D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património | Bibliografia

D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43550 | aburma | 16 jun 2003 22:37

Caros Confrades

Gostaria de saber se algum dos estimados confrades possui elementos acerca de D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz, da Quinta de Santiago da Rede, freguesia de Vila Marim, concelho de Mesão Frio (autarquias actuais).

Calculo que tenha nascido por volta de 1720 e era filha de Manuel de Sequeira e de sua mulher, D. Florência Guedes de Carvalho; neta paterna de Manuel Guedes de Figueiredo e materna de António Guedes de Carvalho (não tenho os nomes das avós).

Casou com Manuel Soares de Albergaria, 1º administrador do morgado de Nª Srª dos Remédios em Oliveira do Conde.

Fonte: "Velhas Casas de Guimarães", Maria Adelaide Pereira de Morais, Vol.2, "Paço e Honra de Gominhães", pág. 899 (costados de D. Rita Rufina Soares de Albergaria).

Grato pela colaboração possível.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43553 | Vasco Jácome | 16 jun 2003 23:17 | Em resposta a: #43550

Caro Alexandre Burmester

Essa informação parece-me tirada do Gayo ttº de Soares de Albergaria §11 N17. Pelo menos é igual!

Essa Quinta de Santiago da Rede é a mesma da famosa Casa da Rede? Onde vê essa afirmação? É que não encontro isso no Gayo, nem no sítio indicado, nem no ttº de Cerqueiras §97 onde vem os Sr. da Rede. Note que são Cerqueira e não Sequeira.

Um Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43554 | aburma | 16 jun 2003 23:31 | Em resposta a: #43553

Caro Vasco Jácome,

Muito folgo em poder novamente trocar dois dedos de conversa consigo!

Devo esclarecer que a fonte que citei se refere apenas aos nomes das pessoas mencionadas. Os elementos relativos à origem de D. Maria Tomázia provêm do livro "Soares de Albergaria", de Manuel Soares de Albergaria Pais de Mello, e obtive-os por via indirecta.

Se a informação é igual à do F. Gayo, talvez a autora dele se tenha servido nesses costados, mas não lhe sei dizer.

Não posso confirmar se se trata da famosa Casa da Rede, mas se me diz que os srs. dessa casa eram Cerqueira, então talvez haja aqui troca de nome e a "Quinta de Santiago da Rede" seja de facto a Casa da Rede.

Mais posso precisar que a data indicada de nascimento de D. Maria Tomázia em "Soares de Albergaria" é 1711.

Obrigado pelas pistas e um abraço para si também

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43555 | vbriteiros | 16 jun 2003 23:36 | Em resposta a: #43550

Meu Caro Alexandre.
A freguesia de Vila Marim , nesta altura , só tem duas Casas nobres: Granjão e Azenha. Nestas não encontrei os apelidos mencionados.
Entretanto consultando as NCP, reparei que mencionam como pai: Manuel Guedes de Sequeira e mãe D. Florença(?) Guedes de Carvalho.
Em ~Mesão-Frio o apelido Guedes é abundante.
Vai ser dificil sem consulta de assentos paroquiais
Deve estar sepultada no túmulo armoriado dos Albergarias ,na Igreja de S. Pedro em Oliveira do Conde. Devem ser vistos os assentos de óbito desta freguesia.
Bom trabalho
Abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43559 | vbriteiros | 17 jun 2003 00:58 | Em resposta a: #43553

Caro Vasco Jácome
Não é a mesma Quinta!
abç
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#43604 | Vasco Jácome | 17 jun 2003 19:14 | Em resposta a: #43559

Caro Vasco Briteiros e Caro Alexandre Burmester

Realmente, se me tivesse dado ao trabalho de ir, por exemplo, ao site da anafre.pt, teria verificado que a Casa da Rede fica em Santa Cristina e não em Vila Marim, pelo que serão efectivamente 2 casas diferentes. Assim, a questão do Sequeira e Cerqueira fica sem sentido pois estaremos a falar de famílias diferentes.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Tomázia de Sequeira Guedes de Queiroz,

#210180 | otuo | 09 out 2008 01:45 | Em resposta a: #43604

Caros confrades será que me poderiam elucidar sobre a familia Borges proprietaria da referida quinta antes de 1950 como se explica seguidamente de acordo com o sitio dos monumentos nacionais: "Cronologia
Séc. 18 - Provável construção da casa; séc. 19 - segundo Pinho Leal pertenceu a Manuel Soares d'Albergaria e nesta altura era do Barão de Fornellos; séc. 20, década 50 - adquirida por António Ribeiro a uma família Borges que foi para o Brasil; 1995 - a casa é adquirida pela actual proprietária."
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen