Parada de Infanções Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Parada de Infanções Bragança

#43637 | rop78487 | 18 jun 2003 15:05

Procuro informação relacionada com o solar que foi da família Pavão, com capela de Santo Amaro, na freguesia de Parada, antiga freguesia de Parada de Infanções, solar também conhecido como o "Pombal". Foi adquirida pela família Gonçalves Rapazote. Pertenceu aos Dr. António e Agustinho Rapazote.
Penso que poderá ser o solar dos Infanções de Parada, que foi dos Madureira Feijó, na freguesia de Parada.
Será que este solar, dos Madureira Feijó, na freguesia de Parada, Bragança, tem no seu interior a capela de Santo Amaro? Que relações familiares existem entre estas duas famílias? a capela foi mandada construir pela Dr. Domingos Pires Pavão,mestre escola da Sé de Miranda e seu irmão Amaro Pires Pavão, reitor de Mascarenhas e depois tezoureiro-mor, no ano de 1687, e foi primeiro administrador seu sobrinho Domingos Pires Pavão.
Agradeço a quem tenha informação e possa disponibilizar
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#43772 | rop78487 | 21 jun 2003 16:24 | Em resposta a: #43637

Procuro informação em relação ao 1º solar da família Pavão na freguesia de Parada, Bragança.
Na porta da capela do solar que foi da família Pavão lê-se: "Esta capela mandou fazer o Dr. Domingos Pavão mestre escola da Sé de Miranda, ano de 1687.
Agradeço receber informação relacionada com o assunto referido.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#43921 | Sucçães | 25 jun 2003 09:42 | Em resposta a: #43637

Caro
António Sousa

Ainda não me respondeu à questão que lhe coloquei à dias no outro tópico, pelo que aguardo a sua resposta.
Efectivamente o solar existente hoje em Parada de Infanções, concelho de Bragança, e hoje pertença por compra à família Rapazote e/ou Cavaleiro Ferreira, pertencia a Francisco de Sousa Ataíde Pavão, o mesmo que também possuía casa em Sucçães e efectivamente a capela do solar é a de Sto. Amaro.
Aguardo novo contacto
Atenciosamente
Francisco Pavão

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45045 | m7491 | 15 jul 2003 11:27 | Em resposta a: #43637

A casa dos sete infantes de Lara, em Parada, segundo a lenda de Lopez de Vega, será a chamada "casa do Cerrado", em Parada, que fica situada em frente à igreja. Esta casa não tem capela, tem brasão (Madureira Feijó), e foi comprada pelo Sr. António Manuel Rapazote (1836-1910) à familia Doutel.
A casa de S. Amaro é outra também adquirida, por compra, pelo mesmo Sr. António Manuel Rapazote (1836-1910). Era um morgadio de capela e nela se encontra a capela de S. Amaro. Também foi em tempos conhecida como a casa do Pavão (por ter pertencido à familia Pavão). Hoje é mais conhecida como a casa de S. Amaro.
Quanto às relações familiares entre os Madureira Feijó e os Pavão, suponho que nenhumas.
Cumprimentos
MGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45097 | rop78487 | 16 jul 2003 00:14 | Em resposta a: #45045

Caro
Mgonçalves

Estou grato pela informação facultada.
A informação facultada foi retirada de algum livro ou arquivo que eu possa ter acesso?
Qual o brasão do morgadio?
Se tiver mais informação em relação ao morgadio e genealogia, que possa dispor agradecia.
A que fidalgo ilustre podemos deduzir a origem do morgadio da família Pavão?
Atenciosamente
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45128 | m7491 | 16 jul 2003 12:09 | Em resposta a: #45097

Ao Senhor António Sousa
Respondo sucintamente às questões que formula na sua mensagem:
1- A informação que disponibilizei acerca da Casa de Santo Amaro, em Parada, Bragança foi recolhida de apontamentos e notas pessoais de um membro da família Rapazote já falecido.
2- A casa de Santo Amaro, em Parada, Bragança não é brasonada.
3- Ignoro tudo sobre a história da família Pavão.
Respeitosos cumprimentos
MGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45166 | rop78487 | 16 jul 2003 21:00 | Em resposta a: #45128

Caro
MGonçalves
Agradeço mais uma vez pela informação facultada.

Sabe qual a localização exacta da casa de Santo Amaro,na freguesia de Parada?

Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45200 | m7491 | 17 jul 2003 11:17 | Em resposta a: #45166

Senhor António Sousa

A casa de Santo Amaro, localiza-se exactamente no extremo norte do Bairro de Oleiros, na freguesia de Parada.

Cumprimentos
MGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45250 | rop78487 | 17 jul 2003 23:39 | Em resposta a: #45200

MGonçalves
Agradeço pela informação.
Se for possível uma foto da casa, da capela e da porta onde existe uma inscrição, agradecia.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45280 | m7491 | 18 jul 2003 11:32 | Em resposta a: #45250

Senhor António Sousa

Lamento mas não tenho à mão uma foto digitalizada da Casa de Santo Amaro ainda mais com a particularidade que refere.

Cumprimentos
MGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#45332 | rop78487 | 19 jul 2003 00:00 | Em resposta a: #45280

Prezado MGonçalves
Agradeço pela informação prestada.
Se por eventualidade tirar as fotos agradecia que me contactasse
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#46017 | PinheirodeCampos | 07 ago 2003 10:02 | Em resposta a: #45332

Caro Amigo

Sou casado na família Rapazote e conheço bem a casa que foi comprada pelo bisavô. Qualquer informação que deseje peço que me contacte pois tenho algumas fotos.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#52731 | rop78487 | 27 nov 2003 21:49 | Em resposta a: #46017

Caro confrade,
Filipe Campos
Se não possuir foto digitalizada da casa do Pavão, agradecia que revelasse as fotos e dissesse o valor das mesmas, enviando as fotos para a seguinte morada:

António Sousa

Urbanização do Lagar
1º Esq. Lote 16
8800
Conceição de Tavira

Cumprimentos
António Sousa
sousa.antonio@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#52807 | rop78487 | 29 nov 2003 19:07 | Em resposta a: #45280

Caro confrade,
M.Gonçalves
Se não possuir foto digitalizada da casa do Pavão,casa de Santo Amaro, agradecia que revelasse as fotos e dissesse o valor das mesmas, enviando as fotos para a seguinte morada:

António Sousa

Urbanização do Lagar
1º Esq. Lote 16
8800
Conceição de Tavira

Cumprimentos
António Sousa
sousa.antonio@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#53076 | m7491 | 04 dez 2003 10:28 | Em resposta a: #52807

Ao Sr. António Sousa

Respondo à sua mensagem na qual pede lhe sejam enviadas umas fotos da Casa e S. Amaro. Eu já lhe disse que não tenho fotos da Casa do S. Amaro que lhe possam ser fornecidas. As fotos que possuo do único alçado da Casa de S. Amaro que mais lhe interessa (alçado norte que inclui a porta da capela de S. Amaro e inscrição) são fotos não da casa mas de familiares que posaram naquele lugar com a porta da capela a servir e fundo. Ora, como deve calcular essas fotos não posso eu fornecê-las pois se o fizesse estaria a violar o direito à imagem de familiares falecidos, o que evidentemente não farei. Não sei qual o interesse que tem nas fotos da casa mas se esse interesse for legítimo talvez pudesse tentar de obter umas fotos novas quando fosse lá. Eu não habito em Parada e não sei quando lá poderei ir. A única coisa que sei é que tenho vontade de voltar a Parada, à Casa de S. Amaro da qual sou co-proprietário do lado sul e onde não vou à uns anos. Não sei é quando.
Aceite os meus cumprimentos
MGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#53128 | rop78487 | 04 dez 2003 22:08 | Em resposta a: #53076

Caro confrade
MGonçalves
O meu interesse pela foto da casa de Santo Amaro, é pelo facto dos antigos proprietários desta casa, (família Pavão) serem meus ascendentes, e por essa motivo, gostaria de ter uma recordação desta antiga casa.
Atenciosamente
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#53356 | m7491 | 09 dez 2003 11:29 | Em resposta a: #53128

Ao Sr. António Sousa
Fica registado o interesse que o Sr. António Sousa, na sua qualidade de descendente do antigo proprietário da Casa do Pavão, também conhecida pela Casa de S. Amaro, tem em obter uma fotografia da casa que foi pertença do seu ascendente.
Mas fica por solucionar o ponto que lhe referi na minha mensagem que originou a sua a que respondo. Não posso fornecer uma imagem de familiares. Não é má vontade, acredite.
Se entretanto encontrar uma fotografia que eu possa fornecer fá-lo-ei. Mas não me posso comprometer a fazê-lo nos tempos mais próximos.
Com respeitosos cumprimentos
MGonçalves (acrónimo de Manuel Gonçalves Cavaleiro de Ferreira)

Resposta

Link directo:

RE: Parada de Infanções Bragança

#53411 | rop78487 | 09 dez 2003 21:56 | Em resposta a: #53356

Caro confrade
MGonçalves
Aguardo por circunstâncias favoráveis para o efeito.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen