Família Noutel (Viscondes de Messines)

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#43747 | MANoutelGouveia74 | 20 jun 2003 18:22

Gostava de saber qual é o brasão dos Noutel. Será o brasão do 1º Visconde de Messines, que consta da obra "Nobeza de Portugal e do Brasil", mas que não consigo encontrar. Joaquim Mendes Noutel era natural de Santa Marinha-Seia, onde nasceu a 13 de Dezembro de 1796, tendo-lhe sido concedido o título de Visconde em 7 de Março de 1872. A minha família é originária precisamente dessa zona (Gouveia/Seia, Distrito da Guarda).

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel/Noitel ou Neutel

#71200 | domconde | 12 ago 2004 16:19 | Em resposta a: #43747

Posso saber se o nome Noutel, pode ter sido escrito também como Noitel, ou Neutel?

E se sim, posso ter indicações sobre a genealogia dessa familia?~

Obrigado antecipadamente

Francisco Braz Teixeira
fbteixeira(arroba)mail(ponto)telepac(ponto)pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel/Noitel ou Neutel

#89286 | noutel | 22 abr 2005 23:22 | Em resposta a: #71200

gostaria de saber a origem da família noutel em Portgal. O último dado é Noutel Osório no secXVI. A
Obrigada
maria, a. noutel

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#89306 | rafael | 23 abr 2005 04:22 | Em resposta a: #43747

Caros confrades

Aos trinta dias do mês de Abril de mil oitocentos e trinta e cinco em esta paroquial Igreja de Sao Bartholomeu de Messines , na minha prezença e das testemunha abacho assinadas e declaradas.; contrahirão por palavras de prezente na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste Bispado o sacramento do matrimónio -Joaquim Mendes Noutel , capitão do Regimento de Infantaria N.º 4 da freg. de de S.Marinha , Bispado de Coimbra , filho do Doutor ManuelMendes Noutel
e Dona Joanna Clara Madeira Lobo, netto paterno de Manuel Mendes Noutel e D.Jopsefa Madeira e materno do Capitão Gaspar Nunes Lobo e D. Josefa Machada , todos da sobredita freguesia e D. Maria da Piedade solteira filha legítima do Major José Gregório de Figueiredo e Dona Catharina Jacinta elle natural de Estombar e ella desta freguesia de São Bartolomeu de Messines neta paterna de Gregório José e Dona Maria Paula da dita freguesia e neta materna de Gregório Nunes dUARTE mACHADO e Dona Catharina Guerreira , desta freguesia de São Bartolomeu de Messines de cujo matrimónio fui presente eu o Parocho desta Igreja abaixo asignado e as testemunhas João Gregório Mascarenhas Neto e Diogo João Mascarenhas Neto Junior ambos casados e moradores na cida de Silves de que fiz este termo , que asignei com as referidas testemunhas dia, mes e ano ut supra.
O Pr.º Encomd Silv.e Joaq.m da Silvrª Ma?anho
João Gregorio Mascarenhas Netto
Diogo João Masc.as Netto Junior

Obs: nomes completos-Dona Maria Paula Felizarda Cortesão ( sepultada na Ermida de Nossa Senhora da Glória, em Benafim
Gregório Nunes Duarte Machado Guerreiro

Amanhã continuarei com mais alguns dados sobre estas famílias, se tiver vagar .

Com os melhores cumprimentos, desejo bom fim de semana.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#89307 | rafael | 23 abr 2005 04:31 | Em resposta a: #89306

Gregório Nunes Duarte Machado Guerreiro foi Fidalgo de Cota de Armas ( Machados e Guerreiros -1804), Cav. da Odem de Santiago da Espada , Sargento- Mor da cidade de Silves, etc . e figura preponderante na referida cidade, cuja casa nobre é um imóvel de interesse arquitectónico e dos mais importantes desta cidade.onde figura o brasão das referidas armas.
Tenho antepassados comuns com este Senhor.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#104998 | miguelnoutel | 10 nov 2005 19:36 | Em resposta a: #89307

Caro confrade,

Só agora vi esta sua mensagem. pergunto-lhe se o brazão a que se refere é o dos machados/guerreiros, ou um hipotético brazão dos Noutel ou do Visconde de Messines, que desconheço?

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#105005 | zmcm | 10 nov 2005 20:47 | Em resposta a: #104998

Caro Miguel Noutel :
A pedra de armas que figura na casa mencionada pelo Rafael, é de Machados e Guerreiros com uma brica, armas concedidas a Gregório José Nunes Duarte Machado Guerreiro como mencionado na mesma mensagem.
Desconheço qualquer brazão do visconde de Messines.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#234294 | SMARTMUST | 15 jul 2009 23:18 | Em resposta a: #89306

caro Rafael

tem inf. sobre o tenente coronel Diogo João Mascarenhas Netto , residente em Algoz?
Data de nascimento/morte e descendentes.

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#234305 | rafael | 16 jul 2009 01:19 | Em resposta a: #234294

Temos confrades que poderão informá-lo melhor que eu.Provavelmente, dar-lhe-ão ajuda.
Se isso não acontecer, hoje ou amanhã,irei consultar algumas obras onde penso recolher jnformações que o satisfaçam.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Noutel (Viscondes de Messines)

#234490 | rafael | 18 jul 2009 03:55 | Em resposta a: #234305

Caro confrade

Retirei do livro -Famílias Nobres do Algarve- do visconde Sanches de Baena , o seguinte:

CAP.º XVI- do título - MASCARENHAS

15-D.Ana Paula de Mendonça Mascarenhas , nat. de Faro,filha de Diogo Mascarenhas de Figueiredo e de D.Teresa Francisca de Mendonça Manuel ,n.ºs 14 e 15 a pág. 58.Casou co o doutor João Jacinto Neto,nat. e mor. em Alcantarilha,capitâo-mor de Silves ,e filho de Manuel Rodrigues Neto,1.º marido de D.Brites dos Santos .
Teve D.Ana Paula de seu marido os segs filhos:

16 - DIOGO JOÃO MASCARENHAS NETO , que sg.

16-José Diogo Mascarenhas Neto,esembargador, fidalgo cavaleiro,etc.



DIOGO JOÃO MASCARENHAS NETO,c.c D.Maria Perpétua Duarte Machado , irmã de D.Catarina Duarte Machado.Foi coronel de Milicias § XV,n.º 14.

Tiveram:

17- João Gregório Mascarenhas Neto cc com sua prima D.Maria Amália de Figueiredo Mascarenhas

17- Diogo João Mascarenhas Neto capitão,c.c. sua prima D.Maria Paula de Figueiredo Mascarenhas

17-Manuel Mascarenhas Neto bacharel formado em direito

17-Casimiro Mascarenhas Neto

17- João Diogo de Mascarenhas Neto

17-D.Maria Mascarenhas ,mulher de seu primo João Gregório de FIgueiredo Mascarenhas

17-D.Ana Protestata Mascarenhas ,c.c. Paulo Marreiros Neto


obs: deve haver maneira de transcrever tudo directamente do livro, para aqui. sem estar a dactilografar , que é moroso. Se soubesse fazê-lo enviar-lhe-ia muito mais informaçãomais informação.

Como curiosidade estou ligado a esta família, porque :

15-José Gregório de Figueiredo Mascarenhas c.c. D.Maria da Conceição Calado,filha da minha tia 4.ª avó D.Inácia Maria de Oliveira e de seu marido o cap.âo legitimista Manuel Lourenço Calado.

José Gregório´acima ref.º é filho de JOSÉ GREGÓRIO FIGUEIREDO MASCARENHAS -FOI SARGENTO MÓR DE sÃO Bartolomeu de Messines e casou em Silves com D.CatarinaJacinta Duarte Machado ,filha de Gregório José Nunes Duarte Machado e de D.Catarina Guerreiro(Tb. estou ligado por laços familiares a estas famílias).Foi sargento mór de Silves , cav.º da Ordem de Santiago da Espada e teve brasão de armas dos Machados e Guerreiros , em 8.2.1804. O palacete QUE foi desta família em Silves é um grande edifício onde se pode ver a resp.ª pedra de armas.

Certamente conhecerá a obra- TITULARES DO LIBERALISMO DO ALGARVE do nosso confrade Miguel Côrte-Real e José Krohn da Silva e FIDALGOS DE COTA DE ARMAS DO ALGARVE -de Miguel Côrte-Real, onde colherá inf.s úteis.

Bom fim de semara .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405787 | machadojon | 25 jul 2018 18:29 | Em resposta a: #89307

Boa tarde Rafael,

So descendente de Manuel Braz Machado de Silves nascido em 11 de Março de 1875, filho de Jose Guerreiro Mogo. A historia da familia é que somos descendentes do Machado Guerreiro. Gostava de saber se possui mais informações e se poderiam me auxiliar a encontrar mais informações descendentes.

Com os melhores cumprimentos,

Jonathan Navarro Magalhaes Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405853 | Jorge Resende | 27 jul 2018 22:23 | Em resposta a: #405787

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=996111 tif 41

Batismo de Manuel Braz Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405854 | Jorge Resende | 27 jul 2018 22:33 | Em resposta a: #405787

https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=494704&FileID=264452 imagem 83 folha militar de Manuel braz machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405855 | Jorge Resende | 27 jul 2018 22:34 | Em resposta a: #405854

imagem 85 e não 83 folha militar de Manuel Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405857 | zmcm | 27 jul 2018 23:14 | Em resposta a: #405787

boa noite
Gregório José Nunes Duarte Machado, tenente mor de Silves nasceu em 10-2-1754 isto é 21 anos antes do seu avô, contudo o referido tenente não teve filhos mas apenas 2 filhas que casaram ambas da familia Mascarenhas com descendência Figueiredo Mascarenhas e Mascarenhas Neto, por esta razão e pelo facto do seu antepassado distar 21 anos de Duarte Machado, o seu avô não poderá ser descendente do Tenente Mor de Silves como refere já que filho não foi (como referi atrás) e neto não poderia ser pela idade.

cumprimentos
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405858 | revargas | 27 jul 2018 23:46 | Em resposta a: #405853

Boa tarde Resende,

Muito obrigado, Gostava de saber se consegue localizar as informações dos Irmãos e Irma.
José Braz Machado
Abilio Braz Machado
Isabel Braz Machado

Com meus melhores cumprimentos,
Jonathan Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405859 | revargas | 27 jul 2018 23:52 | Em resposta a: #405857

Boa noite Miguel,

Meu avô é de 1875, e seu avô José Machado e Maria Isabel Maria estimo algo entre 1825 a 1855.

Caso tenha alguma informação me avise.

Grato,

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405861 | revargas | 28 jul 2018 00:25 | Em resposta a: #405858

Boa noite Jorge Resende,

A informação militar já havia encontrado, gostava de saber qual foi a metodologia adotada para encontrar o batismos.
Acredito que posso fazer uso em outras pesquisas.

Muito grato,

Jonathan Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405868 | Jorge Resende | 28 jul 2018 10:13 | Em resposta a: #405861

Jonathan
https://tombo.pt/

Clic no distrito, Faro, e no concelho pretendido, Silves, e na freguesia de Silves na data que forneceu, e em redor dessa data poderá encontrar os irmãos.

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405875 | revargas | 28 jul 2018 15:29 | Em resposta a: #405861

Boa Tarde a todos,

Encontrei informação da Arvore informada por José Rodrigues no site https://gw.geneanet.org/poeta?lang=fr&pz=jose+manuel+correia&nz=rodrigues&ocz=0&p=jose+guerreiro&n=mogo&oc=1 , acredito que José Machado na verdade é considerado José Guerreiro Mogo casado com Isabel Maria. Gostava de confirmar essas informações.
Alguém consegue me ajudar.

Jonathan Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405883 | Jorge Resende | 28 jul 2018 20:08 | Em resposta a: #405875

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=996160 tif 15 assento 28 casamento José Guerreiro Mogo e Beatriz 1874

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405886 | Jorge Resende | 28 jul 2018 22:03 | Em resposta a: #43747

https://www.geni.com/people/Jo%C3%A3o/6000000035677178950 JOÃO BRAZ MACHADO, filho de José Braz Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405887 | Jorge Resende | 28 jul 2018 22:07 | Em resposta a: #43747

http://topatudo.blogspot.com/2010/03/efemeride-joao-braz-machado-poeta.html JOÃO BRAZ MACHADO

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405889 | Jorge Resende | 28 jul 2018 22:38 | Em resposta a: #43747

ATT JONATHAN

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=996122 tifs 109 e 110, assento nº 275 batismo de ISAURA outra filha de José Guerreiro Mogo e Beatriz da Conceição, casou em Lisboa em 1909 freguesia de São Mamede.

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405890 | Jorge Resende | 28 jul 2018 22:44 | Em resposta a: #43747

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5932649 tifs 81-82 Lisboa 1909 S. Mamede assento 52 casamento de ISAURA BRAZ MACHADO com Artur Rodrigues de Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#405899 | revargas | 29 jul 2018 07:38 | Em resposta a: #405890

Boa Noter Jorge Resende,
Muito obrigado pelo apoio, com a certidão de casamento constatei que José Guerreiro Mogo nasceu em 1859 ou 1860 e com isso consegui localizar a informação de batismo (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4828847 pagina 75).
Com esses dados realmente confirmei minha desconfiança de ser parte da arvore publicada pelo senhor Jose Rodrigues e vou unificar a parte Guerreiro Mogo. Gostava de descobrir mais sobre Braz Machado, pois o sobrenome retornou para a Familia depois de algumas gerações e sempre acho isso interessante.

Sobre a Isaura a filha de Joao Braz Machado me confirmou o qual estava considerando Isabel, portanto falta apenas um Filho (Abilio ou Oliveiros).
O seu apoio me deixou muito feliz!
Sou muito grato.
Jonathan Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#414310 | machadojon | 01 mai 2019 01:34 | Em resposta a: #43747

Obrigado a todos pelo os dados iniciais.
Consegui as informações de minha família e realmente não sou descendente de De Gregorio Nunes Duarte Machado Guerreiro e sim de seu tio Andre Afonso Machado Guerreiro que tinha o mesmo nome do Pai avô de Gregorio.
Caso alguém tenha interesse posso compartilhar as informações.
Meus melhores cumprimentos,
Jonathan N. M. Machado

Resposta

Link directo:

Família Noutel (Viscondes de Messines)

#414328 | rafael | 01 mai 2019 18:57 | Em resposta a: #414310

A viscondessa de Messiness cuja bondade a tornou muito conhecida foi madrinha de baptismo de minha avó materna Vitória de Sousa Nunes e pela mãe minha bisavó eram aparentados com os Figueiredo Mascarenhas de São Bartolomeu de Messiness,mas desconheço por onde.No geneal consultar no meu nome Octavio Rafael Guerreiro Carvalho e no Facebook em Octavio Rafael Carvalho e assim ficar com uma ideia mais precisa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen