Heràldica de "Non ou a và gloria de mandar"

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Heràldica de "Non ou a và gloria de mandar"

#44077 | Carlos Silva | 29 jun 2003 18:54

Por muito estranho que pareça, revi o filme « Non, ou a và gloria de mandar » de Manoel de Oliveira, para estudar um pouco a heraldica visivel no capitulo sobre a batalha de Toro.

Antes de mais, creio que todos os pormenores heraldicos contidos dizem respeito aos Castelhanos.
De facto, os portugueses, aparecem equipados (no filme) com armas claramente inspiradas das tapeçarias de Pastrana, da serie da tomada de Arzila e Tanger, o que nào deixa de ser interessante, e isentas de qualquer heràldica (tirando o rei D. Afonso V e o infante D. Joào, ou seja a heraldica regia).

Na primeira cena (a batalha da hoste regia) nào poucos peoes usam as armas axadrezadas de Sà, de Mendonça (sem o duplo S), e alguns mais umas armas parecidas com as dos Mirandas, mas sem flor-de-lis (que parecem heraldica escocesa a bem dizer).
Entre os cavaleiros salienta-se um com as armas de Mendonça (tanto o cavalo como o cavaleiro) com o duplo S (que nào é de Furtado).

No episodio dedicado ao decepado as bandeiras em segundo plano sào as seguintes : Sotomaior, Andrade (com as caldeiras), Lara, algo parecido com Azevedo antigo (a aguia parece levar um escudete no peito ?).
O cavaleiro castelhano que tira a bandeira ao decepado leva armas de Sotomaior (pelo menos o cavalo), assim como os cavaleiros que o rodeiam.

A parte da batalha dedicada à hoste do Infante do Joào contem a heraldica seguinte :
No campo, a bandeira de Haro (na lama), e no bosque as bandeiras de Haro, Luna, Gusmào, e Fonseca (as estrelas têm 7 pontas).
Varios escudos que eu nào sei identificar.

Nào tirei tempo para estudar a heraldica régia de um lado ou outro, complexa, e interessante provavelmente.

Pelo visto houve certo cuidado na representaçào heraldica, embora, como referi, toda a heraldica se ache aplicada aos Castelhanos, inclusive as armas dos Sàs e dos Fonsecas (e Azevedos ?). O facto pode ser devido à semelhança com armas de algumas familias Castelhanas de mim desconhecidas).

Escusa lembrar que, obviamente, o proposito de Manoel de Oliveira nào é heraldico.

Este meu estranho proceder é mais um modo (menor) de ver a referida obra, afinal.

Mas tambem nào sou perito em heràldica. Agradeço portanto qualquer corrigenda.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen