Grandes Famílias, Grandes Empresas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44332 | Carlos Silva | 04 jul 2003 11:27

Caros colegas,

A livraria do site propoe à venda o livro "Grandes Famílias, Grandes Empresas" de Maria Antónia Pedroso de Lima.

Com sinopse que segue e que desperta interesse, mesmo para quem nào costuma estudar familias da alta burguesia (de nivel internacional pelo visto),

Desejo saber se algum colega leu a obra e quais sào, de modo exaustivo as familias tratadas. Possivelmente algum comentario de leitura seria certamente interessante, por exemplo a proposito da diferenciaçào entre dois tipos de elites sociais (o que se deprende do texto abaixo).

Suponho que o forum pode muito logicamente ser lugar idoneo de troca de opinioes sobre livros de genealogia.

Carlos Silva
----------------------------------------------------------------

Do prefácio de João de Pina-Cabral :

Para perceber em toda a sua complexidade como é que as grandes empresas portuguesas se relacionam com as grandes famílias que são suas proprietárias era necessário optar por uma metodologia etnográfica. O presente livro é exemplo de como um estudo intensivo de um número de casos relativamente pequeno, pode bem ser mais revelador do que estudos que, sendo mais abrangentes em termos numéricos, estão dependentes de modelos de interpretação menos intensivos.
A elite que Maria Antónia Pedroso de Lima caracteriza corresponde ao contexto social de maior acumulação de riqueza a nível nacional português e até a nível internacional. Contudo, não poderíamos afirmar que se trata da elite portuguesa, já que a vida política e cultural portuguesa contemporânea é controlada por outros sectores sociais cuja radicação social nas classes médias profissionais é bem distinta da destas famílias empresariais. O relativo distanciamento destas famílias dos meios políticos e mediáticos nacionais posiciona-as numa espécie de marginalidade superior por relação aos contextos hegemónicos dominantes na sociedade portuguesa contemporânea (…)"


Famílias abordadas : Espírito Santo, Vaz Guedes, Ferreira Pinto Basto, d' Orey, Queiroz Pereira, Mendes Godinho, etc.

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44333 | fsomr | 04 jul 2003 11:36 | Em resposta a: #44332

As famílias são: Santos (Jerónimo Martins), Espírito Santo, Vaz Guedes, Pinto Basto, Orey, Queiroz Pereira e Mendes Godinho.
Ainda vou a meio do livro mas estou a gostar muito.
É um livro muito técnico, talvez um pouco massudo, mas muito interessante para quem se interessa por estes temas
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44339 | Ricardo de Oliveira | 04 jul 2003 12:37 | Em resposta a: #44332

Caro Carlos Silva

Sou fascinado por este assunto.
Não se trata apenas de uma tradição portuguesa (ou brasileira). Eu tenho o livro "Grandes Fortunes - Dynasties familiales et formes de richesse en France", Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot - Documents Payot, 1996.
É tema de grande interesse e relevância para a genealogia.

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44344 | Carlos Silva | 04 jul 2003 14:25 | Em resposta a: #44333

obrigado pela atençào

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44346 | Carlos Silva | 04 jul 2003 14:38 | Em resposta a: #44339

Caro Ricardo Oliveira,

Meu interesse iria por prioridade pessoal a outro tipo de genealogia, e a outras familias. Assim as que vêm acima referidas como elites politicas e culturais, mas tambem a meios mais provincianos, tais como os pequenos, medios ou grandes industriais textis do noroeste português,
os proprietarios rurais dos sec. 18 e principalmente 19 no Centro e Norte, ou, porque nào, a burguesia portuense e Vilacondense (quanto ao litoral) ou vimaranense (para zonas entre litoral e interior) do sec. 15 ou 16.
e como estes mais.
Mas sem a menor duvida o assunto é muito interessante.
O interesse sociologico vem tambem do poder comparar, segundo os meios sociais, as épocas, os lugares.

abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44347 | judest | 04 jul 2003 14:44 | Em resposta a: #44339

Caro Ricardo de Oliveira
Estou a fazer uma tese de doutoramento em que procuro seguir até aos dias de hoje algumas das grandes famílias morgadas da Beira Baixa. É possível que o livro que cita me interesse. Será possível dizer-me mais alguma coisa do seu conteúdo, para eu caso me interesse realmente, o encomendar na (...).
Obrigado
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44349 | Carlos Silva | 04 jul 2003 15:01 | Em resposta a: #44346

Caro Ricardo,

por prioridade pessoal entenda-se simplesmente preferencia. Nào và entender que eu pertenço a uma qualquer elite politica ou cultural.

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44352 | rgc | 04 jul 2003 15:51 | Em resposta a: #44346

Caros Senhores

Lembrei-me também dos grandes lavradores do Alentejo.Proprietários rurais de grande importâmcia e relevo nas suas regiões. Nem todos originários da "principalidade" ou da nobreza local, porque muitos começaram por rendeiros e tornaram-se depois grandes proprietários, mercê do seu "faro" para o negócio, e também por comprarem as herdades a quem pagavam rendas ou foros.
Essa descendência uniu-se depois, como é natural às famílias da aristocracia local: do dinheiro,aos de influência cultural ou política (às vezes já em decadência económica) e, claro, também casaram dentro da nobreza das respectivas regiões e alguns até conseguiram carta de armas!!!...e que hoje constituem famílias de grande relevo social e cultural, não só pelas alianças familiares que fizeram, mas sobretudo pelo nível social,económico e cultural que atingiram ou alcançaram. E muitas dessas famílias tiveram origem num passado relativamente próximo, que a abolição dos morgadios e extinção de capelas veio contribuir para a venda patrimonial dos endividados.
Há,hoje, muitos descendentes de tais famílias que são figuras destacadas na sociedade portuguesa,independentemente dos juizos de valor que façamos sobre eles. E tal estudo e pesquisa seria muito interessamte.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho









Os meus melhores cumprimentos.
rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44357 | md | 04 jul 2003 16:13 | Em resposta a: #44347

Cara Judite

Espero responder à sua questão, ao transcrever o índice do dito livro.
Se está a realizar uma tese de Doutoramento sobre um tema «parecido», aconselho-a a comprar o livro. Na minha opinião é sempre bom ver trabalhos «parecidos» e de boa qualidade como é este caso.
Aproveito e desejo-lhe bom trabalho na realização da sua tese.
Aguardando a conclusão da sua tese, que decerto muito interesse terá, como este livro «Grandes Famílias,Grandes Empresas».
Caso precise de mais alguma informação disponha.

Cumprimentos

Diogo Soares de Albergaria

«Índice
Intodução
1. A construção de um objecto de estudo
2. Estudo sobre as elites na antropologia
3. Trabalho de campo com grandes famílias empresariais de Lisboa
4. Opções metodológicas e conceitos centrais

Capítulo I
Grandes empresas familiares
1. As grandes empresas familiares como objectivo de estudo
2. Estudos sobre empresas familiares nas ciências sociais
3. Grandes grupos económicos de base familiar em Portugal: umaa perspectiva histórica
4. As grandes famílias de Lisboa formam uma comunidade de práticas

Capítulo II

Sócios e Parentes
1. Sócios e parentes: dois jogos no mesmo tabuleiro
2. A importância da família na formação e na continuidade das grandes empresas
3. De que falamos quando falamos em família
4. A empresa familiar como elemento de parentesco
5. A empresa e família simbolizam-se mutuamente

Capítulo III
A continuidade como ideal da família e do grupo social
1. A importância do passado e da tradição: adesão ao ideal aristocrático
2. Produzir a história da família
3. Elementos de ancoramento da memória familiar
4. Formação das novas gerações
5. A importância de ter nome de família
6. Os nomes próprio como património familiar

Capítulo IV

Casamentos e descendentes
1. Casamento: aliança entre indivíduos e relações entre famílias
2. Casamento, descendentes, herança e sucessão: a devolução promove a continuidade
3. Afins: os novos menbros da família
4. Divórcio: de como as práticas sociais nã correspondem aos modelos culturais

Capítulo V

Homens de negócios e Gestoras de famílias
1. Produzir diferenças num sistema igualitário: distinções de género entre a elite Lisboeta
2. Formar homens como gestores: produzir a liderança
3. Ser uma Senhora: a formação de «gestoras familiares»
4. Homens de negócios e gestoras familiares: a construção da complementaridade

Capítulo VI

O pé do dono é o adubo da terra
1. O Pé do dono é o adubo da terra: a importância de uma sucessão bem sucedida
2. A formação e a vocação empresarial
3. A escolha do trabalho: a valorização da aprendizagem pela prática
4. A importância da formação profissional na produção de sucessores
5. A transmissão de um capital compósito: o legado mais importante na produção de sucessores
6. Herdar ou Ganhar? Sangue e mérito como critérios na suces~são na empresa e na família
7. Lei das três gerações nas empresas familiares: o caso Português

Capítulo VII

Conclusão

Bibliografia

Índice de Quadros

Agradecimentos

Este livro inclui um CD com mapas genealógicos das famílias

Maria Antónia Pedroso de Lima é professora Auxiliar no Departamento de Antropologia do ISCTE (Lisboa) e Presidente do Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS). »

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44358 | md | 04 jul 2003 16:17 | Em resposta a: #44347

Cara Judite

Por favor leia a mensagem de 04-07-2003 ás 16:13.
Agradecido

Diogo Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44400 | judest | 05 jul 2003 10:26 | Em resposta a: #44358

Caro Diogo de Albergaria
Agradeço imenso a sua paciência a trancrever o índice do livro Grandes Famílias...è um livro muito interessante do qual eu já tinha conhecimento, pois perante o tipo de trabalho que ando a fazer estou muito atenta ao que se vai publicando em Portugal, por isso este forum tem sido muito proveitoso, muito tenho aprendido! Tenho porém algumas dificuldades em seguir o que se vai publicando em Espanha e França, pelo que fiquei curiosa relativamente ao livro Francês referido por Ricardo de Oliveira. Se conseguir levar a bom termo o meu trabalho e for publicando alguma coisa, o que é possível, pois tenho um artigo quase pronto, darei notícia neste forum.
Mais uma vez obrigado.
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44408 | Genea Portugal | 05 jul 2003 14:16 | Em resposta a: #44347

Judite,

Ainda que este tópico tenha sido iniciado por Carlos Silva com a notícia de que o livro estava disponível na livraria do Genea Portugal, informa que o vai comprar noutro lado. Lamentamos. Em todo o caso, ficam os restantes intervenientes privados de conhecer a livraria da sua eleição por não serem permitidas, pelas regras, referências a espaços comerciais.

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44417 | judest | 05 jul 2003 17:47 | Em resposta a: #44408

Ao Genea
Não estou a perceber o que se passa, ou eu não me sei fazer entender ou não me querem entender. Eu estou interessada em saber o conteúdo do livro francês "Grandes Fortunes..." que foi referido por Ricardo de Oliveira para se possível o comprar. Se a livraria da Genea o tem tanto melhor, se me interessar já não preciso de o encomendar na livraria que me parece a mais indicada para este tipo de encomendas.
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44464 | Ricardo de Oliveira | 06 jul 2003 13:07 | Em resposta a: #44347

Cara Judite e colegas

Achei o livro "Grandes Fortunes" bem interessante. Apresento a ordem dos capítulos.

Introduction
Chapitre Premier : Les grandes fortunes : niveaux, compositions et gestions
Chapitre II : Le fief, ou l'enracinement rural des grandes familles
Chapitre III : Un cosmopolitisme de bon aloi
Chapitre IV : Cérémonies, mondanités et rituels
Chapitre V : Richesse et culture
Chapitre VI : La collectivisation de la propriété individuelle : les lotissements chic
Chapitre VII : Espaces contestés, espaces défendus
Chapitre VIII : Le devoir de transmettre
Conclusion

O tema das grandes famílias e dos grandes negócios é um tema muito importante. No Brasil temos a relativamente recente transição de um padrão escravista-rural-agrícola para um novo padrão capitalista-urbano-industrial em pouco mais de 100 ou 150 anos, o que não é muito nas histórias das grandes famílias. A história social da burguesia brasileira, as suas origens, o papel de novos segmentoas imigrantes e as perspectivas dos grupos tradicionais faz parte do meu objeto de estudo. Pesquisei no meu doutorado um estudo de caso dos principais grupos familiares do Estado do Paraná ao longo dos pouco mais de trezentos anos de existência da nossa região. Desde a conquista e colonização, passando pela grande imigração européia e que tranforma a demografia, a sociedade e a economia local. A região em que moro e que tenho a minha genealogia paterna é um polígono entre a Ilha de São Francisco do Sul, Joinville, São José dos Pinhais, Curitiba, Paranaguá e Guaratuba e foi uma das que mais imigrantes europeus recebeu no Brasil, com um padrão semelhante ao dos Estados Unidos ou da Austrália, com substanciais transformações sócio-econômicas ao longo dos últimos 150 anos. Muitos grupos familiares tradicionais conseguiram formar um padrão de continuidade e de destaque na região, seja na economia, na cultura ou na política. Hoje em dia somos uma região com pesada industrialização, grande esfera de serviços modernos e uma história de grande sucesso no que era uma região pobre e atrasada no Brasil do século XVIII e que se torna paradigma de modernização urbana e econômica. Aí está a relevância da análise genealógica das famílias do século XVII até o século XXI em todo este conjunto.

Melhores cumprimentos e estamos às ordens para ajudar no necessário. Se não encontrar o livro é só me pedir que fotocopio e envio !

Ricardo Costa de Oliveira
rco2000@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44469 | Ricardo de Oliveira | 06 jul 2003 13:23 | Em resposta a: #44332

Caro Carlos e amigos

Outro livro "clássico" sobre a mesma temática e que possuo é o "The Great Governing Families of England", printed by William Blackwood and sons, Edinburgh, 1865. Lista a história e atuação de 31 famílias, com foco na política e também na economia.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Famílias, Grandes Empresas

#44495 | _fRoEs_ | 06 jul 2003 17:44 | Em resposta a: #44469

Caríssimo Diogo Soares de Albergaria,

Permita-me que lhe coloque uma pequena questão: Em que sentido é que a família d'Orey é referenciada na obra "Grandes Famílias, Grandes Empresas"?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen