Piçarras , de Moura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Piçarras , de Moura

#43774 | luis262 | 21 jun 2003 17:15

Caros Participantes do Fórum,

Abri este novo tópico, mais específico, com o obectivo de descobrir os ascendentes do meu trisavó paterno, Pedro Eloy Piçarra, nascido em Moura, cerca de 1820, casado com Benta Maria da Conceição de Aguilar, n. de Moura, Stº Agostinho, filha de José da Costa de Aguilar n. de Moura e de Margarida da Conceição (Guerreiro Valente)n. de Moura,Sto. Aleixo.
Os únicos elementos que sobre ele disponho, são os que constam das certdões de nascimento de meu avô, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra e de casamento de meu bisavô José da Costa de Aguilar (ou d`Aguilar) Piçarra. Do Arquivo de Beja remeteram - me para a Torre , mas aí há imensas faltas nos assentos referentes às freguesias de Moura dessa época e, muitos dos que existem são ilegíveis ,ou quase : tinta trespassada... Interrompi assim essa busca há cerca de um ano e fui entretanto avançando , com mais facilidade, noutros ramos familiares. Na altura tinha entretanto encontrado em Moura, Santo Agostinho (creio),um assento de óbito de um Heloi Piçarra, casado com Ana Joaquina, + a 16/12/1823, filho de Jorge Vargas Piçarra e de Bárbara (ilegível) Piçarra. Encontrei o assento do óbito de José (menor) + a 4/11/1820 , filho de Heloi Piçarra e Ana Joaquina.
Ainda nos óbitos encontrei o assento de José Piçarra, + 31/07/1821, casado com Mariana Joaquina. E mais nada, embora tenha procurado nas várias freguesias do concelho, pelo menos que fosse decifrável.
Gostava de mencionar aqui que, já lá vão quase uns vinte anos, ao folhear uma obra sobre o Alentejo,ou sobre familias alentejanas, li qualquer coisa sobre os Piçarras de Moura serem descendentes (ou alguns poderem sê-lo ), de Pizarros de Espanha. Na altura não tomei nota de nada, até porque não me tinha ainda metido a descobrir estas coisas, mas agora achava interessante saber se isso terá algum fundamento, uma vez que conheço casos concretos de "aportoguesamento" de apelidos em assentos da época e região: Gonzalez, que é registado como Gonçalves, etc... Mas isso é apenas especulação neste momento . Agradecia sim, a quem dispusesse elementos ligados à ascendência de Pedro Eloy Piçarra ,os pudesse disponibilizar.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#43797 | telles_diogo | 22 jun 2003 14:40 | Em resposta a: #43774

Tenho 1 grande amigo que é seu primo,e muito interessadom nessa parte da familia (os piçarras de moura), terei o maior prazer de pô-lo em contacto com ele. o meu e mail é telles_diogo@hotmail.com, tenho messenger
Abraço
DTC

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#43973 | luis262 | 26 jun 2003 14:20 | Em resposta a: #43797

Renovacão de pedido
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#44343 | luis262 | 04 jul 2003 13:51 | Em resposta a: #43973

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#44767 | luis262 | 10 jul 2003 15:22 | Em resposta a: #43774

Meus caros:

Torno a renovar o pedido pois, dada a falta de registos sobre as freguesias de Moura, estou a ter imensas dificuldades em desentupir esta linha. No Genea aparecem uns Vaz Piçarra, de Moura ,Santo Agostinho e de Serpa, mas até agora, não consegui encontrar qualquer ligação. Fico há espera que em especial quem se dedica ao estudo da Genealogia de famílias do Baixo Alentejo, me possa fornecer alguns elementos, que mesmo dispersos me permitam eventualmente avançar.
Se houver elementos sobre Pissarras de Moura, também me interessam, uma vez que acontece a mesma pessoa ter o apelido escrito desta forma ,em alguns documentos, sobretudo até aos finais do séc. XIX.
Agadeço desde já qualquer informação.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#44768 | luis262 | 10 jul 2003 15:29 | Em resposta a: #44767

É claro que fico "à espera" e não "há espera"....Desculpem a gralha.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#45053 | luis262 | 15 jul 2003 12:57 | Em resposta a: #44767

Renovação de pedido:
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#45520 | luis262 | 23 jul 2003 15:01 | Em resposta a: #45053

Meus caros:

Alargando um pouco o âmbito deste tópico, agradecia a quem tivesse informações sobre Piçarras ou Pissarras (por vezes os assentos da mesma pessoa apresentam estas duas formas),de Moura ou de concelhos limitrofes, do Baixo Alentejo, as quisessem disponibilizar. Estou sobretudo a pensar em pessoas nascidas antes de 1850.
Outra questão : agradecia a quem pudesse disponibilizar informações sobre a ascendência do Dr. António Ladislau Piçarra ,n.em Brinches, Serpa a 27.02.1862, Médico e político, que foi o director da revista "A Tradição" ,publicada em Lisboa e cujo primeiro número apareceu em Janeiro de 1899 , cuja redacção era em Serpa .
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#45844 | luis262 | 31 jul 2003 00:24 | Em resposta a: #45520

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46137 | luis262 | 14 ago 2003 15:24 | Em resposta a: #45844

Meus caros:

Torno a renovar o pedido! Será que não há mais Piçarras, por esse país fora ,frequentadores do Forúm e com ascendentes naturais do conselho de Moura ou de concelhos limitrofes? Se os há, ficava agradecido se quisessem disponibilizar informações.

Obrigado

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46155 | Francisco Botelho | 15 ago 2003 14:02 | Em resposta a: #43774

O livro "Moura - Culturas e Mentalidades", refere um Anibal Urbano Barbosa Piçarra, natural de Moura onde nasceu a 14.11.1884 e morreu em 1961. Homem de letras publicou várias obras didáticas.

Com os melhores cumprimentos

Francisco de Paula Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46160 | luis262 | 15 ago 2003 14:59 | Em resposta a: #46155

Caro Francisco de Paula Botelho:

Obrigado pela sua colaboração. A pessoa que refere que aliás cheguei a conhecer bem ,era meu tio avô, irmão do meu avô paterno, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, e está no GENEA, tal como os restantes irmãs e irmãos, mas desconhecia o ano da sua morte.
Consta da GEPB, no primeiro apêndice,mas não tenho de cor a pag.. Fiquei com imensa vontade de adquirir, ou pelo menos ler, o livro. Será que me pode indicar a editora? Tenho muitos ascendentes e ligações de e a Moura ,e regiões limítrofes ,incluíndo a Estremadura espanhola, pelo lado paterno...

Melhores Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46162 | luis262 | 15 ago 2003 15:17 | Em resposta a: #46160

Rectificação : afinal a data morte de Aníbal U.B.Piçarra, também já consta do Genea, certamente introduzida por um primo meu, que é seu descendente.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46163 | Carlos Lopes | 15 ago 2003 18:13 | Em resposta a: #43774

Caro Luis:
Talvez não seja novidade, mas pode ser que ajude.
Olga Stattmiller de Saldanha e Albuquerque, 1898, cc Pedro Barbosa Piçarra, médico, que nasceu a 13/08/1880 na freguesia S.João Baptista, Moura,filho de José da Costa Aguilar Piçarra. Filha unica: Maria José Stattmiller de Saldanha e Albuquerque Piçarra. DDJ/GP.
Infelizmente, Maria José, Faleceu a 28/4/00.
Consta que era muito interessada coisas de familia.
Talvez filha(s?) possa ajuda-lo.
Perdão se nada acrescentei de novo.
Melhores cumprimentos
C.Lopes


Filha unica: Maria José Stattmiller de Saldanha e Albuquerque Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46166 | Francisco Botelho | 16 ago 2003 01:33 | Em resposta a: #46160

Caro Luis Piçarra,

O livro "Moura - Culturas e Mentalidades" é uma edição de 1997, da C.M.de Moura, da autoria de José António Oliveira Correia.

Com os melhores cumprimentos,

Francisco de Paula Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46178 | luis262 | 17 ago 2003 12:53 | Em resposta a: #46166

Caro Francisco de Paula Botelho:

Obrigado pela sua informação.
Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46179 | luis262 | 17 ago 2003 13:16 | Em resposta a: #46163

Caro Carlos :

Conheci todas essas pessoas.Pedro Barbosa Piçarra,que era irmão de meu avô, a mulher, minha tia avó Olga, a filha Maria José, infelizmente já falecida ,e grande amiga de meu pai, e as duas filhas, minhas primas Maria José e Olga, que são da minha geração e com as quais me dei bastante até cerca dos meus vinte e poucos anos...que já lá vão há muito tempo! Depois vivi fora de Lisboa bastante tempo e esse contacto perdeu-se, mas tenho familiares a quem vou pedir os contactos. Pode ser que elas tenham alguma informação sobre os ascendentes de Pedro Eloy Piçarra, pois no que diz respeito aos Aguilares e aos Barbosas,já consegui avançar qualquer coisa.
Obrigado pois, pela sue sugestão.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46184 | Carlos Lopes | 17 ago 2003 17:17 | Em resposta a: #46179

Amigo Luis.^
Suspeitava que assim fôsse!
A chamada de atenção para o tòpico, foi o caso de minha mulher,MªElvira S.S.Alb., ser prima de Mª José. Seu avô, Tomás Henrique, era irmão
de Henrique.

Melhores cumprimentos

C.Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46564 | luis262 | 29 ago 2003 18:31 | Em resposta a: #46166

Caro Francisco de Paula Botelho:

Sem querer abusar da sua disponibilidade e como não consegui ainda o livro que refere o qual vou tentar mandar vir por encomenda, agradecia, se pudesse verificar se nele consta alguma referência a Bento Manuel Janeiro Caeiro, n. de Moura, Amareleja, irmão de minha avó materna, que se formou em Lausanne, foi director e proprietário de um colégio em Moura e de um outro em Lisboa ,escritor, poeta, jornalista.
Morreu sem descendência. Embora o tenha conhecido bem quando jovem ,não sei a data do seu nascimento nem do falecimento. Sei também que a Câmara ,atribuiu o seu nome a uma das ruas da cidade de Moura.
Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46706 | Francisco Botelho | 01 set 2003 23:50 | Em resposta a: #46564

Caro Luis Piçarra,

Sobre Bento Manuel Janeiro Caeiro, passo a transcrever o que refere o livro "Moura - Culturas e Mentalidades", a pag.132 :

« O Dr. Bento Caeiro, embora natural de Amaraleja, onde nasceu a 8.7.1886, a maior parte da sua vida foi passada em Moura, e sempre se dedicou ao ensino, para o que criou o Instituto Politécnico, que daria lugar ao Colégio Infante Santo, e finalmente ao extrenato do mesmo nome.

Obrigado a exilar para a Suiça, aí se doutora em Ciências(1917) e onde funda com outros a Federação Académica e Literária Brasil-Portugal.

Regressado a Portugal dedica-se à industria, sendo um dos fundadores da Soc.Portuguesa do Ar Liquido, de que foi director delegado técnico.

Faz parte de uma comissão de inquérito industrial, dedicando-se depois ao ensino, para o que funda uma escola secundária em Lisboa.

Em 1930 vai para Moura, funda o antigo Instituto Politécnico e aí se conserva, até que em 4.4.1964 vem a falecer na freguesia de Safara, Moura.

Manteve em Moura uma tipografia e um semanário "A Provincia".

A par da sua actividade de professor, foi escritor, poeta, pintor, e autor teatral, revelando em todos estes campos uma inteligência fora do comum e que lhe valeu dar um nome a uma rua de Moura, que o considera como um filho.»

Fico à sua disposição para algo mais que necessite de Moura.

Com os melhores cumprimentos

Francisco de Paula Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46721 | luis262 | 02 set 2003 13:27 | Em resposta a: #46564

Mais uma gralha :irmão de minha avó paterna e não materna...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#46804 | luis262 | 03 set 2003 14:27 | Em resposta a: #46706

Caro Francisco de Paula Botelho:

Mais uma vez, obrigado pela sua colaboração.
Pude entretanto verificar, que a escola fundada por meu tio avô Bento Caeiro em Lisboa, foi a "Nova Escola Progredior", um internato, na Avenida Duque de Loulé, inspirado nos modelos das escolas suíças da época. O meu pai que frequentou essa escola durante alguns anos, dizia que para além das disciplinas "tradicionais" se aprendia, entre outras coisas, esgrima e jogo do pau , isto a título de curiosidade.

Com os meus cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#47923 | luis262 | 17 set 2003 16:10 | Em resposta a: #43774

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54377 | joaquimreis | 27 dez 2003 20:19 | Em resposta a: #47923

Embora seja pouco, posso dizer-lhe apenas que tenho um ascendente José Roiz Piçarra de Guia-Albufeira casado com Maria Roza.

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54379 | rgc | 27 dez 2003 20:50 | Em resposta a: #54377

Caro Joaquim Reis

Li agora esta sua mensagem e em se falando na Guia e Albufeira, fico de tal modo entusiasmado que tento logo obter mais alguma informação para juntar ao que tenho de famílias daqui, muitas delas de antepassados meus, já referidos em tantas mensagens e em vários tópicos,do Fórum. Assim se desenvolvesse um pouco mais a informação que dá, caso não ache inconveniente, pode ser que me seja bastante útil. Em Genealogia, os dados são sempre poucos, porque embora, aparentemente, não nos digam directamente respeito, nunca se sabe!
Ou então por mail.

Cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54393 | luis262 | 28 dez 2003 13:32 | Em resposta a: #54377

Caro Joaquim Reis:
Obrigado pela sua informação, pois apesar da distância a nível geográfico, poderá eventualmente existir alguma relação.
Será que não me pode dar uma data, mesmo que apenas aproximada, do nascimento ou do csasmento desse seu ascendente?
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54394 | luis262 | 28 dez 2003 13:34 | Em resposta a: #54377

Correcção: casamento.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54606 | joaquimreis | 01 jan 2004 16:24 | Em resposta a: #54379

Caro Rafael Guerreiro
Em primeiro lugar que o novo ano seja melhor que o anterior. Da Guia-Albufeira, tenho alguns dados, que por acaso fui registando nas minhas pesquisas:
Assim, tenho um nascimento de 15/5/1846 de uma Victoria filha de Francisco de Sousa Grade (solteiro) e de Victoria Maria (solteira), neta paterna de João Roiz Grade (de Albufeira) e Quitéria Luz Tavares (Messines); e neta materna de José Lopes e Mariana Conceição, ambos de Albufeira. Tenho também nascimentos em 1846 (Assento 15) de Maria e 1849 (ass 13) de José, ambos filhos de José João Negrão e de Maria Joanna, netos paternos de Alferes João Martins Negrão e Maria da Conceição; e netos magternos de Sebastião Neto e de Florentina Rosa. Nos meus ascendentes tenho um Manuel Gonçalves Bitoque (cujo grau ainda tenho de confirmar devido a nomes idênticos) e um Francisco Roiz Piçarra; Também Manoel Rodrigues Valente,

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54607 | joaquimreis | 01 jan 2004 16:34 | Em resposta a: #54606

continuação da parte cortada na mensagem anterior:
Manoel Rodrigues Valente (senior e junior) meus 4º e 3º avôs, casados com Josefa Emilia e Dorotheia Conceição;

Da Guia é o que tenho, mas faltam-me datas.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54618 | rgc | 01 jan 2004 19:00 | Em resposta a: #54607

Caro Joaquim Reis

Agradeço-lhe a informação,e a sua boa vontade de ajudar.Lamento não poder retribuir, por não saber, acerca dos seus avós.
Retribuo os desejos de Bom Ano Novo.
Cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54620 | RAAL | 01 jan 2004 19:58 | Em resposta a: #54394

Uma pergunta:
O cantor Luís Piçarra não era de estes Piçarras de Moura'
E era também Ribadaneyra se não me engano
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54639 | luis262 | 02 jan 2004 12:46 | Em resposta a: #54620

O tenor Luís Piçarra, meu pai, era natural de
Moura e foi o único filho do meu avô, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, referido no início deste tópico.Era Ribadaneyra por parte do seu avô materno Manuel Caeiro Gonzalez,ou Gonzalez y Ribadaneyra ,como surge em aguns documentos, mas não na certidão de nascimento,única certidão que possuo, proprietário, natural de Moura, Amareleja, mas cuja mãe era Espanhola de Valencia del Mombuey . Aliás o meu pai e alguns dos seus ascendentes e familiares,constam da base de dados do Genea, mas tenho tido dificuldades em avançar em alguns ramos ,pois como referi existem muitas falhas, sobretudo nos primeiros anos do séc XIX e no séc.XVIII,nas freguesias de Moura, tanto na T.T., como em Beja.
Também não é fácil obter certidões de Espanha, assunto de que irei tratar mais tarde, pois a família entronca na dos Marqueses de Valdeterrazo (e não "Valdeterrazzo", como aparece no Genea...) de Valencia del Mombuey.
Por agora estou também, e aí muito mais "adiantado", a estudar a ascendência do lado de minha mãe,onde tenho as coisas facilitadas pois existem alguns trabalhos já feitos,ou publicados.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54772 | rgc | 05 jan 2004 20:31 | Em resposta a: #54639

Caro Luís Piçarra

Talvez não lhe dê novidade nenhuma,contudo dar-lhe-ei uma informação hoje recolhida.

Tendo consultado, esta tarde,o liv.o de batismos da freguesia de São Julião de Setúbal do ano 1909, deparei com o proc.º reg:º de bat.º de MARIA.

Maria * 2.11.1909, filha legítima e segunda de nome de FRANCISCO SEBASTIÃO PIÇARRA, empregado de comércio nat. da freg. de De Santa Maria da vila e concelho de Serpa e de Dona JUDITH PERES PEREIRA PIÇARRA, nat. da freg. de Nossa Senhora da Anunciada ,desta cidade de Setúbal, recebidos na freg. de São Julião, da mesma cidade, donde são paroquianos.
Neta pat.º de MANUEL FRANCISCO PIÇARRA e de Dona MARIA das DORES PIÇARRA e neta mat.ª de JOÃO GUILHERME PEREIRA e de Dona MARIA BALBINA PERES PEREIRA.
Foi padrino o tenente do Secretariado Militar Manuel Rosado Peres e madrinha a avó paterna, viúva.
Obs: a avó assina com letra muito bonita e equilibrada, denotando prática de escrita e assinando - Pessarra e não Peçarra.
Espero que tenha alguma utilidade esta informação, mas é de boa vontade e com todo o gosto que o faço.

Ainda vai a tempo de lhe desejar um Ano Novo agradável.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54821 | luis262 | 06 jan 2004 16:10 | Em resposta a: #54772

Caro Rafael Guerreiro:

Obrigado pela sua colaboração.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#54825 | luis262 | 06 jan 2004 16:36 | Em resposta a: #54821

Caro Rafael Guerreiro:
Tive de interromper um pouco à pressa ,o que não me permitiu agradecer os desejos de um Bom Ano que teve a amabilidade de me transmitir, e que espero seja também o melhor possível para si.
Melhores Cumprimentos. Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#60532 | luis262 | 15 mar 2004 23:19 | Em resposta a: #46706

Caro Francisco de Paula Botelho:

Como ainda não consegui arranjar o livro Moura - Cultura e Mentalidades", sem querer abusar da sua amável disponibilidade ,pedia que visse se nele exite alguma referência a João de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, Arqueólogo, membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que sendo natural, segundo creio ,da Vidigueira, viveu em Moura, em cujo concelho era proprietário do Monte Branco de Santa Catarina. Terá nascido por volta de 1880, e publicou, um estudo sobre as armas de Moura, em 1929. Foi casado com uma minha tia avó materna , Francisca Isabel Janeiro Caeiro, irmã do Dr.Bento Caeiro, sobre o qual já teve a gentileza de me enviar informações.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#64952 | luis262 | 13 mai 2004 23:46 | Em resposta a: #54825

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#70843 | luis262 | 03 ago 2004 18:41 | Em resposta a: #64952

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#70850 | cp1951 | 03 ago 2004 22:45 | Em resposta a: #70843

Conheci um Piçarra ( José (?) Piçarra ), já falecido que foi residente em Vale de Parra, casado cum uma minha tia-avó.
Tiveram um filho José Piçarra, também já falecido, cuja Viuva ainda reside em Vale de Parra, Freguesia da Guia, Albufeira.
Aqui fica uma pista, talvez, para poder pesquisar nos arquivos da Freguesia da Guia, Albufeira.

Cumprimentos,
Carlos Patricio

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#70862 | luis262 | 04 ago 2004 10:11 | Em resposta a: #70850

Caro Carlos Patricio:

Obrigado pelos elementos que disponibilizou.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#72944 | luis262 | 12 set 2004 16:54 | Em resposta a: #46706

Caro Francisco de Paula Botelho:

Venho novamente recorrer a si, aceitando o seu oferecimento.
Gostaria que me dissesse, caso o saiba, como poderei adquirir o livro "Moura - Culturas e Mentalidades" que contém , pelo que se percebe, importante informação. Se eu souber quem o edita, talvez consiga encomendá-lo à cobrança, pois estou a morar em Carcavelos, Cascais.
Será que tem alguma informação sobre o arqueólogo João de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros, meu tio avô, que sendo n. da Vidigueira , foi autor, entre outros, de um livro sobre as armas de Moura, e era proprietário do Monte Branco de Santa Catarina, nesse concelho ? Gostava também de saber se o livro contém mais alguma nota sobre alguém de apelido Piçarra, Caeiro, Janeiro ou Aguilar, pois tratar-se-á provavelmente de famíliares meus, se não é abuso da minha parte.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#72945 | luis262 | 12 set 2004 17:00 | Em resposta a: #72944

Caro Francisco de Paula Botelho:

Só agora verifico que já lhe tinha posto uma questão sobre o meu tio Vilanova de Vasconcelos...
Desculpe a repetição.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#72951 | luis262 | 12 set 2004 18:52 | Em resposta a: #72945

...Na continuação, acrescento, já me tinha indicado igualmente a editora e o nome do autor... isto é o resultado de estar a tentar resolver uma série de coisas ao mesmo tempo. Mais uma vez também as minhas desculpas!

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#72968 | jmcr | 13 set 2004 10:06 | Em resposta a: #70862

Para quem interessar aquí vão dois ramos que encontrei em Registos Paroquais de Piçarras, exixtem mais em Albufeira, microfilme SGU 0394 não tomei nota pois na altura não me interessavam mas posso ir acrescentando na medida em que oos encontrar.



Descendentes de António Rodrigues Piçarra
Até à 5ta geração.

António Rodrigues Piçarra.
Casado com Maria da Conceição, (Moradores no Benaciate, S. Bartolomeu de Messines) tiveram


1. Manuel Gonçalves Bastos.
Casado com Jacinta de Jesus, nascida cerca 1743, tiveram

1.1. Maria Jacinta, nascida cerca 1764, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 26 de Outubro de 1789, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Dias, nascido cerca 1759, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

1.1.1 Maria Guerreiro, nascida - Messines de Cima, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 11 de Julho de 1835, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com José Gonçalves Valente, nascido cerca 1805, S. Bartolomeu de Messines, Silves, Lavrador, tiveram

1.1.1.1. Inácia Guerreiro, nascida em 1848, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 4 de Fevereiro de 1869, S. Marcos da Serra, Silves, com Manuel dos Santos, nascido em 1840, S. Marcos da Serra, Silves, Lavrador.

1.1.1.2. Manuel Gonçalves Valente, nascido - S. Bartolomeu de Messines, Silves, Proprietário.
Casado com Maria Catarina, nascida - Algoz, Silves, Proprietária, tiveram

1.1.1.2.1. Joaquim , nascido a 27 de Janeiro de 1870, Albufeira, baptizado a 6 de Fevereiro de 1870, Albufeira.
1.1.1.2.2. José Gonçalves Valente, nascido a 24 de Novembro de 1872, Albufeira, baptizado a 6 de Fevereiro de 1872, Albufeira, falecido a 7 de Abril de 1935 (com a idade de 62 anos).
1.1.1.2.3. Felicidade, nascida a 22 de Fevereiro de 1874, Albufeira.
1.1.1.2.4. Manuel, nascido a 30 de Julho de 1876, Funchegueiras, Albufeira, baptizado a 14 de Agosto de 1876, Albufeira.

1.1.1.3. Teresa, nascida a 8 de Novembro de 1853, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 30 de Novembro de 1853, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

1.1.1.4. Maria , nascida a 24 de Abril de 1856, Corte Pereiro, S. Bartolomeu de Messines, Silves, baptizada a 9 de Maio de 1856, S. Bartolomeu de Messines, Silves.

1.2. Luzia de Jesus, nascida cerca 1768, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casada a 11 de Fevereiro de 1793, S. Bartolomeu de Messines, Silves, com Inácio Rodrigues, nascido cerca 1763, S. Bartolomeu de Messines, Silves, tiveram

1.2.1. Vitoriano Gonçalves, nascido cerca 1785, S. Bartolomeu de Messines, Silves.
Casado com Joaquina Luciana Calado, nascida - S. Bartolomeu de Messines, Silves.




Descendentes de Manuel Rodrigues Piçarra

Até aos netos.

Manuel Rodrigues Piçarra, nascido - Pêra, Silves.
Casado com Maria dos Ramos, nascida - Paderne, Albufeira, tiveram


1. Maria dos Ramos, nascida - Guia, Albufeira.
Casada com Alexandre Rodrigues Arvela, nascido - Albufeira, tiveram

1.1. Isabel , nascida a 23 de Setembro de 1841, Semarias, Albufeira, baptizada a 7 de Outubro de 1841, Albufeira, falecida em Junho 1862 (com a idade de 20 anos).

José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73066 | jramos | 14 set 2004 00:59 | Em resposta a: #43774

Tenho um 5º avô de nome João Pissarra, natural de Santo Agostinho - Moura, que batisou uma filha em Santo Amador, onde vivia em 1824. Era filho de José Rodrigues Pissarra e de Natercia Maria. Não consigo encontrar registo de nascimento pelo facto de não se saber o paradeiro dos respectivos livros.

Não serão estes Piçarras de Moura descendentes de João Privado Pissarro procurador do concelho de Moura às cortes 1641?

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73113 | luis262 | 14 set 2004 16:36 | Em resposta a: #73066

Caro João Ramos:

Seria interessante, caso possua esses elementos, saber mais alguma coisa sobre esse João Privado Pissarro que refere. A grafia do apelido , Piçarra - Pissarra, pode ter variado muito ,e não em Moura, conforme os párocos que escreviam os assentos, vidé o caso de alguns ascendentes meus, embora seja muito mais frequente aparecerem como Piçarra. Na região da margem esquerda do Guadiana, dadas as ligações com a Extremadura , nada mais natural que o aportuguesamento de um apelido , Pizarro aparece do "outro lado".
Por isso e dadas as falhas de livros que dificultam imenso a pesquisa, seria interessante saber mais sobre esse Pissarro que aparece nas Cortes, à seguir à Restauração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73114 | luis262 | 14 set 2004 16:47 | Em resposta a: #73113

Na segunda linha, deve ler-se "e não só em Moura" em vez de "e não em Moura".
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73140 | jramos | 14 set 2004 23:14 | Em resposta a: #73114

O João Privado Pissarro que refiro é mencionado em documentos transcritos no livro "Elementos para a história do além Guadiana Português (1640 - 1715)", de João Cosme, editado pela Câmara Municipal de Mourão.
Os documentos transcritos são "Os capitulos especiais, apresentados pela vila de Moura às cortes de 1641, 1642 e 1646" em que João Privado Pissarro (ou Piçarro, como também se encontra grafado) e Franscisco Pereira de Lacerda, foram procuradores às cortes eleitos pelos vereadores e pelo povo. Refere que ambos eram capitães de infantaria.
Parece-me que Pissarro, dada a permanencia do apelido em Moura, será Piçarra, com erro ao escrever ou transcrever e não Pizarro, ou este último terá derivado do primeiro?

Quanto à minha àrvore genealógica tanto aparece grafado Piçarra como Pissarra. Os descendentes desse meu antepassado hoje em dia só usam Piçarra.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73176 | luis262 | 15 set 2004 14:44 | Em resposta a: #73140

Caro João Ramos:

Seria interessante saber mais alguma coisa sobre os seus ascendentes Pissarras ou Piçarras, na medida em que enquanto recuei icomparavel mente mais no que respeita a ascendentes do lado de minha mãe, neste ramo " encalhei" por falta de documentação. Pode ser que consiga encontrar alguma cois que me ajude na procura de elementos, sobre esses meus ascendentes. Se estiver na disposição d facultar esses dados e preferir fazê-lo directamente, o meu endreço é luispicarravintecincoarrobasapopontopt

Melhores cumprimentos.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#73178 | luis262 | 15 set 2004 14:46 | Em resposta a: #73176

Desculpe as gralhas...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78198 | luis262 | 27 nov 2004 18:59 | Em resposta a: #73140

Caro João Ramos:

Enviei-lhe em Setembro uma mensagem, que talvez lhe tenha passado despercebida, na qua lhe pedia que me fornecesse, se possível, elementos sobre esses seus acendentes Pissarros e Piçarras de Moura.
Se o pudesse fazer ficava agradecido, dadas as muitas faltas e dificuldades que eu tenho encontrado nas consultas de registos relativos aos meus.Se o desejar poderá fazê-lo, claro está, neste mesmo tópico ou então para o meu e-mail, que lhe enviei na altura.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78414 | fg | 01 dez 2004 10:18 | Em resposta a: #43774

Não sei se haverá alguma relação dos Piçarras que aqui se tratam com outros também de Moura (ou de Serpa?), tais como os descendentes (que são muitos) de JOAQUIM ANTÓNIO VAZ PIÇARRA * 23.08.1861 em Serpa e que casou com Ana José de Segurado Fernandes, de Moura. Estes senhores constam desta base de dados, assim como grande parte da sua vastíssima descendência. Consta que um dos filhos Joaquim Fernandes Vaz Piçarra * Moura, 31.8.1890 (casado com uma senhora lindíssima, D. Maria de Lourdes Barros Lima da Cunha e Menezes (Lumiares) e de quem posteriormente se divorciou c.g.) foi o alentejano mais cosmopolita do seu tempo, vivendo grande parte da sua vida em Paris onde mantinha no hotel Ritz um quarto todo o ano; este senhor teve, pelo menos, mais uma irmã, Maria Alice Fernandes Vaz Piçarra, casada com um Cabral de Évora. E daí surge uma ampla descendença como os Sousa Cabral e Picão Caldeira (Sousa Cabral, Braancamp Sobral, Pinto Basto, Norton dos Reis, etc).

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78478 | luis262 | 01 dez 2004 17:21 | Em resposta a: #78414

Caro F. Guimarães:

Infelizmente, pelos motivos que já mencionei em anteriores mensagens, tenho tido muita dificuldade em ter acesso a alguns assentos paroquiais de Moura, apesar de vários tipos de diligências.
Sei, pela base de dados do GENEA, da exixtência desses Vaz Piçarra de Serpa e Moura, cujos mais antigos são contemporâneos de ascendentes meus, que nasceram nas freguesias urbanas de Moura, São João Baptista e Santo Agostinho. É pois muito possível que exista qualquer tipo de parentesco, só que, por ora, ainda o não consegui descobrir.
Todos os PIÇARRA, meus familiares que conheço, e que na sua maioria ,constam da base de dados do site, descendem dos já mencionados em anterior mensagem PEDRO ELOY PIÇARRA e sua mulher BENTA MARIA DA CONCEIÇÃO D`AGUILAR, meus trisavós paternos.
Sobre os Aguilares consegui ter acesso a alguns assentos paroquiais , quer na Torre do Tombo quer através do Arquivo de Beja , recuando até aos meus quintos avós, mas nada sei ainda sobre os ascendentes de Pedro Eloy...
Sei que o casal teve pelo menos uma filha, Margarida, irmã do meu bisavô JOSÉ DA COSTA D`AGUILAR ( OU DE AGUILAR) PIÇARRA . Aliás suponho que seja ela quem aparece como madrinha, no assento de batismo do meu avô paterno LUÍS DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA, (n. em Moura S.João Baptista a 30.06.1882) e que assina como MARGARIDA DA PURIFICAÇÃO DE AGUILAR CAMACHO, casada, doméstica, mas também nada sei sobre estes CAMACHO.

Sobre a filha do primeiro casamento do meu bisavô, (com FRANCISCA RITA ABRANTES), MARIA DO CARMO ABRANTES DE AGUILAR PIÇARRA, sei que casou e teve uma filha , de nome FRANCISCA, que cheguei a conhecer, e que esta teve descendêcia, mas não conheço o nome do marido.

Por agora é esta a situação.
Do lado de minha mãe, tive muito mais facilidade, como já referi antes , em recuar séculos, mas aqui as coisas estão mais difíceis!

Obrigado pela colaboração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78536 | fg | 02 dez 2004 08:55 | Em resposta a: #43774

Caro Luis Piçarra

Muito obrigado pela sua informação. É provável que sejam parentes.

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78649 | luis262 | 03 dez 2004 15:02 | Em resposta a: #78536

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78651 | RCR | 03 dez 2004 15:35 | Em resposta a: #78478

Caro Luis Piçarra

Embora seja provável que já tenha esta informação, aqui vai a linha de Vaz Piçarra, de Serpa e depois de Évora:

Joaquim António Vaz Piçarra, n. Brinches, Serpa, 23.8.1861, fº Manuel Vaz Viola, n. Brinches, Serpa cc. (Brinches, Serpa) Maria da Consolação Estevens Piçarra, n. Brinches, Serpa, 26.2.1818,
fª de Manuel de Jesus Piçarra, n. Brinches, Serpa, cc. Maria da Consolação Estevens;
neta paterna de José Gomes Piçarra, n. Serpa, cc. Antónia Maria, n. Brinches, Serpa
neta materna de Joaquim José, n. Brinches, Serpa cc. Maria Estevens, n. Brinches, Serpa

Fonte: António Pestana de Vasconcellos, Costados Alentejanos, árvore nº13

Cumprimentos,
RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78687 | luis262 | 04 dez 2004 00:03 | Em resposta a: #78651

Cara Rita:

Obrigado pela sua informação.

Não conhecia estes elementos, que podem vir a ser importantes para as buscas que estou a realizar.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#78807 | luis262 | 06 dez 2004 14:53 | Em resposta a: #43774

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#79273 | luis262 | 12 dez 2004 15:53 | Em resposta a: #78807

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#82485 | luis262 | 23 jan 2005 01:48 | Em resposta a: #46706

Caro Francisco de Paula Botelho:

Não queria abusar da sua disponibilidade, mas não me foi ainda possível deslocar a Moura, onde pretendo contactar alguém do Arquivo Municipal, que me possa fornecer dados sobre o/os mandato/os de um meu bisavô paterno( José da Costa de Aguilar Piçarra que foi presidente da C.M. de Moura ainda no séc XIX, aliás num dos mandatos foi vice-presidente o visconde de Altas Moras) e estava a guardar - mea culpa - a compra do livro que referiu, para essa ocasião...
Posto isto, gostaria de saber se existe alguma referência , a alguém de apelido Aguilar, Abrantes, Santa Maria ou Vilanova de Vasconcelos, nesse livro e ficaria muito agradecido se me pudesse dar alguma resposta.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89299 | luis262 | 23 abr 2005 01:35 | Em resposta a: #78651

Cara Rita:

Será que sabe se estes Piçarras de Brinches têm alguma ligação com o médico Ladislau Piçarra (há uma rua em Lisboa com o seu nome) que menciono neste topico, numa mensagem, se não estou em erro de 13.12.2003?

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89301 | luis262 | 23 abr 2005 01:43 | Em resposta a: #89299

Corrijo: trata-se do Dr. António Ladislau Piçarra, e amensagem é de 23.7.2003
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89313 | RCR | 23 abr 2005 09:19 | Em resposta a: #89299

Caro Luis

Não lhe sei responder à sua pergunta.
De qualquer forma e por que fala de um director de uma publicação, hoje e desde que me lembro, os donos e directores do jornal de Évora "Diário do Sul", são Piçarra. Não sei se descendem dos de Brinches, mas é provável.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89328 | mariamar | 23 abr 2005 13:52 | Em resposta a: #79273

Caro Luís Piçarra

Perdoe-me o atrevimento, mas fiquei muito curiosa!...
Será, por acaso, a mesma pessoa que conheci, há mais de 20 anos, em Fátima e que tinha por hábito alojar-se na Casa de Nossa Senhora de Fátima?!...

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89333 | luis262 | 23 abr 2005 14:21 | Em resposta a: #89313

Cara Rita:

Obrigado pela informação, que desconhecia.
Vou tentar saber alguma coisa.
António L.Piçarra, que foi médico e político, para além das suas actividades jornalísticas, tem uma biografia num dos volumes da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e, já li algures , que mantinha uma tertúlia que ficou famosa na época, em Serpa, onde por vezes também comparecia o Conde de Ficalho.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89335 | luis262 | 23 abr 2005 14:25 | Em resposta a: #89328

Cara Sra.

Lamento, mas foi outra pessoa de nome identico ao meu...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89362 | mariamar | 23 abr 2005 22:22 | Em resposta a: #89335

Caro Sr.

Apercebi-me, posteriormente, ter feito confusão pois a pessoa em causa chamava--se Francisco, e não Luís.
Grata pela atenção dispensada, peço imensa desculpa pelo equívoco.

Cumprimentos

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89374 | luis262 | 24 abr 2005 00:06 | Em resposta a: #89313

Cara Rita:

É na publicação " Arquivo de Beja", Boletim da Câmara Municipal, volume XXVIII-XXIX-XXX-XXXI-XXXII, Beja, 1971/1975, num estudo de F. Valente Machado, sobre o Conde de Ficalho , que a págs. 96 e 97, se fala da relação deste com " A Tradição", revista dirigida por Ladislau Piçarra e Manuel Dias Nunes.
No dito estudo é mencionado que, entre outros colaboradores da revista, figuraram Alberto Pimentel, o conde de Ficalho, Carolina Michaelis de Vasconcelos, Ramalho Ortigão, dr.Ladislau Piçarra, dr. Sousa Viterbo, dr.Teófilo Braga e Lopes Piçarra.
Também se escreve que a redacção da revista, em Serpa, foi muitas vezes ponto de encontro de um pequeno grupo composto pelos directores, amigos e colaboradores , como o dito conde de Ficalho, António de Melo Breyner e outros.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89391 | RCR | 24 abr 2005 09:30 | Em resposta a: #89374

Caro Luis

Não tenho mais informações sobre Piçarras, para além das que lhe dei. De qualquer forma, quando for a Évora, posso tentar saber quais as famílias ligadas, por essa via (um dos meus cunhados descende dos Piçarras de Brinches e, por conseguinte, alguns dos meus sobrinhos).

Cumprimentos

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89394 | RCR | 24 abr 2005 10:58 | Em resposta a: #89374

Caro Luis

Por curiosidade, estive a pesquisar os Piçarra da base de dados do Genea. Diga-me por favor se os seus "tios" João de Vilanova de Vasconcelos Correia de Barros cc. Francisca Isabel Janeiro Caeiro tiveram descendência. Sou amiga de duas irmãs, Barros, de Moura.

Cumprimentos,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#89397 | luis262 | 24 abr 2005 12:15 | Em resposta a: #89394

Cara Rita:

A minha tia Avó, Francisca Isabel não teve descendência do seu casamento com J.V.V.Correia de Barros. Depois da morte do 1º marido tornou a casar com José Fialho Rico também não tendo descendentes. Existem no entanto outros ramos dos Correia de Barros, familiares do primeiro marido. Uma outra irmã da minha avó paterna, Teresa Maria, casou com César Vasconcelos da Cunha Rêgo,que era primo do cunhado, pois descendia dos Vilanova de Vasconcelos e uma terceira irmã com Francisco Fialho Pinto. Houve posteriormente casamentos entre Fialhos Pintos e Correias de Barros, e embora eu conheça bastantante gente desse lado, há coisas que ainda não consegui destrinçar, até porque nos últimos tempos tenho andado mais" à volta" dos meus costados do lado materno, por isso não lhe posso dar grande ajuda.
Há no entanto bastantes dados no tópico Correia de Barros da Vidigueira, aqui no fórum, inclusivé algumas infomações que , por falta de tempo, ainda não pude explorar, mas conto poder fazê-lo em breve.Talvez uma consulta a esse tópico lhe possa ser útil.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#90277 | luis262 | 08 mai 2005 17:03 | Em resposta a: #43774

Caros Confrades:
Depois de todo este tempo,_ uns três anos ou mais- continuo sem conseguir avançar um só passo sobre a ascendência do meu trisavô Pedro Eloy Piçarra, natural de Moura. Os dados que consegui ao longo destes últimos dois anos, depois de várias deslocações infrutíferas à Torre do Tombo em Lisboa, onde consultei diversos microfilmes muitos deles completamente ilegíveis (tinta trespassada) e deparei com inúmeras falhas em registos, como já referi anteriormente, são muito poucos...
Uma ida a Beja, talvez me permitisse descobrir mais alguma coisa, ou mesmo uma consulta à Biblioteca de Moura, mas infelizmente, nem os meus compromissos profissionais , nem outras responsabilidades que tive de assumir entretanto aqui em Lisboa e que tem a ver com assuntos de património familiar, me dão tempo para me poder deslocar com calma e tempo, ao Baixo Alentejo e à Estremadura espanhola para tentar descobrir coisas "in loco".
Assim: sobre a possível relação com os contemporâneos Vaz Piçarra , de Moura e Serpa, obtive graças a confrades do fórum infimortantes dados, mas ainda nada de conclusivo.
Quanto aoutros Piçarras da região apenas algumas informações dispersas.
Sobre os Aguilares do Baixo Alentejo, que pelo casamento de Benta de Aguilar com Pedro Eloy,se ligaram também quase nada consegui avançar, para além de alguns elementos que recolhidos na Torre, que me permitiram recuar três gerações nos Aguilares ( e o mesmo poderei dizer quanto a outra gente.
E acho pena que tudo seja tão dfícil... No entanto não tenho o hábito de desistir sem mais nem menos e, vou continuar a persistir, sobretudo vou tentar arranjar uns "tempitos" para uma ida a Beja .
É que há muitas histórias, reflexo da nossa História, que ficam por descobrir ou destrinçar, e de que eu me não esqueço, criado que fui em grande parte, por meus avós -( neste caso paternos, mas também maternos, mas essas são outras histórias e sobre as quais, graças às investigações de muitos genealogistas, já consegui recuar alguns milhares de anos...), visto meu Pai e minha Mãe, que enquanto teve saúde o acompanhou, terem passado largos períodos fora de Portugal.
Por isso renovo aqui o meu pedido, a quem souber coisas sobre Piçarras, Aguilares, ( ou Costas Aguilares) Cinzas, Barbosas, Guerreiros, Valentes, Camachos) de Moura ou Serpa.

Saúde!
Cumprimentos.
Luís Piçarra

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#90283 | luis262 | 08 mai 2005 19:37 | Em resposta a: #90277

Caros correspondentes:

Peço desculpa pela grallha ,que transfomou, na mensagem anterior, "centenas" em "milhares" de anos.
Posso realmente referir mais de 1500 anos, "alguns milhares" já seria nitidamente exagero...

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#90409 | luis262 | 10 mai 2005 14:49 | Em resposta a: #90277

Renovação de pedido.
Luís M.F.C.Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#90978 | luis262 | 15 mai 2005 14:20 | Em resposta a: #90409

Cá vou insistindo...Coisas de quem tem costela alentejana!
L.P.

Resposta

Link directo:

Piçarras , de Moura

#92036 | luis262 | 28 mai 2005 14:19 | Em resposta a: #90978

Renovo o pedido de informações.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92041 | luis262 | 28 mai 2005 14:44 | Em resposta a: #82485

Caro Francisco de Paula Botelho:

Será que nesse livro que possui, consta alguma coisa sobre António Francisco Fialho Pinto, que além de ter sido, segundo creio, o maior proprietário de terras do concelho de Moura até aos anos 70, ( dono de dezoito herdades e um sem número de olivais), licenciado em Direito, Presidente da Câmara de Moura, e em cujo mandato foi inaugurado o então chamado pelo povo "Jardim dos mal encarados" ( coisas da iluminação luz fluorescente) que os mourenses, com o seu espírito de humor "não deixaram passar".
Esse senhor foi o marido de uma tia avô minha, ambos já falecidos, e o seu único filho, António Urbano Janeiro Caeiro Fialho Pinto, precocemente falecido, foi meu primo e padrinho de batismo.
Continuo sem ter o livro , mas a culpa é minha que já o devia ter encomendado. Desculpe estar a incomodá-lo outra vez...

Melhores Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92081 | luis262 | 29 mai 2005 15:39 | Em resposta a: #73176

Sr. Luís Piçarra,

Reparei que tinha sugerido um contacto nosso directo via e-mail já à algum tempo, mas tenho andado muito atarefado a descobrir programas informáticos de genealogia e só agora me foi possivel contactar.
Relativamente aos meus Piçarras não tenho mais informações para além daquelas que já disponibilizei no forum.
Tenho outras informações sobre Piçarras de Moura que retirei do Catalogo de documentos relativos a Moura existentes no IANTT, que irá ser editado brevemente pela Câmara Municipal de Moura. Para já, e dado que estamos encalhados na falta de livros, poderão não ser muito útéis, mas penso que nunca é demais guardá-lo pois certamente farão falta quando conseguirmos ultrapassar este problema.

As pessoas que encontrei no referido catálogo são as seguintes:
- Em 1511 Gonçalo Vaz Piçarra, morador em Moura, recebe de D. Manuel o cargo de inquiridor e contador dos feitos e custas da vila, em substituíção de Álvaro Colaço;
- Em 1573 é concedido, por D. Sebastião, a António Piçarra o ofício de escrivão do celeiro da aldeia de Safara;
- Em 1592, num auto de fé, Guiomar Piçarra, nascida em Moura e moradora na Caparica é acusada de sodomia;
- Em 1714 é feita referência ao morgado de João Piçarra;
- Em 1773 é extinto o vínculo de João Piçarra, na vila de Moura, ao capitão João Lopes de Sousa.

Com os melhores cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92083 | luis262 | 29 mai 2005 15:59 | Em resposta a: #92081

Caros participantes do fórum:

Tomei a liberdade de transcrever os dados da anterior mensagem e colocá-los no fórum, porque neste momento é provável que o referido catálogo, a editar pela C.M.de Moura já o tenha sido e, em segundo lugar, João Ramos nunca me pediu que os não divulgasse.
Parecem- me aliás poder ser de interesse , para os estudiosos da geanologia das famílias mourenses , que tantas dificuldades têm encontrado devido aos "buracos" que existem nos arquivos da Torre , em Lisboa.

Cumprimentos.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92939 | Ana T. Piçarra | 09 jun 2005 10:47 | Em resposta a: #43774

Luís
Tenho tentado enviar mensagens,mas não tenho conseguido vamos lá ver desta.
Suponho que sejamos parentes visto o seu pai era primo do meu avô ou bis avô ,uma zanga de famili que envolve um primo nos separou por 50 anos.
È estranho não haverem registos antigos talvez mesmo por Pizarro ter originado Piçarra. Talvez de Pizarro Y Pizarro .Em Espanhol Pizarra = Piçarra é o mesmo pedra.A minha minha familia está em Beja e Coimbra.Há Pizarros em Coimbra
Também e uns sec atrásli algures que havia Piçarras. E sempre ouvi que os Pissarras eram do Norte.
O Urbano era primo do meu pai.E falas numa tia Teresa de Moura que uma prima do meu pai também fala.
Li Pessarra pode vir de Pessanha. Acho que sou um grande pesquisador pode chegar a alguma conclusão.
Se a doença vier de nós muitos podem ter morrido cedo.Visto a doença ter-se perpetuado .Para este lado em muitos.
A um livro em Serpa sobre Serpa dos Mello (Marquês de Ficalho )que faz alusão aos Piçarras ilustre de Serpa.Já que se dedicou á pesquisa pode ser que consiga fazer a ligação de Piçarra e Pizarro porque li algures nas suas mensagens Piçarro
de registo acho que em Alcaçer.

Valete a minha avó era Valente de Aldeia nova de S.Bento.
Gostava de se souberes de mais alguma coisa me disses.
E o teu pai tinh um Titulo Não tinha??
Podes enviar E-mail para a minha empresa happy.menus@hotmail.com
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92980 | luis262 | 09 jun 2005 18:11 | Em resposta a: #92939

Ana:

Pelo que dizes, é mesmo muito provável que sejamos primos!
Tentei enviar uma mensagem para o E- mail que indicas, mas até agora , ou por problemas com do meu mail ou por qualquer outra razão, ainda não a consegui enviar.
Entretanto, se me respondesses, mesmo aqui no fórum, enviando mais alguns elementos sobre a tua ascendência, nomes dos pais , avós ou se possível bisavós eu podia dar-te uma resposta mais concreta.
Todos os Piçarras de que descendo ou seus parentes e, sobre os quais já disponho de dados, descendem do casamento entre PEDRO ELOY PIÇARRA e BENTA MARIA DA CONCEIÇÃO DE AGUILAR. Se clicares em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=id=122620 tens acesso directo a essas páginas no GENEA.
Entretanto vou tentar novamente enviar a mensagem para o teu E-mail, onde respondia a algumas perguntas que fazes.
Se possível, envia-me para aqui alguns dados dos que pedi .

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92989 | luis262 | 09 jun 2005 20:24 | Em resposta a: #92980

Ana:

Correcção: clica em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122620

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#92992 | Ana T. Piçarra | 09 jun 2005 21:05 | Em resposta a: #43774

Luís

Escrevo-lhe novamente para esclarecer o seguinte, quanto ao nosso nome.
O Piçarra que se estabeleceu em portugal vem de uma familia da Nobrezada da Extremadura Espanhola que posso saber.O Francisco Piçarra era meio Irmão.
NaExtremadura existem pedras Pizarras as jazidas são
Pizareiras e o Brazão tem essas pedras que na descrição do Brazão em Portugues
são Piçarra as pedras do brazão Português

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93132 | Ana T. Piçarra | 11 jun 2005 14:31 | Em resposta a: #43774

Luíz,

Escevo novamente para explicar o seguinte:
1- Quanto á pedra Pizarra= Piçarra Exite um derivado tamém que é pizarroso
suponho que se refere a terreno Pçarroso.

2 - Já tentaste investigar o Pedro Aguiar Pizzarro albuquerque Orey, visto o Aguiar aparece neste nome (Aguiar)não sei como .A não ser que tenha uma relação directa com o nosso Aguiar Piçarra.

3- Quanto á Tia Teresa de Moura seria uma irmã do meu bis - avó se houver alguma relação po aí ela seria irmã do teu bis avó também.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93184 | Ana T. Piçarra | 11 jun 2005 19:53 | Em resposta a: #43774

Lu.iz,

1- Peço desculpa o engano,já vi de onde vem o Aguiar.
2- Peço desculpa os erros ortográficos, mas a máquina escreve depessa demais.

3- Estive a olhar para os Pizarra titulopareceu-me que nenhum ficou com o nome a não ser um, mas de nome Português.O Hernando Pizarro teve uma filha os filhos não mantiveram o nome.
Na enciclopedia Luso Brasileira da Cultura dizem que :
-Passou a Portugal Pedro Guimarães Pizarro. E tal com diz a Genea esabeleceu-se em Moura.

4- Talvez seja por aí que se tenha que investigar.
5-Gosto muito do meu nome e não me importo de ficar com o Piçarra para sempre.
6-Acho que procurar as origens é um trabalho arduo, se poder ajudar tudo bem.
mas naõ tenho a precistencia do Luís . Mas ao mesmo tempo gostava de saber
noticias dos avanços.
7- A familia Guerreiro de Serpa (rofessora).
8- Acho que é a Camara Municipal de Serpa que tem o livro sobre os Mello,
e faz alusão as várias familias Alentejanas.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93197 | Ana T. Piçarra | 11 jun 2005 23:10 | Em resposta a: #43774

Luíz

Acho que encontrei o que procurava.
Parece haver uma relação de Piçarro para Pizarro facilmente se chega a Piçarra, o Nome é João Privado Piçarro 1641 da mensagem de João Ramos de 14/9/2004
e a genea pessoas João Privado Pizarro casado com Brites Toscano deste os filhos originaram Pessanha.
E... ainda dizem que a nossa geração não sabe escrever.
Piçarra será sempre a nossa Pedra.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93209 | luis262 | 12 jun 2005 02:52 | Em resposta a: #93197

Ana:

E dizes que não és persistente!
Realmente deve ser por aqui que se estabelece uma relação entr Pizarros, da Extremadura e Piçarras de Moura. Há uma diferença entre o João Privado Piçarro, referido nas mensagens de João Ramos de 14.09.2004 aqui no Fórum e que foi às cortes de 1641 e o João Privado Pizarro, que segundo a pag. do GENEA teve um filho Nuno Vaz Pizarro ( ou Vaz Piçarro), que foi vereador em Moura e casou com uma Filipa Mendes Ravasco , nascida cerca de 1580.
Mas é muito possível que seja um descendente.
Também eu, já há uns anos dei com um livro, na Livraria Portugal em Lisboa, de que não sei o nome , nem o autor, pois nessa altura não tinha interesse por " estas coisas " da genealogia, que ligava os Piçarras de Moura aos Pizarros, e inclusivamente mencionava o facto de o meu pai pertencer a essa família.
Também na minha família tanto o meu bisavô, como o meu trisavó, assinam, algumas vezes, Pissarra em vez de Piçarra...
Em Espanha, como dizes , tal como em Portugal, pizarra é nome de pedra xistosa.
Eles até chamam pizarra, aos antigos quadros pretos, em ardósia, que se usavam nas escolas.
Sempre houve casos de aportoguesamento de apelidos, e isso é ainda mais natural numa zona perto da fronteira e que, por mais de uma vez, foi espanhola.

Uma pergunta: Será que tu és parente de um José Francisco Piçarra Júnior, que está no GENEA? É que ele têm uma neta Ana Teresa da Silva Piçarra...

Há um site de heraldica de Espanha, que não posso referir, por causa das regras do Genea, onde consta o brasão dos Pizarros da Extremadura ( que é práticamente igual ao que foi dado a Pizarros que vieram para Portugal) e também de uma família PIZARRA , das Astúrias, cujo brasão é muito diferente, com um leão.

Em relação à questão que puseste sobre se o meu pai tinha direito a um um título, vou resumir o que sei, e que não tem a ver com Piçarras nem Aguilares, mas com a família da minha avó paterna.
O meu bisavó paterno, Manuel Caeiro Gonzales ( ou Gonzales y Ribadeneira) como também parece ter sido conhecido, viveu durante váris anos em Madrid, emcasa de um seu tio avô, Marquês de Valdeterrazo, que entr outras coisas, foi Presidente do Conselho de Ministros de Espanha´, e nquanto frequentou uma Academia em Madrid (de quê não me perguntes...mas tenho fotografias dele dessa altura com uma farda e "herdei" os botões !!!, da dita farda, prateados e com um castelo c/ uma corôa por cima). Na família sempre se disse que esse tio avô lhe teria prometido que iria propor que lhe fosse atribuído e aos seus descendentes que aele tivessem direito, o título de Visconde de Ribadeneyra.
Isso faria do meu tio Bento o 2º Visconde e como não teve filhos o meu pai seia o 3º e assim por diante...Averdade é que o dito cujo título nuca chegou a ser concedido, talvez até pelo facto de o meu bisavô ser filho de pai português, ou por outra razão qualquer. Esses Marqueses de Valdeterrazo, eram de Valencia del Mombuey, que fica do outro lado da fronteira, muito perto da Amareleja, onde tinham, e ainda lá está, um palácio e muitas terras. São Grandes de Espanha e constam do Genea, que não tem ainda o nome do actual. A história verdadeira é esta. Aliás esteve em Lisboa o 2º marido da 3º Marquesa, que era prima da minha avó Luiza,agum tempo depois da mulher , a Isabelita, ter morrido, e teve contactos com a família cá, mas eu nessa altura, não estava em Portugal.

Vou mandar uma mensagem ao João Ramos para ver se se consegue esclerecer essa história sobre Piçarras e Pizarros

Beijos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93210 | luis262 | 12 jun 2005 03:03 | Em resposta a: #93209

Ana:

Desculpa as "gralhas", mas devido ao adiantado da hora, não revi o texto .
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93215 | luis262 | 12 jun 2005 11:03 | Em resposta a: #73140

Caro Joao Ramos:

Por sugestão de uma participante do fórum, Ana T Piçarra, verifiquei que na B.D. do GENEA, consta um JOÃO PRIVADO PIZARRO cc
BRITES TOSCANA, tiveram:

NUNO VAZ PINTO (ou NUNO VAZ PIZARRO) , que cc FILIPA MENDES RAVASCO * c. 1580 . Foi Vereador de Moura.
Existe uma nota que diz :NPF (vol.IV-pg.54 Coutinhos)chama -lhe NUNO VAZ PISSARRO.
Tiveram:

BRITES DE FARIA RAVASCO * Moura , qu cc SEBASTIÃO DA FONSECA FALCÃO * c. 1620 e tiveram, entre outros:

NUNO VAZ PISSARRO.

Aqui está um exemplo de transformação de Pizarro em Pissarro, neste caso em Moura, e sabemos que Piçarro, Pisssarro, Pissarra e Piçarra, aparecem, por vezes numa mesma família. Existem outros dados, que talvez lhe interesse consutar, nessa página do GENEA.

Há também e sobretudo, o seu Pedro Privado Piçarro, que esteve nas cortes de 1641 e, apesar da diferença de datas, será difícil que não exista alguma relação...

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93217 | Ana T. Piçarra | 12 jun 2005 12:15 | Em resposta a: #43774

Luís,

Acho que encontrei o que procuravas, encontrei no lello Universal. A identidade de Pizarro= piçarra= pizarra Todoas derivadas da pizarra e tradução de Espanhol par Português e existe mais uma palavra que é Piçarrento.
Tenho todas as provas comigo.
Agora há outra questão há 2 Pizarros??Um que estabeleceu em LIsboa e ourtro em Moura,o de Moura está comprovado pela Sociedade Portuguesa de Heraldica.

Vivi nos Açores conheço nomes de algumas familias Goulat Medei ros niz ma osso não me parece que haja.

Os filhos de Gonzalo Pizarro O Velho ERam Hernando Gonzalo Francisco isto em 1500 até 1550 aprximadamente.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93251 | Ana T. Piçarra | 12 jun 2005 22:34 | Em resposta a: #43774

Luís,

Escrevo porque só agora é que li as tua resposta.
A precistência é, Alentejanisses... Mas cheguei lá. Consegui que pizarro=pizarra=piçarro. Ja tentei procurar a genealogia Espanhola, mas só vi o Brazão. mais tarde procuro. E quanto Piçarras Portugueses, talvez por ser estranjeiro não se conhece carta de foral.
E andas-te a ler o E.mail que enviei, e... que mau . Essa de neta do Avó.
Estive a ver ,num sec cabe 4 gerações e a 1ª não vê a ùltima. Antes do Pedro Eloy Não deve haver muitos mais se conseguires saber desde quando foi entregue o titulo aos Espanhois aparti daí pode -se estimar a altura em que um dele por cá ficou e qual o que ficou em Moura.
Agora fiquei cu riosa para saber desse pizarro de Moura que porvavelmente originou Piçarra e que no Alentejo e estão bem representados.
Está explicado o titulo e deve ter sido isso ,preferiram passar para um Espanhol e ficou em casa.
Agora teho alguma coisa sobre os Aguilar que tem origem nos Aguiar pela semelhança do Brazão. a ultima casou com o marques de Penalva a casa dos Agilares de Monroi entrou na casa dos condes Tarouca são de Campo Maior mas á outor no alentejo fixados em várias épocas
E na Beira alta uma famila no sec XVII.
Bom acho que vou ficar por aqui.
Só outra pergunta tinhas um conjunto não era com é que se chamava?
Acho que daqui terminei as pesquisas.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93262 | luis262 | 13 jun 2005 00:47 | Em resposta a: #93251

Ana:

Sempre que tiveres mais dados vai comunicando. Farei o mesmo em relação a ti.
Com esse João Privado Pizarro, deste uma ótima "dica" que pode vir a facilitar as coisas.
Quem teve um conjunto, que se dedicava à recolha e interpretação de música popular e tradicional portuguesa, foi o meu irmão Mário. Era o "Terra a Terra",que entretanto acabou.
Beijos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93312 | Ana T. Piçarra | 13 jun 2005 14:07 | Em resposta a: #93262

Luis
Está bem sempre que souber de algo mais digo.O e-mail é o que está aqui ? Vou explicar uma coisa.

Outra então ,duas pessoas diferentes não fazem uma mesma coisa igual, a criatividade do homem não consegue fazer 2 brazões iguais, e pode haver 2 nomes difrentes, com o mesmo brazão ainda que de diferentes paises??

Então o Marquês da conquista Francisco Pizarro deu origem ao Brazão dele ,e o dele deu origem ao Pizarra ou foi ao contrário qual as datas de um e de outro.
O que faz um Espanhol vir para Portugal?? Casar-se com uma Portuguesa???
Se iestás a escrever um livro, bem eu não me importo de oferecer o Coktail eo Espaço. Se quizeres se não do Coktail fico po aqui.
Bjos Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93381 | Ana T. Piçarra | 13 jun 2005 19:53 | Em resposta a: #43774

Luis

Nao estou a consegui enviar as mesagensDizia eu que descobri um brazão igual nos vários dos Pizarro.Ou seja é dos Pizarro de Espanha. Em Portugal passou um descendente desta familia. Que pode nem ter titulo visto ser estanjeiro.
Pode ser que até tenha sido um da Beira que ficou em Moura visto o nome ser Pedro gumar~es parece havia um primo deles que era Pedro. E pode ter sido um outro pela proximidade de Portugal. e pode ter acontecido que os da Beira originaram os com ss e do sul com ç Bom daqui desejo boa Sorte nas Pesquisa e com a presitencia vais conseguir.
Bjos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93407 | Ana T. Piçarra | 13 jun 2005 23:37 | Em resposta a: #43774

Luis,
As vezes a informação é muita e tenho dificuldade.Já percebi ,acontece como os descentes que vieram para Portugal de qualquer casa, não t~em Brazão por isso vão buscar aos do nome. Saiu um livro recente onde só consta os Portugueses e á nomes que ficam de foram por não ter origem portuguesa. Aquele é Espanhol um dos menos conhecido.E sem duvida que não é Portugues.
Não encontro o 122620
Nesta Dpiz. os que falam D.P VARGAS 1663 são ainda de origem portuguesa esta familia vem de umDiogo Alfonso Pizarro e Teresa Matin Pizarro que não é a nossa ach pode ser mesmo um outro de facto esse vaz Pizarro??
Devi-se começar por Espanha ou saber qul o nome exacto do que se fixou em Moura.
Se continuares a clicar no Privado Pizarro os filhos da Filha são Pissarra e Pessanha
Conclusaõ os piçarras=pissarro=pizarro=Pessanha=Pinto esta do pinto deve-se ter apagado o resto e juntaram assim pin to sabedo que n tem 2 patas .
Adeus
Outra Vez Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93421 | luis262 | 14 jun 2005 01:26 | Em resposta a: #93407

Ana:
Li as tuas mensagens e o mail que enviaste.
Passo a responder às várias questões que levantas:

1.Não estou a escrever nenhum livro, mas sou apenas um "interessado" em conhecer coisas sobre a minha família, quer do lado do meu pai, quer da minha mãe. Tenho tido, infelizmente, muito mais dificuldades em avançar no que diz respeito aos Piçarras , e provavelmente só com uma ida ao Arquivo distrital de Beja da torre do tombo. conseguirei alguma coisa, mas de momento por razões de vária ordem ,não me é possivel fazê-lo.

2. Quanto à maneira de saberes mais dados , nomeadamente sobre os teus bisavós, a melhor foma de o conseguires será pedindo esses elementos para o . ou os Arquivos Distritais da torre do tombo do(s) distrito(s) de que forem naturais, cuja morada se pode consultar por expo. na internet. Digo isto, porque se nasceram há mais de cem anos, como é natural, é lá que se encontram os assentos de nascimento.
Como não sabes o suficiente sobre eles terás de saber onde e quando nasceu o teu avô.
Para isso , precisas de saber a data e o local de nascimento.
Se ele nasceu há menos de cem anos, uma vez que saibas esses dados, entras em contacto, por carta, ou mesmo pelo telefone, com a junta de freguesia de nascimento e podes pedir que te enviem uma fotocópia de um registo de nascimento , à cobrança. Há até um endreço na net, que não sei de cor, através do qual se pode fazer o pedido e depois fazer o pagamento pelo multibanco.

3. Desses registos de nascimento é que devem constar os nomes e locais de nascimento dos pais e os nomes dos avós. Só então é que poderás escrever aos tais Arquivos distritais da Torre do Tombo, e pedir os assentos de nascimento, casamento ou óbito dos bisavós.

Temos portanto que começar pela nossa própria certidão de nascimento, de nascimento, quando estamos na estaca zero, passar às dos pais ,se as não tivermos e sabendo que esse tipo de documentos, até há cerca de 100 anos é pedido para as juntas e ,se são mais antigos, para os arquivos como referi.

Neste aspecto, só te poderia ajudar se houvesse uma coincidência entre os meus Piçarras sobre os quais tenho dados , com os teus, o que não acontece visto não saber nada sobre os nomes que referiste.

Assim sendo, dá trabalho , mas é a única forma de avançares...

Beijos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93447 | Ana T. Piçarra | 14 jun 2005 14:00 | Em resposta a: #43774

Liuz,
Vou ter agora tmbem muito pouco tempo , mas consegui analisar das msg
1500
1511vGonçalo Vaz P.
1573AntonioP. Este é filho de jose Rodrgues Pissarra msg de 14/9
António Ridigues Piçarra msg de 13/9.Irmão de Jose Rodrigues Piçarra

Assim , acho por sermos muitos e se calhar para não nos perdermos ,os nomes
próprios também passam. Pedro Eloi tem um neto Pedro nessa pagina do principio ha um Heloi + 16/12/1823 Filho de Jorge Vargas Piçarra . Serpa Também tem Piçarra recente do principio do sec. Mas acho que O HEloi ou é pai e morreu novo ou avo do Pedro Eloy.
Ate um dia destes e obrigado pelas informãções
Bjos Ana
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93859 | Ana T. Piçarra | 19 jun 2005 17:43 | Em resposta a: #43774

Luis,


Continuei as minhas pesquisas também por curiosidade e porque há Ramos que entroncam com os meus além do Piçarra nomedamente Guerreio e Valente.
Antes de continuar peço desculpa por qualquer erro e que não irei a tempo de corrigir.

Assim : Valnte por parte da minha avó materna e que lhe trocaram o nome´devia ser Valente Ramos teve 8 irmãos que desconhço o único que conheci era Vnceslau
o de Aldeia N. S. Bento.
O Guerreiro uma irmã da minha avó paterna a única que tiha o nome de G. Maria
de Serpa.
No dicionário Prtugués Luso Brasileiro da Cultura .existem estes nomes todos com os respectivos Brazões de Armas e cartas de Brazão e não de foral como havia dito atráz.
Coriosamente Vargas,Piçarra, Valente e Guerreiro são de origem Espanhola
respectivamente Vargas P, Valençoela e Guerrero.
Estes dados são do GABINETE DE ESTUDOS HERÁLDICOS e referece a Militares
respectivamente Generais.

Valente (famila Antiga) -tem a mesma origem que a dos Freitas .Procede de um descencente de D. Gonçalves Vasquedez que veio para Portugal com o Conde D.Henrique fundou o Mosteiro de Cete ppai de Diogo Gonçalvese morreu em Ourique casado com D.urraca Mendes filha de D. Fernando Mendesde Bragança cunhado do nosso 1º Rei e de sua Mulher D. Sancha Viegas de Bayão
O 1º que encontramos com o apelido de Valente em L.L.-4 È Afonso Pires Valente filho de Abril Peres sendo este 3º neto de D. Gonçalo Ouvequedez. Este Afonso foi conego da Sé e fundou o Morga do da Povoa em 1336 que deixou a seu irmão
Lourenço António Vicentede que descendem os de aplido Valente.
Existem várias cartas de Brazão 1568 ,1580, 1580 bom, á varias que eu descrevo a quem interessar.

Vargas - General Origem Espanhola com Solar na Corte de Madrid.Em tempom de D.Fernando de Castela viveu um Garcia Vargas.
Várias pessoas desta familia passaram a Portugal Tristão Fernandes Vargas passou a este Reino no Tempo de D. Manuel, aquem prestou alguns serviços em Tânger registou armas de nobeza pelos serviços prestados em 4.3.1512.
Rodrigo de Vargas um dos Senhores de Vila de Higuera, próximo de Badajoz tamdém passou a Portugal, casou em Lisboa tendo um filhon Antóno Rodrigues de Vargas foi capitão da India e casou com Branca Simo~es de Araújo.Em 1615 form justificadas armas de Vargas a Estevão Franco Vargas morador em Lisboa filho de Francisco Atunes Vargas eb de Bárbara de Franca de Miranda neto de António Rodriges Vargas. Sussede-se a descrição do Brazão

Guerreiro - General Povávelmente de origem Espanhola e muito v. T.N.E. os Solares mais antigos são de Castela e Aragão . Os genealogistas Portugueses
que o ramo passado a Poretugal e estabelecido em Almodôver vinha de Sevilha e Monterroyo. Diz-se que passou a P. no tempo de D. joão V. Sussede-se a descrição do Bazão e a mais antiga carta de Brazão é de 1665.
Vários Nomes
Afonso alvares Guereiro 1577 Almodôvar
Frei Afonso Guerreiro-Évora 1676 - 1741
Fernão Guerreiro 1550 Almodovar
João cosme Santos G. Funchal 1923

Pizarro - parece que passou a Portugal Pedro Guimarães Pizarro e se estabeleceu em Moura. Etc . Etc não se conhece carta de Brazão( General como os Restantes e não tem datas.

Assim, explico a dificuldade por se juntarem 4 origens espanholas 3 das quais só estabelecidas entre 1500 e 1600

Deixou estas informações a quem estiver interessa dao na origem destas familias.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93861 | Ana T. Piçarra | 19 jun 2005 18:09 | Em resposta a: #43774

Memória Historica economica de Serpa- J. M. Graça Afreixo

Capitulo IX
SUCC. mILIT. lISB 1644 PAG 170

O abade Pêra Dr. João Salgado fez uma resenha das Familia ilustres do Alentejo.
Nesta se encontram os seguintes nomes : Araujo, Correia, , Fialho , Lacerda,Mello
Negreiros , Piçarra.

Gomes Vaz jesuita que professou em Evora a 8 de Fevereiro de 1562

Padre Manuel Rodrigues Valente insigne lithurista como tal considerado por D. João V Sé de Evora

Manuel Vargas da Costa foi philosopho e médico Notavel

em 1836 foi considereada subsistente uma cadeira que já navilla de Serpa existia para o sexo Masculino....
Em 1861
por decreto de 8 de Maio se creou a cadeira para o sexo femenino na villa cijas professoras foram . D. Marianna Rita Guerreiro e D. Maria Thomásia Guerreiro.

.... vamos terminar com uma referencia a Brinches onde o auctor desta slinhas passou houras de descanso , devidas á hospitalidede de João B. Piçarra...

Bibliografia

Excertos do livro de J. M. Graça Afreixo C.M. Serpa

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93971 | luis262 | 20 jun 2005 23:40 | Em resposta a: #93859

Ana:

Aí temos poi mais um PIZARRO, agora PEDRO GUIMARÃES PIZARRO, que terá passado a Portugal e se terá estabelecido em Moura!
É pena que não existam datas, como noutros casos que referes. Se não estou em erro, dizes que esses dados são do "Gabinete de estudos heráldicos" e tem todos a ver com generais. Quer dizer que esse Pedro G.Pizarro também foi general, se não me engano.
Pergunto: Existem mais algumas referências ( o etc. etc.), que podem interessar.
Desculpa a minha insistência mas, por vezes, os pequenos pormenores ajudam e este caso pode ser interessante.
Onde é que se podem consultar esses dados relativos a generais?
Se se trata de um site sobre genealogia e não puder ser citado aqui no Fórum, agradecia que me mandasses.para o meu e-mail, as fontes que consultaste se não der muito trabalho.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93973 | luis262 | 20 jun 2005 23:56 | Em resposta a: #93215

Caro João Ramos e restantes confrades:

Permito-me chamar a atenção para a mensagem de Ana Piçarra, de 19.07.2005 :17.43, onde entre outros elementos, refere um PEDRO GUIMARÃES PIZARRO ( general ? ), que se terá estabelecido em Moura. Mais um Pizarro em Moura...
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93991 | Ana T. Piçarra | 21 jun 2005 07:34 | Em resposta a: #93971

Luiz,


Já respondo a tudo ,mas antes é assim:
O Pizarro que entra em Portugal , é Diogo Pizarro Vargas não tem carta de brazão
mas é descendente do Francisco Pizarro ,acho que é do Francisco, por isso a entrada em portugal seria em +- 1600. Pode ser que o PEDRO GUIMARÃES PIZARRO seja descendente. A minha confusão é o Guimarães que é Português.
Se assim for seria 1620 talvez ou mais 1640.
Será que as datas do Privado da Genea estão bem ?? A Filha teve o 1º filho as 40?? Pode ser mas será??
E o Diogo que elas falam entrou em Portugal como Vargas enão como Pizarro.Mesmo que tenha carta de Brazão é como Vargas,mas em Vargas rambém não há menhum Diogo.


Estes dados são de uma Enciclopédia de 21 volumes é a Luso - Brasileira da Cultura e nos nomes e Brazões ,foram buscar os dados ,ao gabinete de estudos Heraldicos.

Eu escrevo ,mas não tem nada no que refere ao Pizarro Portugues Só no espanhol
onde tem o tal Brazão com sendo de Espanha.
Então
Pizarro - General .Apeliddo que tem origem na estremadura Espanhola. Parece que passou a Portugal com Pedro Guimarães Pizarro que se estabeleceu na Vila de Moura,no alentejo. Dizem alguns autores que usararam as armas segiuntes :de oiro pinheiro verde frutificado do campo, entre dois cascões de sua cor de piçarra de sua coraos lados do p~e da arvoresobrepostps a dois ursos de sua cor assaltantes. Não se conhece armas de Brazão
Só que este brazão não apresenta as Pedras de sua cor ficaram brancas.

Se for preciso fotocopias eu não me importo de enviar.

A conclusão que que é há sempre muita confusão com o meu nome ouescrevem ou chamam piçarro pissara pizarro eu não sou nada disto .
O z passa a ç em espanhol não é?
Gonzalo = Gonçalo

Bjs
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#93995 | Ana T. Piçarra | 21 jun 2005 09:23 | Em resposta a: #93971

Luís,

Escrevo novamente pela razão, que Pizarro Pizarra Pissarra Piaçarra poder-se há dizer que está tudo na mesma panela. Mas...
Acho que há muita confusão a pasagem de Espanha para Portugal . Enquanto não se perceber Espanha não se percebe Portugal.

1- O Titulo de Marques de La Conqiusta foi para Francisco e foi o Hernando que conseguiu para Irmão Francisco.é Daí que vem o tal Brazão e muitos mais.
2- Nasc em 14..

3- O Francisco tinha um amigo Bombadilha.

3.1 Com o tempo vou-me dedicar a compor melhor a hist. do Pizarro e as vezes não dizem lá muito bem.Que é para tentar perceber e aproximar-me de uma data de entrada.Mas, deve estar próximo das que dei.

4- Nos Pizarro de Portugal os mais antigos que a Gene tem são de 1600 e precisamente são Pizarro Vargas. Por isso mesmo ,que haja dois as datas devem ser semelhantes.
5 -Mas Pedro Guimarães Pizarro foram buscar a algum lado. E em Moura não há registo de Pizarro Piçarro e ou qual é a data do Registo mais antigo?

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#94060 | Ana T. Piçarra | 21 jun 2005 22:45 | Em resposta a: #93971

É para corrigir um lapso grave, cada vez vejo melhor e acrescentei um R

não é GENERAL mas, GENEAL.

Peço muitas desculpas pela indução ao erro.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#94074 | Ana T. Piçarra | 22 jun 2005 00:23 | Em resposta a: #93971

Então a data de entrada de algum Pizarro em Portugal será em será entre 1450
a diante.

Acho que a G. está há espera da ligação de Portugal Espanha dos tempos actuais ,a descendência que vem de Espanha e que se prolonga até +- 1788 vem pela via de Diogo Fernado Pizarro ,irmão de Gonçalo Pai ,(e só há dois irmãos). Termina com o 1ºBarão da Ribeira de Sousa pelo menos aqui na genea edo que consigo entender.
O Resto das descendencias não vão além dos 1º ou 2ª Casamentos dos filhos de Frnncisco e restantes também não vejo o primo Pedro se era filho de tio ou tia e de que lado.
Acho que o principio está feito agora falta o resto...
De 1788 a 1800 a ligação é uma unha e onde está a unha???

O marques de la conquista desaparece esó volta a a parecer salvo erro em 17...
acho que agora só nao Tombo Espanhol .

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#94135 | Ana T. Piçarra | 22 jun 2005 22:15 | Em resposta a: #43774

Luís,

Com o elementos que disponho não há datas muitas descêndencias mas não todas acho que á alguns entroncamentos não sei como mas de certa maneira estão relacionadas(o Privado Pizarro é do Alentejo?).
Do que tenho diz que há 2 .Chamava-seJoão Esteves de Azambuja e passou a chamar-se Privado por alcunha e teve descendentes um foi padre.no tempo de D. Fernando).
Outro era João Privado. 1391 a 1490 também continuou descendencia( no tempo de D Duarte
Cartas de Brazão 1529,1543,1591 e o aplido passou a Espanha.

1-Então na enciclopédia diz parece PEDRO GUIMARÃES PIZARRO ,mas que se estabeleceu em mora. o Pai do Privado é Pedro Gonçalves Pizarro então e se o parecer é Gonçalves e não Guimarães .

2- Não haverá uma relação qualquer entre e não sei por que ordem nem como mas é tudo parecido entre :

1511- Gonçalo Vaz Piçarro
Do Privado -Nuno Vaz Pinto (ou Vaz Piçarro), não será-Nuno Vaz Pinto Piçarro, e que terá alguma coisa a haver com o1º Barão da Ribeira de Saborosa também Pinto Pizarro de Almeida Carvalhais 1788- 1841

e os Rodrigues Piçarra como aprecem podem ser Rodrigue Vargas ou Vargas Piçarro e fica Rodrigues Piçarra.

Aqui ficam as minhas probabilidades de não acertar, talvez .
Agora vou parar.
Obrigado pela paciência e que tenha ajudado em algo.agradeço também as respostas ás perguntas que fiz.que gostei muito de ter lido.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#94400 | RCR | 26 jun 2005 14:50 | Em resposta a: #89397

Caro Luis Piçarra

Acabei de chegar de Évora. A ocasião não era oportuna para grandes conversas, a única coisa que consegui obter foi: "Os Piçarras de Évora, Serpa e Moura são todos a mesma gente" (de que o Luis já suspeitava, mas penso que ainda não confirmou).

Em relação aos directores e proprietários do Diário do Sul são também descendentes da mesma linha que lhe indiquei no inicio destas mensagens.

Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#95517 | aeiou2 | 08 jul 2005 13:11 | Em resposta a: #43774

Ex.mo Senhor,

Ao completar mais um bocadinho os costados da minha neta Matilde,pois recebi hoje "Costados Alentejanos II",verifiquei que uma das tias avós maternas de Cuba,é casada com Francisco Piçarra.O casamento foi a 2.12.1972 e têm três filhos.

Qual a relação que tem com V.Exa?

Estou à sua disposição para troca de informações,não sobre os Piçarras ,pois é o único que consta no meu ficheiro familiar.

Creia-me com toda a consideração

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#95529 | luis262 | 08 jul 2005 16:09 | Em resposta a: #95517

Exma Senhora
Dª Maria Oom Oliveira Oliveira Martins,

Não possuo , infelizmente, nenhum elemento relativo a Piçarras de Cuba, mas permito-me sugerir a V.Exa. o pedido de envio de uma fotocópia
simples da certidão de casamento dessa tia avó materna de sua neta, que casou com Francisco Piçarra, à Junta de freguesia do local onde o casamento se realizou.
Dispondo dos elementos necessários, como o nome dos noivos, data e local de casamento, até pode pedir o envio da fotocópia para casa , pela internet e fazer o pagamento através do multibanco.
Assim poderá obter os nomes dos pais e avós desse Sr. Francisco Piçarra.
Perante esses dados é possível que o possa entroncar
nos "meus" Piçarras , de Moura ou em algum outro ramo do mesmo apelido.

Entretanto faça o favor de me considerar à sua disposição para tentar ajudar no que lhe parecer necessário.

Queira aceitar os meus melhores cumprimentos

Luís Manuel F.C.Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#95535 | aeiou2 | 08 jul 2005 16:51 | Em resposta a: #95529

Exmo Senhor,

Posso perguntar à minha nora e não tenho grande pressa.
Muito obrigada pelas informações e sugestões

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Dr. José Ramos Piçarra

#96016 | luis262 | 15 jul 2005 12:21 | Em resposta a: #43774

Caros participantes:

Procuro informações sobre JOSÉ RAMOS PIÇARRA, médico dentista que teve pelo menos até ao início da década de 60 do passado século, consultório na R. do Arsenal ,em Lisboa.
Deve ter nascido, na primeira década do séc. XX e, era filho de PEDRO BARBOSA PIÇARRA, médico, nascido em Moura, São João Batista a 13.08.1880 e de uma Srª de apelido Ramos, com quem creio que não terá chegado a casar, embora tenha perfilhado o filho.

PEDRO BARBOSA PIÇARRA, foi irmão do meu avô paterno LUÍS DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA.
Esse meu tio-avô Pedro, casou mais tarde com OLGA STATTMILLER DE SALDANHA E ALBUQUERQUE e desse casamento nasceu uma única filha, MARIA JOSÉ STATTMILLER DE SALDANHA E ALBUQUERQUE PIÇARRA.

Todas estas pessoas, excepto José Ramos Piçarra, têm página no GENEA.
Embora tenha conhecido em miúdo esse meio- irmão da minha prima Maria José, não sei se teve descendência, nem conheço quaisquer outros elementos sobre ele.
Agradeço pois qualquer informação a seu respeito.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97071 | Ana T. Piçarra | 31 jul 2005 22:13 | Em resposta a: #43774

Boas Noites,

Li amesagem da Rita em que os Piçarra do Alentejo estão ligados.
Então enconterei mais umas ligaçoes ,a familia Revasco Uma foi casada com o Jõao Privado que se estabeleceu em moura e eu vou transcrever:

Revasco familia de origem pouco conhecida Alguns autores dizem que vem de Castelanotempo de D,afonso V
O 1º que os genealogistas conhecem é Rui Lorenço Revascoe que se estabeleceu na vila de Moura.Ali casou com uma senhora com diversos nomes D. Maria de Moura , D.leonor de Pinho ou Antónia ou Antónia Coelho de Pinho filha de Martn afonso Coelho .Parece que se estabeleceu por todo o territorio e até passou ao Brasil .é desta familia Gomes Revasco Soares que casou a 1ºªvez com D.Maria Gomes Guerra prima em segundo grau de Pedro Carrasco Guerra, natural de stº Aleixo que viveu em 1580 homem nobre da governança da vila de Moura ,casou em segundas nupcias com D Isabel Soares da Fonseca natual da Vidigueira , filha de Inês Soares e de António Zarco ...Cont a descentes que se espalharam....

Depois mais adiante temos os Rodovalho Apelida da origem da baixa Normandia
( França ) e vindo aos portos do Alentejo se casou em Viana Junto a évora com Maria Esteves cançado ,. Foi seu filho Aires Pires Rodovalho que foi para os Açores
(neste tempo dizem que emigrou) . Uma irmã deste D. Beatriz Dias rodovasco foi fundadora do convento de Jesus , em Viana do Alentejoonde prfessou e depois tomou posse em nome de Beatriz Coluna. Esta familia deixou descentes que continuou o apelido a um descendente seu Gaspar Correi Rodovasco foi passada carta de Brazão em 1643.

Eu sempre achei que na minha famili havia uns, de tez branca Louro fino acastanhado que não era muito Alentejano.

Descobri uma arvore geneologica bem espanhola , mas parece que não posso revelar aqui por isso vou enviar por E-mail .

Da familia Valente ,uma tia minha procurou em Beja saber algoHá uns anos atrás mas porece que ardeu..
Então a minha Bis avo´chamava-se Barbara Francisca Valente
Esta familia estava ligada aos Armazens do Grandela e do Chiado quando abriram
Parece que é esta e não os Ramos .

Então parece que não há duvida que houve Pizarros no Alentejo.
Estive a ver a palavras
assim
Caza- Caça
Gonzalo=Gonçalo - o apelido deriva do próprio nome
Piçarro pode ser o Homem que trabalha a pedra, não será assim?

Agora vou por a arvore geneologica que descobri por E-mail
Bjinhos Ana
Só mais uma coisa conheci uma Sra Guadalupe Garcia que vive em Moura
e tem filhos forcados

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97385 | Ana T. Piçarra | 04 ago 2005 15:34 | Em resposta a: #44343

Caro Lúis

Consegui finalmente falar com a Irmã mais nova do meu Avó José Francisco,
que confirmou o nosso grau de Parentesco afastado. E que o meu Bis Avó
Jósé Francico Piçarra cc Ana da Conceição Rosa E Irmão de Manuel,Teresa,
Carlos João e Domingos todos naturais de Serpa o pai destes Manuel Piçarra
morreu novo com 6 meses de casado.E estes irmãos eram primos direitos do Dr
Vaz Piçarra médico em Brinches.

Em relação aos antepassados mais distantes os Toscano veem de Italia e estabeleceram-se em Évra.

No sec xvi Aldeia nova ,Sepa, Binches,Moura não tinham mais que 300 habitações.

E descobir mais uma palavra caniço=canizo.

BJinhos Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97766 | Ana T. Piçarra | 11 ago 2005 00:25 | Em resposta a: #94400

Olá Rita,

Peço desculpa "meter-me " mas uma das irmãs do meu avó que ainda conheceu confirmou o mesmo,o meu Bis -Avó era primo Direito do Dr Vaz Piçarra (Médico)que suponho que seja Joaquim António.O meu pai diz que os bis- avos eram primos OS DE Moura por isso seria os meus Tris- Avos.Sei que tenho parentes em Évora e já me perguntaram se tinha alguma coisa a haver com eles ,falaram-me de uma Conceição e de um Irmão. Será que sabes de que lado são de Sepa ou de Moura
Obrigado AnaPiçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97858 | Ana T. Piçarra | 13 ago 2005 00:21 | Em resposta a: #43774

Luis,

Enviei uma mensagem para "Piçarras" hoje, porque este está muito cheio,como sou esperta a mensagem reverteu para mim Já vi que fecharam a genealogia Espanhola, mas fiquei com os dados de mais interesse na outra mensagem fiz a relaçãõ de Vaz e Vargas.
Pelo que percebo

JorGe Vargas Piçarra cc Barbara Piçarra
Tiveram
Eloi Picarra nasc 17?? +1823 cc Ana Joaquina
Tiveram José Piçarra mncc Maria Joaquina ??? este pode ser irmão do Pedro Heloi

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97861 | luis262 | 13 ago 2005 01:15 | Em resposta a: #97858

Ana:

Depois de algum tempo com muito trabalho e de umas (curtas...) férias em Espanha, vejo com satisfação que não paraste e. algumas das muitas pistas que tentaste levaram a resultados com interesse.
Assim depois da leitura de várias mensagens torna-se claro que estás ligada aos Vaz Piçarra , de Serpa, Moura e também com descendentes em Évora. Como já aqui foi dito neste tópico , é tudo a "mesma gente" tal como os "meus" Piçarras de Moura.
O problema só se coloca devido às imensas falhas que existem na torre do Tombo, em Lisboa, sobretudo no que diz respeito às freguesias urbanas de Moura, onde já fiz pesquisas e são às centenas os registos das primeiras décadas do século XIX, cujos os microfilmes,que existem na torre, são completamente ilegíveis devido ao que eles designam por "tinta trespassada", em bom Português: está tudo de tal forma esborratado, que nem o melhor especialista os conseguirá alguma vez decifrar.
Por isso a única maneira é mesmo tentarmos recorrer ao que existe, as coisas que algumas pessoas ou famílias t~em na memória, bem como aos, poucos ,estudos sobre genealogias alentejanas e, tentar construír o puzzle.

Quanto à relação com os Pizarros de Espanha é muito provável que exista: é demasiado, para ser coincidência , por exemplo, a existência em Moura de um João Privado Pizarro e um João Privado Piçarro, embora com alguma distância no tempo, para que não sejam absolutamente nada um ao outro...
Na fa mília da minha avó materna, tenho o meu bisavô, da Amareleja, cuja mãe era da Extremadura espanhola que aparec omo Gonzales numas certidões e noutras tranfomam-no em Gonçalves.
Esse aportuguesamento dos nomes, por obra de alguns padres, é muito comum, sobretudo nessas regiões do Além Guadiana...
Enfim, vou ficar por aqui, mas com aguma persistência espero que se possam vir a descobrir os muitos elos que faltam para ligar toda esta gente.

Mas os os alentejanos, têm fama de serem lentos ,mas nâo lhes falta geralmente a persistência para levarem as coisas até ao fim!

Um beijo do primo

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#97862 | Ana T. Piçarra | 13 ago 2005 01:36 | Em resposta a: #43774

Primo Luís,

Somos lentos ,mas no meio das Sextas vamos indo ao longe...

Já pedi ajuda alguns primos ,e vou tentar saber mais as alguma coisas dos irmaõs do José Francisco,os de Évora devem ser daqui e nao sei porquê ,mas acho que o Mariano Também deve ser.Vou tentar saber pela minha Tia Avó só que ela vive em Coimbra esperava que viesse a Lisboa. Vais vamos encontra-los todos.

Espero que as Férias tenham sido boas,os meus sobrinhos também vieram a pouco de Malaga agora vão ...vão para onde havia de ser para a sobra das Aznhinheiras.

Beijinhos até Breve

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98415 | RCR | 24 ago 2005 13:28 | Em resposta a: #97766

Cara Ana

A Conceição Piçarra de que fala é provavelmente uma das actuais proprietárias do jornal "Diário do Sul", minha colega de liceu, que tem de facto dois irmãos (ou três, um mais novo, se a memória não me falha) e que descende dos Piçarras de Serpa, referidos na minha mensagem (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=78651#lista) e na de F. Guimarães (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=78414#lista). Que eu saiba não há mais ninguém em Évora que use Piçarra como último apelido, actualmente.
Para além do que referi como "..são todos a mesma gente" nada sei sobre a ligação entre Piçarras de Serpa e Moura. Acrescento apenas que a fonte dessa afirmação é um dos descendentes referidos por FG e que se terá baseado certamente em histórias de família (que valem o que valem, mas que ainda não se proporcionou aprofundar).
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98442 | Ana T. Piçarra | 24 ago 2005 20:50 | Em resposta a: #98415

Rita

Obrigado por ter respondido, ainda tem contacto com ela? Por parece que temos um conhecido comum.(Mas que eu já não vejo a muito tempo). O meu Piçarra Também é de Serpa . Sei que o meu BIS Avó tinha + 3 irmãos que eu repito Domingos Teresa e Carlos Joao. (A conceição deve ter a minha iadade). Será possivel sabermos qual é deles)?Quanto ao Luis o parentesco vem do tris avo que eram Primos .
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98463 | luis262 | 25 ago 2005 00:35 | Em resposta a: #97385

Ana:

Na altura fiquei com dúvidas sobre alguns elementos da tua mensagem, de 4.8. 15:34.Vamos lá a ver se entendi bem:

O teu Bisavô, José Francisco Piçarra, casou Ana da Conceição Rosa.
Esse teu bisavô, que era natural de Serpa, teve mais quatro irmãos, Manuel, Teresa, Carlos João e Domingos, todos naturais de Serpa.
Estes seriam primos do Dr.Vaz Piçarra , médico em Brinches.

O pai, teu trisavô, Manuel Piçarra ( não sabes de onde era natural, nem tens ideia de qual seria , aproximadamente o ano do se nascimento ? ), é que seria primo dos meus ascendentes de Moura? Foi o que me pareceu que referias, na mensagem que envias-te a RCR-Rita, ontem às 20:50.
Gostava de saber como é que chegaste a essa conclusão. A mim faltam-me elementos para poder estabelecer isso por agora, uma vez que , infelizmente, não tenho ainda nada de concreto , a não ser uma referência a probabilidade de sermos todos da mesma gente , os Piçarras de Moura eos Vaz Piçarra de Serpa e Brinches. Falta-me ainda elemento qualquer, que confirme essa ligação.

Beijinhos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98464 | luis262 | 25 ago 2005 00:38 | Em resposta a: #98463

Desculpa as gralhas.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98528 | Ana T. Piçarra | 25 ago 2005 17:57 | Em resposta a: #98463

Olá Luís

Sim é isso. É assim o meu avô ,não morreu novo mas cedo ele tinha 7 irmãos(também são de Serpa e o meu pai e irmãos também)(Só que eu não sabia lá muito)

(O meu avó nasc 1908 .(-30) Suposto Bis-avo 1880 ( aproximações) Tris -avó1850/1840(aproximações).)

Desses só há uma viva , a que estabeleceu estes parentesco ,e parque ainda tem essas memórias. E parece que se conheceram ainda, era médico Dr Vaz Piçarra ela seria prima em 2ª grau por isso tem presente ainda alguma coisa e faz sentido , de voces ser afastada para ela seriam primos em 3º grau.

Do meu Bis avó Manuel ela não tem recordações porque morreu novo.(Seria avó dela).
POr isso o que eu vejo e se não me engano é que O Pedro Eloi teria irmãos.
E pelo que entendo os Vaz Piçarra não tem descendência Piçarra. Só nós os dois
por isso acho que os de Évora devem serem descendentes do Domingos eou doCarlos João.
E acho que o parentesco com o Francisco Piçarra é mais próximo que nós imaginamos.
A Rita tem essa conhecimento da Conceição (+uma) de Évora ela é dona do Díario de Évora eu vou tenter que nos ajude.

Descobri uma árvore geneologica Chilena da Inês Pizarro(filha do...). Ela teve um filho Pedro Pizarro entre os muitos( 8 parece )só que lá diz que ele e outro João foram sacerdotes (confirma-se??) . Como vamos saber?
Quando tiver um pouco mais de tempo eu passo por E-mail porque o nome do Francisco P. de lá é Ortiz P. Para confundir ainda mais .
Beijinhos Ana
PS Amanhã ou depois envio E-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98530 | RCR | 25 ago 2005 18:54 | Em resposta a: #98442

Ana

Os Piçarra de Évora que conheço e de que falei, descendem todos de Joaquim António Vaz Piçarra (n. Serpa, Brinches, 1861).

Não sei se esta informação já consta deste tópico, mas este casal teve (pelo menos) mais uma filha, D. Maria da Consolação Fernandes Piçarra (n. Moura, Sto. Agostinho, 1889) cc. Francisco Garcia e Garcia (n. Moura, Amareleja, 1885), donde descendem os Garcia, de Moura (família bastante numerosa, pelo menos na actualidade).

O contacto da Conceição não o tenho, já não a vejo há bastantes anos, mas se procurar no site 118 da PT, por Piçarra, Évora aparecem bastantes números da distribuidora de jornais da família.

Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98556 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 01:32 | Em resposta a: #89362

Conheci há 8 anos um Francisco Piçarra que era o dono dos Azeites de Moura até 1974 e que mora actualmente em Beja.

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98589 | Ana T. Piçarra | 26 ago 2005 13:57 | Em resposta a: #98530

Rita

Consegui os contactos deles ,têm um Site . O Jornal é o Diário do sul e também t

uma Rádio . E é para agradecer as informações.

Conheci á bem pouco tempo uma Sra que casou com um dos Garcia penso,cada vez que falava com ela só me lembrava dos folhados de serpa.

Mais uma vez Obrigado
Vou dando noticias ,também tens familia Piçarra não é?

Eu q

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98628 | mariamar | 26 ago 2005 17:07 | Em resposta a: #98556

Engraçado!...Pensava que o tópico ( na parte que me disse respeito ) tivesse terminado mas, afinal, não aconteceu e ainda bem!
O Francisco Piçarra a que me refiro vivia em Lisboa, licenciou-se em Direito, seguiu a Magistratura e, penso, começou a sua carreira em Sever do Vouga.
Não me parecendo ser muito plausível que seja a mesma pessoa, não descarto a hipótese de estarem relacionados. Quem sabe?!...
Será benvinda qualquer informação adicional.
Reconheço, agradecendo, a sua amabilidade.


mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98635 | Ana T. Piçarra | 26 ago 2005 18:22 | Em resposta a: #43774

Luis,

Tenho Boas Noticias!

Consegui enterar em contacto com os Piçarra de Evora que é filho de Manuel Vaz Piçarra( + com 43 anos .)Também é Manuel ev ou dar por E-mail o Telefone poque ele vai-nos ajudar.
Sabe todo sobre a nossa familia , diz que descendemos de um Pizarro que veio para cá no principio do sec passado e que casou em Moura ,mas não sei como o teu pai era de Brinches. Veio para cá porque era muito avançado para a Época . Era Républicano como somos Hoje.

Esta familia era dona dos lagares de Azeite de Moura. A mais um médico Piçarra no redondo e varios casamentos com Fernandes.o ladislau pertence á nossa famila e o teu pai era primo 2ºdos vaz Fernandes . Bate certo.

O pai Manuel tinhuma irmã Maria Alice e Consolação e é filho de D. Ana
Fernandes de Regengos houve ain uma Hermelinda que casou com Fialho.

Há um general (é general e não genealogia)que ainda é aparentado connosco chama-se Duarte da Silva e tem um livro puplicado porque andou a estudar tudo
é de Lisboa e eu vou tentar localiza-lo depois digo algo.

Vou enviar a boa notícia por E-mail que depois diz se recebes-te porque a noticia é tão boa que não se pode perder.

Beijonhos Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98664 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 23:06 | Em resposta a: #98628

Cara Mariamar
Não. este Francisco Piçarra não é formado e vivia em Brinches no Alentejo. Ficou alguns anos nos Brasil após a revolução dos cravos e regressou com residência até hoje em Beja, vivendo com uma tia. Sei também que costuma fazer as refeições diariamente no Restaurante Infantes em Beja e tem como hobby a caça.
Meus cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98666 | mariamar | 26 ago 2005 23:36 | Em resposta a: #98664

LOl...
O meu conhecido/amigo eclipsou-se ou andará por aí, alheio ao rebuliço causado pelo simples facto de ser Piçarra de nome...De salientar, ainda, a coincidência (não rara!) de ter um outro concidadão homónimo, situação que, provavelmente, desconhecerá... Ou será que não?!...
Mais uma vez, obrigada, caro Filipe.
Os meus Cumprimentos, também.

mariamar

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98692 | Ana T. Piçarra | 27 ago 2005 14:18 | Em resposta a: #98556

Obrigada pela informação se o conhce será possivel saber quem é o pai e o avô
parece que pertence á minha famila

Ana Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98706 | Ana T. Piçarra | 27 ago 2005 17:45 | Em resposta a: #98530

Rita
Já consegui contactar.Está confirmado tudo, só precisava saber mais uma coisa.

Não consigo encontrar a minha Tia Avô que devez enquanto Viaja.
Então Joaquim António Vaz Piçarra cc Ana Segurado Fernandes
Tiveram :
Maria da Consolação Fernandes Piçarra *1889
Joaquim Vaz Fernandes Piçarra*1890
Maria Alice Fernandez Vaz Piçarra * 1897
Manuel Fernandes Vaz Piçarra *
A tua irmã é casada com um filho da Alice . Certo? E quem era o médico o irmão dela ou o pai.
Consegues saber?Ou confirmar porque suspeito que Manuel Vaz Piçarra o pai do pai da minha tia avô que morreu cedo que ela não tem recordações dele , mas tem da avó.
Obrigado Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98711 | RCR | 27 ago 2005 19:26 | Em resposta a: #98706

Ana

O meu cunhado é neto de D. Maria Alice Fernandes Vaz Piçarra. Não tenho qualquer informação que o pai desta senhora fosse médico, mas sim "lavrador e proprietário" (in Costados Alentejanos, obra já citada). Do irmão Manuel Fernandes Vaz Piçarra poderei eventualmente indagar, mas levará algum tempo.
Até sempre
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98779 | Ana T. Piçarra | 29 ago 2005 09:03 | Em resposta a: #98711

Rita

Não é preciso , porque o pai da Conceição é filho (de pai) d de Manuel Vaz Fernades mas + com 43 Anos eu já falei com ele.Ele vai ajudar.nos e já nos disse qual o livro , que o Luís fala no início da mensagem.

Pelo que precebi á outro médico na familia (Gião).

Mas, se não foi o pai poderá ser o Filho.o Jaquim Fernado se assim for for primos direitos do meu Bis avó.

Então o teu cunhado ainda é da minha familia de onde?Brinches ou Serpa?

Beijinhos Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#98806 | Ana T. Piçarra | 30 ago 2005 09:26 | Em resposta a: #98711

Rita,

Tens E-mail para eu poder comunicar contigo. Achas que consegues saber quais os descendentes de Manuel Fernades Piçarra . Parece que casou + que uma vez.

E se tinha algum irmão médico .

Fico a aguardar.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#100785 | luis262 | 18 set 2005 13:04 | Em resposta a: #43774

Caros participantes:

Alguém me poderá disponibilizar elementos sobre a ascendência de D. Maria da Luz Piçarra Vidal da Gama, nascida em Moura S. João Baptista a 31.11.1953 ?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#101026 | luis262 | 21 set 2005 11:31 | Em resposta a: #100785

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#102714 | luis262 | 11 out 2005 01:01 | Em resposta a: #43774

Renovação de pedido.

Passados mais de três anos, apesar da contribuição de muitos participantes deste fórum,e de ter reunido ampla informação sobre outros Piçarras do Baixo Alentejo, nomeadamente de seus contemporâneos de Moura e de Brinches, ainda não consegui qualquer informação sobre a ascendência de PEDRO ELOY PIÇARRA .

Na torre do Tombo, como já disse, há muitas páginas completamente ilegíveis, referentes ao período em que é previsível ter nascido.

PEDRO ELOY PIÇARRA, terá nascido entre 1800 e 1820 e segundo a certidão de casamento de seu filho, JOSÉ DA COSTA DE AGUILAR PIÇARRA ( que foi proprietário de muitas herdades na região, Presidente e Vice - Presidente da C.M. de Moura) ,filho legítimo do casamento de P.E.P. com BENTA MARIA DA CONCEIÇÃO de AGUILAR, os pais eram ambos naturais da Vila de Moura.
Também não consegui ainda descobrir o casamento de Pedro e Benta, que deve ter ocorrido cerca de 1840. Só se estiver no Arquivo de Beja. Infelizmente, não me tem sido possível deslocar a Beja e os pedidos pelo correio, envolvendo buscas demoram meses ultimamente, mesmo indicando dados mais precisos, pois alegam falta de pessoal...
Acho que vou pedir uma fotocópia AUTENTICADA de certidão de casamento, pode ser que assim seja mais rápido umavez que se paga mais caro, como já tenho feito em alguns casos , neste e em outros arquivos.

Entretanto agradecia qualquer elemento sobre este meu trisavô mourense...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#103585 | luis262 | 22 out 2005 00:53 | Em resposta a: #102714

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#104291 | luis262 | 01 nov 2005 16:09 | Em resposta a: #43774

Renovacão de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#117750 | luis262 | 01 mai 2006 14:41 | Em resposta a: #96016

Renovação de pedido,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#117753 | luis262 | 01 mai 2006 14:48 | Em resposta a: #96016

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura- Novos dados

#125579 | luis262 | 22 ago 2006 19:40 | Em resposta a: #43774

Boa tarde,

Graças à colaboração de João Ramos, consegui avançar um pouco mais com os meus Piçarras de Moura. Assim:

- José Rodrigues Piçarra e Ana Barbara, naturais de Moura, tiveram:

- José Piçarra cc Mariana Joaquina
- Eloy Piçarra * Moura S. João Baptista cc Ana Joaquina Farinha + de Moura, em Moura, S.João Baptista a 09.06.1805. Esta era filha de José Joaquim Farinha * Moura e de Quitéria do Carmo * de Reguengo-Monsaraz, neta paterna de José Gonçalves Farinha e de Ana Maria, ambos naturais de Moura e paterna de Miguel Marques e de Rita Maria, ambos naturais de Reguengo-Monsaraz.
Tiveram:

-Pedro Eloy Piçarra ,que segue,
-Ana Piçarra b. Moura, S. João Batista 03.05.1814
-Frederico Eduardo Piçarra b. Moura, S. João Batista 12.03.1815
-Eduardo Frederico Piçarra b. Moura, S. João Batista 12.03.1815
-Maria Augusta Piçarra b. Moura, S. João Batista 14.04.1817
-José Piçarra b. Moura S. João Batista 01.03.1821
Os seguintes filhos do casal constam , tal como os já apontados, do Processo de inventário de 1824, que acompanha o Testamento de Eloy Piçarra, falecido em 16.12.1823. existente no A.D.Beja, embora não conheça ainda a data de nascimento.Tinham a data a idade indicada:
- Maria do Carmo Piçarra, 13 anos.
-Vicente Iloio Piçarra 4 anos.
-Lourenço Piçarra, 1 ano.
-Pedro Eloy Piçarra, b. Moura S. João Batista, 22.03.1807 cc Benta Maria da Conceição de Aguilar b. Moura Sto. Agostinho 03.03.1822, filha de José da Costa de Aguilar * de Moura e de Margarida da Conceição Guerreiro Valente b. d Moura, Sto.Aleixo da Restauração, 24.11.1776.

Cumprimentos

Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura- Novos dados

#125589 | luis262 | 22 ago 2006 20:53 | Em resposta a: #125579

Corrijo: Na linha 5 da mensagem de hoje às 19.40, onde se lê ,(...) Ana Joaquina Farinha + de Moura, em Moura, S. João Batista(...), deve ler-se : (...) Ana Joaquina Farinha * Moura, em Moura, S. João Batista (...)

LP

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#151459 | luis262 | 05 abr 2007 19:29 | Em resposta a: #125579

Meus caros,

Ao fim de batante tempo em que andei à volta com o estudo de outros costados, volto a pedir dados sobre os meus Piçarras de Moura.

Será que no Arquivo Municipal de Beja jé se podem conseguir buscas via net?

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#156486 | luizsillos | 18 mai 2007 01:34 | Em resposta a: #151459

Caro Luís Piçarra,

Descobri, recentemente, que meu 7.º avô (pelo lado materno) era Piçarra. Seu nome era António Rodrigues Piçarra, e vivia na freguesia de Santa Maria, Vila de Serpa, pelos anos de 1778, casado com Benta Bernarda.
O amigo teria informações sobre os Piçarra de Serpa?

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos (agora também Piçarra)

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#156494 | judiaria | 18 mai 2007 03:37 | Em resposta a: #70850

Caro Carlos Patricio

Vindo da Guia-Albufeira e ainda por cima Vale Parra, terá que conhecer ou mesmo ser parente dos meus. Como era o nome da sua tia avó ? É que tenho uma série de Rodrigues Piçarra e Gonçalves Piçarra da Guia que entroncam na minha familia por diversas vezes. Também tenho Bitoque, Barreto, Rocharte, Pechem e Grade todos da Guia (Montejuntos, Vale da Ursa, Vale Parra, Ilha da Madeira )

Vou amanhã fazer uma lista, mas presumo que serão parentes dos do Alentejo devido aos outros sobrenomes comuns.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#156628 | judiaria | 19 mai 2007 16:39 | Em resposta a: #70850

José Rodrigues Piçarra (Pêra-Silves)c/ Marianna Jesus (porches-Lagôa) tiveram

José Rodrigues Piçarra (Pêra-Silves)c/ Maria Roza (Algoz-Silves) tiveram

1.Anna Roza (Albufeira) casou com José Martins Recharte em 1836;
2.Joaquim Rodrigues Piçarra (Guia) casou com Maria Victoria Catuna
3.José Rodrigues Piçarra (Pera-Silves) 1801 c/ Maria Conceição (Guia)

Filhos de 3:
1.Victoria c/ José Gonçalves Netto tiveram Maria em 1875

2.Manoel Rodrigues Piçarra c/ Maria Ignacia Barreto (Pera) e tiveram:
1. Maria n. 1855 c/ Antonio Neves Sousa 1875

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#157729 | luis262 | 30 mai 2007 00:01 | Em resposta a: #96016

Renovação de pedido.
Luís Piçarra.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#157985 | 1938 | 01 jun 2007 00:51 | Em resposta a: #157729

Caro Luis Piçarra
Aqui vão mais Pissarra:

Sou descendente de várias gerações com este nome .
O último foi
Francisco Rodrigues Pissarra , que casou com Maria Alveres em Santa Maria de Estremoz , em 20 /Janeiro/ 1697 - nos pais não consta esse nome.
Poderá haver ligação com os do Baixo Alentejo ?
Cumprimentos
D.M.Almeida

Resposta

Link directo:

Rodrigues Piçarra

#157986 | judiaria | 01 jun 2007 03:04 | Em resposta a: #157985

Tenho ancestrais Rodrigues Piçarra ou Gonçalves Piçarra. na freguesia de Pera,concelho de Silves e na freguesia de Guia - Albufeira, no Algarve. Talvez que estes Piçarras sejam parentes dos vossos.

Já publiquei uma lista neste tópico e estou a prepar a publicação de outra.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#158278 | luis262 | 04 jun 2007 00:40 | Em resposta a: #157985

Caro D.M.Almeida,

É possível, pois os meus Piçarras mais antigos assinam e aparecem em aguma documentação também, por vezes, como Piçarras.
De momento não lhe posso adiantar mais, porque estou bastante atrasado no estudo deste ramo familiar, devido a dificuldades na obtenção de documentação no A.D.Beja que espero em breve poder ultrapassar.
Se lhe fosse possível,interesava-me saber dados sobre esses seus Pissarras.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Ramos Piçarra

#158279 | luis262 | 04 jun 2007 00:45 | Em resposta a: #158278

Queria eu dizer, que também aparecem ou assinam Pissaras.Desculpe a gralha...
Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#161117 | papoilafp | 27 jun 2007 23:26 | Em resposta a: #92041

O livro não tenho, mas sou neta do seu primo António Urbano, sou filha do Miguel Urbano, se o poder ajudar diga, posso sempre pedir ajuda ao meu tio.

Melhores Cumprimentos

Papoila

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#161127 | luis262 | 28 jun 2007 02:41 | Em resposta a: #161117

Maria Beatriz ( suponho ),

É verdade, somos primos e acho melhor que nos tratemos por tu, apesar de eu ser da geração do teu pai...
Embora eu tivesse mais cinco anos que o Miguel, davamo-nos todos em miúdos, tal como o meu irmão Mário. Também conheci o teu tio António, mas nessa altura era ainda muito miúdo.
O teu avô, António Urbano, era primo direito do meu pai e foi meu padrinho de baptismo.
Mas isso deves saber, julgo eu .

Suponho que por parte da tua mãe, também deverás ser parente dos meus primos
Cunha Rêgo. Será que me podes dar alguma informação sobre isso?

A minha avó Luisa, entre outros irmãos, tinha uma irmã Antónia avó do teu pai e uma Teresa que casou com César Vasconcelos da Cunha Rêgo.
Ver:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=137611

Dá notícias!

Um abraço do
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#162412 | luis262 | 11 jul 2007 11:56 | Em resposta a: #161127

Cara prima,

Será que recebeste a minha resposta à tua msg?

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#234278 | luizsillos | 15 jul 2009 18:00 | Em resposta a: #162412

Caro Luís Piçarra,

O confrade teve alguma novidade sobre os teus Piçarras, da freguesia de Moura? Pergunto porque irei pesquisar os batismos dessa localidade do ano de 1756 para trás, e, caso tenha dados mais concretos sobre seus ascendentes, pretendo anotá-los e passar-lhe o que eu vier a descobrir.

Como já lhe disse anteriormente, também sou Piçarra, da freguesia de Pias (e Brinches) e quero descobrir se existe alguma ligação entre nós.

Cumprimentos,'
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#234304 | FGR | 16 jul 2009 00:37 | Em resposta a: #234278

Caro Luís Gustavo

Embora já não saiba dele há meia dúzia de anos, sou amigo de Francisco Piçarra, de Brinches, que era o proprietário dos Azeites de Moura antes do 25 de Abril e é um grande caçador. Actualmente mora em Beja.
Por acaso, sabe quem é?

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#234417 | luis262 | 17 jul 2009 14:22 | Em resposta a: #234278

Caro Luís de Sillos,

Tenho mais alguns elementos, para além dos já referidos neste tópico, graças a colaboração de João Ramos , habitual participante deste for,um , mas que ainda não consegui ligar aos meus familiares.

Assim posso referir um João Piçarra de Brinches, filho de Manuel Fernandes Bravo e de Margarida Lourenço Piçarra , naturais de Brinches. Oreferido João Piçara cc Catarina Maria , filha de André Coelho , de Odemira e de Isabel Dias, de Cuba. Tiveram,
- António José Piçarra ( Referido ?) em S. João batista , Moura em 13.02.1774
-João Piçarra cc Catarina Josefa em Moura S. João Baptista a 23.04.1742.

Outro ramo, estes ascendentes do confrade João Ramos, que por certo permitirá que coloque aqui no Fórum:

1. João Rodrigues ( Moura) cc Catarina Lopes (Moura), tiveram:

2.João Rodrigues Piçarra( Moura) casado a 26.1.1692 em Moura, S.João Baptista com Domingas Fernandes (Moura), filha de Manuel Rodrigues e Maria do Ó, naturais de Moura e tiveram:

3.João Rodrigues Piçarra * Moura, S. João Baptista a 14.04.1694 casou em Moura, S. João Baptista a 09.01.1718 com Domingas Baptista de Serpa, Pias filha de Agostinho Fernandes e de Maria Janeira.Tiveram:

4. Manuel Rodrigues Piçarra

4.José Rodrigues Piçarra (a) ( Moura, S. João Batista) cc Natária Maria (Moura, Stº Agostinho) e tiveram:

5. João Piçarra (b) ( Moura, Stº Agostinho) cc Maria do Carmo Seita.


(a) Casou em segundas núpcias com Margarida Joaquina em Moura, S.Joã Baptista a 25.07.1790.
(b) Viveu em Santo Amador onde teve descendência.

Quanto ao meu 5º avô José Rodrigues Piçarra, é referido como sendo natural de Moura c de 1750? e casou com Ana Bárbara, de Moura. A des cendência, já mencionada neste tópico, foi:

2- José Piçarra cc Mariana Joaquina

2- Eloy Piçarra * Moura S. João Baptista cc Ana Joaquina Farinha de Moura, em Moura, S.João Baptista a 09.06.1805. Esta era filha de José Joaquim Farinha * Moura e de Quitéria do Carmo * de Reguengo-Monsaraz, neta paterna de José Gonçalves Farinha e de Ana Maria, ambos naturais de Moura e paterna de Miguel Marques e de Rita Maria, ambos naturais de Reguengo-Monsaraz.
Tiveram:

3-Pedro Eloy Piçarra , meu trisavô, que segue,

3-Ana Piçarra b. Moura, S. João Batista 03.05.1814

3-Frederico Eduardo Piçarra b. Moura, S. João Batista 12.03.1815

3-Eduardo Frederico Piçarra b. Moura, S. João Batista 12.03.1815

3-Maria Augusta Piçarra b. Moura, S. João Batista 14.04.1817

3-José Piçarra b. Moura S. João Batista 01.03.1821

(Os seguintes filhos do casal constam , tal como os já apontados, do Processo de inventário de 1824, que acompanha o Testamento de Eloy Piçarra, falecido em 16.12.1823. existente no A.D.Beja, embora não conheça ainda a data de nascimento.Tinham a data a idade indicada:

3- Maria do Carmo Piçarra, 13 anos.

3-Vicente Iloio Piçarra 4 anos.

3-Lourenço Piçarra, 1 ano.

3-Pedro Eloy Piçarra, b. Moura S. João Batista, 22.03.1807 cc Benta Maria da Conceição de Aguilar b. Moura Sto. Agostinho 03.03.1822, filha de José da Costa de Aguilar * de Moura e de Margarida da Conceição Guerreiro Valente b. d Moura, Sto.Aleixo da Restauração, 24.11.1776. Com descendência.

Cumprimentos

Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura- ressalva

#234418 | luis262 | 17 jul 2009 14:32 | Em resposta a: #234417

A mulher de Eloy Piçarra ( ou Heloio como também é referido) chama-se Ana Joaquina Farinha, é de Moura e casaram em Moura, S. João Baptista.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#234421 | luizsillos | 17 jul 2009 15:03 | Em resposta a: #234417

Caro Luis,

Vou anotar todos os Josés, com ascendentes Piçarras, nascidos entre 1740 a 1756.

Os meus Piçarras são de Pias ou Brinches, e, começam em João Piçarra, nascido por 1662, casado com Maria Lourenço. Tiveram uma filha por nome Margarida Lourenço, nascida por 1695, e que foi tronco dos Piçarras de Serpa.

Luiz

Ps. O amigo chegou a encontrar o batismo de algum filho de José Piçarra cc Mariana Joaquina? Pergunto porque tinha um nó genealógico que não havia solução. Havia um ancestral meu que figurava nos batismos dos netos como Bartolomeu Galamba, casado com Maria Luzia. Não encontrava filhos de Bartolomeu Galamba com Maria Luzia. O motivo é que nos paroquiais, quando ele batizava os filhos, ele figurava como Bartolomeu José. O Galamba vinha da mãe, que era filha de um Galamba. Já tentou procurar no ADB um Pedro filho de José e Mariana Joaquina, sem informar o sobrenome do pai?

Resposta

Link directo:

RE: Piçarras , de Moura

#234477 | luis262 | 18 jul 2009 00:28 | Em resposta a: #234421

Caro Luiz,


Tenho, de facto um Francisco, filho de José Piçarra e de Marianas Joaquina. na verdade foi o único destes meus parentes Piçarras que, por lapso, não referi...
Trata-se de uma fotocópia não autenticada que me foi enviada a meu pedido pelo ADB em 25.10.2006, do assento de baptismo cuja cota é PMRA07/01/Lv 23/FL119v/Cx004 do qual consta que,

"No primeirode Novembro de mil outocentos e dezassete baptizei solemnemente a Francisco, filho de Jose Pissarra e de Mariana Joaquina, netto paterno de José Roiz Piçarra e de Ana Barbara e materno de João Evangelista e de Abundancia del Bento naturais desta villa. Forão padrinhos Francisco de Paula Guerreiro e Camillo Moita. Moura dia mes e anno et supra.
O Prior Pe. Manoel Jose Correa da Serra "

Embora não conste do assento nem da carta que o acompanhou, suponho que se trata de um asento da freguesia de São João Baptista.

De momento é o que posso informar.

Cordialmente,
Luis

Resposta

Link directo:

Primeiro casamento de Pedro Eloy Piçarra com Francisca Rita aos 4.11.1827 (Santo Agostinho)

#422776 | manuelrpbarroso | 28 mar 2020 16:01 | Em resposta a: #234477

Caro Luís,

Pedro Eloy Piçarra (filho de Eloy Piçarra e Ana Joaquina Farinha) já era viúvo quando casa com Benta Maria da Conceição d' Aguilar. Visto que casara na paróquia de Santo Agostinho, aos 4.11.1827, com Rita Francisca, filha de Manuel Joaquim Correia e de Maria das Neves, naturais de Aldeia Nova de São Bento (mas moradores em Moura). Rita Francisca era irmã de Ana Isabel das Candeias Correia casada em Moura com Francisco António d' Andrade.
Pedro Eloy terá tido descendência deste seu primeiro casamento?

Tenho grande interesse em tudo o que diga respeito a Farinhas. Apesar de não serem meus ascendentes, casaram várias vezes com parentes meus e interessa-me perceber se alguns deles tiveram descendência. Tem mais informações do que as que constam na base do geneall?
Obrigado.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen