médico no Ultramar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

médico no Ultramar

#43734 | mavasf | 20 jun 2003 16:34

Exmo. M Magalhães,
Deduzo que teve algum contacto c/o Ultramar. Tive um tio-avô, Dr. João Saboia Ramos, médico no Ultramar, casado com a minha tia-avó Clarisse Teles Vilhena de Meneses. Ele do continente, ela da Madeira. Infelizmente, só a conheci uns anos antes de falecer, pois só regressou à Madeira depois do marido também ter falecido. Os meus avós e pais já cá não estão para me esclarecerem.
Caso me possa dar alguma info. Agradecia-lhe.
Mavasf

Resposta

Link directo:

RE: médico no Ultramar

#43792 | magalp | 22 jun 2003 12:32 | Em resposta a: #43734

Cara (o) Mavasf

Na presunção q. esta pergunta me é dirigida, informo que estive realmente no Ultramar.
Dois anos, três meses e dois dias...
Nesse espaço de tempo conheci dois Alferes-Médicos Milicianos. Só me lembro do nome de um, Dr. Guerra Correia, pessoa de rara distinção (creio q. filho dum Brigadeiro), muito destemido, acompanhava os grupos de combate nas saídas para o "mato" com uma G-3 (a celebrizada espingarda aut. de assalto, pat. alemã, "Heckler & Koch", cal.7.62/Nato, magnificamente fabricada em Portugal, quando éramos uma potencia livre, independente, invejada e odiada...)debaixo do braço, óculos de Ray-Ban, galão dourado sobre os ombros e permanente boa disposição! Muito culto, óptimo conversador, jogador de cartas, fraco bebedor de Whisky... (um copo rendia-lhe uma noitada!). Jogava mto. bem Bridge, Poker e King, com muita senhoria e grande destreza, porém creio q. era menos dotado para fazer "bluff"... era tb. destro xadrezista, ainda q. pouco convencional nas aberturas, ou saídas. Como médico era queridíssimo, quer no bivaque, quer na população de São Domingos.
Recordo o comentário q. fazia um intessa tíssimo comerciante libanês (Aniz Amin Abi-Eid, único naquelas paragens), a propósito do Dr. Guerra Correia: "um portuguez bem nascido, com raça, civilizado, é um senhor em q.q. parte do mundo!"
Infelizmente já nesses tempos havia poucos daquele quilate...

As recordações que me trouxeram a sua pergunta...

Pois não tive o gosto de conhecer o senhor seu Tio-Avô, Dr. João Saboia Ramos. Mas, o nome da senhora sua tia-avó é-me conhecido, mesmo familiar, pois tenho uma trisavó das terras de S. Gonçalo de Amarante, com apelidos semelhantes, mas cujas origens ainda sei pouco...
Se o seu tio foi médico militar no Ultramar, fácil será conseguir no AHM documentação sobre ele, desde q. o consiga identificar suficientemente. Como médico civil ultramarino, não sei a q. entidade deverá dirigir-se; mas creio q. deverá haver alguma "herdeira" do antigo Ministério do Ultramar.

Pode acontecer que algum "ultramarino" que nos leia, dê alguma dica.

Cumprimentos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: médico no Ultramar

#43794 | manuelr | 22 jun 2003 13:35 | Em resposta a: #43792

Caro Amigo Manuel Maria

O velho corredor S. Domingos-Sambuiá! Tudo boa gente! Essa do Médico fez-me lembrar outra, que me permito contar. Realmente os médicos eram uma excelente companhia, muitas vezes até alta madrugada, que nos aturavam tudo e tinham principalmente um grande papel moderador. Mas vamos ao que iteressa. O meu médico, o Dr. Thedim de Lacerda Pinto (penso que de Castro D'Aire), tinha levado com ele uma cadela pastora alemã, Erika, com todos os "atestados" e mais alguns quanto à sua "nobreza de sangue" que ele ciosamente guardava para cruzar com um cão a quem já estava prometida na Metrópole. Como não podia permitir cruzamentos com os cães da Companhia, guardava mais estes que a cadela. Só que o cão mais rafeiro da zona, apanhou o Dr. a dormir, esteve-se nas tintas para o "pedigree" da estimada Erika e fez-se à vida. Eu nunca vi um médico tão doente! E ainda por cima, era o 1º cruzamento da cadela. Penso que isto prejudica as ninhadas seguintes.
Nunca mais vi o dR. Thedim de Lacerda Pinto, a quem deixo aqui um grande abraço.

Um grande abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: médico no Ultramar

#43801 | vbriteiros | 22 jun 2003 16:05 | Em resposta a: #43794

Caro Manuel da Silva Rolão.
Gostei muito da história da "Erika" do Dr Thedim Lacerda Pinto, que na realidade deve ser o Dr António Thedim Negrão de Lacerda Pinto, filho de D. Maria Teresa Thedim Negrão, da Casa de Longra(Paredes) e da Casa de Mosteirô( Ancêde-Baião) e do Dr. José Maria Lacerda Pinto,já falecido, da Casa de (?) de Castro Daire.
O que eu vou rir com essa história!
O abraço vai ser entregue.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: médico no Ultramar

#43803 | manuelr | 22 jun 2003 16:29 | Em resposta a: #43801

Caro Vasco Briteiros

Agradeço a atenção.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva rolão

Resposta

Link directo:

RE: médico no Ultramar

#43828 | mavasf | 23 jun 2003 09:16 | Em resposta a: #43792

Caro M. Magalhães,

Grata pela sugestão. Quanto à minha Tia-Avó, e se tiver curiosidade, consulte CASTROS, Cónego Meneses Vaz, Famílias da Madeira e Porto Santo.

Cmpts,
Sandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 03:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen