António Pessoa de Amorim Navarro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos

António Pessoa de Amorim Navarro

#43827 | tfp | 23 jun 2003 08:44

Caros Confrades,

Pretendia saber mais sobre a filiação do Dr. António Pessoa de Amorim Navarro, nascido em 1838 em S. Martinho (Covilhã). Casou a 10 de Agosto de 1865 na Igreja de S.Silvestre com D. Maria Adelaide da Silva Campos Melo (n.1844, S.Pedro - Covilhã), 1ª Viscondessa da Covilhã.

Era filho de António Pessoa de Amorim (1806-1868) e de D. Margarida Cândida Pereira Navarro (1812-1878). Neto paterno de Manuel Pessoa de Amorim e de D. Leonor Luísa Pereira da Silva.

Estava particularmente interessado no ramo Navarro (que deverá ser Navarro de Andrade), mas qualquer informação referente aos outros ramos é sempre benvinda.

Agradeço antecipadamente

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#43835 | Sobral | 23 jun 2003 12:14 | Em resposta a: #43827

Caro Senhor

Entre outros dados que possuo sobre as famílias Pessoa e Pereira da Silva, posso desde já adiantar-lhe que:
Manuel Pessoa de Amoirim era filho de Pedro Pessoa da Cunha cc D. Mariana Teresa, de Murça.

Leonor Luísa Pereira da Silva era fª do Capitão Simão Pereira da Silva, industrial na Covilhã, C. a 6,1,1772, Stª Maria de Celorico, disp em 2º e 3º graus com Maria Jacinta Pereira da Silva (1740 ?, Celorico-21.1.1815, Covilhã), fª de Francisco Nunes Henriques e Rosa Maria.

Simão Pereira da Silva era fº de Manuel Pereira da Silva (Fundão) e Ana Pereira da Silva (Penamacor); np de Simão Pereira da Silva e Branca Maria (CC no Fundão a 22.4.1709)
nm de Gaspar Mendes Pereira e Filipa Nunes.
bp de Gaspar Mendes da Silva e Ana Mendes Pereira (fª de Simão Rodrigues e Leonor Pereira)
3º np de Tomé da Silva e Maria Nunes.

Margarida Cândida Pereira Navarro Pessoa era fª de António de Almmeida Navarro de Andrade, Vª Nª Foz Coa, e D. Francisca Benedita Pereira da Silva(n. 3.11.1781, S. Pedro, Covilhã); np de António de Almeida Navarro e Guiomar Luísa
nm do casal acima, Capit. Simão Pereira da Silva e D. Maria Jacinta.
Pertenciam estas pessoas à nata da indústria e comércio da Covilhã e Fundão e, como tinha sangue judeu, muitos estão referenciados nos processos da Inquisição.

Espero que estes dados lhe sejam de alguma utilidade. Disponha para quaisquer acrescentos sobre estas famílias.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43863 | tfp | 23 jun 2003 20:45 | Em resposta a: #43835

Caro Gabriel Santos,

Agradeço as suas preciosas informações que só vem confirmar a teia que constituem as familias de origem cristão-nova de tras-os-montes e beiras.

Deixo-lhe algumas questões:

1 - D. Adelaide Júlia de Castro Pereira (filha de José António de Castro Pereira e de D. Antónia Margarida Antunes Navarro), n. 1838 na Vitória, Porto. Casou com Augusto António Lopes Pereira da Silva, morgado e moço fidalgo da Casa Real, natural de Foz Côa (1837), era filho de Francisco António Lopes (Foz Côa) e de D.Antónia Raquel Pereira da Silva (Foz Côa). Neto paterno de José Inácio Lopes e D. Leonor Maria. Neto materno de José Pereira da Silva Navarro (Celorico) e D. Maria Jacinta Lopes (Foz Côa). Estes Pereira da Silva devem relacionar-se com os que me enviou certamente, e o mesmo relativamente ao Navarro de Celorico.

2 - Tem dados complementares relativamente às gerações anteriores do ramo Almeida Navarro ?

3 - Relativamente aos Mendes Pereira que mencionou, sabe relacioná-los com os Mendes Pereira de Pinhel ? Serão os mesmos ?

4 - Os Mendes da Silva que me envia são os mesmos de Foz Côa ? Dispõe de dados complementares ? Gostava de conseguir relacioná-los com Gabriel Mendes da Silva (n. Foz Côa, por volta de 17??).

Agradeço-lhe antecipadamente a sua ajuda e atenção

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

PS: Se preferir trocar dados por email não hesite em contactar-me para tfp arroba netcabo ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43864 | JMSA | 23 jun 2003 21:06 | Em resposta a: #43863

Caro Tiago Faro Pedroso
Todas as noticias que tenha sobre os Mendes da Silva, Navarros e Navarros de Andrade não se esqueça de me dizer, pois como sabe tenho interesse em todos estes, isto claro se tiver informações que não venham aqui para o forum.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43867 | tfp | 23 jun 2003 21:53 | Em resposta a: #43864

Caro JMSA,

As noticias que tenho recolhido destas familias são recentes, de finais do séc.XIX, e a maioria referentes a assentos de Santo Ildefonso - Porto.

Mas sempre que surgirem dados relevantes conte com os meus mails :)

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43868 | Sobral | 24 jun 2003 00:37 | Em resposta a: #43863

Caros Senhor

Dos processos da Inquisição retirei alguns dados que apontam a ascendência destes Pereira da Silva para o Alentejo.
Para não me alongar não falei dos colaterais.

1. Gaspar de Sequeira e Garcia Mendes, de Sousel
2. Tomé da Silva, Sousel, e Maria Nunes fª de Gaspar Mendes e Mécia Rodrigues, do Fundão
3. Francisco Mendes da Silva, Fundão, Tratante, Inq. Coimbra, Proc. 6227, preso a 2.11.1704
3. Manuel da Silva, Inq. Coimbra, proc. 1699, preso a 7.11.1704. Curiosamente (ou talvez não) não se nomeiam como irmãos! - Conspiração do silêncio.
3. Gaspar Mendes CC Ana Maria Pereira, Covilhã, fª de Simão Rodrigues, Celorico, e Leonor Pereira, Covilhã
...4. Ana Maria, Inq Lisboa, proc. 31
...4. Leonor Pereira CC António Martins, Tendeiro
...4. Gaspar Mendes Pereira, tendeiro, cc Filipa Nunes, Penamacor, fª de Duarte da Costa e Leonor Mendes
........5. Ana Pereira, apresentada várias vezes na Inquisição (Lisb. Proc. 1908) CC Manuel Pereira da Silva
...4. Mariana da Silva cc João Rodrigues, sapateiro
...4. Simão Pereira, mercador, cc Branca Maria, fª de Pedro Lopes Alves e Leonor dos Santos. Tiveram
........5. Antónia Bernarda Pereira (apres. 16.11.1745, 20 anos Inq. Lisb. Proc. 7793) cc Miguel Pessoa da Cunha Amorim
........5. Branca Maria Pereira (Presa 11.2.1746, Inq. Lisb. Proc. 5028) C a 4.1.1743, S. Pedro da Covilhã com Duarte Navarro da Silva, advogado,. Penamacor, fº de Henrique Nunes de Paiva e Brites Henriques
........5. Manuel Pereira da Silva Cc Ana Pereira da Silva, Penamacor. Entre vários filhos:
.............6. Luísa Pereira da Silva c. 25.10.1760 com o Ldº Simão Carvalho Frois
.............6. Cap. Simão Pereira da Silva, já falado

Quanto aos Navarros eles poderão descender de Catarina Navarro cc Mateus Oróbio que vieram de Castela para o Teixoso, ligando-se a outras famílias judaizantes da região. Todavia apresento os dados de Navarros de Foz Coa e casados em Celorico (Stª Maria ) Julgo serem boas pistas para os Navarro, ligados aos Campos de Foz Coa (Campos Melo da Covilhã).

1. Francisco Lopes cc Maria Henriques, naturais de Foz Coa, de onde eram naturais os filhos
2. Manuel Henriques de Campos c, 27.8.1732, , com Cecília Henriques da Silva, fª de Manuel Henriques Nunes e Maria da Silva
...3. Ana Jacinta Angélica Luísa Bárbara C. 28.10.1761 António Frois de Carvalho, Covilhã, fº de Jorge Frois Nunes e Isabel da Silva
2. João de Campos C. 4.7.1737 com Maria Teresa da Silva, Eram irmãos dos acima.
2. André Lopes C. 2. 2.1744 com Teresa Maria da Silva, idem
? 2. António de Campos CC Violante Luís
........3. Francisco de Campos Navarro C. 25.9.1768 com Ana Joaquina Pereira, fª de Francisco Nunes Henriques e Rosa Maria Pereira (+ filhas deste casal casaram em Celorico. Ver abaixo)

1. Francisco Nunes Henriques e Rosa Maria Pereira
2. Maria Jacinta C. 6.1.1772, disp 2º e 3º graus, com Simão Pereira da Silva, fº de Manuel Pereira da Silva e Ana Pereira da Silva
2. Leonor Joaquina C. no mesmo dia com Gaspar Pereira da Silva, irmão do anterior.
2. Antónia Joaquina C. 23.2.1785 com Henrique Manuel de Saldanha Navarro, Penamacor, fº de Duarte Navarro da Silva e Branca Maria Pereira, acima

É também minha opinião que os Mendes Pereira de Foz Coa têm a ver com a Covilhã. Acima vemos como as duas famílias se ligaram. Já oPedro Pessoa da Cunha casado em Murça era da família dos Pessoa da Cunha do Fundão, ascendentes do "nosso" Fernando Pessoa

D. Adelaide Júlia de Castro Pereira não pertencerá à família dos condes de Francos? Estes estiveram muito ligados familiarmente aos Mendes Pereira/Pereira da Silva e Castros (do Rio) da Covilhã. Em todo o caso vou tentar ver as ligações entre estas famílias. Infelizmente os processos da Inquisição são confusos na destrinça das genealogias por necessidade de defesa dos parentes.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43869 | tfp | 24 jun 2003 01:12 | Em resposta a: #43868

Caro Gabriel Santos,

Agradeço as informações que me enviou.

Efectivamente a D. Adelaide Júlia de Castro Pereira era irmã da Viscondessa de Francos, D. Fortunata Augusta de Castro Pereira. Tambem tem noticia dos Castro Solla ? Tenho interesse neles.

Não consegui ainda ligar os Castro Pereira aos Castro (do Rio) e Mendes Pereira (da Covilhã)...

Mais uma vez lhe agradeço

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43870 | tfp | 24 jun 2003 01:19 | Em resposta a: #43869

Rectificação:

A ligação dos Castro Solla aos Mendes Pereira de Pinhel conheço-a.

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43871 | JMSA | 24 jun 2003 01:43 | Em resposta a: #43868

Caro Confrade Gabriel Santos
Será que nas suas buscas aparecem o casal Francisco d'Almeida Penha, n.Almendra e sua mulher Maria José Lopes Navarro, ele filho de João d'Almeida Penha, n.Almendra e de Jacinta Maria de Almeida, n.Almeida e ela filha dos já citados Gabriel Mendes da Silva e de Josefa Lopes Navarro? Todos os citados tinham com toda a probilidade sangue xn.
Muito agradeço a sua ajuda
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ...

#43881 | mcc | 24 jun 2003 12:02 | Em resposta a: #43869

Caro tfp

Este tópico, se bem que, sem estar directamente ligado à àrea dos meus interesses mais directos, vem, no entanto, entroncar com ramos dos Henriques da Silva, da Covilhã, meus ancestrais.
Fez referência aos Castro Solla. Serão os mesmos ligados ao Bento José de Sá? Casado com Carlota Augusta de Castro? Em caso afirmativo, gostaria de saber mais dados de ambos. Trata-se de um ramo dos Pessoa que estou a trabalhar e que se liga aos Henriques da Silva por várias vias.
Agradeço quaisquer dados, quaisquer que sejam, que me facilitem as ligações.
Os meus cordiais cumprimentos.

MCC

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ..

#43884 | tfp | 24 jun 2003 13:01 | Em resposta a: #43881

Caro Confrade,

Gostava de lhe saber responder. Tenho informações relativas às gerações mais recentes, e referentes aos ramos dos Condes de Francos e de Castro Solla. Mas não os ligo aos Castro da Covilhã. Dados mais antigos tenho acima de tudo referentes ao ramo Solla.

Se, de qualquer das formas, pretender cruzar informações, deixo-lhe o meu email:

tfp arroba netcabo ponto pt

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

Pereira da Silva - um ramo em Foz Côa

#52663 | tfp | 27 nov 2003 10:58 | Em resposta a: #43835

Caro Gabriel Sobral,

Ontem folheando uma cópias do dicionário Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal relativas a Foz Côa, deparei-me com mais uns Pereira da Silva.

Julgo tratar-se de Augusto António Lopes Pereira da Silva (* c.1837, Nª.Sª. do Pranto, Foz Côa) cc Adelaide Júlia de Castro Pereira (filha de José António de Castro Pereira e de Antónia Margarida Antunes Navarro).

Este Augusto foi morgado e moço fidalgo da Casa Real. Filho de Francisco António Lopes Cardoso, ultimo capitão-mor de Foz Côa, segundo o Pinho Leal, e de D. Antónia Raquel Pereira da Silva. Neto paterno de José Inácio Lopes e D. Leonor Maria de Matos. Neto materno de José Pereira da Silva Navarro e de D. Maria Jacinta Lopes.

O pai tinha pelo menos mais 1 irmão, Joaquim José Lopes Cardoso casado com Josefa Marcelina Antunes Navarro (dos Antunes Navarros de Lagoaça).

Poderá de alguma forma confirmar-me estes dados, talvez consultando os seus apontamentos, por forma a verificar se algumas deduções que fiz estão correctas.

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ..

#118127 | PinheirodeCampos | 06 mai 2006 12:20 | Em resposta a: #43868

Caro Confrade

Estive a ler as suas mensagens sobre os Navarros da Covilhã e encontrei já várias ligações com Foz-CÔa. Gostaria de ver consigo os dados que temos para confrontar todas estas linhas tão consanguineas.

Aguardo o seu contacto
Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#195994 | MariaDavid | 10 mai 2008 17:03 | Em resposta a: #43835

Caro Gabriel Santos

Repescando mensagens antigas, na tentativa de se fazer luz em alguns ramos familiares, encontrei esta sua, com referências aos Pereira da Silva.

Tenho um casal, Henrique Pereira da Silva e Rosa Jacinta, que, segundo o registo de baptismo de uma neta, seria oriundo do Fundão.

A neta em questão, Ana Emília Pereira da Silva, nasceu em 15.10.1804, filha de Diogo Nunes da Paz (de Idanha a Nova) e Violante Rosa (do Fundão), neta paterna de Diogo Nunes Mendes (de Monsanto) e Ana Josefa (da Covilhã) e neta materna do tal casal Henrique Pereira da Silva e Rosa Jacinta.

Por acaso terá nos seus apontamentos algo relacionado com esta gente? E em relação aos Pereira da Silva que mencionou, algum deles tem Processo da Inquisição, para que eu possa analisar e ver se descubro algo?

Tem sido difícil avançar com esta ponta...

Os meus sinceros agradecimentos e votos de um bom fim de semana

Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196153 | Sobral | 12 mai 2008 15:30 | Em resposta a: #195994

Cara Maria

Sendo os dados em quantidade, optei para enviá-los para seu e-mail.
Caso não os tenha recebido agradecia a informação
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ..

#196164 | MariaDavid | 12 mai 2008 17:33 | Em resposta a: #43868

Caro confrade

Na sua mensagem alude a Francisco Mendes da Silva, com processo de C-6227, filho de Tomé da Silva e Maria Nunes, neto paterno de Gaspar de Sequeira e Gracia Mendes.
Gostava de lhe colocar algumas questões, a propósito:

1 - Consultou esse processo? Em que estado se encontra e se tem boa legibilidade.
2 - Em caso afirmativo de consulta, poderá confirmar-me qual foi a genealogia feita por Tomé e se ele faz referência aos seguintes irmãos: Gaspar, Maria e Bento.
3 - Quanto a Bento, há alguma data de referência, seja de baptismo, casamento ou óbito, assim como freguesia de naturalidade?
4 - Aparece, igualmente, alguma referência à mulher dele e filhos?

As questões que lhe coloco são muito importantes para mim. Tal como o Gabriel Santos, também eu detecto um certo "mistério" à volta desta família, havendo como que uma "conspiração do silêncio", entre irmãos, mãe, avós...
É muito curioso que os filhos do Manuel da Silva, filho de Bento de Sequeira, não tenham conhecimento da existência de nenhum tio pelo lado paterno e alguns deles nem sabem o nome do próprio avô, enquanto outros sabem isso e que ele morou e faleceu a 8 kilometros da Covilhã, no lugar do Teixoso.

Eu descendo do Manuel da Silva, neto do Gaspar de Sequeira e Gracia Mendes, e pelo lado dele estou travada nas investigações. Qualquer informação será muito bem recebida.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196165 | MariaDavid | 12 mai 2008 17:39 | Em resposta a: #196153

Caro Gabriel

Efectivamente não recebi nada. Quer tentar outra caixa de correio? Vou enviar-lhe através do seu endereço.

Os meus agradecimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Navarro / Pereira da Silva / Mendes Pereira ..

#196228 | MariaDavid | 13 mai 2008 00:50 | Em resposta a: #196164

Caro Gabriel Santos

Recebeu o novo endereço de mail?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196235 | MariaDavid | 13 mai 2008 01:34 | Em resposta a: #196153

Caro Gabriel Santos

Fiquei sem saber se recebeu o novo endereço de mail. Para grandes volumes de dados, penso que é o melhor. Quando puder, confirme a recepção, por favor.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196237 | NBA | 13 mai 2008 02:48 | Em resposta a: #196235

Sem poder adiantar nada, no que se refere à ligação entre Pereiras e Navarros, nem à origem concreta destes, devo acrescentar à afirmação de Gabriel Santos «Quanto aos Navarros eles poderão descender de Catarina Navarro cc Mateus Oróbio que vieram de Castela para o Teixoso, ligando-se a outras famílias judaizantes da região.», que Catarina Navarro, natural de Fuente Ovejuna, em Castela, não era a única Navarro da família. A avó materna do marido, Mateus Oróbio Furtado, também era Navarro, pelo que a família deste, natural de Sevilha, já se tinha instalado na região anteriormente, incluindo entre os seus membros homens de "negócio", mercadores e "tratantes" de feiras, que se tinham disperso pela região. Encontramo-los em Trancoso, no Sabugal, em Belmonte, no Fundão, na Guarda e em Canas de Sabugosa (bispado de Viseu).
Cumprimentos,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196239 | Sobral | 13 mai 2008 08:40 | Em resposta a: #196235

Cara Maria David
Tive notificação que houve falha naquele que me enviou.
Lamento, mas não recebi seu e-mail.
Poderá enviá-lo para gabrielsantosarrobasapo.pt
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196240 | Sobral | 13 mai 2008 08:59 | Em resposta a: #196237

Os Navarros da Covilhã, pelos dados que possuo, são originários de duas irmãs, Catarina Navarro e Maria Manuel Navarro, originárias de Mansilha, Córdova. Catarina casou com João Álvares, de Montemor-o-Novo
Um dos filhos deste casal Manuel Lopes Álvares, dito natural dde Sevilha, casou na covilhã(Teixoso com Ana dos Rios e Inês Gomes.Maria Manuel Navarro casou com Mateus Oróbio Furtado vindo a ter 3 filhos que casaram no Fundão/Covilhã.
1. João Francisco Oróbio, com geração na Covilhã
2. Ana Maria, casada no Fundão
3. António Navarro casado na Guarda
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#196257 | NBA | 13 mai 2008 14:25 | Em resposta a: #196239

Queria chamar a atenção para o facto de que a Catarina Navarro casada com Mateus Oróbio não é a Catarina Navarro irmã de Maria Manuel Navarro, mas nora desta. A maior parte dos filhos de João Francisco (Navarro) Oróbio que refere com geração na Covilhã, incluindo Mateus Oróbio residia no termo deste concelho, dois deles em Teixoso. Este João Francisco (Navarro) Oróbio teve um neto que também se chamava João Francisco Oróbio e que, em 1745, era morador em Santa Ovaia, Canas de Sabugosa, bispado de Viseu. É preciso atenção porque há vários nomes que se repetem na mesma família.

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276677 | MariaDavid | 19 mai 2011 12:59 | Em resposta a: #196153

Caro Gabriel Santos

Tentei não criar um novo tópico sobre os Pereira da Silva, pois aguardava cheia de interesse a sua mensagem. Até ao momento, fiquei sem saber se o seu endereço de mail está correcto ou não. Diz que me enviou dados mas não recebi nada. Por outro lado, também não recebeu os meus contactos.

Abri hoje o tópico sobre os investigadores do Fundão, na tentativa de resolver as incógnitas à volta de um ancestral. Caso se encontre na disponibilidade de me auxiliar nesta pesquisa, por favor, peça o meu endereço ao moderador, pois já não sei como entrar em contacto directo consigo e por consideração para com a sua pessoa não quero colocar no Forun o endereço que tenho seu, respeitando a sua privacidade.

"Sendo os dados em quantidade, optei para enviá-los para seu e-mail.
Caso não os tenha recebido agradecia a informação
Cumprimentos
G Santos " - Isto foi enviado por si em 12.05.2008

Espero que desta vez consigamos articularmo-nos. Sobre os meus Sequeiras, encontrou alguma coisa, depois do material que lhe enviei?

Deixo-lhe os meus sinceros e calorosos cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276713 | Sobral | 19 mai 2011 22:03 | Em resposta a: #276677

Cara Maria David

Já tinha um pequeno texto para lhe envia para a outra mensagem.Esta chamou-me a tenção pelo nome.
Há anos que está pendente uma resposta minha. Estudei o ficheiro que me mandou e fui verificando o que tinha. Outros afazeres na altura foram adiando a resposta até que fui atingido gravemente pela doença. Simultaneamente mudei de operadora de internet, pelo que houve mudança de e-mail, não recebendo mensagens suas. Muitos dos meus manuscritos estão na outra casa onde dificilmente poderei ir. Mas se o tal ficheiro ainda tem alguma utilidade poderei analisá-lo novamente. Tenho-o no computador, onde possuo uma base de dados com mais de 2000 proc. SO além de outra com alguns milhares de nomes de XN.s. Tudo do disytito de Castelo Branco. Quanto ao que agora pergunta:

Henrique Pereira da Silva, nasc. c. 1750 casado com Ana Jacinta consta da minha bd com três filhos casados. Um dos filhos chama-se Daniel Pereira da Silva Amorim. Tendo este filho o apelido Amorim estará certamente ligado ao seguinte casal, do qual será parente próximo:
Miguel Pessoa da Cunha e Amorim casado a 25 04 1748, S. Pedro, Covilhã, com Antónia Bernarda Pereira, filha de Simão Pereira da Silva e Branca Maria Nunes. Tiveram vários filhos entre eles Daniel Pessoa da Cunha.
No entanto há vários casamentos, na época, entre as famílias Pereira da Silva e Amorin Pessos
A filha a que se refere será a Ana Emília casada com Miguel António de Sousa e cujos avós maternos são o dito casal HPS e Rosa Jacinta.
Entre outros, tenho alguns descendentes de Gomes Ferreira e Inês de Sequeira, de Sousel ligados aos Silvas e aos Pereiras da Covilhã/Fundão.
Vou tentar ver se copiei para este a resposta que então dei.
O meu mail é gabrielsobral1945arrobahotmail.com

Com os meus cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276734 | MariaDavid | 20 mai 2011 09:52 | Em resposta a: #276713

Caro Gabriel Santos

Das minhas recolhas, Henrique Pereira da Silva aparece no assento de baptismo da neta como casado com Rosa Jacinta, pais de Violante Luisa, esta por sua vez casada com Diogo Nunes da Paz. Tem estes nomes na sua base de dados?

Obrigada pelo seu contacto. Diga-me se está interessado nesse agrupamento dos Sequeiras, pois já consegui elaborar uma árvore com eles e mandarei para si, com todo o gosto. O que me interessava, verdadeiramente, era o Bento de Sequeira. No processo do pai, aparecem extractos de culpas retiradas do seu próprio processo. Contudo, esse processo desapareceu! Não há rasto dele.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276744 | Conde | 20 mai 2011 13:17 | Em resposta a: #276734

Já agora pode ser que saibam quem é o Francisco Pereira da Silva casado com Filipa Pereira, de Murça que estão neste site.

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276751 | Sobral | 20 mai 2011 14:05 | Em resposta a: #276734

Cara Maria

Bento de Sequeira tenho a geração até aos avós Gomes Ferreira e Inês de Sequeira, da vila de Veiros. Tenho Inês de Sequeira como irmã de Rodrigo de Sequeira, médico cc Branca Soares.
Este casal teve três filhos, pelo menos que têm processos. É possível que esses processos tenham os nomes dos avós. Um dos filhos teve geração que veio para o distrito de Castelo Branco com o apelido Veiga.
Nunca consultei estes processos porque só estava interessado naqueles com relacção directa com Castelo Branco (aí natos ou moradores). Deste distrito queria fazer um apanhado o mais completo possível. Por isso agradeço o envio desses dados de modo a completar a minha bd. Há sempre algum que nos escapa.
O proc. de Bento de Sequeira não aparece, mas já consultou as listas, ms, ou impressas oas autos de fé?
Quanto a HPS os meus dados concordam com os seus. E foi no b. da neta que fui buscar o nome dos avós. Além da Ana Emília tenho mais Maria Raquel e Gaspar Nunes da Paz como filhos Violante Luisa.
Como verifiquei no outro tópico já tem a ligação de HPS/Rosa Jacinta. Quando consultei os livros do Fundão o seu casamento passou em branco por na altura os meus objectivos serem outros. Todavia, com a informação de Manuel Rolão da Silva, poderá recuar bastante neste ramo. Tenho as gerações bastante recuadas do casal MPS/RMSoares. Por acaso, ou talvez não, MPS é bisneto de Gaspar de Sequeira/Graça Mendes. Que poderei disponibilizar caso tenha interesse.


Comprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276808 | MariaDavid | 21 mai 2011 00:18 | Em resposta a: #276751

Caro Gabriel Santos

Amanhã vou fazer um condensado do que pretende, com os respectivos números de processos e enviar-lhe.
Hoje já não consigo pensar direito.

Cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#276819 | MariaDavid | 21 mai 2011 11:17 | Em resposta a: #276751

Caro Gabriel Santos

Já lhe enviei o prometido ontem. Logo que receba, agradeço que mo comunique para que eu fique certa que está tudo bem com as actuais caixas de correio.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Pessoa de Amorim Navarro

#322394 | Conde | 04 fev 2013 13:00 | Em resposta a: #43835

O Tomé da Silva era filho de Gaspar de Sequeira e de s.m. Gracia Mendes e n.p. de Gomes Ferreira ede s.m. Inês de Sequeira, n.m de Gaspar Mendes e s.m. Inês da Silva. A Maria Nunes ear filha de Gaspar Mendes e 1ª mulher Mécia Rodrigues,n.p. de Manuel Rodrigues e s.m. Violante Mendes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen