Família Dias Azedo no Brasil?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas | Famílias | Regiões

Família Dias Azedo no Brasil?

#44227 | JVT | 02 jul 2003 10:29

Matias José Dias Azedo, Governador de Campo Maior durante a Guerra de 1801, nasceu em Lisboa, a 24/2/1758 (em que freguesia?) e era filho do Dr. Caetano Dias Azedo, natural do Brasil. Conheço uma família Dias Azedo proveniente de Estremoz no séc. XVII. Haverá alguma relação entre ambas?
Agradeço informações.

Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#66625 | JVT | 04 jun 2004 12:02 | Em resposta a: #44227

Renovo o pedido, acrescentando agora que Caetano Dias Azedo era natural de Pernambuco, onde terá nascido no início do séc. XVIII, filho de Manuel Dias Azedo. Agradeço qualquer informação sobre esta família no Brasil.

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#66630 | Samuel de Castro | 04 jun 2004 14:05 | Em resposta a: #66625

Estimado Jorge,

No estado de Pernambuco, existe no site da telefônica local, diversas pessoas com o sobrenome Azedo, mas nenhum deles ligado ao Dias. Provavelmente esses que constam, poderão descender das pessoas que procuras. Em qualquer site de busca localizarás o site da telelista. Clique em auxílio a lista, a seguir no mapa do referido Estado e siga as instruções. Boa sorte. Um abraço.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71297 | Alfredo Neto | 15 ago 2004 20:29 | Em resposta a: #44227

Prezado Amigo,
Sou descendente dos Melo Azedo da Ribeira Grande, Açores.
Poderias me confirmar se é o mesmo Azedo???
Grato,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71325 | dmvasconcelos | 16 ago 2004 17:24 | Em resposta a: #71297

Caros Confrades

Aqui vão duas notas sobre os Dias Azedo da Ribeira Grande, ilha de S.Miguel, que desconheço se têm ligação com os abordados no tópico 44 227:

-Miguel Dias Azedo, n. Matriz da Ribeira Grande, filho de Manuel Oliveira e de Bárbara Manuel, neto paterno de António de Sousa e de Bárbara Rodrigues e materno de João Ferreira Belo e de Maria Manuel, casou-se a 18.12.1740 na Matriz de Ponta Delgada com D. Catarina de Medeiros Castelo-Branco, filha de Pedro Cordeiro Castelo-Branco e de D. Maria Francisca de Medeiros.
Não estudei a ligação deste Miguel, que no entanto me parece óbvia, com o abaixo citado Manuel Dias Azedo.

-Manuel da Rocha, 3º neto por varonia de Pedro Lopes Munhoz, casou-se a 28.7.1658 na Matriz da Ribeira Grande, com Ana Manuel, filha de Manuel Dias Azedo e de Catarina Manuel.
Sobre a ascendência destes últimos, nada mais sei, e aí talvez só mesmo o Dr. Jorge de Mello-Manoel, ex-Director do A.D.P.D. os possa ajudar...
A composição "Melo Azedo" deverá ser posterior a estes e desconheço-a.
Cumprimentos.
duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71525 | Alfredo Neto | 20 ago 2004 19:39 | Em resposta a: #71325

Prezados Amigos
Segue algumas informações:
Cap. João de Melo Azedo, nasceu em Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande em 07/10/1776 e batizado em 28/10/1776 sob o livro 28 fls. 234 e verso, faleceu em 09/09/1850, sendo sepultado na Capela de São Filipe do seu Engenho Puxi de Baixo no Estado da Paraíba/Brasil.
Filho de: Pedro Melo e Catarina Inácia da Silveira.
Quem puder me ajudar com mais informações ou se precisarem de mais informações estarei a disposição.
Desde já agradeço a todos,
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71639 | Alfredo Neto | 23 ago 2004 14:22 | Em resposta a: #71325

Prezados Amigos,
João de Melo Azedo, também descende de João Ferreira Belo e de Maria Manoel, sendo ele bisneto, pelo lado materno de Teresa Ferreira c.c. José Pacheco da Mota, filha de João Ferreira e de Maria Manoel.
Acredito que Miguel Dia Azedo seja tio-bisavô dele, tendo ainda um Miguel Dias Azedo c.c Maria Manoel avô materno de Teresa Ferreira.
Ficaria muito agradecido se pudessemos encontar as ligações destas famílias.
Aguardo novidades,
Abraços,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71893 | dmvasconcelos | 28 ago 2004 18:12 | Em resposta a: #71639

Caro Alfredo Ferreira Neto
Como também descendo destes Dias Azedo, temos interesse comum na matéria, pelo que farei o que puder para detectar o tronco deles na Matriz (ou Nª Srª da Estrela) da Ribeira Grande.
No entanto, durante os dias úteis tenho estado fora da ilha de S.Miguel, onde só venho aos fins de semana, pelo que só em meados de Setembro, poderei avançar com consultas no Arquivo de Ponta Delgada, que se mantem com o horário de Verão, fechado aos Sábados.
Pelo índice, sei que Pedro de Melo e Catarina Inácia da Silveira constam da folha 193 das Genealogias Micaelenses (manuscrito do Dr. Carlos Machado), o que será a 1ª pista que irei investigar.
Um abraço,
duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#71952 | Alfredo Neto | 30 ago 2004 14:10 | Em resposta a: #71893

Prezado Duarte,
Agradeço e fico a inteira disposição para colaborar com o que for preciso.
Sei que alguns dos Azedos vieram para o Brasil e se precisares de alguma informação terei o maior prazer em colaborar.
Abraços,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72491 | Alfredo Neto | 06 set 2004 18:32 | Em resposta a: #71893

Prezado Duarte,
Peço o seu e-mail para que possa enviar alguns manuscritos deixado pelo meu avô. Aonde um tio avô dele tinha feita uma pesquisa sobre os Melo Azedo.
Foi Diogo Soares Cabral de Melo, que deixou estas informações.
Abraços,
Alfredo Fereira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72492 | Alfredo Neto | 06 set 2004 18:47 | Em resposta a: #66625

Prezado Jorge Veiga Testos,
sou descendente da família Melo Azedo e até onde sei vem dos Dias Azedo, vieram para o nordeste do Brasil alguns Azedos da Ilha de São Miguel:
João de Melo Azedo, Cônego Firmino de Melo Azedo, entre outros sou Pernambucano e descendo de João de Melo Azedo, se puderes detalhar as ifnormações que necessitas poderei ajudar,
Atenciosamente,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72515 | JMCM | 06 set 2004 22:31 | Em resposta a: #72491

Caro Alfredo Ferreira Neto
Nos manuscritos deixados pelo seu avô, gostava de saber se aparecem os seguintes nomes:

Vicente Dias Azedo, * Estremoz C.c. Alexandrina Rosa * Arraiolos, pais de Maria Rosa Balbina de Sant´Ana b. Estremoz (st. Andre) 30.12.1777, + Estremoz 12.8. 1831 C.c. Cap. Verissimo Antonio Teles de Sampaio.

Ando a procura dos pais do Vicente Dias Azedo. (Meu 7º avô)

Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72551 | JVT | 07 set 2004 11:03 | Em resposta a: #72515

Caro José Maria de Carvalho e Melo,
Em recente ida ao Arquivo Distrital de Évora encontrei o seu Vicente Dias Azedo: era filho de António Dias Azedo e sua primeira mulher Filipa Tomásia do Nascimento, neto paterno de João Dias Azedo e Antónia Baptista e materno de João Correia e Isabel do Nascimento. O referido António Dias Azedo era almocreve e vivia de suas fazendas e argência na Rua do Reguengo, sendo irmão de meu 8º avô, João Dias Azedo (filho).
Adianto-lhe ainda que João Dias Azedo (pai), nascido em 1691, era filho de Bartolomeu Dias e Brites Maria, neto paterno de Diogo Fernandes e Isabel Gomes e materno de Manuel Martins e Maria Rodrigues.
Quanto a Antónia Baptista, nascida em 1697, era filha de António Luís e Maria Cortes, neta paterna de António Luís e Maria Vaz e materna de Manuel Jorge e Catarina Cortes.
Se quiser saber mais alguns dados sobre os Dias Azedo, pode pedir o meu e-mail ao GP, mas em termos de gerações não consegui recuar mais que isto.

Um abraço,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72600 | dmvasconcelos | 07 set 2004 22:16 | Em resposta a: #72491

Caríssimo Alfredo Ferreira Neto
Acabo de chegar a S. Miguel, onde vou permanecer agora por algum tempo.
Tenho imensa curiosidade em conhecer os dados genealógicos que possui, e que me podem poupar muito trabalho, no entroncamento pretendido.
Claro que tenho muito gosto em facultar-lhe o meu e-mail, pelo que lhe peço o favor de o solicitar ao Genea, reportando-se à minha presente mensagem.
Creio que poderemos recuar em S. Miguel, até começos do séc. XVII, pois o Dr. Gaspar Frutuoso, que foi pároco da Matriz da Rª Grande, não se refere aos Dias Azedo, o que me leva a supor, que a vinda destes para S. Miguel, seja posterior à data em aquele que escreveu as "Saudades da Terra".
A derivação do ramo do Brasil, dos Açores, não nos deixa dúvidas. Agora o que me entusiasma, é a possibilidade de estabelecermos ligação dos Açores a Estremoz, com a colaboração preciosa dos confrades Jorge Veiga Textos, e José Maria de Carvalho e Melo.
Um abraço para todos.
duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72645 | Alfredo Neto | 08 set 2004 14:23 | Em resposta a: #72515

Ele fala sobre Miguel Dias Azedo cc Maria Manoel eles são da Ribeira Grande Ilha de São Miguel,
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72755 | dmvasconcelos | 09 set 2004 17:47 | Em resposta a: #72491

Caro Alfredo
Recebi o seu e-mail dos Contactos do Genea, tendo-lhe já enviado duas mensagens, uma a acusar a recepção do seu e-mail, para também ficar com os meus contactos, e outra com um apanhado da folha n.º 193 do manuscrito do Dr. Carlos Machado, respeitante à ascendência de D. Catarina Inácia da Silveira.
Se os recebeu, agradecia que acusasse a recepção, para eu poder confirmar que não houve engano.
Um abraço,
duarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72757 | Alfredo Neto | 09 set 2004 18:09 | Em resposta a: #72755

Prezado Duarte,
Recebi e estou trabalhando no envio dos documentos que tenho.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#72759 | Alfredo Neto | 09 set 2004 18:29 | Em resposta a: #72755

Prezado Duarte,
A respeito de Pedro de Melo, pelo que tenho ele casou em primeiras núpcias aqui no Brasil, em São João Del Rei/Minas Gerais com ANA MACHADO DA ENCARNAÇÃO, filha de Antônio Machado de Aguiar e de Catarina da Encarnação, no manuscrito não existe comentários sobre descedência.
Pedro de Melo era filho de ANTÔNIO DE MELO c/ LUZIA FURTADO CABRAL (segundas núpcias em 28/10/1716), livro 6º, folhas 249/v, casados na M.R.G
abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#73251 | dmvasconcelos | 16 set 2004 11:22 | Em resposta a: #72759

Caros Alfredo Neto e Jorge Veiga Textos

Eis mais alguns dados que descobri dos Dias Azedo:

1.João Dias Azedo, c.c. Maria Francisca, moradores na Rª Grande (ainda há a possibilidade de encontrar o respectivo casamento, que estou a procurar, pois o registo paroquial da M.R.G. é dos mais antigos dos Açores e está bem conservado).
Tiveram:
2. Manuel Dias Azedo, c. a 22.8.1600 na Matriz R.G. com Catarina Jorge, filha de Jorge Fernandes e de Brites Afonso.
Tiveram:
3. Manuel Dias Azedo, c. a 20.10.1621 na M.R.G. com Catarina Manuel (meus 11º avós). Esta Catarina era filha de Pedro Lopes e de Ana Manuel, personagens trabalhadas por Rodrigo Rodrigues, por entroncarem nos povoadores da ilha de S. Miguel, mencionados pelo Dr. Gaspar Frutuoso nas Saudades da Terra.

Segundo os dados do Genealogista brasileiro, Desembargador Dr. Diogo Soares Cabral de Melo, que o Alfredo Neto me enviou, Miguel Dias Azedo, c.c. Maria Manuel (ascendente do ramo Dias Azedo do Brasil), seria irmão do Manuel Dias Azedo, nº3, atrás citado, mas não sei qual a base documental, para a dedução da filiação deste Miguel, uma vez que não é reportado o seu casamento, e os registos da M.R.G. estão completos para o séc. XVII.
Suponho que o Desembargador se terá correspondido com algum genealogista micaelense nos finais do séc. XIX ou começos do séc. XX, que lhe terá enviado estes dados para o Brasil, a menos que tenha vindo aos Açores fazer ele próprio tal investigação, o que não me parece muito provável...

Por outro lado encontrei na M.R.G. a 28.1.1643 o casamento de um Miguel Dias, filho de Manuel Dias Azedo e de Maria Jorge, com Maria Manuel, filha de Gaspar Rebelo e de Maria Manuel, (casados a 18.9.1617 na M.R.G.), neta paterna de outro Gaspar Rebelo e de Maria Roiz (c. a 31.10.1592 na M.R.G.) e neta materna de Pedro Gonçalves e de Ana Manuel.

Isto vem baralhar um pouco o entroncamento do ramo brasileiro, que vou tentar esclarecer, mas agradeço a colaboração do Alfredo, no caso de possuir mais algum elemento que nos permita clarificar o assunto.

Quanto ao tronco até agora localizado na ilha de S. Miguel de João Dias Azedo, (meu 13º avô) Frutuoso não se lhe refere, apesar de ter sido seu paroquiano, o que indicia um estatuto social porventura anónimo, embora com ligações familiares importantes, nas gerações seguintes, tal como acontece nos outros ramos de descendência que tenho identificados.

Em relação à presumível relação com os Dias Azedo de Estremoz, não encontro qualquer indício desta naturalidade, que só poderia constar do casamento do 1º que veio para os Açores, e que ainda não descobri, e mesmo que o descubra, já devem ser muito remotas as possibilidades de os ligar aos Alentejanos, já em pleno séc. XVI. (apesar da coincidência do nome completo João Dias Azedo)

Agradeço os vossos comentários.

Um abraço

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#74027 | JMCM | 26 set 2004 20:24 | Em resposta a: #72551

Caro Jorge Veiga Testos

Vale mais tarde do que nunca

Obrigado, pela preocupação em descobrir em Evora "o meu" Vicente Dias Azedo

Um abraço
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#76380 | Alfredo Neto | 02 nov 2004 22:26 | Em resposta a: #73251

Prezados Confrades,
Já há algum tempo não nos comunicamos.Será que existe alguma novidade ou dúvida para voltarmos com este tema??
Aguardo ansioso por notícias e por pedidos.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#76382 | Alfredo Neto | 02 nov 2004 22:28 | Em resposta a: #73251

Prezados Confrades,
Já há algum tempo não nos comunicamos.Será que existe alguma novidade ou dúvida para voltarmos com este tema??
Aguardo ansioso por notícias e por pedidos.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#76383 | Alfredo Neto | 02 nov 2004 22:33 | Em resposta a: #73251

Prezados Confrades,
Já há algum tempo não nos comunicamos.Será que existe alguma novidade ou dúvida para voltarmos com este tema??
Aguardo ansioso por notícias e por pedidos.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#76385 | Alfredo Neto | 02 nov 2004 22:38 | Em resposta a: #73251

Prezados Confrades,
Já há algum tempo não nos comunicamos.Será que existe alguma novidade ou dúvida para voltarmos com este tema??
Aguardo ansioso por notícias e por pedidos.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#80422 | Alfredo Neto | 30 dez 2004 12:05 | Em resposta a: #71893

Prezado Amigo (primo),
Duarte,
Desejo a vc e todos os seus familiares um ANO NOVO repleto de realizações e que Deus os abençoe!
Um forte abraço desse teu amigo,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Azedo no Brasil?

#80423 | Alfredo Neto | 30 dez 2004 12:08 | Em resposta a: #80422

Desejo a todos os Confrades,
Um ano de muita paz e que consigamos, principalmente, fazer deste mundo tão agressivo, um pouco mais bonito.
Um FELIZ 2005!!
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen