Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44022 | artur41 | 27 jun 2003 18:56

Caros confrades


Pretendo averiguar qual foi, na realidade, a ascendência de Batista de Araújo e Sousa. Agradeço possíveis auxílios.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44050 | Pedro França | 28 jun 2003 23:09 | Em resposta a: #44022

Caríssimo:
Independentemente da época a que possa dizer respeito a pessoa do seu interesse, poderei, nesta 2ª-Feira, pelo menos, procurar saber se alguém com esse nome frequentou a Universidade de Coimbra, no respectivo Arquivo (AUC), em cuja cidade eu resido.
Na 2ª-Feira, à noite, deverei estar em condições de lhe poder dizer alguma coisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44053 | artur41 | 29 jun 2003 04:37 | Em resposta a: #44050

Meu Caro Pedro França


Fico-lhe muito agradecido pelo prestimoso auxílio.

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Um abraço, com grande consideração

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44148 | Pedro França | 30 jun 2003 23:45 | Em resposta a: #44053

Caríssimo:
Localizei, pois, a personagem pretendida conforme poderá ver no seu e-mail.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44154 | artur41 | 01 jul 2003 06:49 | Em resposta a: #44148

Caríssimo Pedro


Muito obrigado pelo obséquio!


Um abraço, sempre ao dispor

Artur João

Resposta

Link directo:

Pesquisa no Arq. UC

#44158 | tfp | 01 jul 2003 10:54 | Em resposta a: #44148

Caro Pedro França,

Sem querer despoletar aqui uma avalanche de pedidos, será que me podia verificar os seguintes nomes no arquivo da UC ? Peço-lhe este favor por não me poder deslocar a Coimbra nos próximos tempos, julgando que a informação que consta nos respectivos processos permitirá a continuação das minhas pesquisas no ADP.

Deixo-lhe, aqui os nomes:

- Fernando António de Sousa Pimentel
- Francisco de Sousa Pimentel

Agradeço-lhe antecipadamente. Disponha para qualquer pesquisa no ADP.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44196 | Pedro França | 01 jul 2003 22:44 | Em resposta a: #44158

Caro Tiago:
Tudo bem. Amanhã mesmo posso tentar saber o quew pretende.
À noite, lá pelas 23,00 H poderá dar uma olhada neste espaço.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44197 | Pedro França | 01 jul 2003 22:45 | Em resposta a: #44196

Caro Tiago:
Tudo bem. Amanhã mesmo posso tentar saber o que pretende.
À noite, lá pelas 23,00 H poderá dar uma olhada neste espaço.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44199 | tfp | 01 jul 2003 23:24 | Em resposta a: #44196

Caro Pedro França,

Agradeço desde ja a sua ajuda.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44201 | Pedro França | 01 jul 2003 23:45 | Em resposta a: #44158

Caro Tiago:
Tudo bem. Amanhã mesmo posso tentar saber o quew pretende.
À noite, lá pelas 23,00 H poderá dar uma olhada neste espaço.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44273 | Pedro França | 03 jul 2003 02:34 | Em resposta a: #44199

Caro Tiago:

Prometi que o fazia na 4ª Feira pelas 23,00 H e não na 5ª Feira às 2H e tal da manhã. Mas, ainda assim, aqui vai:
Localizei o que pretendia através dos verbetes das matrículas dos estudantes na UC. Então temos assim:
- Fernando António de Sousa Pimentel, foi natural do Porto, bacharel em Cânones a 12.06.1794. Para a data teria certamente certidão de idade, tal como seria exigido pela Reforma da UC por Pombal, desde 1772.
Assim, nasceu e foi baptizado na freguesia de N. Sra. da Vitória/Porto, respectivamente a 21.01 e a 24.01.1774/f. 186.
Era filho do Dr. Francisco de Sousa Pimentel, do Porto, e de D. Maria Bárbara Pimentel, de Ferraria de Cima.
Neto patº do Dr. António de Sousa Pimentel e de D. Angélica de Sousa da Silva, para o Porto.
Neto matº de Francisco Fernandes de Oliveira e de Mariana Angélica dos Serafins, da dita Ferraria.
- O Dr. Francisco de Sousa Pimentel tem grau de bacharel formado em Cânones a 18.07.1755.
- O Dr. António de Sousa Pimentel, natural do Porto, foi bacharel formado em Cânones a 13.02.1700, e era filho de um Garcia de Sousa.

Só me esqueci de registar o nº do livro e certidão de idade do Dr. Fernando António S.P. mas sei que é da 1ª série (1772-1833). Dou-lhe esses dados amanhã.
Espero que isto lhe sirva. Não os encontrei em ordenações sacerdotais, mesmo que inconclusas.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44275 | tfp | 03 jul 2003 02:41 | Em resposta a: #44273

Caro Pedro França,

Agradeço-lhe os seus dados, informação preciosa para a continuação das minhas pesquisas a norte.

Melhores Cumprimentos, disponha para qualquer pesquisa no ADP

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44317 | Pedro França | 04 jul 2003 00:07 | Em resposta a: #44275

Caro Tiago:

Agradeço as suas palavras.
Aqui vai a referência da certidão de idade para o Dr. Fernando António de Sousa Pimentel:
- Certidões dos estudantes da UC - 1ª série (1772-1833), Lº XII, procº 90, no AUC.
Um abraço e boa sorte.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44319 | tfp | 04 jul 2003 00:17 | Em resposta a: #44317

Caro Pedro França,

Tomei nota. Agradeço mais uma vez a sua disponibilidade.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44654 | tfp | 08 jul 2003 16:19 | Em resposta a: #44317

Caro Pedro,

Consegui recuar um pouco mais nas pesquisas aqui no Porto graças a sua grande ajuda. Hoje, no entanto, deparei com um nome que despertou a minha curiosidade e o referido assento estava em muito mau estado pelo que não consigo lê-lo na totalidade. Menciona um Dr. José de Sousa Pimentel (Padre) e que terá sido procurador da madrinha, no baptismo de um dos filhos do Dr. Francisco de Sousa Pimentel. O mesmo assento refere a freguesia de onde é natural, mas não consigo ler devido ao estado do mesmo.

O que lhe queria pedir era se não se importava de numa proxima visita ao Arquivo da UC verificava se existem dados referentes ao Dr. José de Sousa Pimentel.

Agradeço-lhe antecipadamente, deixo-lhe o meu contacto no caso de precisar de ajuda no ADP ou para qualquer contacto: tfp arroba netcabo ponto pt

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44675 | Pedro França | 08 jul 2003 23:51 | Em resposta a: #44654

Caro Tiago:

Só agora notei a sua mensagem. Esteja descansado. Amanhã à tarde (s.D.q.), lá estarei no AUC. De manhã tenho o M1 na escola.
À noite já deverei dizer-lhe alguma coisa para aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44743 | Pedro França | 09 jul 2003 23:40 | Em resposta a: #44675

Caro Tiago:

Tentei localizar o Dr. José de Sousa Pimentel com esta montagem de nomes, tanto nos verbetes das matrículas como nos dos exames dos estudantes da UC e nada. Pedi até as certidões de idade dos estudantes da UC nas duas séries - a 1ª (1772-1833) e a 2ª (1834-1900) e nada. Vi mais os verbetes dos processos de ordenação sacerdotal e nada ainda. Concluo que poderá existir mais algum nome de permeio, a seguir a José? Qual?
Tem referências para trás do Dr. Francisco Sousa Pimentel que também foca na sua mensagem? Pode ser uma alternativa ao José.
Diga alguma coisa para aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44744 | tfp | 09 jul 2003 23:54 | Em resposta a: #44743

Caro Pedro França,

Agradeço-lhe mais uma vez os seus esforços. Vou continuar a recolha exaustiva então na Vitória e logo que tenha dados complementares entro em contacto consigo.

Muito Obrigado

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44811 | Pedro França | 10 jul 2003 22:08 | Em resposta a: #44744

Caro Tiago:

Fico então a aguardar por novidades.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44816 | ftalmeida | 10 jul 2003 23:09 | Em resposta a: #44273

Caro Pedro França,

Segundo depreendo da sua mensagem, antes da reforma de Pombal, não existirão dados genealógicos nas matrícula da U.C..
Mesmo assim, se me puder confirmar o bacharelato em leis de João Tavares de Almeida Soares, nascido em 1685 e que em 1706 sei que estudava em Coimbra ficar-lhe-ia muito grato.
Não tenho nenhuma urgência.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Arq. UC

#44817 | Pedro França | 10 jul 2003 23:17 | Em resposta a: #44816

Caro Francisco:

De facto é assim: certidões de estudantes da UC em moldes sistemáticos, organizados, só de 1772 em diante, e mesmo assim, sujeitas a falhas. Também sei que as há, avulsas, para trás dessa data mas são raras.
Registei o seu pedido. Pelo menos, datas de matrículas, actos e graus, naturalidade e nome do pai deve constar. Vou averiguar.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Pergunta a Pedro França

#44820 | Vasco Campos | 10 jul 2003 23:48 | Em resposta a: #44817

Caro Pedro França

Já percebi pelas suas intervenções, que é Professor.
Se não fosse incómodo, respondia-me à seguinte pergunta:
Há 20 anos foi Professor na Esc. Sec. José Falcão, em Coimbra?

Agradecendo desde já a sua resposta, apresento-lhe os meus cumprimentos.

Vasco Campos

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44825 | Pedro França | 11 jul 2003 00:16 | Em resposta a: #44820

Caro Vasco:

Sim, sim, sim. Fui professor na Esc. Sec. de José Falcão no ano lectivo de 82/83 mas por dois escassos meses: eu fui substituir a Dra. Teresa Palhinha, às cadeiras de História dos 7º e 9º anos e do curso nocturno, por ela ter entrado em licença de parto. Infelizmente esta colega é hoje já falecida. Quanto a essa escola, e minha primeira experiência no ensino, é para esquecer... de todo.
Já agora, que mal lhe pergunte, como é que me associou a essa escola? E logo essa escola...Foi meu colega ou meu aluno? Foi uma passagem tão fugaz que até pensei que ninguém desse pela minha presença...
Enfim. Está esclarecido.
Retribuo os cumprimentos com um abraço da praxe.

Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44859 | Vasco Campos | 11 jul 2003 15:50 | Em resposta a: #44825

Caro Pedro França

Muito obrigado pela sua resposta.
Frequentei o 9ºano na José Falcão nesse ano lectivo (82/83), mas no curso diurno. Lembro-me de um Professor de história de apelido França, que me perguntou qualquer coisa acerca dos meus apelidos. A imagem que guardo é de um jovem com vinte e poucos anos, magro, simpático e muito interessado em cumprir bem o seu dever: ensinar.
A partir desse ano saí de Coimbra e nunca mais o vi.

Será que é o Pedro França?

Não terá dado alguma aula diurna? Tenho também ideia, que o Professor não esteve todo o ano.
Dois França, na mesma Escola, no mesmo ano, com a mesma idade e interessados em apelidos é demasiada coincidência, não acha?

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44871 | Pedro França | 11 jul 2003 18:22 | Em resposta a: #44859

Caro Vasco:

É mais que evidente que o Vasco foi meu aluno. E era eu, de facto, quem tinha já a "febre" dos nomes e apelidos. Tinha então terminado a licenciatura em História e começara, havia pouco, o mestrado em História Cultural e Política na Época Moderna.
Pois sim senhor, folgo muito por sabê-lo aqui por estas bandas. Vai ver que lhe deixei o "bichinho" das famílias, das genealogias, a menos que já se interessasse por isso nessa altura. Por exemplo, eu já me dedicava a estas áreas, e às cronologias de governantes para todas as partes do mundo (incluindo a Antiguidade), desde os meus 14 anos, quando devia, talvez, andar a dar chutos na bola...
Pois é Vasco, sou eu de facto, e como havia dito na minha mensagem anterior, durante o dia, leccionei 7º (uma turma) e 9º anos (creio que duas turmas). Por acaso foi colega nesse 9º ano da Mª da Assunção Soares de Albergaria Corte Real? Também foi um nome que me ficou na ideia...
Vá dizendo coisas.
Um grande abraço à distância de 20 anos.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44873 | Pedro França | 11 jul 2003 18:35 | Em resposta a: #44871

Caro Vasco:

Como complemento: nesse ano de 82/83 entrei na via de ensino em miniconcurso. No ano seguinte de 83/84 fui parar à Eugénio de Castro, em Coimbra, também em mcº.
Já agora, que mal lhe pergunte, o que faz na vida e onde vive actualmente? Desculpe-me, talvez, a indiscrição.
Um abraço amigo.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44904 | Vasco Campos | 12 jul 2003 17:18 | Em resposta a: #44873

Caro Pedro França

Li a sua 1ª resposta à pressa e percebi que apenas tinha dado aulas à noite. Já reli e vi que me enganei, o que levou a suposições em cadeia. As minhas desculpas.
Já não há dúvidas que o Pedro França foi meu Professor.
Sim fui colega da Assunção Corte Real, nesse 9º ano.
Trabalho numa associação florestal e vivo em Alvoco das Várzeas, mas continuamos a ter casa em Coimbra.
Tinha muito prazer em o rever.

Cumprimentos
VC

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44910 | Pedro França | 12 jul 2003 20:02 | Em resposta a: #44904

Caro Vasco:

Tudo de bom para si e os seus. Eu desde que casei, vai para 15 anos fixei residência em Coimbra em termos definitivos. Deixei a Figª da Foz mais de lado embora ainda lá vá visitar os meus pais de vez em quando, ou então são eles que vêm cá visitar-me.
Apareça quando quiser. Combina-se um dia. Vou deixar uma mensagem no Forum sobre a minha disponibilidade e as férias que se aproximam.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44913 | artur41 | 12 jul 2003 20:43 | Em resposta a: #44154

Caros confrades


Coloco aqui alguns dados referentes ao percurso universitário de Baptista de Araújo e Sousa:

1) Matrículas

24.11.1765; 15.10.1677; 15.10.1678; 15.10.1679; 15.10.1680; 01.10.1681

2) Actos e Graus

Bacharel em Leis, a 27.07.1682; Bacharel Formado em Leis, a 26.04.1683


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44915 | Pedro França | 12 jul 2003 21:58 | Em resposta a: #44913

Caro Artur:

Reparei agora mesmo na sua recente mensagem. Se era para a divulgar ao público do Forum não merecia a pena ter-me fornecido o seu e-mail para lhe dar a informação, que agora torna pública, a título exclusivo. Eu próprio, sem favores nem mérito algum, fazia o que o confrade acabou de fazer. Fica o alerta.
De toda a maneira, um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#44916 | Pedro França | 12 jul 2003 22:04 | Em resposta a: #44910

Caro Vasco:

Com receio, fundado, de que a nossa correspondência aqui para o Forum venha a tornar-se demasiado pessoal e sem interesse de maior para os restantes membros deste espaço, sou dado a divulgar-lhe o meu e-mail, apesar de tudo o que isso possa implicar:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44927 | artur41 | 13 jul 2003 06:06 | Em resposta a: #44915

Meu caro Pedro


Como sabe, fiquei-lhe muito agradecido e reitero-o. Quando lhe dei o meu e-mail foi para termos outra forma de comunicar, e nunca, de maneira alguma, para ter qualquer tipo de exclusividade. Achei que esta informação poderia ter interesse geral e específico.
Lamento que tenha ficado melindrado: o meu intuito foi, também, relançar o tópico, para além de chamar a atenção do meu primo Luís (que anda afastado do Genea) e de outros familiares!
De qualquer das formas, pode estar ciente que a minha família fica-lhe muito reconhecida: é sinal de que uma ""pessoa de mérito", como é o seu caso, é capaz de ser "solidário" no sentido de fornecer informações importantes para o estudo de meus antepassados.

As minhas desculpas se o ofendi, de forma inadvertida!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Baptista de Araújo e Sousa- ascendência

#44938 | Pedro França | 13 jul 2003 13:32 | Em resposta a: #44927

Caro Artur:

Longe de mim pretender criar polémica sobre o assunto. Cada qual faz da informação que receber o que bem lhe aprouver. Apenas estranhei ter-me fornecido o e-mail quando a própria GP alerta para as condições especiais em que tal deve ocorrer. Mas tudo bem, não há melindres nenhuns, fique tranquilo.
Continue a dispor no que precisar.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 09:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen