Família Eiras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Eiras

#437 | rpfw | 07 out 2000 20:57

Senhores:
Estou procurando dados sobre a famíla Eiras.
O mais antigo ancestral que conhecemos é José (ou Jorge) Fernandes Eiras, no
Recife em princípios do século XIX. Ele foi casado com Silvana Maria
d'Oliveira.

Ruy F. Werneck

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#444 | Genea Portugal | 08 out 2000 05:59 | Em resposta a: #437

Nos registos que aí tem, não consegue saber de que região de Portugal eram? É fundamental essa informação para ser possivel fazer qualquer tentativa de busca!

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#447 | rpfw | 08 out 2000 14:56 | Em resposta a: #444

Infelizmente, não.
Tenho conseguido localizar Eiras no norte de Portugal e até na Galicia espanhola.
Tudo que meu ramo da família sabe é o que está na minha primeira mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#449 | Genea Portugal | 08 out 2000 16:11 | Em resposta a: #447

Mas não haverá um passaporte, uma lista, um registro de casamento ou nascimento, onde aí encontre qualquer referência à terra da naturalidade? Um contrato notarial, uma admissão num emprego? Um padrinho conterrâneo? A que datas, mais ou menos, correspondem esses seus antepassados?

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#453 | rpfw | 08 out 2000 18:48 | Em resposta a: #449

Como eu disse na minha primeira mensagem, eles vieram para o Brasil em princípios do século XIX.
O filho do casal, Manuel Joaquim Fernandes Eiras, nasceu no Recife em 1828.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#2140 | Goblin | 09 fev 2001 12:41 | Em resposta a: #437

Não posso deixar de achar curioso de ver aqui este apelido, uma vez que é o meu.
Sabia que existe este apelido no Brasil, mas nunca encontrei nenhuma informação. gostava que me contactasse a dar mais promenores, ou até quem sabe trocar informações.
Bruno Eiras

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#2148 | rpfw | 09 fev 2001 17:07 | Em resposta a: #2140

O que eu tenho é muito pouco.

Minha avó paterna se chamava Dora Brandon Fernandes Eiras,
filha de
José Carlos Fernandes Eiras,
filho de
Manoel Joaquim Fernandes Eiras, (1828 Recife – 29/7/1887 Rio de Janeiro)
filho de
José (talvez fosse Jorge) Fernandes Eiras e sua mulher Silvana Maria d'Oliveira.

É sobre esse último que faço minhas pesquisas.
Não sabemos se ele era brasileiro ou português, e nada sabemos de sua ascendência.

Quem era, de onde veio, qual sua cidade de nascimento, falecimento, etc.

No Brasil já esgotei as possibilidades de encontrar qualquer informação. Por isso, procuro em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#2149 | Goblin | 09 fev 2001 17:20 | Em resposta a: #2148

Como imagina também faço as minhas pesquisas por aqui, se encontrar alguma coisa terei todo o prazer em dar.lhe informações. Pelo que eu sei existem poucas pessoas em Portugal com essa apelido e as que consegui identificar, têm a sua origem no norte de Portugal, zona que no sec. XIX conheceu muita imigraçao para o Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#31564 | Aqua | 03 dez 2002 16:42 | Em resposta a: #437

Olá RPFW:
Só há pouco tempo descobri este fórum. Poderá ser que lhe interesse estas informações que lhe vou dar. Deves compreender que ainda não pesquisei nada disto em profundidade e tudo o que lhe vou dizer é aquilo que "se diz na família". Efectivamente, na aldeia em que meus pais nasceram (Laúndos - Póvoa de Varzim - Distrito do Porto - Zona Norte de Portugal), existe o apelido Eiras, ou melhor, Sá Eiras. Desta aldeia de Laúndos, saiu uma grande emigração para o Brasil durante os séculos XIX e XX, não sei se foram para o Recife, mas é natural que muitos tenham ido. A minha família, por exemplo, foi para São Paulo. Soube há tempos, através de um professor de História cá da zona, que esta região da Póvoa de Varzim teve uma emigração continuada para o Brasil ao longo dos séculos, que só terá diminuído nos últimos cinquenta anos. Na aldeia de Laúndos, também aparece com frequência o apelido "Fernandes", a minha avó materna tem esse apelido. Quanto ao "Eiras" propriamente dito, eu tenho familiares com esse nome que residem actualmente na região de Lisboa, algumas pessoas com o apelido Eiras ainda vivem em Laúndos e também estão aparentados com a minha família. Questionei a minha mãe sobre o porquê de esses parentes utilizarem o nome Sá Eiras, e o nosso ramo só utilizar o Sá e o que ela disse foi o seguinte: como na aldeia havia muitas pessoas com o nome igual, para não haver confusões, alguns passaram a assinar Sá Eiras. É que na aldeia, quem nascia na Casa da Eira, era chamado de "os da Eira", como sendo, o "João da Eira", o "Luís da Eira", etc. Fiquei ainda mais curiosa com esta história e perguntei quando teria sido construída a tão famigerada eira (não sei se sabes, a eira era o local onde se punha o milho, o trigo, a cevada, enfim, os cereais, a secar, para depois serem debulhados). A minha mãe não soube responder ao certo quando ela teria sido construída, e também já não havia ninguém vivo que pudesse responder a essa pergunta. No entanto, através das minhas "pesquisas" pessoais, nomeadamente através de perguntas a pessoas mais velhas, tios da minha mãe que na altura já contavam com quase 90 anos, o que disseram foi que a eira teria sido uma espécie de "dote" de casamento, que um padrinho, do Brasil, teria dado à noiva. Essa eira, construída em pedra (granito, penso eu) era a única existente na aldeia até há pouco tempo, não sei se actualmente existirão outras. Pelos meus cálculos, a eira teria então, no mínimo, 200 anos. A "Casa", propriamente dita, teria de ser forçosamente mais antiga, até porque sei que a zona onde ela se encontra (Rapejães) é a zona de ocupação mais antiga da aldeia. Pronto, é tudo o que sei. Considere isto como uma pequena ajuda. Nada há nada que comprove que o seu antepassado tenha vindo desta zona, mas também nada há que comprove que ele não tenha vindo.
Melhores cumprimentos.
Aqua

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#31587 | Jotri | 04 dez 2002 01:15 | Em resposta a: #31564

Caros Confrades.
Por acaso já consideraram a hipótese académica de o apelido EIRAS ser de origem toponímica?..... Por acaso não conhecem a freguesia de EIRAS junto a Coimbra?
Um abraço
JT

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#31608 | rpfw | 04 dez 2002 14:25 | Em resposta a: #31587

Já passei por lá. Infelizmente não houve tempo (numa excursão turística) de parar e pesquisar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143389 | leiras | 08 fev 2007 20:46 | Em resposta a: #437

Em Mata de Lobos, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, existe uma familia Eiras que tem forte implantação no Brasil. Não sei se existe alguma relação pois não sei quais são as raizes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143437 | rpfw | 09 fev 2007 12:46 | Em resposta a: #143389

Obrigado.

Em que região de Portugal fica esse Concelho?

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143490 | leiras | 09 fev 2007 22:10 | Em resposta a: #143437

Fica no Distrito da Guarda. É o concelho mais a norte encostado ao Rio Douro

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143602 | rpfw | 10 fev 2007 23:47 | Em resposta a: #143490

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143659 | nita | 11 fev 2007 15:17 | Em resposta a: #143602

AO PESQUISAR OS MEUS ANSCENDENTES DO LADO DE MEU AVÔ MATERNO ENCONTREI O SOBRENOME -EIRAS- QUE ACTUALMENTE NINGUÉM NA FAMILIA O TEM. VERIFIQUEI QUE ESSES ASCENDENTES ERAM NATURAIS DA FREGUESIA DE EIRAS DO CONCELHO DE CHAVES DISTRITO DE VILA REAL.
CUMPRIMENTOS

NITA

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143715 | rpfw | 11 fev 2007 23:25 | Em resposta a: #143659

Obrigado pela informação, Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#143744 | vbriteiros | 12 fev 2007 11:44 | Em resposta a: #2140

Caro Goblin,
Já há algum tempo venho tentando identificar as pessoas constantes de uma foto de 23.8.1924, que representa uma reunião de antigos alunos do Colégio do Espirito Santo de Braga. Pelo foto vê-se que a maioria teriam sido alunos nesse Colégio pelos anos de 1880 a 1900 e logo na 1ª fila foi identificado o padre Eiras , pessoa que foi muito ligado ao "escutismo" da época. Não consegui obter mais iinformações sobre ele.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#145111 | br1629 | 22 fev 2007 20:30 | Em resposta a: #437

Caro Ruy F. Werneck,
Na cidade onde resido há muita população com o apelido Eiras.
Para o poder ajudar na pesquisa, seriam necessárias mais referencias
(datas, freguesias ou concelhos de naturalidade).
Oliveira Martins, genealogista, refere o seguinte sobre esta família:
"Não encontramos referencias mais recuadas desta família, salvo uma alusão de Fernão Lopes na sua crónica do Rei D. Fernando quando refere Domingos Peres das Eiras como cidadão honrado, natural do Porto, e dos que foram presos pelos Castelhanos, numa das várias sortidas que fizeram naqueles tempos ao território português, tendo pago 10.000 francos de ouro pelo seu resgate importância que recebera como frete de mercadorias de uma nau que tinha e que viajava para a Flandres.
Ficamos assim a saber que estes Eiras eram proprietários e armadores de navios.
FG não trata dela no seu Nobiliário, como acontece a muitas outras. Mas havia pessoas de apelido Eiras, na segunda metade da década de quinhentos, na freguesia de Santa Maria de Faria…do concelho de Barcelos, ...é natural que alguns Eiras tivessem vindo para esta vila, onde chegaram até aos nossos dias com os apelidos André Eiras"
Cumprimentos
MFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#145456 | rpfw | 25 fev 2007 20:33 | Em resposta a: #145111

Prezado M Ferreira
Obrigado pela mensagem.
Infelizmente não temos mais dados além do nome de meu tetravô José Fernandes Eiras, que viveu na cidade do Recife, Pernambuco. Fiquei sabendo há cerca de um mês que ele era médico (provavelmente diplomado em Portugal) e docente da Faculdade de Medicina do Recife.
Não sabemos se ele seria português ou brasileiro. Foi casado com Silvana Maria de Oliveira, natural do Recife (°1802 +1856)
Obrigado, de antemão, por quaisquer outras informações.

Ruy F. Werneck
Belo Horizonte, MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#285690 | S. Eiras | 25 ago 2011 23:55 | Em resposta a: #145456

Não sei se ainda terá algum interesse, mas ainda assim, informo de que o meu apelido é Eiras, e sou natural do Minho, norte de Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Eiras

#339892 | lugburz | 22 dez 2013 20:40 | Em resposta a: #145111

Meu nome é Marcelo Eiras dos Santos, vivo nos arredores de Lisboa e herdei o apelido Eiras do lado da minha mãe que é originária da freguesia de Vila Seca, concelho de Barcelos. Não venho fazer qualquer pergunta, mas apenas agradecer a este forum em que pude ficar um pouco mais esclarecido sobre a origem desse meu apelido.obrigado

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#373323 | RenanEiras | 23 ago 2016 08:08 | Em resposta a: #437

Bom dia !!!
Meu nome é Renan Eiras sou do Brasil , tenho 27 anos e estou em uma procura para saber mais da origem da minha familia, e nao quero desistir dessa procura ;

caso alguem saiba mais se comunique comigo pelo email :renaneiras.1412@outlook.com

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#373324 | silvestre | 23 ago 2016 08:49 | Em resposta a: #373323

Renan, assim ninguém vai conseguir ajudá-lo. Terá de indicar os nomes dos seus avós e respectivas localidades e datas, (ou aproximadas), até aos mais antigos que conseguir. E até pode acontecer que os Eiras deixem de lhe interessar pois aparecerão outros apelidos (sobrenomes).

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#373366 | rpfw | 24 ago 2016 22:12 | Em resposta a: #437

Pois eu continuo sem saber nada, além do que escrevi em fevereiro de 2001.
Quanto ao que escrevi em 9 de fevereiro de 2007, sobre ele ser médico e docente na Faculdade de Medicina do Recife, já foi verificado ser falso, pois a Faculdade de Medicina do Recife é posterior ao seu falecimento. Seu filho Manuel Joaquim Fernandes Eiras foi estudar medicina no Rio de Janeiro, tendo fundado muitos anos depois a Casa de Saúde Dr. Eiras, que ainda existe.

Ruy Werneck
Belo Horizonte

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#411472 | marcosbrandi | 22 jan 2019 14:08 | Em resposta a: #373366

Ruy, boa tarde.

Meu pai é português, natural de Apúlia em Esposende e tem o sobrenome Eiras. Todos os antepassados da minha avó tem o sobrenome "Fernandes Eiras" até a sexta geração que já encontrei, e são todos da mesma cidade. Sugiro procurar alguma conexão no Family Search, eu tenho tudo cadastrado lá.

Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#412510 | eirapires | 20 fev 2019 05:59 | Em resposta a: #31564

CAROS EIRAS. sou Português tenho descendencia dos Eiras, mas já não tenho Eira no nome. Minha avó materna era Nazaré Marques da Eira, eram 6 irmãos, nasceram numa aldeia do concelho de Mação , Beira Baixa. chamada Santos. tinham como alcunha os Barradas não sei porquê.

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#420648 | Nanda eira | 12 jan 2020 19:08 | Em resposta a: #437

Eu tenho o sobrenome Eira e o meu bisavô chamava-se Antônio Vaz De Lima Eira

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#420649 | Nanda eira | 12 jan 2020 19:09 | Em resposta a: #420648

Antônio Vaz De Lima Eira Filho

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#424424 | Lucas Henrique Eira | 25 mai 2020 18:41 | Em resposta a: #437

Oi, eu me chamo Lucas Henrique Eira da Motta, sem o "s". Minha mãe chama Celi Eira dos Santos e meu avô se chama João Eira dos Santos. Meu bisavô, até onde sabemos, se chama Lázaro Eira dos Santos, nascido em Portugal. Queremos procurar familiares. Atualmente, somos do interior do estado de São Paulo. Temos quatro descendentes de meu avô. Não temos informações adicionais.

Resposta

Link directo:

Família Eiras

#424762 | MelissaEirasCunha | 07 jun 2020 18:47 | Em resposta a: #437

Me chamo Melissa Eiras da Cunha. Meu avô materno era espanhol e tinha o nome de José Eiras Brion. Imigrou para o Brasil na década de 50. Também gostaria de saber mais detalhes sobre o sobrenome Eiras.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 09:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen