Fernando Pessoa : como se chamava ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Bibliografia

Fernando Pessoa : como se chamava ?

#43620 | JCALD | 18 jun 2003 12:12

Caros Confrades:
Na base de dados do Genea Portugal, a ficha de Fernando Pessoa apresenta a forma de «Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa» e já o tenho visto assim referido aqui no Forum.
Não conheço, no entanto, nenhum documento com essa formação de nome.

Por simples curiosidade, estive a folhear «Fernando Pessoa, uma Fotobiografia», de Maria José de Lencastre, que reproduz vários documentos. Na maioria dos casos o nome do poeta é Fernando António Nogueira Pessoa.
Mesmo os Ingleses, com a sua tendência para encurtar os nomes, assim o tratavam durante a sua permanência na Cidade do Cabo, como se pode ver em 2 diplomas da University of the Cape of Good Hope. No «Queen Victoria Memorial Prize», que lhe foi concedido em 1903, vem como «Fernando A. N. Pessoa».
Em relação aos documentos portugueses, pondo de parte o registo de baptismo onde, segundo a norma da época, apenas vem referido o primeiro nome, encontramos «Fernando António Nogueira Pessoa» na Remissão do Serviço Militar (1902), num rascunho de requerimento para a matrícula no Curso de Letras (1906), num cartão de visita (1908), na Declaração de Óbito (1935) e em notícias necrológicas nos jornais da época.
As únicas excepções são um cartão de visita profissional de 1917, onde figura como «F. A. Pessoa», e o Bilhete de Identidade emitido em 1928. Neste documento vem referido como «Fernando Nogueira Pessoa» e é assim que o próprio o assina, o que não deixa de ser curioso.
Gostaria que os ilustres confrades se pronunciassem sobre este tema. Haverá algum documento em que seja nomeado «Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa»?

Caso não seja possível encontrar um nome consensual , sugeria que a ficha da base de dados fosse epigrafada simplesmente «Fernando Pessoa» e que as diferentes versões do nome fossem dadas no campo «Notas», onde também, em meu ver, deveriam figurar os heterónimos.
Desconheço se esta sugestão colide com alguma norma do GP. Não sei também como são tratados na base de dados aqueles que usam um nomes artístico ou literário diferente do seu nome oficial. Estou a pensar, por exemplo, em senhoras que assinam as suas obras com o apelido do marido, ou naqueles que adoptam um apelido tradicional da sua família, de que já não são portadores.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Pessoa : como se chamava ?

#43628 | camisao65 | 18 jun 2003 13:28 | Em resposta a: #43620

Caro José Caldeira,

É sem dúvida, uma boa questão.
Vou consultar, logo mais, a correspondência trocada entre o meu falecido pai, e os Srs. Coronel Armando de Sacadura Falcão, e Peixoto e Bourbon, para verificar se existe alguma referência a tal formação do nome.
Em todo o caso, e se tal não se verificar, julgo que a sua sugestão é muito pertinente, e sem dúvida benvinda.
Na minha opinião, o que devia prevalecer neste caso, seria o nome que consta do respectivo bilhete de identidade, ou seja, «Fernando Nogueira Pessoa», colocando como referiu, no campo «Notas», as outras versões e os respectivos heterónimos.

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Pessoa : como se chamava ?

#43646 | Genea Portugal | 18 jun 2003 16:49 | Em resposta a: #43620

Caro José Caldeira,

As informações genealógicas constantes dos registos da nossa base de dados são suportadas pelas fontes que nesse próprio registo vêm referidas. Por regra é assim que a base de dados deve funcionar e neste caso funciona. Ou seja, se vir com atenção o registo em causa, sob a fotografia do registado encontra três botões: o primeiro tem escrito "Costados", a seguir vem um que diz "Família", e o terceiro diz "Fontes". Logo a seguir a este último, que no caso é o que nos interessa, tem um campo no qual vêm discriminadas as Fontes das quais reproduzimos ou interpretámos as informações desse mesmo registo. Neste registo, nesse campo, está escrito "GEPB-vol. 21-pg. 482". A própria fonte é indentificável se a seleccionar. Trata-se da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que, no seu volume 21, página 482 identifica o nosso Fernando Pessoa como "Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa", filho daqueles pais, nascido e morto naquele local, naquelas datas e referido nessa fonte como "Notável poeta e escritor", exactamente as mesmas informações que encontra nesse mesmo registo. Assim, quando tiver dúvidas sobre a origem dos dados referidos no Genea Portugal, comece por verificar as fontes lá referidas. Somos uma equipa com pouca imaginação, que tentamos superar com o maior rigor ;-)

Não pretendemos alterar a denominação da fonte que privilegiámos, não vemos que haja motivo para isso. Como sabe, até meados do século passado a utilização oficial de nomes próprios tinha uma flexibilidade que, felizmente para a confirmação da identidade, se vai perdendo. Com isto, infelizmente, também se perderão boas pistas para futuras pesquisas. Mas é a evolução dos tempos, com a qual nos conformamos.

Equacionaremos a possibilidade de vir completar em notas este registo com os nomes dos heterónimos que, afinal, também identificam a mesma pessoa (embora não fosse bem essa a ideia do Autor...).

Quando publicamente as pessoas se celebrizam utilizando nomes distintos daqueles com que nasceram, em Celebridades, encontra-as geralmente com esse outro nome.

Por exemplo, se em Artes e Letras escolher "Escritores" encontra o nosso registado como "Fernando Pessoa" ou ainda outro escritor como "Joaquim Paço d' Arcos". Seleccionando-os vai ter aos seus próprios registos, nos quais se encontra o nome completo ou oficial dos mesmos.

Não só nesses casos assim os identificamos, mas por vezes em "notas", no próprio registo, também fazemos essa referência quando entendemos que se justifique.

Agradecemos a atenção que presta ao nosso trabalho e as sugestões que faz para o seu desenvolvimento, que são sempre úteis.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Pessoa : como se chamava ?

#43702 | JCALD | 19 jun 2003 17:08 | Em resposta a: #43646

Caros Directores do Genea Portugal:

Muito obrigado pelos oportunos esclarecimentos.

Quando verifiquei que a versão do nome de Fernando Pessoa que consta do registo do GP não é a que frequentemente lhe atribuem, pensei em fazer directamente uma rectificação. Quis, entretanto, certificar-me, consultando uma das biografias, e cheguei rapidamente à conclusão que eram muitas as formas adoptadas pelo próprio Poeta.

Decidi, pois, iniciar um tópico, esperando que os habituais utentes do sítio contribuíssem com mais versões do nome do Poeta, ou que alguém citasse um documento com uma forma «oficial». Não houve da minha parte qualquer intenção de criticar indirectamente os critérios do GP.

Foram-me, no entanto, muito úteis os esclarecimentos que me prestaram. Não tinha ideia, por exemplo, que no índice das Celebridades figuravam os nomes artísticos.

Cada vez mais me convenço que, mesmo os mais assíduos frequentadores e admiradores do GP, como é o meu caso, têm uma visão muito limitada das potencialidades da base de dados, e todos os dias encontram novos elementos de interesse, o que é muito estimulante.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Pessoa : como se chamava ?

#43710 | Genea Portugal | 19 jun 2003 19:37 | Em resposta a: #43702

Caro José Caldeira,

Não vimos na sua primeira mensagem qualquer crítica. Antes uma boa oportunidade de esclarecer critérios, campos e recantos do nosso site.

Como já tivemos oportunidade de referir, verificamos muitas vezes que quem frequenta o Fórum não conhece bem o resto do site. Por outro lado, quem se nos dirige com sinais de um profundo conhecimento do site e do nosso trabalho, não aparece no Fórum. É um fenómeno que não deixa de nos intrigar. Por isso, aproveitamos estas oportunidades para divulgar melhor junto dos "confrades", as potencialidades de todos os espaços.

Por curiosidade, refiro o espanto com que lemos dúvidas no Fórum a questões esclarecedoramente divulgadas na base de dados, às quais outros respondem manifestamente após pesquisas feitas longe da base, muitas vezes com as fontes ali referidas. Ao contrário, temos um ilustre atento consultor de anos, que nos veio falar passado muito tempo "num fórum da net" de que lhe tinham falado "onde se discutem coisas de genealogia". Pensámos que fosse outro fórum. Percebemos mais tarde que era este mesmo, mas que, direccionado para a base de dados, nunca tinha cá entrado. Se nos vier a ler, reconhecer-se-á, mas, infelizmente para a riqueza do debate, agora lê, mas (ainda) não participa.

Pedimos que o José Caldeira não tome estas intervenções como crítica. Se a houvesse era em primeiro lugar para nós, por não conseguirmos mais imediatamente revelar todas as salas da casa.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen