Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44084 | luisgonsalves | 29 jun 2003 23:28

Gostaria de ser ajudado por algum amigo do forum sobre as familias do tópico. Segundo indicações de possuo seria da freguesia do Espinhal.
cumprimento todos os participantes a quem agradeço desde já a ajuda
LuisGonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44088 | Pedro França | 30 jun 2003 01:12 | Em resposta a: #44084

Caríssimo:
Eu bem que poderia indagar sobre o assunto embora se trate de apelidos que precisariam de um recorte mais definido, e de épocas também. Começarei pelos "Leais" que me parecem mais familiares para a zona que indica.
Agora, com as férias escolares, tenho mais tempo disponível. Hoje, 2ª-Feira, à noite, já deverei ter alguma informação para lhe dar porque tenciono ir durante o dia ao Arquivo da Universidade de Coimbra, em cuja cidade resido.
Um abraço e até mais logo.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44150 | Pedro França | 30 jun 2003 23:50 | Em resposta a: #44088

Caríssimo:
Tentarei dar-lhe uma pista amanhã. Os compromissos aqui com pessoal da GP não se compadeceram da falta de tempo, que não chegou para acudir a tudo.
Amanhã, então.
Um abraço.
Pedro França

P.S.: não é de meus hábitos e formação deixar alguém "pendurado".

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44211 | Pedro França | 02 jul 2003 01:06 | Em resposta a: #44150

Caro Luís:
Desculpe por ficar à espera:
- Encontrei nos verbetes das matrículas dos estudantes da UC um Armando Augusto Leal Gonçalves, do Espinhal, que pelo menos, em 1893 estava matriculado em Medicina mas frequentando igualmente cadeiras de Filosofia Natural e de Matemática. São as primeiras matrículas mas o processo dele como estudante não está completo. Faltam dados que os técnicos do AUC não puderam lançar no verbete.
Pedi a certidão de idade deste estudante e encontrei-a fácil, fácil, no Livro LII (1834-1900), 2ª série, com o processo nº 9.
A certidão reza o seguinte: o dito estudante foi baptizado no Espinhal (concelho de Penela), a 19.06.1879, tendo nascido a 01 desse mês e ano.
Era filho de Francisco Augusto Pereira Gonçalves, farmacêutico, natural da vila de Pereira (concelho de Montemor-o-Velho), e de D. Maria da Conceição Leal Gonçalces, do Espinhal, onde foram recebidos e são moradores.
Neto paterno de: Gil Pereira Gonçalves e Mariana Carolina da Silva Pereira, de Pereira. Neto materno de Manuel José Leal de Carvalho e D. Clara Rita da Purificação Leal, do Espinhal.

E pronto, creio que esta é uma boa porta aberta para as suas dúvidas. Não sei se tem curiosidade por alguma informação, agora que se acha situado no tempo e no espaço. Diga alguma coisa para aqui.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44212 | Pedro França | 02 jul 2003 01:09 | Em resposta a: #44211

Caro Luís:

Por lapso, na linha 12 escrevi Gonçalces... Leia-se Gonçalves.
Obrigado
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44213 | Pedro França | 02 jul 2003 01:10 | Em resposta a: #44211

Caro Luís:

Por lapso, na linha 12 escrevi Gonçalces... Leia-se Gonçalves.
Obrigado
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44268 | luisgonsalves | 02 jul 2003 23:54 | Em resposta a: #44084

Caro amigo França
Não imagina a preciosa ajuda que me deu,e quanto fiquei feliz e agradecido pelos elementos que me forneceu. A pessoa em cauda, ou seja o Dr. Armando Gonçalves (ou Gonsalves) como muito bem é conecido aí em Coimbra é nem mais nem memos que o meu bisavô. Ando ha imenso tempo para ir a Coimbra fazer a pesquisa que fez o favor de me fazer, mas os meus estudos não me têm permitido fazê-lo. Estive na Torre do Tombo aqui em Lisboa e na altura foi-me indicado que só poderia fazer essa pesquisa em Coimbra.
Todos os meus ascendentes paternos são de Coimbra, onde tenho familia, no entanto ninguem que me pudesse dar indicações precisas.
Somente sabia que o meu bisavô teria sido um homem muito conceituado em Tentugal, onde viveu no Paço de Cadaval, onde o meu pai também viveu até aos 10 anos de idade, e que foi muitos anos Director do chamado na altura "Sanatório dos Covôes".
Caro França, se não fosse pedir-lhe muito , talvez me pudesse ilucidar,o porquê do meu bisavô utilizar no seu nome o apelido "Gonsalves" em vez de Gonçalves, aliás como toda a familia.
Não sei se terá alguma coisa em comum, mas um dos primos direitos de meu pai é o Dr. Armando França Gonsalves, Director de Cardiologia dos HUC. Será que o seu França terá algo em comum com o dele?
Reitero-lhe os meus agradecimentos sinceros.
Um abraço
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#44271 | Pedro França | 03 jul 2003 02:06 | Em resposta a: #44268

Caro Luís:
Não sei de onde está a escrever: se de muito perto ou longe.
A questão dos Gonçalves/Gonsalves, penso que é ortografia que foi passando com os anos e gerações, que o registo civil não soube ou não quis actualizar tal como aconteceu com outros nomes e apelidos. Não tem nada de mais. O seu apelido continua a ser um patronímico legítimo que lhe recorda que teve um antepassado algures lá para os sécs. XVI-XV em diante, que se chamava Gonçalo.
Quanto a Franças, há esse apelido aqui p+or Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Penela. Os meus vêm do Gavião, distrito de Portalegre, daí já antes do séc. XVIII.
Quer saber mais alguma coisa, pontualmente, dos seus ascendentes Leais/Pereiras Gonçalves?

Um abraço. Disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbr

#150118 | joaogonsalves | 27 mar 2007 00:10 | Em resposta a: #44268

Caro primo Luis: Deve haver algum equivoco, pois meu pai e teu primo Armando não tem o nome de "França". Um Abraço; João Pedro Leal Gonsalves. Já agora deixo também o meu email: joaogonsalves@joaog.ws

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbr

#196810 | luisgonsalves | 17 mai 2008 17:54 | Em resposta a: #150118

Caro primo João Pedro:
Esta resposta vai, pelo menos com um ano de atraso, o que podes crer lamento, mas nunca é tarde. Vim por acaso aqui hoje, pois já tinha desistido que conseguir alguma coisa mais aqui no forum e parti para o "terreno". Estive em Tentugal há 3 semanas, fui ao Paço onde viveu o avô Armando.
Se convencer os meus pais, provàvelmente estaremos em Coimbrano próximo fim de semana.
Um Abraço

Luis Gonsalves (luisgonsalves@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbra

#259146 | Joao Pedro Gonsalves | 23 jul 2010 03:23 | Em resposta a: #44271

Bom, tanto quanto sei em relação á questão Gonsalves/Gonçalves, o que acontecia antes de 1943 era que se escrevia das duas maneiras o nome gonsalves apesar de nessa época ser mais usual com "s". Em 1943 houve um certo "acordo" ortográfico que designava que a partir dessa data todos os Gonsalves com "s" passariam a escrever com "ç".Excepção assumida pela minha família (tanto quanto sei) que continuou a escrever com "s", e que disso se faz bandeira quando nos acusam de escrever mal o nome, e que realmente em bom Português está bem escrito segundo as regras mais elementares de gramática. Se pesquisarmos o Gonsalves, verificamos que nos aparecem mais familias com "s" pelo Brasil e Américas, o que se explica pelo facto de serem descendentes de emigrantes que abalaram antes da década de 40.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbr

#259148 | Joao Pedro Gonsalves | 23 jul 2010 03:34 | Em resposta a: #150118

Caro Luis:
Parece-me que andamos desencontrados....:)
Aproveito para deixar meu contacto do facebook;

http://www.facebook.com/#!/joao.gonsalves

Um abraço Joao Pedro

Nota: email: joaogonsalves@joaog.ws está desactivado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gonçalves/Leal / Penela/Coimbr

#313819 | paulo madureira leal | 17 set 2012 21:51 | Em resposta a: #259148

caro amigo nao sei se voce é da minha familia sei que tinha um tio em penela da beira e numca mais soube dele .sera que somos parentes?abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen