Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#43742 | fsrogeiro | 20 jun 2003 17:39

Procuro elementos sobre a ascendência de Pedro Álvares Madeira, casado com Ana Lopes, de S. Gião, nascidos cerca de 1700.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#54874 | carledu | 07 jan 2004 12:45 | Em resposta a: #43742

Caro Filipe Rogeiro

Não consegui ir ainda tão longe em minha pesquisa, mas também pesquiso algumas famílias de S.Gião, principalmente os Freires.

No assento de batismo de uma bisavó minha (Rita do Carmo Gomes, *04/04/1892 S.Gião), aparece "Foram padrinhos que conheço e sei serem os proprios, Francisco de Gouvea Madeira, sapateiro e sua mulher Rita Gomes Freire, casados, naturaes d'esta freguesia"

Você conhece esse Francisco de Gouvea Madeira?

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#66802 | mendesdossantos | 07 jun 2004 13:28 | Em resposta a: #54874

carledu:

Tenho interesse no Concelho de Oliveira do Hospital. Tenho um José Coelho Madeira nessa região. Era casado com Maria dos Santos.
Esses nomes lhe são familiares?

Cumprimentos

Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#145664 | carledu79 | 26 fev 2007 23:28 | Em resposta a: #66802

Glória,

não possuo ainda nenhum Coelho Madeira em minha árvore.
Em são Gião, tenho conhecimento até agora de Freire da Cruz, Gomes Freire, Lopes Freire, Galvão, Costa e Rodrigues.

abraços

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#232733 | fsrogeiro | 26 jun 2009 21:31 | Em resposta a: #43742

Graças à disponibilização online dos registos paroquiais de São Gião apurei o seguinte:

Pedro Álvares Madeira, oficial de cardador, e Ana Lopes casaram em S. Gião em 17.08.1727 (M-1, f.488).

Ele era filho de Manuel Álvares Madeira, mercador, e Catarina Jorge, casados em S. Gião em 27.12.1705 (M-1, f.462); neto paterno de Pedro Álvares e de Isabel Dias, de S. Gião, onde casaram em 30.11.1670, e materno de Francisco Jorge, da vila de Valezim, e de Maria Lopes, de S. Gião.

Ela era filha de Domingos Gil, natural de Aldeia Rica, freguesia de Açores, concelho de Celorico da Beira, e de Maria Lopes, de S. Gião, onde casaram em 14.03.1686 (M-1, f.444); neta paterna de António da Costa Moreira e de Domingas Gil e materna de Manuel Magro e de Isabel Furtada, estes casados em S. Gião em 04.02.1663 (M-1, f.431).

Manuel Magro era filho de João Magro, de S. Gião, e de Isabel Francisca, de Penalva de Alva, onde casaram em 30.10.1637 (M-1, f.46vº).

João Magro era filho de Gonçalo João (?), de S. Gião.
Isabel Francisca era filha de Domingos Lourenço e Maria Fernandes, de Carvalha, Penalva de Alva.

Isabel Furtada (mulher de João Magro) seria filha de António Lopes, de Sandomil, e de outra Isabel Furtada, de S. Gião, onde casaram em 13.08.1634 (M-1, f.414); neta paterna de João Lopes e materna de Afonso Furtado e de Isabel do Souto, esta falecida em 22.12.1623 (M-1, f.36).

Alguém terá alguma informação a acrescentar?

F. Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#232798 | ffarrajota | 27 jun 2009 22:57 | Em resposta a: #232733

Boa noite,
Estou também a rever os meus antepassados Madeira, de Penalva de Alva, desta vez também através dos registos on line, por acaso tem mais informação sobre a família Madeira, de S.Gião terá ligação com a de Penalva de Alva, porque de repente deixo de encontrar esta família em Penalva, apesar de encontrar muitos Madeira não vejo ligação.
Agradeço me informe se tiver ligações de Madeiras S.Gião-Penalva de Alva.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

famílias de São Gião

#232837 | evieira | 28 jun 2009 16:35 | Em resposta a: #232733

Caro F.Rogeiro

Em S.Gião descendo do casal António da Costa Moreira - Ana Nunes, casados em 22.8.1651. Tiveram pelo menos 9 filhos entre 1652 e 1675.

Reparei que o nome do meu antepassado é igual ao do seu (António da Costa Moreira) embora aparentemente não haja qualquer relação. De qualquer maneira, sabe mais alguma coisa sobre esta gente?

Desde já obrigado,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#232857 | fsrogeiro | 28 jun 2009 19:45 | Em resposta a: #232798

Cara Fernanda Farrajota,
Tudo o que sei é o que foi na anterior mensagem.
Fazendo algumas deambulações muito superficiais pelos registos paroquiais do concelho de Oliveira do Hospital percebi que há Madeiras em S. Gião, Penalva de Alva, Avô, Santa Ovaia...
Cumprimentos,
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: famílias de São Gião

#232858 | fsrogeiro | 28 jun 2009 19:59 | Em resposta a: #232837

Caro Edmundo Simões,
Já tinha anotado esse casamento, exactamente pela coincidência dos nomes.
Para se tratar da mesma pessoa, teria que ter casado duas vezes, sendo natural de Aldeia Rica. Encontra alguma referência a Aldeia Rica?
Não encontrei, em S. Gião, outro "Costa Moreira", o que sugere que, não se tratando da mesma pessoa, algum parentesco existiria entre os dois.
Cumprimentos,
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: famílias de São Gião

#232864 | evieira | 28 jun 2009 20:53 | Em resposta a: #232858

Caro Filipe Rogeiro

Encontrei o assento de óbito de António da Costa Moreira em 30.3.1682. Aparentemente faleceu fora da freguesia. O assento está um pouco ilegivel, parece-me que o Padre escreveu "morreu(?) em o espital (hospital) da idanha" , o que me parece um pouco estranho. Convido-o a dar uma olhada no registo e dar-me a sua opinião.

Não há qualquer referência a Aldeia Rica, ou a qualquer outro lugar para alem de São Gião, nos registos de que disponho (casamento e baptismo dos 9 filhos). Entre os padrinhos destes aparecem outros Costas moradores em São Gião, que podem ou não ter parentesco com este: Pedro da Costa (1654), Simão da Costa (1659), e Isabel filha de António da Costa (1661).

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de São Gião

#232877 | fsrogeiro | 29 jun 2009 00:23 | Em resposta a: #232864

Caro Edmundo Simões,

Minha leitura do referido assento:

«Em os trinta dias do mes de marco do anno do Snor de mil e [seis] / centos e outenta e dois me vierão novas hera pasado / da vida presente p.ª ha eterna Ant.º da Costa moreira mo[ra] / dor neste povo e morrera em o espital da idanha pelo sam / migel proximo pasado e p.ª constar fis e asinei dia, mes, [era] / ut supra o p.e Manoel glz.»

O dia de S. Miguel é 29 de Setembro, ou seja, António da Costa Moreira faleceu nesse dia ou cerca desse dia de 1681.
É provável que estivesse em viagem e, adoecendo, tivesse sido internado no hospital da Idanha, Idanha-a-Nova certamente, que tinha hospital da Misericórdia.

Cumprimentos,
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#237735 | Raquelis | 28 ago 2009 22:40 | Em resposta a: #232798

Cara Fernanda Farrajota

Agora encontramo-nos deste lado na continuação das buscas.....

O meu Manuel José Madeira c.c. Joaquina de Carvalho em Unhais da Serra era oriundo de S. Gião, filho de José Fernandes Madeira/Rita Maria de Gouveia.

Os pais, José e Rita casaram em S. Gião. Consegui ver o registo de casamento on line aos 27/6/1764. Foi testemunha de casamento um tal Padre Inácio Lourenço Rodrigues Madeira (Penso tratar-se de familiar).

José era filho de Francisco Fernandes/Maria Madeira de Penalva. Rita era filha de António de Gouveia/Teresa Nunes de S. Gião.

Não consigo encontrar os respectivos registos de nascimento/casamento.

Agradecia-lhe que, nas suas buscas, se encontrar algo me avise.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238066 | ffarrajota | 02 set 2009 21:26 | Em resposta a: #237735

Olá, Cara Raquel:
Os meus Madeira são de Penalva d'Alva, o único casamento que encontrei foi o de João Madeira em Penalva cc. Maria Nunes, da Rapada, em 1 set. 1773. O João é filho de António Madeira e Isabel Marques, neto de Manuel Madeira e Ana Dias, todos de Penalva. Ainda não pesquisei em S.Gião, se encontrar algum dos seus logo a contactarei. Há muitos Madeira em Penalva d'Alva não encontro ligação com os meus, em terras pequenas julguei que haveria parentesco.
Cordiais saudações,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238113 | DGAM | 03 set 2009 18:07 | Em resposta a: #237735

Cara Raquel,

Desculpe interpelá-la directamente, mas será que me pode ajudar neste caso:

Procuro informações sobre uma família Fonseca Ferreira da Erada (Covilhã) e sobre uma família Galvão de São Gião (Oliveira do Hospital).

Os dados que tenho são os seguintes.

Miguel Galvão, n. de São Gião, casou com Maria da Fonseca Ferreira, n. da Erada. Tiveram, pelo menos:

- Manuel, b. em São Gião em 8/1/1711, tendo como padrinhos Bernardo da Fonseca Ferreira, da Erada, provavelmente irmão de sua mãe, e Maria de Gouveia, n. de São Gião.

- Teresa, b. em São Gião. Casou com José Madeira Gaspar em São Gião em 1745.

- António, b. em São Gião a 2/9/1715, tendo como padrinhos Sebastião Cordes do Paúl e Isabel Ferreira, também do Paul, provavelmente sua tia. Este António Galvão casou, em São Gião, a 5/2/1737, com Maria da Cruz, filha de Julião Marques da Cruz e de sua mulher Maria da Cruz. Estes últimos receberam-se em São Gião a 15/2/1708, sendo dispensados por Sua Santidade no 3º e no 4º graus. Julião Marues era filho de João Marques da Cruz e de s.m. Maria da Cruz. Mª da Cruz era filha de António Pires Ramalho e de Águeda Fernandes.

De referir ainda que Bernardo da Fonseca Ferreira, padrinho de Manuel acima, casou em São Gião a 27/2/1710 com Eufémia Galvão (provavelmente irmã de Miguel Galvão acima), filha de Pedro Álvares e de Maria Galvão. Foram testemunhas Jerónimo Álvares, o Padre António Alvares e António Nunes.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=238036#lista

Muito obrigado

Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238248 | Raquelis | 05 set 2009 12:13 | Em resposta a: #238066

Olá, Cara Fernanda:
A minha Maria Madeira de Penalva d'Alva que casou com Francisco Fernandes de S.Gião, deverá ter nascido perto de 1710.

Tomei nota dos seus e vou estar atenta para ver se encontro algo.
Os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238250 | Raquelis | 05 set 2009 13:15 | Em resposta a: #238113

Caro Diogo

Vamos dividir a informação que tenho em duas partes:

Maria da Fonseca Ferreira nasceu no Paúl a 16/10/1685 e casa na Erada com Miguel Álvares Galvão a 26/2/1710.
Filha de Bernardo da Fonseca n. Loriga 10.3.1653 e casado no Paúl a 20/5/1678 com Catarina Ferreira n. Paúl a 4/2/1658;
n.p de António de Gouveia da Fonseca n. Loriga 12.1.1627 / Ana de Gouveia- Loriga? (meus 9ºs avós);
n.m.Francisco Manuel/ Catarina Ferreira Feio (Paúl);
b.p. Pedro Aparício/ Águeda de Gouveia (Loriga), e bm do capitão Francisco Ferreira Feio da Moimenta? que era filho de António Ferreira Feio e Maria de Gouveia da Moimenta, nascidos perto de 1570.

Os dados sobre Pedro Aparício/Águeda de Gouveia (que serão meus 10º avós) assim como todos os seus antepassados conhecidos, que são muitos, foram-me transmitidos (não vistos por mim), e já serão certamente do seu conhecimento?

Na póxima mensagem informá-lo-ei sobre Miguel Álvares Galvão.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

S. Gião, Miguel Álvares Galvão

#238263 | Raquelis | 05 set 2009 16:46 | Em resposta a: #238113

Caro Diogo

Conforme lhe prometi, aqui está a 2ª parte da informação:

Miguel Álvares Galvão ( de S. Gião), casado na Erada a 26/2/1710 com Maria da Fonseca Ferreira n. Paúl a 16/10/1685, era filho de Pedro Álvares de S. Gião e Maria Galvão de Loriga, casados em Loriga a 15.1.1686;

np de outro Pedro Álvares/Maria Nunes de S. Gião e de Domingos Lopes de S.Gião e Margarida Fernandes Galvão, n. em Loriga a 16.4.1630, casados em Loriga a 10.10.1662;

bm de outro Pedro Álvares/ Maria Lopes de S. Gião e João Galvão e Margarida Fernandes de Loriga, nascidos já perto de 1600? (estes últimos, também meus 10ºs avós).

Não fiz levantamento de S. Gião mas, tenho bastantes registos de Loriga, Paúl e Erada.

Resta dizer que tenho mais dois irmãos de Maria da Fonseca Ferreira:
1 - o Bernardo da Fonsca Ferreira n. Paúl a 3/12/1681 com 3 casamentos:- Eufémia Nunes Galvão de S. Gião, Ana da Cruz de S. Gião e Joana Maria da (Aldeia Nova do Cabo?) de quem teve 6 filhos, nascidos na Erada;
2- o Pedro da Fonseca Ferreira n. Paúl a 17/6/1688 que terá morrido ou casado fora das localidades que estudei.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238288 | DGAM | 05 set 2009 23:23 | Em resposta a: #238250

Caro Raquel,

Muito obrigado! Nunca esperei encontrar tantas informações sobre estes antepassados, tendo em conta as datas recuadas. Os seus dados estão completissimos.

Infelizmente, não sei mais nada sobre o casal Pedro Aparício - Agueda de Gouveia. Tem mais algum dado sobre eles?

Reitero de novo os meus agradecimentos e espero poder um dia retribuir com informação de igual qualidade.

Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238347 | Raquelis | 06 set 2009 18:58 | Em resposta a: #238288

Caro Diogo

Trabalho com o "family tree maker" e terei todo a prazer de fazer um extracto deste ramo para lho remeter mas terá de ter este programa para poder lê-lo.
Tenho lido aqui, neste forum, muita informação convertida em "word" mas deve ter sido produzida noutros programas ou... eu não sei como se faz!
Se não tiver este programa e conhecer alguma via para a tradução dos dados ficar-lhe-ei muito grata.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238350 | DGAM | 06 set 2009 19:37 | Em resposta a: #238347

Cara Raquel,

Obrigado. Infelizmente, não tenho esse programa, mas talvez dê para fazer um PDF ou criar um ficheiro só de texto, que permitiria enviar por mail ou colocar aqui?

Outra alternativa possível seria indicar-me as linhas gerais que eu depois seguiria através de referência bibliografica, se é que existe alguma.

Agradeço a sua paciência,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238351 | DGAM | 06 set 2009 19:39 | Em resposta a: #238347

Esqueci-me de lhe deixar o meu mail: dckdegroot@gmail.com

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238365 | IsabelFont | 07 set 2009 00:43 | Em resposta a: #238066

Cara confrade
Fernanda Farrajota,

Também procuro antepassados de S. Gião, familiares de um tio meu, Ângelo Mendes Cabral.

Trata-se de Sofia da Glória Brito Madeira, nascida em S. Gião - Oliveira do Hospital, cerca de 1858, que casou com Francisco de Paula Magalhães Figueiredo Moura Portugal, que tb. nasceu em S. Gião; sendo estes avós do referido meu tio; sendo aquele filho de Francisco de Paula Figueiredo (tb. de S. Gião) e de Perpétua Margarida de Magalhães e Barros.

Será que me sabe dar algumas indicações sobre estas gerações de MADEIRA mais recentes? Ou seja, sobre ascendntes daquela Sofia da Glória Brito Madeira?

Peço desculpa de me "intrometer" no vosso diálogo sobre Madeira's já tão antigos, mas pensei que pudesse me ajudar.
Grata pela atenção,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Madeiras, de S. Gião, Oliveira do Hospital

#238423 | ffarrajota | 07 set 2009 23:17 | Em resposta a: #238365

Boa noite Maria Isabel,
Não a posso ajudar porque os meus antepassados Madeira são anteriores e a partir de 1770 usam outros apelidos.
Se entretanto, encontrar alguma informação que a possa ajudar fornecê-la-ei.
Cumprimentos
Fernanda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen