Ajuda na iniciação

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ajuda na iniciação

#44255 | girona | 02 jul 2003 20:40

Boa tarde
Estou apenas a iniciar-me nesta ciencia que é a genealogia. Estou a tentar fazer a àrvora genealogica da minha familia e o que eu descobri até agora foi só através dos meus avós e de descobertas na internet.
Gostava, que se fosse possivel, me indicassem outras formas de pesquisa.
Sei que a partir deste ponto me tenho que dirigir a arquivos e igrejas e gostaria também que me dissessem se esse acesso apresenta alguma dificuldade.
Atentamente
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na iniciação

#44261 | JPL | 02 jul 2003 22:18 | Em resposta a: #44255

Cara Tânia,

Como iniciado que também me considero, julgo haver neste Forum, ou melhor, tenho a certeza, pessoas bastante mais acreditadas do que eu para a aconselhar. Mesmo assim, pelo facto de já ter tido as mesmas dúvidas da Tânia e também já haver passado alguns dias nos Arquivos, penso estar em condições de a alertar para algumas das dificuldades que encontrei. Assim, dependendo do Arquivo que as suas pesquisas a levem, reze não ir parar ao do Porto, a generosidade dos funcionários é uma ajuda preciosa para quem, tal como eu, tem alguma dificuldade em decifrar a letra dos assentos. As deslocações, uma vez que invariavelmente deparamo-nos com antepassados de diferentes Distritos, é algo que me desanima, visto ter de guardar para outra oportunidade a continuação das pesquisas. Infelizmente, durante as invasões napoleonicas, muitos registos foram vandalizados, como tal, é também possível, uma vez chegada à geração dos seus trisavós, não conseguir recuar mais.

Deixe-me aconselhá-la a inscrever-se como sócia do Clube Guarda Mor, no qual está previsto um serviço de ajuda a quem se inicia nestas lides o que irá de obviar algumas das dificuldades acima descritas.

Cumprimentos,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na iniciação

#44266 | girona | 02 jul 2003 23:19 | Em resposta a: #44261

Caro Zé Pedro
Desde já agradeço a sua colaboração e aproveito para (já agora) lhe pedirme explicar como é que me poderei inscrever no CLUBE GUARDA MOR.
Obrigado
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na iniciação

#44270 | JCC | 03 jul 2003 00:42 | Em resposta a: #44255

Cara Tânia

A melhor ajuda que lhe posso dar neste momento é sugerir-lhe que leia atentamente o que está na rúbrica "Iniciação à Genealogia" deste mesmo site
http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

Depois, se lhe restarem dúvidas, volte a perguntar que cá estaremso para a ajudar. E não desanime, nem tudo é tão mau como o PL disse.

A investigação genealógica requere persistência mas é um desafio bem interessante e a satisfação de encontrar aquele antepassado que procuramos há vários anos é uma boa recompensa para as várias tentativas infrutíferas que fomos fazendo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na iniciação

#44529 | JPL | 06 jul 2003 23:00 | Em resposta a: #44270

Cara Tânia,

Realmente, quando não se fala pessoalmente, caso não tenhamos cuidado, poderemos correr o risco de sermos mal interpretados. Espero que, ao contrário do JCC, não tenha depreendido das minhas palavras que tudo é muito mau, antes pelo contrário. Graças às minhas pesquisas, tenho conhecido gente extraordinária, quando o tempo o permite, faço também um pouco de turismo aproveitando a deslocações que tenho de fazer. Apenas respondi ao seu pedido, acerca das dificuldades que poderia eventualmente encontrar. Aconselho-a vivamente e entregar-se de corpo e alma à Genealogia.

Cumprimentos,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na iniciação

#186763 | mafs | 01 mar 2008 17:29 | Em resposta a: #44270

ex. mo sr

depois dos registos paroquiais que procurar, para nao ser uma mera sucessao de nomes e datas. obrigado.

Resposta

Link directo:

À procura do 'tutano'

#186772 | salen | 01 mar 2008 21:19 | Em resposta a: #186763

Caro participante,
Antes de mais, os meus cumprimentos por ter percebido que o «tutano» que enche o esqueleto dos nomes, datas e locais tem outro tanto de interessante (talvez mais). Mais um a bordo.
Resposta à sua pergunta: depende. Algumas fontes de pesquisa são para todos, outras para menos. Mas só se sabe quando se pesquisa.
1. Sacramentos. Da maior parte dos nossos maiores não ficou mais que registos paroquiais. Mesmo assim, na maior parte das Freguesias, quando muito a partir dos fins de Quinhetos (para trás, não havia). Mas mesmo aí, há mais informação.
Começando pelo facto de alguns serem padrinhos/madrinhas e trestemunhas de sacramentos. Pelas 'teias' sociais tecidas pode-se inferir o maior ou menor alcance da influência de uma personagem, influência predominantemente financeira, mas não só. Havia muita gente honrada e considerada localmente sem ser rica.
A seguir, nas descrições dos sacramentos encontram-se inúmeras referências preciosas a parentescos, profissões, ofícios, exercícios de cargos, guerras/revoltas/convulsões sociais, fomes, catástrofes, etc. eventos vários que afectaram os nossos ancestrais e que por vezes explicam factos, e que no caso de se fazerem buscas em bases de dados que apenas têm nomes e datas, ficam no mais completo esquecimento (daí a importância de «ler» o registo na totalidade!). Por outro lado, ao longo do tempo as pessoas mudam o seu estado/estatuto e isso pode-se perceber nos registos, pelo tratamento, pelos apelidos 'acrescentados', etc. Os registos de óbito, também são reveladores: onde ficou o sepulcro, se houve 'manda' (testamento), se houve órfãos, qual a causa da morte, etc.
2. Testamentos. Há pouco tempo fiquei a saber de uma infinidade de papeis antigos da família, provavelmente intocados desde há mais de século e meio. Um deles era um testamento. Digo-lhe que revela muito mais do 'espírito do tempo' do que inicialmente poderia imaginar, mesmo que saiba que estou perante um documento que devia seguir um padrão, e não de um documento que reflicta exactamente o pensamento do meu ancestral. Para além disso, revela as posses de quem o mandou escrever, propriedades, mobília, até roupa, mas também compromissos financeiros, 'prazos', etc.
3. Escrituras. A maior parte dos tais documentos que me chegaram à mão são escrituras compra e venda de propriedades. É interessantíssimo o que lá se encontra. Em um dos casos diz-se explicitamente que Fulano de Tal estava a vender a propriedade X ao meu ancestral 'para se livrar de um crime que cometeu contra Sicrano Fuão ...". Noutra sequência de compras percebe-se que o meu n-avô seguia passo a passo uma estratégia de concentração, comprando as limítrofes de uma delas. Já nessa altura se pensava em reestruturação fundiária, emparcelamento e afins.
4. Resto da família. Em qualquer dos acima citados pode encontrar os irmãos dos seus ancestrais, e eventuais factos relevantes acontecidos a esses parentes.
5. Tribunal do Santo Ofício (TSO ou 'Inquisição'). Na TTonline encontra listados e sumariamente descritos os processos que podem conter não apenas casos de acusações de judaísmo mas também de bigamia, visões de almas, blasfémia, 'pouco temor a Deus' e outros comportamentos considerados às épocas de menor valia para um cristão. Não se esqueça que o Santo Ofício definia-se assim por ser uma espécie de 'polícia' de costumes sócio-religiosos (associados quase na totalidade). Se procurar por localidade, pode descobrir se houve nas suas zonas alguns casos que possa relacionar com a sua família.
6. Inquirições ‘de genere’. Quando havia um religioso na família havia em tempos um processo para apurar dos ancestrais e de alguma suspeita que pudesse manchar a reputação do candidato, com os testemunhos de diversas pessoas que o conheceram. E isso podia ser para a recepção de ordens, colocação numa paróquia, cargo diocesano, etc. Para isto penso ser necessário andar com uma candeia à procura de onde foram parar as que quer. Normalmente nos Arquivos Distritais.
7. Mercês Régias. Algum dos seus ancestrais pode ter recebido uma benesse real, p.ex. por serviços prestados em guerras, em cargos, ou por uma razão qualquer que ‘prezasse’ a S. Mgde. Existe um Registo Geral de Mercês na TTonline com resumos.
8. Chancelarias (Padrões, Doações, Ofícios, Mercês, Perdões, Legitimações). Os organismos do Estado, as Secretarias, confirmavam documentos comprobatórios das mais diversas acções de transferência de poderes, bens, legitimidade, etc. Daí encontrar para cada reinado, alguns volumes ordenados uns alfabeticamente por primeiros nomes, outros por tipo de cargo ou mercê, que descrevem o assunto tratado na Secretarias do reino. Há centenas de livros na TT, poucos digitalizados no TTonline.
9. Documentação dos Cabidos das Sés Diocesanas. As pessoas ‘arrendavam’ terras à Igreja. Se dos papeis privados desse aluguer facilmente se perdiam, os registos ficavam nos Cabidos. Há irmandades de que os nossos ancestrais fizeram parte e até foram mordomos. Há um manancial de dados nos Arquivos Distritais ou nos Diocesanos/Municipais relativos às documentações das Freguesias e Dioceses, para além dos Sacramentos.
10. Chancelarias das Ordens Militares (Cristo, Santiago, Avis). Se algum dos seus ancestrais foi agraciado, estará lá na TT o seu processo.

Chega?
Há mais, mas espero que o tenha pelo menos ajudado a começar a pensar em como vai ocupar melhor aquelas férias entediantes praia-almoço-peixe aranha-jantar-praia ou ski-jantar-ski-almoço-queda-hospital-jantar …
Os melhores cumprimentos e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: À procura do 'tutano'

#186773 | FBGuedes | 01 mar 2008 21:42 | Em resposta a: #186772

Caros confrades

Procuro ajuda em tudo o que disser respeito á Casa de Tourais,
Qualquer ajuda será benvinda.
Cumprimentos

FBGuedes

Resposta

Link directo:

RE: À procura do 'tutano'

#186777 | mafs | 01 mar 2008 23:35 | Em resposta a: #186772

caro confrade
antes de mais obrigado pela preciosa ajuda.
mas podia- me informar dessas fontes de pesquisa quais estao disponiveis nos arquivos distritais, ou entao onde procura-las
mais uma vez obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen