Ajuda em Coimbra - Dr. José Jorge da Rocha, 1743

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ajuda em Coimbra - Dr. José Jorge da Rocha, 1743

#44234 | Ricardo de Oliveira | 02 jul 2003 13:29

Caros amigos, em especial o Pedro França que está pesquisando em Coimbra e gentilmente tem auxiliado os muito distantes pesquisadores do Mondego.

Tenho um 7° avô, o Capitão Francisco José da Rocha casado em 1762 no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Aos 9/6/1762 (Livro de Casamentos, Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina, fl 45v.), na Capela de Santo Antonio do Tejuco, casaram-se Francisco José da Rocha com Dona Maria Jacinta Perpétua de Jesus. Ele era filho legítimo do Doutor José Jorge da Rocha e de Dona Antonia Maria Pereira, natural e batizado na freguesia de São Pedro da cidade de Coimbra. Ela era filha legítima de Antonio José Pereira(Santa Maria, Lagos, Algarve) e de Dona Osana(Joana) Josefa de Jesus, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias de Vila Rica, Bispado de Mariana. Foram testemunhas o Intendente Francisco José Pinto de Mendonça, Caetano José de Souza e Estanislau Nunes Pereira.
Come estas informações fui pesquisar na freguesia de São Pedro, Coimbra e de fato encontrei o registro de batismo de Francisco José na fl. 63. Aos 16/3/1743 "batizou de minha licença o Padre Duarte Dias Barbosa Tesoureiro nesta Igreja a Francisco José = De pais incognitos, foi padrinho o Reverendo Padre José Maria da Costa e Maria da Silva, parteira que o trouxe a batizar, de que fiz este assento. Padre Antonio Rodrigues Mendes". No mesmo assento segue a seguinte informação : "Francisco José filho do Doutor José Jorge da Rocha e de sua mulher D. Antonia Maria Pereira e me foi apresentado em 27 de maio de 1747 anos o Prior Antonio Rodrigues Mendes".
Infelizmente não consegui avançar a pesquisa por este ramo pela ausência de dados do Dr. José Jorge da Rocha. Peço o favor de verificar se ele consta em alguma lista de matrícula e/ou leitura de bacharel da Universidade. Precisaria de novos dados genealógicos para a retomada das investigações neste ramo. Estes rolos familiares quebram a continuidade da pesquisa.

Muito obrigado
Ricardo Costa de Oliveira
rco2000@uol.com.br

Curitiba/Paraná
Estado do Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Coimbra - Dr. José Jorge da Rocha, 1743

#44323 | Pedro França | 04 jul 2003 00:42 | Em resposta a: #44234

Caro Ricardo:
Recebi a sua mensagem ontem mesmo mas, dado o adiantado da hora já não escrevi mais nadfa para este espaço do Forum. No entanto, registei o seu pedido e confirmei o assento de baptismo de Francisco José. Ainda procurei na mesma freguesia de S. Pedro/Coimbra se teria havido aí mais filhos e mesmo o assento de casamento, pensando que, uma vez rectificado o assento de baptismo de Francisco José, o casal entraria numa fase de vida matrimonial legal à face da Igreja. Infelizmente nada encontrei nem nos verbetes das matrículas dos estudantes da UC. Pergunto se esse Dr. José Jorge da Rocha não terá usado outros apelidos...
Fico a aguardar resposta.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Coimbra - Dr. José Jorge da Rocha, 1743

#44324 | Pedro França | 04 jul 2003 00:42 | Em resposta a: #44234

Caro Ricardo:
Recebi a sua mensagem ontem mesmo mas, dado o adiantado da hora já não escrevi mais nadfa para este espaço do Forum. No entanto, registei o seu pedido e confirmei o assento de baptismo de Francisco José. Ainda procurei na mesma freguesia de S. Pedro/Coimbra se teria havido aí mais filhos e mesmo o assento de casamento, pensando que, uma vez rectificado o assento de baptismo de Francisco José, o casal entraria numa fase de vida matrimonial legal à face da Igreja. Infelizmente nada encontrei nem nos verbetes das matrículas dos estudantes da UC. Pergunto se esse Dr. José Jorge da Rocha não terá usado outros apelidos...
Fico a aguardar resposta.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44337 | Ricardo de Oliveira | 04 jul 2003 12:00 | Em resposta a: #44323

Prezado amigo Pedro França

Muito obrigado pela ajuda. O que tenho sobre o Dr. José Jorge da Rocha é apenas isso. Não quero dar trabalho para um colega tão prestimoso e ocupado. Só quero passar informações pontuais e objetivas e que sejam de fácil verificação.
Pergunto ao colega para verificar nos registros dos meus seguintes parentes a possibilidade de descobrirmos as freguesias de origem dos avós da minha 4ª avó Henriqueta Carneiro de Campos, que tem profundos vínculos com a Universidade de Coimbra pelos seus tios paternos e maternos. Ela era filha do Conselheiro Manuel Carneiro de Campos, neta paterna do Capitão José Carneiro de Campos e de Custódia Maria do Sacramento, com Maria Ignácia Ferreira França, neta materna de Joaquim Ferreira França e de Ana Ignácia de Jesus. Aqui está um grande núcleo de acadêmicos de Coimbra na história do Brasil, representando alguns dos principais quadros qualificados do Brasil Império. Não conhecemos boa parte das origens deles e penso que poderemos conhecer mais dados genealógicos dos antepassados deles pela documentação na Universidade de Coimbra.

Ferreira França :
Antonio Ferreira França, natural de Salvador, natural de Salvador - Bahia, 1771, filho de Joaquim Ferreira França. Direito 11 X 1790, Matemática 11 X 1790, Medicina 19 X 1793 – formado em julho de 1798. Será o médico do Imperador D. Pedro I e um dos maiores talentos médicos do Brasil Imperial.
Clemente Ferreira França, natural de Salvador, Bahia, 1774, filho de Joaquim Ferreira França. Formou-se em Direito 30 V 1797 (carta de formatura 27 VII). Filosofia 15 X 1791, Direito 2 X 1792, Matemática 20 VII 1793. Será o Marquês de Nazaré, Ministro da Justiça.
Francisco Ferreira França, filho de Antonio Ferreira França, Matemática 11 X 1842, Filosofia 10 X 1842.
Ernesto Ferreira França, filho de Antonio Ferreira França Direito 1819, formou-se em 28 V 1824
Cornélio Ferreira França, filho de Antonio Ferreira França. Direito 29 X 1819, formou-se em 19 VI 1824. Filosofia 30 X 1819.

Antonio Ferreira França e seu irmão Clemente Ferreira França eram filhos de Joaquim Ferreira França,(netos paternos de Francisco Ferreira França natural do Porto, de qual freguesia ? e de Maria Francisca, de qual freguesia ?),casado com Ana Ignácia de Jesus, netos maternos de Luis Pereira Lopes e de ?. Preciso saber o nome das freguesias deles para poder seguir adiante na minha pesquisa e o nome da esposa de Luis Pereira Lopes ?

Carneiro de Campos :
José de S. Carneiro de Campos, filho de José Carneiro de Campos. Matemática 3 X 1786, Teologia 8 X 1789, Monge de São Bento.
Francisco Carneiro de Campos, filho de José Carneiro de Campos. Direito 12 X 1790, Filosofia 3 X 1791, Matemática 6 X 1792. Será Ministro, Desembargador.
José Joaquim Carneiro de Campos, natural de Salvador, Bahia, 1768, filho de José Carneiro de Campos. Direito 20 X 1792, formou-se em 28 VI 1797. Será o Marquês de Caravelas, Regente do Império.

O José Carneiro de Campos era natural da freguesia de São Salvador de Penamaior e já pesquisei os pais dele (Manuel Carneiro e Josefa de Campos). A esposa do José Carneiro de Campos era a Custódia Maria do Sacramento, filha de Tomás Arruda Pimentel e de Rosa Maria de Assunção, cujas naturalidades e freguesias de origem nos são desconhecidas. Gostaría muito de saber se encontramos as respostas em algum processo em Coimbra, como na leitura de bacharel deles.
(Fontes – Anais da Biblioteca Nacional – Estudantes brasileiros em Coimbra, V-62, ano de 1940)

Um grande abraço e o nosso grande obrigado pelo valioso apoio e ajuda

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44356 | Pedro França | 04 jul 2003 16:04 | Em resposta a: #44337

Caro Ricardo:

Espero na 2ª Feira mas só pela parte da manhã (de tarde tenho reuniões na escola onde lecciono), descobrir o que me pede. À noite, é capaz de ter alguma coisa neste espaço.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44467 | Ricardo de Oliveira | 06 jul 2003 13:11 | Em resposta a: #44356

Caro Pedro França

Fico muito agradecido com a sua ajuda. Já estou ansioso e torcendo pelo sucesso da sua missão de pesquisa aqui do outro lado do oceano !
Genealogia é emoção !

Um abraço e até breve

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44593 | Pedro França | 07 jul 2003 19:11 | Em resposta a: #44467

Caro Ricardo:

Em resposta ao seu pedido, os resultados não são muito animadores mas, enfim, aqui vai:
-Pedi as certidões de idade das pessoas que me indicou. Encontrei apenas as seguintes:
- Cornélio F.F. (1ª série, Lº X, nº 64); baptº na Sé Catedral da Baía, a 10.04.1802/f. 243v. (rasurada a indicação da folha);
- Ernesto F.F. (1ª série, Lº XII, nº 10); baptº, idem, a 05.07.1804/f. 309, nascido a 21.06 desse ano;
- Francisco F.F. (2ª série, Lº LVII, nº 149); baptº na fregª do Sacramento e S.ta Ana a 09.03.1826/f. 107, nascido a 11.03.1825.

Em todos estes assentos apenas são referidos os nomes dos pais - António F.F. como físico-mor, e D. Ana F.F.. O Ernesto teve por madrinha uma D. Ana Querubina F.F., e o Francisco apenas uma D. Ana F.F..
Não há referências a lugares de origem para os pais, e os avós não vêm mencionados.
Noutra mensagem já lhe falo nos Carneiros de Campos que, esses, dão alguma esperança. Até já (surgiu-me um imprevisto).

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44600 | Pedro França | 07 jul 2003 22:54 | Em resposta a: #44593

Caro Ricardo:

Entretanto veio isto e aquilo e o jantar...
...Agora cá estou de novo para terminar o que havia começado e meado. Assim:
- Francisco Carneiro de Campos (1ª série, Lº XIII, nº 79); baptº a 09.06.1772/f. 317, em N. Sra. da Conceição da Praia/Baía (registado aqui), mas da fregª de Sacramento e S.ta Ana. Nasceu a 05.05 desse ano.
- Fr. José de S. Joaquim C.C., monge de S. Bento (1ª série, Lº XXIX, nº 32); baptº na Sé Catadral/Baía a 19.03.1768/f. 184.
Ambos eram filhos do cap:ão José Carnº de C., homem de negócio daquela praça (Baía) e de
D. Custódia Maria do Sacramento.

Eu atrás tinha dito que aqui talvez se encontrasse uma saída para o problema dos ascendentes: é que este capitão José C.C., foi FSO - Familiar do S.to Ofício -, cujo processo deve estar no AN/TT em Lisboa; deverá instruir bem o pedido, dando estes elementos - nomes, ocupações, lugares, esposa, datas - e requerer àquele Arquivo reprodução do processo, na espewrança de que ele exista. Espero que, pelo menos neste caso dos C.C. tenha mais sorte. E já agora, mesmo não sendo claros os assentos de baptismo dos filhos, porque não tentar com o António F.F. físico-mor?
Vou torcer por si.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44640 | Ricardo de Oliveira | 08 jul 2003 11:53 | Em resposta a: #44600

Caro colega e amigo Pedro França

Muito obrigado pelos dados. Em função dos seus comentários e das suas pesquisas em Coimbra, eu fiquei aqui a pensar sobre a minha genealogia. Quantos bandeirantes, aventureiros dos sertões, e quantos escravocratas empedernidos, nós temos nas nossas genealogias. Eu tenho apenas dois antepassados diretos registrados como "doutores" no século XVIII (O José Jorge da Rocha e o Teotonio Ribeiro de Paiva, de que tenho a genealogia completa, membro de uma das mais interessantes famílias de cristãos novos e de eruditos em Portugal). E como eu os valorizo. A educação e a cultura em primeiro lugar e como estas merecem a nossa mais elevada apreciação. Estou torcendo para que o amigo encontre mais dados sobre os Ferreira França e não sabia do familiarato do Santo Ofício do Capitão José Carneiro de Campos (irei procurar na Torre do Tombo). Para ajudar o prezado amigo, enviei um pedido solicitando maiores informações ao Arquivo de Coimbra, detalhando ao máximo o que eu tinho e recebi a seguinte resposta para tentar ajudá-lo nas suas pesquisas por lá :

>Coimbra, 07 de Julho de 2003.
>
> Exm.º Senhor
> Prof. Doutor Ricardo Costa de Oliveira
>
>
> Em resposta ao pedido de V. Ex.ª vimos comunicar que foram localizadas as
> matrículas e exames dos alunos solicitados, assim:
> José Jorge da Rocha, que também está identificado como José Jorge da Rocha
> Gonçalves, era filho de João Gonçalves, natural de Eiró - esteve
matriculado
> na Universidade de Coimbra desde 1736 e obteve a formatura na faculdade
de
> Cânones em 20 de Maio de 1742 e o grau de Doutor na Faculdade de Leis 25
de
> Julho de 1742.
> Teotónio Ribeiro de Paiva, filho de António Ribeiro de Paiva, natural de
> Castelo Branco esteve matriculado na Universidade de Coimbra desde 1776 e
> obteve a formatura na Faculdade de Leis em 13 de Julho de 1782. Era irmão
dos
> Lentes da Faculdade de Filosofia Manuel Joaquim Henriques de Paiva e
> Francisco António Ribeiro de Paiva. Se V. Ex.ª desejar pode ser feito um
> orçamento para reprodução dos documentos originais de matriculas, exames e
> processo para carta de curso.
>
> Com os melhores cumprimentos
> Ana Maria Bandeira
> Assessora de Arquivo
>

Estas novas podem oferecer melhores indicações sobre o Dr. José Jorge da Rocha "Gonçalves". Onde é que fica Eiró ? Do Dr. Teotonio eu já pesquisei a sua genealogia completa na Beira.

Melhores cumprimentos e um grande abraço

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44683 | Pedro França | 09 jul 2003 00:39 | Em resposta a: #44640

Caro Ricardo:

Congratulo-me em primeiro lugar pelo facto de lhe ter dado alguma novidade quanto a Familiares do Santo Ofício.
A família "Paiva" é conhecida no universo dos lentes da UC.
Quanto ao Dr. José Jorge da Rocha, estou admirado com a localização desse nome porquanto não o havia detectado em Rochas, nem tão-pouco encontrei verbete remissivo. Estou intrigado; não me costuma acontecer e vou saber o que se passa.
Como só agora topei a sua mensagem, não tenho dados suficientes para lhe dizer onde fica Eiró mas não é no fim do mundo de certeza absoluta. Aliás, o topónimo é-me familiar, só não sei é se pertence ao distrito de Coimbra.
Amanhã, tá?

Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44705 | Ricardo de Oliveira | 09 jul 2003 12:27 | Em resposta a: #44683

Caro Pedro França

O espírito de Coimbra continuará a existir enquanto tivermos a memória dos nossos doutores e a ajuda do colega Pedro França a nos lembrar deles !
Aqui no Brasil só conseguimos abrir o Forum das 3:00 da madrugada até às 15:00 ! Esperemos as boas novas do Mondego !

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Coimbra - Ferreira França, Carneiro de Campos

#44737 | Pedro França | 09 jul 2003 22:56 | Em resposta a: #44705

Caro Ricardo:

Aqui vão as boas novas do Mondego:
- Afinal já percebi o que houve com a localização do Dr. José Jorge da Rocha. Acontece que, regra geral, quando se trate de estudantes recuados como é este que nos remete para a 1ª metade do séc. XVIII, é costume, no mesmo verbete das matrículas (acontece com milhentos casos) serem lançados os actos e graus [no caso vertente, o Exame Privado, que corresponde à Licenciatura, a 18.07.1742]. Nas matrículas, é facto que esta personagem só pode entrar pelo apelido Gonçalves. Ora, eu não tinha ido ver os gavetões dos verbetes dos actos e graus; aqui, ele entra pelo apelido Rocha. Daí o meu despiste: não houve uniformidade de critérios para os dois módulos de gavetões.
Bom, ultrapassada esta questão, temos a da localidade de Eiró: pode ser freguesia do concelho de Boticas, distrito de Vila Real, que também tem Arquivo Distrital organizado.
Por ora é só. Obrigado pelas suas palavras. Não foi nada de mais.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Eiró - Dr. José Jorge da Rocha Gonçalves

#44756 | Ricardo de Oliveira | 10 jul 2003 12:35 | Em resposta a: #44737

Caro Pedro França

Os Arquivos de Coimbra nos oferecem a perspectiva de continuar a pesquisa sobre a família do Dr. José Jorge da Rocha na freguesia de Boticas, na antiga sede do Eiró, Região Transmontana. Procurarei o batismo dele por volta de 1715, filho de João Gonçalves. Pena que o Arquivo não infome pelo menos o nome da mãe dele e/ou a data de batismo. Quanto aos Ferreira França também não conseguimos nenhum dado sobre as freguesias de naturalidade dos pais dos acadêmicos Antonio e Clemente Ferreira França (Joaquim F.F. e Ana Ignácia de Jesus), de modo que terei que ir tentando por outras vias. Amigo Pedro França, só tenho a agradecê-lo pela sua ajuda e generosidade na pesquisa por eles aí na bela Coimbra. Se eu encontrar algo a mais sobre estas pessoas em Coimbra, volto a pedir o seu auxílio. Estou à sua disposição aqui no Brasil para o que precisar !

Um abraço amigo e agradecido
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Eiró - Dr. José Jorge da Rocha Gonçalves

#44807 | Pedro França | 10 jul 2003 21:51 | Em resposta a: #44756

Caro Ricardo:

Como eu já referi antes, tente os processos de FSO. Aí, de certeza que irá encontrar as freguesias de seus ascendentes; não desperdice essa fonte, esse recurso.
Boticas pertence ao distrito de Vila Real e portanto, está por conta do respectivo arquivo distrital e não pelo da Universidade de Coimbra.
Para o que resto precisar de mim, disponha sempre.
Um abraço e boa sorte para os seus empreendimentos.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Eiró - Dr. José Jorge da Rocha Gonçalves

#44845 | Ricardo de Oliveira | 11 jul 2003 12:39 | Em resposta a: #44807

Caro Pedro

Obrigado por ter proporcionado este espaço e até uma próxima vez neste ou em outro tópico !

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44921 | rmfrp | 12 jul 2003 22:30 | Em resposta a: #44337

Caro Ricardo Costa de Oliveira:

Permita-me que intervenha neste tópico, que tenho acompanhado desde o início. Como estive hoje na Torre do Tombo aproveitei para verificar se no índice das Habilitações do Santo Ofício constava José Carneiro de Campos, e de facto lá estava:

JOSÉ CARNEIRO DE CAMPOS, homem de negócio, solteiro, natural de Penamaior, Comarca de Penafiel, Bispado do Porto, morador na Baía, Estado do Brasil.

Filho legítimo de Manuel Carneiro e de Josefa de Campos.
Neto paterno de João Carneiro e de Maria de Lemos (?).
Neto materno de António de Campos e Maria Francisca.

Inquisição de Lisboa - Carta de Familiar em 22 de Março de 1765
Maço 101 - Diligência n. 1438

Tem junto as diligências de Custódia Maria do Sacramento, para o efeito de casar com este Familiar, aprovadas em 14 de Setembro de 1771.

Filha legítima de Tomás de Arruda Pimentel e de Rosa Maria de Assunção.
Neta paterna de Manuel de Arruda Pimentel e de Inês de Oliveira.
Neta materna de Tomé Machado Barcelos e de Helena da Cruz.

No índice não são indicadas as naturalidades, mas devem constar da habilitação. É bem possível que pelas certidões incluídas se possam saber também os nomes de pelo menos alguns bisavós de José Carneiro de Campos e esposa. Tentarei consultar o processo numa próxima oportunidade para lhe dar esses elementos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44922 | Pedro França | 12 jul 2003 22:36 | Em resposta a: #44921

Caro Rui:

Ainda bem que fez essa gentileza. Isso também vem confirmar a informação colhida das certidões de idade dos estudantes da UC que eu consultei expressamente para o Ricardo.
Já agora, e uma vez que existe uma certa contemporaneidade entre José Carneiro de Campos e António Ferreira França (Físico-Mor), seria pedir-lhe muito se este último também era FSO? Agradeço-lhe em nome do Ricardo.
Um abraço e tudo de bom para si.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44934 | Ricardo de Oliveira | 13 jul 2003 13:05 | Em resposta a: #44921

Caro Rui Pereira

Obrigado pelo presente Dominical ! Agradeço o favor e estarei torcendo para que novos dados, como as freguesias de origem, possam aparecer neste processo.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44935 | Ricardo de Oliveira | 13 jul 2003 13:08 | Em resposta a: #44922

Caro Pedro França

Só tenho a agradecer aos colegas. Fazer genealogia com amigos é outra coisa ! Dá mais gosto !

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44943 | rmfrp | 13 jul 2003 15:27 | Em resposta a: #44922

Caro Pedro França:

Vou seguir a sua sugestão, e verificar também o caso de António Ferreira França.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44944 | rmfrp | 13 jul 2003 15:28 | Em resposta a: #44934

Caro Ricardo Costa de Oliveira:

Não tem que agradecer. Quando puder consulto o processo de José Carneiro de Campos. Verificarei também, tal como sugerido por Pedro França, se existe processo para o Físico-Mor António Ferreira França.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#44946 | Pedro França | 13 jul 2003 15:43 | Em resposta a: #44944

Caro Rui:

O meu muito obrigado por ter atendido à minha mensagem.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#45928 | rmfrp | 02 ago 2003 18:11 | Em resposta a: #44934

Caro Ricardo Costa de Oliveira:

Só recentemente tive oportunidade de voltar à Torre do Tombo, e tentei consultar a habilitação do Santo Ofício de José Carneiro de Campos para obter mais informação sobre os seus ascendentes. Infelizmente, tal não foi possível pois recebi indicação de que estava em mau estado.

Pesquisei os índices das Habilitações do Santo Ofício e da Leitura de Bacharéis em busca de António Ferreira França, mas não o encontrei em nenhum destes índices.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#45948 | Ricardo de Oliveira | 03 ago 2003 15:38 | Em resposta a: #45928

Caro Rui Pereira

Agradeço a sua gentileza. Depois que o amigo nos revelou a existência do processo do José Carneiro de Campos no índice da TT., solicitei a Judite Esteves para tentar dar uma "olhadinha". Em uma mensagem de 17 de julho ela me respondeu o seguinte :

Processo de Familiar do Santo Ofício de José Carneiro de Campos. Torre do Tombo

Caro Ricardo
Olhando para os dados que recolhi do processo, posso acrescentar que o nome
da avó paterna que eu não tinha entendido é Maria de Sousa. Dos bisavós só
consegui um. Trata-se de Francisco Dias, pai de Maria Francisca (avó
materna). Da esposa Custódia Maria do Sacramento, sei que era filha
legítima de Tomás Arruda Pimentel e de Rosa Maria d'Assunção, neta paterna
de Manuel de Arruda Pimentel e de Inês de Olveira; neta materna de Tomé
Machado Barcelos e de Elena da Cruz. Tomé Machado era filho de José Machado
de Barcelos e de Maria da Incarnação naturais da freguesia de São Matheus
da Carreta (?). Exite uma testemunha chamada António Machado de Barcelos
que é apresentado como "tio, irmão do pai do dito Thomé Machado de
Barcelos".
Numa transcrição do registo de nascimento de josé diz:"filho de Manuel
Carneiro e de sua mulher Josefa de Campos do lugar da Bouça nasceu em
dezasseis de Setembro de 1729..." .
José Carneiro de Campos seria na época em que é feito o processo morador em
"Nossa Senhora da Conceição da Praya da cidade da Bahia".
Quando voltar à Torre do Tombo voltarei a pedir o processo e tento decifrar
as localidades de origem dos intervenientes
Quando tiver mais novidades volto a comunicar.
Até breve
Judite
------
Estva esperando algum colega poder analisar com mais calma o processo para tentar identificar melhor as freguesias de origens das pessoas citadas. Penso que a família Machado Barcelos veio da freguesia de São Mateus da Calheta, Ilha Terceira. Com isto concluo que o processo deve estar mal conservado e como bom genealogista ficarei pacientemente esperando a possibilidade de que algum amigo tenha tempo e minúcia para tentar extrair mais dados do processo, quando este estiver disponível para consulta. Só tenho a agradecer a todos os colegas a ajuda neste tópico. Já localizei outro documento sobre o Thomé Machado de Barcelos na Bahia, em 1722, No Arquivo Histórico Ultramarino.

Muito obrigado Rui Pereira e Judite Esteves

Um Bom Domingo para todos !
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: José Carneiro de Campos

#45989 | rmfrp | 04 ago 2003 23:35 | Em resposta a: #45948

Caro Ricardo Costa de Oliveira:

De nada. :-)

Ainda bem que conseguiu obter mais informação do processo de José Carneiro de Campos. Espero que os novos dados dêem uma grande contribuição para o progresso da sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen