Ajuda no A.U. Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Ajuda no A.U. Coimbra

#44237 | Pean | 02 jul 2003 14:12

Ficaria muito agradecido se algum dos forenses, frequentador do Arquivo da Universidade de Coimbra, me procurasse o assento de baptismo de Ana Inácia da Silva, filha de Pedro da Silva e de Joana Maria da Silva, nascida na freguesia de São Tiago em Coimbra cerca de 1735 (casou em 1760).

Antecipadamente grato,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44276 | Pedro França | 03 jul 2003 02:45 | Em resposta a: #44237

Caro Pean:

Vou ver o que amanhã posso descobrir. OK?

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44278 | Pean | 03 jul 2003 08:38 | Em resposta a: #44276

Caro Pedro França,

Muito agradeço a sua rápida disponibilidade.

Um abraço e boa sorte!
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44309 | afermac | 03 jul 2003 21:06 | Em resposta a: #44276

Exmo Sr. Pedro França,

Não querendo abusar da sua imensa generosidade, queria deixar-lhe aqui um pedido, referente ao seguinte parente que julgo ter frequentado a universidade de coimbra: Isidoro Ferreira Machado de Meireles.

Muito grato pela sua disponibilidade.

Subscrevo-me com os melhores cumprimentos

António Machado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44313 | Pedro França | 03 jul 2003 23:36 | Em resposta a: #44309

Caro António Machado:

Valeu! Mas vai ter que esperar por 2ª-Feira, ok? É que amanhã, dia 4 de Julho é feriado municipal em Coimbra.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44314 | Pedro França | 03 jul 2003 23:41 | Em resposta a: #44278

Caro Pean:
Então, isto é assim:
Localizei o assento de baptismo de uma Ana em 03.04.1730, tendo nascido a 28.03 desse ano (f. 140) para a freguesia de S. Tiago/Coimbra, sendo ela filha de um Pedro da Silva, da vila de Atei (Arcebispado de Braga) e de Joana Maria da Conceição, de Coimbra, baptª em S. Cristóvão. Gostaria que confirmasse. Eu não pedi o assento de casamento desta Ana para saber se a naturalidade dos pais vem lá indicada. Depois me dirá.
Entretanto, um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44326 | Pean | 04 jul 2003 09:19 | Em resposta a: #44314

Caro Pedro França,

Mais uma vez agradeço a tão rápida resposta para quem, como tenho constatado, é tão solicitado por este forum.
Do registo de casamento de Ana Inácia da Silva, ocorrido em Lisboa, nada consta sobre a naturalidade dos pais nem sobre o local do seu casamento. No entanto, os dados que refere enquadram-se perfeitamente nos que possuo.
No assento que encontrou não consta a freguesia em que os pais casaram? Terá sido em São Tiago ou em São Cristóvão de Coimbra? Sem querer abusar pedia-lhe nova ajuda, obviamente de acordo com a sua disponibilidade, para ver se conseguia encontrar o casamento dos pais.
Se necessitar de algum auxilio em Lisboa, terei o maior prazer, de acordo com a minha muito reduzida disponibilidade, em tentar ajudar.

Um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44359 | Pedro França | 04 jul 2003 16:19 | Em resposta a: #44326

Caro Pean:
Vou ver na 2ª Feira o que posso encontrar (só tenho a parte da manhã desse dia para pesquisar...; de tarde tenho reuniões na escola). À noite digo-lhe alguma coisa.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44367 | magalp | 04 jul 2003 18:50 | Em resposta a: #44313

Caro Pedro França

Sou uma espécie de coleccionador de documentos familiares de toda a espécie, muito especialmente de alvarás e cartas de curso, de cariz profissional que para além de serem uma preciosa informação/registo muito satisfazem o meu "ego", pois continuo a considerar mais um suposto avô académico, culto e esclarecido, ainda q. de modesta ascendência do q. um outro de grandes fidalgarias e velhas linhagens, mas q. mal saberia ler e escrever.

Já vou tendo alguma coisa copiada,na maioria passadas aí por Coimbra e algumas outras (poucas) da Academia e da antiga Escola de Commercio, daqui do Porto. De Lisboa nem a menor certidão.
Mas, uma há, (ou haverá) que nunca lhe puz a vista em cima, não sabendo sequer onde procurar...

Trata-se duma Carta Régia de habilitação a Cirurgião, do Físico Ribeiro, natural de Caldas de Vizela, cujo 1º nome desconheço, estando em crer fosse x.n.

Pois embora haja uma rua em Vizela com o seu nome, ninguém do Gab. de Cultura de Guimarães me soube explicar quem era o dito cujo.
Em Vizela, num breve inquérito feito vai para 30 anos, a maioria dos moradores desconhecia a existencia da rua (apesar de não ter muitas...) e só um mais esclarecido comerciante me soube adiantar que o Físico Ribeiro da rua pertencia aos Ribeiros da velha Fábrica do Papel!

Era velha tradição familiar q. esse antepassado tivesse sido um afamado e bem sucedido Físico de D. João III, mas consultada a lista de moradores da respectiva Casa Real, não nos aparece como tal...
Há meses atrás, um nosso sábio confrade brasileiro, deu-me conhecimento (por aqui) do nosso herói, mas, na corte de D. João II!
Há dias, um outro conhecido Sábio daqui do Porto, garantiu-me que o Físico Ribeiro, XN na realidade, era muito afamado aqui no Porto e que teria sido compelido a seguir com a Corte de D. João I, como físico privado deste, após o seu casamento aqui!

Com um romance destes, já chego a duvidar da existência deste antepassado!
Mas a verdade é q. a centenária rua existe em Vizela, onde tb. existiu uma das mais antigas (comprovadamente) e notáveis fábricas de papel do Entre Douro e Minho.

Pois animado pela sua já conhecida simpatia, disponibilidade e conhecimento, tb. vou atrever-me a fazer-lhe um pedido de esclarecimento.
Conhece algum Tombo onde existam as Cartas Régias passadas aos físicos e cirurgiões, que lhes davam esta autoridade?

Com muitos cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44369 | Jacinto Bettencourt | 04 jul 2003 19:35 | Em resposta a: #44367

Caro Manuel Maria Magalhães,

Seria o físico Diogo Nunes Ribeiro, tio de António Ribeiro Sanches que, «Aos 15/16 anos foi cursar cânones para Coimbra, mas, às escondidas, estudava medicina. O facto despertou a atenção de um outro tio, este físico, Diogo Nunes Ribeiro, que lhe deu hospedagem e o pôs em contacto com um mestre, Bernardo Lopes do Pinho»?
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44375 | magalp | 04 jul 2003 19:58 | Em resposta a: #44369

Caro Jacinto

Não sei... De todo não sei.
A minha grande esperança era encontrar o vereador q. deu o nome à tal rua em Vizela. Deveria saber porque o fez. Mas nem sequer sei quando isso aconteceu!
Há muito mais de 100 anos, disseram-me...
Obrigado pela dica.
cmptos.
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44385 | Pedro França | 05 jul 2003 00:16 | Em resposta a: #44367

Caro Manuel Magalhães:

Reparei na sua mensagem da parte da tarde com a ideia de lhe escrever mais à noitinha. Entretanto o JBettencourt também deixou o seu parecer que eu vou aproveitar para cruzar.
Enão é assim:
- Parece estar a tornar-se polémica a origem do nome dessa rua em Caldas de Vizela, se se prende com um Ribeiro que foi físico de um dos nossos monarcas, algures para a 2ª dinastia, ou com um Ribeiro ligado à velha fábrica de papel, local.
- Depois, há outro problema: não creio que se trate de um físico, e se cristão-novo, como supõe, anterior a 1495. Tenho de defender a minha especialidade - a História: antes daquela data e do início do reinado de Manuel I, a sociedade portuguesa não se apresentava dividida com base na raça e na religião entre cristãos-novos e cristãos-velhos. Antes disso suceder, os judeus existentes na nossa sociedade conservavam os seus nomes de origem semita, ainda que aportuguesados. Isso pode ver-se nas crónicas, com aqueles judeus que privavam de perto com os nossos reis. Portanto, com um apelido tão definido, e tão característico da nossa sociedade - de raiz hispano-romano-goda -, terá de ser alguém mais para a época de D. João III em diante.
Melhor, se se trata de alguém que foi tio do célebre médico-escritor António Nunes Ribeiro Sanches (1699-1782), tão estudado e celebrado; as matrículas de estudantes da UC deixarão ver alguma coisa para Ribeiros, de Caldas de Vizela. Lá para 3ª Feira - há outras prioridades, já - deverei ter alguma resposta.
Um abraço, entretanto.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44473 | mantonio | 06 jul 2003 13:38 | Em resposta a: #44276

Prezado Pedro França,

Procuro dados para continuar as minhas pesquisas num ramo familiar. Parei em Luiz Antonio Ferreira de Amorim que devia ser licenciado. Não tem pressa pois estou parado faz algum tempo e não quero abusar da sua disponibilidade.

Grato pela ajuda

Marco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44483 | Pedro França | 06 jul 2003 15:13 | Em resposta a: #44473

Caro Marco:

Independentemente da época a que a personagem visada possa pertencer, verei o que posso encontrar com os dados e montagem de nome que me fornece.
Lá para 2ª/3ª Feira à noite deverei ter algo para lhe dizer.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44500 | mantonio | 06 jul 2003 18:30 | Em resposta a: #44483

Prezado Pedro França,

Agradeço o seu interesse.

Um Abraço

Marco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44584 | Pedro França | 07 jul 2003 18:13 | Em resposta a: #44500

Caro Marco António:

Apenas encontrei no AUC um Luís António Amorim (sem Ferreira), n.al do Rio de Janº/Brasil, c/ uma matrícula em Instituta para 01.10.1734, sem mais. Interessa-lhe? O verbete não trazia o nome do pai mas isso via-se no respectivo livro: foi falha do funcionário de serviço.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44590 | Pedro França | 07 jul 2003 18:52 | Em resposta a: #44309

Caro António:

Com o nome entrado por Machado ou por Meireles; Isidoro Ferreira..., não encontrei ninguém. Quererá ser mais explícito? Amanhã - 3ª Feira - lá estarei no AUC.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44592 | Pedro França | 07 jul 2003 18:55 | Em resposta a: #44359

Caro Pean:

Compulsei os paroquiais no AUC - recebimentos -, para S. Tiago/Coimbra, e nada. Os de S. Cristóvão estão retirados da leitura porque se encontram em mau estado. Terei de contornar este problema, se possível amanhã.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44596 | afermac | 07 jul 2003 20:43 | Em resposta a: #44590

Caro Pedro França,

Agradeço os seus esforços, não sei muito mais. Apenas que já era falecido em 1837, e que deve ter nascido por volta de 1760-80 no Porto ou Maia.

Cumprimentos

António Machado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44624 | mantonio | 08 jul 2003 08:43 | Em resposta a: #44584

Prezado Pedro França,

Julgo ser mesmo esse o nome que procuro, pode dar-me dados adicionais ?

Agradecido

Marco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44643 | neca | 08 jul 2003 12:44 | Em resposta a: #44276

Caro Pedro França
Eu sei que é um abuso,mas vendo a sua gentileza
e disponibilidade para ajudar no AUC,atrevo-me a pedir-lhe ajuda no sentido de localizar o assento de baptismo ou casamento ou óbito de
Alfredo Elysio Correia Pinto d'Almeida
que tenho como n. a 28.08 1846 - Coimbra (não sei onde) e + 23.12.1901 Tentúgal
Já pedi para o Arquivo o assento de baptismo mas não foi localizado.
Deixo aqui mais alguns dados.
Casou com Mariana da Conceição Soares de Brito, esta n. 02.02.1853 Tentúgal.
Alfredo Elysio era filho de Pedro Norberto Corrêa Pinto d'Almeida (que estudou na Univ.Coimbra - graduou-se na Faculdade de Filosofia em 25.06.1837 e formou-se em Medecina em 31.06.1839.Foi professor, e fez parte da direcção do Jardim Botânico) e de Emilia Adelaide de Sousa n.19.03.1816 Águeda.
Conto deslocar-me a Coimbra ainda este mês,mas para uma principiante como eu,penso que vai ser uma árdua tarefa... razão por que lhe peço a sua grande ajuda, que desde já agradeço reconhecida.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44644 | neca | 08 jul 2003 12:45 | Em resposta a: #44276

Caro Pedro França
Eu sei que é um abuso,mas vendo a sua gentileza
e disponibilidade para ajudar no AUC,atrevo-me a pedir-lhe ajuda no sentido de localizar o assento de baptismo ou casamento ou óbito de
Alfredo Elysio Correia Pinto d'Almeida
que tenho como n. a 28.08 1846 - Coimbra (não sei onde) e + 23.12.1901 Tentúgal
Já pedi para o Arquivo o assento de baptismo mas não foi localizado.
Deixo aqui mais alguns dados.
Casou com Mariana da Conceição Soares de Brito, esta n. 02.02.1853 Tentúgal.
Alfredo Elysio era filho de Pedro Norberto Corrêa Pinto d'Almeida (que estudou na Univ.Coimbra - graduou-se na Faculdade de Filosofia em 25.06.1837 e formou-se em Medecina em 31.06.1839.Foi professor, e fez parte da direcção do Jardim Botânico) e de Emilia Adelaide de Sousa n.19.03.1816 Águeda.
Conto deslocar-me a Coimbra ainda este mês,mas para uma principiante como eu,penso que vai ser uma árdua tarefa... razão por que lhe peço a sua grande ajuda, que desde já agradeço reconhecida.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44676 | Pedro França | 08 jul 2003 23:57 | Em resposta a: #44592

Caro Pean:

Consegui que um técnico superior do AUC compulsasse, à minha frente, os paroquiais de S. Cristóvão/Coimbra de 1730 para trás, mas nada, para um intervalo de c.50 anos. Vou ver mais uma vez os de S. Tiago para um período mais dilatado: tinha visto para uns 15 anos para trás.
Um abraço. Até amanhã.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44677 | Pedro França | 09 jul 2003 00:01 | Em resposta a: #44624

Caro Marco:

Só agora reparei na sua mensagem.
Penso amanhã já ter dados para si sobre a filiação (o pai), pelo menos.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44678 | Pedro França | 09 jul 2003 00:08 | Em resposta a: #44643

Cara confrade:

Vou ver o que posso encontrar. Sem desfazer, eu sei o que é isso de pedir para se fazer buscas quando por vezes há uma certa falta de "feeling" para estas coisas de genealogia.
Tudo bem, nada de transcendente. É tudo área já desbravada para mim.
Amanhã ou 5ª Feira já devo ter dados concretos.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44742 | Pedro França | 09 jul 2003 23:32 | Em resposta a: #44677

Caro Marco:

Em resultado das buscas feitas no AUC pude apurar o seguinte:
- Luís António Amorim, n.al do Rio de Janº, apenas tem matrícula em Instituta a 01.10.1734. Pedindo o livro de matrículas respectivo, soube que era filho de Manuel da Costa de Amorim. Apresentou certidão de Lógica no acto de matrícula. Contudo, não assinou no lugar ou espaço referente ao 2º semestre o que nos pode levar a supor que tivesse adoecido, e mesmo morrido, uma vez que não há mais matrícula alguma dele. É preciso repensar este caso.
Agora, localizei sim, também, um Luís António Ferreira, em Cânones, tornando-se bacharel formado a 08.10.1734. Este era n.al de Poiares (possivelmente a do distrito de Coimbra, ou a de Freixo-de-Espada-à-Cinta, ou a de Peso da Régua). Há algumas matrículas deste: 01.10.1731 - 01.10.1733. Era filho de António Jorge.
- Há um Luís António Ferreira, também, de Torre de Moncorvo, em Cânones, com matrículas entre 01.10.1751 e 01.10.1757. Não há referências a graus no verbete. O nome do pai não está lançado no verbete mas posso sabê-lo pedindo um dos livros de matrículas.

Com estes dados novos, terá de rever a sua posição. Fico à espera de uma resposta para aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44745 | Pedro França | 10 jul 2003 00:07 | Em resposta a: #44678

Caro Neca:

Como eu disse, é uma questão de "feeling".
Pedi os livros de certidões de idade, entre 1ª e 2ª séries para o nome de Pedro Norberto (Pinto de Almeida) e apareceu-me o nome do neto do Dr. de Filosofia, do mesmo nome, e filho do Alfredo Elísio (2ª série, Lº LXXIV, nº 253). Pelo assento de seu baptismo sabemos que o teve em Braga (fregª da Sé) mas sendo natural de Gervide/Loureiro, concelho de Peso da Régua (assento a folha 104-104v., de 03.10.1871) (nascido a 17.07 desse ano).
No assento sabemos que o pai - Alfredo era empregado do Banco do Minho, sendo natural da fregª da Sé Nova/Coimbra e aqui (Sé Nova/ Coimbra) recebido com sua mulher D. Mariana da Conceição.
Vêm os avós paternos e maternos também no assento com suas freguesias de origem.
- Fui localizar o assento de casamento - Sé Nova/Coimbra - f. 13-13v., nº 15, de 12.12.1870, tendo recebido as bençãos a 12.01.1871. Aí vem que Alfredo Elísio era natural da "extinta freguesia de S. João de Almedina"/Coimbra, e não da Sé Nova.
Nos baptismos de S. João de Almedina encontrei o baptismo de "António" a f. 157, para 26.11.1846, tendo nascido a 28.08 desse ano. Morava com os pais à Rua dos Esteireiros (que não sei se ainda existe, se mudou de nome). No mesmo assento está um averbamento que diz que "por certidão passada pela Câmara Eclesiástica, mostrou ter sido criamado (a 20.12.1862) e mudou o nome para Alfredo".
Vêm os nomes dos pais e avós.
Não encontrei referências a Alfredo Elísio nos verbetes relativos à sua eventual passagem pela UC.
Se precisar de algum pormenor mais, diga para aqui.
O óbito ainda não deu entrada no AUC, mantendo-se lá pelos escaninhos da Conservatória do Registo Civil respectiva.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França
(P.S.: encontrei a certidão de idade do Dr. Pedro Norberto, que foi lente de Filosofia - 1ª série, Lº XLII, nº 46 - o baptismo, para Gervide/Loureiro, Peso da Régua, ocorreu a 12.11.1806, tendo nascido a 03.11 desse ano/f. 14. Vêm os pais e avós, todos de Gervide.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44841 | neca | 11 jul 2003 11:38 | Em resposta a: #44745

Caro Pedro França
Só hoje lhe posso agradecer a sua preciosa ajuda, pois estive em trabalho fora do país e só regressei ontem à noite.
A sua generosidade em ajudar é um exemplo para todos os que frequentam este Forum.
Bem haja!
Neca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44900 | jliberato | 12 jul 2003 15:02 | Em resposta a: #44745

Meu caro Pedro França,
Desculpe o abuso mas se por acaso não lhe der um incómodo excessivo, se vir a documentação referente a Luís Carlos Garcia de Miranda, meu trisavô e objecto de um tópico neste Forum, teria muito interesse. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em meados do Século XIX. Interessa-me em particular saber o nome da mãe e dos avós.
Se não tiver oportunidade compreendo completamente.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44919 | Pedro França | 12 jul 2003 22:20 | Em resposta a: #44900

Caro JLiberato:

Na 2ª Feira de manhã trato-lhe desta questão. Pode ficar descansado, contanto que esse seu antepassado apareça nas certidões de idade dos estudantes da UC.

Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44920 | Pedro França | 12 jul 2003 22:22 | Em resposta a: #44841

Caro Neca:

Tudo bem. Não foi nada de mais.
Disponha.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#44990 | Pean | 14 jul 2003 13:34 | Em resposta a: #44676

Caro Pedro França,

Alguma novidade do casamento em São Tiago? Imagino que não.
Entretanto, seria possível, obviamente de acordo com a sua disponibilidade, ver-me o que encontra sobre o Dr. Pedro José Gomes de Miranda, nascido em 1791 em Meruge, Oliveira do Hospital e bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra e seu pai Dr. João Gualberto de Miranda, nascido em Lageosa, Oliveira do Hospital e também formado em Leis pela mesma Universidade.
Correndo o risco de abusar (a curiosidade genealógica a isso obriga...) pedia-lhe para consultar a Inquirição de Genere do Reverendo Bartolomeu Marques de Abranches, nascido, presumo, em Lagos da Beira, Oliveira do Hospital nos finais do séc. XVIII e vêr o que consta sobre a sua ascendência.

Com os meus mais sinceros cumprimentos e agradecimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45029 | Pedro França | 15 jul 2003 00:14 | Em resposta a: #44990

Caro Pean:

Tomei a devida nota do seu pedido. Lá para 5ª/6ª feira deverei ter alguns dados para si.
Quanto à busca dos recebimentos, de 1730 para trás, tanto para S. Tiago como para S. Cristóvão, em Coim~bra, estas revelaram-se infrutíferas.
Espere então aqui por mim como combinado. Ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45035 | Pedro França | 15 jul 2003 01:44 | Em resposta a: #44919

Caro JLiberato:
Infelizmente o seu parente Luís Carlos Garcia e Miranda não traz certidão de idade na UC.
Soube pelos verbetes quew ele cursou Direito, saindo Bacharel Formado a 22.06.1853.
Foi filho de Joaquim Sant'Ana Garcia e Miranda, e n.al de Rio de Janeiro.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45106 | Pedro França | 16 jul 2003 02:23 | Em resposta a: #44990

Caro Pean:

Então isto é assim: João Gualberto de Miranda não aparece nos verbetes de matrículas nem de exames no AUC. Seu filho, Pedro José Gomes de Miranda, saiu bacharel formado em Leis a 24.05.1817. Este tem certidão de idade - 1ª série, Lº XLII, nº 15 -, que diz que ele é natural de Nogueirinha/Meruge, baptº aí a 26.09.1791/f. 20, nascido a 18 desse mês.
Era filho de João Gualberto, da Lajeosa, e de Luísa de Almeida, de Nogueirinha/Meruge.
Era neto patº de Manuel Gomes de Miranda, de Gramaços/Oliv:ra do Hosp:al, e de Teodora Gomes, da Lajeosa.
Era neto matº de Manuel José, de Nogueirinha, e de Maria de Almeida, de Arcozelo/Várzea de Meruge.
(Obs.: pela maneira como aparece o João Gualberto, sem bach:el, nem lic:do ou outro qualificativo académico, parecem confirmar-se as suspeitas de que não frequentou a UC mas vou ver só em João Gualberto, s/Miranda.

Quanto a Bartolomeu Marques de Abrantes (e não Abranches, embora possa haver deturpação num noutro e vice-versa), tem processo de ordenação - Lagos da Beira, 1790, cxª 276.
Foi baptº a 24.10.1771/f. 65, nascido a 16.
Era fº de António Marques, lavrador abonado, da Lajeosa, e de Teresa de Abranches/tes, de Várzea de Meruge.
Neto patº de Miguel Marques, lavrador, de Lagos da Beira, e de Maria Rodrigues, de Lajeosa.
Neto matº de Manuel Delgado, barbeiro, de Nogueirinha/Meruge, e de Maria de abrantes, de arcozelo/Várzea de Meruge.
- António Marques foi baptº: Lajeosa, 24.09.1722/f. 10.
-Miguel Marques foi baptº: Lagos da B:ra, 15.07.1691/f. 55v. (era fº de Miguel Marques, de Lagos da B:ra, e de Ana Garcia, de Caldas/Penalva de Alva.
- Maria Rodrigues foi baptª: Lajeosa, 30.09.1697/f. 11v. (era fª de António Rodrigues e de Maria Rodrigues, da Lajeosa).
- António Marques cc. Teresa de Abranches/tes em Várzea de Meruge, a 09.07.1757/f. 44.
- Miguel Marques c.c. Maria Rodrigues em Lajeosa, a 19.02.1719/f. 2.

Por ora é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço e digira bem.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45111 | Pedro França | 16 jul 2003 02:59 | Em resposta a: #45106

Caro Pean:

Como complemento:

- Teresa de Abranches/tes: baptª em Várzea de Meruge a 23.11.1732/f. 10.
- Manuel Delgado: baptº em Meruge a 08.02.1704/f. 1v. /era fº de Miguel Rodrigues e de Domingas Delgada).
- Maria de Abranches/tes: baptª em Várzea de Meruge a 18.11.1691/f. 86 (era fª de Simão Gonçalves e de Mariana de Abrantes, de Arcozelo/Várzea de Meruge).
Não se encontraram assentos de casamento nem na Várzea nem em Meruge para o Manuel delgado e a Maria de Abranches. Aventou-se a explicação para este facto o facto tb. de não se saber se houve mesmo casamento uma vez que a Maria de Abranches/tes terá nascido póstuma.
Ok.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45116 | Pean | 16 jul 2003 09:50 | Em resposta a: #45111

Caro Pedro França,

Resposta espetacular pela rapidez, pelo detalhe e obviamente para min pelo conteúdo.
O meu muito obrigado.
Só precisava de mais duas informações para consolidar este meu ramo (quando puder):
1- Casamento de Manuel Marques de Abranches/tes (irmão do Reverendo Bartolomeu Marques de Abranches/tes) com D. Ana Maria Tavares, em Lagos da Beira donde eram naturais, antes de 1797 data em que nasceu uma filha D. Vitória Rita de Abranches;
2- Processo de Inquirição do Padre Joaquim Pedro de Miranda (tio do Dr. Pedro José Gomes de Miranda) natural, presumo que tal como seu irmão, de Lajeosa.

Um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45158 | Pedro França | 16 jul 2003 19:02 | Em resposta a: #45116

Caro Pean:

Tomei nota do pedido. Embora amanhã só possa dispor da parte da manhã no AUC, deverei, ainda assim, trazer-lhe alguma novidade.
Entretanto, fique com um abraço para o aliviar da "ansiedade".

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45177 | neca | 17 jul 2003 00:39 | Em resposta a: #44920

Caro Pedro França
Na minha recente ida ao AUC, foi muito gratificante conhecê-lo, e testemunhar o seu entusiasmo e empenho nas investigações que faz
com tanto altruísmo para ajudar a todos os que frequentamos este Forum.Bem haja!
Venho pedir-lhe mais uma ajuda. Deparei com um
"Cónigo" Martinho de Faria (se li bem o assento),que foi pai de Angelica Maria de Faria e Andrade. Este 'Cónigo' penso que terá nascido algures entre 1710/1730 em Tentúgal.
Será que me consegue saber alguma coisa?
Desde já os meus agradecimentos e um abraço.
Neca C.C.B.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45178 | Pedro França | 17 jul 2003 01:11 | Em resposta a: #45177

Cara Neca:

Teve sorte que eu tivesse reparado na sua intervenção. Já tinha andado por aqui, deixei e voltei aqui para me despedir desligando o computador...
Vou ver se amanhã, o mais tardar 6ª Feira lhe trago alguma novidade. Já levo outros pedidos e só tenho a manhã de 5ª Fª para os atender.
Fique tranquila. Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45253 | Pedro França | 18 jul 2003 00:21 | Em resposta a: #45116

Caro Pean:

Tenho de lhe fazer uma correcção:
- Vitória, fª de Manuel Marques Abrantes e de Ana Mª Tavares, foi baptª a 08.03.1795/f. 161 em Lagos da B:ra, nascida a 01. do mesmo mês.
- Estes pais receberam-se em Lagos da B:ra a 24.09.1789/f. 2v..
Manuel Marques de Abrantes é fº de António Marques e de Teresa de Abrantes; Ana Mª Tavares é fª de Manuel Garcia de Abrantes e de Mª Rosa Tavares.

Quanto ao Pe. Joaquim (Pedro) de Miranda - tire-lhe o Pedro, porque não aparece assim nos verbetes das ordenações - Lageosa, 1829, cxª 790. Tem DG/1832; VM/1829, e P./1832.
- Foi baptº em Lagos da B:ra a 24.02.1811/f. 119.
- Era fº de José de Miranda, de Meruge, e de Francisca Antónia, de Oliveira do Hosp:al.
- José de Miranda foi baptº em Meruge a 26.09.1774/f. 81v., tendo nascido a 13 desse mês. Era fº de Casimiro Gomes, e de Aurélia Maria Nunes.
- Francisca Antónia foi baptª em Oliv:ra do Hosp:al a 18.03.1777/f. 74. Era fª de José Gomes Ferrão e de Maria da Conceição.
- Casimiro Gomes foi baptº em Meruge a 07.01.1749/f. 76. Era fº de Manuel Gomes de Miranda, de Midões, e de Teodora Gomes, de Meruge. Era neto patº de Manuel Gomes Carvalho e de Micaela Alves, de Midões, e neto matº de João Gomes dos Santos e de Sebastiana Nunes.
- Aurélia Mª Nunes foi baptª em Meruge, a 07.03.1744/f. 32, nascida a 28.02.1744. Era fª de André António Nunes, de Nogueirinha/Meruge, e de Rosa Mª, da m:ma Nogueirinha. Era neta patª de João Nunes, de Oliv:ra do Conde, e de Mª Nunes, de Nogueirinha. Era neta matª de Manuel Francisco, de Nogueirinha, e de Isabel Francisca, da Seixa/Seixo da B:ra.
- Casimiro Gomes e Aurélia Mª Nunes receberam-se em Meruge a 28.02.1770/f. 173.
- José Gomes Ferrão foi baptº em Oliv:ra do Hosp:al (Gavinhos de B.xo), a 08.11.1747/f. 78. Era fº de José Gomes dos Santos, da Lageosa, e de Antónia Josefa Tavares, de Aldeia das Dez. Era neto patº de José Gomes e de Ana Domingues, e neto matº de Bernardo Luís e de Ana Fernandes.
- Maria da Conceição foi baptª em Alvoco das Várzeas a 08.12.1744/f.f. 81v.. Era fª de Manuel da Cruz, de Carvalha/Penalva d'Alva, e de Maria Marques, de Alvoco das Várzeas. Era neta patª de Manuel da Cruz e de Ana Nunes, e era neta matª de Manuel Alves e de Isabel Marques.
- José Gomes Ferrão (Tavares da Silva) e Mª da Conceição da Cruz, receberam-se em Alvoco das Várzeas a 27.09.1766/f. 152v..

Isto é o que se me oferece dizer sobre este ordinando que, por sinal, era fº de José de Miranda, este, por sua vez, primo coirmão de Pedro José Gomes Miranda. Não esquecer que, entre este e o Joaquim de Miranda, há uma diferença de uma geração, este mais novo que aquele.
Vou retomar este processo para me certificar de que não consta mesmo o casamento dos pais do ordinando.
Um abraço e até amanhã, em princípio.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45255 | Pedro França | 18 jul 2003 00:29 | Em resposta a: #45177

Cara Neca:

Certamente já não estará a pé para ler esta mensagem.
Bom, o que posso dizer de Martinho de Faria e Andrade, com entrada no verbete das ordenações por "Andrade" - Tentúgal, ano de 1700, cxª 1558 - é o seguinte:
Era fº de Manuel de Faria Pais (ou "Rei"), FSO, e de Maria de Andrade. Era neto patº de João de Faria e de Mª Rodrigues "a Rainha"; era neto matº de Manuel Fernandes e de Inês de Andrade. Todos eram de Tentúgal.
Foi mais (pelos verbetes para a UC), Bacharel em Cânones a 18.06.1689, e Bacharel Formado a 02.12.1699.
Pode copiar para os seus apontamentos.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45265 | neca | 18 jul 2003 03:03 | Em resposta a: #45255

Carissimo Pedro
Voce e o maximo! E claro que estou acordada.Muito e muito obrigada.
"rei" e "rainha" eram alcunhas com certeza.Mais um desafio, tentar saber o porque das mesmas.
Um abraço com amizade.
Neca C.C.B.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45289 | Pean | 18 jul 2003 14:42 | Em resposta a: #45253

Caro Pedro França,

Não sei como lhe agradecer!
Mais uma vez uma resposta rápida e precisa, conforme já nos vamos habituando.
Não o incomodo mais esta temporada. Espero que tenha umas óptimas férias e até à volta.

Com os meus melhores cumprimentos e renovados agradecimentos,um grande abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45330 | Pedro França | 18 jul 2003 23:54 | Em resposta a: #45265

Cara Neca:

Quanta surpresa! Àquela hora já era suposto eu estar deitado na posição horizontal e em vale de lençóis... Sabe, o dia não se faz rogado, nem estica por mais algumas horitas o breu da noite só para me ser agradável. Daí que eu tenha de pôr a escrita do meu sono em dia, senão, fico bêbedo de todo.
Pois disponha, em "forno brando". Ainda bem que pude ser-lhe útil.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45333 | jliberato | 19 jul 2003 00:23 | Em resposta a: #45035

Meu caro Pedro França
Muito obrigado de novo. Presumo então que não haja mais informação genealógica relevante.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45336 | Pedro França | 19 jul 2003 00:56 | Em resposta a: #45289

Caro Pean:

Tenho algumas correcções - poucas - a fazer:
No processo de Joaquim de Miranda (Lageosa, 1829, cxª 790), processo de ordenação, já se sabe, o avô paterno, Casimiro Gomes, foi baptº na Lageosa e não em Meruge: fui ver os próprios paroquiais para tirar-me de dúvidas porque o dito processo é equívoco quando o escrevente que constitui as várias certidões para a De Genere, não especifica, à medida que as vai lançando, as freguesias certidão por certidão. Só o faz ao abrir do seu relato e praticamente de mais do meio para o fim. A mudança da Lageosa para Meruge não é muito nítida.
Outra questão, os pais do Joaquim de Miranda foram casar à Lageosa (11.01.1802/f.10v.) que é terra do Casimiro, pai de José Gomes de Miranda, e não a Oliv:ra do Hosp:al, terra de sua mulher - Francisca Antónia. Mas isto localizei nos paroquiais, não no processo.
Para o resto, mantém-se o que ficou dito.

Fique descansado que ainda estou "fresco".
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45337 | Pedro França | 19 jul 2003 01:01 | Em resposta a: #45333

Caro confrade:

Assim parece. A menos que me seja dada outra pista. É complicado o que se passa com as certidões de idade quando toca a estudantes brasileiros: nem sempre as há. Aliás, o mesmo se verifica, por vezes, com as dos nossos naturais.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45372 | Txispa | 20 jul 2003 07:46 | Em resposta a: #44276

Caro Pedro,
Estou a procurar dados no século XIX de pessoas com o apelido Milheiro em Praia de Mira, Figueira da Foz e em Pôvoa de Midoes. Há alhuma possibilidade de encontrar informações no A.U. de Coimbra.
Obrigado
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45387 | Pedro França | 20 jul 2003 15:51 | Em resposta a: #45372

Caro Celso:

Assim, à partida, é complicado se vamos pelos assentos paroquiais em busca de uma agulha num palheiro: é que pode haver como não e depende da época que for. Posso - mais fácil - perseguir esse apelido nos verbetes dos estudantes da UC e nos processos de ordenação sacerdotal.
Por sinal tenho visto esse apelido a "girar" aqui pelos tópicos do Forum e, até à data não intervim porque não fui interpelado directamente para o fazer, mas, acaso sabia que esse apelido tb. existe no concº de Montemor-o-Velho? Pois é; eu tenho Milheiro na ascendência por parte da mãe do meu avô paterno, da fregª de Santo Varão, desse concº, de onde esse meu avô era natural. E esta, hem?
Pois é; e tenho essa linha traçada dali desde o séc. XVII.
Diga coisas.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45399 | Txispa | 20 jul 2003 18:32 | Em resposta a: #45387

Caro Pedro,
Eu sou a pessoa que está abrendo os tópicos no forum de Geneaportugal com o apelido Milheiro. Desde há muito tempo estou a recolher informações sobre pessoas com o apelido Milheiro, tenho ja uma base de dados sobre o tema, acho, mui importante. De facto, tenho uma página web dedicado ao estudo do apelido.
O apelido está espalhado por Portugal, embora os dados máis antigos encontran-se no Porto ou arredores. Principalmente, estão nos distritos de Aveiro, Castelo-Branco, Guarda e Coimbra.
Desde esta semana, conhezo que o apelido existeu em Montemor-o-Velho por um tópico de Geneaportugal:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45202

Em Santo Varão, não tenho dados de Milheiros. Gostaria muito saber os seus dados. Ofrezo-lhe toda a informação que tenho sobre Milheiros...que não é pouca.
Agradeceria-lhe me ajudase nas minhas pesquisas, se você quere contactar conmigo:
cxmilleiro@hispavista.com

Um abraço
Celso Milleiro, da Galiza

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45402 | abivar | 20 jul 2003 18:46 | Em resposta a: #45387

Caro Pedro França:

Tendo reparado na sua generosa disponibilidade, ouso perguntar-lhe se será possível verificar a existência no Arquivo da U.C. da habilitação de genere do Padre José de Brito Sarafana (filho de João de Brito, da Vide, Concelho da Guarda) que vivia na primeira metade do séc. XVII, referido pelo nosso confrade Gabriel Santos no tópico “Britos de Loriga/Vide”. Muito obrigado por todas as suas generosas e esclarecedoras intervenções.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45403 | Txispa | 20 jul 2003 18:54 | Em resposta a: #45387

Caro Pedro,
Qual é o dado máis antigo de Milheiros em Montemor-o-velho que tem você?
Obrigado
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45407 | Pedro França | 20 jul 2003 23:04 | Em resposta a: #45402

Caro António:

Amanhã, sem falta, espero, deverei trazer-lhe alguma novidade para aqui. Ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45408 | Pedro França | 20 jul 2003 23:16 | Em resposta a: #45403

Caro Celso:
Por aqui vou fazer "dois em um" ou seja, faço só esta intervenção juntando com a minha resposta possível à sua intervenção das 18:32 h. Ora bem, o elemento Milheiro mais antigo que eu tenho é um Joaquim Francisco Milheiro, baptº a 06.01.1694, fº de Lourenço Francisco (2º casamento dele) e de Maria Simões Serrana, recebidos a 27.12.1685, tudo em Santo Varão, do concº de Montemor-o-Vº.
Reparei através do "Google", em título de "Milleiro", no seu tópico na Base de Datos del Anillo de Genealogía Hispana. Pareceu-me que esse apelido não existe em mais lado nenhum em Espanha senão na sua localidade - Redondela/Pontevedra. Será?
Se quiser que eu lhe responda a título particular, embora achando mais proveitoso para todos responder no Forum...
Fico a aguardar notícias suas.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45410 | neca | 21 jul 2003 00:12 | Em resposta a: #45330

Caro Pedro
Reparei que anda por aqui,(sempre a ajudar a todos!).E afinal as ferias sao para quando? Amanha la vou eu a T.T. tentar saber do FSO,o tal da alcunha de "rei".Se quiser alguma coisa de la´ e que esteja ao meu alcançe, disponha.
Um abraço com amizade.
Neca C.C.B.
P.S.Desculpe ir sem acentos,mas este teclado est´´a louco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45411 | Pedro França | 21 jul 2003 01:51 | Em resposta a: #45410

Cara Neca:

Obrigado pela atenção. Por sinal, estou a organizar um tema de trabalho para publicar no próximo 1º semestre de 2004, relacionado com famílias, mas de para já não tenho nada de concreto para lhe solicitar. Pode ser que dentro de algum tempo... Mas, olhe, nem é tarde nem é cedo. Poderia ver-me na TT entre os FSO e a Leitura de Bacharéis estes nomes?

- João Faria Cordeiro Pereira Frade;
- João Faria Pereira da Câmara;
- David Mendonça Ferreira Granado;
- João Anselmo Ferreira Granado;

Esta gente, do séc. XVIII, era de Sernache do Bonjardim (B:ra B:xa). Estão relacionados com os senhores de uma quinta cuja história estou a reconstituir.
Agradeço-lhe de todo; é só localizar as cotas e registá-las; não precisa de ler os processos.
Se quiser, dou-lhe o meu e-mail:
pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço muito especial e disponha. Ah! Só vou de férias no início de Agosto. Reajustei-as.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45412 | Pedro França | 21 jul 2003 02:24 | Em resposta a: #45408

Caro Celso:

Mais uma vez. Se quiser posso direccionar-me para o seu tópico sobre "Milheiros". O que acha?
Um Abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45414 | Pean | 21 jul 2003 09:11 | Em resposta a: #45336

Caro Pedro França,

Aproveitando o facto de ter procurado o assento de baptismo de Casimiro Gomes será que me pode elucidar sobre a naturalidade dos seus pais Manuel Gomes de Miranda e Teodora Gomes? É que no processo da U.C. sobre o Dr. Pedro José Gomes de Miranda diz que o avô paterno é de Gramaços e a avó paterna de Lajeosa, e no processo de genere de Joaquim de Miranda diz que os mesmos são, respectivamente, de Midões e de Meruge. Isto tudo de acordo com a sua preciosa informação.

Um abraço,
Pedro Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45443 | Txispa | 21 jul 2003 18:57 | Em resposta a: #45408

Caro Pedro França,
Tenho dados dos meus antepessados galegos desde 1494 em Redondela, é um apelido pouco frequente na Galiza e todos os Milleiros da Galiza temos origem em Redondela (Pontevedra-Galiza). Existe uma web com o meu trabalho, parte de ele, mas Geneaportugal não engade o site.
Estou interessado em máis notícias sobre pessoas Milheiro.
Um abraço
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45447 | Pedro França | 21 jul 2003 22:02 | Em resposta a: #45443

Caro Celso:

Para já estou limitado ao que referi noutra intervenção. Hoje mesmo indaguei sobre os Milheiros de Santo Varão e verifiquei que se torna difícil avançar para trás. Aliás, o apelido perde-se para lá do Joaquim Francisco Milheiro: o pai, a mãe, os avós paternos e maternos, nenhum traz esse apelido.
Vamos ver o que posso encontrar entretanto.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45457 | Pedro França | 21 jul 2003 23:41 | Em resposta a: #45414

Caro Pean:

Pois é assim mesmo: os processos de Joaquim de Miranda - Lageosa, 1829, cxª 790, e de Pedro José Gomes de Miranda - Nogueirinha/Meruge, 1810, cxª 1614, têm dessas confusões, pelo que, bom, mas bom mesmo, é tirarmos as teimas não tanto através da versão das testemunhas inquiridas ou dos relatores dos processos da De Genere, mas sim, pelos próprios paroquiais.
Então, é assim:
- Manuel Gomes de Miranda, foi baptº a 09.03.1724/f. 110, em Midões. (No assento de casamento dele diz tb. que é n.al de Gramaços/Oliv:ra do Hosp:al).
- Teodora Gomes, foi baptª a 30.02.1720/f. 5v.
(vou verificar novamente porque Fevº não pode ter 30 dias), na Lageosa. Mas está lá o assento.
- Manuel Gomes de Mir:da e Teodora Gomes receberam-se na Lageosa a 22.01.1748/f. 38v..
- Manuel Gomes de Carvalho e Micaela Alves (melhor Micaela de Airó), receberam-se em Midões a 25.08.1718/f. 163v.) Ele é fº de Antº Álves e de Helena Gomes de Carvalho, de S. Paio de Gramaços. Ela é fª de Estêvão de Miranda e de Antónia de Airó, de Midões.
- José Gomes dos Santos, tem seu 3º casamento com Sebastiana Nunes: ele de Gavinhos de B.xo/Oliv:ra do Hosp:al, ela de Lagos da B:ra; Ele fº de Manuel Fernandes e de Ângela Francisca, de Gavinhos de B.xo. Ela, fª de Manuel Marques, de Lagos da B:ra, e de Maria Nunes, de Sandomil.

Isto é o que se me oferece dizer a partir destes assentos paroquiais. Os recebimentos trazem os avós de cada cônjuge. Com isto ainda pôde subir mais uma geração. Atenção: pode confiar que é melhor Micaela de Airó. Eu já conhecia a existência desta família porque tenho tb. fortes raízes de Midões. O processo de Joaquim de Miranda é que, em vez de Airó, resolveu alterar para Alves, não sei a que propósito.
E pronto, só tenho de confirmar aquela data de baptº para a Teodora.
Um abraço e digira mais este tanto.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45461 | Pedro França | 22 jul 2003 00:04 | Em resposta a: #45402

Caro António:

Encontrei o processo de ordenação (ordens menores e património) do Pe. José de Brito Sarafana - Baloquinhas, Vide, 1652, cxª 849.
Era fº de João de Brito, de Baloquinhas/Vide, e de Catarina Nunes, de Gondufo/Vide. Neto patº de Cristóvão João e de Brites Álvares, do lugar de Baloq.as, e neto matº de Manuel João e de Águeda Afonso, de Gondufo.
Isto foi o que encontrei no processo em termos de ascendentes. Disponha.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45464 | Sobral | 22 jul 2003 09:02 | Em resposta a: #45461

Caros confrades Pedro França e António Bivar

Os meus agradecimentos pela informação sobre o Pe. José de Brito Sarafana

Com os melhores cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45465 | Pean | 22 jul 2003 09:59 | Em resposta a: #45457

Caro Pedro França,

Tem toda a razão. Não tem sido fácil digerir tanta informação em tão pouco tempo, mas sabe que, quem digere por gosto...
Claro que nestas coisas surge sempre mais qualquer coisa, que lhe peço só me responda se tiver esses dados já em sua posse. Não quero abusar mais da sua disponibilidade.
É assim: Sabe a data e o local em que se realizou o referido 3º casamento de João Gomes dos Santos com Sebastiana Nunes?

Mais uma vez o meu muito obrigado e um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45467 | abivar | 22 jul 2003 10:50 | Em resposta a: #45461

Caro Pedro:

Muito obrigado pela informação; espero poder retribuir algum dia esta sua generosidade. Se precisar de alguma coisa do ANTT diga-me; tentarei ajudá-lo no que puder.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45494 | Pedro França | 23 jul 2003 00:53 | Em resposta a: #45467

Ao António e ao Gabriel:

Tudo bem. É bom saber que pude ser-vos útil.
Obrigado.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45500 | Pedro França | 23 jul 2003 01:09 | Em resposta a: #45465

Caro Pean:

Procurei, pela lógica, o assento de casamento de José Gomes dos Santos e Sebastiana Nunes em Lagos da Beira de onde ela é n.al. Insucesso. Faltam até registos: isso nota-se pelo excesso de parcimónia de assentos no séc. XVII. Em contrapartida, confirmei-lhe a naturalidade de Sebastiana - Lagos da B:ra, baptº a 27.01.1689/f. 53, filha de Manuel Mqs. e de Mª Nunes como já lhe indiquei.
Aproveito e corrijo o baptº de Teodora,filha dos primeiros: Lageosa, 30.11.1720/f. 5v.. O meu II dava aso a confusões entre o 2º e o 11º mês do ano. Agora está tudo ok.
Pois, vou procurar o casamento na Lageosa que será o mais natural já que aí nasceram os filhos.
Um abraço e até amanhã.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45525 | Txispa | 23 jul 2003 17:53 | Em resposta a: #45447

Caro Pedro França,
Entendo, pelo que diz, que os antepassados do Joaquim Francisco Milheiro não levarom o apelido Milheiro, qual é a ração de isto?

Eu tenho dados de Milheiros no século XIII em Nevogilde (Porto), no XIV em Lamego e a começos do XVII em Braga e Santo Tirso de Famalicão, na Galiza a fins do séc. XV. Creio que é um apelido mui antigo, mas não sei se os Milheiros temos a ver uns com os outros.

Um abraço
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45529 | Pedro França | 23 jul 2003 22:34 | Em resposta a: #45525

Caro Celso:

É muito natural que os vários Milheiros não tenham directamente a ver uns com os outros. Não estudei a origem deste onomástico. O apelido na minha família tem origem no séc. XVII. Sei que em 1714 esse Joaquim Francisco já o usa no seu casamento e na descendência até ao séc. XIX tardio, mas, minha bisavó, já não o usava.
Vamos ver o que se descobre entretanto.
Por ora, um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45543 | Pedro França | 24 jul 2003 00:56 | Em resposta a: #45500

Caro Pean:

Não encontrei o casamento, nem na Lageosa nem em Oliv:ra do Hosp:al. Vou ver se insisto.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45546 | neca | 24 jul 2003 01:29 | Em resposta a: #45411

Caro Pedro
Embora a minha ajuda na T.T. tenha sido práticamente nula,e portanto não tenha conseguido retribuir, nem que fosse um bocadinho só, todas as suas, venho mais uma vez,"em forno brando", pedir se me localiza o seguinte:
Se, - Silvério Correia da Fonseca Andrade (n.1750/1770) e António Correia da Fonseca Andrade (n.1648),"Frei Lourenço da Conceição",aliás, Lourenço Correia Pinto d'Almeida (1790?), Alexandre Norberto Correia Pinto d'Almeida
passaram pela UC ?
Agradeço antecipadamente.
Um abraço com amizade.
Neca C.C.B.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45548 | Pedro França | 24 jul 2003 01:39 | Em resposta a: #45546

Cara Neca:

Vou ver o que consigo achar, ok?
Senão amanhã, 6ª Feira deverei dizer alguma coisa, ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45601 | Pedro França | 25 jul 2003 00:24 | Em resposta a: #45548

Cara neca:

Então aí vai:
Essa família dos Correias da Fonseca está intimamente ligada com Montemor-o-Veho, ela já me passou bastas vezes pelas mãos. Quanto à sua passagem pela UC, apenas encontrei para:
- António Correia da Fonseca (s/Andrade), de M:or-o-Vº, bach. formado em Leis a 11.01.1672, matrículas entre 1665/71;
- Lourenço da Conceição (Fr.), enncontrei um assim mesmo, em Teologia, monge de S. Bento, entre 1734/36 para matrículas, sem mais;
- Alexandre Norberto Pinto de Almeida (s/Correia); n.al de Coimbra, c/matrículas a Matemática a 14.10.1857, e a Medicina, a 12.10.1861 (o verbete n/ dizia mais nada). Não pedi certidão de idade mas posso saber se a tem na 2ª série.
- Não encontrei nada sobre o Silvério.
Depois, diga alguma coisa.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45611 | neca | 25 jul 2003 01:55 | Em resposta a: #45601

Caro Pedro
Olá boa noite! Estou a vêr que o trabalho é tanto, que está a ficar noctívago como eu.
Muito agradeço a resposta, rápida como de costume.Então é como segue:
-António Correa da Fonseca(s/Andrade),fº de D.Maria de Mello da Fonseca c.com D. Joana de Castelo Branco de Vasconcelos, foram pais de
- Fernando Correa da Fonseca Andrade c.com D. Francisca Coutinho.Tiveram
-António da Fonseca Correa de Andrade-frade
-Silvério Correa da Fonseca Andrade
-D.Maria Joana Telles de Menezes -freira em Lorvão
Este Silvério C.F.Andrade aparece no Nobiliário Queiroz - Livro 15 , como casado com D. Ana Aldonça de Figueiredo de LaPenha e Lara? ,"que morreu na sua Quinta das Lágrimas nos arrabaldes de Coimbra", ainda com filhos pequenos.
A minha dúvida é a seguinte:
O meu 5º Avô, de seu nome,Silvério Correa da Fonseca Andrade -n.em Montemor- o-Vº, era casado com D.Vitória maria..., pais da minha 4ª Avó,Maria do Amparo Correa de Menezes.
Será que o dito Silvério casou 2ªvez?
Será que havia 2 Silvérios comtemporâneos? Como Há falhas nos livros de registos de vários anos para Montemor-o-Velho, vai ser complicado descobrir.
-Frei Lourenço da Conceição com matrículas entre 1734/36 não pode ser o "meu", porque este era irmão mais velho do meu trisavô, nascido em 1802.
- Alexandre Norberto C.Pinto d'Almeida, era irmão mais velho do meu bisavô, e foi Almirante e médico da Marinha de Guerra.Tenho todo o interesse em saber o que diz a certidão de idade,se não fôr pedir de mais...
Recebeu o mail que lhe enviei?
Sem mais,pelo adiantado da hora.
Um abraço com amizade.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45612 | Pedro França | 25 jul 2003 02:21 | Em resposta a: #45611

Cara Neca:

Recebi sim senhor o seu e-mail. Não recebeu o meu? Vou verificar depois.
Aquela D. Aldonça, casada com o Silvério Correia não é La Penha Lara, mas sim, La Penha Deus-Dará. É um ramo que tem raízes pelo Brasil e traz algum sangue negro também.
Pois, talvez tenha casado segunda vez. A referência em relação a avós seria esclarecedora, não? Os pais de Aldonça não seriam os pais da Vitória Maria. Desculpe a despromoção nos "donas", mas, quando trabalhou a linha ascendente não reparou nesse pormenor? Quer pôr-me à disposição os dados que levantou e cotas?
Pois, vou ver a tal certidão do Alex.e Norberto se houver, e depois digo-lhe para aqui alguma coisa, ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45613 | Pean | 25 jul 2003 08:55 | Em resposta a: #45543

Caro Pedro França,

Queria fazer-lhe uma pergunta que nada tem a ver com o assunto em que tão amavelmente me tem ajudado.
Num assento de casamento realizado em 1799, em Évora, de um José Rodrigues, filho de João Rodrigues e de Maria Alves, estes aparecem como naturais da "freguesia de São Sebastião da Vila do Cazal do Bispado de Coimbra".
Sabe, porventura, identificar-me esta freguesia ou esta "Vila do Cazal"?

Um grande abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45620 | neca | 25 jul 2003 10:05 | Em resposta a: #45612

Bom dia caro Pedro
Tem toda a razão!A Ana Aldonça é, LaPenha Deosdará. Verifiquei isso mais tarde ao "lêr" as 'Genealogias manuscritas da Real Mesa Censoria -Maço 4 -331 - tt Homem , quando procurava por, um outro ascendente, Manoel Homem..? -de Travanca dos Lagos - Montemor-o-Vº(ascendente de um outro ramo da familia,Soares de Brito), e com o adiantado da hora,ontem, não emendei.
Não tenho a ascendência da Vitória Maria, exactamente por falta dos paroquiais de Mont.o.Vº.
Duvido muito que Vitória Maria fosse irmã de Ana Aldonça.
Tenho que fazer uma correcção.Mea culpa!Estes dados foram colhidos no Livro 20 (e não 15) do Nobiliario Queiroz, a f. 82/83.
Ana Aldonça era filha de Manoel Homem Faria de Figueiredo,cav da Ordem de Xto, e de Maria Joana Rita Deosdará natural de ? (não consegui lêr),tem que ficar para mais tarde.
Agradeço a procura da tal certidão.
Um abraço com amizade
NecaC.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45656 | Pedro França | 25 jul 2003 22:32 | Em resposta a: #45613

Caro Pean:

Vou ver o que descubro num dicionário corográfico no AUC, 2ª Feira, 'tá?
Em casa não tenho esse género de obra.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45658 | Pedro França | 25 jul 2003 22:55 | Em resposta a: #45620

Cara Neca:

Tudo bem, já está na leitura certa, mas, quanto a mim, não descobri a certidão de idade do Alexandre Norberto, simplesmente porque ela não existe. No entanto descobri pelas matrículas que ele era fº de um Pedro Norberto Correia Pinto de Almeida e, para este, encontrei matrículas em Medicina (1834/35), Filosofia (1825/26-26/27), e Matemática (1825/26); o verbete está incompleto. Há outro, deste mesmo nome mas mais tardio: é possível que seja fº do Alex:e. Só se eu for por este, pela sua certidão se existir, e assim, chegar à fregª onde foi baptº o Alex.e...
Bom, termino por ora com votos de um bom fim-de-semana. Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45724 | neca | 28 jul 2003 17:41 | Em resposta a: #45658

Caro Pedro
Obrigada mais uma vez.Não se incomode mais, pois dos dois Pedro Norberto, já tenho o que necessito.Este Alexandre, era filho do Pedro Norberto mais velho.
Espero que tenha umas óptimas férias,e,até à volta.
Um abraço com amizade.
Neca C. Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.U. Coimbra

#45727 | Pedro França | 28 jul 2003 21:53 | Em resposta a: #45724

Cara Neca:

Obrigado e boas férias para si também.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen