antecipadamente grato por qualquer informação,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#44870 | AFC | 11 jul 2003 18:21 | Em resposta a: #43497

Caro Jorge,
nas minhas pesquisas nessa freguesia estou a começar a encontrar esse apelido. Aida nao tenho nada de certo, excepto um ou outro avo do baptizado, mas as minhas pesquisas vao nesse sentido.
Na proxima semana, quando tiver dados mais concretos, digo-lhe.
Sem mais, Andre Correia

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#44888 | luisgonsalves | 11 jul 2003 21:05 | Em resposta a: #43497

Caro Jorge Veiga Testos
Será que os Cunhas que procura, terão alguma coisa a ver com os "meus" Cunhas e Veigas meus 4ºs avôs, de quem gostaria de saber algo mais?
Cumprimentos
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#44983 | JVT | 14 jul 2003 12:10 | Em resposta a: #44888

Caro Luis Gonsalves

Quais são os dados de que dispõe sobre os seus 4ºs avós?

Cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#44988 | luisgonsalves | 14 jul 2003 12:44 | Em resposta a: #43497

Caro Jorge Veiga Testos
Os meus cumprimentos
Os dados que disponho dos meus 4ºs avós são muito limitados, no entanto aqui vão.
José Manuel da Veiga,casado com Maria Dorotheia da Rocha Henriques
Tiveram filhos (pelo menos 2) cujos nomes eram:
Jayme Coriolando Henriques Leça da Veiga (n. na freguesia de Nª Srª Salavação e Arruda dos Vinhos e D. Theodolinda Amélia Cristina Leça da Veiga, que casou com Dr.António Augusto de Sousa Azevedo Vilaça, em Barcelos.
Pelo apelido Cunha os meus 4ºs avós eram:
António José Barroso Alves da Cunha, que casou com Maria José Guimarães - Tiveram pelo menos uma filha (3ª avó) Maria Filomena Guimarães Barroso, que casou com o atras referido Jayme Coriolando.
Desse casamento pelo menos 3filhos - Augusto Jaime Barroso Veiga, Maria da Luz Barroso Veiga (2ª avó) e Maria Dorotheia Barroso da Veiga)todos nascidos em Lisboa (Santos-o-Velho).Como vê estou limitado a nomes, sem saber datas, ou algo mais.No entanto estes meus ascendentes vão ligar-se aos Pereira Gonçalves e Leais (Espinhal-Coimbra) pelo casamento da minha 2ª Avó com Armando Augusto Leal Gonçalves (ou Gonsalves).
Se com estes dados me puder dizer algo mais, agradeço, porque sou um "novato" nestas coisas, mas tenho muito interesse em saber dos meus ascendentes e tenho sido muito ajudado neste forum por confrades muito generosos.
Cumprimentos
Luis Gonsalves
Cumprimentos
Luis Gonsalves

Cumprimentos
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#44989 | JVT | 14 jul 2003 13:04 | Em resposta a: #44988

Caro Luis Gonsalves,

Infelizmente não o posso ajudar...
Os meus Veigas são do Alto Alentejo e os Cunhas são de Fafe, Braga; os seus parecem ser de zonas diferentes.

Boa sorte para as suas investigações.
Cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

Vieira da Cunha Cardoso - Fafe

#45001 | DiogoGomesdeAraújo | 14 jul 2003 16:15 | Em resposta a: #43497

Caros confrades,

Só para que fique anotado, deixo-vos informação de um ramo da minha família (ao qual ainda não me dediquei) e que pode estar ligado ao que se trata neste tópico.

José Vieira da Cunha Cardoso (* Fafe c.1835) cc Felicidade Gonçalves de Araújo[Cardoso]. Tiveram Arminda Vieira Cardoso [de Araújo] (* Fafe c. 1860), minha trisavó.

NOTA: A [informação] diz respeito aos sobrenomes adquiridos após o casamento.

E é tudo o que sei acerca da sua ascendência.

Saudações cordiais,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#111117 | tfp | 01 fev 2006 22:58 | Em resposta a: #43497

Caro Jorge Veiga Testos,

Terá por acaso dados sobre a ascendência da Maria de Crasto que cita ?

Tenho ainda um casal que deve ser de S. Gens:

- André da Costa cc Maria da Cunha que tiveram: José da Costa (nascido por volta de 1686)

Sobre Cunhas tenho ainda Maria Joana da Cunha (nascida por volta de 1781 em Estorãos?) cc António Simões de Castro. Era filha de João Leitão e Joana da Cunha (ambos de estorãos?).

Agradeço qualquer informação complementar

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#111258 | JVT | 04 fev 2006 09:56 | Em resposta a: #111117

Caro Tiago Faro Pedroso,

Infelizmente não lhe sei adiantar mais dados sobre esta Maria de Crasto. Sei apenas que casou com Francisco da Cunha e tiveram José da Cunha, baptizado em 1704.
Por não ter tido possibilidades de me deslocar a Braga não tenho avançado mais neste ramo...
Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#111733 | tfp | 10 fev 2006 02:33 | Em resposta a: #111258

Caro Jorge Veija Testes,

Agradeço de quaquer forma a sua tentativa.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#211264 | cmbruno | 22 out 2008 00:45 | Em resposta a: #111733

Caros Colegas

Descendo dos Cunha de Fafe. No Brasil, em Minas Gerais cerca 1700, a partir da Região de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete (antiga Queluz) e Congonhas (antiga Congonhas do Campo) foram passando por Formiga até chegarem ao Triângulo Mineiro já como "Rodrigues da Cunha". Tive a oportunidade de ir ao Arquivo Distrital de Braga mas não consegui nada além do que foi publicado no Livro "Os Rodrigues da Cunha - A Saga de uma Família" de Marta Amato e Antonio Ronaldo Rodrigues da Cunha - 2008. É verdade que só pude pesquisar uma tarde e uma manhã pois combinei turismo com pesquisa e também tinha interesse em outro ramo da família, os Mendes de Amares. Estive também em São Gens e muito me emocionei com o Torreão da Sineira da Igreja de São Bartolomeu. Enfim, o livro traz, resumidamente:
- Pedro Gomes e Maria da Cunha, moradores do lugar de Ruivães, pais de :
- Baltazar da Cunha, casado em 13/01/1633 com Ana Fernandes natural de Paredes. Tiveram 4 filhos, entre eles :
- Pedro da Cunha, batizado em 31/10/1638 em Ruivães, casado com Ana Antunes, de São Lourenço. Tiveram, entre outros:
- Antonio da Cunha, batizado 14/10/1674 , casado com Isabel da Rocha, de Gondim. Tiveram, entre outros:
-João da Cunha, batizado em 08/04/1693 em Ruivães e que veio para o Brasil, onde faleceu em 11/02/1767 em Itaverava/MG.
Gostaria muito de encontrar algum descendente dos Cunhas que ficaram em Portugal para comparar nossas histórias ou, quem sabe, alguma indicação de livro (genealogia ou mesmo romance) que traga informações de como se vivia em 1600-1700 na região.
Atenciosamente
Carla Brady

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#211314 | ruifaria3 | 22 out 2008 19:45 | Em resposta a: #211264

Cara Carla Brady
Poderia informar-me onde foi publicada a obra que cita, e como poderei adquiri-la?Interessa-me especificamente a descendência brasileira de Isabel da Rocha, cuja saga suponho aí seja relatada.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#211342 | cmbruno | 23 out 2008 00:13 | Em resposta a: #211314

Caro Ruy

Tente com o autor em arrc arroba rcg ponto eng ponto br.
Com relação a Isabel da Rocha, o livro traz somente o termo de seu casamento (data, cônjuge, filiação).
Já na descendência há mais de 10 mil pessoas, Prefeitos, Vereadores, Governadores, Deputados Federais e Estaduais.
Você poderia indicar onde obter mais informações sobre Isabel? Há alguma publicação?
Atenciosamente
Carla Brady

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas, de Fafe

#211358 | ruifaria3 | 23 out 2008 10:03 | Em resposta a: #211342

Cara Carla,
Poderá confirmar-me a filiação de Isabel a partir dessa obra? Se as minhas suspeitas se confirmarem os seus ascendentes à muito que andavam pelo Brasil, arcucio arroba clix ponto pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen