Beneficiado na Colegiada de São Miguel

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos

Beneficiado na Colegiada de São Miguel

#43753 | V.Q.F. | 20 jun 2003 19:43

Caros confrades,

Agradecia saber a seguinte informação, caso alguém me possa responder:
O que é um Beneficiado na Colegiada de São Miguel da vila de Penela, cerca de 1620?
E, também, se existe algum arquivo onde possa procurar mais elementos sobre estes Beneficiados.
Com os meus cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Beneficiado na Colegiada de São Miguel

#43756 | Genea Portugal | 20 jun 2003 20:00 | Em resposta a: #43753

Caro Vasco,
Em traços muito gerais, são "Beneficiados" os clérigos que, além dos direitos comuns a todos os outros, beneficiam de rendimentos dos bens anexos ao benefício, competindo-lhes também a sua administração. É seu dever residir no lugar do benefício com permanência laboriosa, contínua e pessoal.
Concrectamente sobre a Colegiada de São Miguel, é possivel que exista documentação na Câmara Eclesiástica de Lamego.
Um abraço
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Beneficiado na Colegiada de São Miguel

#43757 | V.Q.F. | 20 jun 2003 22:25 | Em resposta a: #43756

Caro Genea Portugal,

Agradeço a informação.
A minha pergunta deve-se ao facto de ter consultado a habilitação ao Santo Ofício de Francisco de Quintanilha (ANTT, S.O., M16, Doc. 472, ano de 1681), que diz o seguinte:

O Licenciado Francisco de Quintanilha, clérigo do hábito de S. Pedro e advogado, nat. do lugar do Espinhal e morador na cidade de Lisboa, filho legítimo de António de Quintanilha e de Madalena Garcia, naturais do lugar do Espinhal, termo da vila de Penela.
Neto pela parte paterna de Cristovão Fernandes, Beneficiado na Colegiada da São Miguel da vila de Penela, nat. da vila de Penela e de Maria Gaspar, nat. do lugar do Espinhal.
Neto pela parte materna de Garcia Rodrigues, nat. das bem feitas Bispado da Guarda e de Maria Rodrigues nat. do lugar do Espinhal.
A sua mãe, Madalena Garcia, era irmã inteira de Francisca Rodrigues, avó materna de Dom João Velasquez Sarmento de Vasconcelos, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Familiar do Santo Ofício, solteiro, filho de Dom Manuel Velasquez Sarmento do lugar do Espinhal.

Um abraço
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Beneficiado na Colegiada de São Miguel

#43766 | Pedro França | 21 jun 2003 13:04 | Em resposta a: #43757

Caríssimo:
Reparei na sua mensagem e no tópico informativo da GP.
No entanto devo dizer-lhe que sobre Francisco Quintanilha, poderá encontrá-lo no Arquivo da Universidade de Coimbra (processos de ordenação sacerdotal do fundo da Câmara Eclesiástica de Coimbra, e nunca de Lamego), e nos assentos paroquiais de Penela, freguesia de S. Miguel, distrito e dioocese de Coimbra.
Esta família já passou por mim em anteriores trabalhos de investigação mas não sobre Quintanilhas especificamente (mais sobre Alarcões Velasquez Sarmentos).
Por ora é tudo. Fica aqui este pequeno apontamento.
Boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Beneficiado na Colegiada de São Miguel

#43767 | V.Q.F. | 21 jun 2003 14:31 | Em resposta a: #43766

Caro Pedro França,
Terei que ir a Coimbra, só não sei quando porque sou de Lisboa e terei que ir numas férias.
Agradeço as informações,
Cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen