Baptismo: 2 padrinhos?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Baptismo: 2 padrinhos?

#43859 | Vasco Jácome | 23 jun 2003 20:17

Caríssimo(a)s

Recentemente, deparei-me com um assento de baptismo de 14-11-1683 em que não figura nenhuma madrinha e sim 2 padrinhos (homens). Foi-me dito que esta situação era mesmo relativamente frequente. Mas seria isto efectivamente possível?

Ou será que dada a antiguidade do assento e o facto de ainda não se estenderem muito em palavras, o padre terá omitido que um deles apresentava procuração da madrinha? Esta sim, era situação normal e que é devidamente assinalada em assentos mais recentes.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#43861 | Jacinto Bettencourt | 23 jun 2003 20:30 | Em resposta a: #43859

Caro Vasco Jácome,

Já me aconteceu o mesmo, i.e., (i) descobrir assentos de baptismo em que os padrinhos são dois homens (sobretudo nas datas que aponta), e (ii) descobrir assentos de baptismo em que a madrinha é representada por um homem.
Já encontrei também crianças baptizadas com só um padrinho (!) e outras com madrinhas de invocação (N.ª Sr.ª, por exemplo).
Desconheço, no entanto, se se trata de um erro involuntário (omissão), propositado ou mesmo se tal era permitido.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#43866 | Vasco Jácome | 23 jun 2003 21:39 | Em resposta a: #43861

Caro Jacinto Bettencourt

As outras duas situações que menciona, i.e., madrinha de invocação e madrinha que passa procuração a alguém, também eu já encontrei, principalmente a 2ª.
Julgo que a 1ª situação resultasse ou de grande devoção religiosa, ou até da falta de elementos femininos próximos do baptizado, para além da mãe, claro.
A 2ª, tenho-a encontrado principalmente quando a madrinha vivia a uns bons quilómetros do local da cerimónia.

Já que falamos de situações menos habituais, também já me deparei com baptismos a serem feito por um leigo, às vezes até mulher, e dias depois é que era feita a imposição dos Santos Óleos, já numa igreja e por um padre. Seriam situações de emergência, em que se temia pela vida da criança e de facto previstas pela Igreja, como é sabido.

Agora 2 padrinhos e nenhuma madrinha, é que eu não sei se estava de acordo com os cânones...

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#43873 | Conde | 24 jun 2003 08:22 | Em resposta a: #43859

Caros Confrades:
É possível ter dois padrinhos ou duas madrinhas ou só um de qualquer sexo.Quando o padrinho ou madrinha é um Santo ou Nossa Senhora,"toca por prenda" um (ou uma) representante que assume as obrigações terrenas da madrinha ou padrinho,mas o não é efectivamente.Tenho uma filha que tem duas madrinhas.Em Portugal esta situação foi muito vulgar,sobretudo com Nª Senhora a fazer de madrinha,mas como tudo o que tem mérito e é bonito vai no esgoto em que sobrevivemos (?),até isto se perdeu.Eu procurei manter esta tradição nos meus filhos,que são afilhados de Nossa Senhora com várias invocações.Ganham de certeza mais do que ter ,em vez, uma tia solteirona...
O parentesco criado dava impedimentos canónicos,sujeitos a dispensas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#43952 | Vasco Jácome | 25 jun 2003 22:02 | Em resposta a: #43873

Caro Conde

Então, assim sendo, é bem provável que o assento esteja correcto e a situação, embora menos frequente, fosse normal.
Obrigado pelo esclarecimento.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#43963 | manuelr | 26 jun 2003 00:07 | Em resposta a: #43952

Caro Vasco Jácome

Nos registos do Sec XVII, já encontrei as combinações todas. Dois +duas, duas (mais frequente no Sec XVI), dois, um + uma, um e uma! Embora não sendo muito frequente, tb não era assim tão raro. Embora nalguns casos, como o padre só lançava o registo mais tarde, devia por os nomes de que se lembrava, trocando por vezes até o nome dos pais, omitindo o nome do batisando e pondo por vezes padrinhos e testemunhas tudo misturado ! Basta ver o que é apontado nos registos nas visitações.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#44000 | Vasco Jácome | 27 jun 2003 10:04 | Em resposta a: #43963

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado pela sua participação!
Depois do que aqui foi dito e caso não apareça nenhum expert em direito canónico a dizer o contrário, estou esclarecido quanto ao assunto.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo: 2 padrinhos?

#44002 | Vasco Jácome | 27 jun 2003 11:29 | Em resposta a: #43963

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado pela sua participação!
Depois do que aqui foi dito e caso não apareça nenhum expert em direito canónico a dizer o contrário, estou esclarecido quanto ao assunto.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 05:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen