Paleografia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Paleografia

#43839 | zea | 23 jun 2003 14:53

Já que o Fórum está em maré de filhos ilegitimos e não só, aproveito para colocar o meu problema.
Um avôzinho meu teve um filho fora do casamento com uma senhora Elvira de Sanabria, falecida solteira e filha de Alonso Fernandez de Aracena. Legitimou o dito menino na Real Chancelaria de Granada em 21.10.1532.
Há dias, recebi fotocópias do referido documento, enviadas de presente pelos Mormons de Utah.
Ora são, nada menos do que 30 páginas escritas dos dois lados (60 para ler e traduzir!). Tantas palavras para dizer tão pouco.
A pergunta é a seguinte: onde posso arranjar quem me saiba ler este documento, visto que a única coisa que consigo entender são os nomes?
Se algum voluntário quizer dar uma olhadela, terei muito gosto em digitalizar uma página e enviar-lhe para "amostra".
Com os meus agradecimentos.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: Paleografia

#43857 | abivar | 23 jun 2003 19:45 | Em resposta a: #43839

Cara Maria José:

Não passo de um amador mas o meu gosto por letras e papéis antigos é tal que ouso tentar ler alguma coisa dos seus. Se me quizer mandar uma página digitalizada, o meu e-mail é:

abivar arroba sapo ponto pt

Não lhe prometo nada e desde já lhe peço desculpa pelo tempo que eventualmente lhe farei perder sem proveito...

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Paleografia

#43865 | zea | 23 jun 2003 21:34 | Em resposta a: #43857

Caro António Bivar
Muito obrigada pela sua solicitude e disponibilidade. Não me rouba tempo algum, pois vivo há muitos anos sem ter lido o documento. Envio-lhe só a 1ª. página para não lhe sobrecarregar o computador, mas se vir que a sequência poderá ajudá-lo no contexto, envio-lhe mais. Noto que houve várias mãos a escreverem o documento e até se percebe que a folhas tantas, o mesmo escrivão já estava cansado.
Com os meus melhores agradecimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Paleografia

#60160 | cris | 11 mar 2004 07:07 | Em resposta a: #43865

Ola "zea",

Iniciante em genealogia, neste momento encontro-me confrontada à paleografia. Sei ja de inicio que vou precisar muito de bases para avançar na leitura dos documentos obtidos.

Desta forma e porque necessito de documentos antigos para treino, venho por este meio lhe pedir, se tinha a gentiliza de me enviar, se lhe for possivel, igualmente uma pagina do documento que fala a proposito de seu avô.

Fico-lhe eternamente grata.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Paleografia

#60243 | zea | 12 mar 2004 01:08 | Em resposta a: #60160

Cara Cris,
Já lhe enviei 2 páginas mas foram-me devolvidas por falta de espaço no seu computador. Os documentos são muito compactos.
Agora enviei só primeiro e vamos ver se chega em condições de a menina conseguir ler alguma coisa.
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Paleografia

#60252 | cris | 12 mar 2004 06:57 | Em resposta a: #60243

Ola,

Muiiiito obrigada mesmo se nada recebi.
Envio-lhe aqui outro Mail :
ocirepsa@bluewin.ch
Espero que desta vez consiga.

Um abraço p'ra si também.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen